O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


VideoGamesChronicle: Sony está fechando o Japan Studio (Ape Escape, Gravity Rush, Knack)

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
Será que ninguem compraria ? Ou será que é estratégia fechar mesmo ?
 

Rafaelkar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.618
Reações
6.589
Pontos
453
Sonysta passou 10 anos falando que a Microsoft enterrou o seu estúdio histórico (Rare), sendo que ela vai lançar 2 novas IPs em 5 anos. SoT tá no top da Steam vai fazer o que, dois anos já?

E agora, depois de estrangular a Japan Studio a geração inteira remanejando os recursos pra criação de "experiências cinematográficas", a Sony encerra o estúdio.

Karma is a b*tch, e não duvido que a Polyphony seja a próxima estrangulada e encerrada.
 


Ton_Ton_13BR

Bam-bam-bam
Mensagens
1.261
Reações
1.648
Pontos
253
Mais um passo para a Sony fincar a marca como ocidental.
Talvez foquem nessa geração + em jogos ocidentais como GOW & Cia, se for assim o diferencial dos jogos japoneses que me fez escolher o PS4 não vai fazer tanta diferença no PS5.
+ um motivo para ir para o Xbox. e PC
 
Ultima Edição:

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
Bem o culpado tem nome, Jim Ryan.

Nem é de hoje que esses rumores estão aparecendo, a Japan tem grandes games no currículo, é uma desenvolvedora que muitas empresas queriam ter no portfólio e a Sony quer fechar o estúdio? PQP!
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Motivo nenhum pra tempestade em copo d'água ou sofrer por antecipação. Vamos ver o que vem por aí (oficialmente, é claro)

Tem gente que olha pra Japan Studio e acha que são os gandes responsáveis por jogos como Bloodborne e The Last Guardian.
Se a Sony quiser um Bloodborne 2 é só tratar com a FromSoftware, o próprio Miyazaki falou isso. É a dona da IP. Se quiser um novo jogo do Ueda é só tratar com a GenDesign e por aí vai.

Eu pessoalmente nunca gostei de Knack, Ape Escape e Gravity Rush, sinceramente não poderia me importar menos.
Agora os fãs dessas IPs começam a aparecer magicamente :kmalandro

Deixa o pessoal seguir a vida, caçar emprego em outros estúdios, etc. Pouquíssimas pessoas nesse meio são insubstituíveis.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.096
Reações
35.220
Pontos
803
Essa nova gestão da Playstation quer focar mais no Ocidente , e se fechar vai ser mais uma prova disso , alias , deve ter muito dedo do Jin Ryan nisso, o president lixo que a Sony foi colocar la. Se fechar a Japan Studios vai ser um erro enorme da Sony.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
Que decisão patética, inacreditável, indefensável. Dependendo como for essa nova era da Sony Califórnia, o Playstation 5 será o último console que terei da empresa.

Saudade daquela Sony que investia na pluralidade, no valor agregado de jogos de menor orçamento, da assertividade ao suportar projetos de menor apelo popular, porém de valor artístico imensurável.

E antes que a tropa dos "HURR TRIPLE A SE NÃO DÁ LUCRO TEM QUE FECHAR MESMO - BUSINESS" chegue:

Na época do lançamento de SotC, quando perguntaram à Sony como a empresa enxergava os números não muito expressivos de vendas de Ico e SotC, ela respondeu: "não existe valor financeiro que substitua o valor de ter esses dois jogos em nosso catálogo".

E é exatamente isso que perdemos. Bem-vindos à era dos enlatados ocidentais.

Que dia triste, sinceramente.
 
Ultima Edição:

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
De ontem pra hoje o produtor do Bloodborne tinha anunciado a saída da Japan Studio.
 

Rafaelkar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.618
Reações
6.589
Pontos
453
Sony resolveu tacar as más notícias logo antes do State Of Play pra galera esquecer. Primeiro adiamento do GT7, jogos pro PC, e agora o encerramento do Japan Studios.

Se esse State Of Play não for bom, o tiro vai sair pela culatra.
Eu pessoalmente nunca gostei de Knack, Ape Escape e Gravity Rush, sinceramente não poderia me importar menos.
Agora os fãs dessas IPs começam a aparecer magicamente :kmalandro
A Japan Studios entregou Knack e Ape Escape justamente por ausência de financiamento adequado da SIE. The Last Guardian foi outro que sofreu MUITO. SotC era um benchmark na época do PS2, enquanto TLG parece um game indie hoje.

O estúdio não morreu hoje, mas vem sendo descontinuado pela Sony há muito tempo já. As franquias podem ser terceirizadas, claro, mas o que a Sony destruiu foi o know-how de fazer games que não existe mais. Como disse o amigo acima, isso é um sinal de que estão partindo pra homogeneização do seu desenvolvimento de jogos.

