O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Zeitgeist - O Mundo é um palco

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Eae povo, eu to vindo aqui apresentar um documentário que eu assisti faz pouco tempo, e eu achei sensacional, ele tem como objetivo tentar mudar a nossa maneira de ver as coisas.

O link se encontra aqui embaixo:

http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024

Ele tem 1 hora e 58 minutos, então sente em uma cadeira confortável.

Mas bem e o assunto?

O documentário é formado em três partes:

1) Religião

2) 11/Setembro

3) Cartéis Bancários

Se você tem alguma crença religiosa e não acredita que a fé na própria pode ser discutida mas que a religião é uma questão de acreditar sem ter provas, então não assista a primeira parte, porém se você é um religioso que permite um diálogo e que procura explicações lógicas para certas coisas da religião vá em frente.

O documentário tem um formato curioso, na primeira parte é principalmente montado por fatos e conteúdos históricos, tudo que é dito pode ser comprovado com uma pesquisa na internet.

A segunda parte tem como função principal desmentir a versão do governo americano sobre os fatos que eles comentaram, eles fornecem muitas informações curiosas e começam a formar idéias estipuladas na sua cabeça, porém as teorias deles finais não podem ser comprovadas, são plausíveis e até bem prováveis porém não são 100% confirmadas.

A terceira parte se baseia em duas coisas informações do passado dos EUA(que são todas reais) e suposições em cima dessas informações no presente momento, é a mais exagerada porém novamente não se pode dizer que é mentira, simplesmente não dá para confirmar ou negar.

Recomendo a todos assistirem, me deu uma nova visão de mundo.

Depois que assistirem recomendo ler 1984 de George Orwell, ou talvez ler primeiro, mas é mais rápido assistir do que ler, porém ambos valem muito a pena.

Pack, se quiser contribuir, só falar, dá tua opinião aí.

Fui
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
Opa valeu pela iniciativa Bill.

Zietgeist é como se denomina o nivelamento socio-economico do mundo em uma determinada época. é um termo alemão para espírito do século, ou romanticamente, espirito do tempo.

Para mais curiosidade esse filme foi oficialmente distribuido via video google e o google tem um serviço que leva esse nome http://www.google.com/intl/en/press/zeitgeist2007/

Á página oficial do Filme é essa aqui: http://zeitgeistmovie.com/


* Primeira parte: "The Greatest Story Ever Told"
A primeira parte do filme é uma avaliação crítica do cristianismo. O filme sugere que Jesus seja um híbrido literário e astrológico e que a bíblia se trata de uma miscelânea de histórias baseadas em princípios astrológicos pertencentes a civilizações antigas. A atenção do filme foca-se inicialmente no movimento do Sol e das estrelas, fato este que é uma das características das religiões "pagãs" (pré-cristãs).


* Segunda parte: "All The World's A Stage" ("O mundo inteiro é um palco")
A segunda parte do filme foca-se nos ataques de 11 de setembro de 2001. O filme opina que o governo dos Estados Unidos tinha conhecimento destes ataques e que a queda do World Trade Center foi uma demolição controlada. O filme assegura que a NORAD, entidade responsável da defesa aérea dos Estados Unidos, tinha sido propositadamente baralhada no dia dos ataques com exercício simulado em que os Estados Unidos estavam a ser atacados por aviões seqüestrados.

* Terceira parte: "Don't Mind The Men Behind The Curtain" ("Não se preocupe com os homens atrás da cortina")
E a terceira parte defende que o sistema bancário mundial tem estado a conspirar para obter uma dominação mundial total. O filme opina que a Reserva Federal dos Estados Unidos da América foi criada para roubar a riqueza dos Estados Unidos. O filme demonstra, como exemplo, o lucro que foi obtido pelos bancos durante a Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietname, Iraque, Afeganistão, e a futura invasão à Venezuela para obtenção de petróleo. O filme descreve a conspiração destes banqueiros, argumentando que o objetivo deles é o controle sobre toda a raça humana. Criando um só governo, uma só moeda.
(Iluminatti? xD)

É um prato cheio para conspiracionistas, mas se você souber separar o jonho do trigo tem muitos dados, fontes de informação e lugares para se pesquisar aquela curiosidade X e Y que o filme com certeza vai deixar em você.

O que eu acho é que ele vai direto e acerta no alvo da proposta: fazer a gente pensar a respeito das coisas


É um filme anarquista sim até onde se propõe, mas mais que isso é um filme informativo, que nos atiça a questionar acima de tudo.

Eles pegam Yeshua, o Estado e o Capital e desmascaram na sua frente, você depois tem toda a capacidade para chegar a validade do que foi dito, a conclusão final é tua ;D


E para finalizar, ao pesquisar descobri que a Legenda Brasileira foi feita e revista por 3 professores de linguistica e 2 historiadores.

