O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[VR] Project Morpheus: novidades, melhorias e data de lançamento

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.604
Reações
38.872
Pontos
2.069
16085757124_b04aa77d55_z.jpg


  • Acreditamos que Realidade Virtual irá moldar o futuro dos games, e mal posso esperar para você testar o Morpheus quando ele lançar, no primeiro semestre de 2016.
  • Nosso objetivo com a Realidade Virtual é fazer com que o jogador sinta como se ele tivesse entrado no universo do jogo. O novo protótipo nos deixa mais perto desse objetivo, melhorando a experiência visual e o tracking accuracy.
Principais mudanças no aparelho:

  • OLED display: In exchange for the 5 inch LCD, the new Morpheus VR headset is equipped with a 5.7 inch 1920 X RGB X 1080 resolution OLED display. This new screen expands the field of view and enables low persistence, removing motion blur. (troca da tela de 5 polegadas LCD por uma OLED de 5.7 polegadas)
  • 120hz refresh rate: The previous refresh rate spec has been doubled for this new prototype, which means games for Morpheus can be rendered at 120fps. When combined with the OLED display’s high refresh rate and the power of PS4, Morpheus is able to output amazingly smooth visuals. (taxa de atualização dobrada, de 60hz pra 120hz)
  • Super low latency: We know how critical low latency is to delivering a great VR experience, and we’ve reduced latency to less than 18ms, about half of what the first Morpheus prototype had. Low latency is critical to deliver a sense of presence, at the same time making the VR experience comfortable to players. (tempo de resposta reduzido para menos de 18ms - metade do que era no primeiro protótipo)
  • More accurate tracking: To make positional tracking more precise, we’ve added three LEDs to the headset – one on the front and two on the side – for a total of nine LEDs to support robust 360 degree tracking. (inclusão de mais 3 LEDs no headset, totalizando 9, que servem para o tracking do headset)
  • User-friendly design: We’ve made the Morpheus VR headset easier to put on and take off, with a single band design and quick release button. The headband supports the weight of the unit on the top of your head, so there is no pressure on your face. Other components have also been adjusted and configured to make the headset lighter, so that players do not find the headset cumbersome or uncomfortable to use. (headset fácil de colocar e tirar, sem causar pressão na face. Melhorias foram feitas para deixar o headset mais leve e confortável)
Daremos mais informações sobre o aparelho na E3, mostrando inclusive mais games compatíveis com VR.

hHrdw35.jpg

FONTE: PSBLOG
 

w11 9

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.758
Reações
1.011
Pontos
894
Funcionará com qualquer jogo do ps4, dá pra usar com oculos de grau e quanto será que custará a brincadeira rs
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.548
Pontos
1.024
Acho que o preço vai lá pras alturas, mas se for bom mesmo muita gente vai ceder ao valor.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.573
Reações
60.048
Pontos
1.724
Ficou mais elegante.

Estou com medo do preço.

Com essas melhorias ele não está sendo pensado só para o PS4 não, né? Tipo, pode ser que venha a ser compatível com o PS5?
 

cait_sith

Bam-bam-bam
Mensagens
12.116
Reações
2.143
Pontos
444
Ano que vem ja? Esse Vr da Valve fez a Sony acordar entao.

Poxa, foi a coisa mais legal que testei na TGS 2014, fiquei 1h15min na fila e testei a demo de estar numa gaiola submersa e tinha um tubarao IMENSO tentando quebrar ela e eu so com um flare gun atirando na direcao dele pra assustar rsrs.

Maior imersao que ja tive na vida com um jogo!
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.797
Reações
39.345
Pontos
1.094
Sony está fazendo tudo direito, só não pode cagar na hora de colocar o preço.
 


PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.604
Reações
38.872
Pontos
2.069
Acho que o preço será, sim, salgado... É um equipamento novo e com boa tecnologia embarcada... Não tem como ser barato. O que espero, na verdade, é que tenha um bom suporte. Tendo bons jogos disponíveis, eu topo pagar até uns 300 dólares nisso aí.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Dentre todos os modelos de óculos de VR pra mim o mais bonito é esse da Sony. Não quer dizer que é o melhor, claro, mas em termos de design ele é o melhor.
 

