O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vaticano abre portas para padres casados e cria dilema

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
Fernando DuarteDa BBC Brasil em Londres
  • 9 fevereiro 2015
Compartilhar
150203140943_padre_abre_624x351_arquivopessoal.jpg

Image captionO ex-padre anglicano Robin Farrow (de óculos) é casado e tem quatro filhas, mas será ordenado na Igreja Católica em abril
Com quatro filhas ainda crianças e um bebê para chegar em alguns meses, a mulher de Robin Farrow já avisou: ele precisará levar a caçula para o trabalho nos dias mais complicados.

É uma situação que dificilmente chamaria a atenção em qualquer lugar do mundo, não fosse o fato de que Farrow está prestes a receber sua ordenação como padre católico.

O britânico faz parte de um grupo de novos padres anglicanos que se converteram à Igreja Católica no Reino Unido sem a obrigação de adotar o celibato – ao contrário do que se exige dos sacerdotes originalmente católicos.

"Sei que muitos fiéis católicos podem estranhar a figura de um padre casado. Mas na minha paróquia eu tenho conversado com os fiéis há meses e recebi muitas palavras de apoio à minha situação. Estudei para uma vida religiosa desde os sete anos", conta Farrow, de 42 anos, em entrevista à BBC Brasil.

Dispensa especial
A regra para sacerdotes anglicanos está em vigor desde 2009, chancelada pelo então papa Bento 16. A decisão surpreendeu por causa do perfil conservador do pontífice alemão, e muitos analistas do Vaticano a viram como uma manobra para atrair para a Igreja anglicanos insatisfeitos com algumas decisões mais polêmicas de seu ramo do cristianismo, em especial a ordenação de bispos homossexuais.

Leia mais: Grupos gays criticam comentário do Vaticano sobre pedofilia

O celibato, imposto no século 12, simboliza o triunfo do espírito sobre a carne. A premissa é de que apenas a dedicação total à Igreja faz um padre.

A possibilidade de dispensa no Reino Unido teve o objetivo de reforçar os quadros católicos num país em que o catolicismo é minoria. No entanto, há limites para a dispensa.

140829142754_divan_pope_italian_president_624x351_getty.jpg

Image captionBento XVI foi quem abriu as portas para mais conversões de padres anglicanos e aceitou novas ordenações especiais
"Se por acaso minha esposa falecesse, que Deus proíba, eu não poderia casar de novo", conta Farrow.

O divórcio também está fora de questão.

Amazônia
Casos como o de Farrow alimentam o argumento dos defensores de uma revisão da questão celibatária por parte da Igreja. Entre os que propõem a flexibilização está Dom Erwin Kautler, bispo austríaco que há 30 anos é o responsável pelo Prelado do Xingu, no Pará.

150203142150_padre_erwin_281x351_dominiopublico_nocredit.jpg

Image captionBispo do Xingu, Dom Erwin diz contar com apenas 27 para 800 comunidades da região
Mais conhecido por seu envolvimento em causas ambientais e pelas críticas à injustiça social na região Norte do Brasil, Dom Erwin tem expressado recentemente sua preocupação com a escassez de sacerdotes a seu dispor. Uma das maiores circunscrições eclesiásticas do Brasil, com 365 mil quilômetros quadrados, o Xingu dispõe apenas de 27 padres.

Não é preciso muito esforço matemático para entender o problema de Dom Erwin. E o bispo não vê outra solução que não uma flexibilização do Vaticano em relação ao celibato.

Ele cita por exemplo a regra de que os diáconos, clérigos de quem não se exige o celibato, possam celebrar alguns sacramentos, incluindo o batismo, mas não a comunhão.

Leia mais: 'Frustrado', papa critica burocracia e 'terrorismo da fofoca' no Vaticano

"Não estou defendendo o fim do celibato. Defendo que presidir a celebração da eucaristia, por exemplo, não seja um prerrogativa exclusiva de um homem celibatário", afirma o bispo à BBC Brasil.

"O que muitos bispos querem – e sou um deles – é propor outro tipo de sacerdote ao lado do tradicional. E tomar uma posição em favor de comunidades como as da Amazônia, que praticamente estão excluídas da Eucaristia. Quem optar pela vida celibatária tem todo o direito de fazê-lo. E há inúmeras pessoas, tanto homens e mulheres, que fazem essa opção e são felizes."

De acordo com estatísticas apresentadas por um estudo da universidade americana de Georgetown, citando documentos do Vaticano, o número de católicos no mundo cresceu 64% entre 1975 e 2008, atingindo pela primeira vez a casa de 1 bilhão. O mesmo estudo, no entanto, estima que o número de padres no mundo seja de pouco mais de 400 mil e que tenha estacionado nos últimos 40 anos.

