O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você comprou ou conheceu alguem que comprou algum jogo original nos anos 90?

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Atari eu lembro que eu e meus irmãos tínhamos "fitas" nacionais de várias fabricantes... Tivemos uma ou outra americana Atari mesmo. Nossos amigos, a mesma coisa.

No Top Game( CCE) tinha o tigerhelli que vinha com o console... Alugávamos e a maioria era pirata. Nossos amigos, a mesma coisa.

No Mega Drive eu tive somente originais. Nessa época a locadora em que alugava só dispunha de originais. Tive algumas fitas também de Master System Tectoy, pois usava o adaptador no Mega. Alguns amigos tinham umas de Mega piratinha, mas a maioria alugava mesmo originais.

Depois, ganhei o N64.... Como eram caras as fitas...pqp... Em um Natal, ganhei 3 fitas usadas (estavam bem novas, porém loose.. cada uma R$40,00 na época).. e no outro Natal ganhei uma nova (ISS 98 R$130,00+-).

Depois disso, comecei colecionar...
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
quem lembra da qualidade dos jogos piratas de ps1 no começo?
Eu lembro que todos vinham estampado e com qualidade visual parecida com o original, eu tinha um FFVII que enganava, com o tempo e com os gravadores de cd a qualidade dos piratas cairam muito, porque qualquer um podia comprar um cd regravavel e imprimir a capa
A mídia era tão boa nessa época que tenho mídias aqui de ps1 de 97/98 que funcionam normalmente ainda...
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
quem lembra da qualidade dos jogos piratas de ps1 no começo?
Eu lembro que todos vinham estampado e com qualidade visual parecida com o original, eu tinha um FFVII que enganava, com o tempo e com os gravadores de cd a qualidade dos piratas cairam muito, porque qualquer um podia comprar um cd regravavel e imprimir a capa
eu guardei alguns. no começo sempre vinham com encarte traseiro e impressão boa. depois virou sulfitão num case porco mesmo.

9ed64c77bbc18da81c75c0c2a7b4dafa.jpg
8c7bb1f45b15d5ab655c7fcb4ca63acd.jpg
ed9699888333b3b76b22bcf8f4ea003a.jpg
8d9c6aaa84b8d93784cb5f388d2e962b.jpg
9e15d602129b1135993eaf59f691f337.jpg


Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.398
Pontos
503
Ganhei meu SNES em 97 e antes de começar a colecionar consoles em 2000, eu já colecionava cartuchos de SNES, e desde que ganhei o meu console eu já tinha conseguido alguns originais usados... Meu primeiro jogo original além do Mario World que veio com o console foi o Mario Kart, que comprei meses depois de um colega, mas nesse tempo tive até um UMK3 que depois foi roubado... Mas as coisas melhoraram a partir de 2000 quando comecei a colecionar consoles, na época consegui vários jogos legais, alguns até completos, que infelizmente não tenho mais, mas tive jogos originais como Stunt Race FX, UMK3, Bugerman, Mario Allstar, entre outros... Nessa época se mudou um vizinho que eu tinha aqui que tinha vários jogos originais, consegui comprar alguns dele bem baratos, tenho uns até hoje, como meu Rock and Roll Racing da Playtronic, meus únicos jogos completos de SNES que tive foram dele.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
quem lembra da qualidade dos jogos piratas de ps1 no começo?
Eu lembro que todos vinham estampado e com qualidade visual parecida com o original, eu tinha um FFVII que enganava, com o tempo e com os gravadores de cd a qualidade dos piratas cairam muito, porque qualquer um podia comprar um cd regravavel e imprimir a capa

O grande diferencial era na qualidade dos piratas das gerações anteriores ao PS2, que foi onde a coisa mudou completamente. Mesmo quando o PS1 ainda estava na moda, as gravadoras ainda eram caras. Depois disso, a coisa começou a cair de qualidade demais!

Eu só vi um jogo pirata no Sega CD (Adventures of Batman e Robin). No 3DO, tinha as gravações que vinham com a impressão perfeita, caixa e manual, mas tinham cópias horrendas que vinham com florzinhas desenhadas ou apenas o nome do jogo escrito (e rivalizava com certos jogos horrendos jogos que mal tinham coisas escritas como o caso do Shadow e do Flying Nightmares) e se confundia com o original perfeitamente. Isso também apareceu com muitos jogos do PS1 e Saturn.

Pirataria no Master System é rara e por isso, hoje em dia é até caro! Já vi um cartucho de muitos jogos pra ele. Não me lembro se era de 15 ou 16 jogos, mas ele era reconhecido porque o label dele era azul, na época em que as labels do videogame eram vermelhas aqui e a parte traseira não tinha escrito Tec Toy ou Sega.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Tirando os jogos que vieram com os consoles, foi o único original que tive, comprei em 1994 com dois controles de 6 botões, se não me engano tudo custou uns 150 URV, que seria o mesmo que 150 dólares, era um bom dinheiro na época.

street-fighter-2-tectoy-mega-drive-original-D_NQ_NP_662465-MLB29397332477_022019-F.webp
Era um baita dinheiro.

