O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


VideoGamesChronicle: Sony está fechando o Japan Studio (Ape Escape, Gravity Rush, Knack)

wesleibruno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.141
Reações
17.008
Pontos
1.053
Final fantasys em geral exclusivos
Ys e persona sempre figurando no playstation e só anos depois saindo pra PC
YS sempre no Playstation
Serie Atelier tb sempre no console da sony
tales zestiria, berseria so tinha no playstation em consoles, depois chegou no PC
Judgment e outros tb
fora os outros jogos japas que só lançam no playstation e só anos depois chegam em outras plataformas e a maioria nunca nem chega nas outras
Ys e atelier tão vindo pro switch. Agora falta só a atlus soltar a série persona pro híbrido e a sega lançar os Yakuzas.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.040
Reações
172.309
Pontos
1.714
Os últimos Ys e Atelier não foram lançados para o Switch tb?

Sim. O Ryza 2 com destaque em direct e tudo. Apesar de ter aberto 13-15k abaixo do PS4, o jogo ficou nos Tops da eshop por algumas semanas enquanto na PSN sumiu rápido.

Muita gente não tá acompanhando o que tá acontecendo. Muitas franquias que sempre foram Playstation-only tão vindo pro Switch e começando a vender mais nele, inclusive.

O público desses jogos AA japa tá migrando pro Switch bem rápido. E em muito porque a Sony passou a ficar de picuinha com eles.

Além disso, os japas tão descobrindo o PC como plataforma viável, até mesmo para distribuir os jogos digitalmente e porque a Steam não tem frescura com censura e talz.
 


Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
Vamos falar sério, quais são as grandes produções do Japan Studio em 20 anos?
O custo do estúdio é muito elevado para o retorno que trazem. Demoraram foi muito pra não mexerem aí
Pra mim a grande perda é só o Toyama, que por sinal só entregou o Gravity Rush(uma produção de portatil) em muitos anos, a pegada dele é jogos de terror e o erro foi ter saído dessa linha. Team Asobi em pouco em tempo fez muito mais do que todos os outros, a verdade é essa, muito justo ficarem a frente do estúdio agora. O que é bem diferente de "fechar", o Japan studio não foi fechado, pode vir a fechar(no futuro) aí é outro ponto, o titulo não tem nada a ver com a matéria.

Eu acho que não, deve ser focado em jogos familia/plataforma como o Astro Bot.

Ducet em entrevista tempos atrás diz ter sido fã da Nintendo, o que lhe moldou como jogador e produtor foram esses jogos dos anos 90 da Nintendo/Sega.

Impressão que o Japan Studio vai ter essa pegada dos anos 90, Astro Bot tem muito desse charme dos jogos antigos, acho que vão seguir por aí. E particularmente eu gosto dessa linha. Mas veremos o que vem a seguir!
ICO
Franquia Ape Escape
Shadow of the Colossus
Franquia LocoRoco
Puppeteer
The Last Guardian
Franquia Siren
Franquia Gravity Rush
Franquia Astro Bot

Isso pegando jogos que são legitimamente muito bons. Se formos pegar produções menores, ou até jogos que foram co-produzidos pelo estúdio, aí você tem uma lista gigantesca, incluindo Patapon, Rain, Echochrome, e mais (literalmente) uma caralhada, já que uma das funções do Japan Studios era fazer uma curadoria de projetos de outros estúdios, avaliar pitch de projetos, colocar produtores do estúdio no desenvolvimento de jogos de outros, e por aí vai.

"HURR MAS EU FALEI CADÊ A GRANDE PRODUSSAUUUMMMM VOCÊ PEGOU VÁRIOS JOGOS DE PORTÁTEIS".

Lógico, meu amigo. Tu quer que os caras façam um AAAAAAAAAAAAAAAA com um investimento de esmola? ICO mesmo, foi desenvolvido por um catadão que o Ueda foi fazendo lá dentro. O jogo como equipe fixa não chegou a ter mais de 15 funcionários. :kkk Se tu quer uma produção megalomaníaca da Japan Studios, vá cobrar que a Sony dê grana pra eles para isso, já que esse é o único fator que separa um AAAAAAA para os jogos AA ou A que a JS encabeçava diretamente. A Sony sempre usou a JS como tapa buraco. ICO era pra PS1 e a Sony mandou que portassem para PS2 pela escassez inicial de produções dela na plataforma. TLG era pra PS3 e a Sony forçou a barra pra que o jogo fosse lançado no PS4. Sony tinha dois portáteis que recebiam jogos que nem charrete e focou esforços por vários anos da JS para aumentar o portfólio do PSP e PS Vita. Depois que o Vita morreu, pegaram um projeto que era feito em design com portáteis e mandaram enfiar no PS4 (GR2), e assim segue. Tu pode cagar pra todos esses jogos que eu coloquei na lista ali em cima, mas qualidade é intrínseca à eles, contigo gostando ou não. E, acima disso, são jogos diferentes. Todos aqueles que eu citei ali: olhe a proposta de quando eles foram lançados e compare com qualquer outra coisa do mercado.

