O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Visual novel no GMS2

Kin0

Larva
Mensagens
6
Reações
5
Pontos
3
Boa tarde, eu gostaria de saber se existem alguns tutoriais para o desenvolvimento de mecânicas simples de uma visual novel no Game Maker Studio 2.

Sou nova na área de programação e sei que existe uma engine própria para a produção das mesmas, mas eu quero usar o Game Maker para ensino próprio (Já que eu pretendo sim usar a engine para mais projetos como um hobby).
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.174
Reações
3.460
Pontos
704
Boa tarde, eu gostaria de saber se existem alguns tutoriais para o desenvolvimento de mecânicas simples de uma visual novel no Game Maker Studio 2.

Sou nova na área de programação e sei que existe uma engine própria para a produção das mesmas, mas eu quero usar o Game Maker para ensino próprio (Já que eu pretendo sim usar a engine para mais projetos como um hobby).
Tutoriais super especificos eu acho dificil, e sinceramente, falando como alguem que tem esse hobbie tambem, você não chega tão longe com eles. Assim que precisar sair um pouco da caixinha você acaba ficando presa por não ter tutorial para tal coisa. Provavelmente a engine propria que você mencionou é o renpy, certo? Realmente de certa forma ela é bem limitada.

Qual seria seu conhecimento de progração? Qual seu nivel de conhecimento de ingles?

A melhor forma seria realmente pegar os tutoriais do proprio GM pra entender como a plataforma funciona.


Uma visual novel pode ser extremamente simples ou extremamente complexa dependendo da logica usada. Nesse cenário, o renpy economiza tempo pra caramba e principalmente na hora de salvar o jogo.
 
Ultima Edição:

Kin0

Larva
Mensagens
6
Reações
5
Pontos
3
Tutoriais super especificos eu acho dificil, e sinceramente, falando como alguem que tem esse hobbie tambem, você não chega tão longe com eles. Assim que precisar sair um pouco da caixinha você acaba ficando presa por não ter tutorial para tal coisa. Provavelmente a engine propria que você mencionou é o renpy, certo? Realmente de certa forma ela é bem limitada.

Qual seria seu conhecimento de progração? Qual seu nivel de conhecimento de ingles?

A melhor forma seria realmente pegar os tutoriais do proprio GM pra entender como a plataforma funciona.


Uma visual novel pode ser extremamente simples ou extremamente complexa dependendo da logica usada. Nesse cenário, o renpy economiza tempo pra caramba e principalmente na hora de salvar o jogo.
Eu sei bem pouco, acabei começando ainda esse ano mas não me aprofundei por algumas questões pessoais.

E o meu nível de inglês é mediano, eu sou boa pra qualquer coisa que não seja escrever e falar, até por isso aceito conteúdo em inglês.

Sim, eu entendo que programação é toda baseada em lógica, até por isso eu tava desenvolvendo o meu raciocínio lógico pra poder solucionar alguns problemas que eu sei que vão aparecer (E alguns que já apareceram) nessa caminhada.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.235
Reações
10.739
Pontos
753
O pior é que VN em html5 é bem simples de ser desenvolvido, pensando de outra forma. Se aprender arte/programação web básica já conseguirá fazer algo no gênero.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.174
Reações
3.460
Pontos
704
O pior é que VN em html5 é bem simples de ser desenvolvido, pensando de outra forma. Se aprender arte/programação web básica já conseguirá fazer algo no gênero.
Acho que depende muito da linearidade que você quer seguir e do quão complicado alguns cenários acabam se tornando. Já cansei de ver VN onde o autor coloca uma observação falando que você tem que fazer as coisas em uma ordem específica se não buga o jogo. Ai é tenso.

Tava jogando Summertime Saga, um misto de VN meio adventure +18 e lembro que chegava em alguns cenários absurdos, tipo um personagem em um comodo falar com você de forma X e no outro de forma Y, como se não tivesse sido atualizado ainda a personalidade dele pra personalidade nova.

A coisa vai ficando bem complexa.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.174
Reações
3.460
Pontos
704
Eu sei bem pouco, acabei começando ainda esse ano mas não me aprofundei por algumas questões pessoais.

E o meu nível de inglês é mediano, eu sou boa pra qualquer coisa que não seja escrever e falar, até por isso aceito conteúdo em inglês.

Sim, eu entendo que programação é toda baseada em lógica, até por isso eu tava desenvolvendo o meu raciocínio lógico pra poder solucionar alguns problemas que eu sei que vão aparecer (E alguns que já apareceram) nessa caminhada.
Saber ler e ouvir inglês já é um baita avanço para aprender nessa área. Eu nunca usei o GMS2, costumo brincar mais no Unity, mas eu comecei com os tutoriais básicos do próprio site da ferramenta e a partir deles fui saindo da caixinha.
 


Kin0

Larva
Mensagens
6
Reações
5
Pontos
3
O pior é que VN em html5 é bem simples de ser desenvolvido, pensando de outra forma. Se aprender arte/programação web básica já conseguirá fazer algo no gênero.
Sim, eu já ouvi que HTML5 pode ser usado pra isso, mas eu vou me manter no GMS2 pois eu quero usar o mesmo pra desenvolver mais projetos, mas um dia eu talvez pegue o GODOT pra treinar um pouco no tridimencional.
Acho que depende muito da linearidade que você quer seguir e do quão complicado alguns cenários acabam se tornando. Já cansei de ver VN onde o autor coloca uma observação falando que você tem que fazer as coisas em uma ordem específica se não buga o jogo. Ai é tenso.

