O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Velocidade da Luz [+teoria][+insonia]

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
Estava eu outro dia com uma enorne insonia. Então fiquei deitado no sofá que tenho na varanda pensando sobre mil coisas, e dentre elas pensei uma possibilidade para viajens espaciais (sim, fui influenciado pelos posts do Pac-Man e do Sparc).
Lá vai:

A humaninade esta estagnada num paradigma errado e retrogrado de vida, destruição e corpo. As primeiras coisas a serem revisadas para viagens espaciais seriam esses fundamentos.
Depois de serem devidamente repensados e redescutidos veriamos que a possibilidade da velocidade da luz para nós dependende da destruição e criação das nossas crenças biologicas em torno da imutabilidade da vida.
Eis que depois de uma produtiva e não-mastrubativa discussão filosofica, chegamos ao E-mc² da questão. A formula de einstein nos mostra que a matéria nunca pode chegar na velocidade da luz, e isso para mim é FATO. Então como alcançarmos tal velocidade se somos massa ??
A resposta é idiotamente simples: "Não sendo massa"
E como não seriamos massa senhor pisciano ??
Nos transformando em Luz jovem padawan.
E afinal de contas, como isso seria possivel ??
Vamos por partes:
Primeiro: Mandariamos uma nave não tripulada para os confins do universo. Essa nave teria que ter uma poderosa antena de recepção e dentro uma camara contendo um liquido feito de celulas tronco.
Segundo: Nossos cientistas teriam que trabalhar um pouco para armazenar o genona dos candidatos a astronauta num computador a prova de falha e tambem descobrir o "genona" das celulas cerebrais(tais como memoria, aprendizados e derivados), de preferencia bem que poderiam inventar a matriz quantica de dados antes.
Terceiro: Logo que a nave alcançasse seu destino, por exemplo em Netuno, seria mandado um sinal de luz da terra para a nave contendo todas informações do genona celular e cerebral do astronauta, enquanto este decide que não ter um alter-ego passeando por ai e concorda em ter seu corpo destruido por alguem agente indolor (sugiro cruxificação).
Quarto: O computador trabalharia em harmonia com a camara contendo celulas-tronco numa velocidade enorne e criaria um clone instanteneo do fatidico astronauta em questão.
Voilá, velocidade da luz.

Implicações filosoficas-morais:
Muitos diriam que esse metodo consiste na criação de uma nova vida e na morte de outra.
Mais ai eu diria:
Seus acefalos, voces nao tinham rediscutido os valores de destruição e vida ??
Pois é, nesse precesso existe a destruição e criação biologia de fato. MAIS a alma se mantem intacta, sem horcrux nenhum.
Voces mesmo discutiram e chegaram a conclusão que a alma representa a vontade de um individuo, representa o que nos torna unicos.
Pois bem, a vontade do astronauta era conhecer Netuno para contar pra namorada, e aquele "clone" dele agora esta passeando pelas prais de Netuno realizando o sonho dele, possuindo as memorias dele, a consciencia dele e etc.

Notais Finais:
Ainda não pensei como ficaria o incosciente coletivo e individual nisso tudo.
Preferi não mexer com assuntos religiosos aqui, mais essa teoria vai de acordo com o que acredito e tenho fé. E olha que isso é dificil visto que sou cristão.



:D


Preparando topico sobre o principio Antropico que vai de acordo com minha teoria.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Analisando suas ideias 100% friamente e largando preconceitos de lado.
São muito interessantes, mas os problemas são absurdamente complexos senão vejamos:
1. Um ser humano não é composto de moléculas desordenadas, são todas ligadas intimamente entre si. Logo no processo de remontagem da pessoa se algo saisse errado... você teria uma visão nada agradável de uma sopa de gosma.
2. Se algo causasse uma interferência no processo, já era também.
3. Se houvesse uma perda minima. Nas telecomunicações a perda de parte da informaçao é comum e existem tratamentos de erro, mas no caso de um organismo vivo a perda da informação seria algo irremediável.
 

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
sparcx86;2625498 disse:
Analisando suas ideias 100% friamente e largando preconceitos de lado.
São muito interessantes, mas os problemas são absurdamente complexos senão vejamos:
1. Um ser humano não é composto de moléculas desordenadas, são todas ligadas intimamente entre si. Logo no processo de remontagem da pessoa se algo saisse errado... você teria uma visão nada agradável de uma sopa de gosma.
2. Se algo causasse uma interferência no processo, já era também.
3. Se houvesse uma perda minima. Nas telecomunicações a perda de parte da informaçao é comum e existem tratamentos de erro, mas no caso de um organismo vivo a perda da informação seria algo irremediável.

Mor esse motivo seria altamente recomendavel uma matriz quantica de dados a prova de qualquer perda de informação.
E sim, no começo existiram algumas "baixas", assim como na expansão maritima teve.
E sobre as moleculas ordenadas, cada uma delas possue uma caracteristica. E seria isso que a matriz quantica faria, ordenaria elas... Assim como um programa de computador nao passa de um monte de informações ordenadas, e o precessador junto com outros dispositivos e aplicativos os ordena.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Laclos Austen;2625514 disse:
Mor esse motivo seria altamente recomendavel uma matriz quantica de dados a prova de qualquer perda de informação.
E sim, no começo existiram algumas "baixas", assim como na expansão maritima teve.
E sobre as moleculas ordenadas, cada uma delas possue uma caracteristica. E seria isso que a matriz quantica faria, ordenaria elas... Assim como um programa de computador nao passa de um monte de informações ordenadas, e o precessador junto com outros dispositivos e aplicativos os ordena.

