O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


WB faz patente de uma mecânica de jogo! (Nemesis system).

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
Perigosa rota que pode engessar o desenvolvimento de games nos EUA! Só permitindo X empresas de desenvolver e eliminando indies que queiram criar sistemas parecidas da indústria. (Ja que ninguém que não possa bancar os advogados irá sequer arriscar sofrer um processo ou gastar anos pra desistir num Cease & Desist).



A patente do sistema Nemesis da WB Games foi aprovada esta semana após várias tentativas
A patente entra em vigor no final deste mês.
Jon Ryan
Por Jon Ryan
Atualizado:5 de fevereiro de 2021 19h24
Postado:5 de fevereiro de 2021 18:49

Warner Brothers Interactive Entertainment, editores de Middle-earth: Shadow of Mordor e sua sequência de 2017, Shadow of War (ambos desenvolvidos pela Monolith Entertainment), finalmente conseguiram garantir uma patente para a assinatura Nemesis System da franquia.
O Escritório de Patentes e Marcas dos EUA divulgou um aviso de emissão em 3 de fevereiro de 2021, informando que a patente entraria em vigor em 23 de fevereiro deste ano. A Warner Bros. tem a opção de manter a patente até 2035, desde que mantenha as taxas necessárias.

https://www.ign.com/articles/wb-gam...s-approved-this-week-after-multiple-attempts#
A patente, registrada como “Personagens de Nemesis, fortes de nemesis, vinganças sociais e seguidores em jogos de computador”, codifica efetivamente as funções do sistema Nemesis da Monolith e a soma de suas partes como propriedade de WB.

Embora a linguagem no aplicativo seja bastante obtusa - como a maioria das reivindicações de patentes tende a ser - a versão "curta" é que a patente cobre um sistema com NPCs gerados por procedimentos que existem em uma hierarquia e interagem com as ações dos jogadores. , têm sua aparência / comportamento alterado pelos jogadores, e cujo lugar nessa hierarquia pode mudar e afetar a posição de outros NPCs nessa hierarquia (e sim, essa é a versão simplificada).
Do pedido de patente de 2016 do WB.



Ele também cobre as batalhas de Conquista Social de Shadow of War, onde os jogadores podem fortalecer ou atacar as fortalezas uns dos outros para ver como seu exército de orcs se sai contra o de seus amigos.

A Warner Bros. vem tentando garantir a patente do sistema desde 2015, mas teve que revisar e reenviar o pedido várias vezes . As rejeições iniciais alegaram que havia muitas semelhanças no pedido com outras patentes - incluindo as detidas pela Square Enix, o jogo móvel QONQR e até mesmo Webkinz - embora as rejeições recentes estivessem mais focadas na especificidade da linguagem em toda a patente.

Embora não esteja claro o que aconteceria se um jogo fosse lançado com um sistema Nemesis próprio entre agora e 23 de fevereiro, após essa data qualquer desenvolvedor que deseje construir um recurso com todos os aspectos detalhados na patente (ou pelo menos o suficiente para ser considerado violação) terá que obter uma licença da WB.

Os desenvolvedores ainda podem criar sistemas semelhantes que não são uma recriação 1: 1 do programa Monolith, no entanto - os Mercenaries em AC Odyssey ou o fascinante sistema de censo da Watch Dogs Legionsão exemplos recentes de NPCs gerados dinamicamente e redes sociais que provavelmente não seriam enfrentados com um desafio legal - embora, como membros dos jogos Mordor e equipes da Ubisoft tenham dito, tais sistemas são um grande esforço colaborativo que requer recursos consideráveis e tempo de desenvolvimento.

Rumores no final do ano passado indicavam que a WB Games seria potencialmente adquirida pela Microsoft após relatos de que a Time Warner estava interessada em vender sua divisão interativa , embora qualquer conversa sobre vendas pareça ter seguido o caminho de um infeliz capitão orc.


Fonte: IGN e vários outros locais.
 

[McR]-[PanThrO]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.408
Reações
6.783
Pontos
1.224
Nemesis system é uma ótima feature desenvolvida pela Monolith, mas longe de ser a obra mais impactante no mundo dos games feita por eles.

O Planning System desenvolvido e aplicado por eles em F.E.A.R. sim que deveria ser amplamente utilizado por outros desenvolvedores.

Isso aqui é poesia
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.607
Reações
10.974
Pontos
753
tb achei o sistema,a bem feito para Carvalho mas eh engraçado a Monolith querer patentear isso endo que o middle earth eh uma mescla Na cara dura de gameplay de Assassins creed com batman.
 

Oniblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.641
Reações
2.605
Pontos
989
Sistema épico e inovador, se alguém lembrar de sistemas de gameplay desse nível criados na geração anterior, poste por favor.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.242
Reações
10.757
Pontos
753
Isso é patente de algoritmo ao que deu a entender e deveria ser proibido. Patent troll tem aos montes, agora devs sérias vão entrar também na onda? Quem perde com isso são os jogadores a longo prazo.
 


Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
Alguns users ae pegaram o perigo.

O perigo é a empresa usar o seu sistema (Nada super inovador, foi trabalhado em cima do que ja tinha sido feito antes em outros games).
E começar a processar. bloquear e/ou limitar o que as outras empresas podem ou não fazer.