Tava jogando Summertime Saga, um misto de VN meio adventure +18 e lembro que chegava em alguns cenários absurdos, tipo um personagem em um comodo falar com você de forma X e no outro de forma Y, como se não tivesse sido atualizado ainda a personalidade dele pra personalidade nova.

A coisa vai ficando bem complexa.
Eu já não sou uma leitora de VN, principalmente pq me cansa muito as vistas, mas eu já notei que quanto menor a linearidade, mais complexo o sistema fica, até por isso pensei em trabalhar numa mais simples e talvez com algum sistema bobo do que algo realmente complexo.

Eu sou bem pé no chão com a ideia, principalmente com algo que eu tô fazendo mais por prazer do que pra apresentar algo.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.235
Reações
10.739
Pontos
753
Acho que depende muito da linearidade que você quer seguir e do quão complicado alguns cenários acabam se tornando. Já cansei de ver VN onde o autor coloca uma observação falando que você tem que fazer as coisas em uma ordem específica se não buga o jogo. Ai é tenso.

Tava jogando Summertime Saga, um misto de VN meio adventure +18 e lembro que chegava em alguns cenários absurdos, tipo um personagem em um comodo falar com você de forma X e no outro de forma Y, como se não tivesse sido atualizado ainda a personalidade dele pra personalidade nova.

A coisa vai ficando bem complexa.
Ah sim, mas aí é erro de design mesmo, não relativo a tecnologia. Inclusive tem jogos feitos em html5, como um indie de ação/puzzles bem conceituado, que é um html5 encapsulado na verdade (eu esqueci o nome do jogo).
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.174
Reações
3.460
Pontos
704
Ah sim, mas aí é erro de design mesmo, não relativo a tecnologia. Inclusive tem jogos feitos em html5, como um indie de ação/puzzles bem conceituado, que é um html5 encapsulado na verdade (eu esqueci o nome do jogo).
Não é relativo à tecnologia, mas algumas tecnologias facilitam muito, tipo, muito mesmo a lidar com esse tipo de coisa. O grafo de uma VN vai ficando gigantesco se for fazer algo mais elaborado. Se for pensar dessa forma, dá para fazer praticamente tudo em qualquer coisa hehehe

Algo mais simples eu usaria html5 sem problema algum, mas para algo elaborado eu iria com alguma plataforma com recursos já prontos. Desenvolver já se torna complexo demais em alguns momentos para termos que reinventar a roda também.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.030
Reações
2.163
Pontos
709
Cara pra visual novel eu recomendo o renpy. Game Maker Studio ao meu ver serve mais pra vc fazer platforming 2D...
 

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
507
Reações
1.432
Pontos
233
Dentro do game maker tem uns templates, uns projetos prontos e um desses projetos possui quase tudo o q vc precisa pra fazer o q vc quer.
 

Kin0

Larva
Mensagens
6
Reações
5
Pontos
3
Cara pra visual novel eu recomendo o renpy. Game Maker Studio ao meu ver serve mais pra vc fazer platforming 2D...
Na verdade, o Game Maker é bem versátil, claro, com suas devidas limitações e com o conhecimento pra executar as tarefas desejadas, até por isso eu uso ele.
Dentro do game maker tem uns templates, uns projetos prontos e um desses projetos possui quase tudo o q vc precisa pra fazer o q vc quer.
Eu não quero trabalhar com templates pois esse projetinho serve como um tipo de estudo, algo pra dar o meu primeiro passo nessa área.
 

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
507
Reações
1.432
Pontos
233
Na verdade, o Game Maker é bem versátil, claro, com suas devidas limitações e com o conhecimento pra executar as tarefas desejadas, até por isso eu uso ele.

Eu não quero trabalhar com templates pois esse projetinho serve como um tipo de estudo, algo pra dar o meu primeiro passo nessa área.
Você não precisa usar o template você abre vê como funciona e usa no seu.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.030
Reações
2.163
Pontos
709
Tem algum visual novel feito no GMS pra vc usar como referencia? Conheço nenhum assim de cór...
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
eu tava fazendo no visual novel maker mas tava pensando em mudar pra unreal engine 5.
mas sei la melhor nao. feature creep infinito
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.174
Reações
3.460
Pontos
704
eu tava fazendo no visual novel maker mas tava pensando em mudar pra unreal engine 5.
mas sei la melhor nao. feature creep infinito
ue5 é meio overkill pra isso, não? Já vi um teste uma vez com varias ides, quando um "jogo" exportado que consiste somente em uma tela preta estatica consome e acho que a UE4 era a pior. Nao sei como esta a cinco.
 

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
507
Reações
1.432
Pontos
233
Tem algum visual novel feito no GMS pra vc usar como referencia? Conheço nenhum assim de cór...
Visual Novel não tem, até onde eu sei, mas eu sei que tem um template onde você anda com um personagem conversando com algumas pessoas com caixa de texto, se você quer uma coisa pronta onde você só troque o texto pelo seu é uma coisa pra aprender nunca vai ser algo profissional.
Eu já trabalhei em um Visual Novel escrevendo a mecânica de diálogos em C++, não é a coisa mais complicada do mundo, acho q visual novels estão entre os gêneros de jogos mais fáceis de programar.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
existe algumas engines proprias para fazer visual novel na steam... eu ainda não testei pq n tenho interesse em novel, mas da uma olhada lá, talvez sejá mais facil criar um novel nelas
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.960
Pontos
453
Esse é o gênero mais simples de programar. Qualquer engine faz.
Dá pra resumir em dialogos com desvios lógicos e imagens printadas na tela.
 
Topo Fundo