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Tópico oficial VeículOS ElétricOS

Miaudito

Ei mãe, 500 pontos!
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Eu conheço o carro. A questão não é sobre o que ele pode fazer, a questão é sobre como ele funciona hoje.

O problema não é ele ser elétrico, mas elétrico usando bateria. Um carro que precisa descansar, pra mim não é carro. É cavalo. Não posso correr o risco de precisar de meu carro e ele não estar disponível.

Um carro elétrico que funcione pelo conceito de eletrosile e que seja alimentado por etanol, seria ideal. Mas que precisa ligar na tomada…da não. Híbrido HEV, okay, Full EV, sem chance.

E manutenção não é apenas sobre garantia. É sobre ter o que eu preciso na hora que eu preciso. Uma colisão que eu precise de peças frontais / traseiras ou laterais do carro para substituir…mas não tenhas peças para serem substituídas a pronta entrega…tanto faz estar na garantia ou não. Vou ficar na mão. E isso não importa se é combustão ou elétrico. O problema é o mesmo. Um ar condicionado que pife de peça que não tenha, um módulo da direção elétrica….a própria tela que hoje faz as vezes do painel do carro…sistema de freio…

Eu acho que a galera fantasia demais essa questão do carro elétrico ser tão menos dependente de manutenção que o carro a combustão. É muito pouco tempo no mercado para afirmar isso. E novamente, não é sobre apenas ao conceito de construção do carro. Mas o quanto a empresa que o vende está preparada para atender a demanda.

E “muita oficinas” depende de uma massificação que ainda não existe. Pode existir. Okay. Mas ainda não existe.
Vc roda mais de 400 km por dia? Esse seu receio é o mesmo que dizer que prefere orelhão do que celular, pois o orelhão não precisa carregar.

Sobre peça, vc mesmo respondeu, independe de ser EV, HEV ou ICE. O que mais tem por ai, é gente ficando na mão por não ter peças de reposição à pronta entrega.

E ainda tem outro detalhe: 30% de etanol na gasolina, com brecha pra aumentar até 35%. Sem falar de agua e outros solventes. E de brinde, ainda tem chance de levar metanol do PCC.
 

O Rei Rubro

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Vc roda mais de 400 km por dia? Esse seu receio é o mesmo que dizer que prefere orelhão do que celular, pois o orelhão não precisa carregar.

Sobre peça, vc mesmo respondeu, independe de ser EV, HEV ou ICE. O que mais tem por ai, é gente ficando na mão por não ter peças de reposição à pronta entrega.

E ainda tem outro detalhe: 30% de etanol na gasolina, com brecha pra aumentar até 35%. Sem falar de agua e outros solventes. E de brinde, ainda tem chance de levar metanol do PCC.

De 180 a 240 km por dia. Depende de minha agenda.

Mas meu Rei: que cada um escolha o seu modal e que fique satisfeito. Eu não usarei carro full EV a bateria em um país como o Brasil. Não faz sentido pra mim. O riscos não compensam - minha visão, minha opinião, e só -

Mas um HEV como o Civic, já me interessa.

Sobre o PCC, Etanol etc...se vocês acham que o Governo vai ficar assistindo a galera mudar de matriz energética "sem fazer nada"....aproveitem enquanto em tese o custo do km rodado é barato, pois... sinto-lhes dizer:

public
 

O Rei Rubro

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@Miaudito , parece piada, mas acabaram de me mandar isto:

https://www.estadao.com.br/economia...QquLRenNlbUXBINUL3uYIFiolDWd9BwY-fZ74KuD6ZjzJ

Em tese seria um motivo para aumentar o consumo de energia pelo carro elétrico, certo? Só um problema: o momento que mais seria usada a rede elétrica para carregar os carros, seria nos momentos que as placas voltaicas não produzem - a noite, em casa - . E hoje é o maior problema...o consumo maior são em momentos onde não podemos nos valer de energia solar.

Esse país é foda. Embaçado isso aqui.
 

NEOMATRIX

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@Miaudito , parece piada, mas acabaram de me mandar isto:

https://www.estadao.com.br/economia...QquLRenNlbUXBINUL3uYIFiolDWd9BwY-fZ74KuD6ZjzJ

Em tese seria um motivo para aumentar o consumo de energia pelo carro elétrico, certo? Só um problema: o momento que mais seria usada a rede elétrica para carregar os carros, seria nos momentos que as placas voltaicas não produzem - a noite, em casa - . E hoje é o maior problema...o consumo maior são em momentos onde não podemos nos valer de energia solar.

