Não é preconceito, é constatação da realidade, eu vivi a época, vi o quão pobre era o 3D do Saturn diante o PS1, li os diversos relatos de reclamações quanto a enorme dificuldade em se programar pra ele. Inclusive não a muito tempo atrás teve o relato do produtor de Panzer Dragoon que ficou impressionado ao ver a superioridade técnica do 3D do Playstation.
É fato notório que o Saturn é um remendo bizarro. A Sega apostou em um console 2D com uma modesta capacidade 3D. Depois que viram o Playstation bateu o desespero e criaram um remendo apressado e caro, que não entregava o que o PS1 era capaz.
Vc parece um fã iludido da Sega fantasiando uma coisa que o Saturn nunca foi, se trata de um péssimo projeto.
vou iniciar do terceiro paragrafo para o primeiro, não sou fã iludido, entre os seguistas desse forum e de outros (onde ha seguistas) eu sou um dos mais pé no chão. mas eu tenho uma pegada revisionistas.
por exemplo: esse segundo paragrafo, não é dessa forma, o ''remendo bizarro'' é uma característica de direito sobre o hardware que a sega usa desde de sempre, todo projeto da placa precisa pertencer a sega. O saturn tem sua origem antes do atari jaguar, durante o processo de criação tudo era tão novo, tudo era piloto, eles tinham uma ideia meio parecida com a do Jaguar, ''jogos 2d, com elementos poligonais'' depois mudaram para polígono e por fim colocaram o cpu extra (esse sim para aumentar o desempenho). Projetos laboratoriais ao meu ver não contam, existem vários consoles e jogos que mudaram suas concepção durante a fase de produção, starfox adventure antes era dinossaur planet, katamari damacy o protótipo foi no gamecube, o próprio ps1 era 2d também e depois mudou para 3d (quando kutaragi viu vf1 em 93 ! ) e ninguém fala nada, porque ? eu mesmo respondo, quem vence a gen não precisa se explicar.
Garanto com 100 mil % de certeza que se o saturn vence, um monte de coisas que hoje são tidas como acertos no ps1 seriam reputadas como ''erros''.
o que conta é o hardware que saiu, aquele sim era o saturn, e esse mesmo desde os primórdios de seu marketing, era 3d (eu posso provar, o saturn nunca foi marketeado como ''2d'' ) a única coisa que se sabe sobre o saturn e o 2d, é esse assunto relacionado a fase projeto.
agora, o primeiro paragrafo; isso não é realidade, é percepção, foi criando-se a percepção de um saturn mais fraco, devido uma dinâmica de lançamentos que se sucedeu, a sega por algum motivo esdruxulo lançou VF1 para lucrar, veio sony e meteu Toshiden (isso lá no Japão ainda) e junto com o toshiden uma campanha de marketing agressivo que dizia que o ps1 era mais forte que o saturn, beleza, como o japones via os números da sony e via o toshiden (que é tipo, muito superior a VF1) logo eles eram inclinados a aceitar, fazer o que (e isso colou lá no JP a sega não conseguiu reverter essa percepção criada pela jogada anterior). Hoje, sabemos obviamente que não é assim tão preto no branco, depois o saturn recebeu VF2 totalmente texturizado bem melhor que o VF1, o Remix e o toshiden, (mas aí o estrago já tava feito).
No ocidente mesma coisa, só que agora troca-se VF1 e Toshiden por Daytona e Ridge racers... um jogo e junto com o jogo uma campanha de marketing, bingo percepção criada (e isso é tão forte e arraigado que tem gente que até hoje pensa que o saturn permaneceu a 399 sendo que com o ps1 na praça ambos custava o mesmo preço)
é isso que ocorreu com o saturn, devido o desempenho comercial fraco, o console ficou restrito a jogos de baixo orçamento, e não teve a evolução adequada para seus gráficos.
aí aparece um sonysta e fala '' o saturn não poderia rodar Soul Reaver'' aí eu pergunto ''porque ?'' o cara diz ''olha na biblioteca dele, os jogos tudo equivalem a jogo do ps1 de 96...é o limite dele'' eu: ''Há ta´''