O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vocês tem preconceito com livros escritos por mulheres?

?

  • Prefiro os escritos por homens.

  • Não me importo.


Results are only viewable after voting.

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Não, mas como toda excessão à regra, apenas a série "50 tons de" e "Crepúsculo" são os estilos que NÃO DESCEM!

No mais, inúmeras mulheres tem, em seus trabalhos, uma qualidade surpreendente, como:

(As citadas)
Mary Shelley
Marion Zimmer Bradley
Agatha Christie
J. K. Rowling e por aí vai

(As ainda não citadas...)
Maria José Dupré (A Ilha Perdida/O Cachorrinho Samba - Coleção Vagalume)
Lúcia Machado de Almeida (Spharion/O Escaravelho do Diabo - Coleção Vagalume)
Rachel de Queiroz (Caminho de Pedras/Memorial de Maria Moura/Para gostar de ler)

...E vai bala!
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.231
Reações
46.749
Pontos
1.934
besta falar isso antes de ler a obra.

assim como deve ter escritora ruim por aí, deve ter na mesma proporção escritor ruim...
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.866
Reações
21.145
Pontos
1.434
Que bobagem.

Margareth Weiss escreveu uma penca de livros, com personagens marcantes - homens e mulheres, Anões, Elfos, Kenders... Jogadores de RPG deveriam ler os livros dela, principalmente as Crônicas de Dragonlance!

Anne Rice tb é fod#, trouxe os vampiros pra moda novamente no final do século Passado.

Mary Shelley escreveu uma das maiores história de ficção científica da época dela.

Por mais que não goste do final, as Brumas de Avalon da Marion Braddley é outro exemplo de livro muito bom, mas esse já pode considerar que tem um dedinho 'feminista'.
 
Ultima Edição:

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Minha escritora preferida é a Marina Colassanti. Também gosto da Patrícia Melo, ainda que os livros dela sejam todos bem parecidos.
 


Andysl

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
391
Reações
699
Pontos
528
Vixi...

Agora que entrei no tópico percebi que não tenho nenhum livro de mulher na minha coleção. Eu tinha as brumas de Avalon da marion zimmer bradley, mas achei uma b*sta e vendi a coleção.

Sério, sempre achei que fosse bom os livros, até quero comprar a versão única. Só vi gente falando bem dele. Por que é tão ruim?


Quanto ao tópico não faz diferença, desde que seja bom. As vezes nem reparo no nome do autor(a), capa e sinopse são mais importantes.
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.766
Reações
9.236
Pontos
1.084
Nunca pensei nisso, mas parando pra analisar, como gosto de fantasia (preferivelmente medieval), eu só tenho livros de autores masculinos, pretendo comprar o "Navio Arcano" da Robin Hobb, não comprei ainda, pq não sou muuuito chegado em tema marítimo, mas devo comprar assim mesmo, devido à curiosidade.

Aproveitando, se puderem relacionar alguns títulos de fantasia medieval (de preferência com magia) escrito por mulheres, agradeceria.
 

DrAbreu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.542
Reações
3.971
Pontos
984
Gostei demais das " brumas de Avalon"

Entrevista com o vampiro e vampiro Lestat também são ótimos. O conto original de Frankenstein também é muito bom.

Ser homem ou mulher não faz diferença pra mim. O importante é ser criativo.

Mas meus escritores favoritos são homens. Hp Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
 

JoeFather

Bam-bam-bam
Mensagens
1.375
Reações
1.159
Pontos
254
Bom, eu votei que não me importo, mas tenho que fazer um pronunciamento: Eu tenho preconceito sim! :kwow
Bom, na verdade, não é preconceito, é inveja, porque elas escrevem melhor que muitos marmanjos! :kpaixao
Li todos os livros do Harry Potter, por exemplo. Já sabia que era uma dama que escrevia a série e não vi nada de mais, adoro.
Contudo, a única autora que tenho em maior conta é outra dama inglesa, a excelente Agatha Christie, devido ao seu gênero de escrita.
Creio que esse preconceito machista absurdo seja devido a muito trabalhos que as autoras mais populares realizam, e que são escritos muito mais, vão dizer, melosos, melodramáticos e por aí vai. Contudo, eu que leio muito no Wattpad, posso lhes garantir tranquilamente: elas mandam bem na escrita em inúmeros estilos.
Abs.,
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Meu problema é que eu não ligo pro autor. É até um defeito porque não valoriza a obra da pessoa.

