O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você tem um i5 ou i7 em placa mãe de "entrada" ? VEJA ISSO !!!

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Galera, eu sei que muitos aqui podem ter seus Core i7 ou i5 em placas mãe como H110 - H310 - H410 ou Ainda H510.

Já rola essa briga em vários canais de Youtube, sobre "Placa mãe de entrada, afeta ou não a performance?" o que eu posso dizer é que SIM, e talvez seja fácil resolver.

Vamos lá !!!

No meu caso, Core i7 8700 + Gigabyte H310M S2 2.0, toda vez ao rodar um game e/ou stress teste em 100% em todo processador o resultado era esse:

194810

100% de Uso = 3.3Ghz em todos os cores.

Lembrando que o padrão do i7 8700 é: 3.2Ghz *base e 4.6Ghz *boost

Após uma porrada de tutorial, sobre perfil de energia, configurações na BIOS, atualizações, nada fazia essa m**** melhorar, NÃO era temperatura, pois o processador nunca passava de 55 graus, ou seja não podia ser Thermal Throttling até que resolvi baixar a seguinte ferramenta: Intel Extreme Tunning

Software MUITO bom, que dá vários detalhes sobre o processador e alguns status como:


= Motherboard VR Thermal Thorttling
= PMAX Thorttling
= Power Limit Throttiling
= Thermal Throttiling

Eu jurava que, bom meus problemas estão na placa mãe de entrada, que devia estar "DERRETENDO" os VRM e para minha surpresa NÃO. o tal Power Limite Throttiling ficava o tempo todo em "YES" toda vez que o uso da CPU ia para mais que 60% em todos Cores, Foi então que vi duas opções chamadas:

- Turbo Boost Short Power Max.
- Turbo Boost Power Max.


Que estavam com um TDP máximo no boost de 81.5W eu na inocência resolvi pesquisar e encontrei que esse tipo de configuração é relacionado ao padrão que a placa mãe define e simplesmente não achei na minha BIOS como alterar (se alguém souber agradeço muito) pelo que entendi essa config é muito utilizada em notebook em i7 (H) para eficiência energética (e vejam bem, meu PC tá configurado como ALTO DESEMPENHO nas config de energia.)

Resumindo, após alterar para UNLIMITED, e o TDP do processador começar a ir para 108W nos Picos...temos

194812

  • 4.3Ghz em todos os cores, em stress.
  • TDP agora indo para 108W
  • Temp em stress de 67 Graus.
Não sei se isso pode ajudar alguém, mas se ajudar fique a vontade em compartilhar seus resultados, eu ganhei no AC Valhalla uns 8FPS, no Ghost Recon BreakPoint, foram quase 25 FPS eta jogo que usa processador...

@billpower
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Galera, eu sei que muitos aqui podem ter seus Core i7 ou i5 em placas mãe como H110 - H310 - H410 ou Ainda H510.

Já rola essa briga em vários canais de Youtube, sobre "Placa mãe de entrada, afeta ou não a performance?" o que eu posso dizer é que SIM, e talvez seja fácil resolver.

Vamos lá !!!

No meu caso, Core i7 8700 + Gigabyte H310M S2 2.0, toda vez ao rodar um game e/ou stress teste em 100% em todo processador o resultado era esse:

Visualizar anexo 194810

100% de Uso = 3.3Ghz em todos os cores.

Lembrando que o padrão do i7 8700 é: 3.2Ghz *base e 4.6Ghz *boost

Após uma porrada de tutorial, sobre perfil de energia, configurações na BIOS, atualizações, nada fazia essa m**** melhorar, NÃO era temperatura, pois o processador nunca passava de 55 graus, ou seja não podia ser Thermal Throttling até que resolvi baixar a seguinte ferramenta: Intel Extreme Tunning

Software MUITO bom, que dá vários detalhes sobre o processador e alguns status como:


= Motherboard VR Thermal Thorttling
= PMAX Thorttling
= Power Limit Throttiling
= Thermal Throttiling

Eu jurava que, bom meus problemas estão na placa mãe de entrada, que devia estar "DERRETENDO" os VRM e para minha surpresa NÃO. o tal Power Limite Throttiling ficava o tempo todo em "YES" toda vez que o uso da CPU ia para mais que 60% em todos Cores, Foi então que vi duas opções chamadas:

- Turbo Boost Short Power Max.
- Turbo Boost Power Max.


