O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vocês tem preconceito com livros escritos por mulheres?

?

  • Prefiro os escritos por homens.

  • Não me importo.


Results are only viewable after voting.
Mensagens
3.616
Reações
15.036
Pontos
303
Eu pensei que isso não exista.
Mas esses dias fui comentar que iria começar "A Revolta de Atlas" e um conhecido falou algo tipo:
"ah, já pensei em ler, mas quando vi que era de uma mulher eu deixei pra la, eu não gosto."

Com isso lembrei da autora de Harry Potter.
Ela usou o pseudônimo J.K Howling pras pessoas não perceberem que o livro foi escrito por uma mulher.
Quando li essa curiosidade pensei "que b*sta, o que tem a ver", mas tem a ver, aparentemente.

Enfim, vocês se importam com isso? Tem preferência?
 

Nomercy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.441
Reações
522
Pontos
929
Cara teve alguns livros de mulheres que eu não curti e abandonei sem dó, mas fiz isso com livro escritos por homens também.
Nego fica de frescurinha e deixa de ler muita coisa boa, mesma coisa quem tem preconceito com literatura nacional e outros gêneros.

Agora uma autora que curto bastante é a Alice Munro. Mestrona na arte do conto!
 

praguento

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.254
Reações
1.912
Pontos
864
Revolta de atlas e “A Nascente" de Ayn Rand é uma obra prima.
Essa mulher teve muito mais culhões que a maioria dos homens no últimos 50 anos, então se é isso que seu amigo gosta ele vai ter um prato cheio.
 


Marck9

Bam-bam-bam
Mensagens
451
Reações
1.023
Pontos
318
Obviamente que não. O que eu DETESTO de fato são autores que INSEREM viés ideológico em suas obras, aí pode ser homem, mulher, elfo, duende, anão, alto, gordo, gorda, baixo, feio, feia, branco, negro, amarelo, azul, verde, etc.. que eu nunca compro livros assim.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.373
Reações
21.757
Pontos
603
Um dos meus livros favoritos foi escrito por uma mulher:

956d2b44-19ec-4f65-919f-bfb520acb167.jpg


Isso sem falar no já mencionado Harry Potter, que marcou muito minha vida e foi o responsável por hoje eu gostar de ler.

Se é que existe tal coisa, tem que ser muito retardado.
 
Ultima Edição:

Yukio Mishima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
845
Reações
1.714
Pontos
583
Eu não gosto mesmo é daqueles livros de mulherzinha, agora se o autor é homem ou mulher não faz a mínima diferença.
 

Narlok

Bam-bam-bam
Mensagens
2.164
Reações
4.755
Pontos
453
Eu não gosto mesmo é daqueles livros de mulherzinha, agora se o autor é homem ou mulher não faz a mínima diferença.
That's the point! Tem muito livro de mulherzinha escrito por homem também. Então tanto faz. O mesmo vale pra filme ou qualquer outra mídia
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.645
Reações
106.773
Pontos
1.003
Posso ter preconceito em relação ao gênero dos livros, mas não em relação ao gênero das pessoas que os escrevem.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Só sendo retardado para ligar para isso.

Geralmente o que me afasta da obra é o gênero dela, eu mal lembro o nome do autor e as vezes nem do título :lolwtf.
 

Jorgel

Bam-bam-bam
Mensagens
5.630
Reações
4.066
Pontos
389
A não que seja algum autor que eu já conheça anteriorimente, quando eu pego um livro pra ler eu geralmente nem sei se o autor é homem ou mulher
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Não tenho preconceito, existem autoras muito boas para desmerecer o trabalho de todas, a vida literária seria muito chata sem Virginia Woolf, Sylvia Plath, Ayn Rand, Nadine Gordimer, Marrguerite Youcenar, J.K. Rowling, Clarice Lispector... Assim como homens também possuem muitos trabalhos ruins, ainda mais com a moda que teve dos livros eróticos, mas elas são tão capazes quanto os homens.

Revolta de Atlas ainda não li mas tenho ele aqui, agora o A Nascente dela está entre os meus preferidos, livro excepcional e altamente recomendado.

