O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Youtubers e suas influências nas vendas de Títulos Single Player

Liljhou

Bam-bam-bam
Mensagens
1.715
Reações
3.639
Pontos
304
**me avisem se já houver tópico semelhante**

Eu já tava com a ideia de fazer esse tópico por aqui, e hoje eu vi que o youtuber BRKsEdu fez uma live do Shadow of the Colossus, e mais de 8 mil pessoas assistindo o cara, dei uma olhada no Twitch também e o jogo tava em 7º lugar se não me engano em popularidade na transmissão, e esse assunto do topico também foi citado por pessoas grandes da industria de games como vimos há alguns dias atrás. Será que essas transmissões realmente influenciam negativamente em alguma significativa parcela de vendas desses jogos single players? do tipo assisti a live do cara então nem preciso comprar o jogo e agora já sei tudo o que vai acontecer?
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Eu penso que quando a pessoa que está streamando aparenta estar se divertindo ao jogar, isso até ajuda mais nas vendas.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.475
Reações
11.275
Pontos
503
Acho que ajuda sim, agora se é em quantidade significativa eu não sei. Só sei que quando a franquia é grande ela vende muito com ou sem apoio dos youtubers.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
Eu fiquei assistindo esses dias uns streams de SotC só para saber quanto tempo eles iriam levar para adivinhar como subir nas costas dos colossos.

Tem gente realmente que assiste gameplays de jogos single e não pegam o jogo, mas eu nuca faria algo assim. Se eu achasse interessante a ideia de assistir algum gameplay de jogo single, acharia melhor ir assistir novela.
 


Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.475
Reações
11.275
Pontos
503
Sobre o Player_b3yond acabei de ver o perfil dele, pelo antigo nickname dele e pela data de nascimento é possível que eu conheça ele há uns 10 anos já. :klol
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.558
Reações
20.444
Pontos
1.094
Eu não condeno não. Quando eu nao tinha video game quando era criança, ficava só assistindo na maioria das vezes na locadora e torcendo pra pessoa zerar ou passar tal fase. Agora isso mudou, as pessoas assistem outros jogadores no youtube. Se quer dica? Youtube. Se quer saber alguma coisa do jogo? Youtube. Se nao tem video game pra jogar, nen pc bom, mas gosta de ver alguns canais zerando um jogo q todo mundo fala? Qual o problema? As empresas q tem q se reinventarem para atrair mais pessoas para jogos focados na historia ou mesmo jogos focados em 1 player somente.

Eu mesmo nao jogo terror nen fodendo. Mas adoro ver outros jogarem, mas q são cusoes, e jogam mesmo assim. Acho divertido e acabo tomando susto junto e acabo entendendo a historia.
 

Coxinha Verde

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.163
Reações
11.933
Pontos
753
Gozar com o pau dos outros e não sentir nada.
Isso é um jogador de youtube.
Eu só fui jogar Mario 64 e Zelda Ocarina of Time pela primeira vez em 2009.
Se na época existisse o youtube eu jamais teria jogado esses jogos.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Tem que perguntar pra quem assiste stream. Acho que pouca gente aqui faz isso.
 

Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.304
Reações
10.658
Pontos
704
Quando um jogo é novidade eu não vejo nada além dos trailers de lançamento para não ter nenhum spoiler, mas tem gente ai que não tem nem o console e assiste o cara terminar o jogo e depois fica vomitando asneira como se tivesse jogado.
O pior agora e ver um monte de youtuber indo na onda do sucesso e fazendo videos sobre monster hunter world querendo ensinar como se joga com determinada arma, mas na verdade nem ele mesmo sabe jogar é vergonhoso.
 

Mattshow20

Ser evoluído
Mensagens
64
Reações
95
Pontos
28
Tem de ter uma paciência enorme para ver alguém zerando um jogo via youtube, as vezes vejo no máximo uma análise para ver se o jogo vale a pena ser pego no período de lançamento ou se posso esperar uma promoção.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.297
Pontos
1.734
**me avisem se já houver tópico semelhante**

Eu já tava com a ideia de fazer esse tópico por aqui, e hoje eu vi que o youtuber BRKsEdu fez uma live do Shadow of the Colossus, e mais de 8 mil pessoas assistindo o cara, dei uma olhada no Twitch também e o jogo tava em 7º lugar se não me engano em popularidade na transmissão, e esse assunto do topico também foi citado por pessoas grandes da industria de games como vimos há alguns dias atrás. Será que essas transmissões realmente influenciam negativamente em alguma significativa parcela de vendas desses jogos single players? do tipo assisti a live do cara então nem preciso comprar o jogo e agora já sei tudo o que vai acontecer?

