O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial VeículOS ElétricOS

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.414
Pontos
503
Pode ser…mas aí que entra a questão: ser ou não ser early adopter?

Esse cenário de seu exemplo é um cenário de capilaridade / massificação comprovada que não existe hoje…

Deixa para os Ubers e entregadores testarem a tecnologia. Para nós não existe razão, rodando no máximo 20 km por dia, não vai gerar economia com combustível e manutenção. O playback demora demais.

Sem falar que o preço deve cair mais, com todo mundo torrando bilhões em desenvolvimento de bateria. Então vai desvalorizar bastante em um curto prazo.

Por outro lado com tanta lei ambiental Honda e Toyota deixaram de ser tanques de guerra e viraram mais uma m**** qualquer.

lorenço

Mil pontos, LOL!
Reações
20.951
Pontos
1.439
É, meu amigo, o estado brasileiro nunca sai perdendo. Foda! Parece que em MG, já estão barrando novos projetos de fotovoltaica.

Mas mesmo sem ter fotovoltaica, ainda vale muito a pena, em relação ao custo de recarga, já que o preço do kwh é 1 real. Gasto mais ou menos 73 reais pra rodar 400km (100% a 20%).

Quanto a durabilidade das baterias, fico tranquilo, tem muito carro bem rodado com autonomia integra ainda.

Gosto de acompanhar a saga desse Dolphin de aplicativo. Conheço o dono dele de vista. 260 mil km sem problemas. Só trocou pneu. Suspensão, pastilhas, disco, todos originais ainda. Autonomia igual a 0 km.

mas o dolphin foi lançado a 2 anos no brasil

ou seja, é um carro super novo ainda, não pode apresentar problemas mesmo.

acredito q 2 anos é muito pouco tempo pra tirar conclusões sobre durabilidade.

E isso também comprova porque não se se vê em revendas.... claro, o carro tem 2 anos, pouquissimas pessoas trocam carro a cada 2 anos.

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.076
Pontos
2.309
Ok amigo, e vamos entrar em outros problemas ai, quantos carros chineses antigos vc ve nas ruas hj? Lembra quando a JAC motors chegou estourando lá no passado? Pois é, quantos JAC vc ve ne rua? Eu não sei, os carros da BYD são muito bacanas, eu mesmo me interessaria em um, mas é bom pro 1 dono e nao sei mesmo como vai ser revenda, pq vc mesmo disse, essas baterias são caras, entao o cara que for comprar um carro desses la em 2030-2035 vai ficar como? vc compraria um eletrico de 2015 hoje?
Cara
Eu respondo pelos carros japoneses.
Carro chinês, n confio nem a combustão.:ksafado
Mas isso, na minha opinião

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
73.260
Pontos
1.763
Carro chinês a combustão é carniça, não dá pra comparar. Nós sabemos, eles sabem, todo mundo sabe. E é exatamente esse o ponto de virada dos elétricos chineses: eles viram que nos a combustão ninguém queria os carros deles então eles simplesmente se viraram pra fazer os top elétricos que todo mundo compraria.

Não a toa que roubaram as maiores mentes criativas de todas as áreas de tudo num carro pra fazerem os melhores elétricos possíveis. Juntando isso com o subsídio do governo chinês foi feita a fórmula pra vender muito elétrico no mundo todo.

Agora todas as outras fabricantes tem que correr atrás dos carros elétricos chineses com o CEO da Ford dizendo que eles não conseguem fazer um carro tão bom quanto o Xiaomi SU7 que ele usa diariamente e que segundo palavras dele " a Ford está anos luz atrás".

Cielo

Lenda da internet
Reações
61.428
Pontos
1.539
Carro chinês a combustão é carniça, não dá pra comparar. Nós sabemos, eles sabem, todo mundo sabe. E é exatamente esse o ponto de virada dos elétricos chineses: eles viram que nos a combustão ninguém queria os carros deles então eles simplesmente se viraram pra fazer os top elétricos que todo mundo compraria.

Não a toa que roubaram as maiores mentes criativas de todas as áreas de tudo num carro pra fazerem os melhores elétricos possíveis. Juntando isso com o subsídio do governo chinês foi feita a fórmula pra vender muito elétrico no mundo todo.

