O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vaza e-mail entre Epic e Sony sobre a implementação de cross-play

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.007
Pontos
2.059



E0eg40OXsAIjG_G


E0eh9-gXsAMupde









E0ek3yvX0AEyfM2
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.410
Reações
80.007
Pontos
2.059
Assim são os negócios. Quando vc tem a plataforma líder que é onde o dinheiro está, vc abre as pernas total. Money money money

giphy.webp




to make Sony look like heroes e HIGHLY CONFIDENTIAL - ATTORNEYS' EYES ONLY me fizeram dar uma boa risada :klol
 
Ultima Edição:


SEParmera

Bam-bam-bam
Mensagens
1.839
Reações
3.089
Pontos
453
Acho q foi esses dias q saiu o valor de receita q cada plataforma gera pra Fortnite... e o PS4 gera quase 50% desse total. Se não estou enganado... mas acho q era mais ou menos isso...
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.670
Reações
4.736
Pontos
703
Os devs terem que pagar pra Sony pelo crossplay, dependendo da grana que o jogo fizer nas plataformas consegue ser mais patético que a parte dos exclusivos temporários, já que isso prejudica até os jogadores que jogam na plataforma dela. Da até raiva saber que jogos que eu estou querendo jogar muito e que vão ser lançados em breve como como Guilty Gear Strive e The King of Fighters XV não vão ter crossplay por causa disso, sem falar de outros que infelizmente morreram exatamente por esse motivo.
 

Waters_PF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.881
Reações
6.629
Pontos
1.054
Eu lembro que a Sony sempre foi contra crossplay, agora passou a ter... Fortnite já tem?
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.161
Reações
14.407
Pontos
1.019
"Então, o que está acontecendo aqui? Bem, o documento se refere a algo chamado 'Compartilhamento de receita entre plataformas', e é basicamente uma cláusula que garante que a Sony receba royalties pelos desenvolvedores se houver uma proporção desproporcional entre o tempo de jogo do PlayStation e a receita geral do jogo em um lançamento de jogo crossplay. Você ainda está confuso, não é?

Então, vamos imaginar que o Fortnite bata $ 1.000.000 em V-Bucks em um mês, mas apenas $ 50.000 foram gastos na PS Store . Isso é apenas 5 por cento da receita geral do jogo comprada através do PlayStation, certo? Agora vamos fingir que, neste cenário, 75 por cento do tempo de jogo geral de Fortnite foi no PS5 e PS4. Nesse caso, a editora seria obrigada a pagar royalties à Sony com base na receita total obtida e na participação geral de jogo do PlayStation.

Por que, você pode estar se perguntando, a Sony está fazendo isso? Bem, porque se 75 por cento do tempo de jogo do Fortnite está sendo jogado através da PSN, mas apenas 5 por cento de sua receita está sendo ganho na vitrine da Sony, então a cláusula existe para proteger o titular da plataforma, já que fornece a infraestrutura e base de jogadores enquanto outros , neste exemplo, estaria lucrando com isso.

Mas, digamos que Fortnite está gerando $ 1.000.000 de receita por mês e $ 900.000 estão sendo gastos na PS Store.Isso é 90 por cento da receita geral do jogo. Então, e se 95 por cento do tempo de jogo do jogo está sendo registrado no PlayStation? Bem, neste cenário, os desenvolvedores não teriam que pagar royalties porque isso cai dentro dos limites do que a Sony considera justo.

É uma cláusula interessante, mas faz sentido do ponto de vista do PlayStation: se está fornecendo a maior parte da base de jogadores, então é lógico que esperaria uma parte aproximadamente comparativa da receita. É importante notar que, para a grande maioria das pessoas, é mais provável que comprem microtransações no sistema em que jogam, então ficaríamos chocados se houvesse uma diferença grande o suficiente entre a divisão da receita e o tempo de jogo para garantir os royalties em um desenvolvedor.

A forma como isso foi enquadrado nas mídias sociais tem sido enganosa, com muitos acreditando que a Sony está cobrando dos desenvolvedores a implementação de crossplay em primeiro lugar. Com base no slide, não é esse o caso. Vale ressaltar também que esses documentos são datados de 2019, e a empresa ainda não comentou se essa cláusula ainda existe ou não."
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.026
Reações
14.577
Pontos
503
Tá vendo quando eu falo... a "mãe" é suja, uma prostituta de luxo...

A Sony hoje tem a postura que a Nintendo tinha no NES e SNES... deplorável... tá precisando tomar um pé na orelha pra ficar esperta...

Tanto jogo mais de nicho que se beneficiaria MUITO de crossplay e os caras ficam nessa putaria ae. Espero que virem third party no PS6...
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.026
Reações
14.577
Pontos
503
E digo mais, que culhões do baralho esses caras que fazem as negociações tem em? Cacetada :klol

"Eu não vejo um cenário onde o que eu quero não vá acontecer"... poura, maluco brabo demais... eu tremo na base pra contestar clientes/chefia até quando eles tão errados rsrs
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.500
Pontos
1.069
Não faz sentido. O autor do artigo assume que em plataformas diferentes, as pessoas gastam o mesmo, mas se a Sony está recebendo uma quantidade menor de gastos dos jogadores, então é literalmente culpa da plataforma por não envolver seus consumidores da mesma forma que outras plataformas. Isso dá crédito ao argumento da Epic. As plataformas não têm direito à receita apenas porque trazem jogadores, uma plataforma destina-se a engajar os gastos no jogo.