Aqui no fórum ninguém assiste praticamente, mas acompanhando os comentários e o que leio em outros fóruns, quem assiste só faz isso, nem compra o jogo e nem o console.
 

RextintorZ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.891
Reações
2.408
Pontos
1.039
Acredito que não afete. No meu caso, eu já vi tantas pessoas jogando o Resident Evil 7 (incluindo apeedruns). Eu já sei de todos os spoilers que existem no jogo mas ainda assim eu comprarei o jogo porque eu quero jogar do meu jeito.

Um jeito mais seguro de não perder vendas de jogos single player pode ser feito com conteúdo criado pelos próprios jogadores e suas experiências únicas.
 

pullig

Bam-bam-bam
Mensagens
2.752
Reações
2.615
Pontos
294
Eu acho que quem assiste essas streams e Youtube e não compram o jogo, dificilmente comprariam ele de qualquer forma.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
 

Maze

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.409
Reações
9.851
Pontos
1.054
Lembrei disso aqui:

Não sei, parece que boa parcela dessa geração atual está mais interessada em assistir os outros jogaram do que efetivamente jogar - vide essa enxurrada de youtuber de minecraft.
Eu as vezes procuro conteúdo de um jogo para saber se vale o investimento de tempo/dinheiro - procuro reviews e opiniões.
Mas não chegaria a ficar assistindo streamings assim. Porém, acho que podem sim influenciar no número de vendas de um jogo, tanto positivamente quanto negativamente.
 
Ultima Edição:

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
A influência de determinado youtuber na decisão de eu comprar algum jogo é zero, no entanto, as vezes quando estou pensando em comprar determinado jogo, dou uma olhada no youtube para ver alguns reviews e gameplay, sem me vincular ao que é dito no review.
As vezes até compro um jogo onde o review é negativo, ou não compro mesmo com review positivo.

Mas infelizmente alguns youtubers tem muita influência sobre meus sobrinhos. Se aquele idiota do Felipe Neto que tal jogo é bom, o meu sobrinho acredita não importa se eu falar que o jogo é uma b*sta. Decepcionante para mim mas acontece.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
Ajuda mas é pouco
Edu é um dos únicos Youtubers que ainda tenta, um pouquinho, trazer jogos menos populares pro canal dele

Mas não é do público jogar essas coisas não

Isso vale pra qualquer youtuber mais famoso na verdade
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Ate um tempo atras achava meio bobo esse negocio de ficar vendo streams, gameplay e tals, mas me lembrei de quando ia na locadora e nao tinha dinheiro e so ficava olhando os outros jogar.
Acho que quem quer jogar vai comprar igual, se nao for uma bomba e estiver rodando legal.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
Ate um tempo atras achava meio bobo esse negocio de ficar vendo streams, gameplay e tals, mas me lembrei de quando ia na locadora e nao tinha dinheiro e so ficava olhando os outros jogar.
Pois é, lembrei também da mesma coisa, era bem comum mesmo naquela época de fliperama e locadora.
Mas tem uma diferença estranha desta vez. Como você mesmo falou, a gente assistia porque as vezes não tinha dinheiro para jogar. Hoje a mulecada tem o jogo e mesmo assim parece que prefere assistir a ter que jogar.

Eu por exemplo só gosto de ver gameplays de speedruns e de campeonatos, que é algo diferenciado da jogatina tradicional. Agora assistir só por assistir, se eu tenho oportunidade de jogar aquele jogo, eu nem perco tempo.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Pois é, lembrei também da mesma coisa, era bem comum mesmo naquela época de fliperama e locadora.
Mas tem uma diferença estranha desta vez. Como você mesmo falou, a gente assistia porque as vezes não tinha dinheiro para jogar. Hoje a mulecada tem o jogo e mesmo assim parece que prefere assistir a ter que jogar.

Eu por exemplo só gosto de ver gameplays de speedruns e de campeonatos, que é algo diferenciado da jogatina tradicional. Agora assistir só por assistir, se eu tenho oportunidade de jogar aquele jogo, eu nem perco tempo.
Claro tem excessões , mas muitas vezes vc pode jogar só algo por vez, aqui no fórum e mais hardcore mesmo que joga.
Outra coisa que tava vendo, algumas vezes chego em casa cansando, e só quero me distrair. Boto no YouTube e dou umas olhadas, mas as vezes eu nem tô aew pra nada mesmo ,

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.014
Reações
49.422
Pontos
1.304
Pra mim fez diferença.