Recomendo a todos.

Abraços.


EDIT: e o conspiratório que eu digo aqui não é o provindo dos panfletos, é coisa mais sérias, seguinda uma linha lógica, uma sequencia de pensamentos, mais ou menos como faço quanto tento passar alguma idéia aqui, mas com uma didática de gente e não imbeciloide como a minha hahaha
 

Raddy

Lenda da internet
Mensagens
49.486
Reações
12.066
Pontos
1.762
Eu vi já tem um tempo. Muito bom, apesar de estar em baixa qualidade e estar em formato 4:3. Mas isso não tira o respeito que tenho pelo documentário.

Dá pra baixar pelo próprio site oficial se não me engano. Vale a pena. :D
 

Raddy

Lenda da internet
Mensagens
49.486
Reações
12.066
Pontos
1.762
Oops, passou! [kviraolho] :p

O foda foi que quando eu assisti, tava uma legenda em português de Portugal. :lol[ksuxx]

Mesmo assim deu pra enteder pelo próprio narrador (áudio inglês). :D
 

Shin Sama

Veterano
Mensagens
758
Reações
214
Pontos
124
Raddy;2781931 disse:
Oops, passou! [kviraolho] :p

O foda foi que quando eu assisti, tava uma legenda em português de Portugal. :lol[ksuxx]

Mesmo assim deu pra enteder pelo próprio narrador (áudio inglês). :D

Por coincidência vi ontem e estava com essa legenda de portugal também.E o pior é que tava atrasada!
Mas quanto ao documentário simplesmente sensacional,na verdade nem fiquei tão surpreso com as barbaridades cometidas pelos americanos.
Mas minha impressão foi que a barbaridade é tamanha que ás vezes parece teoria da conspiração.
Mas de qualquer forma acredito que pelo menos a maioria das afirmações seja verdadeira.
 


viniciustc

Supra-sumo
Mensagens
3.298
Reações
126
Pontos
179
muito bom essa documentario, é hilário ver os próprios estadounidenses questionarem o 11/9
"o passaporte saltou do avião" [kzangado][kzangado][kzangado]
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.398
Reações
13
Pontos
196
Shin Sama;2783006 disse:
Por coincidência vi ontem e estava com essa legenda de portugal também.E o pior é que tava atrasada!
Mas quanto ao documentário simplesmente sensacional,na verdade nem fiquei tão surpreso com as barbaridades cometidas pelos americanos.
Mas minha impressão foi que a barbaridade é tamanha que ás vezes parece teoria da conspiração.
Mas de qualquer forma acredito que pelo menos a maioria das afirmações seja verdadeira.
É muito fácil de buscar a maior parte das informações nos passadas ali:kongpositivo:

E é um put* documentário, pra quem gosta de documentários (eu gosto), pra quem gosta de discutir sobre as coisas... enfim vale ver muito.
 

Shin Sama

Veterano
Mensagens
758
Reações
214
Pontos
124
Pack Man;2783055 disse:
É muito fácil de buscar a maior parte das informações nos passadas ali:kongpositivo:

E é um put* documentário, pra quem gosta de documentários (eu gosto), pra quem gosta de discutir sobre as coisas... enfim vale ver muito.

Sem dúvida pack!!E esse foi disparado o melhor que vi até hoje!Vou até ver de novo porque são muitos detalhes.
Agora lembrei de um outro detalhe.Além da farsa do 11/09 que vinicius comentou o que mais me espantou foi a atitude dos bancos.
Os caras não tem escrúpulo algum,e as guerras alimentam esse círculo vicioso do mal.
Eu compararia o império norte americano a um castelo de cartas.Ele criaram um sistema auto destrutivo.
 

viniciustc

Supra-sumo
Mensagens
3.298
Reações
126
Pontos
179
Shin Sama;2783154 disse:
Sem dúvida pack!!E esse foi disparado o melhor que vi até hoje!Vou até ver de novo porque são muitos detalhes.
Agora lembrei de um outro detalhe.Além da farsa do 11/09 que vinicius comentou o que mais me espantou foi a atitude dos bancos.
Os caras não tem escrúpulo algum,e as guerras alimentam esse círculo vicioso do mal.
Eu compararia o império norte americano a um castelo de cartas.Ele criaram um sistema auto destrutivo.

documentarios desse tipo são ótimos. bom é ver o do michael moore Fahrenheit 11 de setembro e ver esse que tem mais detalhes
da pra ver como o governo manipula os acontecimentos
 

Shin Sama

Veterano
Mensagens
758
Reações
214
Pontos
124
viniciustc;2783179 disse:
documentarios desse tipo são ótimos. bom é ver o do michael moore Fahrenheit 11 de setembro e ver esse que tem mais detalhes
da pra ver como o governo manipula os acontecimentos