Novamente: com a grana que a Sony tem ganhado, eu acho ASSUSTADOR que tenha gente falando "é isso mesmo, fecha essa porra, estúdio fraco". Gente assim merece o leite aguado que boa parte dessa indústria tem se tornado. O problema é que esse tipo de opinião (meio "????????????????") acaba afetando a possibilidade de ótimos jogos como os acima listados.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
A Sony se tornou líder do mercado apostando na diversidade e tamanho do portfólio dela.

Os caras se dizem fãs do Playstation e estão defendendo essa decisão com o mesmo papo que alguns fanboys da MS usam do tipo "É isso memo, empresa tem que pensar em lucro meo, esse estúdio aí é mó bagunça com esses joguinhos nicho". Aí essa mesma galera desce o cacete na Konami que provavelmente pensa da mesma forma :klol Os caras criticam os "acionistas" da OS, o Jin Ryan e tal, mas tão passando pano pra uma decisão que somente acionista que nunca tocou num video game acha legal.

Não só isso, parecem desconhecer completamente a história do Playstation, ou nasceram já com AAA enfiado no rabo e acham que o sucesso da plataforma que tanto amam se resume a isso. Inacreditável.

Não é nem uma questão de Playstation, Mic e tal. Qualquer pessoa que ama videogames e enxerguem nele uma forma de arte, deveria defender a diversidade de jogos, mesmo que ele só curta AAA ou não seja adepto de jogos japoneses, artísticos e tal. Eu mesmo amo de paixão os AAA, são neles que eu encontrei as melhores experiências até hoje, mas eu sempre comprei um Playstation sabendo que eu teria à minha disposição os AAA, mas também encontraria um JRG, um ICO, pois eu adoro essas experiências também. Com esse tipo de decisão ("realocamento" my ass), aos poucos toda essa tradição e esse legado do Playstation vai se afunilando até virar uma empresa super incrível do ponto de vista empresarial, mas super pobre em oferecer arte como entretenimento. Começa assim.
 
Ultima Edição:

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.194
Reações
4.060
Pontos
453
ironia se a nintendo contratasse esse bando de funcionários e estúdios dispensados :ksafado
sonhar não custa nada
 

Raazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.987
Reações
20.199
Pontos
954
Sony esta dando indícios já ha algum tempo que esta dando as costas para o japão e abaixando as calças para o ocidente, em especial, para agradar "jogador" que não joga, só para passar imagem de empresa limpinha, cheirosinha e fofis, e isso ai pode custar caro a ela, a Japan Studio sempre teve baixo orçamento e imperou a diversão nos seus games para contornar esse crime com eles e vieram ótimos games, uma grande perca, em vez de reestrutura, jogam a pá de terra nela, pelo jeito, oque eu sempre cogitei em fazer com games (ter nintendo +pc) se torna cada vez mais real, eu já torci o nariz no ps4 e vendo o caminho que a sony esta traçando no ps5, começo a cogitar seriamente em ir pra nintendo pela primeira vez na vida, veremos oque pode vir com essas mudanças, mas sabemos q o povo nipônico não é lá muito fã de facadas nas costas
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.262
Pontos
1.399
Sei que TLOU é o maior Goty de todos os tempos, mas tem muitas tendências ali que mostram muita coisa errada na Sony. Às vezes tenho a impressão que ela caminha para se tornar uma Microsoft, que ou vc gosta daquela linha única de games com a ideia geral deles, ou vc procura outra plataforma.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.135
Reações
19.643
Pontos
803
E os jogos menores ainda continuam sendo lançados no PS4 mas esse o buraco é mais embaixo porque estão sofrendo pesada concorrência com os famigerados gatchas japoneses, nem lançando versão pra Switch tá ajudando a resolver isso !

