O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você é um escritor/roteirista/quadrinista independente?

Darkpirulito

Habitué da casa
Mensagens
140
Reações
168
Pontos
53
O cenário no Brasil para publicações independentes vem mudando nos últimos anos, de uma forma positiva. Precisamos aproveitar esse momento.

77029
"O doutrinador - Luciano Cunha"

As produções independentes estão ganhando força aqui. O cenário não está precisamente perfeito, onde podemos com facilidade usufruir das vacas gordas, mas os feitos que artistas nacionais estão conquistando no ramo independente não só é bom para a divulgação da nossa arte, mas pro impulso dos iniciantes que desejam publicar suas revistas, livros e afins, ainda que sem a mão de uma editora.

Por isso que precisamos nos unir e nos ajudar nesse momento. A mudança nesse cenário pra melhor é nossa inteira responsabilidade. As pessoas não vão conhecer nossas obras por terceiros e não vamos alcançar um sonhado estrelato na individualidade esperando a sorte chegar. Alguns poucos sim, mas a sorte não é pra todos.

Se você é um produtor, roteirista, quadrinista independente, comente sobre seu projeto aqui. Vamos nos seguir e ajudar aqueles que estão em regiões próximas com divulgação em eventos e oportunidades.
 

MadScientist

Bam-bam-bam
Mensagens
1.746
Reações
3.179
Pontos
453
Eu estou tentando escrever um livro, mas acho muito complicado a verificação da qualidade ou do quão vendável possa ser, ou se pelo menos despertaria interesse em alguém, não tenho noção da qualidade do negócio porque é impossível para quem escreve (principalmente pela primeira vez) despir-se da subjetividade que está incrustada na obra. Eu releria 1000 vezes e não acharia 10% dos defeitos que eu sei que tem.

Como um livro demanda muito tempo, preciso de alguma dica de como eu possa mostrar pelo menos esse começo (tenho umas 40 páginas), pra saber se estou no caminho certo. Quem puder ajudar, agradeço. Abraços.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.571
Reações
32.939
Pontos
1.048
Eu estou tentando escrever um livro, mas acho muito complicado a verificação da qualidade ou do quão vendável possa ser, ou se pelo menos despertaria interesse em alguém, não tenho noção da qualidade do negócio porque é impossível para quem escreve (principalmente pela primeira vez) despir-se da subjetividade que está incrustada na obra. Eu releria 1000 vezes e não acharia 10% dos defeitos que eu sei que tem.

Como um livro demanda muito tempo, preciso de alguma dica de como eu possa mostrar pelo menos esse começo (tenho umas 40 páginas), pra saber se estou no caminho certo. Quem puder ajudar, agradeço. Abraços.
Estou na mesma situação que você. Comecei a "rascunhar" um livro, já escrevi um prólogo e um capítulo, comecei o segundo e meio que dei uma desanimada. Parece que não, mas dá muito trabalho escrever algo, e você fica revisitando toda hora aí não vê mais possíveis erros que existam. E eu parei momentaneamente. Não porque me falta estória (ela está toda na cabeça), mas porque me falta paciência mesmo de sentar e escrever.
 

MadScientist

Bam-bam-bam
Mensagens
1.746
Reações
3.179
Pontos
453
Estou na mesma situação que você. Comecei a "rascunhar" um livro, já escrevi um prólogo e um capítulo, comecei o segundo e meio que dei uma desanimada. Parece que não, mas dá muito trabalho escrever algo, e você fica revisitando toda hora aí não vê mais possíveis erros que existam. E eu parei momentaneamente. Não porque me falta estória (ela está toda na cabeça), mas porque me falta paciência mesmo de sentar e escrever.
Se quiser ajuda, camarada, estou aqui.

O jeito é esse mesmo, a gente achar alguém disposto a ler. Não adianta ficar relendo o mesmo negócio milhares de vezes, nunca vai dar pra ter uma noção objetiva.
 

Darkpirulito

Habitué da casa
Mensagens
140
Reações
168
Pontos
53
Eu estou tentando escrever um livro, mas acho muito complicado a verificação da qualidade ou do quão vendável possa ser, ou se pelo menos despertaria interesse em alguém, não tenho noção da qualidade do negócio porque é impossível para quem escreve (principalmente pela primeira vez) despir-se da subjetividade que está incrustada na obra. Eu releria 1000 vezes e não acharia 10% dos defeitos que eu sei que tem.

Como um livro demanda muito tempo, preciso de alguma dica de como eu possa mostrar pelo menos esse começo (tenho umas 40 páginas), pra saber se estou no caminho certo. Quem puder ajudar, agradeço. Abraços.

Eu tô cursando letras por enquanto, apesar de provavelmente entrar agora em mídias, comunicação. Acho que é a área certa pro marketing de criações independentes agora. E bem, eu to disposto a ajudar vocês com dicas e dar uma revisada do que pode melhorar.

Tenham em mente que é assim mesmo, essa é hora que a gente tem que estar disposto a mostrar pra mãe, pro vizinho, pro tio, pro amigo do trabalho, pro cachorro, e analisar todas as críticas possíveis, enquanto o projeto é um esqueleto. O produto final tem que tá da melhor forma possível de acordo com o que a gente consegue fazer.

Não tenham medo de botar a cara, isso é fundamental. Nunca demonstrem inseguros pras pessoas que vocês vão mostrar a ideia ou o produto, assim eventualmente eles vão demonstrar interesse.

Não deixe a divulgação pra depois de pronto. Enquanto vocês vão trabalhando, invistam no marketing digital. Criem uma página no facebook, insta, twitter, youtube e sempre divulguem em grupos ou com pessoas que vocês acreditam ser o público alvo. Antes de lançar é importante ter uma base de pessoas interessadas.

Estudem e aproveitem as plataformas de crowdfunding quando tiverem uma base definida.

O processo leva tempo meus caros, mas vocês tem que gostar e aproveitar o processo como uma forma de aprendizado e evolução. Podem me mandarem textos, sinopses, capítulos que eu ajudo vocês dando uma revisada e apontando o que vocês podem fazer pra aperfeiçoar o projeto. Inclusive, dependendo da região de vocês, posso ajudar mostrando eventos e lojas de produtos independentes, gráficas com o preço bacana... Hoje não tá difícil pra o produtor que trabalha pra ele mesmo conseguir publicar sua criação, temos várias ferramentas boas pra isso. Tudo tá na mão de vocês.
 

MadScientist

Bam-bam-bam
Mensagens
1.746
Reações
3.179
Pontos
453
Eu tô cursando letras por enquanto, apesar de provavelmente entrar agora em mídias, comunicação. Acho que é a área certa pro marketing de criações independentes agora. E bem, eu to disposto a ajudar vocês com dicas e dar uma revisada do que pode melhorar.

Tenham em mente que é assim mesmo, essa é hora que a gente tem que estar disposto a mostrar pra mãe, pro vizinho, pro tio, pro amigo do trabalho, pro cachorro, e analisar todas as críticas possíveis, enquanto o projeto é um esqueleto. O produto final tem que tá da melhor forma possível de acordo com o que a gente consegue fazer.

Não tenham medo de botar a cara, isso é fundamental. Nunca demonstrem inseguros pras pessoas que vocês vão mostrar a ideia ou o produto, assim eventualmente eles vão demonstrar interesse.

Não deixe a divulgação pra depois de pronto. Enquanto vocês vão trabalhando, invistam no marketing digital. Criem uma página no facebook, insta, twitter, youtube e sempre divulguem em grupos ou com pessoas que vocês acreditam ser o público alvo. Antes de lançar é importante ter uma base de pessoas interessadas.

Estudem e aproveitem as plataformas de crowdfunding quando tiverem uma base definida.

O processo leva tempo meus caros, mas vocês tem que gostar e aproveitar o processo como uma forma de aprendizado e evolução. Podem me mandarem textos, sinopses, capítulos que eu ajudo vocês dando uma revisada e apontando o que vocês podem fazer pra aperfeiçoar o projeto. Inclusive, dependendo da região de vocês, posso ajudar mostrando eventos e lojas de produtos independentes, gráficas com o preço bacana... Hoje não tá difícil pra o produtor que trabalha pra ele mesmo conseguir publicar sua criação, temos várias ferramentas boas pra isso. Tudo tá na mão de vocês.
Muito valiosas suas dicas, agradeço de verdade.

Quando você tiver tempo, posso te mandar MP só com a ideia do que eu pretendo fazer e o primeiro capítulo. Nem precisaria ler tudo, só aquela analisada por cima já ajudaria muito, principalmente porque é a minha primeira vez escrevendo e tenho poucas pessoas que se interessam por leitura no círculo social. Preciso apenas saber se estou andando na linha, haha.

Um abraço.
 


Darkpirulito

Habitué da casa
Mensagens
140
Reações
168
Pontos
53
Muito valiosas suas dicas, agradeço de verdade.

Quando você tiver tempo, posso te mandar MP só com a ideia do que eu pretendo fazer e o primeiro capítulo. Nem precisaria ler tudo, só aquela analisada por cima já ajudaria muito, principalmente porque é a minha primeira vez escrevendo e tenho poucas pessoas que se interessam por leitura no círculo social. Preciso apenas saber se estou andando na linha, haha.

