É um feedback que eu sinto falta quando não tem. O treme-treme é informação entregue a você de forma direta. Quanto mais precisa a tremida, melhor.
É o "som físico", por assim dizer (bom, tecnicamente é isso mesmo haha)
Um bom exemplo: Estou eu jogando o glorioso Mario Kart e quero acertar alguém com uma bananada long-range. Para isso, preciso de alguma rampa ou uma zebra, qualquer coisa que me faça dar um salto, por menor que seja.
No WiiU, eu tinha que alternar a atenção entre a pista à minha frente e o alvo distante pois eu preciso saber exatamente o ponto físico onde farei a manobra ao mesmo tempo que ver a trajetória do alvo para direcionar o arremesso.
Já no
Switch, eu posso focar somente no alvo pois a informação de "onde estou pisando" me é entregue precisamente pelo HD Rumble.
"Ah, ptsousa, mas isso um Rumble normal já faz! Quando eu jogo Gran Turismo ou Forza, o controle treme quando eu saio da pista e entro na terra"
É aí onde entra a diferença do HD Rumble para o Rumble normal, jovem jedi.
No Mario Kart 8D, o HD Rumble faz diferença entre os diferentes tipos de terreno (asfalto, terra, madeira, pedra, etc) e imperfeições (como os espaços entre as placas de madeira de uma ponte, por exemplo) e entrega essa info a contento com a intensidade distinguível.
Para um port, faz um uso muito bom. Num Mario Kart 9 eu espero um uso mais refinado.
Tenho certeza que o
PS5 e o Xbox Scarlett terão algo do tipo. Ainda mais o
PS5 que deve ter o VR como um ponto a se explorar. VR + Motion Controls + HD Rumble melhorado seria um combo muito WIN.
Quase tudo na indústria foi assim
O HD Rumble é uma baita evolução. O tipo e detalhe de sensações que consegue passar é meio witchcraft
Além dos feedbacks diversos do Mario Kart e Mario Odyssey, por exemplo, jogue jogos como 1-2
Switch, Thumper, Tumbleseed e Shantae Half-Genie Hero pra começar.
Achei uma lástima, embora compreendo que o jogo tenha sido iniciado no Wii U, o Breath of the Wild não fazer uso do HD Rumble apropriadamente. O nível de feedback que daria para fazer ali seria de outro mundo.
Que a equipe do Aonuma consiga implementar de forma primorosa no BoTW2
Nunca usei o Taptic Engine da Apple para medir a diferença deles, no entanto.