Gutoos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.300
Reações
18.654
Pontos
749
Tenho muito interesse. Tecnologicamente parece estar a par dos dispositivos atuais e até superior em alguns aspectos. Só vejo elogios de todos os veículos de mídia que o testaram.

O fator determinante será o preço.
 

Skynightfire

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.658
Reações
2.935
Pontos
524
O HANDS-ON do GIZMODO...que já testou todos OCULOS VR existentes...MORPHEUS é o melhor ate o momento:

[COLOR=rgba(6, 67, 96, 0.701961)]
Sony-Morpheus-hands-on-1-1260x710.jpg
[/COLOR]
Eu acabei de sobreviver a um ataque de tubarão. Eu acabei de roubar um diamante de valor inestimável em um assalto em Londres. Eu fiz isso com o novo headset Project Morpheus da Sony – é o melhor que já experimentei.
Eu usei vários headsets VR nos últimos anos. Cada um é ligeiramente melhor do que o último: a imagem é sempre um pouco mais nítida, a experiência é sempre um pouco menos propensa a me deixar enjoado. O novo protótipo Sony Morpheus não é exceção – mas, de uma forma fundamental, ele supera tudo o que vi antes.
Há muitas maneiras tecnológicas nas quais o Morpheus ultrapassa a concorrência:
  • a nova tela OLED pode se atualizar em 120 quadros por segundo, exibindo imagens mais fluidas do que qualquer coisa que já vimos até agora.
  • graças a um campo de visão expandido de 100 graus, eu não preciso me preocupar com imagens embaçadas na minha visão periférica, e posso me defender de bandidos britânicos e de tubarões no oceano.
  • nove LEDs azuis pontilham a moldura e impedem que eu fique tonto ao girar 360 graus para conferir a vida submarina ao meu redor.
Sony-Morpheus-hands-on-2.jpg
Há uma ressalva: os pixels do OLED ficam totalmente pretos quando desligados, mas brilham com um efeito furta-cor estranho em cenas que não são bem iluminadas.
Conforto sem esforço
Ainda assim, o headset da Sony é sensacional, especialmente por um motivo: o novo protótipo Morpheus é o único que é completamente confortável de usar.
Sony-Morpheus-hands-on-3.jpg
Eu não acho que ele seja tão leve quanto o frágil protótipo Crescent Bay do Oculus Rift, que me surpreendeu no ano passado. E estranhamente, ele não tem fones de ouvido embutidos. Mas ao contrário do Crescent Bay e de todos os outros headset VR que usam faixas de elástico para se prenderem à sua cabeça, o Morpheus apenas repousa em seu rosto.
Você pode apertar ou afrouxar a faixa girando um botão, e pressionar um botão para soltá-lo de vez – mas o Morpheus é tão bem equilibrado que você não precisa apertá-lo demais.
Sony-Morpheus-hands-on-4.jpg
E ele tem almofadas sedosas de borracha para seu nariz, que impedem a luz ao redor de entrar em seus olhos. E novamente, você não precisa espremê-los em seu rosto para obter esse efeito: a tela inteira apenas flutua no ar, bem na frente de seus olhos.
Sony-Morpheus-hands-on-7.jpg
Isso também permite que o headset faça um truque bem impressionante: você pode pressionar um botão para afastar a tela do seu rosto por um segundo, para que você possa ver ao redor sem tirar o Morpheus de sua cabeça.
Os jogos
Sony-Morpheus-hands-on-5.jpg
E quanto aos jogos? Eles não decepcionam. Em The Deep, você começa em uma gaiola de tubarão assistindo a vida marinha ao redor. Aí, de repente, surge um tubarão mortal rasgando a gaiola. Eu me encolhi de medo. É sério. A demonstração não me deu braços e pés, então não era possível fugir: a gaiola balançava, mas eu tinha que permanecer parado.
Sony-Morpheus-hands-on-6.jpg
O melhor jogo, no entanto, foi The London Heist; espero que se torne um jogo completo. Ele começou sem nada de especial, mais outra experiência estacionária do tipo que eu vi no Oculus Rift muitas vezes. Eu estava amarrado a uma cadeira enquanto um bandido musculoso chegava perto de mim com uma tocha de propano, ameaçando me torturar por queimaduras de terceiro grau.
O smartphone dele tocou – um alívio cômico bem-vindo – e fiquei impressionado ao descobrir que eu conseguia alcançá-lo, tirá-lo da mão dele, segurá-lo na minha orelha, e ouvir o som seguindo minha mão. (A Sony trabalha em áudio posicional há algum tempo, afinal.)
E o que deixou meu sangue fluindo foi o próprio assalto. É uma cena simples: abri algumas gavetas para encontrar a chave de um cofre e, em seguida, procurei por um revólver e munição após disparar o alarme. Mas o fato de que eu pude fazer tudo isso com o PlayStation Move – abrir gavetas, inserir munição na pistola, e me esconder atrás da mesa enquanto atirava nos guardas – isso fez toda a diferença no mundo. Eu quero mais disso: sentir que estou realmente fazendo alguma coisa, em vez de apenas pressionar botões.
Infelizmente, nós vamos ter que esperar um ano inteiro para o Projeto Morpheus se tornar uma realidade. A Sony anunciou na Game Developers Conference que a versão final do headset para consumidores será lançada em 2016. Guarde o seu dinheiro, pessoal.
Sony-Project-Morpheus.jpg
[/SPOILER]
 

