O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Alguem aqui fez o enem hoje?

Fui fazer de novo esse ano, mas como eu sou um FDP vagabundo, fui la sem ter estudado nada

E acabei melhorando meu desempenho nas questoes

De acordo com o gabarito extraoficial do G1 aqui:

Fiz 32/45 em humanas e 28/45 em linguagens

Foi melhor q ano passado nos dois. Ano passado eu cheguei a estudar 1 mes antes da prova, esse ano nao estudei NADA

E isso ME FUDEU na redaçao. c**lho sou mt FDP. Era pra eu ter passado o dia ontem decorando modelo de redaçao pra chegar lá na hora e vomitar a formula. Tomei no c bonito na redaçao esse ano, vai adiantar de nada eu ter melhorado em humanas e linguagens

Tirei 860 em redaçao ano passado, estudando 1 semana. Se eu fizesse isso, só 1 semaninha esse ano.. era dai pra mais. Ñ fiz e me fudi.

Se eu fizer 700 pontos na redaçao esse ano é muito, namoral kkk. Foi foda o bagulho, pior q nem tive tempo de concluir kkk. Proposta de intervençao ficou pela metade.

Acobou o sonho.

Porra, to na magoa agora da redaçao... Uns 900 pontos e dava pra sonhar em passar mesmo sem estudar pra p nenhuma. Agora vou lá fazer firula no segundo dia, e eu ja sou horrivel em ciencias da natureza.
De acordo com o G1 eu fui uma tragédia em português, mas mesmo que eu tivesse estudado 10x mais eu teria acertado no máximo mais 3 questões provavelmente. Eu nem fiz as contas em português, mas errei bastante. No máximo acertei 35, mas acho que foi menos, nem vou ver.

Eu ODEIO o modelo de interpretação do ENEM, odeio interpretar poema, odeio questão subjetiva.

De acordo com o G1 eu gabaritei Humanas. :klolwtf

Redação eu me fodi. Dá vontade até de chorar.

Eu tenho um modelo mental de redação ENEM que não é bem um modelo, é uma estrutura por assim dizer...

4 a 6 linhas: [Frase de contextualização][Frase de transição que aproxima a contextualização pro tema][Frase que expõe o tema e o ponto de vista]

Entre 6 e 10 linhas: [Afirmação][Causa][Consequência] (x2)

4 a 6 linhas: [Retomada da introdução][Retomada dos parágrafos argumentativos][Proposta de intervenção].

É mais ou menos isso. O problema foi: Eu tinha uma contextualização para usar na prova caso caísse algo sobre pandemia, e eu tentei usar ela pra justificar o tema de saúde mental. Eu desisti no meio e fui escrever sobre outra coisa, pensei até em usar jogos tipo o Max Payne pra falar sobre representação de saúde mental só que na hora começou a dar problema na sala e comecei a ficar ansioso e confuso. Explico:

Minha sala teve uns 7 alunos só. Assim que deu o tempo mínimo pra sair da sala umas três pessoas já entregaram a prova e se mandaram. E a mulher avisou que os três últimos teriam de sair junto. Pouco tempo depois um cara começou a ficar resmungando que tinha de sair cedo, e logo em seguida uma guria entregou a prova. Isso era cedo ainda, não era nem 16h. Aí esse filha da put* ficou resmungando bufando, fazendo barulho de inquietação. A menina que ficou perguntou pra aplicadora se era 18:30 o horário pra sair da sala com a prova, e o cara lá COMEÇOU A RECLAMAR EM VOZ ALTA.

Chegou ao ponto da mulher ameaçar tirar a prova dele.

Só que nessa torração de saco minha mente se perdeu, perdi a inspiração.

Fiquei me debatendo, fiz uma contextualização bem ruim com Tropa de Elite (Aquela parte que o Cpt. Nascimento vai na psicóloga/psiquiatra) não consegui calcular bem a quantidade de linhas pq meu resumo ficou todo fodido e etc.