Já vi verdadeiras obras-primas em livros, HQs, filmes, músicas e não sei quem é o autor.

So long
 

AxelJoestar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.879
Reações
1.927
Pontos
604
Não. Em Young Adult pelo menos a mulherada é maioria . No meu gênero favorito que é a Fantasia, elas são minoria e das que eu já de li em Fantasia tem : J.K Rowling, Ursula Le Guin , Robin Robb e Margaret Weis .
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Tenho uma questão de abordagem do gênero, na minha experiência a possibilidade do enfoque maior em relacionamento afetivo (seja romance ou amizade) tende a ser mais comum em livros escritos por mulheres que por homens, pelo menos em livros de fantasia e ficção.

Isso não quer dizer que sejam ruins, mas tem uma direção que não curto, um exemplo é o Temeraire, a proposta é foda, a escritora é foda (já concorreu ao Hugo e ganhou Nebula, não se questiona currículo como este), mas dropei a série porque o foco narrativo não estava me agradando. Só que, assim como não dá para escolher o livro pela capa, não dá para descartar livro só pelo gênero do autor, as já citadas Rowling e Weis não tem o estilo que mencionei anteriormente. Escolher um bom livro para ler, especialmente se for extenso, não é algo tão simples que se resolva só de olhar capa.
 

Abel2029

Mil pontos, LOL!
Mensagens
414
Reações
273
Pontos
1.008
Nunca tinha ouvido falar desta distinção de gênero na literatura. Bem curioso o ismo da pessoa.

Cito nossa grande Clarice Lispector como um colosso literário.
 

Ace_82825

Veterano
Mensagens
209
Reações
656
Pontos
118
Não, não tenho.

Se o livro for bom, não vou deixar de lê-lo por ele ter sido escrito por uma mulher.
 

marcosmazo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.101
Reações
205
Pontos
944
Como a maioria dos livros que leio é gringa, as vezes eu só descubro que a escritora é mulher quando eu termino o livro e procuro outro livro da mesma escritora (como quando li O Circo da Noite).

Abraços e paz

Enviado de meu Nokia 3100 usando algum aplicativo em Java
 

Victhorr

Habitué da casa
Mensagens
287
Reações
256
Pontos
98
Não analiso pelo gênero, não em situações onde isso não faz diferença como na literatura, acho que depende da narrativa e da postura do autor/autora, eu sempre me baseio nas obras anteriores, hoje como teve um crescimento no feminismo, veio também muita gente se aproveitando disso, oque não desqualifica o movimento, mas a principio cria um barreira por conta da atitudes de grupos isolados, mas eu tento sempre julgar pela pessoa e oque ela representa e não generalizando.
 

Leeroy

Habitué da casa
Mensagens
245
Reações
418
Pontos
98
Sylvia Plath, Virginia Woolf e (até a própria) Ayn Rand... muitas são as boas obras paridas por essas e outras autoras. Reconheço, de fato, uma divergência significante na literatura, de forma generalizada, do homem e da mulher, e esse fenômeno é ampliado em literaturas menos profissionais. Não é algo inesperado: cada qual tem a sua própria visão de mundo; experiências desiguais em decorrência da ação e reação gerada por cada gênero e sexo na sociedade. Um bom leitor aprecia as diversas representações, sem se importar com gênero, sexo, idade, raça... desde que a literatura seja de boa qualidade. É imbecilidade qualquer julgamento a priori.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Nem um pouco.

Eu tenho um pouco de preconceito com livros mais novos.

Tenho um certa dificuldade em confiar nos atuais escritores

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.583
Pontos
1.553
não separo escritores por sexo, mas na literatura comercial existem produtos com um claro publico-alvo feminino (muitos dos quais com autores masculinos) que não me interessa em nada


deixo aqui uma contribuiçãoi para o topico:

Visualizar anexo _690042dfe16541b8393450de35a4e87b224832a2.jpg

Livro essencial gótico, escrito pela Anne Rice e muito bem traduzido pela Clarice Lispector (nesta edicao)
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Interprete de males e orgulho e preconceito

Dois ótimos livros escrito por mulheres.

Fica minha humilde contribuição.
 

