O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Xbox Original e seus jogos exclusivos uma perspectiva técnico-visual (+ Enquete)

Xbox foi bem explorado ?

  • Sim, fiquei satisfeito são mais de 150 exclusivos, alguns multis parecem exclusivos de tão melhores

    Votes: 26 83,9%
  • Não, o PS2 segurou muito o xbox, a maioria dos jogos são tipo PS2 e se destoa muito dos exclusivos

    Votes: 5 16,1%

  • Total voters
    31

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Do mais, nunca vi um pessoalmente e até hoje não sei bem que exclusivos perdi.
confira o vídeo no op, no geral tu perdeu wrpg e fps, ele também possui ao menos um exclusivo que funciona como alternativo de um exclusivo famoso nos outros consoles o ninja gaiden por exemplo é um tipo de devil may cry mesma fórmula câmera e pulo só que com um gráficos quase nextgen e algumas particularidades. Quem teve o xbox por outro lado perdeu jrpg.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.234
Pontos
2.009
jogos que ficaram piores no xbox e os motivos, nada relacionado a poder de processamento trata-se de conversão mesmo,


fly-witch.gif


Depois da tentativa de afirmar que que o PS2 é mais poderoso que o GC (ou então que o GC não é mais poderoso que o PS2), qual o objetivo real desse tópico aqui?
Pergunta séria.

Como sempre, vou fazer um esforço pra não deturpar o que tu ta TENTANDO dizer com base no que tu de fato DIZ. Mas se formos considerar literalmente essa tua frase, desconsiderando o contexto do resto do post - o que talvez não seja o mais correto - tu ta afirmando que a ABISMAL diferença de poder do XB em relação ao PS2 (ou tu vai dizer que se equiparam?) não é a maior causadora dos games multi saírem melhores na caixa do Gates em relação ao PS2, é isso mesmo Arnaldo?
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Como sempre, vou fazer um esforço pra não deturpar
relaxa esse tópico é para falar de jogos de xbox em situação técnica, primeiro citei a lista dos multis que ficam absurdamente melhores jogos da ubi etc (está lá na pag anteriores) depois citei os que ficam piores como é o caso do Matrix e do Need Hot porsuit e expliquei o motivo, no caso do need o jogo é outro. Aproveita e posta de qual exclusivo de xbox tu gostou, qual sua relação com ele ou qual achou mais bonito etc etc etc porque preferiu outro console do que ele etc Esse é o tópico.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.234
Pontos
2.009
relaxa esse tópico é para falar de jogos de xbox em situação técnica, primeiro citei a lista dos multis que ficam absurdamente melhores jogos da ubi etc (está lá na pag anteriores) depois citei os que ficam piores como é o caso do Matrix e do Need Hot porsuit e expliquei o motivo, no caso do need o jogo é outro. Aproveita e posta de qual exclusivo de xbox tu gostou, qual sua relação com ele ou qual achou mais bonito etc etc etc porque preferiu outro console do que ele etc Esse é o tópico.
Sim, esse tópico aparenta ser bem mais "sóbrio" que o outro.

Quanto ao XB não foi meu console da época, aliás, foi a época que me afastei dos consoles, retornei só em 2005 com o PS2 após ter vendido o PS1 em 2001.
Mas pra contribuir, lembro que comprei pro meu PS2 piratex o espetacular Splinter Cell Double Agent. Certa vez fui na casa de um amigo que tinha o XB e quando vi o mesmo game rodando na caixa verde foi um susto, parecia game de outra geração, completamente INCOMPARÁVEIS, tanto que cheguei a cogitar vender meu PS2 pra comprar uma caixa de abacate, só não fiz isso pois minha família tava mais quebrada financeiramente do que a perna do Anderson Silva.

Mas não sei se serve pro debate que tu quer trazer, até por não ter entendido tão bem.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Sega amd não fica bravo, mas aqui tem nem como deturpar kkkk a caixa não precisou provar nada a ninguém...
Sobre esse papo que a caixa não foi ao limite, para ela foi alem do limite. Half Life 2 mesmo. O console tem hora que pede pinico hahahhaha mas o jogo tá lá.. Entre muitos outros... Need for speed mesmo tirando o hot pursuit 2 todos são superiores na caixa... Sobre jrpgs.. Tem o SMT Nine preso na caixa até hoje e exclusivo do Japão kkkk

Vai entender
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Nunca tive a oportunidade de jogar na caixotona, mas quando vi a diferença de jogos em vídeos comparação, fiquei surpreso demais, ele é praticamente meia gen a frente, Splinter cell chaos theory é um grande exemplo de diferenças


esse vídeo é um pouco melhor em mostrar as diferenças

 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Tava jogando soul calibour 2 no Xbox e no ps3 e sinceramente não vi diferença gráfica... A única vantagem é que o ps3 roda em 16:9 e o Xbox em 720p 4:3
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Xbox tinha bons games (não necessariamente primores gráficos) que saiu apenas nele e eram compartilhados com o PC na época que são raramente comentados, games de nota 7~8 que fogem dos mais comuns que sempre são lembrados, alguns exemplos