Ficou ruim. Não deu pra cortar redundância, não consegui corrigir o texto, não consegui fazer minha análise em bloco nem nada. Eu não me daria uma nota maior que 800.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Galera que foi mal em português e redação aí, vou deixar meu cartão pra vcs pq dou aula disso kkkkk, zueira, gostei do tema da redação desse ano, achei que dava pra trabalhar bem o tema, sempre faço por causa da minha profissão, mas esse ano não deu pra fazer devido ao Covid, e foco nos vestibulares que agora iniciou a temporada de uma prova atrás da outra, boa sorte pra vcs.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
Galera que foi mal em português e redação aí, vou deixar meu cartão pra vcs pq dou aula disso kkkkk, zueira, gostei do tema da redação desse ano, achei que dava pra trabalhar bem o tema, sempre faço por causa da minha profissão, mas esse ano não deu pra fazer devido ao Covid, e foco nos vestibulares que agora iniciou a temporada de uma prova atrás da outra, boa sorte pra vcs.
Deixar o cartão pq? Você é professor de português?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Deixar o cartão pq? Você é professor de português?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Deixar o cartão pq? Você é professor de português?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
De redação dou aula sim, por quê? Mas foi só zueira, estou querendo angariar alunos aqui não, só quis comentar o tema da redação com o povo daqui.
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Galera que foi mal em português e redação aí, vou deixar meu cartão pra vcs pq dou aula disso kkkkk, zueira, gostei do tema da redação desse ano, achei que dava pra trabalhar bem o tema, sempre faço por causa da minha profissão, mas esse ano não deu pra fazer devido ao Covid, e foco nos vestibulares que agora iniciou a temporada de uma prova atrás da outra, boa sorte pra vcs.
Pior que eu nao tenho problema com redaçao nao mano

Como falei no meu comentario, na prova do ano passado eu nunca tinha feito uma redaçao na minha vida, dediquei tipo menos de 1 semana pra estudar redaçao, fiz umas 4 ou 5 com o mesmo modelo, memorizei o modelo, cheguei lá na hora e ja tirei 860 de cara.. Estudando menos de 1 semana

Só q esse ano eu fui mais além ainda na vagabundagem. Nao estudei pra porra nenhuma das outras materias, nem mesmo 1 dia, nada! E deixei pra tentar memorizar o modelo de redaçao que eu ia usar HORAS antes da prova. Nao consegui decorar a tempo (ate pq minha mae tava me enchendo o saco pra eu começar a me arrumar enquanto eu tentava memorizar o bagulho kkk), fui lá fazer sem modelo nenhum e sem prática NENHUMA, me fudi...

Eu tava tão fudido que no meio da prova pensei em desistir de fazer redação, f**a-se, eu já to na faculdade (porém num curso q eu nao quero), fui deixando pra lá... Aí perto pro final tive uma mudança de pensamento e resolvi tentar fazer uma graça kkk. Resultado: não deu nem tempo de finalizar a redaçao PQP!

Fiz o bagulho tudo nas coxas e na hora da proposta de intervenção eu literalmente tive que parar no início, pq tinha acabado o tempo.

Namoral, não sei se eu tiro nem 600 pontos esse ano kkk. Foi MT inferior a redação que eu fiz na edição passada.

Sobre português, tanto na edição passada quanto nesse ano eu não estudei nada, porem na edição passada pelo menos eu fiz umas provas antigas pra dar uma treinada. Mas mesmo sem estudar nada de nada esse ano, eu melhorei o desempenho em linguagens.

Fiz 28/45 esse ano, o que já é meio m****, mas conseguiu ser melhor que o da edição passada kkkk.
 
Ultima Edição:

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Pior que eu nao tenho problema com redaçao nao mano

Como falei no meu comentario, na prova do ano passado eu nunca tinha feito uma redaçao na minha vida, dediquei tipo menos de 1 semana pra estudar redaçao, fiz umas 4 ou 5 com o mesmo modelo, memorizei o modelo, cheguei lá na hora e ja tirei 860 de cara.. Estudando menos de 1 semana

Só q esse ano eu fui mais além ainda na vagabundagem. Nao estudei pra porra nenhuma das outras materias, nem mesmo 1 dia, nada! E deixei pra tentar memorizar o modelo de redaçao que eu ia usar HORAS antes da prova. Nao consegui decorar a tempo (ate pq minha mae tava me enchendo o saco pra eu começar a me arrumar enquanto eu tentava memorizar o bagulho kkk), fui lá fazer sem modelo nenhum e sem prática NENHUMA, me fudi...