Orion128

Veterano
Mensagens
436
Reações
935
Pontos
128
Sempre caguei e andei para isso e nunca conheci alguém que deixou de ler um livro porque foi escrito por mulheres.

Agora um problema é muitas mulheres escritoras que eu conheço escrevem coisas fora dos meus interesses.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Não! Tanto que uma das minhas séries preferidas é de uma:

512JG5%2BMmPL._SX360_BO1,204,203,200_.jpg
51cBdjTTo%2BL._AC_UL320_SR228,320_.jpg

51zgHVU0ivL._SX365_BO1,204,203,200_.jpg


Infelizmente a tradução para o inglês ficou ruim(mesmo assim eu comprei)



Se alguma editora trouxesse para cá seria lindo!
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Eu não ligo sobre quem escreveu. Se eu acho o livro foda e atrativo, leio sem titubear. Acho que li mais escritoras mulheres quando criança tipo Emily Rodda do Deltora Quest, Ruth Rocha (ela fez adaptações infantis de clássicos, eu achava muito foda, li Odisseia e devo a ela boa parte da paixão que desenvolvi por temática medieval/antiguidade). Hj tenho quer ler mais, mas dos livros que tenho a maioria são escritos por homens, até pq são mais antigos e naquela época as mulheres não tinham tanto espaço no mundo da literatura (digo para escrever). Então não pq prefiro livros escritos por homens, mas é pq há mais livros relevantes escritos por homens.
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Tbm esperava mais do Tolkien. Confesso que estou "lendo"o senhor dos aneis há 3 anos(nesse meio tempo li outras coisas) e desisti de terminar. O Hobbit li forçada e tals, na pilha da fama dos filmes e do autor.
"Ahh mas vc não gosta do gênero, daí nao adianta". Negativo. Li "O nome do vento" e o "O temor do sábio", que são livros de fantasia medieval com um entusiasmo abissalmente maior que o Tolkien. Pra mim pelo menos, o autor peca ao não aprofundar os nuances das relações humanas. Lá ou é herói ou é vilão, não tem meio termo. Além disso, perde muito tempo descrevendo os cenários, não tem nenhuma put* na tavernas, nada tem conotação sexual, só há pureza no ar, como se tudo fosse a luta do bem contra o mal. Daí o anel é a figura que "corrompe" a galera. Sei lá, acho que tem muito personagem e nenhum é explorado na sua psiquê, tendo personalidades vazias e comportamentos previsíveis. Tanto é, que a própria crítica da época massacrou o livro quando foi lançado.
Mas enfim, respeito e entendo quem gosta (acho que é a maioria de quem lê), e também reconheço todo o legado histórico-cultural que essa obra trouxe para à cultura pop e mídia. Ajudou a popularizar os RPG's, vários MMORPG's inspiraram-se na sua obra e tals, contribuiu para o cinema, TV, video-game e etc. Mas pra mim o senhor do Anéis faz mais sentido num filme, pq é uma obra mais "visual" por assim dizer. Quem sabe se eu lesse mais novo teria tido mais apreço, pq tbm parece ser algo mais ingênuo. Também vejo que o Tolkien meio que copiou (ou seria inspirou-se?) a mitologia nórdica na obra dele, oq faz carecer originalidade.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Fiquei sabendo que isso importa com a leitura desse tópico.

Completamente indiferente para mim.
 

Sora O alquimista de fogo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
968
Reações
1.339
Pontos
573
Eu me atraio muito mais quando um assunto acadêmico é escrito por uma mulher inteligente, tenho enorme interesse por mulheres inteligentes, me instiga muito a ler.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
de modo algum. Se eu quisesse ler livro de mulézinha eu iria para as cabeças: W Woolf e J Austen
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Com isso lembrei da autora de Harry Potter.
Ela usou o pseudônimo J.K Howling pras pessoas não perceberem que o livro foi escrito por uma mulher.
Quando li essa curiosidade pensei "que b*sta, o que tem a ver", mas tem a ver, aparentemente.

O mais irônico é que a própria JK Howling teve que usar de novo um pseudônimo na série de livros policiais que escreve, agora para evitar preconceito por ter sido autora de Harry Potter. lol

OBS: Li o primeiro livro da série sem saber que era ela. Fui tapeado. haha. Recomendo, é muito bom. Cormoran Strike é um ótimo personagem.
 
Topo Fundo