Seguinte cara... Vamos por partes...
A Xbox de 2016 até 2020 tinha deixado de investir em grandes produções mesmo, ficou um vazio no portfólio da marca. Até então ela acreditava no modelo de parcerias para jogos exclusivos, como por exemplo Ryse, Dead Rising, Quantum Break, Sunset Overdrive... Poucos vinham dos poucos estúdios internos (por isso o meme Halo/Forza/Gears, que eram de fato de estúdios internos). E de 2016~2017 em diante essas produções third caíram em termos de orçamento, além Crackdown em development hell, Scalebound cancelado, Fable cancelado e Lionhead fechada... Foi um caos total.
De 2018 pra cá, com as aquisições, ela resolveu "reverter" essa política fracassada de acordos thirds apostando em estúdios internos, por isso comprou vários. Basicamente arrumou a casa. O trabalho gráfico dos estúdios comprados falam por si: seja Playground com Forza
Horizon, a Ninja Theory com Hellblade, a id Software com Doom, entre vários outros. Esse é o patamar que dá pra esperar graficamente na Xbox hoje, no mínimo. Então essa história de gráficos, se já não acabou, tem data marcada pra acabar.
Mas supondo que não acabou, os jogos vão demorar para sair e vamos ter que falar sobre os estúdios internos da tríplice: como você tirou acertadamente Turn10 e Playground da equação (e por isso eu estou respondendo esse post, porque se falasse que a franquia Forza é ruim graficamente é só flamme besta mesmo), vou falar das três que sobraram: The Coallition, 343i e Rare. Rare sempre fez jogos cartonizados, e entregou uma água quase sem precedente na indústria em SoT, seria o mesmo que falar de Borderlands, é outro estilo. Então vamos passar ela e focar apenas nas outras duas.
Esses dois estúdios trabalham em franquias com escopo maior que o singleplayer somente, são jogos com recursos cooperativos, com multiplayer, às vezes até em larga escala (como caso do Halo 5). Halo 5 por exemplo é um game que roda a 60fps em todos os modos no XONE
base (1,3TF) na campanha com 4 jogadores, no multiplayer com 10~12, e no Warzone com 24 + Mapa Imenso + IA junto, além do Forge.
Como você quer comparar isso com algum jogo de linear da Sony de 30fps? Como o XONE vai entregar gráficos no mesmo patamar de um TLOU2 da vida rodando o jogo com 2x mais frames + toda essa escala? A 343i entregou Halo 4 no fim do ciclo do Xbox 360, e é um jogo absurdo de bonito, mas roda a 30fps no console. E não tinha nem de longe a escala de Halo 5, apesar de ter uma escala muito maior que Killzone e The Last Of Us, por exemplo.
Halo 5 dobrou a framerate e praticamente dobrou a escala do multiplayer do x360 para o One. E mesmo dentre todas as limitações que eu citei, ainda dá um caldo ótimo. Na época, os jogos comparados a Halo 5 (2015) deveriam ser o Call Of Duty Black Ops 3 ou Advanced Warfare. Ambos são MUITO inferiores a Halo 5 graficamente, e ainda possuem escala menor que o game. Doom (2015) é um jogo mais bonito que Halo 5, mas apenas no PC. A versão de Xbox One é tenebrosa.
Por outro lado, veja a franquia Gears. Gears 5 é um game que roda a 60fps em todos nos modos no Xbox One X e é surrealmente bonito, mesmo sendo um jogo cuja engine é pensada para rodar a 60fps (multiplayer) até no XONE Fat. Me diga um jogo exclusivo da Sony que rode a 4K@60fps no PS4 Pro e é superior a Gears 5. Não tem, ou você vai ter que pensar muito em alguma coisa.
Entenda que Halo e Gears tem escopos e projetos diferentes dos jogos da Sony, não é a mesma coisa. Não é justo comparar. Halo Infinite é pensado em 60fps no multiplayer do XONE Fat, não tem como abandonar 50MM de XONE da noite pro dia. Halo 5 vendeu quase 20% da base do ONE, se juntar + os Game Pass da vida alcança quase 1/3 de penetração do jogo, e olha que Halo 5 foi controverso. Halo é pensado em pilares de performance, de multiplayer/cooperativo, de escala com Banshees voando, veículos explodindo, mecas gigantes, tudo isso a 60fps de modo mais acessível possível (XONE e PCs low-end).
Você deveria comparar Infinite com Call Of Duty Modern Warfare, por exemplo, que é um jogo cuja engine é pensada na performance. Se colocar os dois lado a lado, não vai ver tanta diferença assim.