O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você confia nas urnas eletrônicas?

Você confia nas urnas eletrônicas?


  • Total voters
    69
  • Poll closed .

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.060
Pontos
353
Pergunta sincera, quem aqui realmente acredita na honestidade do nosso sistema eleitoral? Se o sistema é tão seguro, por que não torna-lo auditavel pra tirar qualquer sombra de dúvida?

Sei lá, acho que essa discussão já está revelando muito sobre o caráter de certos broxas:

 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Bolsonaro ter ganhado as eleições é a prova cabal de que as urnas eletrônicas são uma fraude.

Fui irônico, óbvio que confio, mas não sou contra melhoras, sou contra gastar 3 Bilhões com algo que funciona e é confiável

T+
 

nEstle

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.046
Reações
14.011
Pontos
953
Na verdade a maioria não confia em um sistema que não é passível de conferência, por motivos óbvios. Tanto que o legislativo já tentou melhorar as urnas, mas os deuses não permitem tamanha blasfêmia contra a onisciente urna.

Isso nem deveria estar em discussão. Concordo com Amoedo de 2018.

 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.890
Reações
54.995
Pontos
1.839
Não confio pois não existe aparelhos confiáveis. Porém como sei que a discursão vai descambar para o voto impresso digo logo que ele não aumenta a segurança coisa nenhuma, além de criar outros problemas que já falei no outro tópico.
 


edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Nenhum sistema é infalível. Nenhum sistema é a prova de trapaça. Ainda mais quando interesses escusos estão no jogo.

Deve haver uma maneira melhor de assegurar a lisura do processo. No momento, sem a possibilidade de auditoria, não é possível confiar.
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Não confio. Acho que tem que ter papel, para não pairar dúvidas sobre o processo.

Assim como ocorreu nos EUA.


Oh wait...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Tem que ver como esses votos são contados no final. Um dos principais problemas no EUA foi esse: o voto em papel era escaneado/lido por uma máquina, se desse erro na leitura o mesario podia escanear todos os votos novamente (inclusive os que já foram contados).
E tbm houve suspeita de votos terem sido impressos na China em branco, votos sendo entregues depois do horário de votação, fraude massiva no voto pelo correio, mais votos do que haviam pessoas registradas para votar, etc.
Na minha humilde opinião, os dois sistemas tem suas falhas. Mas para ter mais transparência acho que tem que ser possível a auditoria, assim como a recontagem.
O pior nos EUA foi que as cortes simplesmente não estavam aceitando queixas e se recusavam a julgar casos de fraude.
 
Ultima Edição:

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.141
Pontos
1.494
Confio, mas não apostaria o toba :klol

Acho que pequenas fraudes que alterariam poucos votos até são possíveis. Agora imaginar que tudo é manipulado e que o resultado é decidido por sabe-se lá quem tem nome: se chama teoria da conspiração e, normalmente, é coisa de doido.

E digo mais, se há fraude na urna da dimensão que uma galera aí defende, não será o voto impresso que tornará o sistema seguro.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Quanto mais camadas de redundância em segurança e lisura melhor.

Não é substituir o voto eletrônico pelo impresso mas sim acrescentar uma camada adicional.

Não sei como tem gente que é contra isso.
 
D

Deleted member 35588

Sinceramente, até hoje não tive motivos pra desconfiar.

O que me deixa com uma pulga atrás da orelha é que sempre que alguém questiona segurança delas já aparece uma turma pra ridicularizar a pessoa, como se um aparelho eletrônico fosse infalível.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.579
Reações
16.490
Pontos
553
Confio, mas não apostaria o toba :klol

Acho que pequenas fraudes que alterariam poucos votos até são possíveis. Agora imaginar que tudo é manipulado e que o resultado é decidido por sabe-se lá quem tem nome: se chama teoria da conspiração e, normalmente, é coisa de doido.

E digo mais, se há fraude na urna da dimensão que uma galera aí defende, não será o voto impresso que tornará o sistema seguro.
Não tem nada de teoria da conspiração não cara...
No Brasil tudo tem corrupção, porque caralhos tu vai acreditar que o sistema eleitoral não tenha?
Eu sou totalmente a favor de adicionar uma camada a mais de segurança que é a possibilidade de auditar os votos, e ainda acho 3 bilhões pouco, barato, pelo benefício que isso trás, afinal, voto é democracia e "roubar" uma eleição é coisa de ditaduras.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.131
Reações
16.741
Pontos
703
Não sei como tem gente que é contra isso.
Bilhões a mais de gasto?

Para algo que nunca apresentou evidencias de que já foi fraudado?

Se tivesse um plebiscito sobre isso, eu simplesmente me absteria. Não vou fazer questão de não haver voto impresso, mas acho um dinheiro a mais desnecessário diante do que a urna eletrônica demonstrou na prática até hoje. Mas se a maioria quiser, que implantem então.

Por que o Bolsonaro não apresenta um projeto de lei? Agora já não vai dar mais tempo para 2022.
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Bilhões a mais de gasto?

Para algo que nunca apresentou evidencias de que já foi fraudado?

Se tivesse um plebiscito sobre isso, eu simplesmente me absteria. Não vou fazer questão de não haver voto impresso, mas acho um dinheiro a mais desnecessário diante do que a urna eletrônica demonstrou na prática até hoje.
É sério?
BIlhoes de gasto?
O governo federal gastou MUITO mais do que isso durante a pandemia para bancar hospitais de campanha vazio e super faturados e ninguem se importa, agora para deixar o sistema eleitoral mais seguro ai fica todo mundo preocupado com "os gastos publicos"?
Faca-me o favor... vai...
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.131
Reações
16.741
Pontos
703
É sério?
BIlhoes de gasto?
O governo federal gastou MUITO mais do que isso durante a pandemia para bancar hospitais de campanha vazio e super faturados e ninguem se importa, agora para deixar o sistema eleitoral mais seguro ai fica todo mundo preocupado com "os gastos publicos"?
Faca-me o favor... vai...
Se foi superfaturado, eu me importo.

