O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Win7 + Saída Óptica = NO 5.1??

Lelo.T3

Habitué da casa
Mensagens
592
Reações
0
Pontos
67
fala pessoal blz?!?!

Eu to tentando ligar o meu HT (SONY DW885) com o win7 64bits!

Ligação essa feita por cabo óptico e talz!


bom vamos lá:


-Ligação feita tudo certinho.....

-Entrei nas propriedades do mixer do Win, e desativei os falantes normais, deixei apenas a saída óptica ativa!

-Fiz o teste do Dolby Digital (e no Receiver eu vi que foi o sinal de 5.1 pra ele...) até ae BLZ!

-Fiz o teste no Player de MKV com um seriado em HD e som 5.1 (nas opções do player tem as opções de SOM e lá tinha a saida óptica) selecionei ela e FUNCIONOU perfeito!

-Ao entrar em um jogo com suporte a 5.1 como pro exemplo Need for Speed Hot Persuit (o novo) mesmo eu selecionando no jogo a opção de 5.1 o som continua saindo só stereo, o sinal que vai é apenas o stereo!

Nenhum outro jogo funciona o 5.1 e alguns que sei que nos consoles tem o som 5.1, no win7, acho que por ele não detectar ou não funcionar eles não dão opção do 5.1! (mesmo que eles não tenham 5.1 na versão PC.... os q tem não funcionam!!!)



alguem pode me ajudar?!?!?


VLW!!
 

Lelo.T3

Habitué da casa
Mensagens
592
Reações
0
Pontos
67
Ninguem :(


eu to até desistindo de ter DD ou DTS nos jogos..... pelo que vi.. os jogos não tem suporte!! :(
 

dytaocavaco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.344
Reações
1.527
Pontos
259
Eu tinha uma situação parecida:

MB Asus M3A78 e um HT Samsung com entrada optica.

Rodando um DVD Musical no PC por exemplo, o áudio era reconhecido em Dolby Digital / DTS normalmente. Porém ao entrar nos jogos, só stereo mesmo.

Eu desisti e acabei vendendo o HT, acho que 5.1 só com conjuntos HT de PC mesmo, em que ligamos os 3 plugs PS2 de saída de áudio da MB no HT.

Flw.

:fk
 

The Wanderer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.277
Reações
17.496
Pontos
1.409
Eu consegui audio 5.1 no pc pela saida hdmi da placa de video.

Depois de fuçar em tudo, só conseguir resolver baixando o codec de audio para ATI da Realtek.

Funciona legal no Windows e nos dois jogos que tenho no momento (Starcraft 2 e Dragon Age: Origins).
 

dytaocavaco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.344
Reações
1.527
Pontos
259
The Wanderer;7405274 disse:
Eu consegui audio 5.1 no pc pela saida hdmi da placa de video.

Depois de fuçar em tudo, só conseguir resolver baixando o codec de audio para ATI da Realtek.

Funciona legal no Windows e nos dois jogos que tenho no momento (Starcraft 2 e Dragon Age: Origins).
[COLOR="Navy"]
Pelo HDMI é sem problemas.

A questão é obter 5.1 da Digital Optical da MB em jogos, porque por mais bizarro que pareça, em todas as outras situações ela envia 5.1, mas nos jogos não...

Flw.

:fk[/COLOR]
 

Fox River

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.336
Reações
1.457
Pontos
859
Talvez vc tenha que setar a saída de som em PCM 5.1, já que nos jogos de PC não se usa Dolby ou DTS.
 


Lord_Vader

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.320
Reações
745
Pontos
1.229
Kra já enfrentei esse problema, o que ocorre é que para usar DOLBY 5.1 em jogos pela OPTICA, vc precisa de uma PLACA que suporte DOLBY LIVE, na época que pesquisei vi que as placas onboard quase NENHUMA suporta DOLBY LIVE, as mais baratas que vi com DOLBY LIVE eram as XFI da creative. Incrivel que embora nenhuma placa oboard nova suporte DOLBY LIVE, nos CHIPSET NFORCE com SOUNDSTORM, havia o suporte ao DB LIVE nas placas de som onboard... na epoca fiquei de cara pois tenho duas ASUS DELUXE e ela tem até WIFI EMBUTIDO, mas não possuem o DB LIVE.
 

The Wanderer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.277
Reações
17.496
Pontos
1.409
Fox River;7407119 disse:
Talvez vc tenha que setar a saída de som em PCM 5.1, já que nos jogos de PC não se usa Dolby ou DTS.

