O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[+ZEN] Iluminação: a busca pela verdade

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
"The seeker is he who is in search of himself. Give up all questions except one: 'Who am I?'. After all, the only fact you are sure is that you are. The 'I am' is certain. The 'I am this' is not. Struggle to find out what you are in reality. To know what you are, you must first investigate and know what you are not - body, feelings, thoughts, time, space, this or that - nothing, concrete or abstract, which you perceive can be you. The very act of perceiving shows that you are not what you perceive. The clearer you understand that on the level of mind you can be described in negative terms only, the quicker will you come to the end of your search and realize that you are the limitless being." - Sri Nisargadatta Maharaj
Trabalhando Duro

Um discípulo foi ao seu mestre e disse fervorosamente:
"Eu estou ansioso para entender seus ensinamentos e atingir a Iluminação! Quanto tempo vai demorar para eu obter este prêmio e dominar este conhecimento?"
A resposta do mestre foi casual:
"Uns dez anos..."
Impacientemente, o estudante completou:
"Mas eu quero entender todos os segredos mais rápido do que isto! Vou trabalhar duro! Vou praticar todo o dia, estudar e decorar todos os sutras, farei isso dez ou mais horas por dia!! Neste caso, em quanto tempo chegarei ao objetivo?"
O mestre pensou um pouco e disse suavemente:
"Vinte anos."
Olá amigos,

Venho aqui perguntar se alguém já ouviu falar em iluminação. Um conceito totalmente abstrato que remonta 'ensinamentos' de religiões orientais, que em sua essência eram muito mais puras e buscavam um auto conhecimento que as ocidentais, que centram a importância na identidade mental, não o fazem. Mas a busca pela verdade independe de religiões. Religiões envolvem o ego e esse processo de descoberta do 'quem é você' envolve abandonar completamente a noção de ego. Uma redescoberta, realmente.
Uma pessoa dita iluminada, é aquela que descobriu a verdade. Notou que os conceitos aprendidos e vistos no nosso mundo físico não são nada além de conceitos, efetivamente. Descobriu quem é realmente na essência. Quietude, silêncio, observação, amor.

Exemplos de pessoas iluminadas:
  • Buda;
  • Socrates;
  • Jesus Cristo;
  • Eckhart Tolle (vivo);
  • Osho;
  • Mooji (vivo);
  • Gangaji (viva);
  • Satyaprem (brasileiro, vivo); entre muitos outros.
Uma lista interessante, no site: http://enlightened-people.com/list-of-enlightened-people/

Aliás, a tendência é que esse número de enlightened people só cresça com a era da informação. O toque inicial para o abandono do ego na antiguidade se fazia de forma muito metódica apenas ao se conhecer um mestre. Atualmente é facil obter informações e aguçar a curiosidade de se saber quem somos nós.
Recomendo a todos buscarem mais conhecimento nisso. Aliás, é até contraditório eu dizer buscar conhecimento, porque o processo de iluminação é o abandono do ego, do conhecido e mergulho na pureza do aqui e agora. Mas o pontapé inicial pode ser feito com a ajuda da mente. No entanto, é importante o seu abandono no processo.

Material escrito sobre o tema se encontra aos montes. Recomendo, livros como 'O Poder do Agora' do Eckhart Tolle, 'Eu Sou Aquilo' do Maharaj ou qualquer que seja o livro do Osho que devem ser lidos com o coração, e não com a mente. O Rumi tem poesias fenomenais também, iluminado este que viveu no século 13.

Tem muito material no youtube também dos iluminados vivos. É muito interessante, eu vos digo. Tentem escutar com a cabeça aberta, sem pré-julgamentos. O Mooji tem muita coisa legal, a Gangaji também, o Eckhart Tolle também e até o Osho tem vídeos muito ilustrativos e apaziguadores.

