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-> 95% das vendas do mercado é do Steam.
-> Em 2018 um jogo no Steam vendia em média 5 mil copias , fazendo uma média de $30K de lucros (pós processamento do Steam), com um preço em torno de $12.
-> Já em 2019, queda de 70%, vendas com média de 1.5 mil cópias por jogo, lucro estimado em $16K com preço de jogo em torno de $10.
Possíveis causas:
-> Diminuir o preço não ajuda nos lucros e nem no aumento da base de jogadores.
-> Jogadores estão focados em Apex, Fortnite, LoL, Dota.
-> A quantidade de jogos lançados está cada vez maior, aumentado a competitividade pela base de jogadores.
-> Serviços de assinatura influenciam na percepção do valor do jogo e na necessidade de comprar no lançamento.
-> Backlog cada vez maior pela maior acessibilidade via serviços e promoções.
Possíveis soluções:
-> Criar comunidades do jogo.
-> Entender melhor seu público alvo.
-> Preço apropriado, um jogo mais barato não aumenta vendas.
-> Monte um plano de marketing e distribuição.
Steam e Live fornecem esse feedback via Groups e Community, além dos serviços que possuem, mas o cara tem que filtrar bastante coisa. O SteamLabs parece está focado em resolver algumas dessas questões.
A Microsoft e Amazon estão apostando pesado em Game Analytics, Game Service e LiveOps, acho que a Amazon ajuda a Epic em Fortnite.