senryu
Mil pontos, LOL!
- Mensagens
- 5.642
- Reações
- 4.288
- Pontos
- 1.284
Antes que perguntem...
Não, não está na pasta errada!
Acho até uma jogada esperta do Matt Mc Muscles pois em games geralmente é mais do que sabido como um desastre ocorre e as vezes dá até pra se prevenir bem dos desastres!, pois as "m" já vazam no desenvolvimento...
Mas a indústria do cinema adora esconder as decisões ruins que fizeram!, é o dinheiro jogado fora antes de efetivamente fazer um projeto!
Então porque não voltar o programa pra filmes também?
Eu pessoalmente acho uma boa ideia.
Pra quem não quiser ver o vídeo...
Vou deixar em spoilers a dissecação do desastre da primeira vinda do Gozilla à Hollywood! (É uma história divertida de como TODAS as decisões levaram à falha!)
Num processo em que a Sony ficou nem aí, destruiu a carreira do Emmerich e Devlin é ainda deixou a Toho fula da vida!
Vamos começar do começo!
Em 1992 Henri G. Saperstein (que por anos revendeu no ocidente os filmes da Toho) depois de anos conversando com a Toho finalmente convenceu eles a tentarem a sorte em Hollywood pra deixar a marca do Godzilla mais mundialmente conhecida...
E primeiro resolveram bater as portas Tri-star e da Columbia (ambas do grupo Sony de cinema)pra oferecer a marca!
E ambas recusaram!
Daí a Toho resolveu bater a porta da matriz de cinema da Sony é eles acharam uma ideia genial!(em troca de "direitos eternos"/ Me dê uma grana todo o ano e os direitos ficam comigo!)
E advinha que subsidiara eles escolheram pra tocar o projeto?
A tri-star logo quem foi a primeira à recusar!, foi a escolhida pela Sony pra tocar o projeto!
Eles resolveram escolher pra dirigir um "jovem" mas bem talentoso diretor de fotografia pra dirigir (o que seria o seu primeiro filme!, mas quando foi dispensado foi fazer um tal de Velocidade Máxima)to falando do Jan de Bont Pra quem não sabe o currículo dele...:https://www.imdb.com/name/nm0000957/?ref_=tt_ov_dr
É o roteiro pro mesmo pessoal que trabalhou com o filme animado do Aladim e Piratas no Caribe
A ideia inicial envolvia Atlântida(!?) um monstro chamado the Grifon (WTF!?) é as origens do Godzilla
Só que de Bont pediu 120M pra fazer o filme e apostaria em efeitos práticos de Stan Wilson.
A Sony...recusou achou que era demais pra apostar num novato
E após brigas e mais brigas com a Tri-star por causa de orçamento fez de Bont pular fora do projeto....
É o resto com De Bont sabemos (fez Velocidade Máxima 1 e 2, Tomb Raider e mais dois filmes antes de se aposentar rico...).
O projeto ficou rolando até que dois nomes que estavam começando a se destacar na industria surgiram no "radar" da sony.
A dupla de diretores Dean Devlin https://www.imdb.com/name/nm0002041/?ref_=nv_sr_1?ref_=nv_sr_1 e Roland Emmerich https://www.imdb.com/name/nm0000386/?ref_=nv_sr_1?ref_=nv_sr_1 (até ali só tinham de sucesso Soldado Universal, Atlantis e Indepedence Day tava sendo finalizado...).
O projeto foi oferecido primeiro duas vezes e nas duas primeiras eles declararam que era uma ideia estúpida!
Mas na terceira eles farejaram desespero quando...
Colocaram como condição ter liberdade total criativa!!!
Afinal com isso o que poderia dar errado? (bom todos nós sabemos nê!? absolutamente tudo de errado!!!)
O primeiro ato da dupla?
Jogar o roteiro fora!
Pois segundo Emmerich: "eu achei que tinha uma ideais legais, mas eu não vejo isso acontecendo com dois monstros se batendo!" (nota mental esse cara nunca viu um filme de Godzilla na vida!?, só pode!)
O que ele fez foi reescrever tudo do zero e finalizar em cinco semanas...é a única coisa que tinha haver com os filmes da Toho!?