Entendi. No fim das contas, tudo na humanidade nasce apartir de idéias para só muito tempo depois alguém conseguir implementar pra valer.
 


hulkesmaga

Supra-sumo
Mensagens
3.697
Reações
198
Pontos
169
Cara, isso seria um gasto tremendo de energia... E eu não sei se a teoria do Einstein é a verdade. Vide as teorias de Newton, que de repente não funcionavam mais a altíssimas velocidades. Se algum dia chegarmos perto da velocidade da luz, pode ser que se descubra que não é bem assim que funciona a relação E=mc2.

Diga-se de passagem, viajão: já que a massa tende ao infinito quando se acelera para a velocidade da luz, teoricamente se alguma massa chegasse à velocidade da luz ela viraria um buraco negro, já que teria um valor infinito e acabaria por gerar um campo gravitacional também infinito...
 

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
hulkesmaga;2625610 disse:
Cara, isso seria um gasto tremendo de energia... E eu não sei se a teoria do Einstein é a verdade. Vide as teorias de Newton, que de repente não funcionavam mais a altíssimas velocidades. Se algum dia chegarmos perto da velocidade da luz, pode ser que se descubra que não é bem assim que funciona a relação E=mc2.

Diga-se de passagem, viajão: já que a massa tende ao infinito quando se acelera para a velocidade da luz, teoricamente se alguma massa chegasse à velocidade da luz ela viraria um buraco negro, já que teria um valor infinito e acabaria por gerar um campo gravitacional também infinito...

Mais cara, como vc mesmo disse a massa não pode de jeito algum alcançar a velocidade da luz.
Por isso o que viajaria na velocidade da luz seria somente a informação do genoma celular a cerebral.
;D
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Po que dor de cabeça esse negócio de viagem espacial. Se fosse eu, ficava aqui mesmo esperando o mundo acabar.
 

soukaigi

Bam-bam-bam
Mensagens
9.060
Reações
6.162
Pontos
444
Acho que antes disso, deveriam enviar uma sonda robusta a um buraco negro para ver se é ou não um portal do tempo.
Ou então criar um buraco de minhoca artificial e ver o que ocorre com o que passa por ele.

Sei lá mas acho que o homem deveria descobrir mais sobre o planeta onde vive.

PS: Não sou contra a exploração do espaço.
 

caioo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
562
Reações
951
Pontos
794
Laclos Austen;2625488 disse:
O que seria o teletransporte alem de uma viajem na velocidade da luz ??
=]

Ocorreria um 'teletransporte' que é nada mais e nada menos que, de um jeito leigo de explicar, a mudança de um objeto sem percorrer o espaço intermediário em um curto espaço de tempo.

Só que eu não sei se podemos denominar um teletransporte, ao literal da palavra, já que a informação vai estar 'percorrendo' o espaço intermediário através da luz.

No mais, onde tem esses tópicos filosóficos que eu nunca acho na Outerspace? Eu frequento a mesma OS que vocês? ;D
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
se for pra viajar para algum lugar do sistema solar, é mais prático, e menos custoso o método convencional mesmo, se é que podemos chamar isso de convencional, já que não temos tecnologia ainda para essa façanha. Para fora do sistema solar, isso é totalmente impraticavel, por N motivos, que nem precisa explicar aqui. Só o fator tempo já torna isso inviável.

Mas é interessante mesmo, discutir o conceito do tele transporte.

Algum tempo atrás vi um episodio de Enterprise, onde aparece o físico inventor do tele transporte na série. Houve um pouco de filosofia nesse episodio. Ele dizia que teve que lutar para vencer preconceitos sobre a natureza do tele transporte, pois muitas pessoa acreditavam que o individuo telportado era uma espécie de 'copia sobrenatural" daquele que foi transformado em energia. Detalhe que na série não há morte envolvida no processo, o sujeito é transformado em algum tipo de matéria que parece energia e informação, então essa mesma energia volta pro estado de máteria convencional.

Isso parece algo distante demais até para ser discutido, mas se fosse possível, algum dia, leva à algumas questões bem complicadas.

Pensem por exemplo, em um programa de computador. Quando você faz uma cópia, apaga do seu HD, e depois instala em outro PC, faz um transporte de informação. O programa instalado no outro PC pode ser considerado O MESMO, ou seria outro programa, idêntico ao original?
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Ero_Seenin;2625913 disse:
se for pra viajar para algum lugar do sistema solar, é mais prático, e menos custoso o método convencional mesmo, se é que podemos chamar isso de convencional, já que não temos tecnologia ainda para essa façanha. Para fora do sistema solar, isso é totalmente impraticavel, por N motivos, que nem precisa explicar aqui. Só o fator tempo já torna isso inviável.

Mas é interessante mesmo, discutir o conceito do tele transporte.

Algum tempo atrás vi um episodio de Enterprise, onde aparece o físico inventor do tele transporte na série. Houve um pouco de filosofia nesse episodio. Ele dizia que teve que lutar para vencer preconceitos sobre a natureza do tele transporte, pois muitas pessoa acreditavam que o individuo telportado era uma espécie de 'copia sobrenatural" daquele que foi transformado em energia. Detalhe que na série não há morte envolvida no processo, o sujeito é transformado em algum tipo de matéria que parece energia e informação, então essa mesma energia volta pro estado de máteria convencional.

Isso parece algo distante demais até para ser discutido, mas se fosse possível, algum dia, leva à algumas questões bem complicadas.

Pensem por exemplo, em um programa de computador. Quando você faz uma cópia, apaga do seu HD, e depois instala em outro PC, faz um transporte de informação. O programa instalado no outro PC pode ser considerado O MESMO, ou seria outro programa, idêntico ao original?

Se os bits estiverem todos na mesma ordem o programa não estaria corrupto e seria considerado exatamente o mesmo. Como os 0 e 1 são o equivalente as nossas unidades fundamentais de matéria, creio que não haveria confusão nesta analogia.

