O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
A minha nota de corte CAIU CARALHOOOOOOOOOO

UUUOOOOOOO

VAMO USAR DROGA DESGRAÇAAA :ksnif

To com 3 pontos acima da nota de corte e to em 48° de 51 vagas

Nem sei se vou entrar na chamada regular (seria um alívio pro psicologico), mas ctz que passo nas 176453 chamadas que vao ter

To entrando na minha 2 opçao tb, obrigado senhor

É como dizem por ai, os humilhados serao humilhados! Mas sou brasileiro e nao desisto nunca. Vamo q vamo
Como está, atualmente, o número de desistências nos cursos das federais? Quando fiz o enem (2011 e 2012) era até considerável o número de chamadas feitas pela federal. Só os cursos mais populares, tipo direito e medicina, o pessoal confirmava em peso no curso.
Estava querendo colocar meteorologia como opção, mas caso tenha muita desistência em economia (estou dez abaixo na classificação da nota de corte), deixaria economia como opção.
Contábeis estou em situação parecida, mas lá prever chamar ainda para o segundo semestre.
 
Ultima Edição:

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Como está, atualmente, o número de desistências nos cursos das federais? Quando fiz o enem (2011 e 2012) era até considerável o número de chamadas feitas pela federal. Só os cursos mais populares, tipo direito e medicina, o pessoal confirmava em peso no curso.
Estava querendo colocar meteorologia como opção, mas caso tenha muita desistência em economia (estou dez abaixo na classificação da nota de corte), deixaria economia como opção.
Contábeis estou em situação parecida, mas lá prever chamar ainda para o segundo semestre.
Cara, tem como olhar o numero de chamadas feitas pelas federais pra cada curso. Vc olha e tira o ano passado como parametro pra ver ate q ponto vale arriscar no seu curso.

O Umberto explica sobre isso nesse video.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Cara, tem como olhar o numero de chamadas feitas pelas federais pra cada curso. Vc olha e tira o ano passado como parametro pra ver ate q ponto vale arriscar no seu curso.

O Umberto explica sobre isso nesse video.

Valeu. Pelas notas, passaria em ambas nas chamadas. Pior que administração também, mas aí eu seria formado nos dois cursos mais genéricos do Brasil: direito e administração. kkk
 


jocoso196

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
37
Pontos
28
Resultado ta liberado rapeize!!

Ainda passei com 10 pontos acima da nota de corte, kkk

Me desesperei aqui por nada
Passei em sétimo cara, quase riscando no décimo kkkkkk, eu pensei q estaria entre os primeiros

Os fdps da minha cota tava tirando as maiores notas de todas as categorias, até em ampla. Nego de escola pública q estuda por conta própria se dá bem

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Realmente, se baseando nas listas de chamadas anteriores, vou ser chamado tanto em contabilidade, tanto em economia. A questão é que economia certamente serei chamado na próxima chamada (estou cinco abaixo das 25 vagas), mas em contabilidade acredito ser na segunda chamada (chamarão 25 vagas agora e 25 para o segundo semestre, estou em 56 na mesma). Em dúvida qual escolher como lista de espera kkk.

Vou ser bem sincero sobre uma questão: se a pessoa dedicar um ano bem para o enem, irá passar em quase todos os cursos nas federais. Tirando medicina, o restante dos cursos notas de corte bem dentro da realidade. Eu mesmo fiz o enem só para treinar concurso e com excelentes chances de retornar a federal em um curso legal.
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
A questao agora pra mim é entrar ou no 1° ou no 2° semestre

Meu curso vai ofertar 51 vagas, 26 para o 1° semestre e 25 para o 2° semestre

Fiquei na posiçao 39° de 51, no momento to no 2° semestre

Eu realmente quero entrar no 2° semestre, pra mim tava otimo. Vamos ver, espero que quem ta na minha frente nao desista, kkk.
 

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
Tem alguém aqui que já beirou os 800?

Eu fiz sem estudar (formei tem 10 anos) e fui bem, fiquei com 650 mesmo tendo feito uma redação m****(580).
Vou passar esse ano estudando pro ENEM, preciso fazer 750/800.
Tô considerando que consigo aprender redação e tirar 900. Só com isso já subo minha média pra 713.

