O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial VeículOS ElétricOS

f0rg0tten

Lenda da internet
Reações
18.495
Pontos
1.694
Qual a chance de dar certo no Bostil?

Eu que não confiaria morando aqui, no máximo em estradas e sem tirar nunca os olhos do trânsito (e olhe lá).

Nem na china eles confiam, os carros são obrigados a acender uma luz azul (a frente e atrás) quando estão usando automação, para sinalizar a todos que o robô está dirigindo.

Ainda assim, ainda acho que é o mesmo caso das assistências atuais. Eu mesmo ativo acc, centralização de faixa, etc... principalmente para lidar com a parte chata do trânsito (ou em viagens longas), mas sempre fico atento e pronto para intervir (que acontece de vez em quando).

Para mim, lembra muito a situação do cambio automático (ao menos em carros mais comuns). Quanto mais velho o carro, mais provável do cambio não ser tão bem acertado, segurar uma marcha mais do que precisa, demorar para reduzir, essas coisas. Tanto que eu mesmo considerava essencial o cambio ter opção para troca manual. Ainda assim, os cambios automaticos mais antigos ainda são bem úteis, principalmente no trânsito pesado.

Hoje em dia o negócio está tão acertado que você consegue ignorar a existência do cambio 95% do tempo, mesmo em carros mais simples. No futuro, as outras assistências devem melhorar. Por enquanto servem para reduzir um pouco a "carga de trabalho" mas provavelmente o pessoal deve conseguir alguma calibração que funcione do brasil.

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
74.255
Pontos
1.763
Nem na china eles confiam
A BYD tá confiando demais, eles garantem tanto que tem um seguro de sinistro desse sistema autônomo deles, fala na reportagem inclusive. Mesmo assim deve funcionar só lá, aqui no Bostil eu não arrisco nem incluído no seguro...

f0rg0tten

Lenda da internet
Reações
18.495
Pontos
1.694
A BYD tá confiando demais, eles garantem tanto que tem um seguro de sinistro desse sistema autônomo deles, fala na reportagem inclusive. Mesmo assim deve funcionar só lá, aqui no Bostil eu não arrisco nem incluído no seguro...

La garantia soy yo!

Eu li a matéria e sim, a byd está falando além da conta, mas é isso, de boca eu posso ser até o papa. Quero ver colocar em pratica idenizando os 54156115611153156156 motoqueiros que vão morrer se jogando na frente dos carros nos primeiros dias.

lorenço

Lenda da internet
Reações
21.641
Pontos
1.689
La garantia soy yo!

Eu li a matéria e sim, a byd está falando além da conta, mas é isso, de boca eu posso ser até o papa. Quero ver colocar em pratica idenizando os 54156115611153156156 motoqueiros que vão morrer se jogando na frente dos carros nos primeiros dias.
Pois é. Aqui no brasil tem uma montanha de entregadores de comida e motoqueiros cheirados, o sistema tem q ser muito inteligente pra driblar tanto imprevisto no caminho

f0rg0tten

Lenda da internet
Reações
18.495
Pontos
1.694
Pois é. Aqui no brasil tem uma montanha de entregadores de comida e motoqueiros cheirados, o sistema tem q ser muito inteligente pra driblar tanto imprevisto no caminho

Fora outras situações que são confusas mesmo para o sistema.

Um exemplo que acontece comigo rotineiramente e que tenho que corrigir o carro:

Tem algumas pessoas que realmente gostam de andar devagar na moto, entre 30 e 40km/h, e andam em cima da faixa branca da direita (entenda no sentido literal). Eu sempre programo o acc no limite da via, sejam 60km/h, 80km/h... quando encontro esse pessoal, normalmente o carro reconhece e vida segue. O problema acontece quando estou atrás do maluco na faixa branca e aparece o outro tipo de maluco, o apressado que vem com tudo pela esquerda, vê o espaço livre na minha frente , entra na minha frente e vai embora. O carro lê isso, passa a considerar que o maluco na faixa branca não está exatamente na minha frente e acelera.

Eu dou um toque no freio ou desligo o acc, reinicio ele e tudo volta ao normal. E realmente, meu carro não é tão largo, pode ser que apesar de passar perigosamente perto eu não derrubasse o motoqueiro da faixa branca, mas não vou arriscar derrubar alguém para descobrir.

Ultima Edição:

EvangelionUnit02

Mil pontos, LOL!
Reações
11.823
Pontos
1.094
Queria ver o Gac Aion UT mas os planos de assinar um plano pra trocar a bateria foram pro saco. Meteram o plug pra carregar o carro em casa e o que poderia ser barato saltou pra 140 mil.