Se foi criado o hospital de campanha sabendo-se que seria desnecessário, eu me importo.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Urnas são seguras, sistema eleitoral não.
Vivemos no pais das soluções magicas, adianta porra nenhuma a impressão de um papel que no final ninguém vai dar um foda, com coisa que todo mundo vai se juntar para verificar a idoneidade desse papel, vão dizer que o voto foi feito no nome de outra pessoa, que a urna não tá imprimindo corretamente, vão dizer tudo quanto é m**** para no final ficar nesse circle jerk que estão corretos e o mundo vive em uma conspiração constante.

Galera gosta de achar uma solução simples para problemas complexos e no final se gabar da sua solução infalível... Uma piada esse circo.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Alias, esse tipo de discussão só ocorre por que o "queridinho" pode perder as eleições.
Se as eleições são fraudadas, por que ninguém reclamou em 2020? :coolface

Tem de ser MUITO otario para ficar nesse papo de louco ai...
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Então por que não cobraram a validação dos votos do Bolsonaro lá em 2020?

Haddad poderia ter ganhado não? :kpensa
Bolsonaro é golpista? :kpensa
Estamos cobrando, ue!
Pedindo voto auditavel! Doa a quem doer!
E sim o Haddad, poderia ter ganhado, caso exista fraude em 2018 a favor do bolsonaro.
Mas nao tem como auditar ué, como vamos saber?
Só podemos pedir daqui para frente, eleicoes passadas nao tem como mais.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Sim, poderia ter ganhado.
Mas nao tem como auditar ué, como vamos saber?
Então por que não cobraram a validação dos votos do Bolsonaro lá em 2020?
----
Alias, é possível auditar os votos sim :viraolho


É incrível como a desinformação reina nessa pocilga...
 
Ultima Edição:

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Eu editei meu posts.
Mas vou te explicar:
NAO TEM COMO AUDITAR OS VOTOS DA URNA ELETRONICA.

E o voto impresso é JUSTAMENTE uma cobranca, cara. Queremos auditoria, doa a quem doer.
Então você está dizendo que o se o cara lacrar o 13 na urna, a urna poderia computar o voto como 17? :klolwtf

Por que se não for isso, tu está só quase 20 anos atrasado...
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.060
Pontos
353
Bilhões a mais de gasto?

Para algo que nunca apresentou evidencias de que já foi fraudado?

Se tivesse um plebiscito sobre isso, eu simplesmente me absteria. Não vou fazer questão de não haver voto impresso, mas acho um dinheiro a mais desnecessário diante do que a urna eletrônica demonstrou na prática até hoje. Mas se a maioria quiser, que implantem então.

Por que o Bolsonaro não apresenta um projeto de lei? Agora já não vai dar mais tempo para 2022.
Todo mundo sempre usa esse negócio de gasto a mais como desculpa, é a principal desculpa do chupa rola do Barroso. Isso vindo de um cara que anda com a corja do STF, uns caras que fazem farra com a grana do contribuinte sempre que podem.

Esse papo faz tanto sentido quando a conversa que elas são infalíveis. Só acredita quem quer desligar o cérebro pra não questionar.
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Meu deus do ceu.
Voce vai pedir RECONTAGEM de votos porque voce nao confia na URNA e essa RECONTAGEM é feita pela PROPRIA URNA.
Pqp, viu.. desisto.
Então você está dizendo que o sistema atual é burlado e ele registra mais votos para um do que para outro?
Ele não poderia imprimir seu papel errado então? :coolface

- Vou imprimir o papel com o voto no 17, mais vou computar como 13 :klolwtf

Burlou seu sistema do mesmo modo, e ai? :kpensa
 

Cuneglas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.635
Reações
7.118
Pontos
303
Só para elucidar:
TecMundo: E quem desenvolve é o próprio pessoal do TSE...

Diego Aranha:
Sim, o software hoje é majoritariamente desenvolvido por equipe do TSE. Anteriormente, já foi inteiramente terceirizado, mas hoje é responsabilidade do TSE, que conta com uma equipe própria para desenvolver o sistema e mantê-lo ao longo do tempo.
Ou seja.
O TSE FAZ A URNA e se voce pedir auditoria ELES vao auditar o que ELES MESMO FIZERAM.

E vou dar ENFASE EM UMA COISA PARA VOCE:
TecMundo: E o que poderia ser feito para aumentar a segurança das urnas e também tornar o processo eleitoral transparente?

Diego Aranha:
No Brasil, utilizamos um sistema de votação com registro puramente eletrônico dos votos. Uma consequência direta desse fato é que tanto o sigilo do voto quanto a compatibilidade entre os resultados da eleição e a intenção do eleitorado dependem diretamente da qualidade do software de votação e de sua resistência contra manipulação por agentes internos e externos. Dessa forma, o aprimoramento do sistema passa não apenas pelo incremento de segurança do software de votação e de seus processos de auditoria, mas também da implantação de mecanismos que permitam ao eleitor verificar se o sistema registra sua intenção corretamente. Isso deve acontecer a partir de 2018, quando o TSE começará a implantar o voto impresso em 6% das urnas eletrônicos. É importante acompanhar esse processo para ver qual será o impacto no sistema.

Voce se acha mais capacitado do que um professor da Unicamp?
E isso é la de 2017, parceiro. Nao tinha bolsonaro nao, ta?

E mais links:
 
Topo Fundo