Que Godzilla era produto de explosões atômicas!; segundo o próprio a intenção era fazer algo único e diferente!
O mínimo a se dizer é...
Comparando com os filmes da Toho que tinha muita fantasia!, mensagens anti poluição!, ciborgues!, dança! (e outras tosqueiras) com...
Essa abordagem "realista" era no mínimo arriscado!!! o que Emmerich iria fazer!
Com o plus de...
Eles resolveram jogar fora o design de Stan Wilson!!!
A única exigência!, ser rápido!!!
Segundo Emmerich: "O design de Wilson é bem próximo ao original! é uma homenagem e bem!, hoje em dia não fazemos desse jeito!"
E entregou o design ao cara que fez Entrevista com o Vampiro é...O filme dos irmãos Mario!!!(e aquele mesmo com Bob Hopicks e Denis Hopper!). https://www.imdb.com/name/nm0851281/?ref_=nv_sr_1?ref_=nv_sr_1
E bom antes de filmar eles tinham que ter à aprovação final da Toho é finalmente marcaram uma reunião pra mostrar tudo à eles!
O resultado após mostrarem tudo com o re-design do Godzilla no fim foi???
Sete minutos de silêncio total na sala até o pessoal da Toho conversar rápido entre si e dizer que decidiriam no próximo dia!
Mas era consenso entre eles que nada do design era aproveitável e só tinham dois caminhos...ou seguia com o que se tinha ou cancelavam a coisa toda!
E decidiram depois de uma noite dormida que...iria em frente...
Escalar elenco foi outro problema...
Na época se precisava pra um Blockbuster ter um grande astro como Harrison Ford, Tom Cruise, Jin Carrey e quem Godzilla conseguiu escalar???
Matthew Broderick, Jean Reno e metade do elenco (de vozes) dos Simpson´s
Outro problema foi o prazo proposto pela Tri-star que era de menos de um ano, com alvo no memorial day (que na época se mostrou lucrativo graças à Parque dos Dinossauros!)
É na época criar um personagem por CG em menos de um ano era insanidade! e tentaram primeiro uma solução com animatrônicos e por atores vestidos e as duas foram recusadas...
O que fez o departamento de efeitos especiais correr e em muito!!!
Tudo isso combinado com um marketing que ia desde dos brinquedinhos dos cientistas armados até os dentes!!!
Até um clipe de Puff Dady sendo torrado pelo Godzilla no fim...(quem manda gritar com um Kaiju bem na fuça dele...)
Emmercih conseguiu terminar tudo em cima da data!, mas era contra lançar o filme sem uma exibição teste pra afinar algumas coisas, mas a Tri-star lançou assim mesmo sem NENHUMA EXIBIÇÃO DE TESTE!!!
Pra surpresa de ninguém quando lançado...
Os fãs caíram em cima do design (pois já existia uma fã base do Kaiju na America é já conheciam bem o design dele!)é os críticos caíram em cima do filme!!!
Com uma lista bem grande de criticas sendo as principais como: chato, Godzilla "tampinha", fraco e nada ameaçador, tramas humanas patéticas entre outras coisas...
Com as reações negativas o resultado foi a Toho correndo pra fazer outro filme (no caso Godzilla 2000) que inclusive tem umas piadinhas com americanos...
Em Godzilla Final Wars o Gino!, ou melhor dizendo o Godzilla do Emmerich foi aproveitado e chamado oficialmente de Zilla pra...ser morto e triturado pelo Godzilla em menos de um minuto de tela!!!
Só tem um detalhe do Preju do Godzilla 1998 sem ter o Marketing envolvido o filme custou 150M!, até hoje não se sabe porque a Sony tri-star topou pagar tanto!, mas muitos dizem que seja talvez pelo fato que era mais confiável apostar em diretores conhecidos que num iniciante.
O filme fez em sua carreira 300M o que pra Sony foi um prejuízo mas ela manteve por um tempo o pagamento do contrato e ainda tentou suas apostas (já que a "trilogia" tinha ido pro "saco")no desenho do Godzilla no qual resolveram fazer a produção com um "filhote" do design de 1998 é as ideias do Devlin pras continuações é ela foi bem aceita pela critica!
Sem contar a fúria dos outros licenciadores americanos com o filme...que achavam que a Sony tratou muito mal a franquia!
