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Você gostaria de trabalhar em uma empresa sem chefe e sem hierarquia? Isso existe de verdade

kibebe

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Existe um antigo movimento chamado anarquista, que quer um mundo sem chefes, governantes e hierarquias. Agora parece que Os anarquistas podem comemorar um pouco pois empresas sem chefes e hierarquias existem de verdade. Dêem uma olhada no vídeo abaixo que fala sobre isso:

http://g1.globo.com/economia/videos...a-empresa-sem-chefe-e-sem-hierarquia/5669189/


E aí o que acham em trabalhar em uma empresa sem chefe e sem hierarquia? Gostariam ou não
 

Grave Uypo

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empresa sem liderança não funciona. só ver essas empresas que se dizem "democraticas". não duram 6 meses abertas.
 

Darkx1

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empresa sem liderança não funciona. só ver essas empresas que se dizem "democraticas". não duram 6 meses abertas.
Até poderia funcionar se todas as pessoas tivessem a mesma mentalidade, mas ai é quase uma loteria.
 

sebastiao coelho neto

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Lembrei do restaurante americano que todos escolhiam a hora e a forma de trabalhar. Muitas vezes o estabelecimento ainda nao estava funcionando ou um sanduiche demorava duas horas pra sair. Por fim, fechou. Já teve um tópico do restaurante aqui.
 

Goris

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O restaurante vegano “marxista”, “coletivista” e “operado-por-trabalhadores” Garden Diner and Cafe, aberto na cidade americana de Grand Rapids, Michigan, fechou essa semana depois de diversas reclamações de clientes que não aguentavam mais os horários de funcionamento bizarros, preços altíssimos e longas filas.

O modelo de negócio do restaurante, que não admitia chefes ou gerentes, prometia uma “renda mínima” para todos os empregados e um sindicato forte não permitiu ao restaurante faturar o suficiente para operar. O local ficou aberto por apenas cinco anos e tinha fotos de Che Guevara, Karl Marx e Mao Tse-Tung.

garden-diner-575x1024.jpg

Anúncio do fechamento do restaurante. Os equipamentos não foram socializados.
As pessoas comentavam frequentemente na página do Facebook do restaurante que tinham que esperar por 40 minutos por um sanduíche, isso quando o restaurante estava aberto. Como os empregados definiam o horário de funcionamento do estabelecimento em assembléia, o restaurante abria e fechava em horários aleatórios, deixando os clientes totalmente confusos.

Os consumidores também reclamavam que a política do restaurante de ter salários iguais e não permitir gorjetas era péssima para recompensar bons garçons, o que ajudou a piorar o serviço da casa. Até mesmo os socialistas locais reclamaram da casa quando ela ofereceu um sanduíche gratuito para os policias locais porque isso seria “deixar de lado os ideias proletários” para apoiar a “polícia fascista formada por brancos”.

Quando perguntado sobre qual será seu próximo empreendimento, o dono do agora ex-restaurante que iria tirar férias. Os equipamentos do local, entretanto, não foram socializados: a lanchonete está à venda por 60 mil dólares e a pizzaria do mesmo dono está sendo vendida por 40 mil dólares.

Nenhum cozinheiro ou garçom deturpou Marx. O “business case” deste restaurante apenas mostrou que a realidade não é uma casa sustentada pelos pais ou pela herança da esposa, como no caso do teórico alemão.

http://www.ilisp.org/noticias/resta...ntes-nao-esperam-40-minutos-por-um-sanduiche/
Illellada, você tem algo a dizer sobre essa iniciativa revolucionária?
 


iporco

Bam-bam-bam
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mais uma vez aquela sindrome de "imagine" do john lenon.

de inicio a ideia pode ser "uau, isso vai mudar o mundo!", mas a realidade irá mostrar q isso nao funciona a longo prazo.
 

Sgt. Kowalski

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quer trabalhar sem chefe?
abra sua empresa ou ofereça seus serviços como consultor.

como eu não disponho da veia empreeendedora eu vendo meus serviços (caros) e me submeto a ouvir eventuais abobrinhas do diretor aqui.
 

hickmorais

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acho que não da certo, melhor ter uma gestão humanizada, onde o gestor está perto e apoia a equipe.
 
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Em teoria até poderia dar certo, pois todos teriam que contribuir ativamente, caso contrário a empresa iria a falência e todos estariam fodidos sem trabalho e sem dinheiro.

Mas as pessoas não estão preparadas para assumir grandes responsabilidades, isso exigiria doses cavalares de ética, moral e responsabilidades, algo que infelizmente é extremamente escarso.