tonycat77

Bam-bam-bam
Mensagens
5.566
Reações
9.358
Pontos
353
Se a sony não produzir contéudo pra ele,vai flopar igual o vita e Move.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.426
Reações
80.036
Pontos
2.059
Eu queria MUITO que a SONY fizesse uma versão pra PCs. Achei que eles deram um belo salto com o Morpheus. De quebra disponibilizava um driver pro Move e pronto. Já seriam 3 escolhas diferentes pra PC.
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Compra certa!!

Mas infelizmente a brincadeira não vai sair barato o que vai desistimular muito as vendas..!

Espero que não tenha o mesmo suporte do MOVE...

Mas acredito que vamos ver coisas bem legais sendo portadas dos jogos de RV de PC para o PS4...

Estou torcendo para que o devkit seja simples o bastante para que não atrapalhe nessa integração..!

Meu chute é 300 Obamas mesmo... e vou acabar comprando no lançamento, assim como o OR...

Infelizmente não vou conseguir me segurar... :(

Já to guardando a grana..! :rox
 

Dony

Bam-bam-bam
Mensagens
5.543
Reações
5.299
Pontos
434
Se a MS vacilar eu vendo meu XOne e compro um PS4 só por causa desse óculos.

Mas estou achando que esse troço vai funcionar como deve só na próxima geração.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.426
Reações
80.036
Pontos
2.059
Mas estou achando que esse troço vai funcionar como deve só na próxima geração.


Eu acho que o PS4 não tem o hardware pra rodar o que se espera.

Por outro lado é um belo começo, acho que pra isso - introdução - ele dá e sobra. Mas provavelmente por esse motivo (de ser mais como os primeiros passos mesmo) e por provavelmente custar caro (a experiência "real" só acontece com o HMD + câmera + 2 Moves), talvez não faça tanto sucesso nessa gen, e consequentemente não tenha tantos jogos. Será mais pra entusiastas mesmo.

Já na próxima gen, aí sim, o hardware será suficiente pra entregar experiências muito mais incríveis, no nível do que a VR pode oferecer nesse início (e que eu acredito que será o nível nos PCs já nos primeiros anos).


Agora, uma coisa positiva da VR nesse caso (não só do PS4, mas dos PCs com placas medianas tbm) é que as softs terão que repensar a forma como estão fazendo os seus jogos. Framerate e resolução estarão no topo de prioridades. O próprio PS4 será o lar do início dessa mudança no desenvolvimento. Como alcançar 120fps com gráficos de qualidade? Isso vai demandar uma nova abordagem sobre a direção de arte (na verdade de novo não tem nada, simplesmente as devs terão que ser mais Nintendo e menos UBISOFT). Claro que em VR a nossa percepção dos gráficos (objetos e tal) é bem diferente de um jogo rodando em uma TV flat. Isso por si só já obriga uma mudança.

