O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


VideoGamesChronicle: Sony está fechando o Japan Studio (Ape Escape, Gravity Rush, Knack)

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.145
Reações
14.336
Pontos
1.019
20 anos depois também é mentira né...
Teve 2 gravity rush (nova ip), patapon 3, everybodys golf, Tokyo jungle, puppeteer, rain, jogos de vita, the last guardian e suporte em outros jogos como bloodborne, bleach e o proprio Astro Bot rescue mission e astro's playroom. E isso nos últimos 10 (e nao 20) anos
A media molécula ficou a geração inteira só fazendo Dreams.
Everybodys golf é desenvolvido pela Clap Hanz, Tokyo Jungle pela Crispy's, Rain Acquire /JPN Studio... no geral foram mais suportes e parcerias mesmo.

Gravity Rush é um jogo de portátil razoável, nada demais. É isso que quero dizer, eles entregaram muito pouco e não foi por falta de investimento... Astro Bot já foi desenvolvido por esse novo time "team asobi" que agora estão merecidamente a frente do estúdio.
Demoraram foi muito pra mexer! Não sei como vai ficar, mas a equipe de astro bot no controle da parte criativa tem potencial pra mim....
 

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
J I M R Y A N [emoji2961]

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.316
Reações
22.697
Pontos
803
Me apontem 1 jogo da Japan Studio pior que Dreams.
Dreams é uma bomba e o melhor Little Big Planet é feito pela Sumo Digital, nem é feito pela media molécule... mas eles dissolvem o Japan Studio..

Não, porque:

1) Dreams não é ruim, é a maior masterpiece da história dentro de seu gênero, porque ele pode ser qualquer coisa, inclusive um Mario Maker completo, sem excluir literalmente nenhum feature

2) Knack, Oreshicka, Freedom Wars, o próprio Siren, Rain, Eye of Judgment, dezenas de games do JapanStudio são piores, e foram pior, inclusive comercialmente, que Dreams. O estúdio sozinho é uma das melhores sofhouses da história dos videogames (só ele é uma softhouse melhor que os 20 anos do Microsoft Games Studios inteiro pré Bethesda por exemplo), mas fazia muitos projetos pequenos, incubados e inacabados, de orçamento portanto discreto. O Media Molecule não está incólume, doravante, mas nunca entregou um game mediano, e o JapanStudio, por causa de orçamento, sim.

3) Sackboy A Big Adventure, embora ótimo, pouco provavelmente é o melhor Little Big Planet. Ele só é o jogo “mais tradicional, careta, Lineu Silva, camisa-de-botão-pra-dentro-da-calça, fumar-cigarro-dá-câncer, transar-antes-do-casamento-devia-dar cadeia, sexo-é-pecado-mortal-e-Deus-castiga e safe (mais Nintendístico, portanto)” dentre eles (talvez por isso te agrade mais), mas não o melhor. Esse é provavelmente o primeiro jogo da franquia, que é um dos melhores e mais influentes games da história, inclusive o próprio Mario Maker lhe é um clone.

E, por fim, o principal, repetindo pela terceira vez no tópico:


4) O JapanStudio não foi dissolvido, e sim recentralizado em torno do Team Asobi. O estúdio não foi fechado. Atenção: o thread está todo errado. Sequer no sentido figurado houve fechamento, veremos anúncio de game do estúdio em breve. O título do tópico é windowsclubeano, isso não aconteceu, inclusive, mesmo que 100% dos demais devs e pessoal administrativo do JapanStudio tenha sido mandado embora (o que não foi o caso), o Team Asobi! sozinho que restaria é maior que a própria Media Molecule citada por ti. E não foi o caso, o resto do staff dos outros times do JapanStudio agora estão debaixo do grupelho das franquias The Playroom e Astrobot



Não achei boa essa de-estruturação (o melhor, dentro de minha concepção de videogames, seria passar a investir ainda mais em coisas esdrúxulas como Tokyo Jungle e The Last Guardian, mesmo que vendam pouco, e não tentar virar uma Nintendo), o Gino Raião que vá pro Ryan que o parta, só te quotei porque achei seu post interessante, literalmente nenhuma frase dele estava correta, em minha opinião, então me chamou a atenção



176561



Acho q já dá pra decretar a morte de um possível bloodborne 2.
Acho que não, Firmino, mas pode ser um pouco de wishifull thinking de minha parte. Não considero que as chances de uma sequência do melhor jogo da geração tenham diminuído com essa ré-estruturação.


Outro erro do tópico: achar que as funções de Outsource e External Development do material japonês foram extintas da noite pro dia. Não foram, apenas passaram à tutela da sede do Playstation Studios, via chancela do Hermen Hulst. O JapanStudio existia como um organismo em separado nesse ínterim, agora não mais. A maior parte do pessoal que foi tristemente escorraçado do prédio de Tokyo era administrativo que executava essa função. O Myia já havia dito que gostaria da sequência de Bloodborne, Demon’s Souls, um jogo muito menos provável, também incubado e de concepção inteiramente executada pelo JapanStudio em sua versão original, saiu da cartola num remake, e tivemos outro first party, Déracine, via codesenvolvimento com a Frome JS, no 2019 ali do lado.


Considero um Bloodborne 2 provável, ou pelo menos não menos provável que antes, só não virá debaixo somente do logo do JapanStudio, sozinho, e sim passará aos sistemas de Externaly Developed First Party Titles, agora (infelizmente) centralizados no Ocidente
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.747
Reações
24.158
Pontos
503
Não, porque:

1) Dreams não é ruim, é a maior masterpiece da história dentro de seu gênero, porque ele pode ser qualquer coisa, inclusive um Mario Maker completo, sem excluir literalmente nenhum feature

2) Knack, Oreshicka, Freedom Wars, o próprio Siren, Rain, Eye of Judgment, dezenas de games do JapanStudio são piores, e foram pior, inclusive comercialmente, que Dreams. O estúdio sozinho é uma das melhores sofhouses da história dos videogames (só ele é uma softhouse melhor que os 20 anos do Microsoft Games Studios inteiro pré Bethesda por exemplo), mas fazia muitos projetos pequenos, incubados e inacabados, de orçamento portanto discreto. O Media Molecule não está incólume, doravante, mas nunca entregou um game mediano, e o JapanStudio, por causa de orçamento, sim.

3) Sackboy A Big Adventure, embora ótimo, pouco provavelmente é o melhor Little Big Planet. Ele só é o jogo “mais tradicional, careta, Lineu Silva, camisa-de-botão-pra-dentro-da-calça, fumar-cigarro-dá-câncer, transar-antes-do-casamento-devia-dar cadeia, sexo-é-pecado-mortal-e-Deus-castiga e safe (mais Nintendístico, portanto)” dentre eles (talvez por isso te agrade mais), mas não o melhor. Esse é provavelmente o primeiro jogo da franquia, que é um dos melhores e mais influentes games da história, inclusive o próprio Mario Maker lhe é um clone.

E, por fim, o principal, repetindo pela terceira vez no tópico:


4) O JapanStudio não foi dissolvido, e sim recentralizado em torno do Team Asobi. O estúdio não foi fechado. Atenção: o thread está todo errado. Sequer no sentido figurado houve fechamento, veremos anúncio de game do estúdio em breve. O título do tópico é windowsclubeano, isso não aconteceu, inclusive, mesmo que 100% dos demais devs e pessoal administrativo do JapanStudio tenha sido mandado embora (o que não foi o caso), o Team Asobi! sozinho que restaria é maior que a própria Media Molecule citada por ti. E não foi o caso, o resto do staff dos outros times do JapanStudio agora estão debaixo do grupelho das franquias The Playroom e Astrobot



Não achei boa essa de-estruturação (o melhor, dentro de minha concepção de videogames, seria passar a investir ainda mais em coisas esdrúxulas como Tokyo Jungle e The Last Guardian, mesmo que vendam pouco, e não tentar virar uma Nintendo), o Gino Raião que vá pro Ryan que o parta, só te quotei porque achei seu post interessante, literalmente nenhuma frase dele estava correta, em minha opinião, então me chamou a atenção



Visualizar anexo 176561




Acho que não, Firmino, mas pode ser um pouco de wishifull thinking de minha parte. Não considero que as chances de uma sequência do melhor jogo da geração tenham diminuído com essa ré-estruturação.