Advent Rising, não é nenhum primor gráfico , ele utiliza a Unreal Engine 2 que inclusive da para modificar algumas coisas nos games que usam essa engine no xbox, mas o game em si eu gostei muito, acredito que não tenha envelhecido tão bem mas é um bom game e raramente vejo alguém falar dele



Still Life (Point and Click investigativo)
(Tradução em PT-BR do PC funciona aqui)



Scrapland Adventure em 3º pessoa baseado em um mundo futurístico, possui um mundo bem detalhado
(Tradução em PT-BR do PC funciona aqui, se tiver mod ram p/ 128mb o game roda em 720p/ 16:9)



Call of Cthulu Dark Corners of the Earth FPS de terror com uma ótima atmosfera
(se tiver mod ram p/ 128mb o game roda em 720p/ 16:9)



Razes Hell - Shooter bem loucão e difícil
(Outro game que se tiver mod ram p/ 128mb fica em 720p/ 16:9)



Painkiller Hell Wars - FPS frenético, da para ver que foi influenciado em games como Quake e Doom porém possui seu próprio estilo, o motor gráfico lembra um pouco Darkwatch mas a ambientação é diferente, pra quem curte Rock o som é excelente, acredito que seja 60fps esse game
(Mais um que se tiver mod ram p/ 128mb fica em 720p/ 16:9)

 
Ultima Edição:

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Depende do jogo, tem jogos que prefiro no PS2 que no Xbox.

Jogos como GTAs, MGS2, Silent Hill 2, Freedom Fighters, NFS Hot Pursuit 2...eu prefiro no PS2.

O PS2 é um monstro em performance e largura de banda. E nisso o PS2 consegue produzir efeitos que não existem em outras plataformas.

 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Os 720p do xbox são 1280x720 ? Sei que o do soul calibur não é mas lá são 60fps vale o desconto. Detalhe quando um jogo do xbox original roda em 16/9 a resolução costuma ser de 720x480 em oposição aos 640x480/512x448, o fov aumenta.

no geral ele roda sem o mod de ram 40 jogos em 720 os mais chamativos imo são Wreckless 2, amped 2, Freedom Fighters e Scarface (li que é upscale, será ?) há compromissos no Crash Nitro kart os fps caem de 60 para 30, imagino que o mx vs atv também caia para 30. A grosso modo o console é capaz de executar basicamente os multis de sexta gen em HD.

Quando entram em campo as diferença gráficas, o sweet spot acaba sendo os 720/640x480 a 30fps com o mod esses jogos avançados vão para 720p

estive vendo como classificaria o xbox se um gen ou meia gen e cheguei a conclusão que ele é da mesma gen mesmo apesar das melhorias, sei que hipoteticamente podemos imaginar que todos os jogos da plataforma teriam qualidade Ninja gaiden, Farcry (jogo mais bonito/avançado da plataforma imo) e Riddick mas não é assim que funciona seria o mesmo que pensar que todos os jogos do GC teriam a qualidade do RE4 e os do PS2 a qualidade do Matrix Path of neo, há uma média gráfica que acaba se fixando nas plataformas e como xbox tem mais de 150 exclusivos da para tirar a média neles.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
não que o PS2 tinha coisas que as outras não faziam.

GTAs depende da versão, tem ganhos e perdas.
vc fala das versões ou do hardware? se bem que as versões são a manifestação do hardware (o user citou freedom fighters será que ele sabe que a versão xbox é 720p?) bem se todas fazem a mesma coisa conforme seu post sugere logo tivemos 3 consoles iguais, o que não é verdade mas se assumir que os 3 consoles são diferentes logo as versões diferentes entregas as diferenças dos hardwares o que sim pode ter alguma coisa que favoreça o ps2..
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Esses jogos foram ports meio negligenciados para o Xbox, diferença de arquitetura e foco fizeram a diferença, não que o PS2 tinha coisas que as outras não faziam.

GTAs depende da versão, tem ganhos e perdas.
Tem sim, a largura de banda do PS2 é absurda. Tem efeitos customizados no PS2 que é difícil de replicar até no PS3.

Ouvi em algum lugar que o efeito do calor no asfalto que tinha no GT do PS2 a PD não conseguiu replicar nos GTs do PS3 por exemplo.
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Alguns jogos como MGS2 tem alguns efeitos faltando, mas isso é claramente por conta do port, visto que na coletânea do PS360, isso também ocorre.
Os GTAs também, tem alguns efeitos climáticos diferentes, mas no Xbox o jogo tem melhores texturas, melhores modelos geométricos, etc.
Hot Porsuit foi feito pela equipe principal para PS2 e terceirizado com prazo curtíssimo para Xbox e GC.

Enfim, no geral, usar o PS2 como base tornava os ports muito difíceis, porque a arquitetura do PS2 era complicada demais (muitos processadores) e deixava os jogos difíceis de serem portados eficientemente, ainda mais para duas plataformas que vendiam menos.
Não só isso, o hardware do PS2 foi construído para brilhar em ter alta performance com partículas na tela por exemplo. Por isso que no Xbox é o rei do slowdown na cena da chuva do MGS2.