Agora sobre a massa tender ao infinito na velocidade da luz, vale a pena vermos sobre as experiencias nos aceleradores de partículas, onde tenta-se acelerá-las a uma velocidade próxima da luz.
Na verdade, nestas velocidades ocorre uma dilatação da massa e do espaço. Me corrija se estiver enganado.
Tópico bom para o pack man.

Obs: ero senin, vc tirou este nick deste cara aqui:

photo_1267813.jpg

Só curiosidade mesmo.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
sparcx86;2625952 disse:
Obs: ero senin, vc tirou este nick deste cara aqui:

photo_1267813.jpg

Só curiosidade mesmo.

yep, Jiraya-sama :D

depois comento sobre o que vocÊ escreveu aí.
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
vou resumir aqui e você me diz se é isso que voce quis dizer ou não aí se for mesmo isso eu discuto contigo senão eu leio denovo pra entender hehehe..

O que voce acha é que por e=mc² logo se massa pode virar energia, o contrário também é verdadeiro.

É essa tua premissa? se for isso a gente pode começar o debate :D senão vou ter de ler denovo hehehe
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Pack Man;2626284 disse:
vou resumir aqui e você me diz se é isso que voce quis dizer ou não aí se for mesmo isso eu discuto contigo senão eu leio denovo pra entender hehehe..

O que voce acha é que por e=mc² logo se massa pode virar energia, o contrário também é verdadeiro.

É essa tua premissa? se for isso a gente pode começar o debate :D senão vou ter de ler denovo hehehe

Agora massa virar energia já temos um bom exemplo: bomba atomica. Agora o inverso é onde a coruja dorme...
Pegar um monte de energia espalhado em algum lugar e transformar em massa! Putz, o dom da criação.
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
hulkesmaga;2625610 disse:
Cara, isso seria um gasto tremendo de energia... E eu não sei se a teoria do Einstein é a verdade. Vide as teorias de Newton, que de repente não funcionavam mais a altíssimas velocidades. Se algum dia chegarmos perto da velocidade da luz, pode ser que se descubra que não é bem assim que funciona a relação E=mc2.
Posso dizer que a gente chega a 99,98% voce tem que ser muito maxo mesmo pra dizer que einstein pode estar errado, a velocidade da luz é uma lei natural, acontece que por não verem na escola fica algo muito "uau" e dá essa impressão de distanciamento, o que tras a desconfiança junto.

hulkesmaga;2625610 disse:
Diga-se de passagem, viajão: já que a massa tende ao infinito quando se acelera para a velocidade da luz, teoricamente se alguma massa chegasse à velocidade da luz ela viraria um buraco negro, já que teria um valor infinito e acabaria por gerar um campo gravitacional também infinito...
CALMA LÁ!!!
Não confunde densidade e massa.
Sobre acelerar na velocidade da luz o problema mesmo é energia infinita, nem se consumisse todo o universo teria energia infinita o que é óbvio.
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
sparcx86;2626306 disse:
Agora massa virar energia já temos um bom exemplo: bomba atomica. Agora o inverso é onde a coruja dorme...
Pegar um monte de energia espalhado em algum lugar e transformar em massa! Putz, o dom da criação.
Na verdade é possivel, e o pressuposto inicial é correto, mas não dessa forma que foi posto, estava a discutir isso até sabado passado.

A questão é DEFINA MASSA.
Todo mundo aqui sabe o que é peso, mas duvido que saberá o que é massa e pior ainda se pra explicar isso a gente cair na massa relativisitica...
e aí pior ainda achar correlações entre cada uma das massas e energia.

Vamos queimar muitos neuronios aqui, se a galera quiser a gente pode começar rsrsr
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
soukaigi;2625705 disse:
Acho que antes disso, deveriam enviar uma sonda robusta a um buraco negro para ver se é ou não um portal do tempo.
Ou então criar um buraco de minhoca artificial e ver o que ocorre com o que passa por ele.

Sei lá mas acho que o homem deveria descobrir mais sobre o planeta onde vive.

PS: Não sou contra a exploração do espaço.
hehe o que você entende como um buraco negro?
eu fico a imagina um buraco negro faz sistemas solares inteiros girarem em torno dele a grosso modo devido seu campo gravitacional e eu a imagina sua sonda robusta aqui, acho que nem se fosse o super man...

eu acho estranho até o criador do wormhole já fez um monte de correção sobre ele e vocês continuam na idéia mítica do wormhole, por isso não gosto de revista de divulgação cientifica, é que nem joranl de TV só mostra a parte UAAAAAUUU a parte verdadeira não vende aí eles não mostram e não atualizam e o pessoal continua a "espera de um milagre".

Sobre o Buraco Negro novamente, qual sua visão do que seja um buraco negro?
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Pack Man;2626331 disse:
Na verdade é possivel, e o pressuposto inicial é correto, mas não dessa forma que foi posto, estava a discutir isso até sabado passado.

A questão é DEFINA MASSA.
Todo mundo aqui sabe o que é peso, mas duvido que saberá o que é massa e pior ainda se pra explicar isso a gente cair na massa relativisitica...
e aí pior ainda achar correlações entre cada uma das massas e energia.

Vamos queimar muitos neuronios aqui, se a galera quiser a gente pode começar rsrsr

Malditos conceitos. Mas no que aprendi, massa é a quantidade de materia que um corpo possui. Peso é a força gravitacional exercida nesta massa e que varia de acordo com o corpo que exerce a atração. No nosso caso, o planeta Terra. Desta forma o peso do pack man não é o mesmo na Terra nem na Lua.
Acho que antes disso, deveriam enviar uma sonda robusta a um buraco negro para ver se é ou não um portal do tempo.
Ainda que consigamos vencer as barreiras das distancias e supondo conseguirmos enviar algo para dentro de uma destas coisas... Seria impossível a comunicação pois se nem a luz escapa da força gravitacional quanto mais qualquer outra forma de onda... Além disto, a sonda não deveria ser composta de matéria, caso contrário seria completamente assimilada pela massa da singularidade. No fim das contas, resta uma imensa interrogação sobre o que são estes astros.
 

