O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
É sempre um risco. Não tem como adivinhar o que tem dentro da caixa da outra empresa.
O máximo que dá pra fazer é pensar o design de uma forma mais inteligente, como foi na config do X360 - naquele caso adotaram MT tradicional e GPU com shaders unificados - pra ter alguma vantagem no início.

Ou cagar pra isso tudo fazendo escolhas arbitrárias como a Nintendo faz e ver no que dá, mas sinceramente não vejo a MS fazendo isso.

Com certeza, nem espionagem industrial resolve. :ksafado
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Não é possivel!A Microsoft vai ser ETERNA??Ela ja tem disparado o melhor hardware e ainda é a unica com retrocompatibilidade.Desse jeito, NÃO VAI TER CONCORRÊNCIA NENHUMA.A Micro$$$$$$$$$$$$$$$$$$$oft deveria SER PROIBIDA de lançar um novo console!!
 

bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
Cheguei a pensar na possibilidade disso quando tava fazendo o post anterior, mas descartei por ser muito problemático.

Pois é, por isso eu disse que não resolve. Principalmente em países como EUA e Japão onde as penas legais para esse tipo de coisa são bastante severas. Eu trabalho numa empresa Japonesa e vejo umas tentativas disso acontecer vez ou outra, mas geralmente a gente inclusive conta pros concorrentes que fulano X ou Y está fazendo.

Fora que se isso vaza iria pegar muuuuito mal.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.212
Reações
16.393
Pontos
1.544
Eu acho pior o caso da MS, quando tinha meu PS4 não sentia a necessidade de trocar por um Pro, eram hardwares 'equiparáveis', agora a diferença entre o videocassetone e o X é relevante, difícil alguém que tem o One não ficar olhando para o X com cara de desejo.
Sério mesmo?? Fazer um console meio da geração meia boca que é bom...:klol:klol:klol

Pelo teu raciocínio o One X deveria ser pior que o Pro....lol... Aí seria o correto, pois não seria muito melhor que o One.
Acho que a Microsoft merece muitas críticas. Mas não essa. Foi perfeita em relação ao One X. Ela errou foi sobre o One fat. Em todos os sentidos, desde designer, potência, etc...
 


Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.212
Reações
16.393
Pontos
1.544
Uma coisa eu sei, a MS não pode iniciar a próxima geração com hardware inferior ao da concorrência, se isso acontecer pode esquecer.
O risco de acontecer um lançamento simultânea será quase zero. Sony deve anunciar o PS5 primeiro. Já tem rumor sobre isso já. E ela escolheu um ciclo de 3 entre PS4 e Pro.

A Microsoft puxou um pouco mais este ciclo, para 4 anos e forçou um hardware bem mais forte que o Pro. Mesmo lançando ele custando 100 dólares a mais. Pois não faria diferença para está geração um hardware mais barato. Mas para geração seguinte o One X vai ser uma pedra no sapato do PS5 se Sony for lançar já em 2019. Duvido ela conseguir fazer algo muito melhor que o One X por 400 dólares. Até para 2020, tenho minhas dúvidas.
Na minha opinião, pelo trabalho bem feito no One X, vai dar um folego melhor para Microsoft nao ter que lançar primeiro ou no mesmo ano que a Sony.
 

Cech

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.653
Reações
7.831
Pontos
703
Sério mesmo?? Fazer um console meio da geração meia boca que é bom...:klol:klol:klol

Pelo teu raciocínio o One X deveria ser pior que o Pro....lol... Aí seria o correto, pois não seria muito melhor que o One.
Acho que a Microsoft merece muitas críticas. Mas não essa. Foi perfeita em relação ao One X. Ela errou foi sobre o One fat. Em todos os sentidos, desde designer, potência, etc...
Você entendeu o que eu disse? Enquanto eu tinha o PS4 vanilla, não tinha vontade alguma de troca-lo pelo Pro, não tem uma vantagem que justifica a mudança de console. Acho que o PS4 Vanilla tem o investimento justificado, já o Xbox One não. Não to discutindo qual upgrade é melhor, de PS4 Vanilla para PS4 pro ou X1 para X1 X, é óbvio que é do One para One X, o que estou falando aqui é o valor dos consoles Vanilla e o projeto b*sta que a MS fez para o One.