A vantagem do Xbox que ele tem uma placa de video moderna para epoca de PC, com isso permitindo colocar shaders. Por isso que temos jogos como wreckless yakuza missions abusando desse efeito gráfico.

Cada maquina tem as suas vantagens. E como muitos jogos foram construidos pensando no hardware do PS2, por isso que prefiro o visual do PS2 em relação ao Xbox para esses jogos mesmo que no Xbox tivesse coisas como uma resolução maior.


Agora um jogo pensado no hardware do Xbox como Spinter Cell fica melhor no Xbox que no PS2, obviamente.

Mas um Zone of the Enders 2 eu acho que o Xbox teria dificuldade em rodar em 60fps.
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Não é bem a largura de banda e sim o fillrate da GPU que tinha 4MB de DRAM e operava a 150MHz, dando uma baita de uma banda, que era usada para esses efeitos.

Novamente vai da forma como é desenvolvido o jogo, como o desenvolvedor só vai encontrar esse tipo de arranjo no PS2, fica difícil reescrever os códigos para obter vantagem por exemplo do Xbox, que tinha memória compartilhada com três vezes mais banda.

Quanto a PD não replicar o efeito de calor no GT do PS3, é mais incompetência do que falha de hardware, lembre-se que a PD foi muito criticada por não conseguir evoluir pra era HD, GT5 tinha carros importados de GT4, era uma vergonha, enquanto Forza seguia com muito mais detalhes. O PS3 não ajudava também, mas os japas estavam bem atrás.
As coisas só mudaram com GT Sports, onde refizeram a engine.
Nossa nada haver hehhehehe

GT5 é um dos jogos mais avançados daquela geração.

Os carros do GT5 tem a mesma quantidade de polígonos que os carros do GT7. O GT 5 tem as suas falhas como o loading demorado mas o salto do GT4 para o GT5 foi imenso.

Se vc colocar a pista da Inglaterra do GT 5 Prolongue (2008) e comparar com a pista da Inglaterra do PGR4 do Xbox 360(fim de 2007 eu acho), é uma boa diferença em termos gráficos.

Sobre o Forza 4 do Xbox 360, é um jogo bonito mas em termos de detalhes perde para o GT do PS3.


Cada hardware tem as suas particularidades, e vantagens e desvantagens. Nem tudo se resume "incompetência do desenvolvedor".
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Alguns jogos como MGS2 tem alguns efeitos faltando, mas isso é claramente por conta do port, visto que na coletânea do PS360, isso também ocorre.
você não acha que o jogo em si tal como ele é não anula parte da força do xbox ? sendo mais preciso olhe o design dos jogos nativos em cada máquina, repare como no mgs2 as texturas são cinzas e ele é entupido de partículas, física, depht field e motion blur, as texturas são palletizadas e o motion blur do ps2 é bem particular quase sem custos, o que eu quero dizer é que o jogo meio que nega o xbox, um console que deveria mostrar texturas coloridas e cheia rugosidade mas não nesse jogo. Tu sabe o xbox não trabalha com textura paletizadas é necessário converter e os efeitos precisam ser criados por outro caminho se tornando mais pesados e exigente (o que não é um problema já que a gpu do xbox é mais forte mas parte do poder é diluído no processo) e o xbox aumentou a resolução em uns 27% acho bem factível, o dev do jogo state of emergency deu a dica, tudo no xbox é mais forte mas é feito diferente, no matrix path of neo o bump mapping do ps2 tu sabe é uma técnica multipasses ao passar para o xbox lá precisa ser bump mapping de verdade, saca.
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Que nada, lembro-me muito bem de como GT5 foi massacrado pela crítica pela demora e ainda sair com vários probleminhas. O jogo não oferecia esse salto não.

Somente alguns carros premium eram modelados nextgen, o resto era tudo importado de GT4.
gaH9J.jpg


Gran_Turismo_5_Grafik_Fail_10.jpg







Mas esse é o ponto, são máquinas muito diferentes par replicar o mesmo processo. Isso não significa que o PS2 é mais poderoso ou coisa do tipo, apenas que ele tem uma forma de se trabalhar, difícil de replicar.

Em matéria de carros premiuns se não me engano GT6 existiam mais carros premiuns que o Forza 3. E o detalhamento desses carros eram algo que não existia em nenhum outro jogo de corrida. Tanto que a quantidade poligonal dos carros do GT5 e GT6 é a mesma do GT7.


E a mídia massacra o GT desde o GT4, a partir do momento que o Gran Turismo ficou mais focado ao Sim Racer com o GT4, a midia começou a odiar os jogos. Não dou atenção a mídia que quer rebobinar e ter auto-freio nos carros.

GT4 que possivelmente é o maior e melhor jogo de carros da historia ganhou nota 89 no metacritic.

Não estou falando que o PS2 é mais poderoso, mas que ele fazia certas coisas melhores que o Xbox e Gamecube, ele fazia.

Em matéria de quantidade de jogos de 60fps, o PS2 era imbatível.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.341
Reações
13.680
Pontos
1.604
Que nada, lembro-me muito bem de como GT5 foi massacrado pela crítica pela demora e ainda sair com vários probleminhas. O jogo não oferecia esse salto não.