Não havia nenhuma necessidade disso.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Se for verdade mesmo, é uma perda inestimável e uma decisão que chega a ser um desrespeito com o legado que a marca playstation construiu ao longo dos anos. Embora eu ame os AAA ocidentais, vejo com péssimos olhos esse foco total no ocidente pois é algo que fere a diversidade que sempre foi marca registrada nos catálogos do Playstation.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
Sony resolveu tacar as más notícias logo antes do State Of Play pra galera esquecer. Primeiro adiamento do GT7, jogos pro PC, e agora o encerramento do Japan Studios.

Se esse State Of Play não for bom, o tiro vai sair pela culatra.

A Japan Studios entregou Knack e Ape Escape justamente por ausência de financiamento adequado da SIE. The Last Guardian foi outro que sofreu MUITO. SotC era um benchmark na época do PS2, enquanto TLG parece um game indie hoje.

O estúdio não morreu hoje, mas vem sendo descontinuado pela Sony há muito tempo já. As franquias podem ser terceirizadas, claro, mas o que a Sony destruiu foi o know-how de fazer games que não existe mais. Como disse o amigo acima, isso é um sinal de que estão partindo pra homogeneização do seu desenvolvimento de jogos.

Não havia nenhuma necessidade disso.
Ainda mais que a Sony tem feito dinheiro como nunca fez em toda a história da divisão. Essa é uma decisão única e puramente comercial. Decisão tosca.

Jim Ryan é um cara que eu daria um murro com muita felicidade.
 

Tempestaga

Bam-bam-bam
Mensagens
1.588
Reações
7.803
Pontos
453
Não basta terem sabotado toda a série de Gravity Rush agora com essa noticia tá praticamente confirmado que um dos meus jogos favoritos do PS3 jamais terá uma sequência.

CPQHq8k-Wo-AAJfd.jpg


Obrigado por nada Sony.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.054
Reações
34.955
Pontos
1.054
Pera, então vão fechar o estúdio do Ape Escape?

Ah vai tomar no olho do cu, Sony maldita. Pra mim é o melhor estúdio da Sony, passei minha infância e adolescência jogando os first party japoneses da Japan Studio no PSX e PS2. Wild Arms, Ape Escape, Legend of Dragoon, Alundra, Ico, SotC, Siren, etc. Fechar saporra pra supostamente focar nos títulos e estúdios ocidentais é uma sacanagem do c***lho, ainda mais pra quem joga Playstation desde o primeiro.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Pera, então vão fechar o estúdio do Ape Escape?

Ah vai tomar no olho do cu, Sony maldita. Pra mim é o melhor estúdio da Sony, passei minha infância e adolescência jogando os first party japoneses da Japan Studio no PSX e PS2. Wild Arms, Ape Escape, Legend of Dragoon, Alundra, Ico, SotC, Siren, etc. Fechar saporra pra supostamente focar nos títulos e estúdios ocidentais é uma sacanagem do c***lho, ainda mais pra quem joga Playstation desde o primeiro.

Na verdade as IPs continuam existindo só que a Sony ta com uma filosofia de terceirizar o que ela quer produzir
seja last guardian, seja bloodborne

Vamos supor que ela veja campo e vá lançar um alundra da vida
ela vai montar um time de desenvolvimento temporário pra produção do game e depois de pronto, desfaz o time sem precisar arcar com a estrutura de um estudio parado.

Não é o fim do mundo como estão pensando
a produção será por projeto
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.054
Reações
34.955
Pontos
1.054
Na verdade as IPs continuam existindo só que a Sony ta com uma filosofia de terceirizar o que ela quer produzir
seja last guardian, seja bloodborne

Vamos supor que ela veja campo e vá lançar um alundra da vida
ela vai montar um time de desenvolvimento temporário pra produção do game e depois de pronto, desfaz o time sem precisar arcar com a estrutura de um estudio parado.

Não é o fim do mundo como estão pensando

Terceirizar kkkkkk

Tá maluco jovem? Já viu o que acontece quando japonês terceiriza seus jogos? Se for pra terceirizar pra outro estúdio japonês vai ser difícil tbm, TOSE, Dimps ou Cyber Connect da vida não vão conseguir dar conta sozinhas, vide o Final Fantasy VII Remake com a Cyber Connect. Os jogos da Dimps(como o SF4/SF5 e Sonic), só "funcionaram" pq a Capcom/Sega tá lá fungando no cangote dela e mesmo assim as vezes sai algo bizarro ali, como a versão vanilla do SF5 e os dois Sonic 4. Tá, agora imagine sem a Japan Studio sem fungar no cangote de uma dessas ai, pode dar ruim, muito ruim. Claro, isso quando terceiriza pra um estúdio japonês, agora, imagine pra um estúdio ocidental, ainda mais sem assistência do estúdio original? Tenho flashbacks nível Guerra do Vietnam das IPs da Capcom e Konami na segunda metade dos anos 2000.
 
Topo Fundo