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[vem tranquilo news]Pra combater roubo de cargas, Brasil agora tem carreta blindada

Coffinator

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O crescente número de roubo de cargas no país, especialmente no estado do Rio de Janeiro, tem obrigado os transportadores a buscar e desenvolver novas soluções tanto em tecnologia como em equipamentos, como por exemplo, caminhões e implementos.


Além do surgimento de novos veículos, empresas conhecidas tradicionalmente pelo transporte de valores (dinheiro, documentos etc), passaram a se especializar também no transporte de mercadorias, que vão desde alimentos (congelados) até eletrônicos (celulares, televisores etc), cargas que se tornaram o principal alvo de traficantes e quadrilhas que até pouco tempo não tinham relação com o roubo de cargas.

Com o intuito de atender a essa nova demanda do transporte rodoviário de cargas brasileiro, minimizar os prejuízos causados pelos frequentes roubos e oferecer soluções confiáveis e de alto padrão de qualidade e segurança, estas mesmas empresas de transporte de valores firmaram parcerias com grandes montadoras do país e o resultado você confere abaixo.
Listamos sete soluções apresentadas nos últimos três anos, sendo seis caminhões e um implemento, desenvolvidos especialmente para o transporte de cargas de grande volume, diferente dos tradicionais, documentos, joias e papeis moeda. Confira:

1 - MAN TGX 29.480 8x4

Apresentado em fevereiro deste ano (2018), o primeiro MAN TGX blindado do Brasil foi projetado pela MTX Blindados, o modelo 29.480 8x4 impressiona ainda mais pela robustez à prova de disparos de fuzis com resistência nível III 7.62mm x 51mm, obedecendo às normas e regulamentações vigentes do Exército Brasileiro e Polícia Federal e de acordo com a Norma NBR 15.000. Destaca-se ainda o motor MAN D26 com 480 cavalos e 2.400 Nm de torque e transmissão automatizada MAN TipMatic de 16 marchas.
LEIA: Primeiro MAN TGX blindado chega às ruas e estradas do Brasil

2 - Mercedes-Benz Axor 2644 8x4

Resultado de um investimento de 4,3 milhões no desenvolvimento de soluções que aumentam a segurança nas operações de transporte, a Prosegur em parceria com a Mercedes-Benz apresentou em Abril de 2017, o maior blindado da América Latina.

Trata-se do caminhão MB Axor 2644, traçado, com suspensão deslizante, homologado para bitrem. O veículo de grande porte é composto por um cavalo mecânico - capaz de puxar 32 toneladas -, e um baú, sendo possível acoplar mais uma carreta em sua estrutura.

Sete unidades foram incorporadas a frota da empresa e serão empregados no transporte de mercadorias de alto valor agregado, tais como joias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, ingressos para eventos e cargas com alto índice de sinistralidade como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos e cigarros.
LEIA: Prosegur apresenta Axor 2644 e bitrem blindado
LEIA: Prosegur adquire 141 caminhões blindados Mercedes-Benz

3 - VW Constellation 25.420 8x2 (Titanis)

Outro gigante do transporte rodoviário blindado apresentado em 2017 é o Titanis, resultado de uma parceria entre a Protege e a MAN Latin América. O novo caminhão é equipado com conjunto cavalo mecânico da MAN modelo 25-420 - 8x2 e com semirreboque tipo furgão de três eixos. O terceiro eixo na tração e um segundo eixo direcional tem a função de distribuir melhor a carga. O veículo conta com transmissão automatizada e capacidade para transporte de carga de até 28 mil quilos.

O cavalo mecânico e o semirreboque possuem blindagem que atende o nível mais alto de homologação estipuladas pelas autoridades brasileiras e serão empregados no transporte de eletrônicos (notebook, celulares, circuitos integrados, entre outros), medicamentos, cartões, documentos sigilosos, formulários de cheque em branco e mercadorias de alto valor agregado em geral em grande escala.
LEIA: Titanis: O maior caminhão blindado de cargas do Brasil

4 - VW Constellation 24.280 8x2

Atenta também ao crescente roubo de cargas de alimentos e congelados, a Protege e a MAN Latin América também apresentaram em 2017 o primeiro caminhão blindado com baú refrigerado.

O novo caminhão baseado no Volkswagen modelo Constellation 24.280 8x2, conta com blindagem que atende o nível mais alto de homologação estipuladas pelas autoridades brasileiras e com capacidade para 14 toneladas de carga.

O veículo ainda é certificado pela Anvisa e pela Polícia Federal e será destinado para medicamentos, vacinas, insumos farmacêuticos e produtos perecíveis de uma maneira geral, que necessitam de rígido controle de temperatura durante todo o percurso de transporte da carga.
LEIA: Frota de blindados da Protege ganha 1º caminhão refrigerado para transporte de cargas


5 - Scania P 310 4x2 e 6x2
Em parceria com a Scania e a MTX Blindados, a Prosegur adquiriu em 2015 oito novos blindados da marca sueca. Os modelos Scania escolhidos foram dois cavalos mecânicos P 310 4x2 e seis semipesados P 310 6x2, que trazem como vantagens a alta robustez dos eixos dianteiros e traseiros, uma capacidade técnica de 7.100 kg de transporte e suspensão pneumática nos eixos traseiros de fábrica. A suspensão a ar garante dois benefícios: maior proteção e facilidade no embarque e desembarque da carga com quatro alturas diferentes.
LEIA: Scania vende para Prosegur seus primeiros caminhões blindados
LEIA: Prosegur investe no segmento de cargas especiais

6 - MB Atego 3030 8x2

Resultado de uma parceria entre a Comercial De Nigris, a empresa de segurança Comando G8 e a implementadora MIB Blindados e nasceu em 2016 o primeiro caminhão Mercedes-Benz automatizado blindado do Brasil para serviços de transporte de cargas de valores agregados: o Atego 3030.