Eu vi esse tb vinicius,muito bom!Pra mim duas cenas marcaram esse fahrenheit:quando o "gênio" do bush estava numa escola infantil e deram o recado que as torres haviam sido atacadas.
Ele simplemente não parecia estar surpreso,o que reforça a teoria de que foi arquitetado pelo próprio bush.
Outra que mne intrigou foi quando duas pessoas combinando quem faria a extração do petróleo no Iraque.
São tantos podres que existem nesse governo!Alguns dizem ter sido o pior da história americana. :kongpositivo:
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Eu gostei muito do documentário, e to gravando e passando para vários amigos meus, acho muito importante isso, é questão de se informar.

É um dever do ser humano compreender o mundo em que vive.
 

viniciustc

Supra-sumo
Mensagens
3.298
Reações
126
Pontos
179
Shin Sama;2783204 disse:
Eu vi esse tb vinicius,muito bom!Pra mim duas cenas marcaram esse fahrenheit:quando o "gênio" do bush estava numa escola infantil e deram o recado que as torres haviam sido atacadas.
Ele simplemente não parecia estar surpreso,o que reforça a teoria de que foi arquitetado pelo próprio bush.
Outra que mne intrigou foi quando duas pessoas combinando quem faria a extração do petróleo no Iraque.
São tantos podres que existem nesse governo!Alguns dizem ter sido o pior da história americana. :kongpositivo:

por falar nisso quem aqui já viu o novo do Moore Sicko?
muito foda
 

patotinha

Novato
Mensagens
151
Reações
0
Pontos
16
Mto doidera isu awe = P
vi faz umas 2 semanas e curti
so q axo q a utima parte ta mto teoria da cospirasaum
 

kenziner

Bam-bam-bam
Mensagens
12.584
Reações
59
Pontos
314
Kakashi_FO;2925018 disse:
Alguem tem a legenda desse video???
Nao consegui baixar no Legendas!!!

Depende da versão do vídeo que você tem. Existem 3 versões do filme. Zeitgeist - The movie; Zeitgeist - Remastered e Zeitgeist - Final Edition. Legenda só do primeiro. É só procurar nos sites de legendas que você acha.
 

jumesyn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.972
Reações
195
Pontos
809
:coveiro::coveiro::coveiro:

desculpem pela coveiragem mas pessoal, eu vi o documentario e puts[kong]...
O PRESIDENTE DOS EUA queria que isso acontecesse:-(, juntamente com a corja dos donos do banco central...
[kbravo]


:(
destruiram o WTC so para causar "medo" na populaçao, dizendo que os EUA tava pra sofrer varios ataques "terroristas" e que alguma coisa tinha que ser feita[kviraolho]

essa noite eu nao consegui dormir, nem eu e nem minha mulher, so pensando nesses assuntos e de como a MIDIA nos faz de trouxas![karrepio]

queria tanto que alguem ou um grupo de pessoas dublassem esse video, + pessoas teria acesso a ele
 

DustinNova

Ser evoluído
Mensagens
770
Reações
0
Pontos
46
Pra mim, qualquer vídeo que usa coisas infundadas - que uma simples pesquisa na NET joga por agua abaixo - sobre Jesus Cristo, e trata-o como mito, é piadismo.

Zeitgeist pfffff
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
cuidado com esses vídeos de teoria da conspiração.

A primeira coisa que fiz quando vi isso foi pesquisar sobre Hórus em vários sites sobre mitologia, e a descrição que achei não tem NADA relacionado com o que foi dito nesse vídeo.

Ser cético não significa apenas questionar alguma crença, é preciso pesquisar um pouco para ter noção se tal hipótese tem fundamento, e duvido que a maioria das pessoas que postam esse vídeo no youtube e afins, se dá ao trabalho de fazer uma breve pesquisa para comprovar a veracidade do mesmo.
 

davicosti

Bam-bam-bam
Mensagens
8.370
Reações
1
Pontos
262
[COLOR="Navy"]Minha mãe é psicóloga, e ela falou que Jung fala exatamente isso sobre jesus nas pesquisas dele. [/COLOR]
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
jumesyn;3003746 disse:
queria tanto que alguem ou um grupo de pessoas dublassem esse video, + pessoas teria acesso a ele

Serve legenda? Eu tenho aqui, mas nao sei se o Zeitgeist que eu baixei é o mesmo que vc tem, se quiser que eu te mande, dai é só gravar no dvd com o ConvertXtoDVD.
Mas pra fica sincronizada tem q dexa desde o comeco, acho que é só comigo. :(


davicosti;3003794 disse:
[COLOR="Navy"]Eu comprei o DVD pelo site, acho que vai demorar pra chegar [/COLOR]