ÍNDICE DO TÓPICO
Livros Recomendados:
O Poder do Agora (The Power of Now) - Eckhart Tolle
Eu Sou Aquilo (I am That) - Sri Nisargadatta Maharaj [recomendado por @MAXPLUS2006 e também por mim]
Maha Yoga - Sarma [recomendado por @MAXPLUS2006]
Aprendendo a Silenciar a Mente (Learning to Silence the Mind) - Osho
Tao: O Portal Dourado (Tao The Golden Gate) - Osho
The Life of Miralepa - Tsangnyön Heruka [recomendado por @The Watcher]
Contos Zen - Aoi Kuwan
Poemas Místicos - Jalal ud-Din RUMI (seleção, tradução e introdução José Jorge de Carvalho)

Vídeos:
Alguns vídeos diversos




Alguns vídeos do brasileiro Satyaprem, discípulo do Osho, iluminado




O experimento dos satsangs nas prisões nos EUA, da Gangaji.

https://gangaji.org/Community/PrisonProgram/
A Gangaji simplesmente fez Satsangs em prisões dos EUA e 3 presos acordaram para a verdade. Incrível.
Um deles


Algumas citações e poesias:
Vem,
Te direi em segredo
Aonde leva esta dança.

Vê como as partículas do ar
E os grãos de areia do deserto
Giram desnorteados.

Cada átomo
Feliz ou miserável,
Gira apaixonado
Em torno do sol.

Rumi

----

Sofreste em excesso
por tua ignorância,
carregaste teus trapos
para um lado e para outro,
agora fica aqui.

Na verdade, somos uma só alma, tu e eu.
Nos mostramos e nos escondemos tu em mim, eu em ti.
Eis aqui o sentido profundo de minha relação contigo,
Porque não existe, entre tu e eu, nem eu, nem tu.

Rumi

------

"A monja Chiyono estudou durante anos, mas não foi capaz de atingir a iluminação. Uma noite, ela estava carregando um velho balde cheio de água. Enquanto caminhava, ela observava a lua cheia refletida na água do balde. Subitamente, as tiras de bambu que sustentavam o balde rebentaram, e o balde caiu. A água escorreu pelo chão, o reflexo da lua desapareceu – e Chiyono tornou-se iluminada." - Osho, Taro da Transformação

“The real question is not whether life exists after death. The real question is whether you are alive before death.” — Osho

“My whole teaching consists of two words, meditation and love. Meditate so that you can feel immense silence, and love so that your life can become a song, a dance, a celebration. You will have to move between the two, and if you can move easily, if you can move without any effort, you have learned the greatest thing in life.” — Osho

"The seeker is he who is in search of himself. Give up all questions except one: 'Who am I?'. After all, the only fact you are sure is that you are. The 'I am' is certain. The 'I am this' is not. Struggle to find out what you are in reality. To know what you are, you must first investigate and know what you are not - body, feelings, thoughts, time, space, this or that - nothing, concrete or abstract, which you perceive can be you. The very act of perceiving shows that you are not what you perceive. The clearer you understand that on the level of mind you can be described in negative terms only, the quicker will you come to the end of your search and realize that you are the limitless being." - Sri Nisargadatta Maharaj

------

"Meditação existe para que esqueça tudo o que te foi ensinado pela sociedade"

Alguns posts no tópico de grande valia (em ordem de aparição no tópico):
@Feak sobre Allan Watts, e uma poesia do Rumi
@vitaminaum mais um lindo poema do Rumi
@Grose recomendação do filme O Enigma de Kaspar Hauser Leg
@The Watcher post esclarecedor sobre o budismo como 'filosofia' a ser seguida
@mig29gsxr um conto Zen interessante
@vitaminaum mais alguns contos Zen, muito bacanas
@Vaçago pequeno 'tutorial' para dummies de como tranquilizar-se por meio de meditação e observação corporal
@Maldito Canalha post que resume de forma magnífica tudo o que se está sendo discutido aqui / bonus post

Imagens do tópico:
11987083_10152995986766790_1281801198008270442_n.jpg

12002293_10152997795766790_8361112600667633791_n.jpg

11988656_465234253656632_8274171973479104886_n.jpg

Mais algum buscador? Mais algum meditador por aqui?
Compartilhem vídeos, experiências, poesias, e tudo sobre a consciência.

Eu particularmente já me encontrei com o Satyaprem algumas vezes (meus pais são assíduos frequentadores) e é uma experiência única. É muito amor para um encontro só. Quando você se dá conta das coisas que são ditas por todos os mestres iluminados ao vivo na presença de um, seu mundo desaba. Recomendo a todos que tiverem a oportunidade que o façam. É inexplicável.