Somente alguns carros premium eram modelados nextgen, o resto era tudo importado de GT4.
gaH9J.jpg


Gran_Turismo_5_Grafik_Fail_10.jpg







Mas esse é o ponto, são máquinas muito diferentes par replicar o mesmo processo. Isso não significa que o PS2 é mais poderoso ou coisa do tipo, apenas que ele tem uma forma de se trabalhar, difícil de replicar.


Lembro de ter jogado os 2 jogos (FM4 e GT5) e claramente o FM4 é superior graficamente. Ultimamente tenho gostado mais de Forza do que GT.
Ótimos GTs ficaram nos primeiros PSs.
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Lembro de ter jogado os 2 jogos (FM4 e GT5) e claramente o FM4 é superior graficamente. Ultimamente tenho gostado mais de Forza do que GT.
Ótimos GTs ficaram nos primeiros PSs.
Eu tenho o Forza 4 e não sei não hehehehe

Gran Turismo era mais detalhado. E o GT6 era absurdo todos os sistemas que colocaram no jogo, o CELL soou a camisa pra caramba kkkk
forza4gran_258449.jpg
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
já que estão nesta discussão de Forza vs GT e o tópico é sobre o primeiro xbox sendo subutilizado ,tá aí um bom exemplo, o primeiro Forza ficou muito aquém graficamente do que o console poderia oferecer ,perdia feio pra GT4 do ps2

não sei pq não conseguiram nem os 60 fps ,algo crucial neste tipo de game ,falta de experiência da produtora ? mas o console era mamão pra programar ....
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Não só isso, o hardware do PS2 foi construído para brilhar em ter alta performance com partículas na tela por exemplo. Por isso que no Xbox é o rei do slowdown na cena da chuva do MGS2.

A vantagem do Xbox que ele tem uma placa de video moderna para epoca de PC, com isso permitindo colocar shaders. Por isso que temos jogos como wreckless yakuza missions abusando desse efeito gráfico.

Cada maquina tem as suas vantagens. E como muitos jogos foram construidos pensando no hardware do PS2, por isso que prefiro o visual do PS2 em relação ao Xbox para esses jogos mesmo que no Xbox tivesse coisas como uma resolução maior.


Agora um jogo pensado no hardware do Xbox como Spinter Cell fica melhor no Xbox que no PS2, obviamente.

Mas um Zone of the Enders 2 eu acho que o Xbox teria dificuldade em rodar em 60fps.
vamos com calma. O xbox é apenas mais poderoso isso é inegável se restringir ele a jogos mais simples ele poderia rodar a gen inteira em 720p 25 to life tem um visual agradável ou mesmo o exclusivo steel já citado no tópico, a única coisa que podemos fazer em relação ao poder do xbox é nos limitar a tentar mensurar o quão mais poderoso ele é, tu sugere que de alguma forma o xbox teria dificuldade em fazer jogos a 60fps vamos ver em que jogos isso se sustenta e interpretar o porque, a mim só parece ser verdade em jogos com shaders, sem shader ele realmente duplica o ps2 no fps ou na pior hipótese iguala com ele.

começamos pelo jogos em que o xbox dobra o frame rate sobre o ps2, não é pouca coisa dobrar fps em tomb raider legend mas segundo li é doble v-sync mas fica maior parte em 60fps, second sight não fixa, XIII é quase estável, state of emergency quase fixa, otimizou bastante e capou uns npcs, max payne frame rate aberto diferença grande em favor do xbox ps2 não fixa em 30fps. juiced não fixa em 60 mais para 48fps, os gráficos tem refinamento em filtros e reflexos em janelas dos prédios faz uma diferença esse efeito.

Tomb Raider Legend
XIII
Darkwatch
Red dead revolver
State of emergency
Max payne 1
second sight
Juiced

Agora vamos aos jogos exclusivos de 60fps

Ninja Gaiden, panzer dragoon orta, crazy taxi 3, chicago enforcer, quantum redshift, airforce delta storn, rally sports challenge os de luta e os de esportes.

NG e PDO tem um estilo gráfico controlados que os permitem ter tamanho gráfico a 60, chicago o jogo tem uma cara de ps2 não descartaria um port a 30fps, quantum red shift os shaders fazem diferença um dos poucos em 60fps ao lado de ssx trick.

Jogos em que o xbox perde em frame rate para o ps2 mas ganham em outras coisas é claro.

Hitman Blood money gráfico mais refinado filtrado e bonecos maiores, no ps2 impressiona por ter shaders
Matrix path of neo gráfico inferior mas usa shaders de verdade teve npcs retirado.
Spyhunter não consegue replicar o 60fps
Crash bandicoot wrath of cortex melhora no fur, água com shader mas capa outros ponto e não fixa
MGS2: Substance não fixa os fps
Catlevania curse of darkness o dev disse que não havia como conciliar melhoria gráfica e manter os fps, ele optou pelo jogo igual com fps igaul (mas claro que tinha mas ele não estava a fim de ter o trampo necessário para tal).
Finding Nemo não fixa os 60fps e possui melhorias sutis mas é mais feio mesmo com as melhorias
Em geral partículas do tipo dust pozinhos bem finos derrubam os fps do xbox independente do game em que elas apareçam, da para supor que

Jogos que foram lá e cá.