Agora todas as outras fabricantes tem que correr atrás dos carros elétricos chineses com o CEO da Ford dizendo que eles não conseguem fazer um carro tão bom quanto o Xiaomi SU7 que ele usa diariamente e que segundo palavras dele " a Ford está anos luz atrás".

O "problema" que vejo é a grande evolução que está tendo nessa area, me parece que a cada dia tem baterias melhores e motores mais eficientes, se vc pegar um agora, vai acabar com um abacaxi nas mãos, entende? Enfim, vamos esperar ai, do jeito que é o bostil os preços são impeditivos de qualquer maneira.

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
73.260
Pontos
1.763
O "problema" que vejo é a grande evolução que está tendo nessa area, me parece que a cada dia tem baterias melhores e motores mais eficientes, se vc pegar um agora, vai acabar com um abacaxi nas mãos, entende? Enfim, vamos esperar ai, do jeito que é o bostil os preços são impeditivos de qualquer maneira.
Mas esse é o ponto: a maioria desses carros tem atualização via OTA. Claro que o "hardware" não atualiza porém o software dele é atualizável. As baterias podem ficar mais eficientes, o motor desenvolver mais potência, os modelos antigos ficam com features que o modelo lançamento tem, etc.

Cielo

Lenda da internet
Reações
61.428
Pontos
1.539
Mas esse é o ponto: a maioria desses carros tem atualização via OTA. Claro que o "hardware" não atualiza porém o software dele é atualizável. As baterias podem ficar mais eficientes, o motor desenvolver mais potência, os modelos antigos ficam com features que o modelo lançamento tem, etc.

voce realmente acha que vao fazer isso? Os caras param de atualizar teu smartphone pra vc comprar um novo...

Cielo

Lenda da internet
Reações
61.428
Pontos
1.539
Eles não vão fazer isso, eles já fazem. Tem BYD de 3 anos com software de carro zero rodando por aí. Não sou eu dizendo, é só se informar.

Cara, na contabilidade nos depreciamos o carro em 5 anos, as montadoras estimam que o carro fica com o 1 dono entre 3 e 5 anos e roda 20 mil km por ano em media, no periodo que o carro está com o dono original, geralmente a montadora vai fazer o possivel para que esse consumidor volte, mas depois desse periodo, f**a-se, liga ai em uma concessionaria e procura peças de um carro que a ultima unidade feita tem mais de 10 anos e veja a magica acontecer, eles param de vender as peças meu amigo, é o que tem no estoque, não trazem mais peças.

A montadora quer te vender carro novo, eles nao querem que vc fique 10-20 anos com o carro, quanto mais um carro dura, é pior pra esses caras, na verdade é em tudo hj em dia, só ver o tanto de re-estilização e novidade que saem nos carros atualmente.

lorenço

Mil pontos, LOL!
Reações
20.951
Pontos
1.439
Cara, na contabilidade nos depreciamos o carro em 5 anos, as montadoras estimam que o carro fica com o 1 dono entre 3 e 5 anos e roda 20 mil km por ano em media, no periodo que o carro está com o dono original, geralmente a montadora vai fazer o possivel para que esse consumidor volte, mas depois desse periodo, f**a-se, liga ai em uma concessionaria e procura peças de um carro que a ultima unidade feita tem mais de 10 anos e veja a magica acontecer, eles param de vender as peças meu amigo, é o que tem no estoque, não trazem mais peças.

A montadora quer te vender carro novo, eles nao querem que vc fique 10-20 anos com o carro, quanto mais um carro dura, é pior pra esses caras, na verdade é em tudo hj em dia, só ver o tanto de re-estilização e novidade que saem nos carros atualmente.
fora isso, eles estão querendo dominar o mercado. Mas depois disso....

acho essa onda de elétrico no brasil muito nova ainda, tem o que? 3 anos.... (a maioria dos carros estão com seu primeiro dono ainda)

bmw i3 e etc nao conta pq sempre foi carro de nicho, esses elétricos popularizados é coisa nova.

não da para afirmar nada ainda, é bom o povo ter cautela

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
73.260
Pontos
1.763
A montadora quer te vender carro novo, eles nao querem que vc fique 10-20 anos com o carro
Mas quem tá falando de ficar com algum carro 20 anos? Se nem a combustão as montadoras querem isso ainda mais carro elétrico...