150203151118_padre_sanpedro_624x351_afp.jpg

Image captionSegundo estudos, o número de padres ordenados no mundo teria estacionado nos últimos 40 anos, enquanto o de fiéis disparou
No Brasil, no mais recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 120 milhões de brasileiros se declararam católicos. O Censo Anual da Igreja Católica no Brasil estima em cerca de 22 mil o número de padres.

Escândalo
Especialistas citam diversas causas para a desproporcionalidade, incluindo uma redução no número de frequentadores de missas. Mas o imenso sacrifício pessoal exigido dos interessados em virar padre frequentemente é citado não só para desestimular novas chegadas, mas como fator de "deserções".

Na Itália, bem perto das muralhas do Vaticano, estima-se que 6 mil padres tenham abandonado a batina para assumir ou iniciar relacionamentos. O país atualmente tem 33 mil padres.

150203143333_padre_francisco_624x351_reuters.jpg

Image captionO papa Francisco tem recebido pedidos para reavaliar a posição da Igreja Católica em relação ao celibato
A discussão ganhou força depois da revelação de diversos escândalos de pedofilia na Igreja nos últimos anos.

"Ninguém discute que o celibato tem seu valor, mas ele deve ser facultativo justamente para evitar desvios de comportamento por quem não está preparado para assumir um compromisso tão ilustre", explica Alex Walker, padre britânico que em 1988 deixou a vida religiosa para se casar.

Leia mais: Católicos não devem "reproduzir-se feito coelhos", diz Papa

Atualmente, ele faz parte do Advent Group, que pressiona por mudanças na postura do Vaticano e oferece assistência para sacerdotes que sigam o mesmo caminho de Walker.

150203141700_padre_mao_624x351_thinkstock.jpg

Image captionNa Itália, calcula-se que milhares de padres deixaram o sacerdócio nos últimos para se casar.
"Estou casado há 25 anos e não teria deixado a Igreja se o celibato fosse opcional. Conheço muitos fieis que prefeririam que seus padres pudessem se casar."

Resistência
Dom Erwin diz ter apresentado seu caso ao papa Francisco, mas acredita que só uma articulação dos bispos brasileiros junto ao Vaticano possa levar a questão adiante.

O mais recente pronunciamento do pontífice sobre o celibato ocorreu em agosto do ano passado. Em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, Francisco é citado como admitindo que a exigência havia "criado problemas" para a Igreja.

Não são apenas os anglicanos que conseguem ser exceção à regra. Nos Ritos Orientais, um ramo autônomo pouco conhecido do Catolicismo, os padres podem ser casados.

150203143629_padre_sullins_439x549_divulgacao_nocredit.jpg

Image captionPara o sociólogo e padre casado Sullins, a posição da igreja não é contraditória por causa da aceitação dos anglicanos convertidos
Curiosamente, porém, padres de exceção também estão entre os defensores do status quo católico.

É o caso de Paul Sullins, padre americano casado convertido ao catolicismo. Sociólogo da Universidade Católica Americana, em Washington, ele lançará em livro em abril um estudo sobre padres casados nos EUA – o número segundo ele, chega a cem.

"O exemplo de alguém que renuncia ao casamento e ao sexo numa sociedade tão sexualizada quanto a nossa é algo formidável. E este sacrifício tem um valor institucional importante para a Igreja", diz o sociólogo.

Robin Farrow concorda: "A Igreja sofreria muito em termos de imagem junto aos fiéis se adotasse muitas mudanças nesse sentido. O celibato ajudou muito a Igreja em termos de carisma".

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/02/150203_gb_celibato_fd.shtml
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu não sabia disso, que interessante.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Bom, acho que todo mundo sabe aqui que o principal motivo de a igreja não permitir o casamento dos padres era pra poder "herdar" as propriedades destinadas aos mesmos né, uma vez que não sendo casados não teriam herdeiros.

Se a igreja católica quiser sobreviver vai ter que se reinventar, aliás, nada mais justo os padres pudessem casar e/ou assumir sua sexualidade, evitaria muita m****.
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
Bom, acho que todo mundo sabe aqui que o principal motivo de a igreja não permitir o casamento dos padres era pra poder "herdar" as propriedades destinadas aos mesmos né, uma vez que não sendo casados não teriam herdeiros.

