O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Venda de carros na olx

isagirlyB

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
81
Pontos
18
Boa noite pessoal, tudo bem?

Queria saber uma coisa, estou vendendo meu carro pela OLX e uma pessoa ficou de ver meu carro essa semana.. Queria saber se alguém já passou por essa experiencia, como que funciona?
Sei que a pessoa tem todo direito de dar uma volta com o carro, mas por ser mulher eu não me sentiria segura em entrar no carro com alguém desconhecido, preferia não acompanhar a pessoa mas ao mesmo tempo não queria ser grossa com ela

Não acho legal levar alguém comigo só pra ficar lá de "guardião" , o que vocês sugerem? Como que vocês fazem quando vem alguém interessado comprar um carro de vocês e que queira dar uma volta?


Ah, sei que a pessoa dar uma volta sozinha com o carro poderia surgir a oportunidade dela ir embora... Mas tenho os dados dela (telefone, local onde trabalha, nome da pessoa, etc)
E meu carro também tem seguro
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.437
Reações
91.004
Pontos
1.503
Nunca vá sozinha. Eu nunca fui. Volta em carro eu nunca deixei. Ligo o motor parado e chego com o motor quente para a pessoa ver. Não precisa dar volta.
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Recomendo levar um "guardião" sim(e que entenda de vendas e de carro). Além do risco de assédio ou algo PIOR, o comprador pode tentar te ludibriar inventando defeitos ou coisas que não existem no carro/negociação. E quanto a dados que eles possam te passar, cheque a veracidade de todos. Confirme se a foto de perfil do whatsapp é realmente da pessoa e caso seja, salve a foto. Dê preferência a encontrar perto de um posto da PM/Polícia Civil/Guarda Municipal caso seja perto de sua casa. Tudo ocorrendo bem, só preencha e entregue o recibo do carro depois que você já estiver com o dinheiro em sua conta bancária (evite andar com dinheiro em espécie). E assim que preencher o recibo num cartorio, peça uma cópia autenticada ao cartório e faça a comunicação de venda no Detran o mais rápido possivel.

E pessoalmente, não deixaria o cara andar sozinho no carro (daí uma outra necessidade de ir acompanhada de um "guardião" aue poderá acompanhar o interessado no teste drive).

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Eu sempre deixei os interessados dirigirem, meio que em um circuito pré determinado. Nunca tive problemas até porquem sempre foram carros meio de nicho, que o povão não compra. Mas é cansativo, pois você pode ter que ceder o carro várias vezes para test drive até efetivamente conseguir vender. E sempre tem um fdp que vai analisar o carro todo, botar defeitos, fazer o test drive pra só depois te mandar uma contra proposta super baixa. Então é melhor deixar bem claro o valor mínimo de venda antes do TD.

Uma boa idéia é se encontrar dentro de um estacionamento de shopping ou hipermercado que tenha uma grande área externa, aí você pode deixar a pessoa fazer o TD sem medo pois é uma área fechada. Combine com vários interessados no mesmo dia (mas não exatamente ao mesmo tempo) para não perder tanto tempo e dinheiro com o estacionamento.
 
Ultima Edição:

isagirlyB

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
81
Pontos
18
@geist, @Málocco Meeeermo, @RainbowSix
Muito obrigada pelas informações!

Eu queria saber, quanto a garantia de carro usado (particular)
Vocês dão alguma garantia ou " vendeu, já era"

Pode acontecer tanto pra quem vai comprar meu carro ou eu pegar de alguem, passar uns 3 dias e dar algum problema
Como que funciona isso?
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
os 3 últimos carros que vendi, encostei em uma garagem justamente para nao ter que me preocupar com isso...
veja.. eu ja tinha o carro que queria.. então era mais facil..

no seu caso, marcaria em um lugar movimentado (estacionamento de mercado/shopping), levaria um irmao/tio/amigo/etc junto... deixaria o zezão andar com o carro apenas comigo e com meu guarda costas junto...
 


RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
@geist, @Málocco Meeeermo, @RainbowSix
Muito obrigada pelas informações!