Voce comprou aqui pelo Brasil mesmo? Sabe se vem com legenda em portugues, e se é a versão mais nova do documentario?
 

jumesyn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.972
Reações
195
Pontos
809
Teco-;3003934 disse:
Serve legenda? Eu tenho aqui, mas nao sei se o Zeitgeist que eu baixei é o mesmo que vc tem, se quiser que eu te mande, dai é só gravar no dvd com o ConvertXtoDVD.
Mas pra fica sincronizada tem q dexa desde o comeco, acho que é só comigo. :(

mas ta ou nao ta sincronizado?
 

davicosti

Bam-bam-bam
Mensagens
8.370
Reações
1
Pontos
262
Teco-;3003934 disse:
Serve legenda? Eu tenho aqui, mas nao sei se o Zeitgeist que eu baixei é o mesmo que vc tem, se quiser que eu te mande, dai é só gravar no dvd com o ConvertXtoDVD.
Mas pra fica sincronizada tem q dexa desde o comeco, acho que é só comigo. :(




Voce comprou aqui pelo Brasil mesmo? Sabe se vem com legenda em portugues, e se é a versão mais nova do documentario?

Nao, eu comprei no site americano mesmo. Vem com mil tipos de legenda diferentes, incluindo portugues :smile
 

rafaelkbcao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
532
Reações
3
Pontos
709
Ja víese documentário e pago um pau pra ele! muito bom e o pior é que ele prova tudo que ele fala!
 

Spetznaz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
16
Pontos
249
Ero_Seenin;3003907 disse:
cuidado com esses vídeos de teoria da conspiração.

A primeira coisa que fiz quando vi isso foi pesquisar sobre Hórus em vários sites sobre mitologia, e a descrição que achei não tem NADA relacionado com o que foi dito nesse vídeo.

Ser cético não significa apenas questionar alguma crença, é preciso pesquisar um pouco para ter noção se tal hipótese tem fundamento, e duvido que a maioria das pessoas que postam esse vídeo no youtube e afins, se dá ao trabalho de fazer uma breve pesquisa para comprovar a veracidade do mesmo.

Ainda não vo o filme, mas seu comentário me chamou a atenção.

Procurei algumas informações sobre Zeitgeist, e pelo que li, ele se baseia quase que inteiramente em astronomia e história, porém vi várias críticas apontando falhas graves nesses aspectos.

Alguém que viu o filme poderia me dizer se as críticas nos links e tags abaixo são válidas?

http://www.apologia.com.br/?p=67#more-67

Embora um bocado de coisas no Zeitgeist tenham um fundo de verdade, muita coisa ali foi manipulada para criar uma "outra verdade", bem ao estilo Illuminati.

Quanto à parte de religião em específico, boa parte das atribuições a Hórus que aparecem no vídeo não têm fundamento histórico. A religião egípcia era politeísta, o nascimento de Hórus foi miraculoso mas não virginal, não há registros de 12 discípulos e assim vai... http://www.egyptianmyths.net/horus.htm (só um exemplo de fonte neutra)

O pessoal do Zeitgeist também não inventou aquela informação, mas retiraram de uma fonte bem duvidosa: Acharya S, uma autora que escreve livros sobre conspiração e que é totalmente desacreditada no meio científico (e por científico, falo do meio laico),

Uma ótima fonte para entender o que foi Jesus sem os possíveis mitos ao redor dele são as obras do Jesus Seminar (esse sim formado por vários historiadores de vulto, muitos deles inclusive ateus):
http://www.westarinstitute.org/Jesus_Seminar/jesus_seminar.html

Agora, todas as religiões, em certo ponto, têm semelhanças entre si, e isso é natural do próprio fenômeno religioso. Hórus representava o sol, e quando os romanos dominaram o Egito, era natural suplantar os deuses locais com substitutos semelhantes da nova religião. Isso foi feito pelo cristianismo também, de diversas formas e em diversos momentos.

Ao contrário do que muitos livros de conspiração alegam, não houve uma "paganização" de uma hora para outra quando Constantino deu liberdade religiosa. É óbvio que Constantino tinha interesses políticos em tal ato, mas muito do que os evangélicos atribuem como paganismo romano no Cristianismo já era praticado antes dele. O sincretismo do povo, e a tendência dos missionários em explicar Cristo como o substituto dos antigos deuses (novamente nada novo... São Paulo mesmo foi dizer que Jesus era aquele da estátua ao deus desconhecido) foi o que acabou gerando a cristianização de várias práticas de novas religiões. Curiosamente, vários dos pontos de contato do mitraísmo com o cristianismo, por exemplo, são de depois de Cristo... O que indica ou que o mitraísmo os puxou do cristianismo, ou que os dois, ao mesmo tempo, os desenvolveram em conjunto.

