O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vistoria Cautelar - Exijam antes de comprar seu carro !

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
E ae galera !

Bom, hoje tive uma decepção gigantesca. Havia comprado um carro há 2 anos atrás em uma loja.

Nesse sábado, vendi o carro a uma loja diferente e hoje eu fui levar o carro para fazer um "vistoria" antes do cara da loja ficar com o carango. Aí que vem a bomba. Acabei descobrindo que o carro tinha sinistro e que já havia participado de leilão :facepalm

Conversando com o dono da loja, o mesmo disse que ele nem consegue financiar o carro, pois os bancos não estão mais financiando carros com sinistro. Também disse que perdi entre 30-40% do valor do carro, por o mesmo ter passado por sinistro....

Fora não poder colocar no seguro (eu uso um seguro cooperado, meio b*sta mas quebra o galho).

Enfim, quando comprarem seus carros seja de particular ou de loja, peçam que seja feito uma vistoria cautelar ! Dessa forma você vai poder saber se consta sinistro no carro, se há problemas com chassis, se participou de leilão e etc.

Há alguns sites que parecem fazer esse serviço, não sei quão detalhista os mesmos são. Eu acabei descobrindo quando levei o carro pra fazer "vistoria cautelar" (parece que toda loja que fornece serviço de laudo de transferência, possui esse tipo de vistoria) .

Enfim, fica o aviso pra vocês.
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
O próprio corretor do seguro não pode ter acesso a essas informações e te ajudar?
 

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Nem sei te dizer. O @Nicko deve saber.

O meu seguro nem precisei de corretor pra fazer. É seguro cooperado, manja ? Proauto o nome.
 

Dettox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.552
Reações
1.186
Pontos
594
Cara, se o carro lhe foi vendido com o preço de mercado pelo que eu saiba cabe uma ação judicial aí, lembro de ler casos de pessoas enganadas de carros reparados de sinistros e comprados em loja sem o conhecimento que o carro era sinistrado e conseguiram ganhar a diferença do valor na justiça, claro, demora um tempo e é necessário ter comprovantes e tudo mais da compra do veículo, mas é melhor que ficar no prejuizo.
 

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
e tu nota algum problema no carro?

Não. Tá como novo. Só descobri quando fui vender mesmo.

Cara, se o carro lhe foi vendido com o preço de mercado pelo que eu saiba cabe uma ação judicial aí, lembro de ler casos de pessoas enganadas de carros reparados de sinistros e comprados em loja sem o conhecimento que o carro era sinistrado e conseguiram ganhar a diferença do valor na justiça, claro, demora um tempo e é necessário ter comprovantes e tudo mais da compra do veículo, mas é melhor que ficar no prejuizo.

Tava vendo isso agora. Foda que a loja em que comprei fechou. Vou ver o que consigo fazer. Legal é que o vendedor era um suposto "amigo" do meu pai. Comprei com 100% de confiança....
 


Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
O próprio corretor do seguro não pode ter acesso a essas informações e te ajudar?
Nem sei te dizer. O @Nicko deve saber.
O meu seguro nem precisei de corretor pra fazer. É seguro cooperado, manja ? Proauto o nome.

Então o corretor não tem acesso a essas informações não.
O que eu como corretor posso fazer é colocar o chassi para validação e em alguma seguradoras que fazem validação online do chassi, caso ele seja de leilão, já bloqueiam o orçamento do seguro.
Mas para o corretor o máximo que aparece é a mensagem "restrição para o veículo".
Em alguns casos, dependendo do que houve uma ou outra seguradora pode até aceitar (porém diminuindo o valor da FIPE) e ainda tem que fazer uma "vistoria de qualidade" que ficaria por conta do segurado(a seguradora não arca despesa da vistoria de qualidade).
Algumas lojas só compram e vendem veículos com este laudo, e sim é bom fazer para garantir a procedência do veículo.
Alguns sites também checam a informação do veículo como por exemplo https://www.carcheck.com.br/ ou ainda https://www.checkauto.com.br/
As empresas que fazem vistoria para seguro também realizam a vistoria para transferência do veículo, e existem várias como http://www.dekra.com.br/, http://www.bonevistoria.com.br/, http://www.mrvistorias.com.br/ e dentre tantas outras por ai.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Cara, se o carro lhe foi vendido com o preço de mercado pelo que eu saiba cabe uma ação judicial aí, lembro de ler casos de pessoas enganadas de carros reparados de sinistros e comprados em loja sem o conhecimento que o carro era sinistrado e conseguiram ganhar a diferença do valor na justiça, claro, demora um tempo e é necessário ter comprovantes e tudo mais da compra do veículo, mas é melhor que ficar no prejuizo.
Com certeza é isso mesmo que tem que fazer.
Veículos comprados em leilão abaixo do preço da tabela FIPE não podem ser comercializados pelo preço da tabela FIPE. A revenda pode até colocar o lucro dela, desde que o comprador não seja enganado em relação ao histórico do veículo.
Se for caracterizada má fé (ou seja o cara comprou de leilão e vendeu na miúda sem mencionar esta informação) cabe sim uma ação judiciais, pelo menos em meu entendimento.
 

mrgreen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.876
Reações
3.158
Pontos
453
Aproveitando, alguém saberia explicar o que é um carro de "repasse" ?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Aproveitando, alguém saberia explicar o que é um carro de "repasse" ?

