O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você considera Ocultismo Religião?

Status
Não está aberto para novas respostas.


Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Ultima Edição:

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Depende, me interesso pelo tema, mas ele abre um leque amplo para satanismo, sociedades secretas, seitas, bruxaria, magia "do bem", macumba...
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
@Berofh Erutron eu me interesso pelo assunto. Pode explicar um pouco mais? Sobre qual entidade o ocultismo acredita, o que prega, etc

Oi Quilava. O ocultismo hoje possui a natureza de um termo genérico dado a parte metafisica das doutrinas, quaisquer que sejam elas aos olhos do senso-comum. Pode ser a prática de um ritual a uma divindade ou elemento da natureza "entidades", pode ser uma meditação, a entoação de um "mantra" ou uma oração que carrega a crença em uma fé devocional, pode ser uma busca pura e simples ao desconhecido ou repleta de complexidades simbólicas e dedicação racional, porem os objetivos vão dos mais sublimes aos mais nefastos pois o ocultismo vária conforme o ocultista podendo ser um conhecimento idílico e edificante ou totalmente vulgar e destrutivo e, por isso, há uma reserva muito grande ao termo por parte da maioria das pessoas ou como disse antes, do senso-comum.

Podemos desenvolver mais com o tempo e a necessidade que aparecer.
 
Ultima Edição:

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Depende, me interesso pelo tema, mas ele abre um leque amplo para satanismo, sociedades secretas, seitas, bruxaria, magia "do bem", macumba...

Isso é a parte mística, o ocultista sério busca desmistificar todas essas coisas. Mas eu não quero fugir do objetivo do tópico que é ler o que os colegas têm a dizer.
 

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
Oi Quilava. O ocultismo hoje possui a natureza de um termo genérico dado a parte metafisica das doutrinas, quaisquer que sejam elas aos olhos do senso-comum. Pode ser a prática de um ritual a uma divindade ou elemento da natureza "entidades", pode ser uma meditação, a entoação de um "mantra" ou uma oração que carrega a crença em uma fé devocional, pode ser uma busca pura e simples ao desconhecido ou repleta de complexidades simbólicas e dedicação racional, porem os objetivos vão dos mais sublimes aos mais nefastos, pois o ocultismo vária conforme o ocultista podendo ser um conhecimento idílico e edificante ou totalmente vulgar e destrutivo e, por isso, há uma reserva muito grande ao termo por parte da maioria das pessoas ou como disse antes, do senso-comum.

Podemos desenvolver mais com o tempo e a necessidade que aparecer.

Complexo pra caramba. Já fiquei com uma garota que se considerava "bruxa". Nós tivemos uma relação sexual que, não entrando em detalhes, foi bastante bizarra. Algumas pessoas disseram que ela poderia ter tentado roubar minha "energia". Isso é possível? Tem algo a ver com ocultismo?
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Não seria mais produtivo na pasta de religião?

Enfim, imagino que existam algumas "regras" pra se considerar religião oficialmente, mas não sei quais são.

Pra mim, um reles imbecil que não manja nada do assunto, não é.

Há quem diga que o ocultismo está presente na maioria das religiões, mas também é algo a se confirmar.

Uma vez fui tentar aprender um pouco sobre, daí li que envolvia uns bagulho astral e já pulei fora porque pra mim é tudo bullshit.

Uma história que acho legal (forma de entretenimento) é aquela Hand of Glory e também os tais "ataques psíquicos". Recomendo ler sobre, caso goste de temática de terror.
 

Steynd

Bam-bam-bam
Mensagens
661
Reações
2.489
Pontos
433
Ligar de novo com o divino sim.

Agora como uma 'religião' de dogmas e doutrinas não.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Acho divertido, porem acreditar 100% nessas coisas é meio burrice.
No geral acho religiões/mitologias algo bem divertido de se conhecer mais a respeito, independente da origem.


Não "sigo" (no sentido de ir em missa e etc) mas a religião mais próxima que tenho é o catolicismo.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Apesar de conhecer e concordar com a explicação etimológica da palavra, dada pelo @Berofh Erutron , acho que o real significado de religião é mais profundo. Acho que a religião é a crença e adoração de algo superior, intangível e incompreensível para os homens. O divino. (Ainda que o divino possa ser menos divino do que muitos acham).

Já o ocultismo trata mais da interação e uso de elementos não terrenos, não mundanos. De todas as formas possíveis e imagináveis. Não há um objeto de veneração ou de submissão (exceto, talvez, no satanismo).

Mas isso é só uma noção pessoal, não sou estudioso do assunto e minha visão de deuses e Deus é bem diferente da usual. Não me encaixo bem nos moldes pré-fabricados.

Então, respondendo o OP: Não.
 
Ultima Edição:

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Complexo pra caramba. Já fiquei com uma garota que se considerava "bruxa". Nós tivemos uma relação sexual que, não entrando em detalhes, foi bastante bizarra. Algumas pessoas disseram que ela poderia ter tentado roubar minha "energia". Isso é possível? Tem algo a ver com ocultismo?