Outro erro do tópico: achar que as funções de Outsource e External Development do material japonês foram extintas da noite pro dia. Não foram, apenas passaram à tutela da sede do Playstation Studios, via chancela do Hermen Hulst. O JapanStudio existia como um organismo em separado nesse ínterim, agora não mais. A maior parte do pessoal que foi tristemente escorraçado do prédio de Tokyo era administrativo que executava essa função. O Myia já havia dito que gostaria da sequência de Bloodborne, Demon’s Souls, um jogo muito menos provável, também incubado e de concepção inteiramente executada pelo JapanStudio em sua versão original, saiu da cartola num remake, e tivemos outro first party, Déracine, via codesenvolvimento com a Frome JS, no 2019 ali do lado.


Considero um Bloodborne 2 provável, ou pelo menos não menos provável que antes, só não virá debaixo somente do logo do JapanStudio, sozinho, e sim passará aos sistemas de Externaly Developed First Party Titles, agora (infelizmente) centralizados no Ocidente
Digo na questão de qualidade, 3 dos produtores da série foram embora, eu ACHO q dificilmente a From faria um...Ou seja, sobrou ninguém do original q tava por trás da qualidade do jogo, se fosse sair um, seria por outras pessoas envolvidas, a qualidade certamente iria cair




Olha isso, 3 dos produtores do jogo foram embora.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.316
Reações
22.697
Pontos
803
Digo na questão de qualidade, 3 dos produtores da série foram embora, eu ACHO q dificilmente a From faria um...Ou seja, sobrou ninguém do original q tava por trás da qualidade do jogo, se fosse sair um, seria por outras pessoas envolvidas, a qualidade certamente iria cair




Olha isso, 3 dos produtores do jogo foram embora.
São Producers, essa função passou à sede. A From não tem voz sob Bloodborne, o game depende da vontade da Sony, volição por volição, o Miyazaki considera o RPG seu melhor game, e certamente tem desejo de um novo.


 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
4.727
Pontos
703
20 anos depois também é mentira né...
Teve 2 gravity rush (nova ip), patapon 3, everybodys golf, Tokyo jungle, puppeteer, rain, jogos de vita, the last guardian e suporte em outros jogos como bloodborne, bleach e o proprio Astro Bot rescue mission e astro's playroom. E isso nos últimos 10 (e nao 20) anos
A media molécula ficou a geração inteira só fazendo Dreams.
Na real, não existe um jogo atual da Sony que chega aos pés de Soul Sacrifice, uma pena ela ter matado a IP.
 


nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Jim Ryan lixo, a Sony agora tem tantos estúdio no Japão quanto a MS. :klolwtf

Situação completamente absurda, Nintendo vai ficar com 100% do mercado japonês merecidamente. Se estão saindo esses produtores quer dizer que não deve vir mais nada de lá, nem parcerias.

Esta chegando no ponto onde a Sony vai precisar comprar uma Konami/Capcom/Square para ser minimamente competitiva no longo prazo. Grande parte do sucesso da Sony no ocidente é derivado do suporte que ela sempre teve no Japão.
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.589
Reações
10.940
Pontos
753
Jim Ryan lixo, a Sony agora tem tantos estúdio no Japão quanto a MS. :klolwtf

Situação completamente absurda, Nintendo vai ficar com 100% do mercado japonês merecidamente. Se estão saindo esses produtores quer dizer que não deve vir mais nada de lá, nem parcerias.

Esta chegando no ponto onde a Sony vai precisar comprar uma Konami/Capcom/Square para ser minimamente competitiva no longo prazo. Grande parte do sucesso da Sony no ocidente é derivado do suporte que ela sempre teve no Japão.

única diferença que a microsoft tem um estúdico com o "criador" do genero survival horor, enquanto a sony se resume ao estúdio de astro bot kkkkkkk
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Efeito nintendo, é impossível concorrer com a Big N no Japão.

É uma pena, nunca veremos um Bloodborne 2.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.747
Reações
24.158
Pontos
503
Jim Ryan lixo, a Sony agora tem tantos estúdio no Japão quanto a MS. :klolwtf

Situação completamente absurda, Nintendo vai ficar com 100% do mercado japonês merecidamente. Se estão saindo esses produtores quer dizer que não deve vir mais nada de lá, nem parcerias.