Como não lançar a versão do Switch não está ajudando? Atelier está em crescimento, Disgaea 6 voltou a vender e crescer vendendo +75% em relação a Disgaea 5 que declinou quando comparado ao 4(Ps3->Ps4),e o mercado digital no Japão é mais forte em 2021 que em 2015

Momotaro foi o Third party game mais vendido em 2020 (acima de FF7) no Japão, Pro Basseball Jikkyu mainline graças a versão do Switch a série voltou a vender +400mil (os ultimos lançamentos era PS4/PSvita e não chegavam nisso)

Veja a ultima Nintendo Direct Japonesa, tem diversos títulos japoneses sem versão playstation ou sendo anunciado primeiro para Switch, claro que versões Switch ajudam , o que não ajuda hoje é manter um lançamento só no Playstation pra 99% dos games japoneses no japão hoje em dia , onde o mercado gacha se concentra (a grande maioria consumidora está no japão, seguido pela Asia) e só favorece a eles(mobile)..e o maior gacha de todos pertence a Sony(Fate Go).

Não é um problema da concorrência mobile, e sim da Sony no fim, NIntendo ta aí carregando o mercado de consoles por lá (3 anos de crescimento nas vendas de hardware e software, se encaminhando para o quarto).

Investimento da Sony pra jogos japoneses se resume um pequeno grupo de jogos que nem precisaria de investimento(Final Fantasy precisa de investimento? um AAA da Square Enix uma das maiores Third japoneses, precisa?), a cada ano eles tão investindo menos ou o pior DIFICULTANDO, porque diabos um desenvolvedor no japão precisa mandar toda a documentação ingles de um jogo dele pra receber aprovação mesmo que só vá lançar no japão???

__

Sobre a flexibilização de preços isso é balela, a PSN proibiu um Indie game de ter promoção, enquanto eShop, Live e Steam todas tinham a promoção, a sony que tem uma burocracia maior disso , a verdade que a tendência é, a versão do Playstation antes ser a primeira, se tornar a segunda, terceira pra muitos títulos japoneses ou mesmo não sendo cogitada, e isso já é verdade pra indies, com PC prioridade seguido do Switch(ou vice-versa)


Para melhor ou pior (crescimento da empresa, status etc) , a Sony Playstation ta´mudando, Jim Ryan realmente quer deixar a sua marca e ele estás fazendo ações disso.
 

-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.403
Reações
8.377
Pontos
503
Ridículo, se isso se concretizar esse Jim Ryan é o anticristo. Se a coisa desandou a Sony tem que reconstruir o estúdio igual fez com a Sony Santa Monica e não desistir. Duas gerações seguidas de extremo sucesso com mas com a Sony fechando estúdios enquanto a concorrente investe.

Ter fechado a Evolution que fazia Motor Storm e Drive Club foi um erro grave na geração passada, era um estúdio facilmente sustentável que fechou porque teve problemas com um jogo (e que ainda no fim das contas ficou muito bom).

Também tinha espaço fácil para a Guerrilla Cambridge, que fez Killzone: Mercenary, ter tomado conta da série e estar ai até hoje dando lucro.

No fim de vida do PS3 a Sony matou os estúdios de SOCOM e Wipeout no desespero também, se tivesse segurado poderiam facilmente ter se recuperado com o sucesso do PS4.
SOCOM era terceirizado desde o começo do PS3, ele não tinha Studio próprio.

Guerrilha Cambridge teve problemas internos graves.

A Evolution eu tbm acho que foi um erro grave, ela fazia algo nichado, dava para colocar ela em projetos muito bons!
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
Sony dando de bandeja o mercado Japonês para Nintendo pelo próximo 10 anos. E está dando conscientemente.
Não ficaria surpreso se daqui uns anos o número de Xbox lá aumente.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
SOCOM era terceirizado desde o começo do PS3, ele não tinha Studio próprio.

Guerrilha Cambridge teve problemas internos graves.

A Evolution eu tbm acho que foi um erro grave, ela fazia algo nichado, dava para colocar ela em projetos muito bons!
A Sony comprou a Zipper Interactive em 2006 e fechou em 2012. Lançaram MAG, SOCOM 4 e Unit 13 como um estúdio interno da Sony.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.285
Pontos
903
Pode falar o que quiser, mas Knack foi um jogão... Injustiçado até o último mega.... E que jogo demorado pra platinar!!!!
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.146
Reações
14.341
Pontos
1.019
ICO
Franquia Ape Escape
Shadow of the Colossus
Franquia LocoRoco
Puppeteer
The Last Guardian
Franquia Siren
Franquia Gravity Rush
Franquia Astro Bot

Isso pegando jogos que são legitimamente muito bons. Se formos pegar produções menores, ou até jogos que foram co-produzidos pelo estúdio, aí você tem uma lista gigantesca, incluindo Patapon, Rain, Echochrome, e mais (literalmente) uma caralhada, já que uma das funções do Japan Studios era fazer uma curadoria de projetos de outros estúdios, avaliar pitch de projetos, colocar produtores do estúdio no desenvolvimento de jogos de outros, e por aí vai.