Que estavam com um TDP máximo no boost de 81.5W eu na inocência resolvi pesquisar e encontrei que esse tipo de configuração é relacionado ao padrão que a placa mãe define e simplesmente não achei na minha BIOS como alterar (se alguém souber agradeço muito) pelo que entendi essa config é muito utilizada em notebook em i7 (H) para eficiência energética (e vejam bem, meu PC tá configurado como ALTO DESEMPENHO nas config de energia.)

Resumindo, após alterar para UNLIMITED, e o TDP do processador começar a ir para 108W nos Picos...temos

Visualizar anexo 194812

  • 4.3Ghz em todos os cores, em stress.
  • TDP agora indo para 108W
  • Temp em stress de 67 Graus.
Não sei se isso pode ajudar alguém, mas se ajudar fique a vontade em compartilhar seus resultados, eu ganhei no AC Valhalla uns 8FPS, no Ghost Recon BreakPoint, foram quase 25 FPS eta jogo que usa processador...

@billpower
Matéria melhor que muito youtuber que se acha super conhecedor falando besteira de VRM por aí rs. Parabéns!

Isso aqui abaixo tá no programa do BIOS?

- Turbo Boost Short Power Max.
- Turbo Boost Power Max.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Matéria melhor que muito youtuber que se acha super conhecedor falando besteira de VRM por aí rs. Parabéns!

Isso aqui abaixo tá no programa do BIOS?

- Turbo Boost Short Power Max.
- Turbo Boost Power Max.

Não achei por nada, talvez tenha outro nome, mas não achei nada relacionado.

O foda, que por ser uma H310 é bem limitado as opções, com toda certeza se fosse uma Z390 AORUS da vida, teria mto mais opções.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Não achei por nada, talvez tenha outro nome, mas não achei nada relacionado.

O foda, que por ser uma H310 é bem limitado as opções, com toda certeza se fosse uma Z390 AORUS da vida, teria mto mais opções.
Ué, desculpe, então não entendi o que você fez haha. Vou reler!
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Ué, desculpe, então não entendi o que você fez haha. Vou reler!

Eu usei o software da Intel, no Windows para alterar o TDP máximo do Boost do processador, em resumo é isso.

Por padrão, ele estava em 81.5W, ao deixar ilimitado, ele chega em até 108W, logo consegue manter o clock do boost no máximo.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu usei o software da Intel, no Windows para alterar o TDP máximo do Boost do processador, em resumo é isso.

Por padrão, ele estava em 81.5W, ao deixar ilimitado, ele chega em até 108W, logo consegue manter o clock do boost no máximo.

É mais ou menos o que as placas B460 passaram a fazer com o APE (nas Asus). Só que nelas não existia uma limitação antes como parecia ser o seu Punisher. Essa mudança introduzida na verdade só permitiu que o processador trabalhasse com todos os núcleos no clock máximo possível sem ficar limitado pelo TDP.
 


Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.787
Reações
10.928
Pontos
753
Provavelmente seja uma medida de segurança pra não fritar os vrm, já que o tdp é altíssimo.
O que dá pra fazer também é comprar aqueles dissipadores adesivos:

194856
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Provavelmente seja uma medida de segurança pra não fritar os vrm, já que o tdp é altíssimo.
O que dá pra fazer também é comprar aqueles dissipadores adesivos:

Visualizar anexo 194856

Concordo é bem provável que seja isso, tá um frio absurdo no SUL nesses dias então, mesmo com 2h de testes ontem, o processador e os sensores da placa mãe n acusaram nada,

Como esse kit, me atende MUITO bem em 1440p, e sair investindo em Kit melhor agora pelo que me falaram é bobagem, vou procurar uma Z390 usada.