Namastê. :)
 
Ultima Edição:

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.862
Reações
18.313
Pontos
1.339
Gostei muito do tópico, eu estudo isso faz um tempo e não cheguei a uma conclusão final ainda.

A conclusão que eu chego no momento é de que tudo é energia e vc tem o poder de mudar suas frequências energéticas com exercícios, com ações e ver os resultados, estou vivendo muito bem assim por enquanto.
Nao sei se isso chega a ser iluminação, mas as vezes sinto que descobri a chave do sucesso, o segredo da vida ou algo parecido.

É um assunto pra sentar e conversar por horas e horas, adoro isso.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Gostei muito do tópico, eu estudo isso faz um tempo e não cheguei a uma conclusão final ainda.

A conclusão que eu chego no momento é de que tudo é energia e vc tem o poder de mudar suas frequências energéticas com exercícios, com ações e ver os resultados, estou vivendo muito bem assim por enquanto.
Nao sei se isso chega a ser iluminação, mas as vezes sinto que descobri a chave do sucesso, o segredo da vida ou algo parecido.

É um assunto pra sentar e conversar por horas e horas, adoro isso.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Realmente, é um assunto interessantíssimo.
Fico feliz que tenha mais alguém que tenha interesse no assunto. Se você souber de algum vídeo ou material posso adicionar no tópico.
Para uma maior clareza, recomendo que leia o livro do Eckhart Tolle 'O Poder do Agora' e veja todos os vídeos possíveis no youtube dele. Ele é muito didático. O Mooji e Osho também são sensacionais.

Namastê, bro :)
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Ja li um pouco sobre, parece que a iluminação é estar livre de todo e qualquer desejo, é isso mesmo?

Osho fala umas coisas interessantes sobre isso, mas ele é meio nosense, não tem muita credibilidade.
Ele fala umas coisas interessantes sobre ambição e etc, que algumas pessoas tentam se livrar de todos os desejos, pensando numa recompensa futura, em outra vida ou coisa do tipo, isso não é eliminar o desejo, é só mudar de foco, de qualquer maneira está esperando uma recompensa.

Iluminação deve ser se sentir alegre pra c***lho exatamente agora, onde a pessoa está, livre de desejos e ambições (só existe o agora segundo esses monges por ai, passado e futuro é uma ilusão), to lendo um livro mt interessante sobre coisas do tipo "O universo holografico", não tem nada a ver com o tópico mas recomendo muito.
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Gostei muito do tópico, eu estudo isso faz um tempo e não cheguei a uma conclusão final ainda.

A conclusão que eu chego no momento é de que tudo é energia e vc tem o poder de mudar suas frequências energéticas com exercícios, com ações e ver os resultados, estou vivendo muito bem assim por enquanto.
Nao sei se isso chega a ser iluminação, mas as vezes sinto que descobri a chave do sucesso, o segredo da vida ou algo parecido.

É um assunto pra sentar e conversar por horas e horas, adoro isso.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
É bem interessante mesmo tudo isso, curto demais.
Ja ouviu falar no experimento da dupla fenda? As partículas sabem quando estão sendo observadas.

As coisas parecem ser bem mais complexas do que nosso drama cotidiano de trabalho/casa/etc/tal.
 


Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Vi agora que citou Osho, eu leio alguns livros dele, mas ele é meio contraditório as vezes, não é dos meus preferidos.

Alguem ja leu "Autobiografia de um Iogue?" É bem bacana esse, apesar de ser gigante.
Tenho curiosidade de ler mais livros do Yogananda, mas não tem nem na internet (leio em pdf), estou quase comprando alguns.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Ja li um pouco sobre, parece que a iluminação é estar livre de todo e qualquer desejo, é isso mesmo?

Osho fala umas coisas interessantes sobre isso, mas ele é meio nosense, não tem muita credibilidade.
Ele fala umas coisas interessantes sobre ambição e etc, que algumas pessoas tentam se livrar de todos os desejos, pensando numa recompensa futura, em outra vida ou coisa do tipo, isso não é eliminar o desejo, é só mudar de foco, de qualquer maneira está esperando uma recompensa.

Iluminação deve ser se sentir alegre pra c***lho exatamente agora, onde a pessoa está, livre de desejos e ambições (só existe o agora segundo esses monges por ai, passado e futuro é uma ilusão), to lendo um livro mt interessante sobre coisas do tipo "O universo holografico", não tem nada a ver com o tópico mas recomendo muito.