Não tinha reparado até então, mas tem que tomar muito cuidado com a traseira. Mal tem parachoque e qualquer batidinha vai amassar a tampa do porta malas. Pra um carro que está chegando agora, peça de reposição será ruim.

f0rg0tten

Lenda da internet
Reações
18.495
Pontos
1.694
Queria ver o Gac Aion UT mas os planos de assinar um plano pra trocar a bateria foram pro saco. Meteram o plug pra carregar o carro em casa e o que poderia ser barato saltou pra 140 mil.

Não tinha reparado até então, mas tem que tomar muito cuidado com a traseira. Mal tem parachoque e qualquer batidinha vai amassar a tampa do porta malas. Pra um carro que está chegando agora, peça de reposição será ruim.

Pior é que esse eu acho que foi erro de marketing.

Venderam muito que ia ser um carro "barato" mas trouxeram um aion v simplificado. O carro é grande, em alguns pontos um ou dois niveis acima dos concorrentes, mas com falhas em pontos básicos também (como não ter regulagem de profundidade do volante).

Se fosse vendido que ele seria concorrente do dolphin, e não do ex2/dolphin mini, teria feito menos barulho, mas frustaria bem menos também.

Ultima Edição:

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Reações
6.490
Pontos
1.049
Como fiz corridas por app até outubro do ano passado, acabei sendo classificado para aquele programa Move Brasil. Não estou com interesse em voltar a rodar por app, mas esta semana fui ver um Dolphin Mini. A impressão que tive ao entrar, foi de que os nacionais a combustão de entrada não chega nem por milagre perto.

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
74.255
Pontos
1.763
Como fiz corridas por app até outubro do ano passado, acabei sendo classificado para aquele programa Move Brasil. Não estou com interesse em voltar a rodar por app, mas esta semana fui ver um Dolphin Mini. A impressão que tive ao entrar, foi de que os nacionais a combustão de entrada não chega nem por milagre perto.
Dá uma olhada no Geely EX2, ele é melhor em tudo que o Mini. O único ponto "fraco" dele é não ter pronta entrega e em alguns lugares ter que esperar 90 dias pra retirar ele.

Mas não a toa é o carro mais vendido da China ano passado: tração traseira, 120 CV, suspensão traseira independente, muito mais espaço e bateria que o Mini, etc. Faz um test drive nele que o carro se vende sozinho.

f0rg0tten

Lenda da internet
Reações
18.495
Pontos
1.694
Dá uma olhada no Geely EX2, ele é melhor em tudo que o Mini. O único ponto "fraco" dele é não ter pronta entrega e em alguns lugares ter que esperar 90 dias pra retirar ele.

Mas não a toa é o carro mais vendido da China ano passado: tração traseira, 120 CV, suspensão traseira independente, muito mais espaço e bateria que o Mini, etc. Faz um test drive nele que o carro se vende sozinho.

Para ser sincero, esses dias me senti tentado pelo ex2. Estava fazendo as contas aqui, provavelmente vou ter que rodar mais com o carro e migrando para um eletrico eu praticamente zeraria os gastos com combustível e ipva.

Claro que tem os outros poréns (seguro, revenda, marca nova, etc) que talvez mudasse minha opinião, mas vendo por cima, a conta chegou bem perto de fazer sentido aqui.

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Reações
6.490
Pontos
1.049

Eu cheguei a procurar o EX2 aqui na cidade em revenda multi marca e na concessionária Renault, mas não tinha. Tenho um amigo que está quase pegando um. De qualquer forma, mesmo o mais simples dos elétricos bate de p4u mole na cara dos nacionais até na faixa de preço deles.

lorenço

Lenda da internet
Reações
21.641
Pontos
1.689
Para ser sincero, esses dias me senti tentado pelo ex2. Estava fazendo as contas aqui, provavelmente vou ter que rodar mais com o carro e migrando para um eletrico eu praticamente zeraria os gastos com combustível e ipva.