Pelo certo e ter "líderes" ( liderança e diferente de chefia ) nos setores para que tudo trabalhe de forma coesa e em harmônica,caso contrário a ideia não vingará a longo prazo !!!
 

LHand

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Não assisti ao vídeo e não sei como é esta empresa aí, mas sim, eu gostaria de trabalhar numa empresa sem chefe e sem hierarquias injustificáveis.

Mas eu acho muito difícil de uma prosperar num mundo sob as regras impostas do capitalismo (entendam que capitalismo não é sinônimo de livre-mercado e que nós não somos realmente livres no nosso mundo).

Quando falo de hierarquias injustificáveis é porque acredito que, para fins organizacionais, algumas hierarquias são desejáveis. Como o user acima bem falou, nem todo mundo está disposto a assumir responsabilidades e é justo que uma função mais difícil seja melhor remunerada e que existam cargos de liderança (não de chefia).

O que justifica a existência da chefia em nossa sociedade é a propriedade privada dos meios de produção. Se alguém é dono de uma empresa, é justo que seja o chefe e eu nem discuto isso. Mas, numa sociedade anarquista, todos os empregados seriam donos da empresa. Pra mim, é o modelo ideal. Mas estamos longe de chegarmos lá.
 
Ultima Edição:

NEOMATRIX

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Ninguém precisa de chefe, precisa de líder.
Enquanto o empresário pão com b*sta huebr não aprender isso vai pagar altos salários pra colocar gente incompetente limitando a criatividade e produtividade da mão de obra qualificada, isso quando sabe contratar mão de obra qualificada.

Enviado de meu SM-G9600 usando Tapatalk
 

kibebe

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Não assisti ao vídeo e não sei como é esta empresa aí, mas sim, eu gostaria de trabalhar numa empresa sem chefe e sem hierarquias injustificáveis.

Mas eu acho muito difícil de uma prosperar num mundo sob as regras impostas do capitalismo (entendam que capitalismo não é sinônimo de livre-mercado e que nós não somos realmente livres no nosso mundo).

Quando falo de hierarquias injustificáveis é porque acredito que, para fins organizacionais, algumas hierarquias são desejáveis. Como o user acima bem falou, nem todo mundo está disposto a assumir responsabilidades e é justo que uma função mais difícil seja melhor remunerada e que existam cargos de liderança (não de chefia).

O que justifica a existência da chefia em nossa sociedade é a propriedade privada dos meios de produção. Se alguém é dono de uma empresa, é justo que seja o chefe e eu nem discuto isso. Mas, numa sociedade anarquista, todos os empregados seriam donos da empresa. Pra mim, é o modelo ideal. Mas estamos longe de chegarmos lá.
Mas até mesmo em empresas capitalistas seria bom não ter hierarquia pesada pois com decisões em equipe e participação democrática poderia ter muito mais inovação, pois seria mais gente dando ideias e podendo inovar ainda mais se for estimulado ser dado ideias remunerando as melhores.
 

Orion128

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Acho que isso é mais para pagar de moderninha. Duvido que no dia a dia da empresa seja como eles dizem.
 

Orion128

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Mas veja que foi os próprios funcionários que falaram que não possuem chefes.
Talvez tenham dito isto porque estão na frente das câmeras.


Ou talvez eu possa estar errado e exista mesmo essa lance de empresa sem chefe....
 

Monogo

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É plausivel, mas sincronia de reponsabilidades tem que ser milimetrica e escala da empresa assim só funcionaria até determinado tamanho e em determinadas areas.



O que não funciona, de jeito algum, é empresa onde todos ganham a mesma coisa.
 

kibebe

Supra-sumo
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É plausivel, mas sincronia de reponsabilidades tem que ser milimetrica e escala da empresa assim só funcionaria até determinado tamanho e em determinadas areas.



O que não funciona, de jeito algum, é empresa onde todos ganham a mesma coisa.
Mas nem nos sistemas de esquerda era para todo mundo ganhar a mesma coisa.

Não foi Marx ou Bakunin que disseram que o justo era que as pessoas recebessem os frutos completos de seu trabalho? Se sim, isso significa quem produzisse mais deveria receber mais e quem produzisse menos deveria receber menos, assim seria injusto todo mundo receber o mesmo, já que quem produzisse mais do que recebesse estaria recebendo menos que os frutos completos de seu trabalho, e quem produzisse menos que recebesse estaria recebendo mais que os frutos completos de seu trabalho. Também seria contraproducente visto que se produzisse mais recebesse mais, estimularria o aumento da produção. O único caso que não seria contraproducente receber igual, seria se isso fosse decidido voluntariamente entre os trabalhadores.
Por isso que eu não entendo em que na maioria dos sistemas de esquerda forçaram os trabalhadores receberem igual o que acabou prejudicando a produção.
 