Eu diria que iluminação é saber quem você realmente é: o que não é seu corpo mente. É algo anterior a isso.
No momento que tu percebe que você não é o que te ensinaram, você não é filho de ninguém, aliás, você não é ninguém e percebe que é apenas consciência, ambição não faz mais sentido. Ambição é coisa totalmente egoísta.
A falta de ambição é consequência da iluminação, mas efetivamente iluminação é descobrir quem você ê.
A pergunta essencial é: Quem é você?

Sobre o Osho ser nonsense, sim, ele o é. Mas se você ler mais afundo livros do assunto, eles não fazem sentido a partir de certo ponto. Note que paradoxos são utilizados constantemente nesse meio, até por que o objetivo principal não é o entendimento. Não é um caminho a seguir, não é um acontecimento. É uma realização no aqui e agora, uma percepção daquilo que você é.

Namastê bro :)
 

R.And

Supra-sumo
Mensagens
1.324
Reações
909
Pontos
179
Vi agora que citou Osho, eu leio alguns livros dele, mas ele é meio contraditório as vezes, não é dos meus preferidos.

Alguem ja leu "Autobiografia de um Iogue?" É bem bacana esse, apesar de ser gigante.
Tenho curiosidade de ler mais livros do Yogananda, mas não tem nem na internet (leio em pdf), estou quase comprando alguns.

Eu tambem já li esse. Em algumas cidades do Brasil ele ensinam a técnica de Kriya Yoga. Em São Paulo vai ter iniciação em outubro.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Abandonar o ego significa abandonar a razão?
Abandonar o ego significa abandonar a identidade com seu corpo-mente. A razão só faz sentido no mundo teatral do espaço-tempo. A essência da iluminação é uma observação totalmente anterior aos conceitos mundanos.
É algo tão subjetivo que é indizível. Vamos tentando, anyway

Namastê, bro
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.862
Reações
18.313
Pontos
1.339
É bem interessante mesmo tudo isso, curto demais.
Ja ouviu falar no experimento da dupla fenda? As partículas sabem quando estão sendo observadas.

As coisas parecem ser bem mais complexas do que nosso drama cotidiano de trabalho/casa/etc/tal.
Já vi sim, vi uns documentários sobre isso, mas depois de tanto estudar, decidi que era melhor começar a aplicar o conhecimento na minha vida, no dia a dia e tudo mais.



Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Eu diria que iluminação é saber quem você realmente é: o que não é seu corpo mente. É algo anterior a isso.
No momento que tu percebe que você não é o que te ensinaram, você não é filho de ninguém, aliás, você não é ninguém e percebe que é apenas consciência, ambição não faz mais sentido. Ambição é coisa totalmente egoísta.
A falta de ambição é consequência da iluminação, mas efetivamente iluminação é descobrir quem você ê.
A pergunta essencial é: Quem é você?

Sobre o Osho ser nonsense, sim, ele o é. Mas se você ler mais afundo livros do assunto, eles não fazem sentido a partir de certo ponto. Note que paradoxos são utilizados constantemente nesse meio, até por que o objetivo principal não é o entendimento. Não é um caminho a seguir, não é um acontecimento. É uma realização no aqui e agora, uma percepção daquilo que você é.

Namastê bro :)
Cara me come, esse assunto é mt bacana.

Mas.. Osho pelo que li era meio doidão, fumava e bebia igual um condenado, isso procede? E ele é meio extremista sobre certas coisas, tipo futebol, eu odeio, mas ele supõe que qualquer pessoa que assista é um completo retardado digno de pena. Mas.. recomendo novamente "Autobiografia de um Iogue", bacana mesmo.

Eu ja li sobre isso de ser consciência, não ser filho de ninguém, e acredito nisso, mas o buraco é mais embaixo, não é só acreditar, eu acredito ( pelo menos acredito acreditar, wtf) , e não sou nenhum iluminado, e estou longe de ser.
 
Ultima Edição:

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Eu tambem já li esse. Em algumas cidades do Brasil ele ensinam a técnica de Kriya Yoga. Em São Paulo vai ter iniciação em outubro.
Cara, você acredita em tudo que o Yogananda relata? No inicio eu duvidei, mas eu acredito em tudo que está ali, e tem muita coisa tensa.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Cara me come, esse assunto é mt bacana.

Mas.. Osho pelo que li era meio doidão, fumava e bebia igual um condenado, isso procede? E ele é meio extremista sobre certas coisas, tipo futebol, eu odeio, mas ele supõe que qualquer pessoa que assista é um completo retardado digno de pena. Mas.. recomendo novamente "Autobiografia de um Iogue", bacana mesmo.

Eu ja li sobre isso de ser consciência, não ser filho de ninguém, e acredito nisso, mas o buraco é mais embaixo, não é só acreditar, eu acredito ( pelo acredito acreditar, wtf) , e não sou nenhum iluminado, e estou longe de ser.
Hahaha, sobre a citação dele dizer que qualquer pessoa que assista futebol ser digna de pena, realmente é bem a cara dele dizer isso. Tanto o Osho, quanto Satyaprem (aliás, discípulo do Osho, brasileiro gaúcho que conheço) tecem esse tipo de comentário.

O Osho é um grande mestre também, e curto ele pq ele fazia muitas piadas e não ligava pra politicamente correto. Isso é lindo, até pq o politicamente correto é coisa totalmente mental, metódico. Ele criava um paradigma e até por isso foi morto, muito provalmente pelo governo americano. Muitos não gostavam dele, pq ele era MUITO rico. Mas é engraçado as pessoas acharem que mestres tem que ser pobres e tal. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Osho era representante fiel dessa 'contradição'.

Provavelmente, no contexto, ele deve ter dito que pessoas que se doam para o time com tamanho afinco, que tem o time do coração, que dependem só do resultado do time para serem felizes são dignas de pena. Pq, na real, quem se importa com o 'seu' time? Aliás time de quem mesmo? Quem se importa mesmo?

Ele é extremista no sentido de simplesmente dizer o politicamente 'incorreto' como forma de choque. Ele propõe um choque de ideias na sua mente para que você enfim veja que realmente algumas coisas não fazem sentido. Mas no final o objetivo é o mesmo.

Quem torce pra um time de futebol? Você, na essência, ou simplesmente uma mente ansiosa que só tende a buscar problemas?
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Me interesso por isso desde novo, então ja li muitos livros relacionados.

Adquiri os 5 livros físicos do Kardec, as principais obras do espiritismo, mas depois de ler "O livro dos espiritos", que achei bem interessante, comecei o "O evangelho segundo o espiritismo" e desanimei totalmente de ler o resto.
Primeiro que aparece várias vezes "Deus quer", como se Deus tivesse preferencias, e isso analisando de perto, não faz o mínimo sentido, e o pior, aparece algo varias vezes que me incomodou PRA c***lho, que "Deus julga", qual o sentido de julgar a própria criação?
To em menos da metade, e nem um pouco afim de terminar.

Pulei pro Céu e o Inferno pois tem uns relatos marotos de pessoas que desencarnaram, isso é legal, o curioso é que eles tem várias semelhanças.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Me interesso por isso desde novo, então ja li muitos livros relacionados.

Adquiri os 5 livros físicos do Kardec, as principais obras do espiritismo, mas depois de ler "O livro dos espiritos", que achei bem interessante, comecei o "O evangelho segundo o espiritismo" e desanimei totalmente de ler o resto.
Primeiro que aparece várias vezes "Deus quer", como se Deus tivesse preferencias, e isso analisando de perto, não faz o mínimo sentido, e o pior, aparece algo varias vezes que me incomodou PRA c***lho, que "Deus julga", qual o sentido de julgar a própria criação?
To em menos da metade, e nem um pouco afim de terminar.

Pulei pro Céu e o Inferno pois tem uns relatos marotos de pessoas que desencarnaram, isso é legal, o curioso é que eles tem várias semelhanças.
Sério, leia 'O Poder do Agora' do Eckhart Tolle e veja vídeos dele.
Leia e veja vídeos sobre o experimento da Ganaji nos presídios dos EUA também, é muito bonito.