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
Pack Man;2626284 disse:
vou resumir aqui e você me diz se é isso que voce quis dizer ou não aí se for mesmo isso eu discuto contigo senão eu leio denovo pra entender hehehe..

O que voce acha é que por e=mc² logo se massa pode virar energia, o contrário também é verdadeiro.

É essa tua premissa? se for isso a gente pode começar o debate :D senão vou ter de ler denovo hehehe

Pessoalmente eu nao acredito que energia possa virar massa.
Até pensei na possibilidade da massa relativa ter um genona que poderia ser unido novamente depois de se tornar energia. Mais isso ainda é uma teoria muito distante e prefiro não pensar sobre a alternancia de estados.
Minha teoria é A informação do codigo genetico viajaria na velocidade da luz para um receptor que analisaria e interpretaria os dados e assim haveria um "teletransporte" como ja foi citado.
Nesa discussão de teletronsporte o buraca fica mais embaixo quando pensamos na famosa "alma" ou se quiser pegar termos cientificos (Inconsciente+Consciente+ derivados)

P.s: Opiniões de um estudante de psicologia, portanto, descredenciado para exemplificações numericas. (aka O maximo que sei é regra de 3)
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Laclos Austen;2626395 disse:
Pessoalmente eu nao acredito que energia possa virar massa.
Até pensei na possibilidade da massa relativa ter um genona que poderia ser unido novamente depois de se tornar energia. Mais isso ainda é uma teoria muito distante e prefiro não pensar sobre a alternancia de estados.
Minha teoria é A informação do codigo genetico viajaria na velocidade da luz para um receptor que analisaria e interpretaria os dados e assim haveria um "teletransporte" como ja foi citado.
Nesa discussão de teletronsporte o buraca fica mais embaixo quando pensamos na famosa "alma" ou se quiser pegar termos cientificos (Inconsciente+Consciente+ derivados)

P.s: Opiniões de um estudante de psicologia, portanto, descredenciado para exemplificações numericas. (aka O maximo que sei é regra de 3)

Neste caso, você faria uma clonagem humana via wi fi...

Para que o teletransporte seja viável, seria necessário enviar matéria como energia de um ponto ao outro (luz é um tipo de energia) e depois seria remontado em forma de massa ou matéria como queiram.
 

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
sparcx86;2626411 disse:
Neste caso, você faria uma clonagem humana via wi fi...

Justamente.
Para mim, essa é a unica opção para viajens espaciais ao longo do tempo.
Mais pense um pouco mais alem.
Se clonamos humanos, que são feitos de particulas sub-atomicas
Porque nao clonar tambem naves ? que são feitas da mesma coisa.
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
sparcx86;2626359 disse:
Malditos conceitos. Mas no que aprendi, massa é a quantidade de materia que um corpo possui. Peso é a força gravitacional exercida nesta massa e que varia de acordo com o corpo que exerce a atração. No nosso caso, o planeta Terra. Desta forma o peso do pack man não é o mesmo na Terra nem na Lua.
Mas ai que está a gente tem para eu explciar isso a massa longitudinal, digamos que é a que o CERN usa hehehhe ( ml = mo[(1 - v2/c2)-3/2] ), massa de repouso ou intrínseca ou própria ou invariante, massa relativística ( m = mo/(1-V2/C2)-1/2= gama.mo. ), massa paralela e perpendicular. (a gente pode adotar aqui apenas a massa invariável ok?)

Apenas como conceito:
Massa e energia são equivalentes.
Afirmar que energia aumenta com a velocidade é o mesmo que dizermos que a massa aumenta com a velocidade.
Na verdade a expressão relativística da energia:
E = δ.mo. C2, Se v é igual a zero temos a equação de Einstein:
E= mo. C2 , ou seja a massa de um corpo pode liberar uma imensa quantidade energia. Só que isso não é possível devido ao princípio da conservação bariônica.
No entanto, no decaimento alfa e beta podemos observar este fenômeno de conversão de massa em energia.



Quer um exemplo?
uma barra de ferro ao ser aquecida ou acelerada tem sua massa aumentada.
Ou seja ao se mover, (como movimento implica em referencial, ou seja, ela está em movimento pra mim e mas não pra ti que está na mesma "levada" dela) ela terá DUAS MASSAS!


MAS, massa não é quantidade de matéria, isso é um erro de se pensar. Logo não precisa ficar: "nossa energia virando matéria!!" mas aí voltamos a questão, o que é massa? O que aumenta com a velocidade não é a quantidade de matéria do corpo, mas sim sua massa inercial, a qual mede a inércia do corpo. Quanto maior a velocidade, maior será a inércia, isto é, mais difícil torna-se a variação de velocidade. Logo temos que massa e matéria são mesmo independentes, ok?