Por exemplo, digamos que façam patente sobre um personagem ganhar Nível, Level ou similar?
GG

"Felizmente" isso só afeta os EUA. E se um país quiser vender pros EUA. Mercado importante mas em termos de games não é o único e dependendo do gênero nem o mais relevante. (RPG e Estrategia europa vende bem mais por exemplo).
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.193
Reações
27.251
Pontos
1.053
Botaram em 2 jogos velhos e nunca mais usaram.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.314
Reações
42.778
Pontos
1.294
tb achei o sistema,a bem feito para Carvalho mas eh engraçado a Monolith querer patentear isso endo que o middle earth eh uma mescla Na cara dura de gameplay de Assassins creed com batman.

Mas quem está patenteando é a Warner Games, não a Monolith.

 

bquarkz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.137
Reações
795
Pontos
574

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.220
Reações
18.429
Pontos
753
Já que SOW foi apenas mediano e até então com o mínimo que foi mostrado de Gollum ele está sendo medíocre, nada melhor que uma patente troll pra ganhar uns trocados...
 

Dark Soul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.975
Reações
721
Pontos
874
isso me lembra a patente escrota da Sega sobre as setas guias em jogos...
Odeia ter que jogar gta olhando o minimapa pra saber onde tem que ir? Agradece a essa patente da Sega hahahaah
(quem quiser saber mais procure sobre a patente da setas guias em crazy taxi)
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.242
Reações
10.757
Pontos
753
Capcom também teve caso anterior relacionado a ler save de outro jogo, o que fez parece com que a Koei parasse de disponibilizar certos jogos porque perdeu. Patent trolls ok, mas ver empresas sérias nessa onda é foda.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.506
Pontos
2.082
Patentearam um sistema feito para 2 jogos medíocres, que provavelmente não vai receber mais continuações.

Rumor diz que a Warner está forçando os seus outros estúdios usarem algo similar... Batman Gotham Knights, Hogwarts Legacy e Suicide Squad vão possuir um sistema Nemesis-like. Agora só resta fazer valer o investimento e foder toda a criatividade da indústria até ninguém aguentar mais esse sisteminha, que sinceramente, não é nada de outro mundo como dizem.

Como se os AAAs já não estivesse estagnados o suficiente.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Imagina se a Nintendo patenteasse o enemy lock do Ocarina of Time. Praticamente não ia existir mais jogo third person de aventura.
 

Cantalupo

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
296
Pontos
238
Jonh Carmack se recusou a patentear parte das inovações absurdas que surgiram em DOOM.
Imagina o buraco onde os videogames estariam se ele tivesse ido na onda dos desgraçados gananciosos que deram essa ideia.
( Eu lembro de ter lido isso em masters of Doom)
É tão idiota quanto o Hitckcok ter patenteado o movimento dolly zoom ou algum escritor patentear construções de frases.
Se essa moda pedasse o Shigeru Myamoto era dono de tudo que existe em videogame hahaahahahahaah.
Enfim: "Piratear esses filhos da put* é legitima defesa.
 
Ultima Edição:

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.342
Reações
63.411
Pontos
903
Sobre o potencial do "Nemesis System", no video baixo mostra como esse recurso é muito interessante, e seria uma pena se realmente ficasse "preso" a uma só empresa, que dificilmente iria acabar explorando melhor o mesmo em futuros jogos. Talvez patenteando apenas no intuito para evitar que outras devs usarem algo parecido, e não de realmente querer melhorar o sistema (tipo como a Globo antigamente fazia com várias séries/desenhos, comprova os direitos, não para exibir, mas para evitar que outras emissoras exibissem)



How the Nemesis System Creates Stories
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.230
Reações
42.244
Pontos
1.003
Que idiotice isso. Logo logo todo mundo vai patentear qualquer coisa e só vai ter jogo de cinco produtoras

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
A sega patenteou a mudança de camera em jogos de corrida

Mas a patente deles é pra camera se movimentando até chegar na nova posição, e dos jogos hoje em dia, muda instantaneamente.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.771
Reações
80.075
Pontos
1.839
Fez um joguinho de m**** e agora quer capitalizar em cima.

E o tipo de coisa que se o developer quiser copiar mesmo, cópia e não dá abertura pra processo.
 

MrHydra933BR

Veterano
Mensagens
387
Reações
325
Pontos
148
O fato de que eles tiveram que tentar várias vezes já prova que até os juízes bem velhinhos não foram tão bem convencidos por eles.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Imagina se a Nintendo patenteasse o enemy lock do Ocarina of Time. Praticamente não ia existir mais jogo third person de aventura.

Mas a patente não é para proibir as outras empresas em utilizar o sistema patenteado, é para quando uma empresa quiser usar algo igual, ter que pagar royalties para a patenteadora.

Embora, essa ação não deixa também de ser um limitante para as empresas aprofundarem os seus jogos com o sistemas que agora "pertencem" à terceiros.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Mas a patente não é para proibir as outras empresas em utilizar o sistema patenteado, é para quando uma empresa quiser usar algo igual, ter que pagar royalties para a patenteadora.

Embora, essa ação não deixa também de ser um limitante para as empresas aprofundarem os seus jogos com o sistemas que agora "pertencem" à terceiros.
Mesma coisa. Nintendo deixou de usar Blu-ray no WiiU justamente pra não pagar pra Sony.
 
Topo Fundo