Isso prova o quão falho foi a divulgação, tem gente que nem sabe de quem é a IP... kkkk
E não é culpa de você não... é do marketing fraquíssimo da MS...
Enquanto isso, a Sony chega a fazer as pessoas até a acharem que o Crash é dela, assim como já ocorreu com Final Fantasy, yakusa, entre tantos outros...
A Sony também tinha/tem dificuldades em divulgar que certos jogos são IPs suas, desde o PS1, houve um problema em anexar o produto à softhouse, ainda hoje há gente que não sabe que Jet Moto, Cool Boarders, Rollcage, 2Xtreme, Rogue Galaxy, Dark Cloud 2, NBA ShootOut, Legend of Dragoon, Wild Arms ou até mesmo ícones como SOTC e ICO são games dela.
Na época que esses games saíram ninguém se deu conta que eram da própria Sony, ela falhou em demonstrar isso em massa. Problema também tinha um cunho que traslava do desleixo à necessidade, nem precisava, numa época em que praticamente todo grande jogo third era exclusivo de suas plataformas, mas às vezes eu julgava que ela chegava a tervisejar o tema.
Entendo que parte da dificuldade se deva ao fato de usar pouco da mascotagem, a Nintendo faz um serviço melhor nisso, ao inclusive exigir que seus personagens e logo estejam presentes. O lado bom é que não satura, eu não tenho dúvidas que Returnal se chamaria Metroid Eternal Loop, e Ghost of Tsushima seria batizado de The Legend of Zelda Pagoda´s Island, se fossem da Nintendo, reforçando a associação a ela.
Outro ponto é o nome da Dev, pouca gente sabia no ano em que foi lançado que o game First Party mais vendido da história (fora bundles compulsórios) até então, Gran Turismo, era um jogo da Sony, e sim de uma tal de Polyphony Digital. "Ah, são aqueles japas que desenvolveram o excelente Motor Toon Grand Prix" era o máximo que vinha.
Eu, que consumo a produção interna dela desde o Day 1, não sabia que Rally Cross e Syphon Filter eram da Sony na época do PS1, demorou uns meses, e sim dos fulanos de tal SIA e 989Studios, devs que foram criadas por ela do zero, enquanto eu jurava que um Excitebike 64, um Pokémon Snap, um Smash Bros, um Paper Mario ou um Pokémon Stadium tinham sido inclusive desenvolvidos pela própria Nintendo, e não por Left Field, HAL e IS. Havia aquele logo triangular da SCE na capa dos games first party, mas não era suficiente.
Pessoal acha ainda hoje que a Sony só começou a ter jogos próprios no PS3, erro grotesco, ela sempre esteve aí e o volume dela inclusive caiu na sétima Gen, não foi por isso, e sim por aprender a associar o nome à coisa e aumentar o mindshare, conforme você disse.
Agora reunidos sob os nomes PS Studios e XBox Games Studios, julgo que será mais simples, mesmo que sejam em parte jogos menos identificáveis, por fazerem menos uso de rostos reconhecíveis que a Nintendo