Não vou me alongar mais porque já não tenho nenhum dos dois consoles mais e preferência é obviamente pessoal.
 
Ultima Edição:

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Quem tem um Ps4 borracha azul-vermelha não sente necessidade de trocar de sistema pq ele é parrudo o suficiente pra oferecer ótimos games com ótima performance. Ainda tem uma leva de títulos exclusivos de nível 90 pra cima.

Quem tem o Xone videocassete já sentiu a defasagem ocasionada pelo HDR exclusivo no modelo S e, atualmente, sente ainda mais a defasagem por causa do modelo X que é o foco da empresa. Vídeos e mais vídeos mostrando o "poder do X" rodando jogos de 20 anos atrás é algo bastante duvidoso no quesito "vantagem" já que o aparelho custa quase 3 mil reais.

Enfim, a Sony é líder de mercado, praticamente sem concorrência, e a Microsoft amarga o terceiro lugar das vendas mesmo tendo "o console mais poderoso". Me digam quem fez o melhor trabalho nesta geração, quem se importou com jogos ou quem se importou com Tera(flops)?

Segue o barco, segue a sanfona e tudo é Tlous.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Eu considero o caso do New 3DS como mais crítico, já que existe jogo exclusivo dele que não roda no old 3DS.
Sim, a revisão do Pro não comprometeu o PS4 Base. Mesma coisa o Xbox One X, não comprometeu o Xbox One base.



Sim, ali aumentaram de fato a potência de CPU, dobraram o número de núcleos E aumentaram o clock deles.

Pessoal clocou o N3DS no clock do O3DS e rodou o Xenoblade só de zoeira, rodou em tipo um terço da velocidade - não dá pra falar em 10 quadros porque ele rodou em slowmotion sem pular frames.
E isso que não tinha como desativar parte da vRAM que foi adicionada no N3DS, seria muito pior.
O negócio do 3DS é que a Nintendo fez um vanilla muito fraco mesmo para época que foi lançado, o Vita era 10x mais potente e custava o mesmo. O New 3DS deveria ter sido o 3DS Vanilla.

Eu gosto muito da Nintendo mas ela as vezes gosta de ser mercenária.
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.590
Reações
90.743
Pontos
1.494
Quem tem um Ps4 borracha azul-vermelha não sente necessidade de trocar de sistema pq ele é parrudo o suficiente pra oferecer ótimos games com ótima performance. Ainda tem uma leva de títulos exclusivos de nível 90 pra cima.

Quem tem o Xone videocassete já sentiu a defasagem ocasionada pelo HDR exclusivo no modelo S e, atualmente, sente ainda mais a defasagem por causa do modelo X que é o foco da empresa. Vídeos e mais vídeos mostrando o "poder do X" rodando jogos de 20 anos atrás é algo bastante duvidoso no quesito "vantagem" já que o aparelho custa quase 3 mil reais.

Enfim, a Sony é líder de mercado, praticamente sem concorrência, e a Microsoft amarga o terceiro lugar das vendas mesmo tendo "o console mais poderoso". Me digam quem fez o melhor trabalho nesta geração, quem se importou com jogos ou quem se importou com Tera(flops)?

Segue o barco, segue a sanfona e tudo é Tlous.

Mas ela abandonou o Xbox One Fat?

To esperando a resposta ainda... :klol
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
tem algum lugar explicando exatamente a diferença efetiva de latencia de gdrr5 pra ddr4? que eu saiba só gddr5x (a usada na gtx 1080 e gtx 1080ti e todas acima) que é super latenciosa. de qualquer forma, a latencia do sistema nao depende somente do timing interno, mas também da frequencia. eu sinceramente duvido que gddr5 seja algum tipo de bottleneck para os consoles atuais e também acho que não seria um bottleneck significante para um ryzen.