Eu tava tão fudido que no meio da prova pensei em desistir de fazer redação, f**a-se, eu já to na faculdade (porém num curso q eu nao quero), fui deixando pra lá... Aí perto pro final tive uma mudança de pensamento e resolvi tentar fazer uma graça kkk. Resultado: não deu nem tempo de finalizar a redaçao PQP!

Fiz o bagulho tudo nas coxas e na hora da proposta de intervenção eu literalmente tive que parar no início, pq tinha acabado o tempo.

Namoral, não sei se eu tiro nem 600 pontos esse ano kkk. Foi MT inferior a redação que eu fiz na edição passada.

Sobre português, tanto na edição passada quanto nesse ano eu não estudei nada, porem na edição passada pelo menos eu fiz umas provas antigas pra dar uma treinada. Mas mesmo sem estudar nada de nada esse ano, eu melhorei o desempenho em linguagens.

Fiz 28/45 esse ano, o que já é meio m****, mas conseguiu ser melhor que o da edição passada kkkk.
Entendi, é sem estudar a coisa muda de figura kkkkk, mas posso dar duas dicas pra você? Primeiro, pela nota do ano passado você com certeza escreve bem, e consegue desenvolver bem as ideias de uma forma clara, já pensou em desenvolver seu próprio modelo? Algo que você não precise decorar e que fique no "automático " sempre que você precisar escrever. E segundo pelo 28 na prova de português você deve ter dificuldade em interpretação de texto então foca em fazer muitas questões, porque assim a sua nota com toda certeza irá subir, aproveita que final do ano tem de novo e já foca desde de já nisso que é sucesso, boa sorte.
 


juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.596
Reações
2.536
Pontos
453
Das 30 pessoas que estavam na lista da "minha" sala, 16 faltaram. Li agora que a taxa de abstenção geral foi de quase 52%. É gente pra p*hh@!!!!

Como de costume, não confiro meus acertos. Deixo pra quando sair a nota oficial.
De um modo geral a escola em que fiz a prova estava bem organizada, foi a primeira vez que me colocaram em uma escola do próprio bairro. Bom demais fazer a prova ao lado de casa, almocei no horário normal e sai faltando 10 minutos pras 13:00.
Com relação aos "fiscais" da sala, apesar de serem gente boa, achei bem despreparados. Ficou a impressão que tudo foi feito as pressas, nas cochas.

Fiz a mesma tática de anos anteriores: começo por Linguagens, depois Humanas e finalizo com a Redação. Porém a medida que ia respondendo já assinalava a "correta" no cartão resposta. Notei que ganhei algum tempo.

Na minha opinião Linguagens foi pedreira. Subjetiva ao extremo e quase todas as questões traziam 2 alternativas que dilapidavam os pensamentos, tendo em vista a possibilidade de ambas serem corretas ( tipo, uma correta e a outra "quase correta" kkkkk ). Muito fd@, muito fd@ mesmo. Notei que demorei pra finalizar as 40 ( as 5 de espanhol fiz rapidão, embora não tenha certeza se fechei com ouro as 5 )..

Humanas foi na velocidade da luz. Na minha opinião as 45 estavam muito acessíveis. Sei lá, mesmo alguém que não tenha boa base de humanas teria se saído bem em mais ou menos umas 30 questões ali apenas se valendo da interpretação de texto.