"HURR MAS EU FALEI CADÊ A GRANDE PRODUSSAUUUMMMM VOCÊ PEGOU VÁRIOS JOGOS DE PORTÁTEIS".

Lógico, meu amigo. Tu quer que os caras façam um AAAAAAAAAAAAAAAA com um investimento de esmola? ICO mesmo, foi desenvolvido por um catadão que o Ueda foi fazendo lá dentro. O jogo como equipe fixa não chegou a ter mais de 15 funcionários. :kkk Se tu quer uma produção megalomaníaca da Japan Studios, vá cobrar que a Sony dê grana pra eles para isso, já que esse é o único fator que separa um AAAAAAA para os jogos AA ou A que a JS encabeçava diretamente. A Sony sempre usou a JS como tapa buraco. ICO era pra PS1 e a Sony mandou que portassem para PS2 pela escassez inicial de produções dela na plataforma. TLG era pra PS3 e a Sony forçou a barra pra que o jogo fosse lançado no PS4. Sony tinha dois portáteis que recebiam jogos que nem charrete e focou esforços por vários anos da JS para aumentar o portfólio do PSP e PS Vita. Depois que o Vita morreu, pegaram um projeto que era feito em design com portáteis e mandaram enfiar no PS4 (GR2), e assim segue. Tu pode cagar pra todos esses jogos que eu coloquei na lista ali em cima, mas qualidade é intrínseca à eles, contigo gostando ou não. E, acima disso, são jogos diferentes. Todos aqueles que eu citei ali: olhe a proposta de quando eles foram lançados e compare com qualquer outra coisa do mercado.

Novamente: com a grana que a Sony tem ganhado, eu acho ASSUSTADOR que tenha gente falando "é isso mesmo, fecha essa porra, estúdio fraco". Gente assim merece o leite aguado que boa parte dessa indústria tem se tornado. O problema é que esse tipo de opinião (meio "????????????????") acaba afetando a possibilidade de ótimos jogos como os acima listados.
Você trouxe jogos de 20 anos atrás, justamente o que comentei. :klolz

E teve investimento sim, não venham com papo que não tiveram. Last Guardian passou uma década pra ser feito, é culpa da Sony ? Ou de quem liderou o projeto?

Também não teve bons lançamentos nos últimos 10 anos se comparado com outros estúdios da própria Sony, nem estou citando AAA, to falando de produções menores mesmo, tirando esses lá do inicio do PS3/PSP, não teve nada. Os caras lançam o PS4 com o glorioso Knack.. É culpa da Sony?? É falta mesmo de investimento pra entregar essa perola aí?

Parem e reflitam, uma coisas simples.. vocês acham que se o Japan Studion fosse um estúdio prolifico eles iriam mexer nele? Não faz sentido nenhum esse questionamento "Ur durh Sony maléfica não dá dinheiro111 para os pobres coitados"

A verdade é que se fosse um estúdio ocidental já teriam fechado como alguns outros, não fecharam por ser japonês mesmo, os resultados foram pífios ao longo dos anos pro tamanho que o estúdio tem, não dá pra passar pano. Por exemplo, duvido que a MS teria essa mesma paciência que a Sony teve com o JPStudio, taí Scalebound que não deixa mentir. :kkk

E o novamente, o estúdio não foi fechado, foi reformulado, se foi pra pior ou melhor saberemos em breve.
O Japan Studio será liderado pela equipe de Astro Bot, um equipe também pequena, mas que entregou na primeira oportunidade que tiveram... Como negar que não mereciam? Mereciam demais sim. Demoraram foi bastante pra mexerem no Japan Studio, isso aí tava parecendo uma estatal brasileira.
 

Tempestaga

Bam-bam-bam
Mensagens
1.588
Reações
7.803
Pontos
453

Juro que parece que a cada duas semanas temos uma notícia de alguém abandonando a Sony no Japão.

Enquanto isso o Jim Ryan...

1509219336-nothing-to-see-here-gif-4.gif
 

osfelas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.545
Reações
10.714
Pontos
1.424
Uma pena, Japan Studio fez muita coisa boa, Sony vacilou mesmo

Enviado de meu SM-J810M usando o Tapatalk
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.262
Pontos
1.399
Juro que parece que a cada duas semanas temos uma notícia de alguém abandonando a Sony no Japão.