Fontes:
http://lhc.web.cern.ch/lhc/
http://www.physicstoday.org/vol-42/iss-6/vol42no6p31_36.pdf
http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/21-1/artpdf/a4.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbef/v26n2/a03v26n2.pdf
http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/relativ/tdil.html#c3



Para encucar vocês nessa viagem sobre massa e energia:

"Se um sistema de partículas são fechados em uma caixa, cuja as paredes sejam perfeitamente refletoras e aumentarmos a energia cinética das partículas, de quanto aumentará o peso da caixa" ?
A analogia seria como se aumentasse a temperatura da "barra de ferro" na qual está sendo fornecida energia ao sistema. (aumento da velocidade de vibração dos átomos de ferro, etc).
Resposta do problema proposto pelo livro: " Se assim o desejarmos, as partículas contidas dentro da caixa poderão ser até mesmo fotões, cuja massa de repouso é igual a zero. Nesse caso, a massa gravitacional da caixa (definida como sendo peso da caixa dividida por g) será E(total)/C2. Este resultado é previsto pela teoria da relatividade geral e confirmado experimentalmente. Devemos observar que a massa do sistema de fotões não é igual à soma das massas de cada fotão em separado. A massa de repouso do foton é zero. Se mais fotões forem introduzidos na caixa, a massa gravitacional aumentará de uma quantidade ∆M=∆E/C2, onde ∆E é a energia total dos fótons.”
O livro texto é Fundamentos da Física 1 - autor Jay Orear. O exercício está na página 131.
Eu até pensei no seguinte experimento: Duas barras de ferro estão numa balança com a mesma temperatura. Se uma das barras for aquecida e aumentar a temperatura o que ocorrerá?
Pela proposição do problema acima, a barra de ferro com maior temperatura terá maior peso, pois foi fornecido energia ao sistema. Esta energia se distribuiu em maior velocidade de movimento dos átomos de ferro
Em analogia a questão posta, o peso da barra de ferro (e do trem) é maior do que a barra (e do trem) quando em repouso.

E lhes deixo com questões clássicas para serem respondidas dentro do universo exotérico da massa:
" por que uma pilha carregada pesa mais que uma pilha sem carga? Por que uma bola em cima do armário (tem energia potencial gravitacional) pesa mais que no chão?"


No caso da luz sempre ficam com a questão na cabeça, mas e a luz...
...lembrando que já temos mais de 100 anos dessa "descoberta".

A estrutura dos átomos e como eles produzem energia é a resposta para esse comportamento da natureza. O átomo é formado por um núcleo circundado por elétrons. Os elétrons possuem tanto mais energia quanto mais afastados estiverem do núcleo. Se um elétron desloca-se de uma órbita externa para outra mais interna, ele perde energia, que é liberada como um quantum de luz, ou fóton (à velocidade de cerca de 300.000 Km/s).



Agora voltando a questão de energia virar massa. eu tentei explicar isso no caso da barra, mas ainda assim tentei deixar claro que massa não é matéria oficialmente digamos assim, logo...
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Pack Man;2626465 disse:
Mas ai que está a gente tem para eu explciar isso a massa longitudinal, digamos que é a que o CERN usa hehehhe ( ml = mo[(1 - v2/c2)-3/2] ), massa de repouso ou intrínseca ou própria ou invariante, massa relativística ( m = mo/(1-V2/C2)-1/2= gama.mo. ), massa paralela e perpendicular. (a gente pode adotar aqui apenas a massa invariável ok?)

Apenas como conceito:
Massa e energia são equivalentes.
Afirmar que energia aumenta com a velocidade é o mesmo que dizermos que a massa aumenta com a velocidade.
Na verdade a expressão relativística da energia:
E = δ.mo. C2, Se v é igual a zero temos a equação de Einstein:
E= mo. C2 , ou seja a massa de um corpo pode liberar uma imensa quantidade energia. Só que isso não é possível devido ao princípio da conservação bariônica.
No entanto, no decaimento alfa e beta podemos observar este fenômeno de conversão de massa em energia.



Quer um exemplo?
uma barra de ferro ao ser aquecida ou acelerada tem sua massa aumentada.
Ou seja ao se mover, (como movimento implica em referencial, ou seja, ela está em movimento pra mim e mas não pra ti que está na mesma "levada" dela) ela terá DUAS MASSAS!


MAS, massa não é quantidade de matéria, isso é um erro de se pensar. Logo não precisa ficar: "nossa energia virando matéria!!" mas aí voltamos a questão, o que é massa? O que aumenta com a velocidade não é a quantidade de matéria do corpo, mas sim sua massa inercial, a qual mede a inércia do corpo. Quanto maior a velocidade, maior será a inércia, isto é, mais difícil torna-se a variação de velocidade. Logo temos que massa e matéria são mesmo independentes, ok?


Fontes:
http://lhc.web.cern.ch/lhc/
http://www.physicstoday.org/vol-42/iss-6/vol42no6p31_36.pdf
http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/21-1/artpdf/a4.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbef/v26n2/a03v26n2.pdf
http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/relativ/tdil.html#c3



Para encucar vocês nessa viagem sobre massa e energia:

"Se um sistema de partículas são fechados em uma caixa, cuja as paredes sejam perfeitamente refletoras e aumentarmos a energia cinética das partículas, de quanto aumentará o peso da caixa" ?
A analogia seria como se aumentasse a temperatura da "barra de ferro" na qual está sendo fornecida energia ao sistema. (aumento da velocidade de vibração dos átomos de ferro, etc).
Resposta do problema proposto pelo livro: " Se assim o desejarmos, as partículas contidas dentro da caixa poderão ser até mesmo fotões, cuja massa de repouso é igual a zero. Nesse caso, a massa gravitacional da caixa (definida como sendo peso da caixa dividida por g) será E(total)/C2. Este resultado é previsto pela teoria da relatividade geral e confirmado experimentalmente. Devemos observar que a massa do sistema de fotões não é igual à soma das massas de cada fotão em separado. A massa de repouso do foton é zero. Se mais fotões forem introduzidos na caixa, a massa gravitacional aumentará de uma quantidade ∆M=∆E/C2, onde ∆E é a energia total dos fótons.”
O livro texto é Fundamentos da Física 1 - autor Jay Orear. O exercício está na página 131.
Eu até pensei no seguinte experimento: Duas barras de ferro estão numa balança com a mesma temperatura. Se uma das barras for aquecida e aumentar a temperatura o que ocorrerá?
Pela proposição do problema acima, a barra de ferro com maior temperatura terá maior peso, pois foi fornecido energia ao sistema. Esta energia se distribuiu em maior velocidade de movimento dos átomos de ferro
Em analogia a questão posta, o peso da barra de ferro (e do trem) é maior do que a barra (e do trem) quando em repouso.