Carro, eletrônicos, qualquer coisa que durava 20 ou 30 anos agora são bens praticamente descartáveis que se durarem 5 anos é muito. Carro que dura 10 anos já tá mais que bom. TV se durar 3 anos tu tá no lucro. É a era dos bens descartáveis e azar do consumidor.

lorenço

Mil pontos, LOL!
Reações
20.951
Pontos
1.439
Mas quem tá falando de ficar com algum carro 20 anos? Se nem a combustão as montadoras querem isso ainda mais carro elétrico...

Carro, eletrônicos, qualquer coisa que durava 20 ou 30 anos agora são bens praticamente descartáveis que se durarem 5 anos é muito. Carro que dura 10 anos já tá mais que bom. TV se durar 3 anos tu tá no lucro. É a era dos bens descartáveis e azar do consumidor.
lá fora faz sentido, ja no brasil onde um carro custa 100 salários mínimos isso é complicado

Cielo

Lenda da internet
Reações
61.428
Pontos
1.539

Sim, mas o carro tem que ter um valor de revenda, a montadora não quer que o carro dure demais, mas também nao quer que dure pouco, senão quem vai comprar um novo? Vc compra ali teu eletrico e o valor dele derrete, vc vai comprar outro? Mas ai é que está, carros a combustão sabemos como é, vc vai fazendo a manutenção ai e tal, ele vai desvalorizando, agora quando vc tem que trocar uma peça que é quase 50% do valor do carro novo, como que fica?

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
73.260
Pontos
1.763
quando vc tem que trocar uma peça que é quase 50% do valor do carro novo, como que fica?
Não entendo essas pira que alguns tem que bateria de carro elétrico vicia ou que dura 2 anos e depois tem que botar fora e comprar outra. A maioria das montadoras dão garantia de 8 ou até 10 anos pras baterias. E pode ter certeza que se a garantia é 10 anos ela não vai durar 10 anos e um mês, é prejuízo na certa pras montadoras pra daqui 10 anos pq se a bateria realmente for durar só o tempo da garantia eles vão levar processos de todos os lados e muitas delas vão falir. É só ver como o NEO falou uns posts atrás sobre a quantidade de Prius de 12, 15 anos rodando no país mais capitalista do mundo (EUA). Sendo que lá pra trocar de carro é mais fácil que trocar de roupa. E mesmo assim é uma tecnologia mais antiga, as baterias evoluíram muito de 10 anos pra cá.

E assim mesmo é aquele negócio que eu tava falando antes: um carro se durar 10 anos é lucro. Vamos dizer que a bateria de um elétrico daqui 10 anos vai estar com 75% da capacidade nominal: ainda assim não significa que vc vai ter que botar fora, só não vai ter 25% de capacidade de carga. E olha que é uma estimativa muito pessimista essa. Estudos (que claro que precisam se provar com o tempo) dizem que esses veículos atuais aguentam mais de um milhão de Km equivale em recargas. Que carro a combustão tu vai rodar 1 milhão de Km? São raros os casos e quando aparecem viram até notícias em sites e vídeos do YouTube.

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Reações
42.992
Pontos
1.048
Ok amigo, e vamos entrar em outros problemas ai, quantos carros chineses antigos vc ve nas ruas hj? Lembra quando a JAC motors chegou estourando lá no passado? Pois é, quantos JAC vc ve ne rua? Eu não sei, os carros da BYD são muito bacanas, eu mesmo me interessaria em um, mas é bom pro 1 dono e nao sei mesmo como vai ser revenda, pq vc mesmo disse, essas baterias são caras, entao o cara que for comprar um carro desses la em 2030-2035 vai ficar como? vc compraria um eletrico de 2015 hoje?
As chinesas a combustão quando vieram pro Brasil naquela época, focou na galera com pouco poder aquisitivo. O QQ 0Km na época custava 20k, quando os populares da Fiat e GM custavam pelo menos 10k a mais. Mas o problema de vender carro pra pobre é que pobre não tem dinheiro pra fazer manutenção em carro. E como a construção das chinesas não eram das melhores, por que vemos tão poucos carros chineses rodando? Simples, pararam por falta de manutenção. Porém aqui no RJ começou um "movimento" de trazer de volta esses carros a vida, pois a bandidagem aqui tá phoda e pra você rodar em "paz" por aqui, só andando de "carniça" automotiva pra passar desapercebido, caso contrário é fuzil na fuça.