Black é virtualmente idêntico com coisas de leve melhor no xbox e coisas de leve pior
True crimes 2 xbox possui levemente melhor fps com levemente pior textura
Mafia é lá e cá, um pouco mais estável no xbox com textura melhor no asfalto, alguns assets melhor no play 2
Esses jogos dão a entender que o poder maior traz melhorias mas não a ponto de melhorar o jogo

Nos mais avançados multis de 30fps o xbox espanca, com o ps2 oscilando entre 20 e 30 e o xbox cravando 30fps e ainda melhorando de leve, no jogos exclusivos de 30fps sem chance o xbox acessa sua memoria extra e imprime longos draw distance, praça grande e mais texturas ou shaders do qual ps2 não replica, por não ter sahder nem memória para tal.

Talvez o mistério visual que beneficiou o ps2 estivesse na percepção das pessoas de não se impressionar com os primeiros games do xbox (mesmo alguns sendo impressionantes) tipo as pessoas não sabem a técnica por trás, ela vê o Malice do PS2 e do xbox e é capaz de achar o do ps2 mais bonito....no ps2 havia uma sensação de melhoria gráfica a cada ano devido a maior quantidade de lançamentos, quando o xbox enfim engrenou e começou a passar essa mesma sensação, o xbox 360 já estava em campo ou quase em campo.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Falta de experiência mesmo, foi o primeiro jogo da Turn10.
teu comentário parece não se adequar aos dados, forza tem de tudo do bom e do melhor com muitos shaders, a empírica nos mostra que o xbox não consegue lidar com jogos complexos e com shaders a 60fps salvo jogo com ambiente controlado como NG, Panzer Dragoon e jogos de corrida mais simples do que forza como rally sports, ssx trick e o quantum redshift. Certamente ele faria forza em 60fps se abrisse mão dos shaders mas aí ficaria meio com padrão playstation, nenhum dev faria essa escolha visto que na sexta gen muitos jogos de corrida a 30fps estava na praça, não é como se forza fosse o errado.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Vishi quanta abobrinha... Primeiro vamos falar de forza do Xbox contra GT4... Embora GT4 tenha muito mais conteúdo que forza e carros consequentemente em questão de cenários ele é bem mais sofisticado que GT desde efeitos de sombra luz.. O sombreamento das pistas é soberbo compare tsukuba no forza e no gt4, sem contar no excelente sistema de danos que até hoje GT não tem... Já Gran turismo 5 e o meu GT favorito mas com ressalvas.. Tem menos conteudo que o 4 e nisso digo eventos e provas... Tipo você tinha um ciclo evolutivo GT>GT2>GT3 ( em partes) aí veio GT4 e Gt5 perdeu conteúdo mas ganhou efeitos climáticos carros detalhados etc... Porém ao comparar com Forza motorsport 3 chega a ser meio triste o som dos carros em forza e absurdamente melhor.
Os gráficos de alguns carros são melhores no forza 3 outros no Gt5 por exemplo no FM3 o bugatti veyron não sobe seu aerofolio acima dos 180km/h no gt5 isso já acontece no forza os carros foram receber esses efeitos somente no FM4... Sobre quem falou sobre GT ter começado a ser sim racing.. Ué esse sempre foi o propósito dele e isso foi sempre o que afastou muita gente da série...

O Ps2 ter uma alta banda de memória não cobre as lacunas de hardware que o mesmo tem... Quando vemos os ports de Mgs2 e silent Hill 2 no Xbox.. Foram ports feitos de qualquer jeito... Não se preocuparam em de fato portar tudo para o Xbox... Mgs2 não tem nada pesado demais para ter aquela lentidão no Tanker episode na chuva.... Muito menos nada justifica aquelas texturas piores.. A questão que esse são jogos que tiveram o hardware do ps2 totalmente em mente...
Ninja gaiden Black pega qualquer argumento de alta banda do ps2 e joga na lata do lixo, jogue também otogi e otogi 2 excelentes jogos da from software com cenários destrutivos partícula a rodo. Etc etc

@Sega amd..
Alguns jogos rodam de fato sim em real 720P wide outros são upscale tem uma lista de fácil acesso no Google... Eu mesmo tirando apenas o fator 16:9 não vi grandes diferenças aqui do soul calibour 2 do Xbox e do PS3
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Falta de experiência mesmo, foi o primeiro jogo da Turn10.
Bobagem sem tamanho eu terminei o primeiro forza aqui duas vezes e tenho este jogo desde o lançamento... Comprei na época de uma loja que fez a sacanagem de vender os jogos que vinha num bundle hahaha a mesma coisa foi com PG2

Forza tem uma física absurda para um jogo de console de 2005.

Trilha sonora customizavel
Cenários incrivelmente detalhados com efeitos de luz sombras etc..

Os carros são muito bem modelados não melhores que gt4 mas são bonitos

Sistema de danos bem complexo para os padrões tanto que o FM2 e basicamente o primeiro FM só que rodando a 60 fps no 360

A customização já no primeiro jogo e absurda busque no YouTube por customização que a galera já fazia na época.. E tu vai ver por que temos o nivel que temos nos jogos atuais...