Ultima Edição:

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
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nenhuma empresa precisa de chefe não, como o user aí acima falou.

Equipes, empresas, organizações etc precisam sempre de um bom líder. Isso que faz toda a diferença.
Visão, comunicação, etc. Qualidades de um bom líder. Ele pode, sim, trabalhar junto do resto da empresa, sem hierarquia, mas ele tbm vai ter o plus de papel de líder.
 

Bat Esponja

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Acho engracado como os economistas do forum formados em porra nenhuma ja cravam o futuro da empreitada finlandesa em menos de um minuto.
Espero que de certo. :coolface:
 

Grave Uypo

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Acho engracado como os economistas do forum formados em porra nenhuma ja cravam o futuro da empreitada finlandesa em menos de um minuto.
Espero que de certo. :coolface:
o tempo sempre mostra quem está certo. voltemos a esse tópico daqui a um ano, vamo ve se essa porcaria neo-hippie vai estar aberta ainda. essa não é a primeira nem a ultima empresa que tenta isso. todas caem no inevitavel classico caso de tragedy of the commons.



falo por experiencia. minha familia ta presa numa porra de espolio faz 18 anos e ninguem consegue fazer nada por que não há alguem no comando, e sim varias pessoas com o mesmo nivel de "poder". com isso ja perdemos muito equipamento pro tempo, e tivemos muitos outros tipos de prejuizos que jamais aconteceriam se meu avo ainda estivesse vivo mandando na porra toda.

pra falar a verdade eu aprendi que democracia não funciona jogando MMORPG. botei na pratica a diferença entre uma guilda 100% democratica e uma controlada de perto por punho de ferro. como esse é um forum de jogos acho que é valida a comparação.
vou contar em detalhes no spoiler a histórinha, se tiver paciencia da uma lida. pra mim foi legal relembrar tudo isso :p

Eramos uma guild de 70 pessoas. Muitos dos membros eram pessoas de confiança que eu sabia que eram capazes. A guild era governada de mão bem aberta, tinha tipo um "conselho" de 16 pessoas tomando decisões sobre o que fazer. Tudo lindo e justo. Duas vezes por semana tinha a guerra dos castelos, onde todas as guilds do server disputavam entre si o controle de um dos 4 castelos disponiveis. E uma guild antiga no servidor tinha monopolio invicto desses castelos há meses.

Eu não queria nenhuma responsabilidade, então fui indo de boa, deixando tudo na mão do conselho. só cumpria as ordens ou fazia o que eu julgasse melhor em pleno livre arbitrio, que era algo incentivado na guilda. Enfim, passaram-se uns meses e essa guild cheia de estrelinhas não demonstrou nenhum resultado. Não conseguimos nesse periodo todo se quer derrubar uma vez a defesa de um dos castelos. Daí eu cansei de ver essa m**** toda e criei uma guilda nova, convidei só a nata da guilda anterior. Todo mundo que convidei veio, e mais uma parte do padding da guilda anterior. Dos 70, ficamos com apenas uns 26~30, sei lá.

A guilda nova eu deixei bem clara: EU SOU O LIDER. Eu dou a palavra final e quem não cumprir o papel que lhe for designado vai perder posto ou ser expulso. Pois bem, muitos desses membros extras que vieram eram noobs toscos sem muita noção de jogo. Eu tinha uma noção mais ou menos do que eles eram capazes, mas mesmo assim fui individualmente nos ~15 caras que eu nao tinha intimidade pra conversar. descobri o tanto que eram toscos, e planejei onde botar eles pra tirar o maior proveito possivel do que eles tinham a oferecer, por que por mais que não fossem jogares top nem tivessem personagens fortes, tinham bastante determinação em ajudar como pudessem.

Enfim, criei uma estratégia. Designei 4 batalhões diferentes, cada um com seus lideres repassando minhas ordens e botando todomundo na linha. Minha estratégia era criar uma barricada no castelo antes da sala final onde minha guild bloquearia reforços e se fortificaria até conseguir os buffs corretos para entrar e quebrar a defesa deles de uma vez só.