Um filho de um vizinho de umas ruas mais acima onde eu moro comprou um Kicks por R$ 180.000,00. A seguradora mais barata (que aceitou a fazer o seguro do veículo), a HDL, cobrou nada mais nada menos que R$ 36.000,00 de seguro, ou seja, 20% do valor do veículo. Tokio Marine, Porto e Sulamerica negaram a fazer o seguro. Motivo? Alto indice de roubo de SUVs na região. Agora o carinha tá com um carro novo na garagem sem poder sair, pois não tem/não quer pagar 36k de seguro. @Nicko

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
73.260
Pontos
1.763
As chinesas a combustão quando vieram pro Brasil naquela época, focou na galera com pouco poder aquisitivo. O QQ 0Km na época custava 20k, quando os populares da Fiat e GM custavam pelo menos 10k a mais. Mas o problema de vender carro pra pobre é que pobre não tem dinheiro pra fazer manutenção em carro. E como a construção das chinesas não eram das melhores, por que vemos tão poucos carros chineses rodando? Simples, pararam por falta de manutenção. Porém aqui no RJ começou um "movimento" de trazer de volta esses carros a vida, pois a bandidagem aqui tá phoda e pra você rodar em "paz" por aqui, só andando de "carniça" automotiva pra passar desapercebido, caso contrário é fuzil na fuça.

Um filho de um vizinho de umas ruas mais acima onde eu moro comprou um Kicks por R$ 180.000,00. A seguradora mais barata (que aceitou a fazer o seguro do veículo), a HDL, cobrou nada mais nada menos que R$ 36.000,00 de seguro, ou seja, 20% do valor do veículo. Tokio Marine, Porto e Sulamerica negaram a fazer o seguro. Motivo? Alto indice de roubo de SUVs na região. Agora o carinha tá com um carro novo na garagem sem poder sair, pois não tem/não quer pagar 36k de seguro. @Nicko
Que inveja, nossa.

Cielo

Lenda da internet
Reações
61.428
Pontos
1.539
Não entendo essas pira que alguns tem que bateria de carro elétrico vicia ou que dura 2 anos e depois tem que botar fora e comprar outra. A maioria das montadoras dão garantia de 8 ou até 10 anos pras baterias. E pode ter certeza que se a garantia é 10 anos ela não vai durar 10 anos e um mês, é prejuízo na certa pras montadoras pra daqui 10 anos pq se a bateria realmente for durar só o tempo da garantia eles vão levar processos de todos os lados e muitas delas vão falir. É só ver como o NEO falou uns posts atrás sobre a quantidade de Prius de 12, 15 anos rodando no país mais capitalista do mundo (EUA). Sendo que lá pra trocar de carro é mais fácil que trocar de roupa. E mesmo assim é uma tecnologia mais antiga, as baterias evoluíram muito de 10 anos pra cá.
Cara mais da metade dos Prius que foram produzidos foram vendidos nos EUA, então é meio obvio que vc acha prius andando na rua e o prius é hybrido, ele nao depende da bateria exclusivamente.
E assim mesmo é aquele negócio que eu tava falando antes: um carro se durar 10 anos é lucro. Vamos dizer que a bateria de um elétrico daqui 10 anos vai estar com 75% da capacidade nominal: ainda assim não significa que vc vai ter que botar fora, só não vai ter 25% de capacidade de carga. E olha que é uma estimativa muito pessimista essa. Estudos (que claro que precisam se provar com o tempo) dizem que esses veículos atuais aguentam mais de um milhão de Km equivale em recargas. Que carro a combustão tu vai rodar 1 milhão de Km? São raros os casos e quando aparecem viram até notícias em sites e vídeos do YouTube.

Certo, mas bateria fazemos paralelos com baterias que conhecemos, quanto dura a bateria de um celular? Dura 10 anos? Só que pense, a autonomia que tem um carro eletrico, a bateria com 75% vc perde a autonomia mais ainda, como eu disse antes e quem mora no interior e tem que se deslocar pra fazer uma revisão ou uma manutenção, vc vai levar de guincho toda vez que precisar? Eu realmente acho que o carro eletrico vai ser o futuro, mas acredito que tem muito a evoluir e que, inicialmente, nao vai valer a pena pegar usado.

