O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ventoy] Criar pendrive de boot multi-sistemas facilmente, sem complicação

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.339
Pontos
753
Encontrei esse programa a algum tempo e fiz alguns testes com ele e realmente impressiona pela facilidade em se criar um pendrive com diversos sistemas diferentes de forma extremamente simples.

Baixe o Ventoy daqui (tem versão para Linux dele também mas vou tratar aqui só da versão para Windows):

No momento desse post a versão mais atual é a 1.0.26.

Extraia o arquivo zip para alguma pasta e espete no PC um pendrive pra ser usado como pendrive de boot com no mínimo 8GB, pois hoje em dia só sistemas linux caberiam num pendrive de 4GB, além de ser mais comum hoje os de 8GB pelo menos.

Agora a parte simples:

Acesse a pasta do Ventoy e abra o arquivo Ventoy2Disk.exe como administrador.

Aparecerá a janela do Ventoy para ser instalado no pendrive. Simplesmente verifique se o pendrive foi reconhecido no campo Device e clique em Install (no caso abaixo é um screenshot do meu pendrive por isso ele mostra a versão do Ventoy que já está nele):
147815

Depois que ele instalar vai aparecer no Explorer a unidade Ventoy que está no pendrive.

Agora basta copiar as isos dos sistemas que estarão no pendrive de boot para dentro da unidade Ventoy.

Meu pendrive está assim atualmente (ele é de 8GB):
147816

Detalhe importante: O nome de cada iso não deve ter espaços em branco (e acho que nem caracteres especiais) senão o próprio Ventoy detecta e não carrega o sistema que estiver na iso.

Depois de tudo copiado basta reiniciar o PC dando boot pelo pendrive que a tela de boot do Ventoy aparece (foto minha tirada da minha tela):
147817

Para carregar qualquer sistema da lista basta selecionar com as setas do teclado e pressionar Enter.

Ridiculamente fácil criar o pendrive.

O mais legal é que se sair qualquer iso atualizada de qualquer sistema, basta copiar a iso nova para a unidade Ventoy no pendrive. Toda vez que se dá boot pelo pendrive ele atualiza a lista e mostra todas as isos disponíveis para uso, muito legal.

Importante: Ele aceita tanto PCs com UEFI quanto com BIOS antiga sem precisar mexer em nada. Só configurar o PC para dar boot pelo pendrive com o Ventoy que todas as isos ficam disponíveis, seja PC com UEFI ou PC com BIOS.

Por isso que o meu pendrive aí tem coisas para PCs antigos e para PCs novos e ainda uma iso do Linux Mint.

Sobre as isos que tenho no pendrive atualmente:

Ferramentas_PC_BIOS_Old.iso= Basicamente é a versão 15.x do Hiren's Boot que eu uso em PCs mais antigos.

Ferramentas_PC_UEFI-BIOS.iso= Uma versão atualizada do Hiren's (com outro nome que não lembro agora) que usa como base uma imagem do Windows 10 que eu uso em PCs mais modernos

Linux_Mint= Acho que dispensa apresentações. Versão 20 do Linux Mint x64 XFCE

MemTest_para_BIOS_4.3.img= MemTest para PCs antigos, sem UEFI

MemTest_para_UEFI_8.4.img= MemTest para PCs modernos, com UEFI

Detalhe: No caso do MemTest eu baixei do site as versões para USB, funcionaram perfeitamente.

Só não adicionei uma iso do Windows 10 aí por falta de espaço mesmo, pois meu pendrive atual é de 8GB e eu uso as versões AIO do Windows 10 e só o Windows ocuparia 5 GB. Pra quem só usa Windows e quer ter alguns extras menores um pendrive de 8GB dá conta.

Basicamente é isso.

Instala o Ventoy no pendrive, copia as isos e dá boot pelo pendrive seja PC UEFI, seja PC com BIOS.

Muito simples.

:kjoinha
 
Ultima Edição:

gelsoncroft

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.426
Reações
6.586
Pontos
1.184
Vou testar assim q tiver tempo.
As Isos são de live CD (OS q rodam direto sem instalação) ou Isos de sistemas para a instalação ou ambas???
Vlw pela dica.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.339
Pontos
753
Vou testar assim q tiver tempo.
As Isos são de live CD (OS q rodam direto sem instalação) ou Isos de sistemas para a instalação ou ambas???
Vlw pela dica.
Funciona para qualquer iso seja Live-CD, seja instalação.

Inclusive estou instalando agora meu Windows 10 20H2 "LTSC". Eu já tinha ele instalado mas resolvi formatar pra ajustar umas coisas (eu tinha mudado o cluster do NTFS) e ter o sistema limpo.
147850

147849

147848

147847

Inclusive na hora de particionar o disco aparece a unidade do Ventoy.

Instalou normalmente:
147854

147853
 

gelsoncroft

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.426
Reações
6.586
Pontos
1.184
Funciona para qualquer iso seja Live-CD, seja instalação.

Inclusive estou instalando agora meu Windows 10 20H2 "LTSC". Eu já tinha ele instalado mas resolvi formatar pra ajustar umas coisas (eu tinha mudado o cluster do NTFS) e ter o sistema limpo.
Visualizar anexo 147850

Visualizar anexo 147849

Visualizar anexo 147848

Visualizar anexo 147847

Inclusive na hora de particionar o disco aparece a unidade do Ventoy.

Instalou normalmente:
Visualizar anexo 147854

Visualizar anexo 147853
Muito bom, vou usar muito isso ai, vlw mais uma vez.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.691
Reações
26.977
Pontos
1.053
Encontrei esse programa a algum tempo e fiz alguns testes com ele e realmente impressiona pela facilidade em se criar um pendrive com diversos sistemas diferentes de forma extremamente simples.

Baixe o Ventoy daqui (tem versão para Linux dele também mas vou tratar aqui só da versão para Windows):

No momento desse post a versão mais atual é a 1.0.26.

Extraia o arquivo zip para alguma pasta e espete no PC um pendrive pra ser usado como pendrive de boot com no mínimo 8GB, pois hoje em dia só sistemas linux caberiam num pendrive de 4GB, além de ser mais comum hoje os de 8GB pelo menos.

Agora a parte simples:

Acesse a pasta do Ventoy e abra o arquivo Ventoy2Disk.exe como administrador.

Aparecerá a janela do Ventoy para ser instalado no pendrive. Simplesmente verifique se o pendrive foi reconhecido no campo Device e clique em Install (no caso abaixo é um screenshot do meu pendrive por isso ele mostra a versão do Ventoy que já está nele):
Visualizar anexo 147815

Depois que ele instalar vai aparecer no Explorer a unidade Ventoy que está no pendrive.

Agora basta copiar as isos dos sistemas que estarão no pendrive de boot para dentro da unidade Ventoy.

Meu pendrive está assim atualmente (ele é de 8GB):
Visualizar anexo 147816

Detalhe importante: O nome de cada iso não deve ter espaços em branco (e acho que nem caracteres especiais) senão o próprio Ventoy detecta e não carrega o sistema que estiver na iso.

Depois de tudo copiado basta reiniciar o PC dando boot pelo pendrive que a tela de boot do Ventoy aparece (foto minha tirada da minha tela):
Visualizar anexo 147817

Para carregar qualquer sistema da lista basta selecionar com as setas do teclado e pressionar Enter.

Ridiculamente fácil criar o pendrive.

O mais legal é que se sair qualquer iso atualizada de qualquer sistema, basta copiar a iso nova para a unidade Ventoy no pendrive. Toda vez que se dá boot pelo pendrive ele atualiza a lista e mostra todas as isos disponíveis para uso, muito legal.

Importante: Ele aceita tanto PCs com UEFI quanto com BIOS antiga sem precisar mexer em nada. Só configurar o PC para dar boot pelo pendrive com o Ventoy que todas as isos ficam disponíveis, seja PC com UEFI ou PC com BIOS.

Por isso que o meu pendrive aí tem coisas para PCs antigos e para PCs novos e ainda uma iso do Linux Mint.

Sobre as isos que tenho no pendrive atualmente:

Ferramentas_PC_BIOS_Old.iso= Basicamente é a versão 15.x do Hiren's Boot que eu uso em PCs mais antigos.

Ferramentas_PC_UEFI-BIOS.iso= Uma versão atualizada do Hiren's (com outro nome que não lembro agora) que usa como base uma imagem do Windows 10 que eu uso em PCs mais modernos

Linux_Mint= Acho que dispensa apresentações. Versão 20 do Linux Mint x64 XFCE

MemTest_para_BIOS_4.3.img= MemTest para PCs antigos, sem UEFI

MemTest_para_UEFI_8.4.img= MemTest para PCs modernos, com UEFI

Detalhe: No caso do MemTest eu baixei do site as versões para USB, funcionaram perfeitamente.