Você entendeu o que eu disse? Enquanto eu tinha o PS4 vanilla, não tinha vontade alguma de troca-lo pelo Pro, não tem uma vantagem que justifica a mudança de console. Acho que o PS4 Vanilla tem o investimento justificado, já o Xbox One não. Não to discutindo qual upgrade é melhor, de PS4 Vanilla para PS4 pro ou X1 para X1 X, é óbvio que é do One para One X, o que estou falando aqui é o valor dos consoles Vanilla e o projeto b*sta que a MS fez para o One.

Não vou me alongar mais porque já não tenho nenhum dos dois consoles mais e preferência é obviamente pessoal.
mas aí tem um fator duplo. o ps4 é bom o suficiente, mas o ps4 pro é uma b*sta para o que se propõe. com toda honestidade o hardware do ps4 pro é muito pior no que se propoe do que o xone fat era na epoca (ignoremos o kinect e tvtvtvtv aqui). aí que ninguem mesmo vai querer fazer o upgrade.

a sony se precipitou demais ao fazer o pro com o intuito de ser a primeira a chegar no mercado como prioridade no desenvolvimento. foi uma bela duma cagada, no fim não entregou um produto interessante. eu tenho intenção de comprar um ps4 algum dia (provavelmente no ultimo ano dele) e sequer passa pela minha cabeça pegar o pro. nunca que vale a diferença $$$ pela diferença minuscula na experiencia.

por outro lado a ms tem incentivo duplo. não so o fat é fraco pra epoca, mas o x saiu muito bem calibrado também (assim como ps4 base era). com isso o gap ficou enorme entre um e outro. chega quase a ser um gap "geracional" (mesmo assim não anima mto o "upgrade", honestamente. jamais o faria se não fosse pelo fato que quero presentear meu irmão com o meu xone base pra podermos jogar online e compartilhar jogos)
 
Ultima Edição:

ctZZ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.086
Reações
20.100
Pontos
753
Quem tem um Ps4 borracha azul-vermelha não sente necessidade de trocar de sistema pq ele é parrudo o suficiente pra oferecer ótimos games com ótima performance. Ainda tem uma leva de títulos exclusivos de nível 90 pra cima.

Quem tem o Xone videocassete já sentiu a defasagem ocasionada pelo HDR exclusivo no modelo S e, atualmente, sente ainda mais a defasagem por causa do modelo X que é o foco da empresa. Vídeos e mais vídeos mostrando o "poder do X" rodando jogos de 20 anos atrás é algo bastante duvidoso no quesito "vantagem" já que o aparelho custa quase 3 mil reais.

Enfim, a Sony é líder de mercado, praticamente sem concorrência, e a Microsoft amarga o terceiro lugar das vendas mesmo tendo "o console mais poderoso". Me digam quem fez o melhor trabalho nesta geração, quem se importou com jogos ou quem se importou com Tera(flops)?

Segue o barco, segue a sanfona e tudo é Tlous.

Qual jogo ta rodando com a performance ruim no Xbox One pra ser dito que o Xbox original tá sendo deixado de lado? Quanta besteira.

É o user farmador de likes, não tem jeito.

Sabe o que é abandonar um console? É o que a Sony fez com o Vita, o que a Nintendo fez com o WiiU, me diga, qual jogo que roda no X que não roda no Xbox One normal pra você dizer essa besteira que a Microsoft abandonou o Xbox?

E ela mostrar features ela tá abandonando o Xbox agora? Você tá me dizendo que os jogos X Enhanced são focadas no X? Estou chocado! Detalhe que os jogos da retro também tem melhorias no Xbox One normal, mas obviamente são ainda melhores no X.

Não entendi o 3 mil reais tentando denegrir o console falando que é pra rodar jogo de 20 anos atrás rsrs, e os jogos atuais rodando em 4K nativos, não contam?

Essa dor de cotovelo com a MS é por que ela tirou a função snap até hoje? :klol
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.179
Reações
175.486
Pontos
2.234
tem algum lugar explicando exatamente a diferença efetiva de latencia de gdrr5 pra ddr4? que eu saiba só gddr5x que é super latenciosa. de qualquer forma, a latencia do sistema nao depende somente do timing interno, mas também da frequencia. eu sinceramente duvido que gddr5 seja algum tipo de bottleneck para os consoles atuais e também acho que não seria um bottleneck significante para um ryzen.