E lhes deixo com questões clássicas para serem respondidas dentro do universo exotérico da massa:
" por que uma pilha carregada pesa mais que uma pilha sem carga? Por que uma bola em cima do armário (tem energia potencial gravitacional) pesa mais que no chão?"


No caso da luz sempre ficam com a questão na cabeça, mas e a luz...
...lembrando que já temos mais de 100 anos dessa "descoberta".

A estrutura dos átomos e como eles produzem energia é a resposta para esse comportamento da natureza. O átomo é formado por um núcleo circundado por elétrons. Os elétrons possuem tanto mais energia quanto mais afastados estiverem do núcleo. Se um elétron desloca-se de uma órbita externa para outra mais interna, ele perde energia, que é liberada como um quantum de luz, ou fóton (à velocidade de cerca de 300.000 Km/s).



Agora voltando a questão de energia virar massa. eu tentei explicar isso no caso da barra, mas ainda assim tentei deixar claro que massa não é matéria oficialmente digamos assim, logo...

O que não compreendi foi dizer que uma barra de ferro ao ser aquecida possui maior peso que quando em repouso?!!! Mas o que isso influi na atração gravitacional? Isso seria devido a energia que foi 'adicionada'?
Logo meu conceito de massa está errado.
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
Laclos Austen;2626395 disse:
Pessoalmente eu nao acredito que energia possa virar massa.
Até pensei na possibilidade da massa relativa ter um genona que poderia ser unido novamente depois de se tornar energia. Mais isso ainda é uma teoria muito distante e prefiro não pensar sobre a alternancia de estados.
Minha teoria é A informação do codigo genetico viajaria na velocidade da luz para um receptor que analisaria e interpretaria os dados e assim haveria um "teletransporte" como ja foi citado.
Nesa discussão de teletronsporte o buraca fica mais embaixo quando pensamos na famosa "alma" ou se quiser pegar termos cientificos (Inconsciente+Consciente+ derivados)

P.s: Opiniões de um estudante de psicologia, portanto, descredenciado para exemplificações numericas. (aka O maximo que sei é regra de 3)
na questão de massa o que ocorre é justamente isso, você tem um conceito de massa errado, por isso parece impossivel o que na verdade é bem atual, Hélios e Hidrogenios que o digam.

Mas se a questão é essa de clonagem e envio de informação da mesma via onda eletromagnética, aí já não sei, não entendo nada de biologia, não sei como funciona nada disso, só sei que vai ter que ter alguém lá pra te receber.
Aliás você teria de nascer denovo, ou tem algo nos preceitos biológicos que permitem você formar uma vida já em estado adulto, com coporo de adulto e na hora?
eu realmente não sei...

sparcx86;2626411 disse:
Neste caso, você faria uma clonagem humana via wi fi...

Para que o teletransporte seja viável, seria necessário enviar matéria como energia de um ponto ao outro (luz é um tipo de energia) e depois seria remontado em forma de massa ou matéria como queiram.
em forma de massa sim, em forma de matéria aí complica.
e tem de se lembrar que energia pode fazer isso sim, é um preceito simples (no caso do transporte de matéria, veja os fotons)
Laclos Austen;2626429 disse:
Justamente.
Para mim, essa é a unica opção para viajens espaciais ao longo do tempo.
Mais pense um pouco mais alem.
Se clonamos humanos, que são feitos de particulas sub-atomicas
Porque nao clonar tambem naves ? que são feitas da mesma coisa.
está tendo uma confusão danada aqui de matéria, massa e energia
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
sparcx86;2626504 disse:
O que não compreendi foi dizer que uma barra de ferro ao ser aquecida possui maior peso que quando em repouso?!!! Mas o que isso influi na atração gravitacional? Isso seria devido a energia que foi 'adicionada'?
Logo meu conceito de massa está errado.
sim isso mesmo, é daí que veio o questionamento da pilha no fim.

a barra fica mais pesada, a definição de massa e matéria está errada muitas vezes, por isso fiz questão de colocar as fontes para atentarem-se no que é matéria e no que é massa.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Pack Man;2626519 disse:
na questão de massa o que ocorre é justamente isso, você tem um conceito de massa errado, por isso parece impossivel o que na verdade é bem atual, Hélios e Hidrogenios que o digam.

Mas se a questão é essa de clonagem e envio de informação da mesma via onda eletromagnética, aí já não sei, não entendo nada de biologia, não sei como funciona nada disso, só sei que vai ter que ter alguém lá pra te receber.
Aliás você teria de nascer denovo, ou tem algo nos preceitos biológicos que permitem você formar uma vida já em estado adulto, com coporo de adulto e na hora?
eu realmente não sei...


em forma de massa sim, em forma de matéria aí complica.
e tem de se lembrar que energia pode fazer isso sim, é um preceito simples (no caso do transporte de matéria, veja os fotons)

está tendo uma confusão danada aqui de matéria, massa e energia

O grande problema seria como reunir todas as peças do quebra cabeça depois. E claro, como decompo-las de forma segura.... não há protocolo TCP IP que dê conta destes pacotes!????????

Pack Man;2626521 disse:
sim isso mesmo, é daí que veio o questionamento da pilha no fim.

a barra fica mais pesada, a definição de massa e matéria está errada muitas vezes, por isso fiz questão de colocar as fontes para atentarem-se no que é matéria e no que é massa.
Afinal o que é massa? Existe uma frase que possa definir este conceito sob o ponto de vista da física?
 