Chapa, cabo optico nao suporta 5.1 LPCM, apenas sinais codificados de Dolby Digital e DTS.

Nao sabia que PC nao jogava o audio em Dolby ou DTS, como o colega falou ai em cima. Talvez o problema seja esse... [kdesconfia]
 

Lelo.T3

Habitué da casa
Mensagens
592
Reações
0
Pontos
67
Opaaa......


Vlw pelas experiencias ae pessoal...


Vou fazer o teste de ligar o som pelo HDMI! ver se resolve!
é a ultima chance que vo dar, caso contrario, só o MAC OSX usarei no HT q ele funciona o cabo óptico perfeitamente em 5.1 Dolby ou DTS!
 

eduhhh

Veterano
Mensagens
3.022
Reações
47
Pontos
149
Eu já desisti de HT, só funcionava legal no vg mesmo...

O esquema é comprar um microsistem filé e ligar o cabo óptico nele e correr pro abraço!
 

lantisearth

Habitué da casa
Mensagens
259
Reações
24
Pontos
54
Aviso: Algumas opções do windows e dos codecs foram traduzidas para o português. Como não tenho certeza se existem versões em português de determinadas opções, use o bom senso para encontrar a opção em inglês que represente alguma informação aqui contida.

Eu consultei vários fóruns mundo afora para descobrir como fazer uma placa de som usb 5.1 funcionar num windows 7 (win7) através da saída spdif óptica (digital) e não encontrei muita informação sobre o assunto.

Depois de dois longos dias de tentativa e erro eu finalmente consegui fazer tudo funcionar. Segue a história toda:

Eu comprei uma placa de som como essa:
http://www.dealextreme.com/p/premiu...x-with-7-1-speaker-spdif-optical-output-15745

E a conectei através de um cabo de áudio spdif(s/pdif) ótico/óptico à um home theater 5.1 da samsung.

O primeiro passo foi baixar este driver para o chip cm106:
http://www.x-drivers.com/catalog/drivers/sound_cards/companies/c-media/models/cm-106/14855.html

Uma vez instalado o driver e a placa de som conectada, será mostrado um ícone na bandeja do sistema (ao lado do relógio do windows) que quando clicado exibe uma interface para configuração dos canais de entrada e saída da placa. A configuração que funcionou foi: 8 canas para entrada e 8 para saída. A interface vai mostrar 8 alto-falantes (dianteiros esquerdo e direito, central, medianos esquerdo e direito, traseiros esquerdo e direito, e lfe/subwoofer).

Nas configurações do windows para o dispositivo (que aparecen quando você clica com o botão direito do mouse no alto falante da bandeja do sistema e seleciona "exibir dispositivos de áudio") existe uma aba para "formatos suportados" que é exibida depois de se clicar em "propriedades" para o "dispositivo de saída digital/óptico", eu desmarquei todas as opções com a exceção de "dolby surround". Logo ao lado dessa caixa existe um botão para testar a configuração da placa de som, clicando nele você ouvirá um som que será tocado primeiro no lfe/subwoofer e em seguida soará em uma por uma das caixas de som, separadamente.

A parte complicada foi tocar corretamente som comprimido em ac3 e dts de filmes usando meu player preferido: o kmplayer.

No kmplayer, inicialmente precisei ir até as opções e desativar todo e qualquer codec interno, fazendo o kmplayer utilizar somente codecs externos para áudio. Selecionei então o codec ffdshow para a desompressão de áudio. (Outros media players como o o media player classic (home cinema ou nao) já usam codecs externos por default).

A alteração chave foi configurar a saída de som no ffdshow. Para minha configuração de de placa de som e home theater, na caixa "Formato de saída para trilha descomprimida ou decodificada" eu marquei "AC3 (modo de codificação s/pdif)" e "codificar somente trilha 5.1". E selecionei somente "Dolby Digital (AC3)" na caixa "Passar direto"(pass through).

A tela do ffdshow para se fazer essas alterações é a seguinte: http://www.homecinema-hd.com/images/ffdshow/ffdshow13.png
ATENÇÃO!!!: A tela do link acima NÃO REFLETE as opções que devem ser selecionadas. Ela serve apenas como referência!

Após tudo isso feito, filmes em mkv ou avi com áudio ac3 e dts rodaram perfeitamente no sistema de som 5.1.

Espero que isso possa ajudar alguém! ;)

Se você tiver alguma dúvida ou problema, sinta-se à vontade para me contatar em www.lantis arroba gmail ponto com. (e sim, COM o www, lol)

(Digitado, mas não revisado, por lantis.)
 
Topo Fundo