Enquanto isso, um outro batalhão ficaria na entrada do castelo, onde geralmente o pessoal evita de brigar pra avançar mais contra o time que ta defendo, instigando o caos. metiam porrada em todomundo que passava, tanto pra matar quanto pra começar uma guerra ali mesmo entre todos os concorrentes que estavam atacando

O ultimo grande grupo ficava camperando a entrada secreta dos defensores do castelo pra certificar que cada pessoas que matassemos da defesa não teria a oportunidade de voltar pra defesa deles.

Em um outro batalhão menor, os nossos maiores DPS seguiriam furtivamente ataques de outros clans contra outros castelos pra ver onde tavam planejando atacar. Tinha-se o costume de fazer um ataque forte nos ultimos 3 minutos de jogo que aí nao da tempo de um contra ataque, e iriamos explorar isso ao maximo.

Tinha também um grupo de suportes na nossa cidade-base teleportando todomundo que morresse de volta pro campo de batalha e dando buffs basicos. também tinha um mercador distribuindo poções racionadas por tempo pra que todos pudessem ser efetivos.

Ok, na ultima meia hora da batalha (eram duas horas de luta), botamos o plano em ação, chegamos arrebentando em um dos castelos e criamo um camping na penultima sala do castelo. Fomos matando um por um dos "scouts" que mandavam pra vigiar oq estavamos fazendo, e com o tempo corroemos fodidamente a defesa deles assim. Cada um que matavamos nao conseguia nunca mais voltar por causa da nossa camperagem na entrada secreta e por causa do caos instigado na entrada. Claro, um ou outro gato pingado passava, mas aí se deparava com o grosso da nossa defesa que estava no acampamento da penultima sala se preparando pra atacar

Vale que mencionar que nossa estadia ali também teve um grande efeito psicologico. Eles não sabiam em que momento iriamos atacar. ficamos ali um put* dum tempão sem fazer nada. Enquanto isso eles só iam perdendo gente pra ver oq estavamos fazendo e ficando estressados. Depois de um tempo longo o suficiente de nós lá sem fazer nada e eles la também sem fazer nada, as defesas dos jogadores automaticamente abaixam um pouco por conta do tédio. Afinal cortamos completamente o fluxo de gente chegando pra tentar contestar a defesa deles. isso foi fator importante.

Chegou o momento, conseguimos a combinação correta de bufs da qual nossa estrategia dependia (esses buffs eram dados aleatóriamente a cada 20 segundos, duravam por um minuto e tinha um pool de 10 buffs diferentes. pra sair seguido os 2 que precisavamos demorava mesmo), fizemos a invasão e quebramos categoricamente aquela defesa que estava invicta faz meses. DESTRUIMOS eles. Eramos muito menos numerosos, mas nossa estratégia era muito superior, e nosso mago era retardadamente poderoso com esses 2 bufs ao mesmo tempo, que juntos quase triplicavam o poder de ataque dele que ja era duplicado pelos bufs "normais" bastou 3 segundos pra esse mago super bufado explodir umas 40 pessoas. enfim, expulsamos eles do castelo.

Imediatamente o grupo que estava defendendo a entrada secreta e o de ataque se juntaram pra defender a invasão de vingança que era inevitavel acontecer assim que tomassemos o castelo. Afinal eles tinham cerca de 300 membros contanto expansões e aliados. Vieram com tudo, mas como nao tinham um plano definido, nossa estratégia de causar o caos na entrada ainda serviu pra atrasar bem eles, nao conseguiram se organizar. e nossa defesa se montou. a partir daí é foda pra qualquer um entrar sem uma estratégia semelhante a que botei em pratica ou com ao menos um numero consideravel de players muito poderosos atacando coordenadamente.

quando tudo estabilizou na defesa, deixei la o grupinho que tava defendendo a entrada secreta (que agora era nossa e só nós podiamos usar, então nao tinha pq defender pq ninguem tava sequer chegando ali) com mais uns magos do grupo de ataque defendendo, e fomos tomar outro castelo com uma estratégia similar, mas nos ultimos minutos pra nao haver necessidade de defender depois de tomarmos o castelo.

Aplicamos o mesmo golpe no outro castelo e deu igualmente certo, caiu tudo. foi complicado o timing mas aproveitamos aqueles 10 minutos finais onde todomundo para de atacar alopradamente pra organizar um ataque final. Por causa disso, nossa conquista foi um pouco cedo. deu tempo de voltarem com tudo, e agora nossa defesa tava mais diluida então foi meio foda o fimzinho, mas conseguimos distrair o bastante pra chegar nos segundos finais em nossa posse ainda. Faltando 3 segundos pro fim, todomundo tenso, PAH. aparece uma mensagem de castelo dominado. Da aquele put* gelo na barriga, que castelo perdemos? mas... não é que a porra do nosso grupinho de elite de dps conquistou um TERCEIRO castelo pra nossa guild? Conseguimos defender os outros 2 até o fim também.