Eu queria saber, quanto a garantia de carro usado (particular)
Vocês dão alguma garantia ou " vendeu, já era"

Pode acontecer tanto pra quem vai comprar meu carro ou eu pegar de alguem, passar uns 3 dias e dar algum problema
Como que funciona isso?

não existe garantia na venda em particular... em teoria depois que um pago e o outro assinou o documento... acabou a relação.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.080
Reações
47.632
Pontos
2.009
Eu não deixo fazer test drive. No máximo ligo o carro e não deixo ninguém com a chave, além de estacionar de frente pro meio fio ou em vaga de baliza pra mostrar o carro.

A olx virou uma plataforma perfeita pra golpes e roubos. Quando você publica o anúncio já aparece o cep do seu cadastro, além do seu fone pessoal.

Um golpe que está sendo muito comum é a clonagem de anúncios. Dois conhecidos já tiveram seus anúncios clonados por espertalhões.

E recentemente teve um caso de um vendedor que foi mostrar o carro em um posto de gasolina movimentado e mesmo assim foi roubado com emprego de arma.
 

isagirlyB

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
81
Pontos
18
No meu caso seria até vantagem roubarem rsrs.. Sendo que meu carro é velho e o seguro iria cubrir o valor do carro pela tabela faipe ^^
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
não existe garantia na venda em particular... em teoria depois que um pago e o outro assinou o documento... acabou a relação.

Isso é algo que pouca gente sabe, mas não é bem assim. Vou tentar explicar de forma simplificada, largando o "juridiquês" de lado.

De fato, não incide aquela garantia do Código de Defesa do Consumidor, que todos conhecemos das lojas e do comércio em geral, já que não é uma relação de consumo (não é uma venda feita com "frequência"/habitualidade pelo vendedor).

Porém, incide a "garantia" por vícios redibitórios do Código Civil (art. 441 a 446), que vale para defeitos ocultos, em qualquer tipo de compra e venda, mesmo entre particulares que não estão no comércio.

Funciona assim:

CARRO COM DEFEITO APARENTE: se há um defeito aparente (ex.: um vidro quebrado, uma cadeira solta) e a pessoa compra mesmo assim, "já era". Não pode reclamar depois.

CARRO COM DEFEITO OCULTO: se for um defeito que uma pessoa "normal" não detectaria no momento da venda, ou que só aparece depois de um tempo, o comprador pode escolher entre:
- Se não quiser o carro: desfazer o contrato (comprador devolve o carro; vendedor devolve o dinheiro).
- Se ainda assim quiser o carro: exigir um abatimento no preço (proporcional ao defeito, lógico)

Os prazos são os seguintes:
- Defeito que pode se manifestar logo depois da entrega: 30 dias da entrega.
- Defeito que, por sua natureza, não pode se manifestar logo depois da entrega: 180 dias para descobrir o defeito e, depois, 30 dias para reclamar.
 

isagirlyB

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
81
Pontos
18
^ Bom saber..Mas na pratica isso funciona? As pessoas fazem algum tipo de contrato ou "vendeu, já era"?

Acredito que à partir do momento que voce tem o carro, ele é seu e se surgir algum problema, voce terá que arcar com as "consequências".

Se realmente a pessoa quiser devolver o carro, seria um problema pra mim, porque iria perder dinheiro e possivelmente ter gasto com outro carro
 

DoMorro

Bam-bam-bam
Mensagens
2.292
Reações
12.224
Pontos
453
Vá sempre acompanhado. E provavelmente a chance do comprador ir acompanhado também é grande. Seguro morreu de velho. E o melhor lugar é sempre estacionamento de shopping ou hipermercado.

É foda morar num pais em que uma simples negociação de compra e venda tenha que se tomar tantas precauções pra não ser passado pra trás.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Isso é algo que pouca gente sabe, mas não é bem assim. Vou tentar explicar de forma simplificada, largando o "juridiquês" de lado.

