Sunset Overdrive não é IP da Microsoft, ela pertence à Insomniac, tanto que havia rumor de uma sequência multiplataforma.
Eu, como gosto se fazer conta, tenho em meus cashs de tabela a contagem de
novas IPs das três hardhouses nessa geração.
Assim como é o caso para entries de IPs com Metascore maior que 80, a ordem decrescente de proficuidade de fundação de novas IPs por hardhouse é a mesma da sétima geração:
1- A Sony é a que mais cria novas IPs
2- A Microsoft é a segunda maior criadora de novas IPs
3- A Nintendo fica em terceiro.
Agora, eu enfrentei dificuldades pra descobrir a quem pertence uma determinada IP criada, essa lista é mais difícil de fazer, em geral eu consulto o escritório de patentes, mas nem sempre é simples achar. Dentre novas IPs que vingaram em termos de qualidade/comerciais/puxadoras de prováveis sequências dessa geração, destacam-se:
- Resogun (Sony)
- Sipderman (Sony)
- Astro Bot (Sony)
- Horizon Zero Dawn (Sony)
- Gravity Rush (Sony)
- Days Gone (Sony)
- Bloodborne (Sony)
- Knack (Sony)
- Death Stranding (Sony)
- Ghost of Tsushima (Sony)
- Tearway (Sony)
- Dreams (Sony)
- Ori (Microsoft)
- Quantum Break (Microsoft)
- Sea of Thieves (Microsoft)
- Splatoon (Nintendo)
- Mario Maker (Nintendo)
Obs: estou incluindo IPs de lançamentos futuros cuja minha experiência me garante sucesso em um ou mais dos 3 elementos que citei (qualidade/comercial/puxadora de sequências).
Tem muito mais coisa nova aí nessa generation que não preencheu critério, mas que não deixou de ser IP nova, como The Order, Until Dawn (essa de forma controversa) e Driveclub.
Edit: acabei me esquecendo de responder à questão do OP. Com certeza a resposta é sim, a Micro fez um puxadão de estúdios com pessoal qualificado, certamente ela criará mais IPs de sucesso comercial e/ou de qualidade na nova geração, considero praticamente um fato consumado.