GDDR5 tem latência alta, GDDR5X tem latência mais alta ainda. Não tem a ver com o processador ou arquitetura, tem a ver com o tempo de acesso do controlador de memória às colunas de memória. São focos diferentes, métodos de acesso diferentes.

https://en.wikipedia.org/wiki/CAS_latency

A tabela não tem GDDR5 porque trata só de SDRAM, mas acho que vendo os dados você vai entender a ideia.

Operações de sistema precisam de latências menores, por lidar com uma caralhada de programas menores por vez. Se a memória tem uma latência alta, fode tudo...a solução encontrada pela Sony foi colocar DDR3 no PS4 Pro, o que melhorou bastante o tempo de aplicativos. DDR3.
Gaming envolve mais quantidade de dados em arquivos maiores e frequência, as coisas são armazenadas na memória em maior quantidade, então não é um problema ter latências maiores porque você consegue colocar as coisas na memória antes de elas efetivamente aparecerem na tela. GDDR5.

GDDR5/5X/6 tem velocidade alta, largura de banda alta mas latência terrível. Dá pra mover uma quantidade grande de arquivos grandes por vez, o que é relevante pra gaming.
DDR3, por exemplo, tem latência baixa mas menos largura de banda. O armazenamento de arquivos menores é mais veloz, então ela é ideal pra sistemas, e complicada pra servir às gpus atuais.

Pra aplicativos e sistemas, usar GDDR5 é burrice.

A solução é usar HBM, mas aí é caro e complexo por agora.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Nem precisa de muita memória para sistema, uns 4gb de LPDDR4 de baixa velocidade já seria o suficiente para as operações do sistema. A Sony usa FreeBSD, então o gerenciamento e o consumo de memória é excelente, como todo sistema baseado em Unix.

HBM2 ainda é muito caro, só as placas high-end da AMD usam, acho muito difícil aparecer num console que custa menos de $500.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.179
Reações
175.486
Pontos
2.234
Quem tem um Ps4 borracha azul-vermelha não sente necessidade de trocar de sistema pq ele é parrudo o suficiente pra oferecer ótimos games com ótima performance. Ainda tem uma leva de títulos exclusivos de nível 90 pra cima.

Quem tem o Xone videocassete já sentiu a defasagem ocasionada pelo HDR exclusivo no modelo S e, atualmente, sente ainda mais a defasagem por causa do modelo X que é o foco da empresa. Vídeos e mais vídeos mostrando o "poder do X" rodando jogos de 20 anos atrás é algo bastante duvidoso no quesito "vantagem" já que o aparelho custa quase 3 mil reais.

Enfim, a Sony é líder de mercado, praticamente sem concorrência, e a Microsoft amarga o terceiro lugar das vendas mesmo tendo "o console mais poderoso". Me digam quem fez o melhor trabalho nesta geração, quem se importou com jogos ou quem se importou com Tera(flops)?

Segue o barco, segue a sanfona e tudo é Tlous.

O PS4 tem specs melhores e a Sony acertou mais no geral, claro, mas o Xbox One é um sistema ok e a retrocompatibilidade é um put* trabalho de engenharia dos caras, um put* acerto do lado dos consumidores e uma das pouquíssimas coisas pelas quais a MS merece elogios nessa geração. O HDR só faz falta pra quem tem TV que suporte o recurso, ainda uma minoria...e também não vejo foco no X não.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
tu
GDDR5 tem latência alta, GDDR5X tem latência mais alta ainda. Não tem a ver com o processador ou arquitetura, tem a ver com o tempo de acesso do controlador de memória às colunas de memória. São focos diferentes, métodos de acesso diferentes.

https://en.wikipedia.org/wiki/CAS_latency

A tabela não tem GDDR5 porque trata só de SDRAM, mas acho que vendo os dados você vai entender a ideia.

Operações de sistema precisam de latências menores, por lidar com uma caralhada de programas menores por vez. Se a memória tem uma latência alta, fode tudo...a solução encontrada pela Sony foi colocar DDR3 no PS4 Pro, o que melhorou bastante o tempo de aplicativos. DDR3.
Gaming envolve mais quantidade de dados em arquivos maiores e frequência, as coisas são armazenadas na memória em maior quantidade, então não é um problema ter latências maiores porque você consegue colocar as coisas na memória antes de elas efetivamente aparecerem na tela. GDDR5.