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
Pack Man;2626519 disse:
Mas se a questão é essa de clonagem e envio de informação da mesma via onda eletromagnética, aí já não sei, não entendo nada de biologia, não sei como funciona nada disso, só sei que vai ter que ter alguém lá pra te receber.
Aliás você teria de nascer denovo, ou tem algo nos preceitos biológicos que permitem você formar uma vida já em estado adulto, com coporo de adulto e na hora?
eu realmente não sei...
Eu acredito que com a tecnologia atual não, mais bem provavel que daqui a um tempo sim.
Mais então tirando a biologia e colocando somente no plano cerebral.
Seria o mesmo que todas suas memorias, experiencias e inteligencias fossem armazenadas num computador e mandadas por Wi-fi para um corpo robotico com um cerebro artificial. E nisso seu corpo humano na terra seria colocado em hibernação, dai quando esse corpo robotico executasse a missão, ele só mandava o download pra vc denovo e faziam um upload no cerebro.


Pack Man;2626519 disse:
está tendo uma confusão danada aqui de matéria, massa e energia
Bem provavel
:-D
Mais acredito que a matéria possue um genona.
 

galati

Ser evoluído
Mensagens
1.084
Reações
2
Pontos
31
E as questões filosóficas???

Isso é um problema..... Vocês cientistas precisam argumentar sobre isso tb!
 

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
galati;2626569 disse:
E as questões filosóficas???

Isso é um problema..... Vocês cientistas precisam argumentar sobre isso tb!

Com certeza.
E essa é a parte interessante.
Imagina acabar a ligação do corpo com a alma.
E tambem haveria que mudar os conceitos religiosos relativos a morte e vida.
Meu foco são discussões filosoficas e psicologicas em primeiro plano.
;D
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
sparcx86;2626532 disse:
O grande problema seria como reunir todas as peças do quebra cabeça depois. E claro, como decompo-las de forma segura.... não há protocolo TCP IP que dê conta destes pacotes!????????


Afinal o que é massa? Existe uma frase que possa definir este conceito sob o ponto de vista da física?
pacotes de massa, dá, mas massa não é matéria, ou melhor, não obrigatoriamente.
Ligue-se no exemplos da luz por exemplo, na fotonica.
ah um protocolo simples para a fusão, a questão é entender que a relação é massa e energia e não matéria e energia.

Definir massa, hehehehe isso é brincar com fogo as vezes, ou brincar de exoterismo...
Se pesquisar no google por exemplo correlação de massa relativista e massa gravitacional vai achar artigos seguros se contradizendo o que é muito engraçado as vezes, mas tem uma passagem de uma carta de einstein muito interessante:
"It is not good to introduce the concept of the mass M = m/(1-v2/c2)1/2 of a body for which no clear definition can be given. It is better to introduce no other mass than `the rest mass' m. Instead of introducing M, it is better to mention the expression for the momentum and energy of a body in motion."

Ou ainda:
"Ouch! The concept of `relativistic mass' is subject to misunderstanding. That's why we don't use it. First, it applies the name mass--belonging to the magnitude of a four-vector--to a very different concept, the time component of a four-vector. Second, it makes increase of energy of an object with velocity or momentum appear to be connected with some change in internal structure of the object. In reality, the increase of energy with velocity originates not in the object but in the geometric properties of space-time itself." Taylor e Wheeler em Spacetime Physics
Laclos Austen;2626545 disse:
Eu acredito que com a tecnologia atual não, mais bem provavel que daqui a um tempo sim.
Então não existe barreira biológica para isso?

Laclos Austen;2626545 disse:
Mais então tirando a biologia e colocando somente no plano cerebral.
Seria o mesmo que todas suas memorias, experiencias e inteligencias fossem armazenadas num computador e mandadas por Wi-fi para um corpo robotico com um crebero artificial. E nisso seu corpo humano na terra seria colocado em hibernação, dai quando esse corpo robotico executasse a missão, ele só mandava o download pra vc denovo e faziam um upload no cerebro.
Ah sim mas aí voce entende e pressupõe que experiencias não precisam ser vividas, podem ser "passadas", como se ao ler um livro de técnicas de aviação eu virasse piloto, seria isso?

Laclos Austen;2626545 disse:
Bem provavel
:-D
Mais acredito que a matéria possue um genona.
Essa questão de acreditar ou não eu não sei hehe, sou péssimo com suposições assim, porque tenho medo da gente entrar demais no mundo do imaginário, mas a questão é lembrar de Bernoulli, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

estamos entrando num caminho que acho que poderiamos de cara já sem querer detonar essa lei natural o que já tornaria nossa conversa conto de fadas
 

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
Pack Man;2626594 disse:
Então não existe barreira biológica para isso?


Ah sim mas aí voce entende e pressupõe que experiencias não precisam ser vividas, podem ser "passadas", como se ao ler um livro de técnicas de aviação eu virasse piloto, seria isso?
Acho que existem algumas, mais que são facilmente quebradas.
Acho que as experencias e memorias podem ser passadas como uma onda de energia no cerebro. O que nao pode de jeito nenhum ser passado por energia são as motivações e vontade dessas experiencias (vulgo alma). E ai que minha teoria esbarra.
Porque se vermos o cerebro como um mero universo de sinapses e energia, seria muitissimo facil isso tudo.
Mais acredito que o unico modo do homem viajar na velocidade da luz é não sendo matéria.
Pack Man;2626594 disse:
Essa questão de acreditar ou não eu não sei hehe, sou péssimo com suposições assim, porque tenho medo da gente entrar demais no mundo do imaginário, mas a questão é lembrar de Bernoulli, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