Foi a estreia do sistema de drivatar e que ao contrario do b Spec do GT você mesmo treina seu drivatar e ele vai se comportar de acordo com a habilidade que voce colocar nele...

Tinha carros da porsche e Ferrari marcas essas que a Ferrari mesmo só apareceu no Gt5 prologue já porsche creio que só tenha nos atuais ou não (sinceramente não sei)

E nas cordas de endurance de fato você tinha um desgaste do veículo se passar as marchas com giro alto demais desgasta o motor o que prejudica o desempenho dependendo da batida e game over na corrida.. A IA não anda em trilhos como no GT
 

Anexos

  • IMG_20220522_144621425.jpg
    IMG_20220522_144621425.jpg
    134 KB · Visualizações: 5

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Alguns jogos rodam de fato sim em real 720P wide outros são upscale tem uma lista de fácil acesso no Google... Eu mesmo tirando apenas o fator 16:9 não vi grandes diferenças aqui do soul calibur 2 do Xbox e do PS3
eu vi a lista fiz toda a pesquisa antes de comentar são cerca de 40 jogos em 720p a maioria deles real e dois upscalado o mais avançado a mim foi aquele steel, o xbox é muito poderoso ele poderia levar quase todos os multis básicos da gen em 720p real e os jogos mais extremos ele poderia upscalar mas há um quinhão de jogos mais pesados, que avançam mais para dentro do hardware do ps2 que seriam tensos colocar em 720p como cod3 ou se tivesse soul calibur 3 para ele, só que os devs preferiram colocar os multis em 480p com wide real, dar updrade nos gráficos e estabilizar os frames do que colocar em 720p, acho que foi a escolha mais correta o xbox poderia ter sido um ps2 hd antes do tempo, mesclando upscale com nativo.

Edit:
o 720p dele passa pelo cabo ''normal'' que tv aceita isso a de 32'' ? ou usa algum cabo diferenciado
ele tem software estilo OPL para poder forçar 720p/upscale720p em todos os jogos ? sem precisar do mod físico de mais ram, aquele mod físico para entusiasta pode ser top, eu prefiro a configuração vanila em todos consoles.
 
Ultima Edição:

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
eu vi a lista fiz toda a pesquisa antes de comentar são cerca de 40 jogos em 720p a maioria deles real e dois upscalado o mais avançado a mim foi aquele steel, o xbox é muito poderoso ele poderia levar quase todos os multis básicos da gen em 720p real e os jogos mais extremos ele poderia upscalar mas há um quinhão de jogos mais pesados, que avançam mais para dentro do hardware do ps2 que seriam tensos colocar em 720p como cod3 ou se tivesse soul calibur 3 para ele, só que os devs preferiram colocar os multis em 480p com wide real, dar updrade nos gráficos e estabilizar os frames do que colocar em 720p, acho que foi a escolha mais correta o xbox poderia ter sido um ps2 hd antes do tempo, mesclando upscale com nativo.
Até por que né quantas pessoas tinham acesso a televisores HD entre 2002 e 2005 ter algo como soul calibour 2 em HD Ready no Xbox e algo maravilhoso.... Os Tony hawk mesmo também. Amo muito esse console creio que se um dia tiver que vender todos meus consoles esse é o único que não vendo hehe
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Não é bem a largura de banda e sim o fillrate da GPU que tinha 4MB de DRAM e operava a 150MHz, dando uma baita de uma banda, que era usada para esses efeitos.

Novamente vai da forma como é desenvolvido o jogo, como o desenvolvedor só vai encontrar esse tipo de arranjo no PS2, fica difícil reescrever os códigos para obter vantagem por exemplo do Xbox, que tinha memória compartilhada com três vezes mais banda.

Quanto a PD não replicar o efeito de calor no GT do PS3, é mais incompetência do que falha de hardware, lembre-se que a PD foi muito criticada por não conseguir evoluir pra era HD, GT5 tinha carros importados de GT4, era uma vergonha, enquanto Forza seguia com muito mais detalhes. O PS3 não ajudava também, mas os japas estavam bem atrás.
As coisas só mudaram com GT Sports, onde refizeram a engine.
tu me obrigou durante minha jogatina aqui de GT5 tirar umas fotos, para tu tirar essa bobagem que tu disse, dizer que GT5 não foi uma grande evolução para Gt4....
 