Isso me lembra quando fui numa livraria e comentei sobre a promoção de Revolta de Atlas, o preço estava bem bacana, o vendedor ficou maluco e disse que odiava a autora por ela ser de extrema direita, nazista e blábláblá, sendo que se tivesse lido o livro dela veria que ela passa imensamente longe disso, inclusive tenderia mais para a esquerda que direita se fosse levar pelos esteriótipos, mas de qualquer forma isso é o menos importante num texto, quem leva a vida pessoal do artista por sua obra deixaria simplesmente de apreciar Dickens, Tolstoi, Rousseau, Dostoievski, Bukowski, Sylvia Plath, Saramago... Ou seja, perderia muita coisa e possivelmente leria só besteira.
 
Ultima Edição:

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.891
Reações
13.641
Pontos
1.624
Além de não me importar é a primeira vez que ouço sobre uma opinião assim , bem idiota por sinal
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.088
Reações
35.051
Pontos
1.054
Sim, inclusive queimei toda minha coleção de livros do Harry Potter após saber que J. K. Rowling é uma mulher...

[/sarcasm]
 
Mensagens
3.616
Reações
15.036
Pontos
303
Obviamente que não. O que eu DETESTO de fato são autores que INSEREM viés ideológico em suas obras, aí pode ser homem, mulher, elfo, duende, anão, alto, gordo, gorda, baixo, feio, feia, branco, negro, amarelo, azul, verde, etc.. que eu nunca compro livros assim.
Quais fazem isso, por exemplo?
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.799
Reações
7.724
Pontos
1.264
Não me importo com que tipo de gônadas têm os escritores dos livros que leio. Basta que sejam bons.
Uma das minhas séries de ficção científica/fantástica, Darkover, foi escrita por uma uterófora chamada Marion Zimmer Bradley. Nos livros mais pro fim há um certo enaltecimento ao lesbianismo e também à pederastia. Mas essas coisas não interferem muito na saga.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.770
Reações
134.020
Pontos
2.139
Não me importo com que tipo de gônadas têm os escritores dos livros que leio. Basta que sejam bons.
Uma das minhas séries de ficção científica/fantástica, Darkover, foi escrita por uma uterófora chamada Marion Zimmer Bradley. Nos livros mais pro fim há um certo enaltecimento ao lesbianismo e também à pederastia. Mas essas coisas não interferem muito na saga.

Qdo eu era pré-adolescente eu achava a Zimmer Bradley legal, aí eu cresci mais e tive contato com MUITO mais sci-fi. Mudei de opinião instantaneamente.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.114
Reações
6.452
Pontos
1.049
Não tenho problema algum com livros de autoras, mas alguns mais "melosos" eu já desisti de ler. Mas é sobre o texto e não por ser de uma autora. Tem diversas autoras que eu gosto como a Anne Rice, Christie Golden e a Agatha Christie. A própria J.K.Rolling também já gostei no começou da saga do Harry, li dois livros e gostei. Recentemente li dela o Vidas Muito Boas, também é um bom livro.
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.802
Reações
3.331
Pontos
453
Não tenho acervo de livros lidos como tenho em filmes, logo não dá pra opinar baseado na minúscula amostra que tenho.
Sei que A revolta de Atlas da Ayn Rand parei no segundo livro (acho que lá fora é vendido em livro único enquanto no br dividirem em 3) e perdi o pique para continuar, achei os personagens esteriotipados e extremos (tudo com personalidade forte que resulta em pouca mudança e desenvolvimento), não sei se vai melhorando pro final, preguiça de reler tudo. Estou com A Nascente lacrado ainda.

Já a Agatha Christie eu li uns 4 livros e achei tudo show.
 

Munn Rá

Bam-bam-bam
Mensagens
2.043
Reações
7.763
Pontos
303
Se o livro é bom por mim não faz diferença ser homem ou mulher ( poderia ser até escrito por alienígena )
 

Lorde_Kira

Supra-sumo
Mensagens
470
Reações
1.537
Pontos
158
Isso é ridículo, e mais ridículo ainda é quem deixa de ler um livro por essa razão. Se foi escrito por um home ou uma mulher, para mim tanto faz. O que importa é que o livro seja bom e valha o dinheiro que eu paguei por ele.
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
Eu to me perguntando é qual autor não faz isso. Todo autor de alguma forma vai colocar seus valores na obra.