O que eu quero saber é:
Qua o tamanho do meu desafio? É muito difícil sair de 713* pra 760?
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Tem alguém aqui que já beirou os 800?

Eu fiz sem estudar (formei tem 10 anos) e fui bem, fiquei com 650 mesmo tendo feito uma redação m****(580).
Vou passar esse ano estudando pro ENEM, preciso fazer 750/800.
Tô considerando que consigo aprender redação e tirar 900. Só com isso já subo minha média pra 713.

O que eu quero saber é:
Qua o tamanho do meu desafio? É muito difícil sair de 713* pra 760?
Tenho um amigo meu que conseguiu e hoje faz medicina na federal. Ele se dedicou pesadamente no ano inteiro para conseguir essa nota (dedicação exclusiva).
Acredito que sim, mas aí vai precisar de uma boa dedicação.
 

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
Como vc disse q fez a prova sem ter estudado nada, acho q se vc passar o ano todo estudando dá pra tirar.

Então, eu tbm to achando isso mas como não sei nada sobre o ENEM to com medo de estar enganado.
Se eu tiver o conhecimento básico das matérias, mas bem sólido, eu consigo esses 760? Ou pra atingir isso eu preciso de conhecimento avançado e muito específico?
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Então, eu tbm to achando isso mas como não sei nada sobre o ENEM to com medo de estar enganado.
Se eu tiver o conhecimento básico das matérias, mas bem sólido, eu consigo esses 760? Ou pra atingir isso eu preciso de conhecimento avançado e muito específico?
Acho dificil tirar 760 so com conhecimento basico das materias, mesmo com uma redaçao 900

Com o TRI de hj em dia, msm tirando 900 na redaçao, acho q pra pegar 760 vc teria que acertar no minimo 140 questoes no total (de 180)

É um numero de acertos q vc precisa ter um um bom conhecimento pra atingir.

Mas como eu disse, se vc começar a estudar de AGORA, da tempo de adquirir esse conhecimento. Nao se esqueça de estar sempre resolvendo questoes e simulados enquanto aprende, de corrigir provas de ediçoes passadas e de montar um modelo eficiente de redação (eu montei o meu em 1 semana e tirei 860, com 10 meses da pra vc montar um pra pegar 900+)

E é isso, estudar bem muito, plantar agora e colher os frutos no final. Boa sorte aí pra vc!
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Tem alguém aqui que já beirou os 800?

Eu fiz sem estudar (formei tem 10 anos) e fui bem, fiquei com 650 mesmo tendo feito uma redação m****(580).
Vou passar esse ano estudando pro ENEM, preciso fazer 750/800.
Tô considerando que consigo aprender redação e tirar 900. Só com isso já subo minha média pra 713.

O que eu quero saber é:
Qua o tamanho do meu desafio? É muito difícil sair de 713* pra 760?
Tem que se aprofundar bastante pra evoluir desse jeito. Precisa espremer o máximo possível da redação e matemática e não pode bobear em naturezas que está bem "vestibular tradicional".

Só que a resposta pra qualquer coisa é sempre a mesma, é estudar pra cacete. E não vá cair nas armadilhas do pessoal que vai te dizer "o tipo de questão que o ENEM cobra" ou coisas do tipo "O ENEM vai cobrar mais a sua noção de interpretação, não precisa saber X ou Y". Pessoal foi nesse oba oba na prova de Natureza achando que o ENEM não seria conteudista e se fodeu.
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.596
Reações
2.536
Pontos
453
Vou ser bem sincero sobre uma questão: se a pessoa dedicar um ano bem para o enem, irá passar em quase todos os cursos nas federais. Tirando medicina, o restante dos cursos notas de corte bem dentro da realidade. Eu mesmo fiz o enem só para treinar concurso e com excelentes chances de retornar a federal em um curso legal.

Entendo o teu ponto de vista, mas acho que depende muito do local da Universidade.
Aqui em SP e nas universidades sulistas, de um modo geral, as notas são altas ( claro, existem cursos com baixa procura, baixa concorrência, dai as notas obviamente nem serão tão altas assim )...
Cursos como Medicina, Direito, Arquitetura, Psicologia, Relações Internacionais, algumas Engenharias, ao menos aqui em sampa, exigem notas relativamente altas.
Além disso, certas universidades colocam como critérios de aprovação via SISU notas "mínimas" em cada área do conhecimento.