GDDR5/5X/6 tem velocidade alta, largura de banda alta mas latência terrível. Dá pra mover uma quantidade grande de arquivos grandes por vez, o que é relevante pra gaming.
DDR3, por exemplo, tem latência baixa mas menos largura de banda. O armazenamento de arquivos menores é mais veloz, então ela é ideal pra sistemas, e complicada pra servir às gpus atuais.

Pra aplicativos e sistemas, usar GDDR5 é burrice.

A solução é usar HBM, mas aí é caro e complexo por agora.
tudo bem, eu ja sei disso. oq eu não sei é justamente a latencia do gddr5 em comparação com ddr4.
e quanto a processador, tudo bem que a arquitetura não tem "nada a ver" (na verdade tem, só ver como ryzen tem latencia maior que corei7 com a mesma memoria), mas um processador lento vai precisar de menos dados pra alimenta-lo e com menos frequencia. não adiantaria nada por ddr4 3200mhz num pentium 2, por exemplo.

https://www.reddit.com/r/Games/comments/1f7scu/benchmark_comparison_of_latency_between_ddr3_and/
So, for example, while the AMD 6850 was at roughly the same latency of ~500/clk, as the 3650 llano gpu, when looking at it in terms of ns, the 6850 (GDDR5) was significantly lower latency (~775ns) than the 3650 (DDR3) (~1110ns).
ouch. qause 1 ordem de magnitude de diferença na latencia efetiva. aí é foda.
 
Ultima Edição:

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.212
Reações
16.393
Pontos
1.544
O PS4 tem specs melhores e a Sony acertou mais no geral, claro, mas o Xbox One é um sistema ok e a retrocompatibilidade é um put* trabalho de engenharia dos caras, um put* acerto do lado dos consumidores e uma das pouquíssimas coisas pelas quais a MS merece elogios nessa geração. O HDR só faz falta pra quem tem TV que suporte o recurso, ainda uma minoria...e também não vejo foco no X não.
Eu também não vejo foco no One X. Apenas respeito por quem pagou 250 dólares( ou 1500 reais) a mais pelo consoles.

E obrigação da empresa correr atrás e incentivar as empresas em lançar enhanced para One X. Acho acertado trazer estes enhanced para 4k dos jogos do 360 para One X. Suporte a supersampling desde o lançamento, etc...

Pelo menos quem comprou One X está tendo bastante conteúdo que justifique o preço a mais. Principalmente quem tem uma boa TV 4k com HDR.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
O PS4 tem specs melhores e a Sony acertou mais no geral, claro, mas o Xbox One é um sistema ok e a retrocompatibilidade é um put* trabalho de engenharia dos caras, um put* acerto do lado dos consumidores e uma das pouquíssimas coisas pelas quais a MS merece elogios nessa geração. O HDR só faz falta pra quem tem TV que suporte o recurso, ainda uma minoria...e também não vejo foco no X não.

O problema é ter um sistema e dar suporte pra ele aconteça o que acontecer, não era a potência bruta que fazia o Xone destacar no começo da geração e sim seus jogos. Xone foi lançado com um dos melhores line-ups da história mesmo depois da fatídica E3.

Era uma guerra neste fórum por causa dos 900px1080p e no fim o jogo mais bonito, por exemplo, por muito tempo foi Ryse. O problema que tudo isso começou a desandar de uma hora pra outra, a Microsoft levou os exclusivos pro Pc e hoje não apresenta jogos e sim serviços.

Quanto a retrocompatibilidade, este foi o último grande feito do Phill enqt coordenador do setor Xbox e jamais tiro o mérito dele. Eu mesmo uso bastante, assim como jogo bastante no meu Xone até hoje. O fato é que quando ele subiu de cargo e começou a comandar todo o setor comprou a ideia de "games como serviço" e hoje promulga o Game Pass como a última bolacha do pacote, que, na minha opinião pelo menos, não é a solução para o console ganhar mercado.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.179
Reações
175.486
Pontos
2.234
tu

tudo bem, eu ja sei disso. oq eu não sei é justamente a latencia do gddr5 em comparação com ddr4.
e quanto a processador, tudo bem que a arquitetura não tem "nada a ver" (na verdade tem, só ver como ryzen tem latencia maior que corei7 com a mesma memoria), mas um processador lento vai precisar de menos dados pra alimenta-lo e com menos frequencia. não adiantaria nada por ddr4 3200mhz num pentium 2, por exemplo.