Em 94 o sonho brasileiro era o salário mínimo chegar a 100 dólares.:kcry
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Pior que até na locadora aqui metade dos jogos (pra alugar) eram piratas.

Molecada de hoje não tem a menor noção de como era viver nos anos 80 e 90 com moeda zoada e eletrônicos caríssimos onde poucos podiam ter.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.485
Reações
10.772
Pontos
503
Meus jogos de PC Windows 95/98 sempre foram originais. Saudades de quando vinham numa caixa grandona com manual.
R.I.P. BraSoft e Greenleaf...
 

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
Na região onde moro se achava nas locadoras ou lojas jogos de master system,mega drive e super nintendo,sobre o nes nunca sequer vi um cartucho original ou paralelo ou mesmo o video game,não sei se ele era caro ou dificil de se conseguir.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.623
Pontos
453
Jogos originais nos anos 90 eram comuns. Boa parte das pessoas tinham jogos originais, nem que fosse um só. Tirando talvez os de NES/Famicom, em que os originais em mais incomuns por conta dos famiclones (Dynacom, Gradiente, Dismac, Milmar, etc.).
Em muitas locadoras eram só originais.
E alguns consoles praticamente não tinham pirataria. Exemplo, Master System eu nunca vi cartucho pirata. Nintendo 64 a pirataria também não era muita comum.

Agora quando o PlayStation chegou é que a pirataria reinou e os originais se tornaram raros.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.307
Reações
45.801
Pontos
803
Na locadora que eu jogava era só original, e na época do Master/ Megão que eu tive também, nem sabia que existia pirataria disso aí, hoje eu só tenho original do Playstation 3 no meu Wii é só putaria, digo pirataria.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.909
Reações
8.118
Pontos
453
Só tive um jogo original, Street Fighter 2 de super nes que minha tia me deu. Caixa, berço e manual, tudo lindo.
A real é que eu não me importava muito com isso, curtia os piratas que se encontravam por aqui, porque a maioria usava o design dos cartuchos japoneses e acho mais bonito que o padrão EUA.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.906
Reações
28.702
Pontos
803
No fim dos anos 90, eu tinha uma mega drive que não funcionava, com duas fitas, uma do mortal kombat e outra do Sonic, mas não lembro se eram originais.

Ps: Na verdade, eu nem sabia que existia pirataria de jogos nessa época.Eu pensei que todas as fitas chegavam aqui através do mercado cinza.:klolz
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.600
Reações
17.888
Pontos
749
eu guardei alguns. no começo sempre vinham com encarte traseiro e impressão boa. depois virou sulfitão num case porco mesmo.

9ed64c77bbc18da81c75c0c2a7b4dafa.jpg
8c7bb1f45b15d5ab655c7fcb4ca63acd.jpg
ed9699888333b3b76b22bcf8f4ea003a.jpg
8d9c6aaa84b8d93784cb5f388d2e962b.jpg
9e15d602129b1135993eaf59f691f337.jpg


Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk

Eu ainda tenho esse Bust a Move da "Players", capinha igualzinha a sua, guardado em algum lugar.

Era mega viciado nesse game, jogava várias músicas sem errar.
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.753
Pontos
503
Quando eu ganhei meus consoles era tudo pirata, mas aí eu comecei a me aprofundar no ramo e descobri que se eu queria ser um verdadeiro videogueimeiro teria que ir um passo além.
Comecei a comprar jogos originais usados que nunca vi piratas tipo os rpgs de SNES, os jogos de Nintendo 64 eu só tinha coragem de comprar original, o Mega Drive era tudo pirata mas deixei passar muita coisa por ser leigo na época e era tudo comprado pela capa bonita.
Depois que acostumei com a legalidade peguei rejeição por tudo que era popular na base da pirataria, tanto que nunca tive PSX e PS2 pela dificuldade financeira e de encontrar jogos originais.
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Os meus primeiros cartuchos originais foram os dois Mônica de Master System, acho que isso era 91 ou 92. Na época você nem ouvia falar de cartucho pirata de Master, então o jeito era ir de original e alugar o resto.

Muita gente deve lembrar disso, o SNES nacional vinha com o Killer Instinct original. Aquele cartucho preto, com manual. Isso era 97 ou 98, se não me engano.