Mas o caminho é dedicação mesmo. Uma hora dá certo..

Eu sou um crítico voraz do Enem. Esse critério de correção, no meu ponto de vista, é ridículo.
Eu sou meio brutão, das antigas....no meu ponto de vista vestibular de verdade é tipo as avaliações da USP, Unesp e Unicamp.....
De um modo geral as provas são muito bem feitas, com pouquíssima margem para subjetividade na hora das correções. Tem uma fase de múltipla escolha, momento que a prova já vai peneirar alguns candidatos......e depois os selecionados vão para a segunda fase. Ai sim a seleção de fato vai acontecer. São perguntas dissertativas + a redação. Simples assim, sem as maracutaias de TRI e outros malabarismos.....
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Entendo o teu ponto de vista, mas acho que depende muito do local da Universidade.
Aqui em SP e nas universidades sulistas, de um modo geral, as notas são altas ( claro, existem cursos com baixa procura, baixa concorrência, dai as notas obviamente nem serão tão altas assim )...
Cursos como Medicina, Direito, Arquitetura, Psicologia, Relações Internacionais, algumas Engenharias, ao menos aqui em sampa, exigem notas relativamente altas.
Além disso, certas universidades colocam como critérios de aprovação via SISU notas "mínimas" em cada área do conhecimento.

Mas o caminho é dedicação mesmo. Uma hora dá certo..

Eu sou um crítico voraz do Enem. Esse critério de correção, no meu ponto de vista, é ridículo.
Eu sou meio brutão, das antigas....no meu ponto de vista vestibular de verdade é tipo as avaliações da USP, Unesp e Unicamp.....
De um modo geral as provas são muito bem feitas, com pouquíssima margem para subjetividade na hora das correções. Tem uma fase de múltipla escolha, momento que a prova já vai peneirar alguns candidatos......e depois os selecionados vão para a segunda fase. Ai sim a seleção de fato vai acontecer. São perguntas dissertativas + a redação. Simples assim, sem as maracutaias de TRI e outros malabarismos.....
O vestibular no modelo antigo é mais ajusto com o pessoal que realmente se dedicou para os estudos. O Enem dá meio uma brecha para quem não se esforçou, mas tem um bom poder de leitura, acabar sendo aprovado.
O bom aluno sempre vai passar e o enem a pessoa pega o jeito treinando bastante como qualquer prova.
 

z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
Pessoal, alguém ai tem experiência com PROUNI? toda ajuda é bem vinda nesse momento.

To tentando pra Med manos, e pela primeira vez na minha vida to acima das médias de corte :rox:rox:rox, eu to feliz pra c***lho mas MUITO nervoso ao mesmo tempo, ponderando sobre qual uni jogar, se as notas ainda vão subir muito, etc. Tem uma aqui na minha cidade que é o meu sonho estudar mas eu to no LIMITE, tipo, o corte é 729,50 e minha nota é 729,74. Mas em compensação, tem outras aqui da região que estão até 5 pontos abaixo da minha nota ainda... mas tem lista de espera ainda, segunda chamada, e nessas eles chamam pessoas com até 10, 15 pontos abaixo do corte original. Admito que já criei expectativa e estou esperançoso de passar esse ano jhuahuahuahuha

Só é díficil escolher qual lugar jogar mesmo. Acho que vou jogar em uma que a minha nota dê de sobra pra garantir a vaga,, e na segunda opção essa aqui da minha cidade, por que quando vê da zebra de o pessoal desistir no ultimo dia e eu pleito uma vaguinha.
 

jocoso196

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
37
Pontos
28
E aí, pessoal, como vai essa luta?
Passei em CC na minha federal, estou contente

Esse ano vou continuar estudando pro Enem. Se eu conseguir mais 100 pontos eu passo em Med. Quero experimentar o curso por um tempo (curto tanto computação e tecnologia quanto medicina, nutrologia, endocrinologia, fármacos, etc)

No momento ainda não tô estudando. Tenho a plataforma do Biologia total e pretendo experimentar o material Bernoulli, atualizado se possivel.

E você meu velho ??