Ah e sobre meu caso, não acusou o Motherboard VR Thermal Thorttling que suponho que tenha limites de operação (chuto 95 a 105)
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Concordo é bem provável que seja isso, tá um frio absurdo no SUL nesses dias então, mesmo com 2h de testes ontem, o processador e os sensores da placa mãe n acusaram nada,

Como esse kit, me atende MUITO bem em 1440p, e sair investindo em Kit melhor agora pelo que me falaram é bobagem, vou procurar uma Z390 usada.

Ah e sobre meu caso, não acusou o Motherboard VR Thermal Thorttling que suponho que tenha limites de operação (chuto 95 a 105)
Acho besteira upar placa-mãe, cara. Nesse caso é mais jogo achar algum trouxa a pagar 1200~1500 reais no seu CPU e trocar logo isso tudo ou pra Ryzen 3600, que é a mesma performance, ou 11400F da Intel, que é basicamente mesmo nível também, pouquinho melhor. Vai gastar a mesma coisa.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Acho besteira upar placa-mãe, cara. Nesse caso é mais jogo achar algum trouxa a pagar 1200~1500 reais no seu CPU e trocar logo isso tudo ou pra Ryzen 3600, que é a mesma performance, ou 11400F da Intel, que é basicamente mesmo nível também, pouquinho melhor. Vai gastar a mesma coisa.

Na verdade, se eu fosse mudar algo, pegaria logo um Kit high-end, 5600X ou até 5800X. pq to de olho na tecnologia novas dos SSD`S.

Mas como eu disse, me serve tão bem, que hoje n vejo sentido.

Vamos ver quando chegar jogos REALMENTE pesados.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.542
Reações
4.707
Pontos
1.319
amigo , eu quero comprar um i5 11400

ele e 2.4 acho ate 4.3

me falaram que esse 4.3 eu nunca vou chegar se nao colocar cooler water e blablabla

isso e serio ?

tenho um i74790k e durante o jogo sempre fica em 4,3 mhz full dando tudo
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
isso e serio ?

Esqueça o 4790k nesse sentido.

Ainda assim não creio que seja assim para o 11400. É um processador competente, mas com bem menos exigência energética do que outros maiores da linha Intel, seja pela especificação pura ou ao analisarmos o Clock máximo (4,4) e a quantidade de núcleos (6/12). Um cooler a ar decente deve dar conta sem maiores problemas.

Agora, de fato, talvez fosse mais seguro não usar uma mobo tão de entrada, mas uma Bxxx.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
I7 4790k consome uns 88 watts em stock. Aqui ele funciona numa placa mãe ridícula, sem dissipadores de vem, poucas fases.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.876
Pontos
1.484
amigo , eu quero comprar um i5 11400

ele e 2.4 acho ate 4.3

me falaram que esse 4.3 eu nunca vou chegar se nao colocar cooler water e blablabla

isso e serio ?

tenho um i74790k e durante o jogo sempre fica em 4,3 mhz full dando tudo

Não, não precisa de WC, nada a ver isso.

Mas evite comprar placa mãe barata , porque o vrm pode não dar conta do turbo. Pegue pelo menos um modelo médio.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
amigo , eu quero comprar um i5 11400

ele e 2.4 acho ate 4.3

me falaram que esse 4.3 eu nunca vou chegar se nao colocar cooler water e blablabla

isso e serio ?

tenho um i74790k e durante o jogo sempre fica em 4,3 mhz full dando tudo

Aqui com cooler à ar, eu consigo 4.6 em todos os núcleos fulltime no meu i7 10700.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.542
Reações
4.707
Pontos
1.319
mas o i7 o stock dele ja e 4.0 ghz para cima, ne


no caso do i5 o stock dele e 2.4 ou algo perto disso bem baixo

nao queria omprar um i5 e ficar preso a clock baixo e sim a velocidade maxima dele especificada na caixa
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
mas o i7 o stock dele ja e 4.0 ghz para cima, ne


no caso do i5 o stock dele e 2.4 ou algo perto disso bem baixo

nao queria omprar um i5 e ficar preso a clock baixo e sim a velocidade maxima dele especificada na caixa