Human Fall Flat foi um jogo que peguei após ver no Nerdplayer pra jogar com os amigos e a risada foi absurda.
TowerFall Ascension também peguei devido um Nerdplayer e zero arrependimento.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
se o cara quer mesmo comprar não é um vídeo de todo o jogo q vai impedir, a não ser q o jogo seja mto ruim.

acho q tem uma galera mais cômoda aí q não tá tão afim de comprar certos jogos q acabam não afetando nas estatísticas no final das contas. Tem público pra tudo.

eu dou ibope pra horror no youtube pq sou cagão pra c***lho pra jogar e zerar um game desses e acabo encarando como um filme mais longo. Pra outros eu compro o jogo numa boa, se eu quero mto ter.

fora os q dão efeito contrário. Nego assiste tudo e dá mais vontade de comprar. Acho q no final das contas o balanço se equilibra. Se afetasse tanto, a gente teria uma revolta aí das produtoras pra boicotar todos os let's play, walkthrough, etc.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.212
Reações
16.393
Pontos
1.544
Eu só assisto walkthrough quando estou empacado em algum lugar, nao sei como matar algum feche, resolver algum quebra cabeça, etc... ou para fazer guia de conquista, achar os coletáveis, coisa do tipo. Nunca passou pela minha cabeça assistir um jogo em vez de joga-lo.
Mas acho que tem muita gente que prefere isso, assistir em vez de jogar. Só ver a quantidade expressiva de youtuber com milhões de seguidores/inscritos. Mas eu acho que alem disso, também eles podem influenciar a compra ou não, pelo que vão falar do jogo durante a transmissão. So o fato de eles fazerem uma transmissão do jogo atinge uma maior quantidade de potenciais compradores.
O que antes as revistas ou portais influenciava e vendia suas analises para favorecer um jogo, pagar pau, etc... Hoje são os youtuber( instagran, facebook,etc...) maiores influenciadores de consumo e tendencia. Acho ate maior esta influencia. Ja que vivemos uma geração de desmiolados, alienados que consome por indicação/modinha apenas, pelo efeito manada, etc... Nao e a toa que estes caras recebem todo tipo de mimo das desenvolvedoras e fabricantes.
 

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.443
Reações
2.046
Pontos
734
Normalmente, só vejo trailers ou jogos de consoles que não tenho.
 

The Unknown Guy

Bam-bam-bam
Mensagens
4.060
Reações
7.584
Pontos
303
Aqui no fórum ninguém assiste praticamente, mas acompanhando os comentários e o que leio em outros fóruns, quem assiste só faz isso, nem compra o jogo e nem o console.
Inocente. Esse fórum deve ser a maior comunidade brasileira de gente que conhece tudo um pouco, mas pela experiência de terceiros.


No mais, não perco meu tempo ouvindo gente que não só jogou/joga menos que eu, como é muito pior com um controle em mãos.
 

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Acho que ajuda mais do que atrapalha... muito mais aliás...

A não ser que o jogo seja um lixo tipo ME Andromeda, aí só piora a situação..
 

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.442
Reações
6.283
Pontos
703
Normal ter essa quantidade, a massa é burra e facilmente manipulada por isso muitos views nos videos desses caras que não sabem porra nenhuma de jogo.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Já está sendo a próximo desculpa das grandes empresas. Sempre tentam arrumar um vilão que seja a pirataria, jogos usados, pre-order e agora isso.
 

PauloSantos

Bam-bam-bam
Mensagens
684
Reações
1.184
Pontos
204
Eu enxergo esse fenômeno de forma diferente.

Se for um jogo que já joguei, as vezes tenho curiosidade de ver outra pessoa passando pelos mesmos desafios. Um exemplo, TLOUS, aquele trecho introdutório, existem vários videos no youtube da reação da turma experimentando esta etapa do jogo, o que no meu ponto de vista é muito interessante de assistir.

Outro ponto positivo são os jogos que são propagados graças aos youtubers, cito aqui o flap bird, que sofreu o bum que sofreu graças à este tipo de mídia.


Acho que quando o jogo é bom esse tipo de exposição só tem a acrescentar, agora quando é ruim é inversamente proporcional.
 
Topo Fundo