De fato, não incide aquela garantia do Código de Defesa do Consumidor, que todos conhecemos das lojas e do comércio em geral, já que não é uma relação de consumo (não é uma venda feita com "frequência"/habitualidade pelo vendedor).

Porém, incide a "garantia" por vícios redibitórios do Código Civil (art. 441 a 446), que vale para defeitos ocultos, em qualquer tipo de compra e venda, mesmo entre particulares que não estão no comércio.

Funciona assim:

CARRO COM DEFEITO APARENTE: se há um defeito aparente (ex.: um vidro quebrado, uma cadeira solta) e a pessoa compra mesmo assim, "já era". Não pode reclamar depois.

CARRO COM DEFEITO OCULTO: se for um defeito que uma pessoa "normal" não detectaria no momento da venda, ou que só aparece depois de um tempo, o comprador pode escolher entre:
- Se não quiser o carro: desfazer o contrato (comprador devolve o carro; vendedor devolve o dinheiro).
- Se ainda assim quiser o carro: exigir um abatimento no preço (proporcional ao defeito, lógico)

Os prazos são os seguintes:
- Defeito que pode se manifestar logo depois da entrega: 30 dias da entrega.
- Defeito que, por sua natureza, não pode se manifestar logo depois da entrega: 180 dias para descobrir o defeito e, depois, 30 dias para reclamar.

isso pode virar um embrolho jurídico, fazer a pessoa provar que o defeito manifestado dentro dos 180 foi causado pelo dono anterior e nao por mal uso por ex, vai levar alguns anos na justiça...
foda
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Sobre garantia, o último carro que vendi fiz um contrato com: qualificação das partes, do objeto vendido, da avaliação prévia do mecânico de confiança do comprador, da forma de pagamento, do foro escolhido para discutir qualquer litígio e pronto.

Por no contrato constar que o carro foi avaliado e inspecionado previamente pelo mecânico de escolha do comprador, me livro de qualquer amolação.

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
^ Bom saber..Mas na pratica isso funciona? As pessoas fazem algum tipo de contrato ou "vendeu, já era"?

Acredito que à partir do momento que voce tem o carro, ele é seu e se surgir algum problema, voce terá que arcar com as "consequências".

Se realmente a pessoa quiser devolver o carro, seria um problema pra mim, porque iria perder dinheiro e possivelmente ter gasto com outro carro

isso pode virar um embrolho jurídico, fazer a pessoa provar que o defeito manifestado dentro dos 180 foi causado pelo dono anterior e nao por mal uso por ex, vai levar alguns anos na justiça...
foda

Então, juridicamente falando, você só vai ter certeza absoluta que a venda não poderá ser desfeita depois de 180 dias da entrega. Mas como o @xala_may disse, se você recusar a devolução, a questão será resolvida na Justiça... e aí demora demais. Como a matéria exige prova, a causa não pode correr no Juizado Especial (famoso "pequenas causas") então vai aí uns 3 a 4 anos de processo. Por isso (e por desconhecimento), ninguém costuma reclamar na prática. Mas pode acontecer... imagina se você pega um carro e descobre que o cara te enganou e te passou uma bomba com um defeito cuja manutenção custaria quase o valor do carro?

Uma opção é fazer um contrato escrito, no qual o comprador concorde em te isentar pela responsabilidade por defeitos ocultos (nesse caso, a lei pode deixar de ser aplicada) ou reconheça que o veículo passou por inspeção mecânica completa. Mas não é comum exigir contrato nesse tipo de negociação, e certamente o comprador ficará com a "pulga atrás da orelha" se você pedir algo do tipo.