Cara, eu não levo em consideração o stock, o do i7 é 2.9 também, mas ele nunca opera nessa velocidade, só quase quando bate um teste de stress muito intenso ( e ainda assim, posso desativar a limitação e deixar ele o tempo todo no 4.6 ~ 4.7
O i5 (eu tive o 10400) em stress, no mínimo ficava em 3.9, no uso normal, sem ser em bench, era 4.0 fulltime, mesmo em jogos.
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.811
Reações
5.926
Pontos
353
Isso não tem nada a ver com a placa mãe mas sim com esse programa da intel, eu tinha um i7 8700 com uma z270 e ficava a 3.2 Ghz.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.326
Pontos
784
Pessoal, vou aproveitar o tópico do brother pra tirar uma dúvida que tem martelado minha cabeça há mais de um ano. Eu jogo de tudo nesse PC, e nunca precisei trocar peça alguma como CPU, placa de vídeo ou mãe, só que de tempos em tempos (e quando digo tempos, me refiro a horas), eu percebo que quando não tô realizando uma tarefa que exige um uso massivo constante como jogar um game, por exemplo, o pc fica silencioso e do nada, DO NADA MESMO, quando resolvo acessar a internet ou qualquer outra tarefa mais leve, ele fazem um barulho de turbina de avião começando a levantar voo, como se ele tivesse dormido e do nada eu o tivesse acordado. Até agora não sei se o barulho vem do cooler da placa de vídeo ou do processador. Isso é normal ou meu pc tá começando a dar sinais de insanidade?

Vale lembrar que quando isso ocorre, vem junto com uma mini travadinha, por exemplo, do aplicativo que eu tiver querendo usar naquele momento em questão (ex: navegador) e assim que o barulho acalma, volta tudo ao normal, coisa de 1 ou no máximo dois segundos.
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.811
Reações
5.926
Pontos
353
Pessoal, vou aproveitar o tópico do brother pra tirar uma dúvida que tem martelado minha cabeça há mais de um ano. Eu jogo de tudo nesse PC, e nunca precisei trocar peça alguma como CPU, placa de vídeo ou mãe, só que de tempos em tempos (e quando digo tempos, me refiro a horas), eu percebo que quando não tô realizando uma tarefa que exige um uso massivo constante como jogar um game, por exemplo, o pc fica silencioso e do nada, DO NADA MESMO, quando resolvo acessar a internet ou qualquer outra tarefa mais leve, ele fazem um barulho de turbina de avião começando a levantar voo, como se ele tivesse dormido e do nada eu o tivesse acordado. Até agora não sei se o barulho vem do cooler da placa de vídeo ou do processador. Isso é normal ou meu pc tá começando a dar sinais de insanidade?

Vale lembrar que quando isso ocorre, vem junto com uma mini travadinha, por exemplo, do aplicativo que eu tiver querendo usar naquele momento em questão (ex: navegador) e assim que o barulho acalma, volta tudo ao normal, coisa de 1 ou no máximo dois segundos.

Tem que ver quais as temperaturas e quais as fans curves, provavelmente é o processador mas pode ser a placa de vídeo tambem. Eu tava com uma fan curve agressiva na CPU e quando abria o navegador ou muitas abas acontecia isso.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Rapaz, nenhum game vai usar todos os cores 100%. Tenta fazer o mesmo teste com apenas 1 ou 2 nucleos e veja se bate os 4.3.

A verdade é a seguinte, intel tem um problema forte de sync entre os nucleos, se vc usar todos vai baixar a velocidade
 
Ultima Edição:

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
amigo , eu quero comprar um i5 11400

ele e 2.4 acho ate 4.3

me falaram que esse 4.3 eu nunca vou chegar se nao colocar cooler water e blablabla

isso e serio ?

tenho um i74790k e durante o jogo sempre fica em 4,3 mhz full dando tudo

A troca de um 4790K >>> 11400faz bastante sentido especialmente para as memórias, mas é impressionante como a frequência desse i5 é baixa por default.


Cara, eu não levo em consideração o stock, o do i7 é 2.9 também, mas ele nunca opera nessa velocidade, só quase quando bate um teste de stress muito intenso ( e ainda assim, posso desativar a limitação e deixar ele o tempo todo no 4.6 ~ 4.7
O i5 (eu tive o 10400) em stress, no mínimo ficava em 3.9, no uso normal, sem ser em bench, era 4.0 fulltime, mesmo em jogos.

No meu caso, o clock base e de 3.2Ghz, logo manter todos em Full Stress nos 4.3Ghz foi um put* ganho de performance.


Isso não tem nada a ver com a placa mãe mas sim com esse programa da intel, eu tinha um i7 8700 com uma z270 e ficava a 3.2 Ghz.

Amigo, o i7 8700 é um 6-12 CoffeLake, como tu fez para usar uma Z270 com ele?

De toda forma, eu testei realmente em uma B360 AORUS GAMING 3 e o Clock ficou em 3.2Ghz no stress, ou seja não mudou porra nenhuma o que me fez ficar confuso.

Tenho aqui também um i9 9900K + CoolerMaster MasterLiquid 240mm, fizemos os mesmos testes e na B360 o clock ficou em 3.6Ghz quando todos núcleos ficaram em 100%.

Que é o clock base, isso mesmo alterando as configurações que mencionei acima.

Neste teste com i9 9900K + B360 a mensagem de log que ficava gerando no Intel Extreme Tuning Utility era: Current/EDP Limit Throttling


Current Limit Throttling

There can be multiple reasons why the current limit is throttling on the processor. The three common reasons for current limit throttling:

  1. Processor Core IccMax is set too low in XTU.
  2. VR (voltage regulator) current limit is set too low in BIOS. (Different motherboard OEMs may have different names for this control, so please check with your motherboard vendor.)
  3. The motherboard is not able to provide high enough current for the given CPU. Pairing a low power motherboard with a very high Thermal Design Power (TDP) chip can cause current throttling, even with current limits set to the maximum.

Ou seja, nem a B360 segurou o i9 9900K e provavelmente perto da minha H310 é a mesma m****. Penso que indiferente se for um i7 8700 ou i7 9700K ou ainda o i9 9900K pra segurar esses boost só com uma Z390 Pro (acho que as M, tbm n aguentariam).
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.811
Reações
5.926
Pontos
353
A troca de um 4790K >>> 11400faz bastante sentido especialmente para as memórias, mas é impressionante como a frequência desse i5 é baixa por default.




No meu caso, o clock base e de 3.2Ghz, logo manter todos em Full Stress nos 4.3Ghz foi um put* ganho de performance.




Amigo, o i7 8700 é um 6-12 CoffeLake, como tu fez para usar uma Z270 com ele?

De toda forma, eu testei realmente em uma B360 AORUS GAMING 3 e o Clock ficou em 3.2Ghz no stress, ou seja não mudou porra nenhuma o que me fez ficar confuso.

Tenho aqui também um i9 9900K + CoolerMaster MasterLiquid 240mm, fizemos os mesmos testes e na B360 o clock ficou em 3.6Ghz quando todos núcleos ficaram em 100%.

Que é o clock base, isso mesmo alterando as configurações que mencionei acima.

Neste teste com i9 9900K + B360 a mensagem de log que ficava gerando no Intel Extreme Tuning Utility era: Current/EDP Limit Throttling


Current Limit Throttling

There can be multiple reasons why the current limit is throttling on the processor. The three common reasons for current limit throttling:

  1. Processor Core IccMax is set too low in XTU.
  2. VR (voltage regulator) current limit is set too low in BIOS. (Different motherboard OEMs may have different names for this control, so please check with your motherboard vendor.)
  3. The motherboard is not able to provide high enough current for the given CPU. Pairing a low power motherboard with a very high Thermal Design Power (TDP) chip can cause current throttling, even with current limits set to the maximum.
Ou seja, nem a B360 segurou o i9 9900K e provavelmente perto da minha H310 é a mesma m****. Penso que indiferente se for um i7 8700 ou i7 9700K ou ainda o i9 9900K pra segurar esses boost só com uma Z390 Pro (acho que as M, tbm n aguentariam).

