Terminei o jogo aqui. Algumas considerações.
História achei boa. Não chegou perto do primeiro Xenoblade, mas foi um avanço em relação a Xenoblade X. O core da história e boa.
No entanto acho que pecou muito foi cutscenes muito longas com os personagens conversando em câmera lenta. Cnsigo ler a legenda umas cinco vezes até ele finalmente completar a frase. Foda que nem tinha como apertar A para avançar o texto ao menos.
Também pecou foi o excesso da dramatização, ficou piegas demais aqui, nível piores Tales. Teve pelo menos umas três cenas que fica aquela situação que tudo está perdido, começa aquele papinho de por que não desiste e toda a filosofia japoronga para o final acontecer um Deus Ex Machina que reverte a situação. Não acho ruim usar isto, desde que usado da forma certa e de forma moderado, que não é o caso aqui, pelo contrário, abusou demais.
Personagens eu sinceramente gostei do grupo inteiro, com exceção do Rex e da Pyra. Sério, nunca pensei que acharia um Nopon (nunca gostei deles, especialmente o do X) melhor que os outros personagens. Mas aqui temos um Nopon divertido, interessante e bem desenvolvido.
Mas Rex não teve jeito, o cara e sinceramente uma rapsódia do que tem de mais clichê e piegas dos protagonistas dos JRPGs, genericao mesmo. Tinha esperança que seria só o design genérico (maioria dos NPcs acho que tem um design muito melhor), mas o personagem e ruim demais pqp, fiquei com saudade do meu Cross mudo do X. Pyra nem achei tão ruim, mas fica muito na sombra do Rex, achei a relação deles forcada demais.
Gameplay ficou muito bom, só não curti esta palhaçada de Blades aleatorios aí, save automático quando usa um core e sem direito a ter mais de um save. Sinceramente não tem sentido nenhum isto a menos que o objetivo é frustrar o jogador. Ainda tem a palhaçada de não poder transferir os Blades a menos que usa um item limitado e muito raro no jogo (só 5 pqp).
Trilha sonora nada a reclamar, e o lendário Yasunori Matsuda porra.
Xenoblade tem um mundo bem grande e tal, não é genérico ou algo do tipo, mas sinceramente achei o Xenoblade mais sem sal neste quesito.
Infelizmente aqui não teve uma área área que parei para apreciar a beleza. No primeiro Xenoblade e no X gostava muito de explorar. Aqui infelizmente lá pela metade perdi todo o interesse. Sem falar que tinha um guia lá que mais atrapalhava que ajudava. Pior guia que vi na minha vida.
No final, depois de 100 horas terminei o jogo. Parabéns a Monolith pelo sucesso e uma das poucas que ainda faz JRPGs de respeito. Mas sinceramente queria que revessem algumas decisões como Character Designer (tiveram um fantástico no primeiro, depois só foi piorando, me frustra isto), exceção de fetch quest (olhem para Witcher 3, mais qualidade e menos quantidade, isto aqui é pior que Dragon Age Inquisition) e enxugar um pouco as cutscenes e melhorar a qualidade das falas (mais uma vez olhar o primeiro Xenoblade).