Claro que tem os outros poréns (seguro, revenda, marca nova, etc) que talvez mudasse minha opinião, mas vendo por cima, a conta chegou bem perto de fazer sentido aqui.
eu acho o design dele muito legal e é tração trazeira, deve ser uma experiencia diferente de dirigir.

o que não curto é aquela porra no painel que imita uma cidade do lado do passageiro

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
74.255
Pontos
1.763

Eu cheguei a procurar o EX2 aqui na cidade em revenda multi marca e na concessionária Renault, mas não tinha. Tenho um amigo que está quase pegando um. De qualquer forma, mesmo o mais simples dos elétricos bate de p4u mole na cara dos nacionais até na faixa de preço deles.
A Geely comprou 25% da operação da Renault aqui no Br, então até final do ano o EX2 será "fabricado" aqui (num primeiro momento montado, depois realmente será feito aqui) e logo as concessionárias Renault irão vender, fazer manutenção e terão peças dele aqui também, o que tira totalmente o medo de comprar um carro que daqui a pouco some do Brasil.

Outro ponto é que são 2 versões e a mais cara não tem nada que valha a pena o valor a mais. Tem o ADAS, rodas de liga e carregador por indução. Sendo que pra usar o Android Auto ou Apple Carplay o cara tem que conectar o celular no cabo, o que torna carregar por indução "inútil". Fora pequenos detalhes estéticos como teto externo em preto e as luzinhas de "cidade" dentro. Então definitivamente não vale o custo a mais.

É uma sacanagem não ter rodas de liga e ter calotas num carro de 125k e não ter um simples Cruise Control (justamente pra vender a versão mais cara com ADAS). Mas fora isso é tranquilo.

Alberon

YouTube Player
Reações
130.158
Pontos
2.074

CLT, abastece 80tinha, uma cgzinha pé de boi e consegue rodar a semana toda.
A mina não consegue com um carga, levar o que comprou pra casa.

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Reações
31.662
Pontos
1.734
sobre aumento de consumo em velocidade alta (150 pra cima), que falaram aí atrás, isso tem mais a ver com a relação densidade energetica das baterias / aerodinamica, do que com o fato de ser elétrico em si.

O motor combustao tem eficiencia bem baixa (uns 30%), a maior parte da energia vira calor. PORÉM, a densidade energética da gasolina é enorme, umas 20 vezes superior (por quilo), a da bateria de lítio. E o motor a combustao aumenta a eficiencia em velocidade alta (supondo que seja um carro de motor forte para velocidade alta).

Então o que acontece na prática, se voce aumenta a velocidade de 80 para 160 km por hora, a velocidade dobra, porém o arrastro aerodimaico multiplica por quatro, porque é proporcional ao quadrado da velocidade. Isso aumenta o consumo tanto no eletrico quando na combustão, PORÉM: o de combustao aumenta a eficiencia em velocidade alta, e isso ajuda a compensar parcialmente o consumo pelo arrasto aerodinamico. Já o eletrico não tem como aumentar mais eficiencia, simplesmente porque ele já trabalha perto de 100% de eficiencia o tempo todo. As fabricante tentam compensar isso colocando designs que são o mais aerodinamico possível (como o Seal), mas a melhor forma de resolver isso seria aumentar a densidade energética da bateria, de forma que mesmo com o aumento o consumo, você ainda teria autonomia alta.

Isso deve ser resolvido nas proximas gerações de baterias.

f0rg0tten

Lenda da internet
Reações
18.495
Pontos
1.694
A Geely comprou 25% da operação da Renault aqui no Br, então até final do ano o EX2 será "fabricado" aqui (num primeiro momento montado, depois realmente será feito aqui) e logo as concessionárias Renault irão vender, fazer manutenção e terão peças dele aqui também, o que tira totalmente o medo de comprar um carro que daqui a pouco some do Brasil.

Outro ponto é que são 2 versões e a mais cara não tem nada que valha a pena o valor a mais. Tem o ADAS, rodas de liga e carregador por indução. Sendo que pra usar o Android Auto ou Apple Carplay o cara tem que conectar o celular no cabo, o que torna carregar por indução "inútil". Fora pequenos detalhes estéticos como teto externo em preto e as luzinhas de "cidade" dentro. Então definitivamente não vale o custo a mais.

É uma sacanagem não ter rodas de liga e ter calotas num carro de 125k e não ter um simples Cruise Control (justamente pra vender a versão mais cara com ADAS). Mas fora isso é tranquilo.

Não pegaria o carro sem ACC, a não ser que precisasse muito. E o ex2 acabou de mudar lá fora, bateria maior e outras frescuras. Para mim não é mais tão boa compra, a não ser que tenha um bom desconto.