Esta chegando no ponto onde a Sony vai precisar comprar uma Konami/Capcom/Square para ser minimamente competitiva no longo prazo. Grande parte do sucesso da Sony no ocidente é derivado do suporte que ela sempre teve no Japão.
Fora q a square só faz esses acordos de exclusividade pq o switch não suporta a visão dos jogos q ela quer produzir, a partir do momento q vier o switch pro ou o sucessor do switch, já era. Imagina se fosse um final fantasy desse exclusivo dele, ia vender muito mais lá.

Só ver a Capcom, vendeu Monster Hunter World pra cacete, virou a franquia da capcom mais vendida, e o q ela faz? Tem a ousadia de lançar um novo jogo da franquia exclusivo (ao menos temporário pq vai sair pra pc, porém sem sinal de ps4/ps5) de switch. Com um novo switch mais poderoso, a square vai querer tb entrar na onda, ae quero ver como vai ficar.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
images
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Se esses estúdio estivessem dentro de um ecossistema de assinatura tipo um Netflix dos jogos (acho que já vi isso em algum lugar), dificilmente teriam fechado.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.894
Pontos
1.109
Eu acho que a Nintendo só não abraçou as devs japonesas por conta de poderio de máquina. O Switch certamente teria capacidade pra abraçar Namco, Capcom, Square e outras novamente como na época do SNES.
 

Elden

Bam-bam-bam
Mensagens
363
Reações
1.713
Pontos
218
Japan Studios era um dos pouquíssimos estudios do mundo que conseguia lançar jogos de vários gêneros diferentes, de JRPG passava pra terror que passava pra plataforma e depois pra aventura, ação e outros. Uma pena se limitarem eles a alguns jogos do Team Asobi, mesmo achado Astro muito bom. Vamos ver como vai ser o futuro.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.101
Reações
33.258
Pontos
1.399
única diferença que a microsoft tem um estúdico com o "criador" do genero survival horor, enquanto a sony se resume ao estúdio de astro bot kkkkkkk

Que depois de criar o gênero nunca mais conseguiu fazer outro game que fosse acima de "bacana" diga-se de passagem. E além disso, a empresa dele não faz parte do conglomerado da Bethesda, é só terceirizada para o projeto.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.101
Reações
33.258
Pontos
1.399
Se esses estúdio estivessem dentro de um ecossistema de assinatura tipo um Netflix dos jogos (acho que já vi isso em algum lugar), dificilmente teriam fechado.

E dificilmente teriam grandes orçamentos para fazerem algo do nível que era feito, tendo em vista que é preciso suportar um prejuízo brutal que esse tipo de iniciativa resulta nos dias de hoje.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Que depois de criar o gênero nunca mais conseguiu fazer outro game que fosse acima de "bacana" diga-se de passagem. E além disso, a empresa dele não faz parte do conglomerado da Bethesda, é só terceirizada para o projeto.

Tango pertence a Zenimax sim, desde 2011.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Que depois de criar o gênero nunca mais conseguiu fazer outro game que fosse acima de "bacana" diga-se de passagem. E além disso, a empresa dele não faz parte do conglomerado da Bethesda, é só terceirizada para o projeto.
Agora nem Dino Crisis 1, 2, Resident Evil Remake, God Hand, Vanquish, Evil Within prestam mais
Esse povo daqui do fórum é bom mesmo :kkk
 

Rafaelkar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.618
Reações
6.589
Pontos
453
Tudo que o fã bitolado fala, a Sony vai lá e faz exatamente o contrário. É assim faz uns anos já:

  • A Sony acredita no modelo oriental de fazer jogos contra esse ocidente degenerado ➡ Japan Studios fechado, market-share no Japão perdido e todos os recursos remanejados para jogos do público estilo Europeu/Americano

  • A Sony vai sustentar o mercado de mídias físicas se for preciso, não quero ter digital e depois perder tudo ➡ Sony lança um console digital e descontinua loja do PS3

  • A Sony não vai lançar seus jogos para o PC, você sempre precisa de um Playstation ➡ Days Gone, Horizon Zero Dawn, Death Stranding e mais com parceria com a Epic

  • A Sony não gosta de serviços de assinatura e mendigagem, os desenvolvedores precisam serem pagos ➡ [WAITING...]
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.186
Reações
22.881
Pontos
1.394
O Studio Japan era o que possuía maior números de IP, se pelo menos poderia terceirizar.