Esse país é foda. Embaçado isso aqui.
O problema no Brasil é ficar dependente de um único recurso, uma única infraestrutura. Aqui quem tem 2 tem 1 e quem tem um, não tem nenhum.
Daqui há pouco, energia elétrica vira ouro. Já começaram até a roubar energia de quem produz usina solar e casa


Sem To por favor
 

O Rei Rubro

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O problema no Brasil é ficar dependente de um único recurso, uma única infraestrutura. Aqui quem tem 2 tem 1 e quem tem um, não tem nenhum.
Daqui há pouco, energia elétrica vira ouro. Já começaram até a roubar energia de quem produz usina solar e casa


Sem To por favor


Se não for para usar fotovoltaica…vai sustentar como a caranga?

Só se investir mais 30k em um sistema off grid…mas o payback se extende ainda mais…além do risco de um sistema off grid né? Eu já pensei nisso, já fiz levantamentos e custo, mas é arriscado sim, questão de incêndio.

Se você não tem uma propriedade que permita isolar o sistema em uma construção separada…tenso meter um pool de bateria dentro a sua casa principal onde você dorme…tenso…

Eu até tenso espaço pra isso mas…mais custo…mais longe fica o payback…

Foda esse rolê aqui. Foda.
 


NEOMATRIX

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Se não for para usar fotovoltaica…vai sustentar como a caranga?

Só se investir mais 30k em um sistema off grid…mas o payback se extende ainda mais…além do risco de um sistema off grid né? Eu já pensei nisso, já fiz levantamentos e custo, mas é arriscado sim, questão de incêndio.

Se você não tem uma propriedade que permita isolar o sistema em uma construção separada…tenso meter um pool de bateria dentro a sua casa principal onde você dorme…tenso…

Eu até tenso espaço pra isso mas…mais custo…mais longe fica o payback…

Foda esse rolê aqui. Foda.
Eu coloquei tb, meu vizinho tb colocou e adaptou o sistema dele pro carregamento do eletrico, que é um BYD bem bonito.
Mas como a gente instala o sistema com base em 25/30% acima do consumo, se meter um eletrico lá ja ferrou e vai usar energia da rede no outono e inverno
Isso pra ele que mora em casa, fico imaginando quem mora em apartamento.
E esse é o melhor dos cenários. Quantos donos de veiculos irão dispor de usinas de energia solar em casa?

Sem querer achei esse video no YT agora pouco

 
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O Rei Rubro

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Eu coloquei tb, meu vizinho tb colocou e adaptou o sistema dele pro carregamento do eletrico, que é um BYD bem bonito.
Mas como a gente instala o sistema com base em 25/30% acima do consumo, se meter um eletrico lá ja ferrou e vai usar energia da rede no outono e inverno
Isso pra ele que mora em casa, fico imaginando quem mora em apartamento.
E esse é o melhor dos cenários. Quantos donos de veiculos irão dispor de usinas de energia solar em casa?

Sem querer achei esse video no YT agora pouco



O que me pega muito também é a confiabilidade de carga da bateria.

Uma coisa é o carro novo, a outra é um carro de 5 anos.

Tanque de combustível tu sabe quanto tem ali…bateria o sistema te diz…mas quem garante que o desempenho será sempre o mesmo? Sabemos que existe desgaste de bateria…isso é natural. Mas quando eu vou saber que 15% que está marcando no sistema, são os mesmos 15% da semana passada e que de acordo com o padrão anterior…vai durar XX km? Ou XX tempo?

Aí tu tá numa quebrada, e acha que vai dar pra sair dali…e não sai. E aí tu tá com uma mão na frente e outra atrás, e não tem nem como correr duas esquinas dali e pegar um galão de gasosa. É muié no carro junto, filho, cachorro…Pusta pipa.

Muito arriscado cara. Um risco que pode custar mais caro do que a suposta economia. Em um país como o Brasil…você já tem riscos demais para lidar…criar mais riscos não faz sentido pra mim.
 

NEOMATRIX

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O que me pega muito também é a confiabilidade de carga da bateria.