Tem cara de artigo "damage control".
Na verdade me parece que a cláusula incentiva que a publicadora ajude a aumentar os gastos dos usuários no PS em detrimento de outras plataformas.

Fortnite, por exemplo, tem 50% da receita no PS, então pra eles a Sony oferece o incentivo de trazer mais pessoas para o PS para que a Epic pague menos royalties de Cross-play, se atingir uma quota de receita no PlayStation que a Sony considere alta.

Do ponto de vista da Sony é péssimo liberar o Cross-play de uma maneira que não incentive a atração de jogadores de outras plataformas para a sua.

Um exemplo: o cara tá lá jogando Fortnite e vê o povo que joga no PS usando uma skin exclusiva para o PS, então ele se sente compelido à trocar pro PS para ter acesso ao conteúdo exclusivo da plataforma. Nesse caso ganha tanto a Epic, qua vai ter o Cross-play liberado sem pagar nada a mais por isso, quanto a Sony, que vai ganhar mais consumidores.
 
Ultima Edição:

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.670
Reações
4.736
Pontos
703
Tem cara de artigo "damage control".
Não só cara. :klol

Pegando um exemplo de jogo grande, Genshin Impact tem cross play entre PC e Celular, mas não com Playstation (por motivos bem óbvios), se fossem colocar cross play com Playstation a empresa teria que pagar pra Sony já que quem gasta a maior parte com esse tipo de jogo está no celular.

Com jogos de luta é caso mais escroto de todos, já não tem muito jogador somando todas as plataformas, existe a possibilidade de manter o jogo vivo em todas as plataformas em que todos ganhariam com isso, incluindo jogadores de PS, mas como na maior parte são jogos pequenos as empresas não vão querer correr o risco de ter que pagar pra Sony no futuro já que geralmente esses jogos começam melhor no PS mas geralmente é o pessoal do PC que se mantem por mais tempo nesses jogos.

Isso ignorando o fato de que todo jogo com crossplay acaba tendo que focar todo o marketing na plataforma já que eles não vão querer que as outras ganhem mais pra não terem que pagar, mas como consumidor isso é irrelevante.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.370
Reações
19.950
Pontos
1.434
Eu lembro que a Sony sempre foi contra crossplay, agora passou a ter... Fortnite já tem?

Provavelmente obteve vantagens.

Na relação entre as empresas o crossplay favorece quem produz software, que pode aumentar sua base instalada e promover seu game. Para quem detém o hardware é ruim, já que muitos usuários compram um console para poder jogar determinado game com seus colegas, se há possibilidade de jogarem juntos com qualquer console o leque de opções se abre e ele pode pegar um Xbox ao invés de um playstation.

Como a Sony detém a maior fatia do mercado ela tem poder de barganha, ela vai pedir algo em troca desta vantagem perdida. O que é natural, se tivesse uma empresa de hardware faria o mesmo, a Nintendo já demonstrou que o segredo de ter sucesso por mais de 40 anos, onde basicamente tudo que estava ao seu redor falhou é o controle absoluto de seu ecossistema.
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
Ou seja, se quer jogos crossplay no play$tation, o desenvolvedor tem que pagar. f**a-se oque os jogadores querem. E tem gente que ainda defente esse tipo de atitude anti-consumidor escrota.
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.670
Reações
4.736
Pontos
703
Acho que depois disso não tem nem mais o que comentar.




Se cobram da Epic que é parceira, imagine do resto. É até irônico saber hoje que a empresa que comprou a EVO é a que mais atrapalha os jogos de luta.
 

sonicflood

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
8.988
Reações
9.694
Pontos
1.049
acho massa que esse caixista do tom Warren...soh procurando notícias da sony..nao tem o que apresentar do patrão neh...

no mais..empresas são assim...querem lucrar...senao..eram instituições filantrópicas..
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.629
Reações
20.586
Pontos
1.344
Não levando os jogos exclusivos da Sony só para Epic ta de boas!
Quero q a Epic se foda! :klolzEu sou carrancudo e nunca vou esquecer a declaração da empresa em 2009 afirmando q os consoles era o futuro ( Pq o xbox360 vendia muito os jogos deles) e q o mercado de pcs estava completamente morto!
Chupa seus Fdps, agora fica dando jogos de graça pra todo mundo e comprando exclusividades pra ver se consegue mais usuários.

MS é outra q cagava e andava pra PC depois do Xbox360. Eu só comprei jogos deles na steam.
 

armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.870
Reações
3.318
Pontos
453
Complicado isso. É uma atitude que só prejudica os jogadores. Quantos jogos poderiam ter o cross play e não tiveram com o PS por conta disso. Essa é a parte ruim de ter o líder isolado. Na época do PS3 a Sony correu atrás, mas na geração atual e a anterior é só cagar na boca dos sonystas.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.350
Reações
24.155
Pontos
903
Complicado isso. É uma atitude que só prejudica os jogadores. Quantos jogos poderiam ter o cross play e não tiveram com o PS por conta disso. Essa é a parte ruim de ter o líder isolado. Na época do PS3 a Sony correu atrás, mas na geração atual e a anterior é só cagar na boca dos sonystas.
Nem é questão de ser "líder" mas sim ser da roça mesmo.
Tipo a Nintendo com a parte de infra.
 
Topo Fundo