Arquitetura importa pouco porque esse dado específico tem a ver com o controlador de memória. A diferença aí é da comunicação entre os cores da CPU, o controlador de memória e a memória.
Ryzen demora mais pra mandar as ordens pro controlador, que por sua vez demora mais pra acessar um setor e enviar de volta pros cores da CPU. Mas não é um problema da arquitetura em si, entende? GDDR5 vai dar problema seja num Jaguar, seja num Ryzen, seja num i7.

O caso extremo que você citou não serve porque, bem, um Pentium 2 não tem velocidade suficiente pra alimentar de forma eficiente DDR4 de qualquer forma.

Fora isso, é uma questão de ajuste. Um chip de memória DDR é ajustado pra latência, um chip de memória GDDR é ajustado pra throughput. DDR sempre vai ter latências menores, porque é pra isso que ele se destina.

Enfim, peraí, vou ver se acho algo que inclua GDDR5.
 

Cech

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.653
Reações
7.831
Pontos
703
tem algum lugar explicando exatamente a diferença efetiva de latencia de gdrr5 pra ddr4? que eu saiba só gddr5x (a usada na gtx 1080 e gtx 1080ti e todas acima) que é super latenciosa. de qualquer forma, a latencia do sistema nao depende somente do timing interno, mas também da frequencia. eu sinceramente duvido que gddr5 seja algum tipo de bottleneck para os consoles atuais e também acho que não seria um bottleneck significante para um ryzen.




mas aí tem um fator duplo. o ps4 é bom o suficiente, mas o ps4 pro é uma b*sta para o que se propõe. com toda honestidade o hardware do ps4 pro é muito pior no que se propoe do que o xone fat era na epoca (ignoremos o kinect e tvtvtvtv aqui). aí que ninguem mesmo vai querer fazer o upgrade.

a sony se precipitou demais ao fazer o pro com o intuito de ser a primeira a chegar no mercado como prioridade no desenvolvimento. foi uma bela duma cagada, no fim não entregou um produto interessante. eu tenho intenção de comprar um ps4 algum dia (provavelmente no ultimo ano dele) e sequer passa pela minha cabeça pegar o pro. nunca que vale a diferença $$$ pela diferença minuscula na experiencia.

por outro lado a ms tem incentivo duplo. não so o fat é fraco pra epoca, mas o x saiu muito bem calibrado também (assim como ps4 base era). com isso o gap ficou enorme entre um e outro. chega quase a ser um gap "geracional" (mesmo assim não anima mto o "upgrade", honestamente. jamais o faria se não fosse pelo fato que quero presentear meu irmão com o meu xone base pra podermos jogar online e compartilhar jogos)
Teu último paragrafo ilustra muito a minha opinião, o One X é um upgrade MUITO considerável ao One fat mas ainda não é uma geração acima (wtf?! não é pra você o wtf, é para a MS mesmo hehe), o pro nem se fala, é como se fosse as versões S do iPhone ao meu ver.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
O caso extremo que você citou não serve porque, bem, um Pentium 2 não tem velocidade suficiente pra alimentar de forma eficiente DDR4 de qualquer forma.
.
exatamente por isso que citei. da mesma forma que um pentium 2 nao tem velocidade suficiente, um bulldozer de 1.75ghz também é mais lento que um teorico ryzen de 2.5ghz que poderia vir na proxima geração.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.179
Reações
175.486
Pontos
2.234
O problema é ter um sistema e dar suporte pra ele aconteça o que acontecer, não era a potência bruta que fazia o Xone destacar no começo da geração e sim seus jogos. Xone foi lançado com um dos melhores line-ups da história mesmo depois da fatídica E3.