estamos entrando num caminho que acho que poderiamos de cara já sem querer detonar essa lei natural o que já tornaria nossa conversa conto de fadas
E ai esta a graça.
A ciencia nada mais é do que um conto de fadas bem contado.
O divertido é formular contos de fadas independes do que o grande conto Ciencia e o outro grande conto religião pregam
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
Laclos Austen;2626619 disse:
Acho que existem algumas, mais que são facilmente quebradas.
Acho que as experencias e memorias podem ser passadas como uma onda de energia no cerebro. O que nao pode de jeito nenhum ser passado por energia são as motivações e vontade dessas experiencias (vulgo alma). E ai que minha teoria esbarra.
Porque se vermos o cerebro como um mero universo de sinapses e energia, seria muitissimo facil isso tudo.
Mais acredito que o unico modo do homem viajar na velocidade da luz é não sendo matéria.

E ai esta a graça.
A ciencia nada mais é do que um conto de fadas bem contado.
O divertido é formular contos de fadas independes do que o grande conto Ciencia e o outro grande conto religião pregam
Não é muito divertido pra mim não.
Discutir ciencia misturado com pseudo ciencia tras desinformação e falsas verdades, eu não gosto.

Se for pra discutir pseudo ciencia ok, vamos todos mentir e viajar na maionese, se for pra discutir ciencia, eu gosto de mater-me nos contornos legais dela, para não ser falso com as reais possibilidades.


Senão lá vamos nós:

Vou pegar meu caça, quebra a velocidade do som, na hora fazer um giro de 90 graus o que vai gerar calor o bastante para eu na terra (estava a pilotar o caça com o controle remoto do meu aeromodelo) captar via poderosas antenas de captação energetica B2C5 e com isso transportar calor em forma de onda para o meu foguete que estará passando em angulação aberta por jupiter e assim ao ser chicoteado recebera o calor e o converterá em energia chegando na velocidade de dobra porém devido ao seu design extremamente avançado feito com materiais que não existem mas que ainda vão existir PORQUE EU QUERO PORRA! vai haver um atrito muito grande com o vacuo (sim porque eu inventei agora isso e quem sabe um dia, possa ter não é mesmo) gerando mais calor e reaproveitando o calor na propria nave fazendo um sistema de absorção do calor, até porque esse negocio de perda de energia em outras formas é balela, eu não acredito nisso então é mentira agora! e ele vai sempre a ficar mais rápido até que devido a sua massa grande em pequeno espaço pelo acumulo de energia ele cria um pequeno buraco negro em seu bico e fica num sistema que suga ele e como nas historias em quadrinho atraves de um buraco de minhoca mágico meu foguete sai nos confins do universo e eu viajo pelo red shift pois nessa hora eu transmito-me via ondas de eletromagnéticas, mesmo sabendo que a distancia é de bilhoes de anos luz, acho tudo isso é mentira então agora vai ser na hora e ponto que mágico tudo é possivel!

haruahruhar, por isso que não gosto de quebrar as regras:kong_zonzo: [kfumando]
 

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
Pack Man;2626661 disse:
Não é muito divertido pra mim não.
Discutir ciencia misturado com pseudo ciencia tras desinformação e falsas verdades, eu não gosto.

Se for pra discutir pseudo ciencia ok, vamos todos mentir e viajar na maionese, se for pra discutir ciencia, eu gosto de mater-me nos contornos legais dela, para não ser falso com as reais possibilidades.


Senão lá vamos nós:

Vou pegar meu caça, quebra a velocidade do som, na hora fazer um giro de 90 graus o que vai gerar calor o bastante para eu na terra (estava a pilotar o caça com o controle remoto do meu aeromodelo) captar via poderosas antenas de captação energetica B2C5 e com isso transportar calor em forma de onda para o meu foguete que estará passando em angulação aberta por jupiter e assim ao ser chicoteado recebera o calor e o converterá em energia chegando na velocidade de dobra porém devido ao seu design extremamente avançado feito com materiais que não existem mas que ainda vão existir PORQUE EU QUERO PORRA! vai haver um atrito muito grande com o vacuo (sim porque eu inventei agora isso e quem sabe um dia, possa ter não é mesmo) gerando mais calor e reaproveitando o calor na propria nave fazendo um sistema de absorção do calor, até porque esse negocio de perda de energia em outras formas é balela, eu não acredito nisso então é mentira agora! e ele vai sempre a ficar mais rápido até que devido a sua massa grande em pequeno espaço pelo acumulo de energia ele cria um pequeno buraco negro em seu bico e fica num sistema que suga ele e como nas historias em quadrinho atraves de um buraco de minhoca mágico meu foguete sai nos confins do universo e eu viajo pelo red shift pois nessa hora eu transmito-me via ondas de eletromagnéticas, mesmo sabendo que a distancia é de bilhoes de anos luz, acho tudo isso é mentira então agora vai ser na hora e ponto que mágico tudo é possivel!

haruahruhar, por isso que não gosto de quebrar as regras:kong_zonzo: [kfumando]


Cara, esse seu discurso me lembrou muito o de sacerdotes catolicos da ideade media quando alguem ia contra os dogmas adotados.

Voce fala tanto de verdade.
Mais vamos pensar:
A verdade é algo que o contos de fadas padrão mostra como realidade.
Então chegamos num ponto importante de divergencia entre realidade e verdade.
A realidade é algo individual (devia ser) enquanto a verdade é algo social (devia ser).
A ciencia é um contos de fadas que chamou a magia de verdade, um ponto muitissimo inteligente por sinal.
E com isso muitos se esquecem que a real possibilidade é termos possibilidade ilimitada.
Vou criar um topico sobre a visão Antropica que fala justamente disso depois.
;D
 
Topo Fundo