Outro caminho é fazer o que fiz quando tive que passar essa bomba aqui pra frente . O carro tinha um defeito grave no eixo, que custaria uns R$ 800 para arrumar. Daí eu joguei o valor do anúncio uns R$ 800,00 pra cima (em relação ao preço que eu realmente queria) e, na hora de negociar, expliquei sobre o defeito e sobre o custo do conserto, abatendo os R$ 800 no preço final. Tudo foi conversado por whatsapp e conversas telefônicas (que gravei por app), porque aí eu poderia comprovar que o comprador tinha conhecimento. Isso atrasou demais a venda, mas evitou a dor de cabeça.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.191
Reações
23.284
Pontos
1.619
Outro caminho é fazer o que fiz quando tive que passar essa bomba aqui pra frente . O carro tinha um defeito grave no eixo, que custaria uns R$ 800 para arrumar. Daí eu joguei o valor do anúncio uns R$ 800,00 pra cima (em relação ao preço que eu realmente queria) e, na hora de negociar, expliquei sobre o defeito e sobre o custo do conserto, abatendo os R$ 800 no preço final. Tudo foi conversado por whatsapp e conversas telefônicas (que gravei por app), porque aí eu poderia comprovar que o comprador tinha conhecimento. Isso atrasou demais a venda, mas evitou a dor de cabeça.


Primeiro, uma coisa que eu achei e que passei mal de tanto rir sobre Peugeot e suas intenções mecânicas:



...E isso é na EUROPA, com um dos Peugeot do pessoal do clube de lá!:coolface

Meu 306, no tempo em que estava rodando, teve seus problemas, sendo o mais caro apenas a reforma do eixo traseiro, mas mesmo assim, até hoje ainda não deu problemas de novo! (verifiquei o eixo e, mesmo com ele parado ainda, está sem problemas)

.....Depois eu explico direito isso!

Mas minha intenção é começar a restaurar meu 306 ainda nesse ano pra ter o bicho rodando de novo! Afinal, ele é um carrinho que chama a atenção demais!

Voltando o assunto para o do tópico:

O melhor a se fazer é SEMPRE ter duas ou mais pessoas na hora de apresentar o veículo pra outro comprador. Como muita gente falou, SE o comprador quiser fazer um test drive, entulha o povo dentro do carro e vá (de preferência em um local FECHADO ou impeditivo pra se sair sem que o dono fique sabendo). O melhor pra se fazer é EVITAR o que vemos naqueles programas no estilo Discovery Channel. Nem você está vendendo uma raridade e nem ele é reporter ou host de programa de manutenção/restauração de veículos.

Outra coisa a se lembrar é na hora do pagamento. CHEQUE NÃO!!!! Se por um acaso ele falar "vou repassar o dinheiro via DOC ou transferência bancária", só finalize o negócio DEPOIS que confirmar a entrada de dinheiro na conta.

Sempre depois de se concretizar a venda, ir IMEDIATAMENTE no cartório e fazer a transferência da documentação com autenticação de assinatura (pois com isso, as multas que porventura aparecerem, serão invalidadas imediatamente, graças as datas de transferência registradas e autenticadas.

Verificar como está o funcionamento do veículo não é apenas um sinal de 'pós venda', mas sim, uma forma de autenticar que você está preocupada com o ítem que foi vendido (e pode trazer amigos, além de servirem de ajuda na venda de outros ítens)

Ah é, se tiver as notas de pagamento das manutenções do veículo, repasse para o comprador ver o que foi feito nele enquanto o veículo estava nas suas mãos (essa dica é mais antiga, mas ajuda na confiabilidade do que está sendo negociado)
 

isagirlyB

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
81
Pontos
18
GENTEE, eu não to encontrando o recibo de transferencia (DUT)
O que tenho que fazer? :(
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
GENTEE, eu não to encontrando o recibo de transferencia (DUT)
O que tenho que fazer? :(
Se não encontrar, precisa pedir uma segunda via. É caro e leva tempo.

Uma coisa importante é ter certeza que o dinheiro foi recebido na sua conta por TED e já está disponível, pois existe um velho golpe de fazer o deposito por envelope no caixa eletrônico e o valor escrito no envelope já aparece no extrato o que pode confundir a pessoa levando ao sucesso do golpe.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Se não encontrar, precisa pedir uma segunda via. É caro e leva tempo.