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
73.260
Pontos
1.763
quem mora no interior
Mas esse é o ponto que eu falo desde que criei o tópico: carro elétrico tem as suas peculiaridades, não é pra todo mundo. Se tu não mora nos grandes centros urbanos, se tu não tem acesso a carregadores facilmente, se tu faz viagens constantes de mais de 500 Km então carro elétrico não é pra ti. Simples assim.

Agora compare com a minha situação por exemplo: moro na região metropolitana de POA, na minha garagem que é fora do prédio eu tenho tomadas que graças a pagar o "condomínio* dela eu posso carregar o carro de "graça". Fora isso no outro lado da rua onde moro tem um posto que tem carregador de elétrico, a 2 quadras mais um e na oficina de confiança que também fica a 2 quadras de casa tenho outro ponto de recarga rápida ainda por cima. Moro a 5 minutos do shopping que também tem carregadores "grátis" (que só tem que pagar o estacionamento, 20 pila o dia todo ou 10 as primeiras duas horas) que também tem carregadores rápidos. Não faço viagens de mais de 200 Km pra ir pra casa na praia que também posso carregar o carro. Trabalho a 30 Km de onde moro e no estacionamento onde deixo o carro também posso carregar ele.

Vc acha que o cara que mora em Xique Xique BA vai ter condições de ter um elétrico (não digo financeiramente falando) melhor que a minha? Eu só não comprei um elétrico pq não tive grana pra comprar um ainda, mas já sei que quando sair da empresa que eu trabalho a 7 anos a rescisão vai balançar demais pra eu comprar um.

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.076
Pontos
2.309
Acho que o que vai dar o tom pro futuro das montadoras de elétricos é o mercado norte americano. Salvo engano a BYD tem como maior exportador um país de 3º mundo que é muito insignificante pra quem deseja criar uma tendência mundial.
Brasil é o país do Fiat Palio, do gol bolinha…e do custo Brasil que proíbe as massas de absorver novas tecnologias ou mesmo carros padrão mundial.
Quem tem condições de alavancar e criar tendencias no mundo automotivo são os Norte Americanos, não tem jeito. Uma população mais de 100 milhões maior, com IDH e renda media na lua e poder aquisitivo pra bens de consumo elevadíssimos.
Aqui, daqui ha 30 anos vai ser estrada esburacada, muita cobrança de impostos e o povo lutando por um usadinho digno ou 0km só roda e lata.
Mas admiro as pessoas que forma corajosas e inovadoras a ponto de testar novas tecnologias aqui no Bananil

geist

Lenda da internet
Reações
101.837
Pontos
1.753
Acho que o que vai dar o tom pro futuro das montadoras de elétricos é o mercado norte americano. Salvo engano a BYD tem como maior exportador um país de 3º mundo que é muito insignificante pra quem deseja criar uma tendência mundial.
Brasil é o país do Fiat Palio, do gol bolinha…e do custo Brasil que proíbe as massas de absorver novas tecnologias ou mesmo carros padrão mundial.
Quem tem condições de alavancar e criar tendencias no mundo automotivo são os Norte Americanos, não tem jeito. Uma população mais de 100 milhões maior, com IDH e renda media na lua e poder aquisitivo pra bens de consumo elevadíssimos.
Aqui, daqui ha 30 anos vai ser estrada esburacada, muita cobrança de impostos e o povo lutando por um usadinho digno ou 0km só roda e lata.
Mas admiro as pessoas que forma corajosas e inovadoras a ponto de testar novas tecnologias aqui no Bananil

Mas seria aqui mesmo o lugar para o elétrico brilhar. O custo de manutenção dele é muito menor.
A única barreira mesmo é a de aquisição.

Aqui e na Europa pela questão ambiental.

Não sei por quanto tempo vai continuar gratuito, mas tem bastante lugar de recarga em SP. Até no Madero eu vi esses dias.

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
84.076
Pontos
2.309
Oo
Mas seria aqui mesmo o lugar para o elétrico brilhar. O custo de manutenção dele é muito menor.
A única barreira mesmo é a de aquisição.

Aqui e na Europa pela questão ambiental.