Era uma guerra neste fórum por causa dos 900px1080p e no fim o jogo mais bonito, por exemplo, por muito tempo foi Ryse. O problema que tudo isso começou a desandar de uma hora pra outra, a Microsoft levou os exclusivos pro Pc e hoje não apresenta jogos e sim serviços.

Quanto a retrocompatibilidade, este foi o último grande feito do Phill enqt coordenador do setor Xbox e jamais tiro o mérito dele. Eu mesmo uso bastante, assim como jogo bastante no meu Xone até hoje. O fato é que quando ele subiu de cargo e começou a comandar todo o setor comprou a ideia de "games como serviço" e hoje promulga o Game Pass como a última bolacha do pacote, que, na minha opinião pelo menos, não é a solução para o console ganhar mercado.

Acho que as pessoas não tinham tanta noção da pequena diferença de qualidade entre 900 e 1080. Hoje a gente sabe que é pouca, naquela época muitos de nós supervalorizaram a diferença, rolou muita desinformação...Eu acho que foi uma reação normal, portanto.
Sobre todo o conceito de GaaS, a gente não pode esquecer que o Xbox é um negócio da MS, e que sempre foi um dos menores, com muitos acionistas querendo inclusive que a MS se livrasse dele.

O negócio deles é o Windows e o ecossistema correspondente, é o que realmente dá o dinheiro pra empresa. Há anos escutamos que o futuro vai ser gaming como serviço. Uma porrada de consultores de tendências de mercado - se não todos - indicam como inevitável. Eles só estão se antecipando, então é natural o redirecionamento dos esforços.

E o Game Pass, enquanto ideia, é ótima.

Evidente que pode ser tudo um erro, mas eles não estão errados em ir por aí.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.179
Reações
175.486
Pontos
2.234
exatamente por isso que citei. da mesma forma que um pentium 2 nao tem velocidade suficiente, um bulldozer de 1.75ghz também é mais lento que um teorico ryzen de 2.5ghz que poderia vir na proxima geração.

Ele é mais lento internamente, não tem a ver com latência de memória - que é da memória, não da CPU.
Existem as latências internas da CPU e externas, da memória por exemplo.

EDIT:

É ponto pacífico que GDDR5 tem latências altas com inclusive devs falando sobre isso justamente no caso do PS4, mas falando que não era um problema pra eles porque pros jogos não faria diferença.
Fora isso, como não é como se usuário final comprasse GDDR5, não achei datasheet...Mas achei umas coisas aqui:

DDR4 8Gb Hynix- https://www.skhynix.com/product/filedata/fileDownload.do?seq=8791
(na tabela Operating Frequencies, de novo, o fato de que quanto maior a frequência, maior a latência: vai de 11 a 22 entre 1600 e 3200Mhz)

GDDR5 - https://www.skhynix.com/products.do?ct1=36&ct2=44&lang=eng
(não tem datasheet porque não é acessível pra usuários finais de qualquer forma mas é programável de 5 a 27)
GDDR5 4Gb Micron - https://www.micron.com/~/media/documents/products/data-sheet/dram/gddr/4gb_gddr5_sgram_brief.pdf (vai de 7 a 25)
GDDR5 8Gb Micron - https://www.micron.com/~/media/documents/products/data-sheet/dram/gddr/8gb_gddr5_sgram_brief.pdf (de 8 a 24)

Então, é se agarrar com DDR4 2400 pro sistema e é isso. Ser sincero eu usaria até mais lentas melhorando a latência.
 
Ultima Edição:

Champion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.498
Reações
16.506
Pontos
1.424
O risco de acontecer um lançamento simultânea será quase zero. Sony deve anunciar o PS5 primeiro. Já tem rumor sobre isso já. E ela escolheu um ciclo de 3 entre PS4 e Pro.

A Microsoft puxou um pouco mais este ciclo, para 4 anos e forçou um hardware bem mais forte que o Pro. Mesmo lançando ele custando 100 dólares a mais. Pois não faria diferença para está geração um hardware mais barato. Mas para geração seguinte o One X vai ser uma pedra no sapato do PS5 se Sony for lançar já em 2019. Duvido ela conseguir fazer algo muito melhor que o One X por 400 dólares. Até para 2020, tenho minhas dúvidas.
Na minha opinião, pelo trabalho bem feito no One X, vai dar um folego melhor para Microsoft nao ter que lançar primeiro ou no mesmo ano que a Sony.