Redação é sempre uma incógnita. Gostei da temática. Mas não levo muita fé em conseguir grandes notas. Quase sempre minhas redações carecem de alguma profundidade e sempre proponho intervenções simples, rasas.....!! A bem da verdade eu fico cansado pacas na prova do Enem, é um modelo que não me agrada. Minhas redações de segunda fase na USP e Unesp sempre ficam tops, com notas altas. Creio que seja por conta do modelo de prova. Embora sejam mais difíceis e conteudistas, esses vestibulares distribuem melhor o tempo e o conteúdo cobrado, dai consigo me organizar melhor, administrar melhor. Enem é uma pancada com 90 questões interpretativas com textos "bíblicos" ( de trocentas linhas, ainda que isso tenha diminuído um pouco ), e pra fechar o dia você ainda tem que elaborar um texto propondo intervenções/melhorias. Ao menos pra mim, com 40entinha, é puxado kkkkkkk.....

Agora é concentrar pra segunda etapa no próximo domingo e depois Unespão da massa!! Fuvest no domingo passado estava relativamente acessível.

Na minha opinião, sendo bem sincero, o candidato que conseguiu estudar "pra valer" nessa pandemia vai "arregaçar" nas notas.

Boa sorte pra todos!! Pensamento positivo e jamais se esqueçam: é só uma b*sta de vestibular. Não foi dessa vez? Tente de novo, de novo, de novo, de novo..........a vida é maravilhosa e não é uma nota alta ou baixa que definirá a tua existência.

Força galera :rox:rox
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Pra saber ue, só aula de português? Ou inglês também?
Ah beleza, só agora que li de novo o jeito que escrevi me fez parecer um tanto grosseiro, desculpe. Então cara eu tenho formação em letras português e inglês. Dou aula de redação e português na parte gramatical, sintaxe, semântica, ortografia etc.
Inglês eu tenho uma boa base, e já dei aula também, só não me arrisco a dar aula de conversação pois não tenho vivência no exterior para ensinar bem essa parte da língua. Também tenho uma boa base de francês, e já dei um pouco de aula nessa área.
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Primeiro ano desde 2015 sem fazer Enem e até que senti falta. Dando uma opinião de quem está de fora e olhou algumas questões, achei um nível mais acessível em linguagens (tenho relativa facilidade na área também, adoro a prova do Enem) e uma manutenção do nível em humanas. Redação é um tema que deve ter sido debatido na maioria dos cursinhos. Acredito que o ponto-chave foi a palavra "estigmas". Se o candidato trabalhou a redação em cima dela, 900+ é quase garantido.
Boa sorte a todos aí, fiquem firmes pro 2° dia.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Primeiro ano desde 2015 sem fazer Enem e até que senti falta. Dando uma opinião de quem está de fora e olhou algumas questões, achei um nível mais acessível em linguagens (tenho relativa facilidade na área também, adoro a prova do Enem) e uma manutenção do nível em humanas. Redação é um tema que deve ter sido debatido na maioria dos cursinhos. Acredito que o ponto-chave foi a palavra "estigmas". Se o candidato trabalhou a redação em cima dela, 900+ é quase garantido.
Boa sorte a todos aí, fiquem firmes pro 2° dia.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
Este ano também não fiz. Desde de 2013 fazendo Enem...
Este ano (ou ano que vem, não sei se este ano haverá Enem) vou fazer novamente, e espero me preparar até lá. Ainda não cheguei a ver a edição desse ano.
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Nossa... nota de corte pra medicina SP na fuvest 2021 = 83 de 90. Isso significa q pelo menos metade das matérias vc não pode errar nada. Isso é insano, imagina a depre de acertar 82 e ver que a nota mínima era 82 + 1.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Nossa... nota de corte pra medicina SP na fuvest 2021 = 83 de 90. Isso significa q pelo menos metade das matérias vc não pode errar nada. Isso é insano, imagina a depre de acertar 82 e ver que a nota mínima era 82 + 1.
Ouvi a galera falando que eles deixaram a prova mais fácil esse ano, como uma forma de "compensar" pela pandemia.

Meu medo é acontecer isso com a UFPR (A prova é dia 28). Eu gosto do nível atual deles, não quero que fique muito fácil...

