- Reações
- 8.753
- Pontos
- 1.053
É uma boa referência, obrigado pela dica.É só ver as lanternas dianteiras![]()
Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!
É uma boa referência, obrigado pela dica.É só ver as lanternas dianteiras![]()
Personagens com roupas agora hahaCap.6 aki, novo capítulo, então vamos mudar as roupas de novo hehe...agora com a do Adol clássico
![]()
Pra mim, lá tá melhorvcs consideram esse jogo mais bonito que o ultimo Legend of heroes?
Pela minha experiência com ambos (ou seja, apenas vídeos do Youtube até agora) o YS X me pareceu mais bonito.vcs consideram esse jogo mais bonito que o ultimo Legend of heroes?
JRPG sem uma pescaria é sempre incompleto.Pescando por ae
![]()
não estou tendo problemas pra fazer as sides não...tem alguns tipos de time limit para as sides, a grande maiora é long, ae dá pra fazer depois ao decorrer do capítulo, a não ser q seja short, ae vc faz imediatamente...se o jogo não tá deixando vc fazer agora, certamente vai dar pra fazer após o evento requerido aeNão sei pra que o jogo coloca sidequests que não dá pra fazer, já que fica empurrando a toda hora pra ir pra algum canto na main quest, e não deixa explorar o mapa, do jeito que tá, a sidequest vai expirar. Tentando fazer a sidequest chamada Cargo a go go
Cap.6 aki, novo capítulo, então vamos mudar as roupas de novo hehe...agora com a do Adol clássico
![]()
É a armadura padrão dele, usava nos antigosQual é dessas ombreiras estilo Shun de Andromeda?
Cap.6 aki, novo capítulo, então vamos mudar as roupas de novo hehe...agora com a do Adol clássico
![]()
Bem melhor q o 9, desses modernos ainda acho o 8 melhor, tem uma história melhor, fora a Dana...mas esse não fica muito atrás, tô curtindo bastante...agora a parte da exploração tem a parte naval, ae vc vai explorando o mapa, atracando e descobrindo ilhas, destruindo outros navios...@firmino_666 o que vc tá achando em comparação com os outros Ys modernos? Tão bom quanto o Dana? Tão divertido e ágil na exploração quanto o IX?
Tô doido pra pegar, mas tá tão cara a mídia física.![]()
Está ai uma conquista pra ser respeitada.Todos os peixes, concluido
![]()
A armadura com ombreiras "tipo as do Shun de Andrômeda" seria a da mulher, não a do Adol.É a armadura padrão dele, usava nos antigos
![]()
A armadura com ombreiras "tipo as do Shun de Andrômeda" seria a da mulher, não a do Adol.
tava focado no adol q nem percebi q vc flw do shun hahahaa
é só olhar os stats q ela adiciona, eu botava vários dele e do arco-íris....str no adol e break na karja, ae os dark dão mais str, mas perde def acho, mas vale a pena@firmino_666 Eu estava caçando umas dicas pra uma luta e me deparei com um post onde dizia, procede?que colocar dark orb naquela tela das orbs, é só entupir que ta de boas, eu nem vi isso ainda no jogo
A engine atual da falcom tá akiTô perto do final do jogo então já fiz minha review na Steam, aqui está ela:
Gostei das mudanças na jogabilidade e de como esse jogo é mais desafiador do que os anteriores. A velocidade geral de movimento dos personagens e inimigos ficou um pouco mais lenta, e agora você realmente precisa aprender os padrões de ataque dos chefes. Em alguns jogos Ys anteriores, as batalhas eram muito caóticas e vencê-las era muitas vezes uma questão de ter um nível alto e usar suas habilidades mais poderosas, desviando de um eventual ataque inimigo aqui e ali.
O fato de que agora seu grupo tem apenas dois personagens em vez de três também ajuda muito a tornar a jogabilidade mais equilibrada.
Essa coisa de dois personagens adiciona algumas novas mecânicas às batalhas. Segurar um dos botões de ombro (acho que o padrão é RB, mas mudei para LB) faz com que você controle os dois personagens ao mesmo tempo, o que na prática aumenta seu ataque e defesa (é a única maneira de se proteger) enquanto reduz significativamente a mobilidade. Não sou muito fã disso, ainda prefiro jogar normalmente como um personagem e deixar o outro para a CPU, mas algumas batalhas contra chefes exigem o uso constante dos ataques/defesa combinados dos personagens, então tive que aturar isso.
Navegação: Ys X tem uma mecânica em que você precisa navegar em um navio e explorar o mar para chegar a novas ilhas. Além da novidade (para a série Ys, claro), essas partes não acrescentam nada divertido à jogabilidade, pois ao controlar o navio tudo é lento e desajeitado (o que é meio esperado). Isso basicamente serve como uma etapa extra que você precisa fazer antes de chegar a uma nova área onde a jogabilidade normal prossegue.
Fora isso, este ainda é o Ys que eu conheço e amo, o que significa correr por campos/masmorras enquanto ouço uma boa trilha sonora original.
Falando nisso, a música mantém o alto padrão de qualidade que está presente em basicamente todos os jogos da série.
Gráficos: Não sou alguém que espera gráficos incríveis em jogos mid-budget/AA, e não estou comparando Ys X a jogos AAA, estou comparando Ys X a Ys VIII e Ys IX, e, como tal, ver pouca melhoria em relação aos jogos anteriores é a razão pela qual considero os gráficos decepcionantes.