Um abraço.

Pode mandar sim que eu leio e dou o parecer

Estou na mesma situação que você. Comecei a "rascunhar" um livro, já escrevi um prólogo e um capítulo, comecei o segundo e meio que dei uma desanimada. Parece que não, mas dá muito trabalho escrever algo, e você fica revisitando toda hora aí não vê mais possíveis erros que existam. E eu parei momentaneamente. Não porque me falta estória (ela está toda na cabeça), mas porque me falta paciência mesmo de sentar e escrever.

É aquilo, a gente não pode se forçar. Criar algo se trata de gostar do processo. Escrever e desenhar são coisas que funcionam melhor quando a gente gosta do processo de produção. Espero que em uma determinada hora você possa sentir isso e engajar para conhecermos sua história

Escrevo alguns livros e to pensando em fazer um mangá.

Postou em algum lugar algo sobre, pode nos mostrar?
 

Leeroy

Habitué da casa
Mensagens
245
Reações
418
Pontos
98
Desde que me conheço por gente, escrever é um prazer. Todavia, nunca tive avanço considerável nas minhas obras. Isso mudou recentemente, parte, claro, pela ajuda e pelo apoio da minha namorada — que, quando não está criticando imparcialmente e com rigorosidade as minhas escritas, está me obrigando a escrever—, parte também pela maturidade que desenvolvi para levar adiante meus projetos. Sempre me foi prazeroso criar universos, brincar com as leis metafísicas e físicas, as relações psicossociais e psicológicas entre os personagens, enfim, me atrai muitíssimo a ideia de fazer algo "original" e novo, que foge à razão mundana.

Além de escrever, tenho também bastante interesse nesse universo dos quadrinhos e mangás. Pode-se dizer que eu e minha namorada temos um projeto em conjunto nesse tipo de mídia. Deve tardar, pois é algo para o futuro. Mas me divirto no caminho — o que é, no final das contas, o mais importante.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Eu tenho um roteiro, na verdade ideias, na minha cabeça que daria uma boa HQ ou animação (acredito que eu :kmaroto), mas não sei qual escolher e nem por onde começar a desenvolver, mas uma hora eu começo.
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
Tenho vontade de fazer uma HQ algum dia, mas acho que prefiro procurar alguém pra escrever o roteiro pq não acho que seja meu forte.

Assim posso focar 100% na arte que é a minha praia.

--------------------------------------

Os eventos parece que agora estão começando a dar um foco legal pra quem tem material autoral, não permitindo mais a galera vender fanart por exemplo.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Desde que me conheço por gente, escrever é um prazer. Todavia, nunca tive avanço considerável nas minhas obras. Isso mudou recentemente, parte, claro, pela ajuda e pelo apoio da minha namorada — que, quando não está criticando imparcialmente e com rigorosidade as minhas escritas, está me obrigando a escrever—, parte também pela maturidade que desenvolvi para levar adiante meus projetos. Sempre me foi prazeroso criar universos, brincar com as leis metafísicas e físicas, as relações psicossociais e psicológicas entre os personagens, enfim, me atrai muitíssimo a ideia de fazer algo "original" e novo, que foge à razão mundana.

Além de escrever, tenho também bastante interesse nesse universo dos quadrinhos e mangás. Pode-se dizer que eu e minha namorada temos um projeto em conjunto nesse tipo de mídia. Deve tardar, pois é algo para o futuro. Mas me divirto no caminho — o que é, no final das contas, o mais importante.
Você é romancista, então?
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.919
Pontos
453
Sou quadrinista, desenhei bastante tempo cartum em tirinhas, na época nem sonhava com digital, entao era nankim acrilex e pincel no sulfite xD
Hoje desenho quase tudo no digital com mesa digitalizadora, só os rascunhos ainda faço a mao, pq acho gostoso :3
Demorei bastante tempo pra fazer um mangá (cujo amo desde sempre) e até hoje nao terminei uma historia longa, faço uma ou 2 paginas de historia no maximo.
Atualmente to fazendo um mangá de 14 pag do jogo que estou trabalhando. Sempre penso em participar do concurso SMA (silent manga audition)
mas sempre enrrolo kkkkkkkk
To pensando em fazer no tempo livre um historia tipo seinen romance, com pouca putaria (leia se eicchi), baseado em "causos amorosos" meus e de colegas,
é mais fácil desenhar cotidiano do q fantasia medieval tbm kkkk
 
Topo Fundo