Zeitgeist falha em não reconhecer virtude na sabedoria da própria gente em se adaptar a uma nova fé sem perder sua bagagem cultural da antiga. Também cria uma hipótese de uma conspiração montada com o fim de "dominar o mundo" que é muito improvável. É óbvio que houve infinitas conspirações no cristianismo, mas a absurda maioria tinha fins imediatistas. O ser humano é individualista demais para ficar planejando coisas para daí a 500 anos (e que ele nem sabe se poderá ver).

Eita... Postei demais. Talvez reaproveite isso em algum tópico na APC. Um abraço.

Poxa, é estranho ver toda essa gente dando crédito a esse filme que nada mais é do que uma colcha de retalhos composta por falácias e teorias paranóicas.

O que causa maior espanto é constatar que até mesmo aqueles que aparentam maior esclarecimento têm acreditado no papo furado de um proto-documentário que defende premissas baseadas em idéias desatualizadas e refutadas já no início do século passado.

Ora, insistir na idéia de que Jesus é um mito e dizer que ele nunca existiu como o filme faz é uma atitude risível. Além dos 27 documentos que compõem o Novo Testamento, existem 39 documentos externos à Bíblia que mencionam Jesus e sua vida terrena. Estas fontes incluem: o Talmude judaico; o Didaquê; historiadores romanos, gregos e judeus; os evangelhos apócrifos (por exemplo, o evangelho de Tomé); etc. Essas fontes extra-bíblicas revelam-nos mais de 100 fatos sobre sua vida, seus ensinos, morte e ressurreição. A Enciclopédia Britânica, edição XV, dedica 20000 palavras à pessoa de Jesus Cristo e em nenhum momento sugere que ele não tenha existido. Como se isso não bastasse, existem mais de cinco mil manuscritos do Novo Testamento, o que o torna o mais bem-documentado dos escritos antigos.

Para vocês terem uma idéia do quanto à existência de Cristo é rica em suas fontes, foram analisadas analogamente as biografias de Alexandre Magno e as de Jesus Cristo. As duas biografias mais antigas sobre a vida de Alexandre foram escritas por Adriano e Plutarco depois de mais de 400 anos da morte de Alexandre, ocorrida em 323 AC e mesmo assim os historiadores as consideram muito confiáveis. Para a maioria dos historiadores, nos primeiros 500 anos, a história de Alexandre ficou quase intacta. Portanto, comparativamente, é insignificante saber que os evangelhos foram escritos 60 ou 30 anos (isso no máximo) depois da morte de Jesus e esse tempo seria insuficiente para se mitificar um indivíduo.

No mais, o filme se auto-refuta. Querem um exemplo? A alegação do filme de que o cristianismo tenha emprestado ou roubado a idéia dos "três reis-magos" de religiões antigas é ridícula. Os três reis-magos apareceram e aparecem ocasionalmente em cartões de natal produzidos sem nenhuma pesquisa, mas não aparecem em nenhum lugar na Bíblia. No livro do evangelho segundo Mateus simplesmente está escrito "Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém." (Mat. 2:1). Os magos eram conhecidos como homens sábios e não como reis. Durante a Idade Média, surgir a lenda de que os magos foram reis e de que estavam em três, mas isso é pura lenda e não algo ensinado nas Escrituras. O ataque precipitado e enganoso do filme contra a credibilidade do Evangelho apenas revela a falta de credibilidade que possuem seus produtores quando se trata de pesquisa acadêmica.

Não se deixem enganar pelo Zeitgeist! Aquilo é uma bobagem enorme e eu nem preciso abordar o assunto de uma perspectiva Política e Economica para provar isso.

P.S.: já aviso que o primeiro link leva a um site cristão. Sei que alguns já vão cair matando em cima dele, mas pelo menos tentem argumentar de uma maneira mais educada. Se ele está sendo fanático demais ou mentiroso, não deve ser nada difícil comprovar isso.

Ero_Seenin, quanto a parte em negrito, infelizmente é até normal esse tipo de atitude. A grande maioria aqui coloca um post dizendo: "nem vou me incomodar em responder isso. Leia Richard Dawkings/veja Zeitgeist e pare de crer nessas baboseiras. Ali está a prova de que tudo é uma mentira!" ou "para de falar besteira. Leia a Suma Teológica/estude melhor a Bíblia e verá que só falou asneiras". Agora veremos quantas dessas pessoas realmente chegaram a pegar essas obras para analisar. A maioria ouve falar delas em uma conversa de boteco e já sai anunciando por aí como se fosse verdade absoluta. Chega a ser engraçado.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.736
Pontos
709
Spetznaz;3004409 disse:
Ainda não vo o filme, mas seu comentário me chamou a atenção.

Procurei algumas informações sobre Zeitgeist, e pelo que li, ele se baseia quase que inteiramente em astronomia e história, porém vi várias críticas apontando falhas graves nesses aspectos.

Alguém que viu o filme poderia me dizer se as críticas nos links e tags abaixo são válidas?

http://www.apologia.com.br/?p=67#more-67

Embora um bocado de coisas no Zeitgeist tenham um fundo de verdade, muita coisa ali foi manipulada para criar uma "outra verdade", bem ao estilo Illuminati.

Quanto à parte de religião em específico, boa parte das atribuições a Hórus que aparecem no vídeo não têm fundamento histórico. A religião egípcia era politeísta, o nascimento de Hórus foi miraculoso mas não virginal, não há registros de 12 discípulos e assim vai... http://www.egyptianmyths.net/horus.htm (só um exemplo de fonte neutra)

O pessoal do Zeitgeist também não inventou aquela informação, mas retiraram de uma fonte bem duvidosa: Acharya S, uma autora que escreve livros sobre conspiração e que é totalmente desacreditada no meio científico (e por científico, falo do meio laico),

Uma ótima fonte para entender o que foi Jesus sem os possíveis mitos ao redor dele são as obras do Jesus Seminar (esse sim formado por vários historiadores de vulto, muitos deles inclusive ateus):
http://www.westarinstitute.org/Jesus_Seminar/jesus_seminar.html

Agora, todas as religiões, em certo ponto, têm semelhanças entre si, e isso é natural do próprio fenômeno religioso. Hórus representava o sol, e quando os romanos dominaram o Egito, era natural suplantar os deuses locais com substitutos semelhantes da nova religião. Isso foi feito pelo cristianismo também, de diversas formas e em diversos momentos.

Ao contrário do que muitos livros de conspiração alegam, não houve uma "paganização" de uma hora para outra quando Constantino deu liberdade religiosa. É óbvio que Constantino tinha interesses políticos em tal ato, mas muito do que os evangélicos atribuem como paganismo romano no Cristianismo já era praticado antes dele. O sincretismo do povo, e a tendência dos missionários em explicar Cristo como o substituto dos antigos deuses (novamente nada novo... São Paulo mesmo foi dizer que Jesus era aquele da estátua ao deus desconhecido) foi o que acabou gerando a cristianização de várias práticas de novas religiões. Curiosamente, vários dos pontos de contato do mitraísmo com o cristianismo, por exemplo, são de depois de Cristo... O que indica ou que o mitraísmo os puxou do cristianismo, ou que os dois, ao mesmo tempo, os desenvolveram em conjunto.

Zeitgeist falha em não reconhecer virtude na sabedoria da própria gente em se adaptar a uma nova fé sem perder sua bagagem cultural da antiga. Também cria uma hipótese de uma conspiração montada com o fim de "dominar o mundo" que é muito improvável. É óbvio que houve infinitas conspirações no cristianismo, mas a absurda maioria tinha fins imediatistas. O ser humano é individualista demais para ficar planejando coisas para daí a 500 anos (e que ele nem sabe se poderá ver).

Eita... Postei demais. Talvez reaproveite isso em algum tópico na APC. Um abraço.

Poxa, é estranho ver toda essa gente dando crédito a esse filme que nada mais é do que uma colcha de retalhos composta por falácias e teorias paranóicas.

O que causa maior espanto é constatar que até mesmo aqueles que aparentam maior esclarecimento têm acreditado no papo furado de um proto-documentário que defende premissas baseadas em idéias desatualizadas e refutadas já no início do século passado.

Ora, insistir na idéia de que Jesus é um mito e dizer que ele nunca existiu como o filme faz é uma atitude risível. Além dos 27 documentos que compõem o Novo Testamento, existem 39 documentos externos à Bíblia que mencionam Jesus e sua vida terrena. Estas fontes incluem: o Talmude judaico; o Didaquê; historiadores romanos, gregos e judeus; os evangelhos apócrifos (por exemplo, o evangelho de Tomé); etc. Essas fontes extra-bíblicas revelam-nos mais de 100 fatos sobre sua vida, seus ensinos, morte e ressurreição. A Enciclopédia Britânica, edição XV, dedica 20000 palavras à pessoa de Jesus Cristo e em nenhum momento sugere que ele não tenha existido. Como se isso não bastasse, existem mais de cinco mil manuscritos do Novo Testamento, o que o torna o mais bem-documentado dos escritos antigos.

Para vocês terem uma idéia do quanto à existência de Cristo é rica em suas fontes, foram analisadas analogamente as biografias de Alexandre Magno e as de Jesus Cristo. As duas biografias mais antigas sobre a vida de Alexandre foram escritas por Adriano e Plutarco depois de mais de 400 anos da morte de Alexandre, ocorrida em 323 AC e mesmo assim os historiadores as consideram muito confiáveis. Para a maioria dos historiadores, nos primeiros 500 anos, a história de Alexandre ficou quase intacta. Portanto, comparativamente, é insignificante saber que os evangelhos foram escritos 60 ou 30 anos (isso no máximo) depois da morte de Jesus e esse tempo seria insuficiente para se mitificar um indivíduo.