Uma coisa é o carro novo, a outra é um carro de 5 anos.

Tanque de combustível tu sabe quanto tem ali…bateria o sistema te diz…mas quem garante que o desempenho será sempre o mesmo? Sabemos que existe desgaste de bateria…isso é natural. Mas quando eu vou saber que 15% que está marcando no sistema, são os mesmos 15% da semana passada e que de acordo com o padrão anterior…vai durar XX km? Ou XX tempo?

Aí tu tá numa quebrada, e acha que vai dar pra sair dali…e não sai. E aí tu tá com uma mão na frente e outra atrás, e não tem nem como correr duas esquinas dali e pegar um galão de gasosa. É muié no carro junto, filho, cachorro…Pusta pipa.

Muito arriscado cara. Um risco que pode custar mais caro do que a suposta economia. Em um país como o Brasil…você já tem riscos demais para lidar…criar mais riscos não faz sentido pra mim.
Cara. Eu nem me preocupo com isso.
A Toyota tem carro de 15 anos com a bateria bem eficiente, apesar de que a bateria dela é modular, então raramente vc vai trocar ela por inteiro.
Problema é que a autonomia divulgada nunca é real. Os caras falam tipo 500km mas vc tem de dirigir tipo uma idosa.
 

O Rei Rubro

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Cara. Eu nem me preocupo com isso.
A Toyota tem carro de 15 anos com a bateria bem eficiente, apesar de que a bateria dela é modular, então raramente vc vai trocar ela por inteiro.
Problema é que a autonomia divulgada nunca é real. Os caras falam tipo 500km mas vc tem de dirigir tipo uma idosa.

Mas esse é o ponto: a dificuldade de saber quanto você tem realmente disponível.
 

Cielo

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Esse é o ponto: ele JÁ TEM adoção em massa. E não sou só eu falando, é só passar 5 minutos olhando pra qualquer rua que eu pelo menos já acho impossível não ver uns 6 elétricos aqui onde eu moro. Tudo bem que no RS o IPVA é isento pra elétricos, e eu moro na região metropolitana mas mesmo assim.

Acho muito mais impossível ver um carro dos anos 80 rodando que um elétrico e a proporção entre eles é gigantescamente superior de carros com 40 anos que elétricos vendidos. Isso mesmo morando no Bostil.

nao, mas isso é em capital, eu moro no interior, no interior nao é assim, vc até ve carros eletricos, mas não é ainda uma adoção em massa, é mais facil vc ver um carro veio aqui do que um eletrico.
 

NEOMATRIX

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Acho muito mais impossível ver um carro dos anos 80 rodando que um elétrico e a proporção entre eles é gigantescamente superior de carros com 40 anos que elétricos vendidos. Isso mesmo morando no Bostil.
Tem uma coisa que nem eu parei pra pensar agora.
Realmente em São Paulo por ex, tem uma frota relativamente grande de elétricos, mas São Paulo, é praticamente a nata da América Latina. No interior de São Paulo, Quissá do Brasil a infraestrutura é paupérrima. É uma condição muito desigual.
Saindo 100km de São Paulo, a realidade bate a porta e talvez daqui ha 70 anos, consigamos absorver algo da metrópole atual. E ainda sim, aqui é precário.
A real é que somos países de 3º mundo e não há como lutar contra isso
 
Ultima Edição:

Miaudito

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@Miaudito , parece piada, mas acabaram de me mandar isto:

https://www.estadao.com.br/economia...QquLRenNlbUXBINUL3uYIFiolDWd9BwY-fZ74KuD6ZjzJ

Em tese seria um motivo para aumentar o consumo de energia pelo carro elétrico, certo? Só um problema: o momento que mais seria usada a rede elétrica para carregar os carros, seria nos momentos que as placas voltaicas não produzem - a noite, em casa - . E hoje é o maior problema...o consumo maior são em momentos onde não podemos nos valer de energia solar.

Esse país é foda. Embaçado isso aqui.
É, meu amigo, o estado brasileiro nunca sai perdendo. Foda! Parece que em MG, já estão barrando novos projetos de fotovoltaica.

Mas mesmo sem ter fotovoltaica, ainda vale muito a pena, em relação ao custo de recarga, já que o preço do kwh é 1 real. Gasto mais ou menos 73 reais pra rodar 400km (100% a 20%).

Quanto a durabilidade das baterias, fico tranquilo, tem muito carro bem rodado com autonomia integra ainda.

Gosto de acompanhar a saga desse Dolphin de aplicativo. Conheço o dono dele de vista. 260 mil km sem problemas. Só trocou pneu. Suspensão, pastilhas, disco, todos originais ainda. Autonomia igual a 0 km.

 

Cielo

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hoje fiz o teste ai, ver quantos carros eletricos e dos velhos que tinha, fui levar meus filhos na escola(3km +-) e o resultado, carros velhos:
5 Gols quadrados
2 Unos
2 fuscas
1 brasilia
1 pampa
1 rural

Lembrando, esses carros são mais velhos que anos 90, esses gols que citei sao aqueles anos 80, nao o "chineisinho" mesma coisa os unos, tinham varios unos, mas esses 2 que falei são aqueles do farol grande, dos primeiros modelos, carros anos 90, gol bola, palio, corsa, monza...tinha muito mesmo, ai eu ia perder a conta, to falando aqui de carro mais velho que anos 90, ai carros chineses que eu vi, nao sei se são eletricos:

HAWAl GWM
BYD yuan plus

Vi um de cada desses, nao sei se são eletricos, mas são esses os possivelmente eletricos que vi, pra vcs terem ideia da disparidade, na capital realmente tem um monte de eletrico, mas aqui no interior a concessionaria BYD mais perto fica a 100km.
 

ROLGENIO

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aqui no interior a concessionaria BYD mais perto fica a 100km.
Essa é a diferença de morar na região metropolitana pra morar no interior: tem 5 CSS BYD a menos de 20 Km de distância da minha casa, sendo que uma a menos de 2 Km.
 

Cielo

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Essa é a diferença de morar na região metropolitana pra morar no interior: tem 5 CSS BYD a menos de 20 Km de distância da minha casa, sendo que uma a menos de 2 Km.

Pois é, por isso que vai demorar para os carros eletricos se tornarem consolidados aqui, pelo que procurei no google a maior parte da população não vive nas capitais, e essa infraestrutura vai demorar a surgir no interior, é que nem falo das motos, a Honda detem 67% do mercado de motos, o segundo lugar pra vc ter ideia é a yamaha com 14%, é brutal a diferença da Honda pras outras, mesmo sendo muito mais cara, por que? Porque os caras tem concessionaria no interior e tudo mais, tem uma confiança na marca, claro, mas eles estarem presentes em todos os lugares faz a diferença também, na minha cidade só tem concessionaria da Honda, a maioria das motos que vc ve nas ruas é honda, vc vai numa capital tem tudo quanto é tipo de moto, bajaj, royal enfield, shineray...só que acho que demora pros eletricos terem essa infraestrutura, aqui no PR por exemplo a BYD tem 6 concessionarias em Curitiba e região metropolitana, ai tem cidade aqui do interior, que fica mais longe ainda da capital, com 200 mil habitantes que nao tem nenhuma concessionaria BYD, a mais proxima fica a 160km mais ou menos, vc vai fazer 320km de estrada pra ir fazer uma revisão? Tem que gostar muito de carro eletrico pra fazer isso, ai é complicado.
 

Piga

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Vou falar a real aqui, o que inviabiliza qualquer coisa nesse Brasil: mão-de-obra. Hoje em você achar um mecânico bom de automóvel é coisa rara. Tirando a velha guarda que tão se aposentando ou morrendo, a "nova geração" de "profissionais" não conseguem nem diagnosticar e reparar um Uno bota, carro pé de boi que não tem porra nenhuma. Imagina um mecânico que vai mexer num elétrico? Nem micro-ondas nego consegue consertar, o que eu mais vejo aí são analfabetos funcionais que não sabem nem o que é uma chave de fenda! Duas semanas atrás eu vi um Corolla novo ficar na oficina de 8 da manhã as 17hs da tarde porque o mecânico tirou um rolamento de roda ruim sem saber se tinha a peça na autocenter. Como não tinha, procuraram a peça na cidade toda, inclusive em todas as CSS Toyota e nenhuma delas tinha o o rolamento. Caras, não é um painel, é a b*sta de um rolamento de um dos carros mais vendidos no BR e ninguém tinha um rolamento no estoque.

Agora imagina achar uma peça de um carro elétrico? Como o @O Rei Rubro já comentou aí, não existe infra aqui no Brasil pra esse tipo de carro. Nem oficina fora das CSS e nem mexânico curioso. Só procurar um caso aí nas redes sociais de um Jaelco 7 que sofreu colisão frontal e que já tem 8 meses parado na CSS por que não tem peças e nem previsão de chegar tem. Se vocês querem normalizar que um carro 300k é descartável igual a um celular que se joga no lixo, só tenho duas palavras pra dizer: para bens!!!

Desde a adição dos motores 3 cilindros, passando pelos turbos de fábrica, híbridos e full elétricos, o que eu percebo é que se paga muito pra levar nada de confiabilidade pra casa. O golpe tá aí, cai quem quer.
 

O Rei Rubro

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Vou falar a real aqui, o que inviabiliza qualquer coisa nesse Brasil: mão-de-obra. Hoje em você achar um mecânico bom de automóvel é coisa rara. Tirando a velha guarda que tão se aposentando ou morrendo, a "nova geração" de "profissionais" não conseguem nem diagnosticar e reparar um Uno bota, carro pé de boi que não tem porra nenhuma. Imagina um mecânico que vai mexer num elétrico? Nem micro-ondas nego consegue consertar, o que eu mais vejo aí são analfabetos funcionais que não sabem nem o que é uma chave de fenda! Duas semanas atrás eu vi um Corolla novo ficar na oficina de 8 da manhã as 17hs da tarde porque o mecânico tirou um rolamento de roda ruim sem saber se tinha a peça na autocenter. Como não tinha, procuraram a peça na cidade toda, inclusive em todas as CSS Toyota e nenhuma delas tinha o o rolamento. Caras, não é um painel, é a b*sta de um rolamento de um dos carros mais vendidos no BR e ninguém tinha um rolamento no estoque.

Agora imagina achar uma peça de um carro elétrico? Como o @O Rei Rubro já comentou aí, não existe infra aqui no Brasil pra esse tipo de carro. Nem oficina fora das CSS e nem mexânico curioso. Só procurar um caso aí nas redes sociais de um Jaelco 7 que sofreu colisão frontal e que já tem 8 meses parado na CSS por que não tem peças e nem previsão de chegar tem. Se vocês querem normalizar que um carro 300k é descartável igual a um celular que se joga no lixo, só tenho duas palavras pra dizer: para bens!!!

Desde a adição dos motores 3 cilindros, passando pelos turbos de fábrica, híbridos e full elétricos, o que eu percebo é que se paga muito pra levar nada de confiabilidade pra casa. O golpe tá aí, cai quem quer.

O mundo pós pandemia nunca mais foi o mesmo. Eu lido com supply chain no setor industrial, automotivo e químico desde que eu ainda tinha cabelo, e nada mais foi como era antes.

Ninguém mais guarda estoque, é isso nem na origem. Lead times no setor são de 90 a 120 dias. E isso se tu antes não sofrer um lead time de produção que ainda faz dobrar esse número.

Aí tu se depara com veículos que tem uma capilaridade comprovada e não tem rolamento de roda disponível…item de alto desgaste e alta incidência de quebra (não apenas fadiga, mas colisão também) e não tem no mercado…e seu relato não me espanta em nada….isso não é caso isolado.

Imagina o rolamento do compressor do ar condicionado…que não tem alta incidência de quebra…e tu ficar 6 meses usando o carro igual uma jaula. Porque não tem mecânico com lastro suficiente para dizer: “use o rolamento da bomba d’água de piscina do modelo Xyz, apenas desbaste o anel externo que ele vai caber no alojamento.”

Caso pessoal: eu comprei minha primeira Harley Davidson em 2002. O início da vinda da HD para o Brasil. Até hoje eu tenho uma planilha de peças de reposição alternativas que eu fui descobrindo na marra, se fodendo, quebrando junto com meu mecânico porque se eu não fizesse as minhas gambiarras…não tinha como andar com a moto. E não estou falando de peças de motor…porque pra dar pau no motor da HD…tu tem que ser muito ninja…tô falando de rolamento, retentor, fluidos, parafusos, pastilha de freio…esse tipo de coisa.

Estamos em 2025…fui numa HD perguntar de um parafuso que fica aparente na minha moto atual. A medida é a mesma do parafuso da minha primeira moto…mas esta versão o parafuso original é bonitão e fica aparente. Então fui atrás do original.