A irônia de alguém reclamando de "viés ideológico" em livros num tópico sobre A Revolta de Atlas :klolzchega a ser hilário
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.097
Pontos
994
Vixi...

Agora que entrei no tópico percebi que não tenho nenhum livro de mulher na minha coleção. Eu tinha as brumas de Avalon da marion zimmer bradley, mas achei uma b*sta e vendi a coleção.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Bom, acho que quando se quer uma discussão com as pessoas falando honestamente e logo no segundo post se diz que quem tem preconceito é um imbecil, todo o resto da discussão vai ser entre quem concorda e quem concorda com toda a certeza. Quem pensa diferente logo percebe que não vale a pena dar a opinião porque vai ser chamado de imbecil e não dá a opinião.

No fundo todos perdem com isso.

Sendo honesto, acho que tenho certo preconceito, sim. Nao que eu não vá ler livros escritos pra mulheres, apenas normalmente acabo pegando livros escritos por homens, que tbm são a maioria em livros de ficcao.


Eu , li tudo que saiu em portugues de Darkover e mais alguma coisa em inglês. A série acabou por me prender pelo macro, curtia o mundo, curtia os problemas que surgiam, mas no geral não curtia tanto os personagens e a forma como alguns problemas eram resolvidos. Mas acho que algo na autora me incomodava na forma como ela escrevia os personagens. Não é que eles fossem esterótipos, longe disso, mas algumas vezes eles agiam de forma diferente do que agiriam se fossem pessoas reais para dar o resultado que ela queria e isso me incomodou. Infelizmente não lembro de fatos específicos, só de ter essa reclamação na época.

Adorei A Mão Negra da Escuridão, de Ursula Le Guin, que trata de forma bem legal o choque de cultura de um enviado da Terra a um planeta em que os seres humanos eram capazes de mudar de gênero, podendo ser homens ou mulheres. A forma como ela escrevia o livro tornava bem interessante e pouco panfletário o livro.

E acho que, ao procurar a autora do livro é que eu notei porque tenho preconceito com mulheres autoras.

Leiam a sinopse de A Mão Negra da Escuridão:

"A Mão Esquerda da Escuridão, de Ursula K Le Guin
Genly Ai foi enviado a Gethen com a missão de convencer seus governantes a se unirem a uma grande comunidade universal. Ao chegar lá, ele percebe que os habitantes de Gethen fazem parte de uma cultura intrigante. No local, os indivíduos não possuem sexo definido e, como resultado, não há qualquer forma de discriminação de gênero."

Tipo, para vender um livro escrito por uma mulher, com uma trama de intriga política misturada com (pouca) ficção, a descrição usa três frases, uma para falar da missão do protagonista, outra para falar que a cultura do povo é intrigante e, finalmente, uma frase inteira falando que as pessoas podem ser de sexo indefinido e que não há discriminação de gênero (e há!).

Esse resumo me afastaria do livro se eu fosse procurar ele hoje porque justamente, eu acharia que tem panfletagem ideológica como disseram lá em cima que não enxergavam. O fato de os nativos lá de Gheten serem de ambos os sexos e de nenhum dos sexos é um fator alienígena e não o principal fator, é algo que era apenas rapidamente mencionado na contracapa e só, você lendo é que ia descobrir toda a coisa.

Talvez parte do meu preconceito seja por conta disso, da forma como vendem escritoras mulheres de ficcção cientítica e não das autoras em si.

Por exemplo, na página "http://www.huffpostbrasil.com/2017/...eres-que-voce-ja-deveria-conhecer_a_23230361/" olha as descrições de:

Kindred
A trama é sobre Dana, uma mulher negra que nos anos 70 vive sucessivos episódios de volta no tempo, para os EUA dos início do século 19. Questões de raça e gênero permeiam o livro que já vendeu mais de meio milhão de cópias e que tornou Octavia conhecida como a "Grande Dama da Ficção Científca".
=>Eu curto ficção científica e, embora não goste particularmente de viagens no tempo, acho interessante uma estória em que a protagonista é uma mulher e viaja no tempo. Aí vem a descrição com "Questões de raça e gênero permeiam o livro". De repente, se fosse vendido de uma forma legal, o livro (e a autora) me interessariam. Pela forma como é vendido, parece panfletagem ideológica. Aí, fica lá atrás na lista de livros a ler.