Isso é complicado de explicar, eu vou tentar explicar, mas tenha à mente aberta ok.

Existem alguns conceitos estudados por ocultistas os quais são relacionados com essa questão sexual, mas isso é por ignorância, vou explicar, todavia muito simplesmente, ok?

Segundo se diz há uma energia chamada kundalini e seria uma força masculina de realização.
Segundo se diz há uma energia chamada Fohat e seria uma força feminina de criação.

A realização é a forma física, mãos a massa propriamente.
A criação é a forma abstrata, imaginação e pensamento.

A relação e equilíbrio entre as duas em uma das glândulas do sistema endócrino permite a concepção, veja bem que imaginar e pensar não necessariamente é conceber o novo, pois criar mentalmente quase sempre é fruto de coisa experienciada pelos sentidos.

Compreendido isso, existe essa visão distorcida do tantra pela qual se prega poder-se manipular kundalini através do Tantrismo, em uma pratica sexual ritualística conduzida por um dos ou os dois praticantes onde, se usaria o outro para cooptar a força dessa contraparte e alcançar o poder de concepção. Só que isso é loucura!

Sobre o tantra, seria um caminho de busca por conhecimento e ascensão através da compressão destas forças.
 

Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
Acredito que religião seja uma série de dogmas que levam as pessoas a se aproximar com uma entidade superior.

Então sim, mas eu não conheço práticas de ocultismo, apenas alguns conceitos esparsos.

Entretanto, algo tipo Magia do Caos, que você toma LSD, fala um mantra, e tem halucinações, é uma parada que não se encaixaria nesse conceito.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.143
Reações
62.622
Pontos
1.253
Qualquer forma que o individuo se evolva com as doutrinas, regras, cultos, ações, alguma forma de idolatria independente do nível (do leve ao fanatismo), pratica tal forma como parte atuante de sua vida, considero que tal cidadão esteja se adentrando na esfera da religião.

Quando o individuo esteja apenas focado em estudos, pesquisas, formação de teorias, enfim, buscar informações para conhecimento propriamente dito, Ocultismo se torna apenas uma ciência sendo estudada assim como quaisquer demais religiões propriamente ditas como por exemplo Cristianismo, Islamismo, etc.

... Exemplificando de forma simples a ser entendida:

ESTUDO E OU CIÊNCIA: Um professor dando aula sobre o Cristianismo / Wicca / Candomblé... Nada mais do que alguém lecionando sobre o tema.

RELIGIOSIDADE: Uma pessoa praticando orações, pregações... / Uma pessoa usar suas cartas como base de premonições, meditação / Alguém fazer oferendas....


============

Não seria mais produtivo na pasta de religião?

No meu ponto de vista, o OP @Berofh Erutron quis uma opinião ampla sobre o que pensam todos criando o tópico numa área mais ampla, do que criar diretamente em um local cuja pasta já seja diretamente chamada "Religião" propriamente dita.

Berofh Erutron Acertei ai bro? :ksafado
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.372
Reações
15.827
Pontos
503
O ocultismo em si não é uma religião, mas uma, digamos, categoria de religiões. Há inúmeras religiões "ocultas", com seus deuses, práticas, rituais, tradições, grupos e livros escritos. Ninguém diz "minha religião é o ocultismo", mas sim "minha religião é a Thelema", ou "eu sou Hermeticista".

Uma das acepções corretas do termo "ocultismo" é apenas "restrito a iniciados" ou "o que não deve ser de conhecimento público". Já houve ao longo da história várias regiões "ocultas", principalmente do meio para o fim do Império Romano, quando o cristianismo estava a caminho de ser a religião de estado. Eram as chamadas "religiões de mistério", que cultuavam deuses como Isis e Mithras.

E como é sabido, existem hoje em dia várias crenças restritas a iniciados. Muitas são chamadas religiões "esotéricas", sendo que essa palavra é apenas um sinônimo menos assustador de "oculto".
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.758
Reações
92.905
Pontos
1.353
acho que depende de quem pratica.

os que da pra chamar de "Jorges revoltis" pra mim é só só brincandeira de "jovem revoltis".


Mas quem acredita seriamente nisso,
porque não classificar como religião?


definição de religião:
Significado de Religião
substantivo feminino Crença de que existem forças superiores (sobrenaturais), sendo estas responsáveis pela criação do universo; crença de que essas forças sobrenaturais regem o destino do ser humano e, por isso, devem ser respeitadas.
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Sobre demônios e xenosistemas, talvez esses dois textos te acrescentem muito:


c
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
No meu ponto de vista, o OP @Berofh Erutron quis uma opinião ampla sobre o que pensam todos criando o tópico numa área mais ampla, do que criar diretamente em um local cuja pasta já seja diretamente chamada "Religião" propriamente dita.

Berofh Erutron Acertei ai bro? :ksafado

Precisamente, sem contar que religião na pasta religião será sempre pelo aspecto devocional mais corriqueiro
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
não. É somente uma das diversas formas de manipular símbolos.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.233
Reações
35.459
Pontos
1.053
se consideram Cristianismo, Islamismo, Judaísmo e outros ismos como religião ....
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo