O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você usa HDR em tv low end?

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Nessa black friday comprei uma samsung nu7100 de 55 polegadas. não é a que eu queria, mas é o que acabei comprando. tava esperando uma qled abaixo de 4500, mas não saiu dessa vez :\ aí peguei essa por 3k mesmo, ao menos economizei uma grana. enfim, a tv é boa mesmo assim, nao me arrependendo de pegar, mas honestamente, estou decepcionado com o HDR dela.

botei no forza horizon 4 pra testar, configurei um monte e pah, put* imagem escura e com contraste ruim. fiquei dias tentando ajeitar, até que resolvi pesquisar por que o hdr dessa tv é tão ruim. Aí descobri que o brilho max dela é tipo 308 cd/m², o que em situação normal é bom até, sem problemas, não tenho reclamação quanto a isso, mas HDR precisa simular highlight brabo, tipo um farol brilhando na tua cara, e ter distinção de apenas uma parede branca de uma casa. Para isso vc configura a TV de modo que um branco "normal" seja tipo apenas 30% do branco maximo da tv. com isso, sua tv perde contraste, brilho e tudo, a imagem fica bastante "sem graça" e perde toda a vibrancia. mesma coisa que eu descer o backlight de 100 pra 30%, mas com a desvantagem de não melhorar os niveis de preto.

aí fui ver na tv top de linha da samsung, a qf9n, o quanto era o brilho e contraste. porra, o brilho max dessa porra é 1800cd/m² e o contraste com local dimming ativado é de 1:18000 (contra 1:5400 da minha tv). não é atoa, com HDR nessa tv da pra comprimir aquela imagem "escura e sem graça" num espaço maior do que o maximo da minha tv, então o "branco 30%" la pode ser 2x mais claro que meu branco 100%. aí sim, da pra vc configurar uma imagem vivida e ainda deixar os highlights mil vezes mais claros ao invés de comprimir a imagem inteira num alcance de brilho pequeno apenas para permitir que haja contraste entre os niveis altos de branco. agora faz sentido do por que o HDR da minha tv é ruim e tem tanta gente q ainda paga pau pra essa tecnologia. a tv tecnicamente suporta, mas não deveria. o painel dela não é capaz de reproduzir brilho suficiente. mas não é só as tops, qualquer samsung qled ja tem brilho max acima de 600, que ja da pra fazer um efeito bom.

a verdade é que HDR é detrimental em tvs com menos que 600 cd/m² (ou tv com contraste muito alto em um ambiente completamente escurecido tecnicamente pode ter menos brilho e ainda ter hdr tecnicamente bom por conta do contraste, mas mesmo assim não faz meu gosto). se tua tv não tem esse brilho, desliga essa porra de hdr.
 
D

Deleted member 219486

Comprei a mu6120 e o HDR deve ser fake, fora o S.O da TV parece algo chinês, particularmente não compraria TV dá Samsung depois dessa.
O painel da TV se você estiver em diagonal num certo ângulo a imagem dela sofre alteração.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.417
Reações
104.059
Pontos
2.419
Eu não uso, essas TVs não têm brilho suficiente pra HDR então o resultado não fica legal, se nota uma melhora nas cores mas a imagem fica muito escurecida.

Tem TVs de entrada com ótima imagem em SDR, mas ativou o HDR toda a limitação da TV fica evidente.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Comprei a mu6120 e o HDR deve ser fake, fora o S.O da TV parece algo chinês, particularmente não compraria TV dá Samsung depois dessa.
O painel da TV se você estiver em diagonal num certo ângulo a imagem dela sofre alteração.
painel é inerente da tecnologia. VA é assim e não tem outra. eu ouvi falar tão mal que achei é muito melhor do que o esperado nesse aspecto. acho que compensa totalmente pelo contraste 5x melhor que IPS.

não é que seja "hdr fake", é real, só é horrivel.
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.863
Reações
12.906
Pontos
703
Comprei uma KU 6000 4k de 40 pol modelo de entrada

Me decepcionei quando acionei a primeira vez a função HDR

Depois li que o hdr da minha tv é capenga ,

Como nunca vi o esse "verdadeiro HDR" não posso opinar,dizem que é muito mais bonito que o proprio 4k ,mas como nunca vi......
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Eu tenho uma KS7000 49", aquela dos pontos quânticos, e acho o HDR dela top demais.
 


T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.294
Reações
13.634
Pontos
1.604
Lendo os comentários... vejo q ainda nao atenderá às minhas necessidades, ja que ainda mais q o 4K e HDR está preenchendo aos poucos nos conteudos de filmes e jogos, fora q uma TV OLED (nao vou pegar QLED) de boa qualidade ainda acho um poko cara pra mim, então sinto q será amplamente viável a partir de 2020 para frente, dai valerá a pena ter TV com 4K e HDR ja com qualidade bem aceitavel a um preço agradavelmente viável para o público com bastante conteúdo para aproveitar.
 

langberg

Bam-bam-bam
Mensagens
91
Reações
238
Pontos
203
a imagem fica escura msm, mas gostei do resultado otimizador de contraste alto
 

Ravenps3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.124
Reações
4.896
Pontos
1.259
vc testou a imagem em ambiente com luz ou tudo apagado e escuro? Algumas telas low tem bastante reflexo em ambientes claros....
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.263
Reações
14.296
Pontos
1.053
Para filmes é uma porcaria....Mas para jogos tem como remediar.

A maioria dos jogos tem a ferramenta de calibração de luminância e branco..Então tem como contornar as limitações de brilho.

A maioria dos games jogo com o HDR ativado na MU,muito melhor que em SDR.

Mas tem que saber calibrar a TV...

Gama+1 é o mínimo, e contraste dinâmico em High,e gama de cores sempre em Auto.

Mesmo em uma TV de entrada vc obtém os benefícios HDR...Como novas tonalidades de cores, fontes luminosas com mais brilho e maior contraste.E a iluminação global do jogo fica totalmente diferente.
 

Ponce de Leon

Bam-bam-bam
Mensagens
9.108
Reações
9.478
Pontos
353
Eu tenho uma B7P e não faço ideia de como regular HDR. Tive até que mudar a cor das legendas do Netflix pq branca vira um holofote na tela.
 

Razzee

Bam-bam-bam
Mensagens
1.292
Reações
4.239
Pontos
453
Como todos os televisores têm um ano de garantia, não me vejo pagando 5 mil ou mais em um por causa de HDR.

Tenho o Samsung UN40KU6000 e vou ficar com esse modelo até deixar de funcionar, aí compro outro barato.

São poucos os monitores com HDR e pouco se faz questão, então por que para consoles, que são inferiores, é uma tecnologia imprescindível? :kpensa
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Para filmes é uma porcaria....Mas para jogos tem como remediar.

A maioria dos jogos tem a ferramenta de calibração de luminância e branco..Então tem como contornar as limitações de brilho.

A maioria dos games jogo com o HDR ativado na MU,muito melhor que em SDR.

Mas tem que saber calibrar a TV...

Gama+1 é o mínimo, e contraste dinâmico em High,e gama de cores sempre em Auto.

Mesmo em uma TV de entrada vc obtém os benefícios HDR...Como novas tonalidades de cores, fontes luminosas com mais brilho e maior contraste.E a iluminação global do jogo fica totalmente diferente.
pelo contrario, vc perde brilho e contraste ligando HDR, especialmente em tv de entrada. se vc ta ganhando, ou sua imagem SDR ou a HDR estão extremamente descalibradas. fora que só de vc mencionar contraste dinamico quer dizer que vc nao ta usando game mode / pc mode, ou ta? enfim, contraste dinamico é b*sta e descalibra a curva de gamma tudo então pouco importa se ta em game mode ou não.

Eu tenho uma KS7000 49", aquela dos pontos quânticos, e acho o HDR dela top demais.
mas a tua tv não é de entrada, é das fodonas ja.
Como todos os televisores têm um ano de garantia, não me vejo pagando 5 mil ou mais em um por causa de HDR.

Tenho o Samsung UN40KU6000 e vou ficar com esse modelo até deixar de funcionar, aí compro outro barato.

São poucos os monitores com HDR e pouco se faz questão, então por que para consoles, que são inferiores, é uma tecnologia imprescindível? :kpensa
é tenso também, a diferença de preço de uma TV top pra uma de entrada não condiz com a diferença da qualidade da experiencia. eu pagava até 50% a mais numa tv qled, com brilho melhor, local dimming (apesar que essa feature só presta nas realmente top de linha, intermediaria são edge-lit bostas e ld nao faz nada), mas as decentes tavam custando tipo 70% a mais no mesmo tamanho. sinto muito, diferença demais, mesmo eu tendo dinheiro eu me recuso a pagar tudo isso por firula pra joguinho, do mesmo modo que eu poderia ter uma rtx2080ti se quisesse mas nem fodendo pago tudo isso se a porra que custa 1/5 do preço ja me atende perfeitamente.

uma pena, eu queria muito ter game motion plus que tem nas top top da samsung que fazer upscale de 30 pra 120fps com só 28ms de input lag. deve ser mto foda isso, fora claro a imagem, inputs melhores, freesync e etc.



motion plus na minha fica com uns 80ms de lag. melhor que os 110 da minah antiga tv, mas bem ruim ainda. fora que o painel dessa nu7100 é 60hz, então nem 120fps é mais :( enfim, é uma ótima tv pra mostrar imagens em 4k e 1080p, e smart dela é util. mas só isso. essa nu7100 é tipo um polo, ou um hrv do mundo das tv. é bom no que importa (input lag e tipo de painel) sem ter muito luxo.

Não posso opinar, minha TV é high-end. Desculpa ae.
bacana. e o seu balneário, tem fotos dele?
olha o meu:


vc testou a imagem em ambiente com luz ou tudo apagado e escuro? Algumas telas low tem bastante reflexo em ambientes claros....
sim, minha salinha aqui passa o dia inteiro com as persianas pretas fechadas. ou com só luz ambiente fraquissima de noite. hdr não é de todo ruim, mas como eu gosto de usar o backlight no sdr no max, só tenho a perder quando ligo hdr. se usasse sdr em 30% backlight e depis ligasse HDR daria uma diferença bruta eu imagino.
 
Ultima Edição:

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.149
Reações
42.462
Pontos
1.294
Comprei a mu6120 e o HDR deve ser fake, fora o S.O da TV parece algo chinês, particularmente não compraria TV dá Samsung depois dessa.
O painel da TV se você estiver em diagonal num certo ângulo a imagem dela sofre alteração.

Sinceramente prefiro o painel VA da Samsung que o IPS. Prefiro perder em ângulo de visão (Até porque uso um suporte triarticulado na minha tv, podendo movimentar para qualquer direção), e ganhar no contraste e preto melhores. Pior coisa que tem é ver aquele preto com aspecto cinza na tela.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.198
Reações
15.759
Pontos
1.439
eu tenho uma mu6100 de 50 pol e uso no pc na sala.

notei que o HDR dela só funciona direito quando está rodando algum filme no meu media player classic setado pra 24hz a tela.

em 60hz ela não tem capacidade, caga tudo quando coloca. mas em 24 roda de boa e fica bem bonito.

por isso concluí que o hdr dela não presta pra jogo, pois impossivel jogar em 24hz, pois o frame ficaria limitado a 24fps, o que pra jogo é inviável, mas pra filme casa certinho com o fps exibido.

quando ligo o hdr em 60hz acontece o contrario do que deveria acontecer, as cores ficam opacas, ja em 24hz fica do jeito que deveria ser.

Talves essa seja a justificativa de preço mais barato dessa tv. mas pra filme quebra um galhão.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.604
Pontos
1.839
Rapaiz...não configuro nada além das configs do tempo do vovô: brilho, contraste e talz. Aliás...a entrada HDMI1 da minha TV que seria a entrada do HDR...até parou de funcionar sei lá porque.Nem uso ela mais e nem to preocupado em fazê-la voltar a funcionar.