Então, resumindo. Peguei um grupo de 70 pessoas que estava tentando conquistar um castelo há meses, tirei metade delas e apenas trocando um conselho de lideres por uma liderança unica conseguimos não só conquistar o espacinho que procuravamos, mas quebrar o monopolio da guilda inimiga em praticamente todos os castelos e toma-lo para nós em uma só guerra. tudo de uma vez. Foi ali que zerei meu primeiro mmo. parei de jogar depois disso. cumpri tudo que eu queria fazer naquele servidor de uma vez só. foi uma realização imensa.

e no fim cada um dos noobs toscos que muita gente não daria valor algum teve um papel importante na consquista e teve a oportunidade de se sentir realizado com a gente.

Enfim, longa história, mas foi aí que aprendi que democracia não funciona.
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arthur the king

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Epa epa

Na anarquia libertária existiria SIM hierarquia

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Beren_

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Mas eu acho muito difícil de uma prosperar num mundo sob as regras impostas do capitalismo (entendam que capitalismo não é sinônimo de livre-mercado e que nós não somos realmente livres no nosso mundo).

Quando falo de hierarquias injustificáveis é porque acredito que, para fins organizacionais, algumas hierarquias são desejáveis. Como o user acima bem falou, nem todo mundo está disposto a assumir responsabilidades e é justo que uma função mais difícil seja melhor remunerada e que existam cargos de liderança (não de chefia).

O que justifica a existência da chefia em nossa sociedade é a propriedade privada dos meios de produção. Se alguém é dono de uma empresa, é justo que seja o chefe e eu nem discuto isso. Mas, numa sociedade anarquista, todos os empregados seriam donos da empresa. Pra mim, é o modelo ideal. Mas estamos longe de chegarmos lá.

Mas ai é que está;

Hierarquia deve ser justificada.
Nem sempre a justificativa é somente "ser o dono".
A hierarquia de mercado dos ancaps de baseia no fato de que as pessoas escolhem onde e o que comprar.
Hierarquia dentro de empresas se baseiam em conhecimento, capacidade de gerir recursos, que é a função do empresário, empreendedor, gerente, etc. Saber gerir os recursos escassos a disposição.
O "dono" geralmente gere isso bem porque eh INTERESSE dele. Gerentes tambem podem fazer, pois trabalhar bem permite possiveis promoções ou melhoria salarial, mais liberdade, se manter bem empregado, etc

As pessoas percebem incentivos. Um dos problemas da anarquia socialista (e do socialismo) é ignorar as pessoas.
 

:GUI:

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Sabe aquelas ideias que parece que a pessoa tira do cu então...
 

Beren_

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falo por experiencia. minha familia ta presa numa porra de espolio faz 18 anos e ninguem consegue fazer nada por que não há alguem no comando, e sim varias pessoas com o mesmo nivel de "poder". com isso ja perdemos muito equipamento pro tempo, e tivemos muitos outros tipos de prejuizos que jamais aconteceriam se meu avo ainda estivesse vivo mandando na porra toda.

pra falar a verdade eu aprendi que democracia não funciona jogando MMORPG. botei na pratica a diferença entre uma guilda 100% democratica e uma controlada de perto por punho de ferro. como esse é um forum de jogos acho que é valida a comparação.
vou contar em detalhes no spoiler a histórinha, se tiver paciencia da uma lida. pra mim foi legal relembrar tudo isso :p

Eramos uma guild de 70 pessoas. Muitos dos membros eram pessoas de confiança que eu sabia que eram capazes. A guild era governada de mão bem aberta, tinha tipo um "conselho" de 16 pessoas tomando decisões sobre o que fazer. Tudo lindo e justo. Duas vezes por semana tinha a guerra dos castelos, onde todas as guilds do server disputavam entre si o controle de um dos 4 castelos disponiveis. E uma guild antiga no servidor tinha monopolio invicto desses castelos há meses.

Eu não queria nenhuma responsabilidade, então fui indo de boa, deixando tudo na mão do conselho. só cumpria as ordens ou fazia o que eu julgasse melhor em pleno livre arbitrio, que era algo incentivado na guilda. Enfim, passaram-se uns meses e essa guild cheia de estrelinhas não demonstrou nenhum resultado. Não conseguimos nesse periodo todo se quer derrubar uma vez a defesa de um dos castelos. Daí eu cansei de ver essa m**** toda e criei uma guilda nova, convidei só a nata da guilda anterior. Todo mundo que convidei veio, e mais uma parte do padding da guilda anterior. Dos 70, ficamos com apenas uns 26~30, sei lá.

A guilda nova eu deixei bem clara: EU SOU O LIDER. Eu dou a palavra final e quem não cumprir o papel que lhe for designado vai perder posto ou ser expulso. Pois bem, muitos desses membros extras que vieram eram noobs toscos sem muita noção de jogo. Eu tinha uma noção mais ou menos do que eles eram capazes, mas mesmo assim fui individualmente nos ~15 caras que eu nao tinha intimidade pra conversar. descobri o tanto que eram toscos, e planejei onde botar eles pra tirar o maior proveito possivel do que eles tinham a oferecer, por que por mais que não fossem jogares top nem tivessem personagens fortes, tinham bastante determinação em ajudar como pudessem.

Enfim, criei uma estratégia. Designei 4 batalhões diferentes, cada um com seus lideres repassando minhas ordens e botando todomundo na linha. Minha estratégia era criar uma barricada no castelo antes da sala final onde minha guild bloquearia reforços e se fortificaria até conseguir os buffs corretos para entrar e quebrar a defesa deles de uma vez só.

Enquanto isso, um outro batalhão ficaria na entrada do castelo, onde geralmente o pessoal evita de brigar pra avançar mais contra o time que ta defendo, instigando o caos. metiam porrada em todomundo que passava, tanto pra matar quanto pra começar uma guerra ali mesmo entre todos os concorrentes que estavam atacando

O ultimo grande grupo ficava camperando a entrada secreta dos defensores do castelo pra certificar que cada pessoas que matassemos da defesa não teria a oportunidade de voltar pra defesa deles.

Em um outro batalhão menor, os nossos maiores DPS seguiriam furtivamente ataques de outros clans contra outros castelos pra ver onde tavam planejando atacar. Tinha-se o costume de fazer um ataque forte nos ultimos 3 minutos de jogo que aí nao da tempo de um contra ataque, e iriamos explorar isso ao maximo.

Tinha também um grupo de suportes na nossa cidade-base teleportando todomundo que morresse de volta pro campo de batalha e dando buffs basicos. também tinha um mercador distribuindo poções racionadas por tempo pra que todos pudessem ser efetivos.

Ok, na ultima meia hora da batalha (eram duas horas de luta), botamos o plano em ação, chegamos arrebentando em um dos castelos e criamo um camping na penultima sala do castelo. Fomos matando um por um dos "scouts" que mandavam pra vigiar oq estavamos fazendo, e com o tempo corroemos fodidamente a defesa deles assim. Cada um que matavamos nao conseguia nunca mais voltar por causa da nossa camperagem na entrada secreta e por causa do caos instigado na entrada. Claro, um ou outro gato pingado passava, mas aí se deparava com o grosso da nossa defesa que estava no acampamento da penultima sala se preparando pra atacar

Vale que mencionar que nossa estadia ali também teve um grande efeito psicologico. Eles não sabiam em que momento iriamos atacar. ficamos ali um put* dum tempão sem fazer nada. Enquanto isso eles só iam perdendo gente pra ver oq estavamos fazendo e ficando estressados. Depois de um tempo longo o suficiente de nós lá sem fazer nada e eles la também sem fazer nada, as defesas dos jogadores automaticamente abaixam um pouco por conta do tédio. Afinal cortamos completamente o fluxo de gente chegando pra tentar contestar a defesa deles. isso foi fator importante.

Chegou o momento, conseguimos a combinação correta de bufs da qual nossa estrategia dependia (esses buffs eram dados aleatóriamente a cada 20 segundos, duravam por um minuto e tinha um pool de 10 buffs diferentes. pra sair seguido os 2 que precisavamos demorava mesmo), fizemos a invasão e quebramos categoricamente aquela defesa que estava invicta faz meses. DESTRUIMOS eles. Eramos muito menos numerosos, mas nossa estratégia era muito superior, e nosso mago era retardadamente poderoso com esses 2 bufs ao mesmo tempo, que juntos quase triplicavam o poder de ataque dele que ja era duplicado pelos bufs "normais" bastou 3 segundos pra esse mago super bufado explodir umas 40 pessoas. enfim, expulsamos eles do castelo.