Só não adicionei uma iso do Windows 10 aí por falta de espaço mesmo, pois meu pendrive atual é de 8GB e eu uso as versões AIO do Windows 10 e só o Windows ocuparia 5 GB. Pra quem só usa Windows e quer ter alguns extras menores um pendrive de 8GB dá conta.

Basicamente é isso.

Instala o Ventoy no pendrive, copia as isos e dá boot pelo pendrive seja PC UEFI, seja PC com BIOS.

Muito simples.

:kjoinha
Bom demais, já vou usar aqui!
 


FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.691
Reações
26.977
Pontos
1.053
E ainda dá pa usar o pen drive pra carregar outros arquivos?

Tipo pacote Office e outras aplicações?
 

Kazin

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
1.881
Reações
4.134
Pontos
1.054
Dica excelente!

Estava procurando alguma coisa do gênero pra montar um pen drive com Linux, Windows e ferramentas de manutenção e testes de PC.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.339
Pontos
753
E ainda dá pa usar o pen drive pra carregar outros arquivos?

Tipo pacote Office e outras aplicações?
Fiz um teste rápido aqui.

Como essa iso do Windows 10 é AIO ela comeu muito espaço do pendrive mas ainda sobraram uns 450mb livres, então eu peguei e coloquei algumas pastas de Wallpapers que eu tenho aqui até ficar somente com 1,18mb livre.

Iniciei pelo Ventoy e o menu abriu normalmente. Como eu já tinha instalado o Windows eu não ia rodar o instalador dele de novo então rodei o MemTest para UEFI e ele carregou normalmente.

147968

147969

Então eu acredito que sim, dê para colocar qualquer coisa dentro do pendrive junto com as isos.

A unidade do Ventoy no pendrive é formatada em exFAT.

Pelo que entendo só vai aparecer no menu imagens iso/img (os MemTest são .img), todo o resto continua no pendrive normalmente, só não aparece no menu.

Edit:
Fiz mais um teste aqui. Removi as isos, deixei so a do Windows 10, a de Ferramentas de PC UEFI (que e baseado no Windows 10) e os Wallpapers.

Sobrou 352kb de espaco livre no pendrive e mesmo assim a iso de Ferramentas de PC UEFI carregou normalmente (ela e um Hiren`s Boot baseado no Windows 10, tem 1,3GB de tamanho).

Como eu nao configurei o teclado esse edit que fiz no post esta com o texto sem acento:
147979

147980
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.339
Pontos
753
Aqui um vídeo do Diolinux sobre como instalar o Ventoy no pendrive pelo Linux.

Antes de ver o vídeo, importante:
Como o Ventoy sempre cria o pendrive em exFAT é necessário ter os pacotes exfat-fuse e exfat-utils instalado no sistema Linux para poder copiar as isos para o pendrive (pode acontecer de alguns sistemas não virem com esses pacotes instalados por padrão).

No vídeo ele usa a versão 1.0.14 mas os passos são os mesmos para a versão mais recente:

 

Ieragon79

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.003
Reações
1.524
Pontos
634
Muito bom!

Pelo menos é mais uma opção. O ultimo que usei pra criar Pendrive Multibootavel foi o Easy2boot, mas não sei se tem recursos a mais ou a menos do que o Ventoy.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.691
Reações
26.977
Pontos
1.053
Funcionou 100% aqui. Obrigado amigo.
c074daba5225070ca81d9869ae981f11.jpg
97d9fec6687e403a95726120bab62c4a.jpg
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.023
Reações
6.890
Pontos
704
Gostei muito pela dica. Valeu!
O ultimo que usei pra criar Pendrive Multibootavel foi o Easy2boot, mas não sei se tem recursos a mais ou a menos do que o Ventoy.
Eu usava ele tb. Não sei se tem recursos a mais. Mas era um saco fazer os .imgptn para fazer boot em UEFI, além de deixar os arquivos todos contíguos.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Pow. Gostei da dica. Tenho uma pendrive de 256gb vou colocar todas as iso que tenho e programas. Obrigado OP.
 
Topo Fundo