Ficou muito serious business televisão hoje em dia. Fiquei um tempão tentando avaliar custo benefício de painel, HDR, preço, preto, cor e o c***lho a quatro. put* saco. E no fim do dia eu só quero jogar. Larguei mão de me preocupar com essa m**** toda.

Depois que aceitei isso...ficou mais fácil viver. Nem sei se Minha tela é low ou médium...não ligo mais pra isso.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.224
Reações
29.607
Pontos
1.049
Tenho uma MU6300 e joguei o RDR2 com HDR ligado e desligado pra testar, sem fazer nenhuma configuração adicional, apenas ativando no menu do jogo.

Com o HDR ligado a imagem ficou tão ruim e tão sem vida que eu quase entrei em depressão.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
a grande magica do 4k acontece com um BOM HDR...
comprar uma tv com 4k e HDR fake é como comprar uma mulher sem b*ceta... kkkkkk
 

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.879
Reações
3.287
Pontos
703
Grande problema de conteúdo HDR nessas tvs é que só fica bom com backlight no máximo ,daí os olhos sangram.

Mas o Forza em si vc calibra o brilho do HDR no próprio jogo ,o que ajuda um pouco.

Cansado de correr na direção contrária.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
4K é bom? Sim
HDR é bom? Sim
São descartáveis? Sim
Então...

Obs: Muitas marcas estão produzindo TVs 4k com pixels antigos, e colocando HDR só por que sim.
Lançando somente os novos em modelos mais caros, para justificar a compra.
Já existem muitos celulares com 1500/2000 nits, enquanto essas empresas filhas da put* lançam tvs com 700 nits.

HDR não é bala de prata, quem mexe com fotografia sabe disso, porem como tudo é marketing...
Deixa os garoto brincar.

Irei comprar somente quanto telas com 10 bits de intensidade de cor estiverem popularizadas, enquanto isso não for real o resto é marketing.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.266
Pontos
1.399
Pelo tanto de assunto técnico que você citou pra vc não vai ser boa mesmo, mas pra mim, que acho essas calibragens perfeitas horríveis e gosto de muito brilho e cor na tela, uma boa regulagem nesse sentido resolveu o problema de uma que eu costumo jogar.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.218
Reações
47.248
Pontos
1.599
Eu tenho uma KS7000 49", aquela dos pontos quânticos, e acho o HDR dela top demais.
Essa TV não é low end.
Para filmes é uma porcaria....Mas para jogos tem como remediar.

A maioria dos jogos tem a ferramenta de calibração de luminância e branco..Então tem como contornar as limitações de brilho.

A maioria dos games jogo com o HDR ativado na MU,muito melhor que em SDR.

Mas tem que saber calibrar a TV...

Gama+1 é o mínimo, e contraste dinâmico em High,e gama de cores sempre em Auto.

Mesmo em uma TV de entrada vc obtém os benefícios HDR...Como novas tonalidades de cores, fontes luminosas com mais brilho e maior contraste.E a iluminação global do jogo fica totalmente diferente.
Em filmes escuros fica sensacional.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.604
Pontos
1.839
4K é bom? Sim
HDR é bom? Sim
São descartáveis? Sim
Então...

Obs: Muitas marcas estão produzindo TVs 4k com pixels antigos, e colocando HDR só por que sim.
Lançando somente os novos em modelos mais caros, para justificar a compra.
Já existem muitos celulares com 1500/2000 nits, enquanto essas empresas filhas da put* lançam tvs com 700 nits.

HDR não é bala de prata, quem mexe com fotografia sabe disso, porem como tudo é marketing...
Deixa os garoto brincar.

Irei comprar somente quanto telas com 10 bits de intensidade de cor estiverem popularizadas, enquanto isso não for real o resto é marketing.

4k não é descartável...resolução é resolução. Resolução é a base da qualidade da imagem.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Eu deixo motion plus desligado, só configuro o básico, cores, brilho, contraste, etc.

Fica muito superficial jogar com isso habilitado.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Pouquíssimo conteúdo de qualidade em 4k (Maioria ripado).
Coisa que deve se popularizar daqui 2-3 anos.