Imediatamente o grupo que estava defendendo a entrada secreta e o de ataque se juntaram pra defender a invasão de vingança que era inevitavel acontecer assim que tomassemos o castelo. Afinal eles tinham cerca de 300 membros contanto expansões e aliados. Vieram com tudo, mas como nao tinham um plano definido, nossa estratégia de causar o caos na entrada ainda serviu pra atrasar bem eles, nao conseguiram se organizar. e nossa defesa se montou. a partir daí é foda pra qualquer um entrar sem uma estratégia semelhante a que botei em pratica ou com ao menos um numero consideravel de players muito poderosos atacando coordenadamente.

quando tudo estabilizou na defesa, deixei la o grupinho que tava defendendo a entrada secreta (que agora era nossa e só nós podiamos usar, então nao tinha pq defender pq ninguem tava sequer chegando ali) com mais uns magos do grupo de ataque defendendo, e fomos tomar outro castelo com uma estratégia similar, mas nos ultimos minutos pra nao haver necessidade de defender depois de tomarmos o castelo.

Aplicamos o mesmo golpe no outro castelo e deu igualmente certo, caiu tudo. foi complicado o timing mas aproveitamos aqueles 10 minutos finais onde todomundo para de atacar alopradamente pra organizar um ataque final. Por causa disso, nossa conquista foi um pouco cedo. deu tempo de voltarem com tudo, e agora nossa defesa tava mais diluida então foi meio foda o fimzinho, mas conseguimos distrair o bastante pra chegar nos segundos finais em nossa posse ainda. Faltando 3 segundos pro fim, todomundo tenso, PAH. aparece uma mensagem de castelo dominado. Da aquele put* gelo na barriga, que castelo perdemos? mas... não é que a porra do nosso grupinho de elite de dps conquistou um TERCEIRO castelo pra nossa guild? Conseguimos defender os outros 2 até o fim também.

Então, resumindo. Peguei um grupo de 70 pessoas que estava tentando conquistar um castelo há meses, tirei metade delas e apenas trocando um conselho de lideres por uma liderança unica conseguimos não só conquistar o espacinho que procuravamos, mas quebrar o monopolio da guilda inimiga em praticamente todos os castelos e toma-lo para nós em uma só guerra. tudo de uma vez. Foi ali que zerei meu primeiro mmo. parei de jogar depois disso. cumpri tudo que eu queria fazer naquele servidor de uma vez só. foi uma realização imensa.

e no fim cada um dos noobs toscos que muita gente não daria valor algum teve um papel importante na consquista e teve a oportunidade de se sentir realizado com a gente.

Enfim, longa história, mas foi aí que aprendi que democracia não funciona.
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No WoW. As guildas que mais evoluíam tinham uma hierarquia bem feita.
Não é "mandar nos outros" é saber dizer "voce vai fazer isso enquanto aqui por causa disso".
Tudo tinha seu motivo.

Eu mesmo a epoca que mais avancei no jogo ao ponto de ser top server, sempre foi em guildas menos "democraticas".
 

Oh Dae-su

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Não assisti ao vídeo e não sei como é esta empresa aí, mas sim, eu gostaria de trabalhar numa empresa sem chefe e sem hierarquias injustificáveis.

Mas eu acho muito difícil de uma prosperar num mundo sob as regras impostas do capitalismo (entendam que capitalismo não é sinônimo de livre-mercado e que nós não somos realmente livres no nosso mundo).

Quando falo de hierarquias injustificáveis é porque acredito que, para fins organizacionais, algumas hierarquias são desejáveis. Como o user acima bem falou, nem todo mundo está disposto a assumir responsabilidades e é justo que uma função mais difícil seja melhor remunerada e que existam cargos de liderança (não de chefia).

O que justifica a existência da chefia em nossa sociedade é a propriedade privada dos meios de produção. Se alguém é dono de uma empresa, é justo que seja o chefe e eu nem discuto isso. Mas, numa sociedade anarquista, todos os empregados seriam donos da empresa. Pra mim, é o modelo ideal. Mas estamos longe de chegarmos lá.

Jesus, em 2018 ter que ler algo assim é surreal.
O dias que "chegarmos la" vai ser o dia que descobriremos que Narnia é real, pode confira
 
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Oh Dae-su

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nenhuma empresa precisa de chefe não, como o user aí acima falou.

Equipes, empresas, organizações etc precisam sempre de um bom líder. Isso que faz toda a diferença.
Visão, comunicação, etc. Qualidades de um bom líder. Ele pode, sim, trabalhar junto do resto da empresa, sem hierarquia, mas ele tbm vai ter o plus de papel de líder.

Quando um "líder" manda um "colaborador" fazer algo, o que acontece se ele não fizer?? Ou não for bom o suficiente?
Eu digo, a mesma coisa que um CHEFE faz com um EMPREGADO, só que com mais educação e carinho....que te leva pro mesmo lugar, a rua.

Nomes bonitinhos para mesma coisa, incrível como é facil enrolar as pessoas, basta criar a ilusão de participação e igualdade que caem como patinhos........Deixa eu dar um choque de realidade pra vcs, sempre vai existir quem manda, quem obedece, e sempre vai existir um dono. Vão inventar outro nome bonitinho para hierarquia e proprietario tb??
 
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Dr. Freeman

Bam-bam-bam
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Quando um "líder" manda um "colaborador" fazer algo, o que acontece se ele não fizer?? Ou não for bom o suficiente?
Eu digo, a mesma coisa que um CHEFE faz com um EMPREGADO, só que com mais educação e carinho....que te leva pro mesmo lugar, a rua.

Nomes bonitinhos para mesma coisa, incrível como é facil enrolar as pessoas, basta criar a ilusão de participação e igualdade que caem como patinhos........Deixa eu dar um choque de realidade pra vcs, sempre vai existir quem manda, quem obedece, e sempre vai existir um dono. Vão inventar outro nome bonitinho para hierarquia e proprietario tb??


ah ta, isso é verdade. Falei que líderes são necessários, mas ele ter o poder de mandar os empregados embora é sempre necessário também. Senão ninguém faz nada, isso é verdade msm.

tomo muito como exemplo o meu trabalho. Sou designer de produto, e sim, se eu fizer m****, um projeto b*sta, um produto que não funciona, vai ficar feio pra mim. Mas o diretor da empresa não é só nosso chefe, é um líder. Quando é pra conversar sobre desenvolvimento de produtos, é sempre algo que dê visão, que guia o pensamento, etc. Fora que também tô no processo de modelagem de negocio de revestimentos com ele, e, nesse projeto, não tem chefe: a equipe somos nós dois e os dois contribuem igualmente pro desenvolvimento desse projeto. E ele me trata como tal, msm.
Mas sim, eu ainda sou empregado. Trabalhar mal, atrasar, faltar, etc etc, é rua.
ISSO que falei aí em cima é totalmente possível e necessário em boas empresas ( a empresa que trabalho não é pequena, é o líder nacional do seu setor no Brasil etc)
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
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O restaurante vegano “marxista”, “coletivista” e “operado-por-trabalhadores” Garden Diner and Cafe, aberto na cidade americana de Grand Rapids, Michigan, fechou essa semana depois de diversas reclamações de clientes que não aguentavam mais os horários de funcionamento bizarros, preços altíssimos e longas filas.

O modelo de negócio do restaurante, que não admitia chefes ou gerentes, prometia uma “renda mínima” para todos os empregados e um sindicato forte não permitiu ao restaurante faturar o suficiente para operar. O local ficou aberto por apenas cinco anos e tinha fotos de Che Guevara, Karl Marx e Mao Tse-Tung.

garden-diner-575x1024.jpg

Anúncio do fechamento do restaurante. Os equipamentos não foram socializados.
As pessoas comentavam frequentemente na página do Facebook do restaurante que tinham que esperar por 40 minutos por um sanduíche, isso quando o restaurante estava aberto. Como os empregados definiam o horário de funcionamento do estabelecimento em assembléia, o restaurante abria e fechava em horários aleatórios, deixando os clientes totalmente confusos.

Os consumidores também reclamavam que a política do restaurante de ter salários iguais e não permitir gorjetas era péssima para recompensar bons garçons, o que ajudou a piorar o serviço da casa. Até mesmo os socialistas locais reclamaram da casa quando ela ofereceu um sanduíche gratuito para os policias locais porque isso seria “deixar de lado os ideias proletários” para apoiar a “polícia fascista formada por brancos”.

Quando perguntado sobre qual será seu próximo empreendimento, o dono do agora ex-restaurante que iria tirar férias. Os equipamentos do local, entretanto, não foram socializados: a lanchonete está à venda por 60 mil dólares e a pizzaria do mesmo dono está sendo vendida por 40 mil dólares.

Nenhum cozinheiro ou garçom deturpou Marx. O “business case” deste restaurante apenas mostrou que a realidade não é uma casa sustentada pelos pais ou pela herança da esposa, como no caso do teórico alemão.

http://www.ilisp.org/noticias/resta...ntes-nao-esperam-40-minutos-por-um-sanduiche/
 
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