Minha maior reclamação é com os modelos 3D dos personagens, eles parecem muito sem graça quando comparados às suas versões de arte 2D. Talvez eles precisem de um efeito de contorno/cel-shading para ter uma aparência mais "true anime"? É algo que a Falcom deveria considerar para o próximo jogo. Os jogos anteriores já tinham esses personagens 3D basicões e eu esperava que eles fossem melhorados na próxima iteração, o que não aconteceu.
Os cenários são um misto, algumas áreas são bem feitas, enquanto outras têm muitas coisas low-poly escancaradas ao redor, fazendo com que pareçam algo saído de um jogo de PS2. Talvez seja um efeito colateral do jogo ter sido feito para rodar no Switch, mas ainda assim.
Eu sei que a Falcom nunca atingirá uma qualidade AAA em termos de gráficos 3D, mas neste ponto eu acho que eles deveriam ter pelo menos melhorado significativamente quando comparados aos seus dois jogos anteriores. Então é hora de eles melhorarem ou, de preferência, mudarem seja lá qual for a engine que eles estejam usando. Caramba, até mesmo uma pequena equipe de devs indies com experiência suficiente em Unreal Engine (ou mesmo Unity) pode fazer gráficos mais impressionantes do que isso.
Um ponto positivo é que muitas animações como correr e atacar melhoraram significativamente, agora parecem mais naturais/menos robóticas.
Aspectos técnicos: o jogo rodou muito bem no meu PC. Ele tem todas as opções de customização de gráficos, som e jogabilidade que você esperaria de um lançamento para PC. Joguei com um controle do Xbox e consegui personalizá-lo completamente também.
Li que o lançamento original para PC era problemático, mas, no momento em que escrevi esta análise, a maioria ou todos esses problemas parecem ter sido corrigidos.
Pontuação final: 8 de 10
ps: Quem me conhece da pasta retrô sabe que eu já joguei praticamente todos os jogos da série, inclusive os antigões de NES.
ps2: Ys VIII é o meu jogo favorito da série (e um dos meus jogos favoritos de todos os tempos).
ps3: Sobre Ys IX, como inicialmente eu não gostei daquela temática 'prision city' e de toda aquela coisa gótica forçada, eu praticamente rushei o jogo pra terminar rápido e fiz muito pouca coisa extra. Inclusive nem postei nada no tópico do jogo aqui na época. Mas dias atrás o rejoguei um pouco e fiquei com a sensação de que deveria ter tentado aproveitar ele melhor, então acho que depois de terminar Ys X eu vou voltar e tentar fazer todos os achievements no Ys IX.
A engine atual da falcom tá aki
Só não sei se o Ys X já está usando ela ou ainda na engine antiga dos outros Trails (pré-daybreak)
Ainda acho trails mais bonito q esse Ys X
Eu vi um vídeo recente sobre a história da Falcom e meio que uma maneira deles conseguirem fazer os jogos que querem é justamente ficar umas 2 gerações atrás em gráficos.Ys X ainda parece usar a engine do Ys VIII e IX, porque os gráficos são bem parecidos. Claro que são melhores, mas não muito.
Mas esse Trails também não tem contornos-cel shadding, não sei porque a Falcom não usa essa técnica, ela deixa jogos com arte de anime muito bonitos.
Dragon Quest XI é um jogo AAA mas é de 2017, então acho que a Falcom já poderia fazer algo parecido com isso em 2024.
![]()
![]()
Só pra deixar claro que eu gostei muito do jogo. Só esperava uma evolução maior na parte gráfica.
Eu sei disso. Essa é a lógica dessas empresas mid-budget/AA japonesas, por isso que eles geralmente fazem jogos mais divertidos.Eu vi um vídeo recente sobre a história da Falcom e meio que uma maneira deles conseguirem fazer os jogos que querem é justamente ficar umas 2 gerações atrás em gráficos.
Barateia bastante os jogos e permite que eles tenham mais liberdade de arriscar, a série Trails por exemplo jamais chegaria onde chegou se tivessem forçado gráficos melhores porque as vendas são bem modestas comparadas com medalhões.
Sim o VIII e IX lembram PS2 e o X PS3, eu acho que nível DQ XI vai ser o próximo da série, inclusive de Trails também.Eu sei disso. Essa é a lógica dessas empresas mid-budget/AA japonesas, por isso que eles geralmente fazem jogos mais divertidos.
Mas ainda assim, no Ys VIII eles deram um passo importante, fizeram um mapa vasto e com avanço gráfico significativo. Por isso a expectativa sobre o que a Falcom poderia fazer aumentou. E logo após o lançamento do Ys IX um diretor da Falcom deu uma entrevista falando sobre o uso de uma nova engine mais avançada pros próximos jogos da série, o que também contribuiu pra que eu e algumas outras pessoas estivessem esperando mais de Ys X. Não algo de nível AAA, mas talvez de uma geração atrás ao invés de duas.
Eu também não, 90% do que eu jogo hoje são jogos retrô, indies ou mid-budget. O que criou um certo hype quanto aos gráficos foi, como eu já disse, algumas entrevistas de devs da Falcom falando sobre nova engine já no próximo Ys, que na época seria o Ys X.Particularmente eu não ligo tanto, meio que traumatizei, essa busca por gráficos absurdos resultaram em jogos sem graça, sem identidade e principalmente quebrados tecnicamente.