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Acho q vou ficar pro segundo semestre :rox

Saiu a relaçao e na minha modalidade das 51 vagas 44 foram ocupadas

Eu tava em 39° no Sisu e vao chamar ate o 26°

Se só 7 pessoas desistiram entao mesmo q tenha sido 7 da primeira metade, eu ainda continuo no 2° semestre

Vamos aguardar, por enquanto tudo certo
 

Lulukalia

Bam-bam-bam
Mensagens
2.450
Reações
6.596
Pontos
303
Passei em CC na minha federal, estou contente

Esse ano vou continuar estudando pro Enem. Se eu conseguir mais 100 pontos eu passo em Med. Quero experimentar o curso por um tempo (curto tanto computação e tecnologia quanto medicina, nutrologia, endocrinologia, fármacos, etc)

No momento ainda não tô estudando. Tenho a plataforma do Biologia total e pretendo experimentar o material Bernoulli, atualizado se possivel.

E você meu velho ??

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Que legal, no caso eu sou velha mesmo, não nego. Hahahaha
Desejo sorte aí na sua jornada! :rox
Pessoalmente entrei no internato de med agora e estou sofrendo, é pesadíssimo! Mas eu gosto bastante, tenho certeza que escolhi certo, apesar de às vezes cansar disso aqui.


Acho q vou ficar pro segundo semestre :rox

Saiu a relaçao e na minha modalidade das 51 vagas 44 foram ocupadas

Eu tava em 39° no Sisu e vao chamar ate o 26°

Se só 7 pessoas desistiram entao mesmo q tenha sido 7 da primeira metade, eu ainda continuo no 2° semestre

Vamos aguardar, por enquanto tudo certo
Acho que dá sim! :)
 

z NukeMars z

Novato
Mensagens
20
Reações
30
Pontos
13
Pessoal, me ofereceram uma bolsa 100% no melhor cursinho aqui da minha cidade, foco em medicina, com aulas em período integral das 7:40 até às 17:00, de de seg a sex.

Eu já tenho um ano de cursinho relativamente bem feito, vocês acham que vale a pena ir, ou seria mais interessante estudar em casa?

O que me preocupa nesse presencial é a quantidade de aulas, carga horária absurda apenas assistindo aulas! O que restaria menos tempo para o estudo solitário. Mas daí eu penso também, os cursinhos que mais aprovam (poliedro, etc) também tem uma carga parecida, então não sei se é relevante.
 

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Pessoal, me ofereceram uma bolsa 100% no melhor cursinho aqui da minha cidade, foco em medicina, com aulas em período integral das 7:40 até às 17:00, de de seg a sex.

Eu já tenho um ano de cursinho relativamente bem feito, vocês acham que vale a pena ir, ou seria mais interessante estudar em casa?

O que me preocupa nesse presencial é a quantidade de aulas, carga horária absurda apenas assistindo aulas! O que restaria menos tempo para o estudo solitário. Mas daí eu penso também, os cursinhos que mais aprovam (poliedro, etc) também tem uma carga parecida, então não sei se é relevante.
É bastante pessoal a resposta que vc procura, mas como vc já passou 1 ano no cursinho e tem uma boa base, seria mais vantajoso partir para o estudo autodidata. Assim, teria muito mais tempo para o estudo direto e poderia usar videoaulas como sanador de dúvidas.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

VanGulic

Supra-sumo
Mensagens
316
Reações
522
Pontos
178
Pessoal, me ofereceram uma bolsa 100% no melhor cursinho aqui da minha cidade, foco em medicina, com aulas em período integral das 7:40 até às 17:00, de de seg a sex.

Eu já tenho um ano de cursinho relativamente bem feito, vocês acham que vale a pena ir, ou seria mais interessante estudar em casa?

O que me preocupa nesse presencial é a quantidade de aulas, carga horária absurda apenas assistindo aulas! O que restaria menos tempo para o estudo solitário. Mas daí eu penso também, os cursinhos que mais aprovam (poliedro, etc) também tem uma carga parecida, então não sei se é relevante.
Se tem dificuldade de estudar sozinho, vá para o cursinho. Se tem facilidade, o cursinho só vai atrapalhar

Sent from my ZTE A2017G using Tapatalk
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Pessoal, Stoodi ou descomplica? Qual é melhor? Queria focar na fuvest, poderia estudar um conteúdo voltado para o Enem? Ou melhor procurar algo específico para a fuvest?
 