Mas é aquilo, no papel chegou perto de fazer sentido. Se eu fosse para um eletrico, acho que o mais sensato seria juntar mais uma grana e ir atrás do Ora, já que a GWM se compromete a recomprar o carro por 80% da fipe. O que me chamou a atenção com o ex2 é que a 120mil, eu trocaria de carro e pelas minhas contas teria uma redução considerável no gasto mensal, alem de economizar com ipva e revisão (se não contar com o seguro, fazendo conta de paradria, ficaria perto dos 9k/ano). Ou seja, no primeiro ano "empataria" e os outros seriam de "lucro".

Só que teria que fazer conta de desvalorização e outros pormenores, o que com certeza não deve deixar a coisa tão vantajosa. O seguro do kardian mesmo, para mim é bem em conta mas se dobrar, foi embora a vantagem de não pagar ipva.

lorenço

Lenda da internet
Reações
21.641
Pontos
1.689
Eu quero ver quem é vai comprar esse bando de Dolphin Mini com uns 6 anos de uso e uns 80 mil km...

E mais por quanto vão vender ?
tava vendo aquele nissan leaf. está muito barato um usado. mas em um dos anuncios o dono diz q está fazendo entre 120 a 140km com uma carga...

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Reações
6.490
Pontos
1.049
Eu quero ver quem é vai comprar esse bando de Dolphin Mini com uns 6 anos de uso e uns 80 mil km...

E mais por quanto vão vender ?
Acho muito cedo fazer qualquer tipo de previsão sobre esses tipos de veículos quando estiverem razoavelmente usados Celulares quando começaram a ficar mais acessíveis final da década de 90, início dos anos 2000 (antes mesmo dos Nokia 5120/6120), as baterias dos analógicos duravam cerca de 14 horas em stand by, passando para 47/50 horas nos primeiros digitais (como meu primeiro Ericsson 618) chegando a até 31 dias nas releituras do Nokia 3310. Nesse itinerário, não só os fabricantes desses aparelhos, mas vários players terceiros passaram a fabricar baterias. Tecnologias foram surgindo, primeiro com níquel cádmio, depois níquel metal hidreto, passando para íons de lítio, depois para outros materiais. Baterias que antes viciavam em poucos ciclos passaram a durar exponencialmente mais. E se as baterias desses carros seguirem esse caminho, a aceitação desses carros quando usados só aumentará. Vi inclusive que tem BYD que compartilha peças da suspensão com Corolla Brad, como pivô, etc.

Creio que esses carros seguirão para o mesmo caminho. Hoje tem alguns mini e dolphins com mais de 170.000 km rodados encarando as chamadas de corridas de app com baterias com vida útil acima de 85% indicados, mas com autonomia preservada como de fábrica. Ano passado havia um mini usado amarelo numa revenda multi marca que ficou meses lá, porém o mini que fui ver em outra multi marca esta semana, tinha sido vendido rapidamente. E segundo o vendedor, está com fila de espera para outras unidades.

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Reações
23.488
Pontos
1.774
Acho muito cedo fazer qualquer tipo de previsão sobre esses tipos de veículos quando estiverem razoavelmente usados Celulares quando começaram a ficar mais acessíveis final da década de 90, início dos anos 2000 (antes mesmo dos Nokia 5120/6120), as baterias dos analógicos duravam cerca de 14 horas em stand by, passando para 47/50 horas nos primeiros digitais (como meu primeiro Ericsson 618) chegando a até 31 dias nas releituras do Nokia 3310. Nesse itinerário, não só os fabricantes desses aparelhos, mas vários players terceiros passaram a fabricar baterias. Tecnologias foram surgindo, primeiro com níquel cádmio, depois níquel metal hidreto, passando para íons de lítio, depois para outros materiais. Baterias que antes viciavam em poucos ciclos passaram a durar exponencialmente mais. E se as baterias desses carros seguirem esse caminho, a aceitação desses carros quando usados só aumentará. Vi inclusive que tem BYD que compartilha peças da suspensão com Corolla Brad, como pivô, etc.

Creio que esses carros seguirão para o mesmo caminho. Hoje tem alguns mini e dolphins com mais de 170.000 km rodados encarando as chamadas de corridas de app com baterias com vida útil acima de 85% indicados, mas com autonomia preservada como de fábrica. Ano passado havia um mini usado amarelo numa revenda multi marca que ficou meses lá, porém o mini que fui ver em outra multi marca esta semana, tinha sido vendido rapidamente. E segundo o vendedor, está com fila de espera para outras unidades.