E sinceramente o Godzilla aguenta muita pancada pois mesmo com isso é a série do Netflix, a fama dele não diminuiu!
E com a série millenium do Godzilla não indo bem...
Eles aceitaram uma segunda aposta com a Legendary
Que rendeu 500M de dólares!
E graças a deus com tanta coisa famosa que foi jogada no compactador?, o Kaiju atômico conseguiu sair de lá e nos aterrorizar até hoje!
Vamos começar do começo!
Em 1992 Henri G. Saperstein (que por anos revendeu no ocidente os filmes da Toho) depois de anos conversando com a Toho finalmente convenceu eles a tentarem a sorte em Hollywood pra deixar a marca do Godzilla mais mundialmente conhecida...
E primeiro resolveram bater as portas Tri-star e da Columbia (ambas do grupo Sony de cinema)pra oferecer a marca!
E ambas recusaram!
Daí a Toho resolveu bater a porta da matriz de cinema da Sony é eles acharam uma ideia genial!(em troca de "direitos eternos"/ Me dê uma grana todo o ano e os direitos ficam comigo!)
E advinha que subsidiara eles escolheram pra tocar o projeto?
A tri-star logo quem foi a primeira à recusar!, foi a escolhida pela Sony pra tocar o projeto!
Eles resolveram escolher pra dirigir um "jovem" mas bem talentoso diretor de fotografia pra dirigir (o que seria o seu primeiro filme!, mas quando foi dispensado foi fazer um tal de Velocidade Máxima)to falando do Jan de Bont Pra quem não sabe o currículo dele...:https://www.imdb.com/name/nm0000957/?ref_=tt_ov_dr
É o roteiro pro mesmo pessoal que trabalhou com o filme animado do Aladim e Piratas no Caribe
A ideia inicial envolvia Atlântida(!?) um monstro chamado the Grifon (WTF!?) é as origens do Godzilla
Só que de Bont pediu 120M pra fazer o filme e apostaria em efeitos práticos de Stan Wilson.
A Sony...recusou achou que era demais pra apostar num novato
E após brigas e mais brigas com a Tri-star por causa de orçamento fez de Bont pular fora do projeto....
É o resto com De Bont sabemos (fez Velocidade Máxima 1 e 2, Tomb Raider e mais dois filmes antes de se aposentar rico...).
O projeto ficou rolando até que dois nomes que estavam começando a se destacar na industria surgiram no "radar" da sony.
A dupla de diretores Dean Devlin https://www.imdb.com/name/nm0002041/?ref_=nv_sr_1?ref_=nv_sr_1 e Roland Emmerich https://www.imdb.com/name/nm0000386/?ref_=nv_sr_1?ref_=nv_sr_1 (até ali só tinham de sucesso Soldado Universal, Atlantis e Indepedence Day tava sendo finalizado...).
O projeto foi oferecido primeiro duas vezes e nas duas primeiras eles declararam que era uma ideia estúpida!
Mas na terceira eles farejaram desespero quando...
Colocaram como condição ter liberdade total criativa!!!
Afinal com isso o que poderia dar errado? (bom todos nós sabemos nê!? absolutamente tudo de errado!!!)
O primeiro ato da dupla?
Jogar o roteiro fora!
Pois segundo Emmerich: "eu achei que tinha uma ideais legais, mas eu não vejo isso acontecendo com dois monstros se batendo!" (nota mental esse cara nunca viu um filme de Godzilla na vida!?, só pode!)
O que ele fez foi reescrever tudo do zero e finalizar em cinco semanas...é a única coisa que tinha haver com os filmes da Toho!?
Que Godzilla era produto de explosões atômicas!; segundo o próprio a intenção era fazer algo único e diferente!
O mínimo a se dizer é...
Comparando com os filmes da Toho que tinha muita fantasia!, mensagens anti poluição!, ciborgues!, dança! (e outras tosqueiras) com...
Essa abordagem "realista" era no mínimo arriscado!!! o que Emmerich iria fazer!
Com o plus de...
Eles resolveram jogar fora o design de Stan Wilson!!!
A única exigência!, ser rápido!!!
