LOL, acho que aqui ninguém sequer se deu ao trabalho de ler a notícia kkkk.. Apenas comentaram baseados nos comentários brilhantes do OP, que não deve saber inglês muito bem.
No artigo, a questão não é em relação as qualidades do jogo da Bethesda, eles não estão cobrando que sejam do nível dos jogos da Sony e nem precisam, pq um Fallout ou Elders Scrols mesmo porcarias, ainda iriam vender pacarai, simplesmente por causa dos nomes do jogo.
A crítica é em relação a falta de investimentos aos estúdios de núcleo do Xbox, como a Rare, que hj tem um grande sucesso, porém que no começo teve pouco investimento e só com atualizações foi melhorando (Mesmo caso de Grounded). Eles não tem problemas com os AAs e sim pela falta de investimento de AAAs nos estúdios base. O argumento discutido na notícia é sobre o medo de ficar só investindo em Bethesda e esquecer a base do Xbox que tem sim qualidade para fazer bons jogos.
Quantas as CGs, o comentário principal da entender que é algo relacionado aos jogos, onde elas não tem gráficos tão bons quanto comparadas as da Sony, porém o que estão reclamando é das CGs exageradas nos eventos e depois sai algo como CrackDown 2 ou nem sai, como ScaleBound, ou seja, muito foco no Hype para m**** nenhuma.
Tirando uma parte da notícia em relação a comparação com os jogos da Sony:
The question remains over Matt Booty's teams under Xbox Game Studios. Can they meet Sony in terms of sheer quality? Does Microsoft allocate enough budget to meet Sony on quality? Does Microsoft even want to meet Sony on photorealism and depth? Do they even need to?
Minha opinião, seja ela boa ou ruim, eles não querem e nem precisam alcançar o nível de fotorrealismo e complexidade dos jogos da Sony, em relação as gráficos, animação, etc. Não digo que não pretendem tentar, tanto que Hellblade, Perfect Dark e outros jogos tentaram ir para mais esse gênero de narrativa, porém não acho que estão querendo revolucionar o mercado fazendo um jogo como TLOU, eles apenas querem ter jogos de todos os tipos, para "abraçar" o maior número de consumidores possível.
A verdade é que a MS quer emplacar um multiplayer gigantesco, simples assim e, mesmo que digam ao contrário, isso que dá dinheiro, jogos como LOL, CS, Fortnite são muito mais valiosos ao olho de uma empresa que jogos single que, por assim dizer, possuem uma vida útil. Sea of Thieves mesmo está aí com 200k de players online, pessoas que em grande parte estão mantendo a assinatura do Gamepass.
Muitas pessoas ficam zoando os gráficos de Halo, que realmente não são nada demais, porém o objetivo da empresa claramente é emplacar o multiplayer com 120 fps (Isso não quer dizer que a história seja ruim, mas não acho bom esperar muita coisa). Apesar de difícil, há esperanças do jogo se tornar um novo fenômeno que manterá assinantes por meses. Com todo o respeito, por que fariam um jogo como TLOU com gráficos quase perfeitos, animações excelentes, para durar 8h e alguém assinar o gamepass por um mês e depois parar. No sistema deles isso não faz sentido.
Se isso é ruim ou não, fica a decisão dos consumidores.