Então mas é por isso mesmo...
Daqui 6 anos teremos outra tecnologia, com baterias melhores e até mais baratas...como você disse, como celulares...
Ai quem vai comprar um com 6 anos de uso e por quanto ? Eu também não sei, com o tempo saberemos

f0rg0tten

Lenda da internet
Reações
18.495
Pontos
1.694
tava vendo aquele nissan leaf. está muito barato um usado. mas em um dos anuncios o dono diz q está fazendo entre 120 a 140km com uma carga...

Só para colocar as coisas em proporção, Leaf já tinha autonomia muito baixa já 0km (inmetro dele é de 192km).

Ainda assim, é uma perda considerável para 5 anos.

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
74.255
Pontos
1.763
Vi alguns canais sobre reparação de EV's que ele teve algum erro no projeto/refrigeração das baterias.
Aquele bmw i3 tbm é uma palhaçada a autonomia e baterias dele. É um eletrico q nao vale a pena nem de graça.
São carros com tecnologias antigas, nem se comparam com os chineses atuais. Tanto em bateria, autonomia, até a posição das baterias atuais se integrando aos chassis dos carros atuais que reduzem em muito o peso e aumentam rigidez torcional baixando ainda mais o centro de gravidade dos atuais.

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Reações
23.488
Pontos
1.774
São carros com tecnologias antigas, nem se comparam com os chineses atuais. Tanto em bateria, autonomia, até a posição das baterias atuais se integrando aos chassis dos carros atuais que reduzem em muito o peso e aumentam rigidez torcional baixando ainda mais o centro de gravidade dos atuais.

Devemos imaginar que daqui 10 anos os atuais elétricos tb passaram por isso ?

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
74.255
Pontos
1.763
Devemos imaginar que daqui 10 anos os atuais elétricos tb passaram por isso ?
Como dizia o Pica Pau: pq me preocupar com o amanhã se ele acaba depois de amanhã?

:coolface

Zueira kkkkk

Mas falando sério: provavelmente sim pq as baterias de estado sólido estão em vias de serem lançadas.

Mas carro a combustão de 10 anos também não é tão "bom" como os atuais, se for pensar assim tu nunca vai ter nada...

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Reações
23.488
Pontos
1.774
Como dizia o Pica Pau: pq me preocupar com o amanhã se ele acaba depois de amanhã?

:coolface

Zueira kkkkk

Mas falando sério: provavelmente sim pq as baterias de estado sólido estão em vias de serem lançadas.

Mas carro a combustão de 10 anos também não é tão "bom" como os atuais, se for pensar assim tu nunca vai ter nada...

Depende, tem muito carro a combustão de 2016 ai que dá show até hoje, Audi Q3 é um deles, e tantos outros.
Sem perder nadinha a época que foram lançados... Eu mesmo tenho um carro de 11 anos de uso q ta muito bom...

ROLGENIO

Lenda da internet
Reações
74.255
Pontos
1.763
Depende, tem muito carro a combustão de 2016 ai que dá show até hoje, Audi Q3 é um deles, e tantos outros.
Sem perder nadinha a época que foram lançados... Eu mesmo tenho um carro de 11 anos de uso q ta muito bom...
Mas aí tu tá falando de carro de 200k pra mais da Audi, aí fica fácil.

lorenço

Lenda da internet
Reações
21.641
Pontos
1.689
HB20 é um exemplo.

o carro basicamente é o mesmo a mais 13 anos e continua bom

fora o etios que também que quem ainda tem ta bem servido.

se for considerar carros médios pra cima aí a coisa fica melhor, com carros como corolla, civic, o jetta com motor de santana e mais tarde o 1.4

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Reações
23.488
Pontos
1.774
HB20 é um exemplo.

o carro basicamente é o mesmo a mais 13 anos e continua bom

fora o etios que também que quem ainda tem ta bem servido.

se for considerar carros médios pra cima aí a coisa fica melhor, com carros como corolla, civic, o jetta com motor de santana e mais tarde o 1.4

Exatamente, o que tem de FIT ai 2016 rodando e rodando bem por ai...E tem muitos outros exemplos...
Essa longevidade ai conta bastante

Ultima Edição:

NEOMATRIX

Lenda da internet
GOLD
Reações
90.598
Pontos
2.409
Exatamente, o que tem de FIT ai 2016 rodando e rodando bem por ai...E tem muitos outros exemplo...
Essa longevidade ai conta bastante
Mano
O padrasto da minha esposa tem um Fit 2009. Viaja com ele e tudo. E eu tive um CIVIC 2010 que até hj me arrependo de ter vendido.
E esses caralh0s vc vende antes de por a placa

Topo Fundo