Anexos

  • Fuji Speedway F.jpg
    Fuji Speedway F.jpg
    86,5 KB · Visualizações: 20
  • Marktgasse, Berna.jpg
    Marktgasse, Berna.jpg
    153,4 KB · Visualizações: 17

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
vamos com calma. O xbox é apenas mais poderoso isso é inegável se restringir ele a jogos mais simples ele poderia rodar a gen inteira em 720p 25 to life tem um visual agradável ou mesmo o exclusivo steel já citado no tópico, a única coisa que podemos fazer em relação ao poder do xbox é nos limitar a tentar mensurar o quão mais poderoso ele é, tu sugere que de alguma forma o xbox teria dificuldade em fazer jogos a 60fps vamos ver em que jogos isso se sustenta e interpretar o porque, a mim só parece ser verdade em jogos com shaders, sem shader ele realmente duplica o ps2 no fps ou na pior hipótese iguala com ele.

começamos pelo jogos em que o xbox dobra o frame rate sobre o ps2, não é pouca coisa dobrar fps em tomb raider legend mas segundo li é doble v-sync mas fica maior parte em 60fps, second sight não fixa, XIII é quase estável, state of emergency quase fixa, otimizou bastante e capou uns npcs, max payne frame rate aberto diferença grande em favor do xbox ps2 não fixa em 30fps. juiced não fixa em 60 mais para 48fps, os gráficos tem refinamento em filtros e reflexos em janelas dos prédios faz uma diferença esse efeito.

Tomb Raider Legend
XIII
Darkwatch
Red dead revolver
State of emergency
Max payne 1
second sight
Juiced

Agora vamos aos jogos exclusivos de 60fps

Ninja Gaiden, panzer dragoon orta, crazy taxi 3, chicago enforcer, quantum redshift, airforce delta storn, rally sports challenge os de luta e os de esportes.

NG e PDO tem um estilo gráfico controlados que os permitem ter tamanho gráfico a 60, chicago o jogo tem uma cara de ps2 não descartaria um port a 30fps, quantum red shift os shaders fazem diferença um dos poucos em 60fps ao lado de ssx trick.

Jogos em que o xbox perde em frame rate para o ps2 mas ganham em outras coisas é claro.

Hitman Blood money gráfico mais refinado filtrado e bonecos maiores, no ps2 impressiona por ter shaders
Matrix path of neo gráfico inferior mas usa shaders de verdade teve npcs retirado.
Spyhunter não consegue replicar o 60fps
Crash bandicoot wrath of cortex melhora no fur, água com shader mas capa outros ponto e não fixa
MGS2: Substance não fixa os fps
Catlevania curse of darkness o dev disse que não havia como conciliar melhoria gráfica e manter os fps, ele optou pelo jogo igual com fps igaul (mas claro que tinha mas ele não estava a fim de ter o trampo necessário para tal).
Finding Nemo não fixa os 60fps e possui melhorias sutis mas é mais feio mesmo com as melhorias
Em geral partículas do tipo dust pozinhos bem finos derrubam os fps do xbox independente do game em que elas apareçam, da para supor que

Jogos que foram lá e cá.

Black é virtualmente idêntico com coisas de leve melhor no xbox e coisas de leve pior
True crimes 2 xbox possui levemente melhor fps com levemente pior textura
Mafia é lá e cá, um pouco mais estável no xbox com textura melhor no asfalto, alguns assets melhor no play 2
Esses jogos dão a entender que o poder maior traz melhorias mas não a ponto de melhorar o jogo

Nos mais avançados multis de 30fps o xbox espanca, com o ps2 oscilando entre 20 e 30 e o xbox cravando 30fps e ainda melhorando de leve, no jogos exclusivos de 30fps sem chance o xbox acessa sua memoria extra e imprime longos draw distance, praça grande e mais texturas ou shaders do qual ps2 não replica, por não ter sahder nem memória para tal.

Talvez o mistério visual que beneficiou o ps2 estivesse na percepção das pessoas de não se impressionar com os primeiros games do xbox (mesmo alguns sendo impressionantes) tipo as pessoas não sabem a técnica por trás, ela vê o Malice do PS2 e do xbox e é capaz de achar o do ps2 mais bonito....no ps2 havia uma sensação de melhoria gráfica a cada ano devido a maior quantidade de lançamentos, quando o xbox enfim engrenou e começou a passar essa mesma sensação, o xbox 360 já estava em campo ou quase em campo.
Eu quero dizer que os videogames tinham uma arquitetura completamente diferente de um para o outro.

PS2 tinham coisas que eram melhores e o Xbox também.

O segredo do PS2 que vc tinha que fazer tudo do zero, mas o hardware permitia coisas incríveis. O Xbox era um PC moderno em uma caixa de console, e tinham bibliotecas de PC (DirectX) que permitia efeitos gráficos que estava se tornando padrão nos PCs.

Xbox é uma maquina mais "moderna" no que consideramos moderno nos dias de hoje(como a memoria unificada), e o PS2 é uma maquina de uma outra epoca. Ele foi primeiramente projetado para tirar proveito das particularidades da TV de tubo, diferente do Dreamcast e Xbox que o DNA são os monitores de PC.

Por isso que temos bastante jogos em progressive scan no Dreamcast e no Xbox, porque o hardware foi desenvolvido para isso. O PS2 tem tecnicas como o Field Rendering que tira proveito da TV de tubo para permitir uma melhor performance.


Xbox tem bastante jogos em 60fps mas acredito que o PS2 tem uma quantidade maior. E em contra partida o Xbox tem jogos em maior resolução que o PS2.

Cada um adotou uma abordagem diferente, mas no final arquitetura do xbox virou padrão na indústria com o PS4 e agora com o PS5.

Mas isso não tira o mérito que tivemos jogos realmente impressionantes no PS2 que usavam toda a capacidade do console e produzia gráficos incríveis.