Segundo o site Armazém do carro:
Carros de repasse são carros vendidos abaixo da tabela de mercado, o que não permite oferecer garantia revisões mecânicas e/ou estéticas que poderão ser necessárias dependendo do critério do comprador. Este referencial é passado ao cliente e o veículo não possui garantia de motor, caixa ou qualquer outra parte do veículo. Salvo se o cliente queira comprar pelo preço médio vigente na tabela Fipe. Qualquer eventual revisão ou problema mecânico será por conta do comprador, que estará comprando ciente que é repasse. A garantia é total para procedência e documentação.
 

mrgreen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.876
Reações
3.158
Pontos
453
Segundo o site Armazém do carro:
Carros de repasse são carros vendidos abaixo da tabela de mercado, o que não permite oferecer garantia revisões mecânicas e/ou estéticas que poderão ser necessárias dependendo do critério do comprador. Este referencial é passado ao cliente e o veículo não possui garantia de motor, caixa ou qualquer outra parte do veículo. Salvo se o cliente queira comprar pelo preço médio vigente na tabela Fipe. Qualquer eventual revisão ou problema mecânico será por conta do comprador, que estará comprando ciente que é repasse. A garantia é total para procedência e documentação.

já tinha dado um google, mas, nao parece que isso faça sentido...
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
já tinha dado um google, mas, nao parece que isso faça sentido...
Talvez seja vender sem garantia nenhuma por um preço menor...
Mas eu não compraria esse tipo de "carro de repasse" kkk
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Carro de repasse é quando o idiota compra o carro em 72x, não tem dinheiro pra segurar a bomba e revende pra outro idiota pelo que ele já pagou (ou algum lucro em cima) e o comprador assume o resto das prestações no banco.
 

mrgreen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.876
Reações
3.158
Pontos
453
Carro de repasse é quando o idiota compra o carro em 72x, não tem dinheiro pra segurar a bomba e revende pra outro idiota pelo que ele já pagou (ou algum lucro em cima) e o comprador assume o resto das prestações no banco.

não faz sentido. revendas quitam o restante da divida.
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
não faz sentido. revendas quitam o restante da divida.

Acho que ele quis dizer no caso de particular para particular, revenda simplesmente vai pegar o carro do cara por uma mixaria pro cara se ver livre das prestações de uma vez, como eles já tem as manhas, choram nos juros, etc, etc, etc, ganham dos dois lados.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.886
Reações
27.903
Pontos
1.444
Bom, se o carro funcionava bem, f**a-se, deixa no seguro meia boca e usa de backup, quando for sair pra algum lugar meio zuado que não quer ir com o carro novo, alguma coisa assim. Apesar dos pesares, talvez seja melhor deixar o carro lá quebrando o galho do que vender por mixaria, se ele estiver funcionando bem.
 

mrgreen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.876
Reações
3.158
Pontos
453
Acho que ele quis dizer no caso de particular para particular, revenda simplesmente vai pegar o carro do cara por uma mixaria pro cara se ver livre das prestações de uma vez, como eles já tem as manhas, choram nos juros, etc, etc, etc, ganham dos dois lados.

sim, mas algumas lojas anunciam: "carro de repasse". dizem que não dão garantia de motor e cambio, mas tambem dizem que o carro nao tem problemas conhecidos... entao qual é a razao do menor preço ?
 

limaum

Habitué da casa
Mensagens
200
Reações
192
Pontos
78
Ótimo tópico! Favoritado para ler mais tarde! Estou caçando um carro já faz alguns meses, logo vou entrar em contato com você @Nicko pra tirar algumas duvidas!
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
sim, mas algumas lojas anunciam: "carro de repasse". dizem que não dão garantia de motor e cambio, mas tambem dizem que o carro nao tem problemas conhecidos... entao qual é a razao do menor preço ?
acho que é justamente a falta de garantia. Mas isso ai tem que ver direito pois o CDC diz que tem que ter.
Já pensou, o carro tem procedência sim, nunca teve sinistro, ai você compra e uma semana depois tem que gastar 2 mil reais pq deu problema no câmbio...
Normalmente quando tem garantia a loja arca com este custo. Se você abriu mão dessa garantia o azar seria todo seu...