Uma coisa importante é ter certeza que o dinheiro foi recebido na sua conta por TED e já está disponível, pois existe um velho golpe de fazer o deposito por envelope no caixa eletrônico e o valor escrito no envelope já aparece no extrato o que pode confundir a pessoa levando ao sucesso do golpe.

parece idiota... mas pior que acontece mesmo.. kkkkk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.191
Reações
23.284
Pontos
1.619
No meu caso seria até vantagem roubarem rsrs.. Sendo que meu carro é velho e o seguro iria cubrir o valor do carro pela tabela faipe ^^

Lembre que, SE (porventura)(que isso NUNCA aconteça) acontecer, a seguradora vai lhe pedir que pague uma taxa, além de aguardar o tempo hábil de investigação pra se achar o carro ou o que sobrar dele (que leva em torno de 90 a 120 dias dependendo da seguradora)
 

isagirlyB

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
81
Pontos
18
Boa noite pessoal, agradeço pela atenção de todos
Eu já achei alguém que queira o carro, só nao passei pra ele ainda porque estou atras do "DUT" e estou tendo dor de cabeças com a detran, mas to correndo atras e tentando fazer pra não ter que gastar mais 500 ou 600 reais com um despachante
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Vender carro é um pesadelo. Odeio isso.
Também tô com anuncio na OLX e é muito chato lidar com todas essas questões.
 

isagirlyB

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
81
Pontos
18
No meu caso eu meio que já consegui um comprador, só estou esperando vir a documentação do detran para "concretizar" a venda

A pessoa entrou em contato comigo foi pela OLX, ela vende e compra carros também.. Não consegui chegar no meu preço objetivo, mas fechamos por um valor e ela vai cuidar de fazer toda a revisão do carro por conta dela, então não vou ter dor de cabeça com essas questões ^^

Diz ela que vai revender o carro, apesar de ser de 2002, ele está muito bem conservado.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
No meu caso eu meio que já consegui um comprador, só estou esperando vir a documentação do detran para "concretizar" a venda

A pessoa entrou em contato comigo foi pela OLX, ela vende e compra carros também.. Não consegui chegar no meu preço objetivo, mas fechamos por um valor e ela vai cuidar de fazer toda a revisão do carro por conta dela, então não vou ter dor de cabeça com essas questões ^^

Diz ela que vai revender o carro, apesar de ser de 2002, ele está muito bem conservado.

Curiosidade,por quanto vc vendeu o Fiesta ?
 

isagirlyB

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
81
Pontos
18
@_Makoto_

O valor acordado foi 7 mil reais, queria uns 8 ou 9 mas ninguém compra por esse valor.
Outra pessoa tinha me oferecido apenas 5 mil
 

billdouglas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
640
Reações
440
Pontos
1.039
Nunca vá sozinha. Eu nunca fui. Volta em carro eu nunca deixei. Ligo o motor parado e chego com o motor quente para a pessoa ver. Não precisa dar volta.
Eu não deixo fazer test drive. No máximo ligo o carro e não deixo ninguém com a chave, além de estacionar de frente pro meio fio ou em vaga de baliza pra mostrar o carro.

A olx virou uma plataforma perfeita pra golpes e roubos. Quando você publica o anúncio já aparece o cep do seu cadastro, além do seu fone pessoal.

Um golpe que está sendo muito comum é a clonagem de anúncios. Dois conhecidos já tiveram seus anúncios clonados por espertalhões.

E recentemente teve um caso de um vendedor que foi mostrar o carro em um posto de gasolina movimentado e mesmo assim foi roubado com emprego de arma.

Nunca comprei, nunca compraria, nunca comprarei um carro sem dar uma volta nele. Trouxa de quem compra carro usado sem nem dar uma volta no mesmo.
 

ESNER

Habitué da casa
Mensagens
144
Reações
140
Pontos
78
dar volta num carro não significa muita coisa. o melhor é saber analisar todo o veículo
 

billdouglas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
640
Reações
440
Pontos
1.039
dar volta num carro não significa muita coisa. o melhor é saber analisar todo o veículo

Analisar todo o veículo engloba vc dar uma volta no carro. Não há como analisar todo o veículo sem dar uma volta nele. Então significa muito, sim.
 
Topo Fundo