Mas com as vendas do PS4 normal e Pro a Sony também não precisa ter pressa pra lançar um novo VG, o projeto de ambas as empresas com certeza já está em andamento, acredito que a sony vai apresentar mesmo assim que constatar que as vendas caíram muito e que estaria na hora de um folego totalmente novo mesmo e não um remendo como fez com o Pro, mesmo que o escorpião dê uma sobrevida maior a M$, não sei ele ia querer ficar com um Vg defasado ao da sony, sabemos que o sucesso e vendas do X360 foi pelo fato dela ter investido em sistema muito bom e ter tido a vantagem de mais de 1 de mercado em relação ao PS3 este ano fez toda vantagem pra ela, bom é minha opinião né, mas vai saber o que os caras que realmente ganham grana com os vgs pensam.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Lamentável, realmente. Manda tweet pro ******** lá pra "denunciar" o sacrilégio.
Enfim, espero que não sejam imbecis o suficiente de adotar GDDR6 pro sistema inteiro, porque tudo indica que a latência é ainda pior que a da GDDR5.

Investe em HBM2

Aproveita e ainda bota os enjenheiro da Intel que manja da pasta térmica e delid

E de quebra bota o povo da Triumph e Rover pras peças de metal e elétrica.

Vai ser çuçeço:coolface
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.179
Reações
175.486
Pontos
2.234
Investe em HBM2

Aproveita e ainda bota os enjenheiro da Intel que manja da pasta térmica e delid

E de quebra bota o povo da Triumph e Rover pras peças de metal e elétrica.

Vai ser çuçeço:coolface

giphy.gif


:klol
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.279
Pontos
1.014
Só acho que o One X foi feito já pensando na próxima geração. Ele terá condições de competir com o próximo console, se for lancado em 2019 no seu primeiro ano e podera ser o console de entrada para Microsoft, barato, como o One S.

Microsoft pode lançar o próximo Xbox depois da Sony lançar o PS5. Se ela lançar o PS5 já em 2019, acho que a Microsoft ficara numa posicao bem mais favoravel para competir na proxima geracao. Fazer um console muito melhor que o One X( 3-4 vezes superior já em 2019 custando 400 dolares não acredito. Até em 2020 eu tenho minhas duvidas).

Com o que a Microsoft fez no One X, que na prática está tendo desempenho quase 2X superior ao PS4 Pro, ela poderá aproveitar melhor a janela de ter componentes de mais alta performance no próximo Xbox, com preços bem melhores.
Se a Sony anunciar o PS5 em 2019 para sair em 2020, o proximo Xbox pode ser anunciado no ano de lançamento do PS5 com spec bem supeirores e pelo mesmo preço, para sair em 2021.

O que eu acho, já que a Microsoft está com um ciclo de 4 anos para console meio de geracao, poderá ser apreviado, se a Sony lançar já o PS5 em 2019. E a Sony com um ciclo de 3 anos. Já teríamos o PS5 em 2019( improvável).

M$ tem que lançar a nova geração dela até 2020 no máximo. Se não fizer isso a Sony passa o carro por cima de novo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.101
Reações
33.258
Pontos
1.399
Sempre quem tá em prejuízo na geração vai puxar a fila dos consoles; a empresa dominante do momento quer mais é que a geração se eternize.
 

Lennox HK

Bam-bam-bam
Mensagens
1.718
Reações
2.895
Pontos
453
Eu acho pior o caso da MS, quando tinha meu PS4 não sentia a necessidade de trocar por um Pro, eram hardwares 'equiparáveis', agora a diferença entre o videocassetone e o X é relevante, difícil alguém que tem o One não ficar olhando para o X com cara de desejo.

Como assim pior? O X é justamente para ser um upgrade, cara, não é para ser equiparável, é para ser melhor mesmo, é para chamar atenção do consumidor. Assim como o Pro deve ser.

Até nisso...
 
Topo Fundo