z370, confundi. Eu rodava a uns 3,4 ghz em todos os nucleos porque fazia overclock de BLCK pelo appcenter da gigabyte.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
Mesmo o nominal sendo 2,9ghz tanto do i5 quanto o i7 "geração 10th". Eles nunca operam em tal clock, acabei de fazer um teste no i7, mesmo em stress total sem ativar desbloqueio nem nada, não caiu para 2.9, ficou na média 3.44 ~ 3.55 em todos os núcleos (ele é 8/16) o i5 ficava em 3.7 mas ele é 6/12.
Ou seja, o nominal nunca foi atingido.
Sem os limites o i5 ficava em 4.0 (cerca de 95w, não me lembro ao certo) e o i7 fica em 4.6 mas com um consumo absurdamente alto.

Sinceramente, eu não senti muita diferença do i5 10400 para o i7 10700 nos jogos, e até no multitarefa.
Na verdade, super recomendo o i5 10400, se já tivesse experimentado o i7 antes, provavelmente ficaria com o i5 mesmo.
Super frio, extremamente estável.

Na real, eu estava caçando um i7 4770 usado na época que peguei o i5 10400, porém o i7 4770 usado estava custando mais que um i5 10400 novo.
Um comparativo com um i7 4770 de quarta geração:
Obs: Claro que o i5 leva vantagem por ser 6/12 e ter IPC melhor entre outras melhorias óbvias com o amadurecimento da tecnologia.
 
Ultima Edição:

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.811
Reações
5.926
Pontos
353
Mesmo o nominal sendo 2,9ghz tanto do i5 quanto o i7 "geração 10th". Eles nunca operam em tal clock, acabei de fazer um teste no i7, mesmo em stress total sem ativar desbloqueio nem nada, não caiu para 2.9, ficou na média 3.44 ~ 3.55 em todos os núcleos (ele é 8/16) o i5 ficava em 3.7 mas ele é 6/12.
Ou seja, o nominal nunca foi atingido.
Sem os limites o i5 ficava em 4.0 (cerca de 95w, não me lembro ao certo) e o i7 fica em 4.6 mas com um consumo absurdamente alto.

Sinceramente, eu não senti muita diferença do i5 10400 para o i7 10700 nos jogos, e até no multitarefa.
Na verdade, super recomendo o i5 10400, se já tivesse experimentado o i7 antes, provavelmente ficaria com o i5 mesmo.
Super frio, extremamente estável.

Na real, eu estava caçando um i7 4770 usado na época que peguei o i5 10400, porém o i7 4770 usado estava custando mais que um i5 10400 novo.
Um comparativo com um i7 4770 de quarta geração:
Obs: Claro que o i5 leva vantagem por ser 6/12 e ter IPC melhor entre outras melhorias óbvias com o amadurecimento da tecnologia.


Não dá muita diferença mesmo, o i7 10700 é 8% melhor que o i5 10400, e o i7 4770 é só 6% melhor que o i5 4460.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Eu sabia que a Intel limitava, mas não achava que era tanto.

Algumas B360 mais caras vem sem esse limite e eu não sabia porque.

Agora ficou bem explicado. Obrigado.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
Só lembrando, que mesmo com a limitação de tdp, para uso cotidiano e até jogos, não tem throttling, a menos que bata o limite de temperatura.*
Sempre vai ficar na média nominal do turbo. Sendo placa mãe de entrada ou não (eu tinha uma h410 da mais básica e mesmo sem habilitar nada, como de fábrica tinha sempre 4.0ghz nos jogos, mesmo o stock sendo 2.9).
Só agora recentemente que peguei uma h470m-pro4 (que suporta até over na memoria, para igualar o permitido pelo i7, que é 2933 salvo engano). Mas deixei no automático que é 2666 mesmo.
Mas vou falar pra vocês, se eu não soubesse que a diferença era pequena, tinha ficado com a h410 + i5 10400.