Herland, a terra das mulheres
Considerado uma "distopia feminista", o livro conta a história de três rapazes americanos que fazem uma expedição a um país desconhecido (Herland, do título) composto apenas por mulheres e meninas há mais de 2000 anos. Com a imagem cristalizada do ideal de mulher que conheciam, eles se surpreendem com o que encontram nesse novo lugar. Nesse lugar, não há mais guerras e violência e a reprodução assexuada é o que regra as vidas.
=>Novamente o livro pode ser excelente? Pode. Mas a forma como é vendido é que é outro livro panfletário de como um lugar só de mulheres claramente seria um paraíso. De novo, eu colocaria lá atrás. E, no meu subconsciente, já colocaria que toda mulher tem viés ideológico.

A Nascente
Howard Roark é um jovem que se recusa a seguir os padrões de uma sociedade que não compreende seu modo independente de pensar e agir. Roark não abre mão de seus valores e longe da faculdade, acaba pagando um preço alto que envolve desemprego, pobreza e humilhação pública. A trama traz a tona uma ideia que a autora defendeu durante toda a sua trajetória: a de que o homem nasce livre e pode fazer o que desejar.
=>Outro livro com um protagonista masculino, mas que é um diferente que sofre. De repente pode tbm ser um bom livro, mas a forma como vendem... A idéia é ótima, eu queria ver um livro assim, mas a forma como vendem... Novamente Panfleto ideológico. E olha que Ayn Rand é tudo, menos esquerdista!

De repente eu estou tendo um viés muito conservador, mas creio que a forma como se vende livros femininos acaba por afastar as pessoas de livros escritos por mulheres.

Tipo, imagina Harry Potter: A escritora iniciante conta a estória de um menino vítima de uma família abusiva e opressora, que busca numa escola para bruxos, ser livre e aceito por quem ele é.

Essa é a trama de Harry Potter? Claro que não. Mas o resumo não mente, apenas escolhe vender o livro de uma forma que não atrairia a mim.

Então, infelizmente tenho sim, algum preconceito com livros escritos por mulheres. O preconceito vem na hora de dizer qual livro vou ler primeiro e sempre vai ter outro autor melhor vendido (não no sentido de quantidade de vendas, mas no sentido de melhor apresentado e de forma interessante) que me interesse.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.426
Pontos
1.053
a última coisa que me preocupo é com o sexo do autor na hora de decidir o que ler.
mesmo porque pode muito bem ser pseudônimo ou ghost writer.

acho que um ponto é separar ficção e não-ficção, poucos autores de ficção valem a pena conhecer um pouco mais, e o que vai atrair primeiro é a história (e como ela é vendida claro).
já livros de não-ficção, vale a pena conhecer um pouco mais do autor para entender o contexto da obra e como ela se encaixa no restante da bibliografia do autor ou do tema, e geralmente o autor é tão importante quanto o tema.

outro ponto fundamental, o que gera preconceito é o leitor ler crítica de livro (o mesmo vale pra filme/jogo/música), porque qualquer crítica é enviesada, tem um motivo.
então na maioria das vezes eu já descarto completamente isso, nem leio ou entra por um olho e sai pelo outro, mas óbvio, isso já gera um pré-conceito na minha mente, já planta uma semente.

por exemplo, o Goris citou a matéria com "7 livros de ficção-cientifica escritos por mulheres", só pelo título já nem vou perder tempo de ver a lista.
assim como não leria uma matéria com o título "7 livros de ficção-científica escritos por cientistas".
pouco me importa a formação ou sexo do autor nesse caso.
qualquer lista que precisa se basear em algo fora do tema das obras para chamar atenção não é uma lista confiável.
 

luizsidi

Bam-bam-bam
Mensagens
4.178
Reações
2.341
Pontos
294
Claro que não tenho.

Leiam Frankenstein.

Mary Shelley escrevia muito.

Enviado de meu SM-G955U1 usando Tapatalk
 
Topo Fundo