Ótimo tópico! Favoritado para ler mais tarde! Estou caçando um carro já faz alguns meses, logo vou entrar em contato com você @Nicko pra tirar algumas duvidas!
Fique a vontade :kjoinha
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
sim, mas algumas lojas anunciam: "carro de repasse". dizem que não dão garantia de motor e cambio, mas tambem dizem que o carro nao tem problemas conhecidos... entao qual é a razao do menor preço ?

acho que é justamente a falta de garantia. Mas isso ai tem que ver direito pois o CDC diz que tem que ter.
Já pensou, o carro tem procedência sim, nunca teve sinistro, ai você compra e uma semana depois tem que gastar 2 mil reais pq deu problema no câmbio...
Normalmente quando tem garantia a loja arca com este custo. Se você abriu mão dessa garantia o azar seria todo seu...

Mesmo que assine um documento dizendo que aceita a perda da garantia ou algo, acho que não passa por cima do CDC no caso de alguma eventual m**** e vc voltar cobrar. Depois algum advogado confirme aí.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Eu descobri junto ao Nicko que meu carro tinha alguma aviso de restrição por alguma seguradoras.
Mas no momento do financiamento pelo Itaú não tive problemas. Comprei e estou pagando normalmente.

E o carro tá 100%.
 

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Eu descobri junto ao Nicko que meu carro tinha alguma aviso de restrição por alguma seguradoras.
Mas no momento do financiamento pelo Itaú não tive problemas. Comprei e estou pagando normalmente.

E o carro tá 100%.
Então, eu também financiei o meu. Acontece que por algum motivo, os bancos pararam de financiar. COmprei o meu há uns 2 anos atrás. Se você comprou recentemente, acho que nem deve se preocupar.

O meu é 2006 e parece novo cara . Sem grilo algum :(
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Então, eu também financiei o meu. Acontece que por algum motivo, os bancos pararam de financiar. COmprei o meu há uns 2 anos atrás. Se você comprou recentemente, acho que nem deve se preocupar.

O meu é 2006 e parece novo cara . Sem grilo algum :(

O meu comprei tem 4 meses.
Logan 2008. Acho que foi uma colisão frontal.

Pelo que analisei deve ter subido em alguma pedra ou algo assim.
Cárter amassado, uma peça frontal soldada, alguns vazamentos normais e a única coisa que incomoda que é o amortecedor ruim. Talvez sejam só os batentes, mas aí vou esperar pra trocar tudo.

De resto interior, elétrica e mecânica ótima.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.299
Reações
16.371
Pontos
1.439
sim, mas algumas lojas anunciam: "carro de repasse". dizem que não dão garantia de motor e cambio, mas tambem dizem que o carro nao tem problemas conhecidos... entao qual é a razao do menor preço ?

não sei como funciona mas acho que esses carro de repasse são carros pegos como parte de pagamento em alguma compra na loja aí eles só repassam do dono anterior pra quem comprar, não passa pelo cnpj da loja.

aí se a pessoa reclamar vão dizer que foi uma venda particular que não tem nada a ver com a loja e por consequencia sem garantia, provavelmente vem junto um contrato particular entre o antigo dono e o atual dizendo que aceita nas condições em que o veículo se encontra.

pra conseguir a garantia teria que entrar na justiça e dizer que isso tudo foi uma simulação, que na verdade comprou na loja, mas aí é um processo né, e processo é processo....
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
não sei como funciona mas acho que esses carro de repasse são carros pegos como parte de pagamento em alguma compra na loja aí eles só repassam do dono anterior pra quem comprar, não passa pelo cnpj da loja.

aí se a pessoa reclamar vão dizer que foi uma venda particular que não tem nada a ver com a loja e por consequencia sem garantia, provavelmente vem junto um contrato particular entre o antigo dono e o atual dizendo que aceita nas condições em que o veículo se encontra.

pra conseguir a garantia teria que entrar na justiça e dizer que isso tudo foi uma simulação, que na verdade comprou na loja, mas aí é um processo né, e processo é processo....

Sim, aqui pelo menos a loja pega uma procuração, mas tb fazem contrato contigo, então vc faz um contrato de compra e venda entre vc empresa e o comprador tem outro entre empresa e ele. Mas sabe como é, nesse mundo de rolo com certeza acontece o que vc falou. Isso tudo para não declarar compra do carro, pagar imposto, transferência, etc etc.
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
não sei como funciona mas acho que esses carro de repasse são carros pegos como parte de pagamento em alguma compra na loja aí eles só repassam do dono anterior pra quem comprar, não passa pelo cnpj da loja.
A revenda/concessionária deprecia o carro do cliente que está fazendo negócio em uns 30%- 40% abaixo da Fipe e repassa "sem lucro" pra quem quiser revender o carro, pra fazer dinheiro rápido. Geralmente quem pega carro de repasse são revendas mas nada impede de uma pessoa física comprar pra uso próprio também, mas como vem direto do nome do proprietário antigo para o seu não tem garantia (a revenda no caso faz só o papel de um despachante).