*Claro, no meu caso, não sei como as placas de outras gerações pra trás da 10th se comportavam..
Relendo o tópico, parece ser questão geracional mesmo, até os chips mais básicos h410 ( no caso da asrock), suportam "liberar o tdp".
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Comprei um 10400 e coloquei em uma H410M da Asus.
Sem condições de pagar 1.4k numa mini itx acima do H.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Comprei o 11400F e uma Asus B560 Plus. Ainda não chegaram. Dai hoje vi esse vídeo aqui abaixo do HU.

Estou HORRORIZADO com o resultado da Asus testada (Asus Prime B560M-K, que se parece demais com modelo que peguei. Agora to na duvida. Mesmo não tendo dado throttling e nem prejudicado tanto o clock máximo, to com mto receio de ser a mesma performance.

Mais 100 reais e pego a TUF, que é um modelo que sai saiu super bem no teste, a com melhor eficiência.



A que eu peguei
b9958bc7-e635-44d0-aa2d-9da8f2c46c83


A do teste

586af618-9045-4e3c-b7a3-bb885ee5abad
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Não dá muita diferença mesmo, o i7 10700 é 8% melhor que o i5 10400, e o i7 4770 é só 6% melhor que o i5 4460.
Mas, cara, de onde vc tirou isso que o 4770 é só 6% melhor que o 4460? Se colocar uma 1660 Super, eu garanto que o i7 vai ter performance no mínimo 30% superior em praticamente qlq jogo de 18 pra cá. Fora menos engasgos, menos travamentos, etc.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.787
Reações
10.928
Pontos
753
Comprei o 11400F e uma Asus B560 Plus. Ainda não chegaram. Dai hoje vi esse vídeo aqui abaixo do HU.

Estou HORRORIZADO com o resultado da Asus testada (Asus Prime B560M-K, que se parece demais com modelo que peguei. Agora to na duvida. Mesmo não tendo dado throttling e nem prejudicado tanto o clock máximo, to com mto receio de ser a mesma performance.

Mais 100 reais e pego a TUF, que é um modelo que sai saiu super bem no teste, a com melhor eficiência.



A que eu peguei
b9958bc7-e635-44d0-aa2d-9da8f2c46c83


A do teste

586af618-9045-4e3c-b7a3-bb885ee5abad


vc não vai rodar 1h de teste no blender, fritando vrm e cpu ne
é placa mid-end, vrm básico e com dissipador e pra uso normal não vai ter problema algum.
esses testes são extremos
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Eu uso uma dessas só que a B460M Plus no meu 10700. É uma plaquinha bem decente no combo preço + performance.
Deve ser bem parecida. Eu to realmente na duvida do que fazer agora. To achando que vou cancelar e devolver tudo.

vc não vai rodar 1h de teste no blender, fritando vrm e cpu ne
é placa mid-end, vrm básico e com dissipador e pra uso normal não vai ter problema algum.
esses testes são extremos
Claro, eu sei que esses testes são abusivos e que não representam o meu cenário, que é exclusivamente de jogos. Mas ainda assim.. A temperatura do VRM assusta, até porque isso vai se transformar em calor no meu gabinete também. To realmente preocupado.

Agora to na duvida se devolvo tudo ou se devolvo só a placa e vou atrás da Asus TUF, que tá 100 reais mais caro. Na real eu já decidi que se ficar,será com a TUF, não a Prime.

Eu to achando que vou cancelar tudo e esperar outro momento.
 

reenann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.345
Reações
4.291
Pontos
709
Deve ser bem parecida. Eu to realmente na duvida do que fazer agora. To achando que vou cancelar e devolver tudo.


Claro, eu sei que esses testes são abusivos e que não representam o meu cenário, que é exclusivamente de jogos. Mas ainda assim.. A temperatura do VRM assusta, até porque isso vai se transformar em calor no meu gabinete também. To realmente preocupado.

Agora to na duvida se devolvo tudo ou se devolvo só a placa e vou atrás da Asus TUF, que tá 100 reais mais caro. Na real eu já decidi que se ficar,será com a TUF, não a Prime.

Eu to achando que vou cancelar tudo e esperar outro momento.
Mas pq devolveria a cpu se o "problema" seria só a mobo?
 
Topo Fundo