Se a igreja católica quiser sobreviver vai ter que se reinventar, aliás, nada mais justo os padres pudessem casar e/ou assumir sua sexualidade, evitaria muita m****.
Não sei quanto essa parada de herdar, mas uma coisa que eu observei na minha cidade é que se os padres pudessem se relacionar seria uma senhora tentação. Tipo eu não sou católico, mas minha namorada é e as vezes eu acompanho ela na igreja, é de impressionar a popularidade que os padres tem entre os fiéis.É complicado o cara ser um bastião de virtude se ele tem a opção de passar o rodo geral. Lógico que não estou dizendo que isso aconteceria, uma coisa leva necessariamente a outra, afinal tem igrejas americanas nos mesmo moldes da católica em que os padres são casados e tudo é de boa.

Pessoalmente eu acho uma boa liberarem os caras para ter uma família.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Não sei quanto essa parada de herdar, mas uma coisa que eu observei na minha cidade é que se os padres pudessem se relacionar seria uma senhora tentação. Tipo eu não sou católico, mas minha namorada é e as vezes eu acompanho ela na igreja, é de impressionar a popularidade que os padres tem entre os fiéis.É complicado o cara ser um bastião de virtude se ele tem a opção de passar o rodo geral. Lógico que não estou dizendo que isso aconteceria, uma coisa leva necessariamente a outra, afinal tem igrejas americanas nos mesmo moldes da católica em que os padres são casados e tudo é de boa.

Pessoalmente eu acho uma boa liberarem os caras para ter uma família.
É uma pena que não posso provar, mas tem um padre por aqui, ou melhor que foi padre, afinal de contas ele ganhou as eleições pra deputado, que segundo dizem, tem até filho por fora e já fez um casamento acabar por aqui. Nesse caso em especial o cara é mal caráter mesmo, mas eu penso que o certo seria o padre poder ter seu relacionamento, mas claro vai contra os "dogmas" da igreja...
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.721
Reações
12.740
Pontos
1.654
celibato existe para que a igreja não perca bens e recursos em função de familias
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.797
Reações
70.689
Pontos
1.899
Não sei quanto essa parada de herdar, mas uma coisa que eu observei na minha cidade é que se os padres pudessem se relacionar seria uma senhora tentação. Tipo eu não sou católico, mas minha namorada é e as vezes eu acompanho ela na igreja, é de impressionar a popularidade que os padres tem entre os fiéis.É complicado o cara ser um bastião de virtude se ele tem a opção de passar o rodo geral. Lógico que não estou dizendo que isso aconteceria, uma coisa leva necessariamente a outra, afinal tem igrejas americanas nos mesmo moldes da católica em que os padres são casados e tudo é de boa.

Pessoalmente eu acho uma boa liberarem os caras para ter uma família.

Isso que normalmente os padres são velhinhos ou caras normais. Imagina quando é um Fabio de Melo da vida, que é considerado bonito. O que mais tem é mulher molhando a calcinha pelo cara. :klol
 


Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Só não façam a mesma m**** que fizeram na Idade Média de onde surgiu o Nepotismo.
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
Sempre existe aquela opção feita pela maior parte da população ocidental nos últimos séculos que é de dar um f**a-se pra igreja.
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
Isso que normalmente os padres são velhinhos ou caras normais. Imagina quando é um Fabio de Melo da vida, que é considerado bonito. O que mais tem é mulher molhando a calcinha pelo cara. :klol
Mas o cara é bom e nem falo pela aparência (:kgay), mas pelo o que ele fala mesmo.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Isso que normalmente os padres são velhinhos ou caras normais. Imagina quando é um Fabio de Melo da vida, que é considerado bonito. O que mais tem é mulher molhando a calcinha pelo cara. :klol
Rapaz, eu ia falar desse cara, a mulherada paga pau pra ele demais, é tudo quanto é tipo de mulher, desde a mais recatada até a mais put* :klol Deve comer muita mulher esse padre viu :klol
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.797
Reações
70.689
Pontos
1.899
Mas o cara é bom e nem falo pela aparência (:kgay), mas pelo o que ele fala mesmo.

Sim. Mas isso aí soma com o cara ser bonito, aí já era. Se ele quiser, passa o rodo em todo mundo.
O cara pra estar nisso ou tem que ser muito falso ou muito forte, pqp. Eu não ia aguentar. :klol
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.744
Reações
40.638
Pontos
1.053
Umas das coisas mais non sense da Igreja católica. É tipo proibir a pessoa de cagar, sexo é uma necessidade do ser humano.
 

o espicialista

Bam-bam-bam
Mensagens
8.518
Reações
7.627
Pontos
399
Vida celibatária é o que os tetas peludas praticam por default com uma mão nas costas

Sent from my HTC Desire 310 using Tapatalk
 
Topo Fundo