E a UFPR era até mais cretina que a FUVEST nesse esquema de passar raspando, porque até pouco tempo atrás uma questão anulada dividia a nota entre as outras das mesma disciplina, então tinha gente que não ia pra segunda fase só por causa de décimos.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
A ideia de tentar "compensar" por causa da pandemia é muito ingênua, ai acontece isso de notas pularem para outro patamar, no fim vai passar aquele que pode se preparar do mesmo jeito, espero sinceramente que isso role só nesses vestibulares adiados e que os de final de ano voltem ao normal pq senão vai virar quase concurso público para nível médio, uma prova que não é difícil mas tem que gabaritar para ter uma chance...complicadíssimo isso.
 

EasyName

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.047
Reações
3.690
Pontos
704
Nossa... nota de corte pra medicina SP na fuvest 2021 = 83 de 90. Isso significa q pelo menos metade das matérias vc não pode errar nada. Isso é insano, imagina a depre de acertar 82 e ver que a nota mínima era 82 + 1.
É foda msm, minha irmã prestou pra Bauru, corte foi 78, ela mandou 76. Triste fim.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Tu trabalha neh? Vamos estar no mesmo desafio então hahahaha, vou ver se consigo um resultado satisfatório tentando conciliar as duas coisas...boa sorte !
Sim, trabalho. Este ano dedicarei apenas na redação + naturezas, tenho problemas nessas áreas.
Poderei dedicar apenas umas horas nos fins de semana, melhor que nada.

Boa sorte pra gente, haha.

Tá tentando medissina tb?
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Sim, trabalho. Este ano dedicarei apenas na redação + naturezas, tenho problemas nessas áreas.
Poderei dedicar apenas umas horas nos fins de semana, melhor que nada.

Boa sorte pra gente, haha.

Tá tentando medissina tb?
Tá fazendo o certo com tempo curto. Sim vou tentar med também, só que no meu caso eu vou focar muito pouco no enem e mais nos vestibulares já que a maioria das universidades que têm aqui perto ou não aceita ENEM ou só para um punhado de vagas. Boa sorte cara, até fim do ano tem bastante tempo e tu vai ir sem pressão já que está se especializando em outra área. Se deus quiser vai dar certo para nós dois hahahahha
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeta porra c***lho.

A prova da UFPR foi adiada.

Foram fazer um concurso domingo agora e cancelaram DE MADRUGADA por problemas "logísticos". Aí hoje cancelaram o vestibular.

172619
 

ibaaan

Bam-bam-bam
Mensagens
792
Reações
1.071
Pontos
333
Fellas, fiz a FUVEST hoje e achei a prova de especificas razoavelmente mais fácil que dos últimos anos pena que eu panguei ontem em português. No mais ao que parece é mais um ano de luta por aqui.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeta porra c***lho.

A prova da UFPR foi adiada.

Foram fazer um concurso domingo agora e cancelaram DE MADRUGADA por problemas "logísticos". Aí hoje cancelaram o vestibular.

Visualizar anexo 172619
Depois do que rolou também...tinha certeza que iam adiar nem que fosse um pouco...tiraram uma galera do NUC UFPR até o cara que presidia dançou...mas acho que adia no máximo umas 2 semanas até pq tão mantendo a data do resultado final então....
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Eu acho que vai dar muita m**** com a nova data, principalmente porque se não me engano no mês que vem tem provas das estaduais.

O NC tinha de ter sido completamente renovado tem anos. Todo ano tem algum problema crasso no vestibular que fode o vestibulando em menor ou maior grau. Nem imprimir direito uma prova de segunda fase os caras conseguem.
sim sim, março acho que tem uepg, uem e uel, abril tem unicentro, maio a unioeste, ou seja calendário para a primeira fase e principalmente pra segunda vai ser bem apertado....
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Mas dito e feito.

Remarcaram a prova pra dia 28 de março, mesmo dia do PSS da UEPG e provas da PM. Vai dar uma treta do cão isso, já tem gente entrando na justiça pedindo mandato de segurança.

Uma galera que se inscreveu na UEPG e na UFPR está put* da cara, porque antes não tinha conflito.
Cara fazer no mesmo dia da PM eh uma zoreiudisse sem tamanho...vão conseguir dá conta da demanda do vestiba e da PM no mesmo dia em Curitiba? Vai se repetir td de novo
 
Topo Fundo