Outra coisa que está logo ao lado de framerate e resolução será interação com o cenário. É fundamental que haja uma mudança drástica nesse ponto. Como no exemplo da demo que a SONY fez, o cara tem que abrir as gavetas pra procurar alguma coisa, e a arma está na última gaveta, ele tem que se abaixar (fisicamente) e abri-la. Aí pega a arma e tem as munições. Ele tem que pegar cada cartucho e carregar na arma, isso tudo usando o move de forma intuitiva, sem nenhum aviso do jogo dizendo o que fazer ou como fazer, nada de resolver tudo simplesmente apertando botões também. Simplesmente algo intuitivo como seria na vida real. Imagina ter que pegar um quadro e arrastá-lo pro lado pra descobrir um cofre? Interação com o cenário será fundamental.


Enfim, penso que essa necessidade de melhorar a performance dos jogos e repensar questões como interação com cenário e uma direção de arte mais inspirada, juntamente com a limitação do hardware (não só do PS4 mas dos PCs medianos tbm) poderá acabar por ser uma cura para essa doença que se alastrou na indústria. Em VR jogos porcos não vão funcionar. Ou vc faz direito ou muda de profissão.
 

NIGHT_WOLFF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.674
Reações
1.247
Pontos
904
provavelmente eu comprarei....não sei se no lançamento.
agora é preciso ver o suporte e a quantidade de jogos que sairão compatíveis com esta tecnologia....

será a ultima pá de cal no 3D??
 

wagrez

Veterano
Mensagens
534
Reações
720
Pontos
134
comprarei no primeiro dia. alien isolation e P.T. que me aguardem!

Enviado de meu LG-D337 usando Tapatalk
 

BurningWitches

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.668
Reações
14.487
Pontos
809
To falando besteira ou eles tiraram o fone para baratear o produto? Assim, a pessoa tem a escolha de jogar usando o HT mesmo, ou comprar um fone da Sony.,..
 

cait_sith

Bam-bam-bam
Mensagens
12.116
Reações
2.143
Pontos
444
O que o Morpheus sai ganhando ainda e muito eh na questao do enjoo.

Testei o morpheus por 7min com bastante movimento da cabeca e tal e nao senti nada. Mesma coisa que o pessoal do Gametrailers tinha dito na E3.

Ja uns amigos que testaram o oculus rift la na tgs tb sentiram enjoo quase que de imediato numa demo la bem simples de ski.

Acho que a resolucao da lente faz toda a diferenca.
 

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
Se for pra chutar preço acho que sai por uns 250 doletas já com o move no pacote.
 

MrHawkins

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
3.943
Pontos
714
O que o Morpheus sai ganhando ainda e muito eh na questao do enjoo.

Testei o morpheus por 7min com bastante movimento da cabeca e tal e nao senti nada. Mesma coisa que o pessoal do Gametrailers tinha dito na E3.

Ja uns amigos que testaram o oculus rift la na tgs tb sentiram enjoo quase que de imediato numa demo la bem simples de ski.

Acho que a resolucao da lente faz toda a diferenca.

Quando eu testei o Rift (DK1) também senti um leve enjoo, e acho que naquela epoca, ainda não devia ter muitas demos/apps bem adaptados.
Mas agora que ambos melhoraram e muito as especificações e as demos já estão sabendo melhor como aproveitar o efeito de VR, acho que a questão do enjoo só tem a diminuir.

Irei de Morpheus por causa do PS4, e porque uso notebook (ai colocar um rift é dificil), mas quem sabe lá pra frente, não acabe montando um pc, e indo de Vive/Valve.
 

MrHawkins

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.519
Reações
3.943
Pontos
714
comprarei no primeiro dia. alien isolation e P.T. que me aguardem!

Enviado de meu LG-D337 usando Tapatalk

Mas já foi confirmado que esses dois games receberam update com suporte ao Morpheus?
Alien Isolation, seria foda demais, o jogo por si só, já passa um baita cagaço, com VR então seria supimpa demais.
Lembro que no PC parece que dava pra habilitar um suporte ainda em beta ao Rift.
 

Gutoos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.300
Reações
18.654
Pontos
749
Mas já foi confirmado que esses dois games receberam update com suporte ao Morpheus?
Alien Isolation, seria foda demais, o jogo por si só, já passa um baita cagaço, com VR então seria supimpa demais.
Lembro que no PC parece que dava pra habilitar um suporte ainda em beta ao Rift.


Mesmo que não tenha suporte a features específicas do Morpheus, só em jogá-los usando o VR como tela já deve ser bem foda.
 
Topo Fundo