E nao tinha. Meu…o negócio é usado em 90% das motos que saem de lá…e não tinha. Pedi um papel pro boxtinha do balcão, anotei uma medida pra ele e disse: tem na casa dos parafusos. Custa 2 reais. Só não é bonito e o tratamento é zinco amarelo então com o tempo ele perde o brilho e fica podre. Mas se vocês colocarem uma cromação negra ou uma cromacao padrão podem ofertar aos clientes como alternativa, cobrar um bom dinheiro em cima e ainda não vão passar essa vergonha de sequer terem uma opção alternativa.

Imagino o perrengue no carro elétrico que com certeza está lotado de senhores e módulos…como que tu vai tentar adaptar alguma coisa…se não for original?…tu não vai ter…

Então…a dúvida não é sobre o veículo em si apenas. Mas sim de uma BYD ou Jaecco da vida ser 100% diferente em sua supply chain do que todo o setor automotivo é.

Difícil hein? Quase impossível. Mas vai que…
 

NEOMATRIX

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Monza? Muito tecnológico, tem que ser um Fusca que dá pra consertar com 2 clipes e fita isolante...
Mano. Certa vez tava com uma Gran Vitara 4x4, que tem uma mecânica super simples. Fui levar num mexânico de confiança e o cara tava catando cavaco.
Agora só levo meus carros em especialistas de cada marca (mas não em concessionárias pq acho mta sacanagem o que cobram)
Mas assim, acho que quem compra um eletrico 0km não se importa com quanto a CSS cobra.
 

Cielo

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Vou falar a real aqui, o que inviabiliza qualquer coisa nesse Brasil: mão-de-obra. Hoje em você achar um mecânico bom de automóvel é coisa rara. Tirando a velha guarda que tão se aposentando ou morrendo, a "nova geração" de "profissionais" não conseguem nem diagnosticar e reparar um Uno bota, carro pé de boi que não tem porra nenhuma. Imagina um mecânico que vai mexer num elétrico? Nem micro-ondas nego consegue consertar, o que eu mais vejo aí são analfabetos funcionais que não sabem nem o que é uma chave de fenda! Duas semanas atrás eu vi um Corolla novo ficar na oficina de 8 da manhã as 17hs da tarde porque o mecânico tirou um rolamento de roda ruim sem saber se tinha a peça na autocenter. Como não tinha, procuraram a peça na cidade toda, inclusive em todas as CSS Toyota e nenhuma delas tinha o o rolamento. Caras, não é um painel, é a b*sta de um rolamento de um dos carros mais vendidos no BR e ninguém tinha um rolamento no estoque.

Agora imagina achar uma peça de um carro elétrico? Como o @O Rei Rubro já comentou aí, não existe infra aqui no Brasil pra esse tipo de carro. Nem oficina fora das CSS e nem mexânico curioso. Só procurar um caso aí nas redes sociais de um Jaelco 7 que sofreu colisão frontal e que já tem 8 meses parado na CSS por que não tem peças e nem previsão de chegar tem. Se vocês querem normalizar que um carro 300k é descartável igual a um celular que se joga no lixo, só tenho duas palavras pra dizer: para bens!!!

Desde a adição dos motores 3 cilindros, passando pelos turbos de fábrica, híbridos e full elétricos, o que eu percebo é que se paga muito pra levar nada de confiabilidade pra casa. O golpe tá aí, cai quem quer.

Mas ai entramos em outro ponto, os carros estão sendo feitos sim para ser descartaveis, como disse ontem, eu vi aquela quantia de carro velho, de ai mais de 30 anos, vc acha que daqui a 30 anos vc vai ver 1 BYD dolphin na rua? ou até um corolla hybrido? Qualquer carro hybrido ou eletrico, cara vai dar a vida util do motor eletrico e tchau e bença meu amigo, nao vai ser que nem ontem que eu vi uma rural na rua, 2 fuscas, gol caixa e embora eu tenha dito ali 30 anos, meu amigo em 2040 vc nao vai ver um dolphin 2025 na rua, nao é nem questão da bateria ser cara, vc simplesmente nao vai achar uma bateria pra vender, então é isso, eletricos vão ter essa questão.
 