Eu acho que tem que ter um desconto muito grande pra compensar, pois quem quer se livrar um carro "bomba" geralmente faz negócio por outro nessas revendas, e pegando um carro desses que o dono anterior quer "se livrar" e ainda sem garantia, é bem arriscado.

Sobre carro sinistrado, não acho que tem problema comprar desde que se saiba que é sinistrado e consiga um baita desconto. E claro, passar um scanner antes de comprar pra ver se os airbags ainda estão lá :ksafado
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.299
Reações
16.371
Pontos
1.439
A revenda/concessionária deprecia o carro do cliente que está fazendo negócio em uns 30%- 40% abaixo da Fipe e repassa "sem lucro" pra quem quiser revender o carro, pra fazer dinheiro rápido. Geralmente quem pega carro de repasse são revendas mas nada impede de uma pessoa física comprar pra uso próprio também, mas como vem direto do nome do proprietário antigo para o seu não tem garantia (a revenda no caso faz só o papel de um despachante).

Sobre carro sinistrado, não acho que tem problema comprar desde que se saiba que é sinistrado e consiga um baita desconto. E claro, passar um scanner antes de comprar pra ver se os airbags ainda estão lá :ksafado

então é isso que falei mesmo. a loja tenta simular um contrato entre os particulares e jogar o corpo fora pra não precisar oferecer a garantia, aí joga o preço que pegou o carro só pra se livrar do veículo e fazer dinheiro.

pois se fizesse algo diretamente com o cnpj fica muito na cara, aí não tem como se esquivar do CDC.

mas mesmo assim, é um risco pra loja, pois se entrar na justiça acredito que dê certo. mas eles ficam no lucro pq se o carro não tiver uma tremenda b*sta não vai dar problema de motor e caixa dentro de 3 meses mesmo.
 

mrgreen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.876
Reações
3.158
Pontos
453
A revenda/concessionária deprecia o carro do cliente que está fazendo negócio em uns 30%- 40% abaixo da Fipe e repassa "sem lucro" pra quem quiser revender o carro, pra fazer dinheiro rápido. Geralmente quem pega carro de repasse são revendas mas nada impede de uma pessoa física comprar pra uso próprio também, mas como vem direto do nome do proprietário antigo para o seu não tem garantia (a revenda no caso faz só o papel de um despachante).

Eu acho que tem que ter um desconto muito grande pra compensar, pois quem quer se livrar um carro "bomba" geralmente faz negócio por outro nessas revendas, e pegando um carro desses que o dono anterior quer "se livrar" e ainda sem garantia, é bem arriscado.

Sobre carro sinistrado, não acho que tem problema comprar desde que se saiba que é sinistrado e consiga um baita desconto. E claro, passar um scanner antes de comprar pra ver se os airbags ainda estão lá :ksafado

"sem lucro"
qual a vantagem ?!?!?
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.299
Reações
16.371
Pontos
1.439
A vantagem é vender um carro 0km no caso das concessionárias ou seminovo no caso das revendas e ter o dinheiro do carro dado na troca em poucos dias.

sim, dinheiro em caixa mais rápido, entra como se o comprador do outro carro tivesse dado o dinheiro ao invés do carro, pois o carro foi repassado pra outro, como se o cara tivesse vendido e dado o dinheiro pra loja.

ainda mais quando é carro zica, melhor nem ter lucro e ter o dinheiro na mão do que ficar com o carro ancorado no patio sem perspectiva de venda e dando despesa.
 

mrgreen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.876
Reações
3.158
Pontos
453
Agora eu entendi. Eh uma questão de liquidez e fluxo de caixa. No entanto, uma loja ou concessionaria com caixa não precisa fazer isso, ainda mais se souber que tem em mãos um carro confiável.
 
D

Deleted member 35588

então é isso que falei mesmo. a loja tenta simular um contrato entre os particulares e jogar o corpo fora pra não precisar oferecer a garantia, aí joga o preço que pegou o carro só pra se livrar do veículo e fazer dinheiro.

pois se fizesse algo diretamente com o cnpj fica muito na cara, aí não tem como se esquivar do CDC.

mas mesmo assim, é um risco pra loja, pois se entrar na justiça acredito que dê certo. mas eles ficam no lucro pq se o carro não tiver uma tremenda b*sta não vai dar problema de motor e caixa dentro de 3 meses mesmo.

Só lembrando que a garantia que a loja deve dar é total e não apenas motor e caixa, independente do que eles digam.
 
Topo Fundo