E até nos jogos a gente via uma diferença em abordagem, no PS2 era movido mais na direção de arte com rostos muito bem modelados e animados enquanto no Xbox os desenvolvedores tinham uma abordagem mais estilo PC e tínhamos rostos mal feitos em jogos tecnicamente impressionantes com shaders.
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
E para mim essa foi a melhor geração de todas em termos de console, cada um fez o que era melhor.

Dreamcast foi animal, deu um belo ponta pé na geração.
PS2 seguiu com um poder difícil de dominar.
Gamecube veio corrigindo todos os erros do N64 com jogos lindos e fluidos.
Xbox trouxe a tecnologia de PC para os videogames.

Cada console fez o melhor, e mais importante, vale a pena ter todos os consoles dessa geração devido as suas particularidades.
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Esse game Thief, poderia até se passar como um precursor de Assassins Creed, faz uso massivo dos shaders da plataforma.


Se eu tivesse um estudio indie eu faria jogos com o estilo grafico do Xbox original, com muitos shaders como o Wreckless ou Brutal Force.

São graficos divertidos e diferentes de se olhar.

Melhor que o pixelart 8bit chato e manjado que temos no cenario indie de hoje.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.716
Pontos
1.299
Sobre o rival PS2, até que ele se sai bem com shaders, claro que ainda fica abaixo do Xbox, mas seria legal ver mais jogos de PS2 com essa característica tão presente no leviatã da Microsoft.

Fica realmente interessante aos 20 segundos.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.795
Reações
13.827
Pontos
803
Eu quero dizer que os videogames tinham uma arquitetura completamente diferente de um para o outro.

PS2 tinham coisas que eram melhores e o Xbox também.

O segredo do PS2 que vc tinha que fazer tudo do zero, mas o hardware permitia coisas incríveis. O Xbox era um PC moderno em uma caixa de console, e tinham bibliotecas de PC (DirectX) que permitia efeitos gráficos que estava se tornando padrão nos PCs.

Xbox é uma maquina mais "moderna" no que consideramos moderno nos dias de hoje(como a memoria unificada), e o PS2 é uma maquina de uma outra epoca. Ele foi primeiramente projetado para tirar proveito das particularidades da TV de tubo, diferente do Dreamcast e Xbox que o DNA são os monitores de PC.

Por isso que temos bastante jogos em progressive scan no Dreamcast e no Xbox, porque o hardware foi desenvolvido para isso. O PS2 tem tecnicas como o Field Rendering que tira proveito da TV de tubo para permitir uma melhor performance.


Xbox tem bastante jogos em 60fps mas acredito que o PS2 tem uma quantidade maior. E em contra partida o Xbox tem jogos em maior resolução que o PS2.

Cada um adotou uma abordagem diferente, mas no final arquitetura do xbox virou padrão na indústria com o PS4 e agora com o PS5.

Mas isso não tira o mérito que tivemos jogos realmente impressionantes no PS2 que usavam toda a capacidade do console e produzia gráficos incríveis.

E até nos jogos a gente via uma diferença em abordagem, no PS2 era movido mais na direção de arte com rostos muito bem modelados e animados enquanto no Xbox os desenvolvedores tinham uma abordagem mais estilo PC e tínhamos rostos mal feitos em jogos tecnicamente impressionantes com shaders.
meu post não negou o seu apenas o refinei para não parecer que há superioridade no ps2, não há como negar que o xbox pode replicar o ps2 inteiro de modo melhorado mesmo com a arquitetura do ps2 permitindo proezas, sim transfomes, shadow of rome, jak 2, gran prix challenge, zoe todos impressionam em serem 60fps sobretudo o GP que é o único F1 da gen a conseguir 60fps. O compilado que eu fiz mostra que as situações em que o xbox tem seu potencial reduzido são nas poeiras do tipo dust aquelas fininhas, em Black quando atiramos no vidro ele vira pó na versão ps2 enquanto que na versão xbox ele vira estilhaços maiores, porque houve essa mudança ? para segurar os fps é claro, Crash Tag team racing em 480p60 ou em 720p30 caí frame rate para 47 e 22 respectivamente assim que o jogo chega numa parte com partículas fininhas depois sobe e estabiliza, em Juiced um jogo de corrida, quando no asfalto são 60fps no xbox e 35 no ps2 mas quando na terra fica em 60 apenas se os carros estiverem na pista se eles saírem, voa muita poeira os frames caem chegando a 38 os carros volta para pista os fps volta a se estabilizar, poeira e alguns tipos de partículas fodem o xbox. Mas no geral a despeito de tudo isso o pior cenário do xbox é se igualar ao ps2 como em black e castlevania, isolando exclusivos de cada o xbx tem maior capacidade de gerar visual mais bonito seja pelos shaders e por não piscar em jogos com padrão ps2, o ps2 se manteve bem perante ele pois a maioria dos jogos eram de papelão mas se fosse o inverso com xbox dominado acho que o ps2 se limitaria a ter o mesmo jogo numa espécie de modo janela e os exclusivos seriam outros e forçariam shaders como em matrix, stolen, champions e hitman. Foi uma geração e tanto.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo