O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


VBA vs Python

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Pessoal, se tratando de empregabilidade especialmente na área de logística, é mais interessante aprender VBA ou Python?

Não manjo nada de programação, mas tenho a impressão que o Python é mais completo porque pode ser usado para outras coisas além da automatização de tarefas, já o VBA se restringe ao Pacote Office (né?).

Gostaria de saber a opinião de vocês ,já que aqui há muita gente que programa e tal. Para um profissional da área administrativa/logística, que vai mexer com tabelas, analisar dados, automatizar tarefas etc. É mais interessante aprender VBA ou Python?

Eu comecei a ver os vídeos do professor Guanabara no youtube sobre o python e achei bem legal. Eu, que nunca programei, tô acompanhando tranquilo por enquanto. Eu acho que Python seria mais interessante porque além fazer o que o VBA faz, eu acho, ele pode ser usado para outras coisas além do Office, MAS, se o VBA for simples e rápido para aprender, acho que seria melhor eu começar por ele e depois de dominá-lo partir para o python.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Python é um canivete suíço, serve pra tudo. É o famoso "é bom em tudo mas não é excelente em nada"

O VBA é específico pra essas tarefas em pacote office, então se vc botar lado a lado a funcionalidade nesse quesito específico o VBA ganha... mas aprendendo Python vc consegue fazer mil outras coisas e no VBA vc vai ficar preso nesse tipo de tarefa pra sempre. Vai do seu objetivo.

Eu nunca vi nenhuma vaga de emprego especificando VBA como diferencial, pelo menos não nas coisas que procuro. Já Python nem é diferencial mais, é praticamente obrigatório.
 


Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.711
Reações
3.708
Pontos
1.284
A melhor coisa a se estudar é o que tem emprego onde você quer trabalhar / viver.

Python é gigantesco, mas aqui na minha cidade a tecnologia não vingou por exemplo.

Desde o começo da pandemia está começando a ter bastante vagas remotas, tenho alguns amigos que começaram a programar ano passado e já estão como júnior (ganhando 3k+), tudo de casa, mercado tá bem legal e aquecido.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.986
Reações
6.797
Pontos
704
a vantagem do VBA é pq é bem fácil de aprender, já cuida do "backend" pra voce...mas profissionalmente é so como se fosse um extra, se voce quer trabalhar em programação não serve de nada....mas se voce trabalha em algo administrativo e quer ser o "pika" talvez faça diferença
 

Ysmiki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.615
Reações
1.365
Pontos
659
a vantagem do VBA é pq é bem fácil de aprender, já cuida do "backend" pra voce...mas profissionalmente é so como se fosse um extra, se voce quer trabalhar em programação não serve de nada....mas se voce trabalha em algo administrativo e quer ser o "pika" talvez faça diferença

Também penso dessa forma. Se o cara for de uma área administrativa que mexa muito com Excel, tabelas, planilhas etc ter o domínio de VBA pode ser um baita diferencial, porque não tem muita gente que trabalha no administrativo das empresas que manja disso. Mas se o objetivo do OP for ser predominantemente programador, ai acho mais futuro ir de Python logo.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Python é o caminho da luz e da verdade. A não ser que vá trabalhar hardcore com planilha no excel (contabilidade, financeiro, etc.), não vale aprender VBA.
E se precisar mexer com planilha, vale mais tentar usar google docs e aprender javascript que é uma linguagem mais útil para outras coisas.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.986
Reações
6.797
Pontos
704
A não ser que vá trabalhar hardcore com planilha no excel (contabilidade, financeiro, etc.), não vale aprender VBA.
Mas VBA, no Access, por exemplo, dá pra você automatizar um monte de tarefas com coisas externas e ainda sim, ter um log de forma fácil.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.986
Reações
6.797
Pontos
704
Aí vamos pensar da seguinte forma: se a pessoa está perguntando se vale a pena aprender python ou vba, é porque talvez não entenda claramente o objetivo de cada um e está começando agora. Então vamos para a seguinte questão: aprender algo com aplicação mais geral e largamente demandada pelo mercado ou uma linguagem que atende um nicho muito específico?

Não estou dizendo que VBA é inútil. Veja bem: eu mexi muito com VBA e excel há mais de 10 anos atrás quando comecei a trabalhar com automação de testes em uma empresa que tinha parceria com a MS (e tudo era MS lá dentro). Mas a realidade é que não apenas VBA, mas qualquer dialeto de Basic vem caindo no desuso. Há quase 15 anos atrás eu me especializei em uma ferramenta de automação de testes chamada QTP (hoje chama UFT) e quase todo projeto que eu entrei nos ultimos 10 anos envolveu de alguma forma migrar os testes dessa ferramenta para outra coisa (normalmente Selenium + Java ou Python), pois VBSscript é uma linguagem defasada e com performance ruim.

Se a pessoa vai aprender algo novo agora, linguagens como Java, Python, Go, JavaScript e outras são mais future-proof e garantem bons empregos (se tiver inglês ainda, aí é excelente). E aí é aquela velha história: aprende bem a programar alguma dessas linguagens e se precisar usar VBA é só pegar a referência da linguagem e sair usando.

Aí é uma questão de mercado. Eu trabalho há 15 anos com TI e sempre foi com mercado internacional. Nunca vi demanda nova por Delphi, VB, Access, Clipper e etc, apenas para manutenção de soluções legadas, mas isso é a minha bolha. Mesmo empresas grandes aqui no Brasil demandam conhecimento em desenvolvimento web tradicional (normalmente com arquitetura de micro-serviços) para criação de sistemas internos, e algumas vezes os projetos são justamente migrar planilhas de controle interno gigantescas e cheias de VBA para sistemas web completos com controle de acesso e auditoria por questões de compliance.

TL;DR: Entre os dois eu ainda acho que Python é uma ideia melhor. Outras linguagens que vêm crescendo muito rápido no mercado internacional são Go e Kotlin. E eu fortemente recomendo mirar no mercado internacional pois é onde estão os maiores salários, principalmente com a possibilidade de ganhar em dólar.
Não tô falando que python é melhor em nenhum momento...
Mas tipo se você não trabalha como programador, mas sim em carreira administrativo (o tal serviço de escritório), você dar seus pulos em VBA, já te bota a frente de uma galera.
Mas se o objetivo for TI, então é burrice escolher VBA ao invés de Python.
 

Shiddo

Bam-bam-bam
Mensagens
158
Reações
301
Pontos
248
A galera aparentemente sabe programar backend backflush bypass dropdown kickflip e os carai mas ainda nao aprendeu a ler.

O cara quer saber se aprender vba ou python vai auxiliar no emprego dele na area de logistica, hora nenhuma ele falou em virar programador.

O seu caso é bem parecido com o meu. Eu diria que dificilmente isso é um diferencial no curriculo, a não ser que voce consiga usar isso para aplicar uma ferramenta mais avançada (que no meu caso seria algo como usar modelagem por redes neurais por exemplo).

Eu começaria pelo VBA e depois de um nivel mais intermediario iria para o Python. O vba é mais facil de aprender, tem toda a integração com o office daí já ajuda a ter alguma aplicabilidade logo de cara. Por exemplo, incontáveis vezes eu estou no excel fazendo algo meio braçal, daí automatizo pelo vba e mato super rapido.

O python eu deixaria para usar em uma tarefa mais complexa, tipo uma analise de dados quando voce tem um banco de dados enorme. Mas daí ja sao situaçãoes mais raras.
 

Tikarakatik

Ser evoluído
Mensagens
65
Reações
62
Pontos
28
Desde o começo da pandemia está começando a ter bastante vagas remotas, tenho alguns amigos que começaram a programar ano passado e já estão como júnior (ganhando 3k+), tudo de casa, mercado tá bem legal e aquecido.
Eles trampam com python mesmo? Aprenderam só python?
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Não tô falando que python é melhor em nenhum momento...
Mas tipo se você não trabalha como programador, mas sim em carreira administrativo (o tal serviço de escritório), você dar seus pulos em VBA, já te bota a frente de uma galera.
Mas se o objetivo for TI, então é burrice escolher VBA ao invés de Python.

A galera aparentemente sabe programar backend backflush bypass dropdown kickflip e os carai mas ainda nao aprendeu a ler.
Eu meu especializei em programar, eu não em ler tópico de fórum. :klol

Viajei galera. Realmente, se não for trabalhar com TI e e for passar o dia em cima de Excel e outras coisas de pacote Office, é melhor começar pelo VBA. Python é útil se um dia quiser mover pra análise / ciência de dados em cima da ta área específica, mas for for só pra se poupar de tarefinha de corno no Excel vale mais seguir no VBA.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
A melhor coisa a se estudar é o que tem emprego onde você quer trabalhar / viver.

Python é gigantesco, mas aqui na minha cidade a tecnologia não vingou por exemplo.

Idem.

A Razão tem que estar acima da Emoção.

Isso se chama Lei da Oferta e Demanda.

Ou você entra na dança sem chororó ou você sofre as consequencias pra sempre.
 
Topo Fundo