Depois daí, acho que os primeiros jogos originais que comprei com o meu dinheiro foram o Street Fighter 4 e o Resident Evil 5, ambos para PC. Isso já era lá pra 2008.
 

galva maximus

Bam-bam-bam
Mensagens
475
Reações
1.845
Pontos
318
Eu só tive o Mega em 1995, quando já estava trabalhando. Como era solteiro e morando com os pais, eu comprei alguns cartuchos originais sim, já na fase da caixa vermelha. Power Drive, Comix Zone, Phantasy Star 3, Ultimate Mortal Kombat 3, não lembro de todos agora. Era muito bom o ritual de tirar o plástico e ler o manual.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Eu cheguei a ter um N64 mais fiquei pouco tempo com ele, justamente porque mesmos os cartuchos piratas, ainda eram caros. Enquanto rolava o "clássico 3 por 10 reais" no PS1, cartuchos de N64 eram mais de 80 reais e não tinha muita variedade.
Eu não tive um 64 pessoalmente, mas trabalhava numa locadora de vídeos e games e tinha acesso. Só não tenho certeza se o PS era o 1 ou 2 na época. A gente nem jogava muito no Playstation, era 99% no 64. E os jogos eram meio escassos mesmo. Mas assim, a turma preferia esperar 2 horas pra jogar um Winning Eleven International Superstar Soccer no 64 que jogar 4 joguinhos toscos no PS. Especialmente a turma + velha (+18).

Depois da locadora fechar eu fiquei só no PC. Por um bom tempo eu só comprava CD original ou encartado em revistas. E era muito, até pelas limitações do meu PC, um Lentium.
Depois, quando montei um PC de verdade, arrisquei comprar uns CDs piratas, mas de jogos que eu não compraria o original. Mas a decepção foi quase total. A maioria dos jogos era ruim ou nem rodava direito. Aí meio que desisti dos piratex e tentava só comprar os jogos que eu realmente curtia. Até hj lembro do dia e local onde comprei o Civ2 por 19,90. E isso quando os lançamentos custavam entre 60 e 80 pratas. Era MUITO dinheiro na época.
 
Ultima Edição:

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.238
Reações
50.109
Pontos
1.539
Eu tive varios jogos "originais", tive alguns de phantom system que eram gradiente então não sei se eram originais de fato, tive Mario 2 original, mas não lembro o que aconteceu com essa fita, mas a grande maioria era pirata, meu pai viajava pro paraguai as vezes e trazia, na epoca de mega drive acho que não tive original, que eu me lembre não, mas meu irmão teve um sega cd e os pouquissimos cds que tinha eram originais, acho que ele teve 1 ou 2 jogos...na epoca de Super nes tive alguns poucos originais tbm a grande maioria era pirata, tive o N64 e todas eram originais, tive o star fox com o rumble pack, tive um jogo chamado blast corps que hj em dia é meio desconhecido.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Meus jogos de SNES eram praticamente todos originais. Mais americanos que Playtronic.

Acho que piratinha eu só tive o Campeonato Brasileiro (óbvio) e um Mortal Kombat que foi na verdade uma indenização de um amigo que quebrou meu Mario All-Stars (que também era piratinha e ficou só no chip).

No final da década, também fiz uma peregrinação por várias locadoras do RJ comprando jogos de Nintendinho do seu acervo. Fiquei com uma coleção consideravel de jogos originais americanos.

Nas gerações seguintes que a pirataria se instaurou de vez. Os poucos que optaram pelo N64 viviam de locadora pois os jogos eram caríssimos... E jogo original de Playstation naquela época era mais raro que filhote de pombo ou enterro de anão. :ksafado
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.590
Reações
33.002
Pontos
1.048
@Pockett
Eu tive muita coisa original. Os cartuchos de Master System e Mega Drive foram todos originais. Na época a Tec Toy dava um put* suporte e você achava os jogos até em padaria. Os jogos de Neo Geo e Turbo Grafx-16 também sempre foram originais, pois naquela época não havia jogos piratas pra esses sistemas. De SNES foi 50/50. Metade dos cartuchos que tive na época foram originais, a outra metade foi pirata, pois era difícil e caro achar certos jogos naquela época pro SNES.

Já no ATARI 2600, tirando o cartucho que veio no aparelho da Polyvox, o resto era cartuchos da Dactar, CCE, Videospot, fora uns carts que um vizinho meu fabricava em casa. A mesma coisa vale pro NES. Naquela época eu só vi aparelho / cartuchos originais em revistas. Tive um Turbo Game CCE e fora alguns cartuchos da própria CCE e alguns poucos da Gradiente e Daynacom, a maioria foi desse meu vizinho que fabricava cartucho em casa.

Já no Saturn, tirando uns pouquíssimos originais, a grande maioria (95%) foram jogos prensados ou gravados por eu mesmo. Mesma coisa no PC e MSX. 99% piratão, no PC os originais que eu tive vieram nos Kits Multimidia. Tive alguns jogos Big Box importados na época e alguns da Brasoft que eram muito caros. Já no MSX tive uns 5 cartuchos piratas e o restante foi em fita K-7. Posso afirmar que eu não tive NADA original de MSX.