Segundo Emmerich: "O design de Wilson é bem próximo ao original! é uma homenagem e bem!, hoje em dia não fazemos desse jeito!"
E entregou o design ao cara que fez Entrevista com o Vampiro é...O filme dos irmãos Mario!!!(e aquele mesmo com Bob Hopicks e Denis Hopper!). https://www.imdb.com/name/nm0851281/?ref_=nv_sr_1?ref_=nv_sr_1
E bom antes de filmar eles tinham que ter à aprovação final da Toho é finalmente marcaram uma reunião pra mostrar tudo à eles!
O resultado após mostrarem tudo com o re-design do Godzilla no fim foi???
Sete minutos de silêncio total na sala até o pessoal da Toho conversar rápido entre si e dizer que decidiriam no próximo dia!
Mas era consenso entre eles que nada do design era aproveitável e só tinham dois caminhos...ou seguia com o que se tinha ou cancelavam a coisa toda!
E decidiram depois de uma noite dormida que...iria em frente...
Escalar elenco foi outro problema...
Na época se precisava pra um Blockbuster ter um grande astro como Harrison Ford, Tom Cruise, Jin Carrey e quem Godzilla conseguiu escalar???
Matthew Broderick, Jean Reno e metade do elenco (de vozes) dos Simpson´s
Outro problema foi o prazo proposto pela Tri-star que era de menos de um ano, com alvo no memorial day (que na época se mostrou lucrativo graças à Parque dos Dinossauros!)
É na época criar um personagem por CG em menos de um ano era insanidade! e tentaram primeiro uma solução com animatrônicos e por atores vestidos e as duas foram recusadas...
O que fez o departamento de efeitos especiais correr e em muito!!!
Tudo isso combinado com um marketing que ia desde dos brinquedinhos dos cientistas armados até os dentes!!!
Até um clipe de Puff Dady sendo torrado pelo Godzilla no fim...(quem manda gritar com um Kaiju bem na fuça dele...)
Emmercih conseguiu terminar tudo em cima da data!, mas era contra lançar o filme sem uma exibição teste pra afinar algumas coisas, mas a Tri-star lançou assim mesmo sem NENHUMA EXIBIÇÃO DE TESTE!!!
Pra surpresa de ninguém quando lançado...
Os fãs caíram em cima do design (pois já existia uma fã base do Kaiju na America é já conheciam bem o design dele!)é os críticos caíram em cima do filme!!!
Com uma lista bem grande de criticas sendo as principais como: chato, Godzilla "tampinha", fraco e nada ameaçador, tramas humanas patéticas entre outras coisas...
Com as reações negativas o resultado foi a Toho correndo pra fazer outro filme (no caso Godzilla 2000) que inclusive tem umas piadinhas com americanos...
Em Godzilla Final Wars o Gino!, ou melhor dizendo o Godzilla do Emmerich foi aproveitado e chamado oficialmente de Zilla pra...ser morto e triturado pelo Godzilla em menos de um minuto de tela!!!
Só tem um detalhe do Preju do Godzilla 1998 sem ter o Marketing envolvido o filme custou 150M!, até hoje não se sabe porque a Sony tri-star topou pagar tanto!, mas muitos dizem que seja talvez pelo fato que era mais confiável apostar em diretores conhecidos que num iniciante.
O filme fez em sua carreira 300M o que pra Sony foi um prejuízo mas ela manteve por um tempo o pagamento do contrato e ainda tentou suas apostas (já que a "trilogia" tinha ido pro "saco")no desenho do Godzilla no qual resolveram fazer a produção com um "filhote" do design de 1998 é as ideias do Devlin pras continuações é ela foi bem aceita pela critica!
Sem contar a fúria dos outros licenciadores americanos com o filme...que achavam que a Sony tratou muito mal a franquia!
E sinceramente o Godzilla aguenta muita pancada pois mesmo com isso é a série do Netflix, a fama dele não diminuiu!
E com a série millenium do Godzilla não indo bem...
Eles aceitaram uma segunda aposta com a Legendary
Que rendeu 500M de dólares!
E graças a deus com tanta coisa famosa que foi jogada no compactador?, o Kaiju atômico conseguiu sair de lá e nos aterrorizar até hoje!
E pra quem é feliz e não conhece isso? só deixo isso...