Da Vinci

Larva
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
3
Alguém aí utiliza o Geek Games? Já sou graduado e pós graduado (duas especializações) porém estou avaliando a possibilidade de me dedicar para tentar ingressar no curso de Ciências Médicas (Medicina). O que preciso são de pelo menos 710 a 725, aproximadamente (Cotista).
 

Da Vinci

Larva
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
3
Pessoal, Stoodi ou descomplica? Qual é melhor? Queria focar na fuvest, poderia estudar um conteúdo voltado para o Enem? Ou melhor procurar algo específico para a fuvest?
Stoodi, sem dúvidas. Já testei os dois e se você quer algo organizado e com seriedade, recomendo Stoodi. Mas tem a plataforma Geek Games que uso atualmente (até agora estou gostando).
 

Gossec

Bam-bam-bam
Mensagens
2.706
Reações
6.411
Pontos
453
Stoodi, sem dúvidas. Já testei os dois e se você quer algo organizado e com seriedade, recomendo Stoodi. Mas tem a plataforma Geek Games que uso atualmente (até agora estou gostando).
eu assinei Ferreto e estou gostando.
estou procurando uma plataforma para estudar humanas. o Stoodi vale a pena?
 

esp_40

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.353
Reações
2.802
Pontos
999
Galera, estou disposto a iniciar meus estudos e tentar um vestibular. Sei que não será fácil, mas vou estudar o máximo que eu puder para atingir meus objetivos. Tenho 30 anos e me sinto meio velho, mas penso, antes tarde do que nunca :klol

Enfim, estou cru e ciente das minhas dificuldades. Então meus amigos, gostaria de um norte.

Por onde devo começar, para ao menos ter uma boa base de estudos? Olhei a página principal e vi vários sites para cada matéria.

pretendo entrar em um cursinho em breve, mas tb não quero chegar lá totalmente cru.

o que vcs me recomendam a fazer? Sei que não existe receita pronta pra essas coisas, mas gostaria de ao menos uma direção da galera que ja está acostumada com tudo isso. Será a primeira vez que irei prestar um vestibular , então qualquer conselho será muito bem vindo.

Vlw galera.
 

VanGulic

Supra-sumo
Mensagens
316
Reações
522
Pontos
178
Galera, estou disposto a iniciar meus estudos e tentar um vestibular. Sei que não será fácil, mas vou estudar o máximo que eu puder para atingir meus objetivos. Tenho 30 anos e me sinto meio velho, mas penso, antes tarde do que nunca :klol

Enfim, estou cru e ciente das minhas dificuldades. Então meus amigos, gostaria de um norte.

Por onde devo começar, para ao menos ter uma boa base de estudos? Olhei a página principal e vi vários sites para cada matéria.

pretendo entrar em um cursinho em breve, mas tb não quero chegar lá totalmente cru.

o que vcs me recomendam a fazer? Sei que não existe receita pronta pra essas coisas, mas gostaria de ao menos uma direção da galera que ja está acostumada com tudo isso. Será a primeira vez que irei prestar um vestibular , então qualquer conselho será muito bem vindo.

Vlw galera.
Para responder sua pergunta é importante se atentar a algumas variáveis que definirão como será sua preparação.
Você irá dedicar quantas horas de estudo por semana? Deseja cursar o que? Seria bom pesquisar a nota de corte do curso desejado na instituição que deseja cursar, além de fazer um simulado para saber como está seu domínio sobre os conteúdos.
Sugiro que comece organizando seu cronograma e dividindo as disciplinas de acordo com a necessidade. Um cursinho online ajuda bastante, uma vez que já apresentam um plano de estudos.
Sugiro também que passe a ler matérias informativas, como de revistas como a superinteressante (ou outra do seu interesse), também sugiro que vez ou outra leia matérias do site https://revistapesquisa.fapesp.br/ para se acostumar com a linguagem que irá encontrar nas questões.
É fundamental fazer redações que sejam corrigidas, existem plataformas para isso e alguns cursinhos online também contam com essa opção. Esse ponto não pode ser deixado de lado, redação é um ponto chave pra catapultar tua nota ou afundar.
Basicamento é isso... como está iniciando, sugiro que assista aulas e sempre vá respondendo os exercícios propostos, escolha um curisnho online que lhe agradar e boa sorte.
 
Topo Fundo