Piga

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Mas ai entramos em outro ponto, os carros estão sendo feitos sim para ser descartaveis, como disse ontem, eu vi aquela quantia de carro velho, de ai mais de 30 anos, vc acha que daqui a 30 anos vc vai ver 1 BYD dolphin na rua? ou até um corolla hybrido? Qualquer carro hybrido ou eletrico, cara vai dar a vida util do motor eletrico e tchau e bença meu amigo, nao vai ser que nem ontem que eu vi uma rural na rua, 2 fuscas, gol caixa e embora eu tenha dito ali 30 anos, meu amigo em 2040 vc nao vai ver um dolphin 2025 na rua, nao é nem questão da bateria ser cara, vc simplesmente nao vai achar uma bateria pra vender, então é isso, eletricos vão ter essa questão.
Então, o problema em ser descartável é custar 300k. 300 mil É DINHEIRO PARA UM c***lh0!!! Se o carro elétrico custasse 500 contos eu nem falava nada. Agora, num país que nem o nosso, jogar 300k na lixeira é coisa de maluco.
 

NEOMATRIX

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ou até um corolla hybrido? Qualquer carro hybrido ou eletrico, cara vai dar a vida util do motor eletrico e tchau e bença meu amigo,
Sim
Haverá pq hj nos EUA, que é um país extremamente consumista a frota de carros híbridos com mais de 15 anos de vida é enorme.
IMG_2570.jpeg

To falando de Toyota. O resto n sei.

Pega um video do J Utah andando pela california e conta a quantidade de Prius dessa geração na rua.
Mais até que os novos
 

Askeladd

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Vou falar a real aqui, o que inviabiliza qualquer coisa nesse Brasil: mão-de-obra. Hoje em você achar um mecânico bom de automóvel é coisa rara. Tirando a velha guarda que tão se aposentando ou morrendo, a "nova geração" de "profissionais" não conseguem nem diagnosticar e reparar um Uno bota, carro pé de boi que não tem porra nenhuma. Imagina um mecânico que vai mexer num elétrico? Nem micro-ondas nego consegue consertar, o que eu mais vejo aí são analfabetos funcionais que não sabem nem o que é uma chave de fenda! Duas semanas atrás eu vi um Corolla novo ficar na oficina de 8 da manhã as 17hs da tarde porque o mecânico tirou um rolamento de roda ruim sem saber se tinha a peça na autocenter. Como não tinha, procuraram a peça na cidade toda, inclusive em todas as CSS Toyota e nenhuma delas tinha o o rolamento. Caras, não é um painel, é a b*sta de um rolamento de um dos carros mais vendidos no BR e ninguém tinha um rolamento no estoque.

Agora imagina achar uma peça de um carro elétrico? Como o @O Rei Rubro já comentou aí, não existe infra aqui no Brasil pra esse tipo de carro. Nem oficina fora das CSS e nem mexânico curioso. Só procurar um caso aí nas redes sociais de um Jaelco 7 que sofreu colisão frontal e que já tem 8 meses parado na CSS por que não tem peças e nem previsão de chegar tem. Se vocês querem normalizar que um carro 300k é descartável igual a um celular que se joga no lixo, só tenho duas palavras pra dizer: para bens!!!

Desde a adição dos motores 3 cilindros, passando pelos turbos de fábrica, híbridos e full elétricos, o que eu percebo é que se paga muito pra levar nada de confiabilidade pra casa. O golpe tá aí, cai quem quer.

Na realidade carro elétrico não tem muita coisa o que quebrar ao contrário dos híbridos e Corolas novos com bicos injetores que poluem menos.





Nem câmbio essa m**** tem.

 

lorenço

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Na realidade carro elétrico não tem muita coisa o que quebrar ao contrário dos híbridos e Corolas novos com bicos injetores que poluem menos.





Nem câmbio essa m**** tem.


mas tem uma porrada de modulos e sensores para darem pau e fazer o proprietario correr atrás.

como o colega acima falou, as vezes 1 parafuso ja incomoda.

esses carros não é só um motor e uma bateria
 

Askeladd

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mas tem uma porrada de modulos e sensores para darem pau e fazer o proprietario correr atrás.

como o colega acima falou, as vezes 1 parafuso ja incomoda.

esses carros não é só um motor e uma bateria
É bem provável comprar os módulos prontos igual máquina de lavar roupa ou PC de empresas genéricas.
Sensores quando chegar na mão do pobre, vai ficar com o painel piscando igual aos Peugeot, com tudo desabilitado, com ligação direta funcionando com bateria chumbo para fazer seus 10, 20 Km.