No mais, o filme se auto-refuta. Querem um exemplo? A alegação do filme de que o cristianismo tenha emprestado ou roubado a idéia dos "três reis-magos" de religiões antigas é ridícula. Os três reis-magos apareceram e aparecem ocasionalmente em cartões de natal produzidos sem nenhuma pesquisa, mas não aparecem em nenhum lugar na Bíblia. No livro do evangelho segundo Mateus simplesmente está escrito "Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém." (Mat. 2:1). Os magos eram conhecidos como homens sábios e não como reis. Durante a Idade Média, surgir a lenda de que os magos foram reis e de que estavam em três, mas isso é pura lenda e não algo ensinado nas Escrituras. O ataque precipitado e enganoso do filme contra a credibilidade do Evangelho apenas revela a falta de credibilidade que possuem seus produtores quando se trata de pesquisa acadêmica.

Não se deixem enganar pelo Zeitgeist! Aquilo é uma bobagem enorme e eu nem preciso abordar o assunto de uma perspectiva Política e Economica para provar isso.

P.S.: já aviso que o primeiro link leva a um site cristão. Sei que alguns já vão cair matando em cima dele, mas pelo menos tentem argumentar de uma maneira mais educada. Se ele está sendo fanático demais ou mentiroso, não deve ser nada difícil comprovar isso.

Ero_Seenin, quanto a parte em negrito, infelizmente é até normal esse tipo de atitude. A grande maioria aqui coloca um post dizendo: "nem vou me incomodar em responder isso. Leia Richard Dawkings/veja Zeitgeist e pare de crer nessas baboseiras. Ali está a prova de que tudo é uma mentira!" ou "para de falar besteira. Leia a Suma Teológica/estude melhor a Bíblia e verá que só falou asneiras". Agora veremos quantas dessas pessoas realmente chegaram a pegar essas obras para analisar. A maioria ouve falar delas em uma conversa de boteco e já sai anunciando por aí como se fosse verdade absoluta. Chega a ser engraçado.

[COLOR="Navy"]O problema desse site é que ele só usa a própria bíblia e "documentos religiosos" para defender seu ponto de vista.

Se a história de Jesus fosse tão verdadeira do jeito que falam, teríamos registros acerca da confusão à epoca de seu nascimento (que aconteceu no governo de Augustus), e sua morte (no governo de Tiberius).

Outro erro do site é querer comparar com Alexanre o Grande. Se eles tivessem pesquisado melhor, saberiam que seus próprios generais haviam deixados registros. Eles se confundiram no fato de que esses "registros originais" estão perdidos, mas que todos os trabalhos posteriores (inclusive dos autores citados pelo site) foram baseados nesses primeiros.

Mas, como não estou satisfeito, vou dar um exemplo MEU. Gaius Julius Caesar. Durante sua campanha contra os Gauleses, ele escreveu uma espécie de "diário". Este se [COLOR="Red"]Commentarii de Bello Gallico[/COLOR]. Ele sobreviveu até os dias de hoje, intacto. Tanto que é obrigatória a leitura dele por qualquer pessoa que queira apender Latim Antigo.

Veja bem, temos conhecimento COMPLETO de registros feitos pelo próprio Júlio César antes do nascimento de Cristo.

Gostaria de saber porque o site não mencionou isso.[/COLOR]
 

Spetznaz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
16
Pontos
249
Tesla;3004441 disse:
O problema desse site é que ele só usa a própria bíblia e "documentos religiosos" para defender seu ponto de vista.

Se a história de Jesus fosse tão verdadeira do jeito que falam, teríamos registros acerca da confusão à epoca de seu nascimento (que aconteceu no governo de Augustus), e sua morte (no governo de Tiberius).

Outro erro do site é querer comparar com Alexanre o Grande. Se eles tivessem pesquisado melhor, saberiam que seus próprios generais haviam deixados registros. Eles se confundiram no fato de que esses "registros originais" estão perdidos, mas que todos os trabalhos posteriores (inclusive dos autores citados pelo site) foram baseados nesses primeiros.

Mas, como não estou satisfeito, vou dar um exemplo MEU. Gaius Julius Caesar. Durante sua campanha contra os Gauleses, ele escreveu uma espécie de "diário". Este se Commentarii de Bello Gallico. Ele sobreviveu até os dias de hoje, intacto. Tanto que é obrigatória a leitura dele por qualquer pessoa que queira apender Latim Antigo.