A cabine, que acolhe até quatro tripulantes, leva blindagem nível III, o suficiente para proteger contra armas de grosso calibre como as do fuzil AR 15 e só pode ser feita com autorização especial do Exército. No baú a proteção é a III-A, para suportar tiros de pistolas como as Magnum 44 e as submetralhadoras de 9 mm. Neste projeto arrojado, até o tanque de combustível está blindado. “Um dos diferenciais é o tipo do aço utilizado que é de alta resistência e quase tão duro quanto o vidro”, explica o diretor.

O projeto consiste ainda em fechaduras eletrônicas, duplo sistema de rastreamento, divisores internos de cargas, plataforma traseira elevatória para 2.500 kg, porta com sistema de travamento interno e externo com tecnologia avançada e GPS, sistema de videomonitoramento, botão de pânico, fechadura randômica, além de sensores de portas e sirenes.

LEIA: Mercedes-Benz Atego 3030 recebe blindagem completa

7 - Semirreboque blindado - Truckvan

O setor de implementos também não ficou de fora do mercado de blindados. Com o objetivo de atender à necessidade das seguradoras e transportadoras de levar maior volume de produtos de alto valor agregado, a Truckvan, maior fabricante de unidades móveis do Brasil, desenvolveu um semirreboque furgão carga segura blindado com nível de resistência balística 3-A, superior ao requerido pela Portaria n° 3.233/2012, do Ministério da Justiça.

Fabricado em aço importado de alta resistência, a carreta suporta tiros de armas de calibre 45, tem capacidade líquida de carga de até 31 toneladas e pode ter desde isolamento térmico para o transporte de remédios até double deck para ampliar o volume de carga.
LEIA: Truckvan desenvolve semirreboque blindado para cargas de alto valor

Roubo de cargas em números
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em 2017, foram registrados 10.599 casos de roubo de cargas, o que equivale a um crime a cada 50 minutos e prejuízo de R$ 607,1 milhões. A região mais afetada é a capital, que concentrou mais da metade das ocorrências do estado.

Fonte

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Se tivessem usado esse no Velozes, as empresas não teriam perdido tantas tv's com vhs acoplado.
 

Stranger_Eddie

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TUTORIAL = COMO REMOVER / DESMONTAR / INUTILIZAR TODA A BLINDAGEM DESTES CAMINHÕES AI....
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:viraolho
 


johnhartigan

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Essa terra é maldita e amaldiçoada.

Sobre a matéria, será que o peso Extra interfere muito no consumo, blindar um caminhão deve aumentar consideravelmente o peso

Não deve mudar muita coisa não, já é feito pra carregar peso, 1 Ton a mais ou a menos não interfere tanto assim.
 

Nicko

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Vou falar da parte que me cabe....o seguro de transportes no Brasil não é barato não...e isso é um dos fatores do frete ser tão caro.
E inclusive tem seguradora que coloca no contrato que NÃO COBREM a área metropolitana do RJ....normalmente é risco excluído na apólice.

Fora outros fatores...aqui no Brasil a maioria dos caminhões não carrega a marca, nem nada sobre o produto transportado....é só um baú sem marca.
Isso pra dificultar que os bandidos saibam do que é carga.

No resto do mundo existem caminhões com pinturas que são verdadeiros outdoors para as marcas...aqui no Brasil isso não dá devido a bandidagem.


184865
Esse tipo de caminhão aqui não duraria muitas viagens.
 

Trendkill

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Essa terra é maldita e amaldiçoada.

Sobre a matéria, será que o peso Extra interfere muito no consumo, blindar um caminhão deve aumentar consideravelmente o peso



Sim, e ainda tem os níveis de blindagem. Mas acho que o mais complicado seria o desgaste das peças.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 

dauther

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estradas ja são um lixo com caminhões normais, bora destruir mais elas com caminhões ainda mais pesados, fora os pneus remolds estourando mais rápido nesses caminhões bombados de blindagem.
 

Setzer1

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Adeus estradas.
Já á pouca fiscalização sobre o peso máximo que o asfalto aguenta, ae mete um caminhão desse lotado + blindagem bye bye asfalto.
Ou isso ou o caminhão transporta menos carga por viagem.
 

Novalgina

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estradas ja são um lixo com caminhões normais, bora destruir mais elas com caminhões ainda mais pesados, fora os pneus remolds estourando mais rápido nesses caminhões bombados de blindagem.

As estradas aguentam de boas o peso dos caminhões, o problema é o peso da carga. Como para estes casos dificilmente vão enxer o caminhão até o talo com carga pesada, então as estradas ficarão de boas.
 
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