Wild Arms pela Media Vision nunca mas pelo visto.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.101
Reações
33.258
Pontos
1.399
Agora nem Dino Crisis 1, 2, Resident Evil Remake, God Hand, Vanquish, Evil Within prestam mais
Esse povo daqui do fórum é bom mesmo :kkk

E diga-se de passagem, tudo isso foi feito com o time da Platinum junto dele nas empresas. Sem o time teve o Evil Within neh ? É ruim, não. É bom... até que é...
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.661
Reações
8.877
Pontos
1.209
Infelizmente é mais um indício que a indústria de games japonesa como um todo está em declínio.
Declinio nada ta firme e forte, o que acontece e que tambem tem outros produtores no mercado. Mas japao e ainda o 3ro maior mercado de games do mundo perdendo apenas pra China e USA.
Não basta terem sabotado toda a série de Gravity Rush agora com essa noticia tá praticamente confirmado que um dos meus jogos favoritos do PS3 jamais terá uma sequência.

CPQHq8k-Wo-AAJfd.jpg


Obrigado por nada Sony.
Tokyo Jungle e meu jogo first party favorito da sony um dos pouco que gostei.
Tudo que o fã bitolado fala, a Sony vai lá e faz exatamente o contrário. É assim faz uns anos já:

  • A Sony acredita no modelo oriental de fazer jogos contra esse ocidente degenerado ➡ Japan Studios fechado, market-share no Japão perdido e todos os recursos remanejados para jogos do público estilo Europeu/Americano

  • A Sony vai sustentar o mercado de mídias físicas se for preciso, não quero ter digital e depois perder tudo ➡ Sony lança um console digital e descontinua loja do PS3

  • A Sony não vai lançar seus jogos para o PC, você sempre precisa de um Playstation ➡ Days Gone, Horizon Zero Dawn, Death Stranding e mais com parceria com a Epic

  • A Sony não gosta de serviços de assinatura e mendigagem, os desenvolvedores precisam serem pagos ➡ [WAITING...]
Tomara mesmo que venha um Gamepass pra Playstaion.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.869
Pontos
1.839
Declinio nada ta firme e forte, o que acontece e que tambem tem outros produtores no mercado. Mas japao e ainda o 3ro maior mercado de games do mundo perdendo apenas pra China e USA.
Você acabou de confirmar minha fala. Cair de primeiro nos anos 1990~2000 pra terceiro hoje é declínio por mais forte que estar nesta posição ainda seja.

Mas o declínio não é só no mercado. É um declínio de produção e criativo. A Sony mesmo é japonesa mas os grandes jogos da empresa que fazem mais sucesso têm uma visão ocidental. Até mesmo o melhor jogo original do ano passado com temática japonesa foi feito no ocidente.
 

:Fofo:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.358
Reações
18.201
Pontos
503
Aí hoje eles vão dizer q Studio Japan acabou e seus jogos foram perdidos eternamente. Amanhã eles confirmam q tudo não passou de uma grande brincadeira de primeiro de Abril e que estão abrindo um novo estúdio maior com todos esses mesmos talentos da Studio Japan...

É só um sonho meu, na verdade.
 
Ultima Edição:

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.763
Reações
6.080
Pontos
969
Um movimento correto da Sony em direção ao aumento da representatividade nos jogos. São novos tempos as empresas devem se adequar as necessidades democráticas
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.747
Reações
24.158
Pontos
503
Até esse cara que acabou de trabalhar no Demon"s Souls Remake tá saindo? E olha a mensagem dele. Deixa claro que não estão nem aí pelo legado do Japan Studios.
E eu sonhando com a volta de antigos clássicos jrpgs do ps1 seja com continuação, reboot ou remake :kbozo
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
E isso porque a Sony vem arrebentando a boca do balão ultimamente e imagina se não estivesse! :coolface
Se tivesse mal iria estar se esforçando mais, vimos isso depois que o PS3 começou baleado e ela investiu pesado nos estúdios internos para ter esse diferencial.
 
Topo Fundo