 

Nicko

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Haverá pq hj nos EUA, que é um país extremamente consumista a frota de carros híbridos com mais de 15 anos de vida é enorme.
Visualizar anexo 471060

To falando de Toyota. O resto n sei.

Pega um video do J Utah andando pela california e conta a quantidade de Prius dessa geração na rua.
Mais até que os novos

Quero ver Kwid elétrico daqui uns 10 anos como estará
 

Cielo

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Haverá pq hj nos EUA, que é um país extremamente consumista a frota de carros híbridos com mais de 15 anos de vida é enorme.
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To falando de Toyota. O resto n sei.

Pega um video do J Utah andando pela california e conta a quantidade de Prius dessa geração na rua.
Mais até que os novos

Será? Vai no ebay e procura prius a venda ou no cargurus, pega dos mais antigos, tem poucos, bem poucos, o prius foi lançado em 2001 nos EUA, não tem nenhum prius 2001 a venda nesses sites, pelo menos nao achei, os mais antigos são os 2006-2007, e tem poucos também, isso la nos EUA, onde possivelmente tem mão de obra qualificada para lidar com esses carros, e no caso do prius, mais da metade das vendas globais foram nos EUA.

Aqui pra vc achar mão de obra pra um celta é dificil, imagina um carro híbrido ou eletrico?
 

NEOMATRIX

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Será? Vai no ebay e procura prius a venda ou no cargurus, pega dos mais antigos, tem poucos, bem poucos, o prius foi lançado em 2001 nos EUA, não tem nenhum prius 2001 a venda nesses sites, pelo menos nao achei, os mais antigos são os 2006-2007, e tem poucos também, isso la nos EUA, onde possivelmente tem mão de obra qualificada para lidar com esses carros, e no caso do prius, mais da metade das vendas globais foram nos EUA.

Aqui pra vc achar mão de obra pra um celta é dificil, imagina um carro híbrido ou eletrico?
Possivelmente não vão encontrar porque é mais fácil pegar um novo. Nem carro a combustão vc vê mto antigo. Vc só encontra carros desses anos com colecionador.
Mas aqui vai ser ainda pior porque povo leva carro em curiosos.
Acho que vão se salvar quem levar nas oficinas especializadas como a High Torque, etc.
Problema maior desses elétricos chineses é que salvo engano não possuem bateria modular e são caras, tipo +45k. Vai ser difícil encontrar baterias enormes na Shopee, pq fora da concessionária, só importando da China
 

O Rei Rubro

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É bem provável comprar os módulos prontos igual máquina de lavar roupa ou PC de empresas genéricas.
Sensores quando chegar na mão do pobre, vai ficar com o painel piscando igual aos Peugeot, com tudo desabilitado, com ligação direta funcionando com bateria chumbo para fazer seus 10, 20 Km.



Pode ser…mas aí que entra a questão: ser ou não ser early adopter?

Esse cenário de seu exemplo é um cenário de capilaridade / massificação comprovada que não existe hoje…
 

Cielo

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Possivelmente não vão encontrar porque é mais fácil pegar um novo. Nem carro a combustão vc vê mto antigo. Vc só encontra carros desses anos com colecionador.
Mas aqui vai ser ainda pior porque povo leva carro em curiosos.
Acho que vão se salvar quem levar nas oficinas especializadas como a High Torque, etc.
Problema maior desses elétricos chineses é que salvo engano não possuem bateria modular e são caras, tipo +45k. Vai ser difícil encontrar baterias enormes na Shopee, pq fora da concessionária, só importando da China

Ok amigo, e vamos entrar em outros problemas ai, quantos carros chineses antigos vc ve nas ruas hj? Lembra quando a JAC motors chegou estourando lá no passado? Pois é, quantos JAC vc ve ne rua? Eu não sei, os carros da BYD são muito bacanas, eu mesmo me interessaria em um, mas é bom pro 1 dono e nao sei mesmo como vai ser revenda, pq vc mesmo disse, essas baterias são caras, entao o cara que for comprar um carro desses la em 2030-2035 vai ficar como? vc compraria um eletrico de 2015 hoje?
 
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