Falow!
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.343
Pontos
2.599
Tive de Mega Drive e de PC. Mas de PC eram só aquelas promoções nas Lojas Americanas e tal bem baratinhas.

Agora, o que pirateei de jogo de PC não foi pouco. Tinham uns anúncios de gente vendendo jogo pirata (acho que era no jornal) e que você ligava e perguntava quais jogos tinham e quanto cabia em um CD. Entupia o CD com todos os jogos, ou até mais de um, e ia sei lá onde buscar. Era um negócio bem obscuro como drogado indo na boca buscar droga.

No final da década de 1990 também tive o Dreamcast e aí foi full pirataria. Havia umas lojinhas e camelôs que vendiam.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.760
Reações
22.963
Pontos
803
cartuchos, karos pakas.
ultimo cartucho q tive foi do n64 , depois disso só voltei com originais no steam.
fim dos anos 90 um jogo era um salario minimo pelo q lembro.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.760
Reações
22.963
Pontos
803
Tive de Mega Drive e de PC. Mas de PC eram só aquelas promoções nas Lojas Americanas e tal bem baratinhas.

Agora, o que pirateei de jogo de PC não foi pouco. Tinham uns anúncios de gente vendendo jogo pirata (acho que era no jornal) e que você ligava e perguntava quais jogos tinham e quanto cabia em um CD. Entupia o CD com todos os jogos, ou até mais de um, e ia sei lá onde buscar. Era um negócio bem obscuro como drogado indo na boca buscar droga.

No final da década de 1990 também tive o Dreamcast e aí foi full pirataria. Havia umas lojinhas e camelôs que vendiam.
epoca magica.
vc ia numa esquina escura ou um apto. escondido e um kra cheio de cds vinha te perguntar, "e ai garoto, quer ficar doidão? tenho mdk aqui."
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.018
Reações
6.879
Pontos
704
Nos anos 90, de original comprado, só tive o ISSD de SNES e Fifa 98 e Indycar Racing II de PC
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Eu nasci e cresci na favela, na periferia da zona sul de São Paulo e Diadema. Então por necessidade eu comecei a trabalhar aos 13 anos, consertando video games na oficina de eletrônica que pertencia a minha família. Eu consumi muito pirata nessa época, mas em contrapartida sempre comprei originais também, eu lia muito, sempre procurei me informar, e já sabia nessa época que havia jogos originais e piratas e sabia diferencia-los. Meu primeiro original foi Cyber Shinobi pro MasterSystem, e no geral meus jogos originais nesta época foram quase todos de MS, mas eu cheguei a comprar alguns também de NES (Phantom System), foram eles Ninja Gaiden, Double Dragon 2 e Super Mario1 (todos como selo Nitendo Q), quando peguei um SNES em 1995, ele foi todo abastecido só de piratas, e quando troquei o mesmo pelo MD aí passei a comprar vários originais. Eu sempre tive essa política de comprar sim piratas, mas sempre que possível e que fossem lançados jogos de franquias que eu gostava eu comprava original.
Muitas vezes era um só original por ano e olhe lá, nem me passava pela cabeça que no futuro (atualmente) eu iria até ganhar originais grátis pela internet, e que os jogos originais comprados no ano passassem de dezenas.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.909
Reações
8.118
Pontos
453
Tive de Mega Drive e de PC. Mas de PC eram só aquelas promoções nas Lojas Americanas e tal bem baratinhas.

Agora, o que pirateei de jogo de PC não foi pouco. Tinham uns anúncios de gente vendendo jogo pirata (acho que era no jornal) e que você ligava e perguntava quais jogos tinham e quanto cabia em um CD. Entupia o CD com todos os jogos, ou até mais de um, e ia sei lá onde buscar. Era um negócio bem obscuro como drogado indo na boca buscar droga.

No final da década de 1990 também tive o Dreamcast e aí foi full pirataria. Havia umas lojinhas e camelôs que vendiam.

Caraca, fiz isso uma vez em 1998. A casa em que ele morava fica no meu caminho para o centro da cidade, até hoje passo na frente dela de vez em quando. Ela está desabitada há muitos anos, mas sempre me lembro daquele CD quando passo ali.
 

Jack Burton

Bam-bam-bam
Mensagens
920
Reações
6.829
Pontos
433
Tive um Master System e 6 jogos, ( After Burner, Kenseider, Shinobi, Galaxy Force, Assault City e Alien 3 ) todos originais, o resto dos jogos era tudo alugado.
Meu Tio comprava jogo original de PC.
 
Topo Fundo