Enquanto isso o Jim Ryan...

1509219336-nothing-to-see-here-gif-4.gif

Mas os jogos estão saindo no PC, e essa era uma vontade da comunidade Sonysta...

Quando entrou esse Phil Spencer cover lá ? As declarações dele são estilo " Mundo do Pirulito " típica de executivos da Microsoft...
 

Snorlax Junior

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.371
Reações
11.342
Pontos
503
ICO
Franquia Ape Escape
Shadow of the Colossus
Franquia LocoRoco
Puppeteer
The Last Guardian
Franquia Siren
Franquia Gravity Rush
Franquia Astro Bot

caramba, muita coisa boa
uma pena, tomara que a galera do estúdio seja incorporada em outra seção da empresa e continue a criar novos jogos
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.747
Reações
24.159
Pontos
503
Acho q já dá pra decretar a morte de um possível bloodborne 2. Pra quem tava esperando, o q eu duvidava muito se a from fosse participar, saíram basicamente todos q fizeram parte da produção do jogo e estavam na Japan Studios.

Porém, ainda dá pra fazer, mas ficaria tão bom sem as mentes por trás do original? Sem a From já ficaria difícil, e agora sem o povo q fez parte da Japan Studio ficaria mais difícil ainda, claro q podem usar outras pessoas, estúdios (como a bluepoint), mas certamente seria o "Dark Souls 2" da franquia.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Não faz muito sentido essa eliminação de estúdio.

Uma coisa que a Sony poderia fazer é transformar o JS numa espécie de estúdio de jogos menores, assim como ocorre com os indies. Várias equipes pequenas de 5-10 pessoas focando em produção de jogos que seria lançados anualmente ou num período máximo de dois anos. Se ela tiver umas 15 equipes que variam entre 5-10 pessoas, ela poderia entregar facilmente uns 7-10 jogos por ano de orçamento A ou AA. Aumentaria muito o valor da marca.
 

wesleibruno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.141
Reações
17.008
Pontos
1.053
Me apontem 1 jogo da Japan Studio pior que Dreams.
Dreams é uma bomba e o melhor Little Big Planet é feito pela Sumo Digital, nem é feito pela media molécule... mas eles dissolvem o Japan Studio..
 

wesleibruno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.141
Reações
17.008
Pontos
1.053
Você trouxe jogos de 20 anos atrás, justamente o que comentei. :klolz

E teve investimento sim, não venham com papo que não tiveram. Last Guardian passou uma década pra ser feito, é culpa da Sony ? Ou de quem liderou o projeto?

Também não teve bons lançamentos nos últimos 10 anos se comparado com outros estúdios da própria Sony, nem estou citando AAA, to falando de produções menores mesmo, tirando esses lá do inicio do PS3/PSP, não teve nada. Os caras lançam o PS4 com o glorioso Knack.. É culpa da Sony?? É falta mesmo de investimento pra entregar essa perola aí?

Parem e reflitam, uma coisas simples.. vocês acham que se o Japan Studion fosse um estúdio prolifico eles iriam mexer nele? Não faz sentido nenhum esse questionamento "Ur durh Sony maléfica não dá dinheiro111 para os pobres coitados"

A verdade é que se fosse um estúdio ocidental já teriam fechado como alguns outros, não fecharam por ser japonês mesmo, os resultados foram pífios ao longo dos anos pro tamanho que o estúdio tem, não dá pra passar pano. Por exemplo, duvido que a MS teria essa mesma paciência que a Sony teve com o JPStudio, taí Scalebound que não deixa mentir. :kkk

E o novamente, o estúdio não foi fechado, foi reformulado, se foi pra pior ou melhor saberemos em breve.
O Japan Studio será liderado pela equipe de Astro Bot, um equipe também pequena, mas que entregou na primeira oportunidade que tiveram... Como negar que não mereciam? Mereciam demais sim. Demoraram foi bastante pra mexerem no Japan Studio, isso aí tava parecendo uma estatal brasileira.
20 anos depois também é mentira né...
Teve 2 gravity rush (nova ip), patapon 3, everybodys golf, Tokyo jungle, puppeteer, rain, jogos de vita, the last guardian e suporte em outros jogos como bloodborne, bleach e o proprio Astro Bot rescue mission e astro's playroom. E isso nos últimos 10 (e nao 20) anos
A media molécula ficou a geração inteira só fazendo Dreams.
 
  • Curtir
Reações: @_@
Topo Fundo