Não sei por quanto tempo vai continuar gratuito, mas tem bastante lugar de recarga em SP. Até no Madero eu vi esses dias.
Cara. Não vejo tantos assim não. No meu prédio comercial tem vagas bem limitadas e tem de reservar antecipadamente. Se chegar lá sem bateria pq no dia anterior teve apagao em casa, o carro fica la. Talvez consiga carregar apos o expediente qdo o dono do carro carregado for embora.
Sobre a manutenção, ha algum incentivo das concessionárias?

Miaudito

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
721
Pontos
789
Aí são outros 500. Pelo que entendi deve ser parecido com o Haval. Se a bateria acabar ele fica meio manco. Ou seja, 0 problemas na cidade e 50% na estrada, dado que nã há risco de voltar guinchado
Aí é que tá. Em situações normais, mesmo em rodovia, a bateria NAO acaba. Chegou nos 25%, o motor a combustão começa a carrega-la.

Para chegar ao ponto de desligar o motor elétrico, só se vc estiver subindo o monte Everest com o pé no porão.

E vc ainda pode configurar um percentual da bateria pro carro manter. Dessa forma, não vai abaixar desse valor. Nos carros da BYD, o intervalo é de 25% a 70%.

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Reações
23.026
Pontos
1.774
Essa tecnologia se consolidando será a mudança de jogo pros elétricos contra os a combustão:

E quando chegar todos modelos com essa tecnologia nova de baterias...
Os velhos provavelmente serão BEM desvalorizados imagino...ng vai querer comprar elétrico com bateria usada e de tecnologia ultrapassada...imagino eu.

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
73.260
Pontos
1.763
Os velhos provavelmente serão BEM desvalorizados imagino...ng vai querer comprar elétrico com bateria usada e de tecnologia ultrapassada...imagino eu.
Vc diz no resto do mundo né? Ou vc já viu alguma coisa no HUEzil baixar de preço?

Cielo

Lenda da internet
Reações
61.428
Pontos
1.539

é disso que eu tava falando paginas atras, a tecnologia desses carros está se desenvolvendo, ai vc tem ali um carro com bateria de 400km, no ano seguinte sai uma put* bateria que tem autonomia de mil km, vc acaba com um abacaxi nas mãos...

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.414
Pontos
503
é disso que eu tava falando paginas atras, a tecnologia desses carros está se desenvolvendo, ai vc tem ali um carro com bateria de 400km, no ano seguinte sai uma put* bateria que tem autonomia de mil km, vc acaba com um abacaxi nas mãos...
Depende quanto vai custar o novo.
Eu andando uns 20 km por dia mesmo usando o sistema atual preciso recarregar uma vez por semana.
Ou o Uber que faz seus 200 km por dia e deixa a noite para recarregar não muda muito.

Se desvalorizar sempre vai ter gente para comprar.

Acredito que pelo custo irão mais na direção de recarga rápida o que tornaria possível viajar com este abacaxi.

Miaudito

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
721
Pontos
789

Só esqueceu de dizer que o maluco fez m****. Utilizou extensão DOMESTICA no carregador, além de deixa-lo sob o banco, fritando no sol, com os vidros fechados.
Todo carregador vem escrito em letras garrafais: NÃO UTILIZAR EXTENSÃO!

O incêndio não foi na bateria, não foi no motor, não foi na porta de carregamento, ou seja, absolutamente nada a ver com o fato do carro ser elétrico, e sim, com o QI sub 84 do sujeito.

Ultima Edição:

Jack Reacher

Bam-bam-bam
Reações
21.933
Pontos
343
Só esqueceu de dizer que o maluco fez m****. Utilizou extensão DOMESTICA no carregador, além de deixa-lo sob o banco, fritando no sol, com os vidros fechados.
Todo carregador vem escrito em letras garrafais: NÃO UTILIZAR EXTENSÃO!

O incêndio não foi na bateria, não foi no motor, não foi na porta de carregamento, ou seja, absolutamente nada a ver com o fato do carro ser elétrico, e sim, com o QI sub 84 do sujeito.

As vezes ele queria vender e ganhar a Fipe do seguro kkkkk

Bostileiro médio é foda, tem que desenhar pro povo entender uma simples ação de carregar o carro, imagina o dia que descobrirem que não precisa de frentista pra abastecer o carro.

Topo Fundo