Veja bem, temos conhecimento COMPLETO de registros feitos pelo próprio Júlio César antes do nascimento de Cristo.

Gostaria de saber porque o site não mencionou isso.

Interessante.

O autor do texto é especialista em estudos bíblicos, não me admira que ele foque somente nessa fonte. Ele criticou baseando-se apenas em sua áea de estudos. Por que não citou outras fontes? Não sei, e pra falar a verdade, nem foi por causa dessa parte que eu coloquei o texto aqui. A parte que me intriga é sobre Hórus.

Ah, e aproveitando sua presença aqui, poderia dar uma lida naquela parte em caps lock (aquela que menciona Josefo e Tácito)? Essa parte pode ser levada a sério?

Outra coisa que também se detacou aos meus olhos foi a primeira parte: "A primeira delas ataca a historicidade da Bíblia. Afirma que Jesus é um antropomorfismo que englobou várias entidades solares de outras culturas antigas. Peter Joseph tenta demonstrar que a história de Cristo é basicamente um plágio da história do deus egípcio Hórus."

O texto (e várias outras fontes) afirmam que muitas das informações ditas sobre Hórus no filme são falsas ou distorcidas. Sendo esse o suposto pilar da primeira parte do filme, não seria a mesma coisa que dizer que Zeitgeist se apóia em mentiras para divulgar seu ponto de vista?

O que eu quero saber é se essa parte em específico está ou não errada.

P.S.: novamente afirmo que não vi o filme. Estou fazendo perguntas e discutindo baseado somente no que li a respeito.
 

Nebulosa

Bam-bam-bam
Mensagens
10.687
Reações
6.646
Pontos
454
Ero_Seenin;3003907 disse:
cuidado com esses vídeos de teoria da conspiração.

A primeira coisa que fiz quando vi isso foi pesquisar sobre Hórus em vários sites sobre mitologia, e a descrição que achei não tem NADA relacionado com o que foi dito nesse vídeo.

Ser cético não significa apenas questionar alguma crença, é preciso pesquisar um pouco para ter noção se tal hipótese tem fundamento, e duvido que a maioria das pessoas que postam esse vídeo no youtube e afins, se dá ao trabalho de fazer uma breve pesquisa para comprovar a veracidade do mesmo.

Na verdade tem, mas eles tornaram isso bem mais do que realmente é para ficar mais parecido.
 

jumesyn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.972
Reações
195
Pontos
809
por que que voces so discutem sobre a religiao?
religiao?, eu to pouco me "lixando" se jesus cristo existiu ou nao, os 2 temas que vale a pena nesse documentario é sobre o 11 de setembro e sobre o banco central dos eua (senao o do mundo!:eek:)
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.856
Reações
38.227
Pontos
1.839
Alguém sabe onde posso baixar esse documentário? Minha irmã quer assistir no dvd...
 

Spetznaz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
16
Pontos
249
jumesyn;3005715 disse:
por que que voces so discutem sobre a religiao?
religiao?, eu to pouco me "lixando" se jesus cristo existiu ou nao, os 2 temas que vale a pena nesse documentario é sobre o 11 de setembro e sobre o banco central dos eua (senao o do mundo!:eek:)

Jogue Metal Gear Solid e procure saber mais sobre os Patriotas. Isso sim que é dominar o mundo [:king]
 

jumesyn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.972
Reações
195
Pontos
809
Insane Metal;3005739 disse:
Alguém sabe onde posso baixar esse documentário? Minha irmã quer assistir no dvd...

acho que voce vai ter baixa-lo do youtube e converte-lo usando o vsoConvertXtoDVD3_setup
 

Nebulosa

Bam-bam-bam
Mensagens
10.687
Reações
6.646
Pontos
454
jumesyn;3005715 disse:
por que que voces so discutem sobre a religiao?
religiao?, eu to pouco me "lixando" se jesus cristo existiu ou nao, os 2 temas que vale a pena nesse documentario é sobre o 11 de setembro e sobre o banco central dos eua (senao o do mundo!:eek:)
Não é questão de discutir religião, mesmo se fosse, seria por um lado tão importante quanto pois a religião não é pobre ( financeiramente) e influencia diretamente em várias coisas, inclusive na politica.
A questão é que o video foi extremamente exagerado e se puxou brasa pro seu açado, a intenção era dizer que a religião é baseada na astrologia ( ok) e que assim como jesus existiram vários outros ( sem problemas), IGUAIS e se MESMA HISTORIA ( paramos por aqui), semelhantes mas com diferenças notorias, isso poem um pouco em jogo o " até que ponto" seria esse video confiável.
O problema nao foi a religião, ela foi apenas o X da questão para vermos nitidamente um exagero na tentativa de manipular a opinião de quem assiste.
 
Topo Fundo