Galera tá colocando a carroça na frente dos bois, sendo early adopter.
Trabalho em um tela 4k e sei que é bom, porem como disse, ainda não é tudo isso que pregam, principalmente por que o que temos hoje em sua maioria é ruim (telas), os bons são caros. Não necessariamente por que são bons, sim por causa do marketing mesmo.

Quando o 4k se popularizar eu compro uma tv, provavelmente nessa época teremos telas de qualidade.
Enquanto isso nego compra tv para assistir mais da metade do conteúdo em 1080P, ou quando se não em 4k maquiado.

Quer comprar? Compre, o dinheiro é seu.
Mais estou no meu direito de dizer que não é tudo isso...
 

Jet Limão

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.346
Reações
6.880
Pontos
1.099
Eu acho o HDR um efeito totalmente dispensável. É tanto brilho que acho que com 1 hora posso até passar mal de verdade. Tudo que possui tela eu uso no mínimo, como celular, portáteis, tablet e até tv... sim, tv. O brilho da minha tv é no mínimo, zero.

Uso uma sony XBR855D, painel ips. Ela não tem como dizem o "preto preto". A sony que EX725 do quarto, que tem painel VA, também não tem o preto preto e eu nunca liguei pra isso. Aliás, acho o tom de preto das duas bem parecido apesar do painel diferente. Claro que a do quarto é bem mais antiga.

O que foi dito aqui do contraste avançado pra mim é uma tremenda furada. Percebi isso há anos atrás quando joguei resident evil 6 que é predominantemente escuro. Daí quando aparecia as legendas a tela inteira se iluminava. Quando descobri que a culpa era do contraste dinâmico eu desliguei e o meu preto nunca mais foi tão preto. Eu posso conviver com isso. O que eu não aguento foi uma samsung que eu tive que tinha tanto judder, mas tanto judder, que eu só fiquei com ela por um mês até trocar pela minha atual XBR. Desta eu só parto para uma oled quando uma dessas duas que citei for pro saco.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.604
Pontos
1.839
Pouquíssimo conteúdo de qualidade em 4k (Maioria ripado).
Coisa que deve se popularizar daqui 2-3 anos.

Galera tá colocando a carroça na frente dos bois, sendo early adopter.
Trabalho em um tela 4k e sei que é bom, porem como disse, ainda não é tudo isso que pregam, principalmente por que o que temos hoje em sua maioria é ruim (telas), os bons são caros. Não necessariamente por que são bons, sim por causa do marketing mesmo.

Quando o 4k se popularizar eu compro uma tv, provavelmente nessa época teremos telas de qualidade.
Enquanto isso nego compra tv para assistir mais da metade do conteúdo em 1080P, ou quando se não em 4k maquiado.

Quer comprar? Compre, o dinheiro é seu.
Mais estou no meu direito de dizer que não é tudo isso...

Eu vejo diferença numa TV 4K usando meu PS4 PRO. Se você não vê, o problema é seu. Mas sim,...você tem o direito de achar dispensável. mas quando se fala de resolução...é a base da especificação. Tudo que vem depois (HDR, nível de preto, frequencia) é adicional á resolução. Isso não se discute.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Eu deixo motion plus desligado, só configuro o básico, cores, brilho, contraste, etc.

Fica muito superficial jogar com isso habilitado.
Motion plus deixa injogavel de input lag. Game motion plus eh outra coisa. Eu deixaria ligado se tivesse

Testei ontem hdr do galaxy note 9, que tecnicamente eh a melhor tela que existe pra hdr (oled e brilho maximo furioso) e ainda assim nao fiquei convencido. Muda pouca coisa pra tela do meu s7 edge sem hdr no video da digital foundry do gt sport. A paleta de cores melhora um pouquinho, e nos farois vc.consegue distinguir o farol da lens flare, mas fora isso mesma b*sta. Coisas q só consegui reparar pq comparei lado a lado
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Eu uso. Pra mim so fica ruim quando vou jogar nas horas q o sol ta entrando muito na sala, tipo meio dia.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
Ultima Edição:
Topo Fundo