E sobre seu interesse 'espiritual', não recomendo material de nenhuma religião. Veja por exemplo o cristianismo, que absorveu ensinamentos tão belos e profundos do nobre Jesus de forma tão... mental.
O espiritísmo não está longe. Aliás, todas as religiões são inexatas. Provém de pessoas e não experiências.

Namastê, bro
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Comecei a ler um livo chamado " O Poder do AGORA".
Fala sobre isso... é muito conceito pra absorver de uma vez...
Mas estou curtindo...
Diz a frase de Buda: _ Todo desejo causa sofrimento".
Infelizmente ou felizmente é verdade... vai tudo de contra o que nosso mundo ocidental prega...
Mas vou continuar lendo.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Comecei a ler um livo chamado " O Poder do AGORA".
Fala sobre isso... é muito conceito pra absorver de uma vez...
Mas estou curtindo...
Diz a frase de Buda: _ Todo desejo causa sofrimento".
Infelizmente ou felizmente é verdade... vai tudo de contra o que nosso mundo ocidental prega...
Mas vou continuar lendo.
Todo desejo causa sofrimento, a clássica.
Quem deseja, efetivamente, é sua mente. E a mente é a mestre em julgar e sofrer. Fico feliz caso isso aconteça, se não não.
O ser observador que você é, não deseja, ele dança a valsa da vida sem julgamentos.
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Tava lendo "fama ambição" e não sei mais o que do Osho, e li algumas coisas que discordei totalmente e acabei excluindo, to curioso pra lembrar o que foi, estou procurando
Sério, leia 'O Poder do Agora' do Eckhart Tolle e veja vídeos dele.
Leia e veja vídeos sobre o experimento da Ganaji nos presídios dos EUA também, é muito bonito.

E sobre seu interesse 'espiritual', não recomendo material de nenhuma religião. Veja por exemplo o cristianismo, que absorveu ensinamentos tão belos e profundos do nobre Jesus de forma tão... mental.
O espiritísmo não está longe. Aliás, todas as religiões são inexatas. Provém de pessoas e não experiências.

Namastê, bro
Li "o poder do agora" pela primeira vez tinha uns 14 anos, achei interessante, mas não apliquei nada.
Depois reli, devia ter uns 16, notei milhares de coisas e tive vários insights que não tive na primeira vez, mas nem dei uma foda e deixei pra la. Agora com 18 anos estou querendo ler novamente, mas estou querendo o físico, vou procurar um no estante virtual.

Meus livros preferidos são o "Autobiografia de um Iogue", e "Conversando com Deus", c***lho, esse "Conversando com Deus" foi um divisor de águas, reuniu muita coisa que eu acreditava, não sei com quem o Neale estava conversando, mas ele fala coisas bem reflexivas e... curiosas, mas lembro que na época relutei demais pra ler, "Conversando com Deus", um título bem broxante, imaginei aquele monte de baboseira de pastores, mas não é nada disso, curti tanto que adquiri o físico, fiquei até sem dormir refletindo sobre as coisas desse livro. É uma trilogia, apesar de curtir todos, o 1 e o 3 são os meus preferidos, vou tentar adquirir o box. Minha visão de Deus esta nesse livro, detalhada.
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Jiddu Krishnamurti deveria estar na sua lista dos iluminados, ele é bacana tbm.

"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." Nunca esqueci dessa frase dele.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Jiddu Krishnamurti deveria estar na sua lista dos iluminados, ele é bacana tbm.

"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." Nunca esqueci dessa frase dele.
Aqui a página dele no site que citei:

http://enlightened-people.com/2014/06/jiddu-krishnamurti/

“It is no measure of health to be well adjusted to a profoundly sick society.” — Jiddu Krishnamurti

É muito interessante ver que TODOS OS ILUMINADOS FALAM A MESMA COISA. Todos com origens diferentes, vertentes filosóficas diferentes, mestres diferentes chegam no mesmo 'local'. Acho isso belo.
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
É, realmente são todos parecidos, parecem ter o mesmo olhar, aquela calma imperturbável, e uma introspecção que parece ser constante.

Sobre o experimento da Ganaji não achei nada, mas lembro de ter lido algo relacionado, é de um monge que ensina meditação em uma prisão? Pesquisei aqui e não achei nada sobre isso, acho que na época li isso foi numa sinopse de um documentário. Tiver algum link agradeço.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Todo desejo causa sofrimento, a clássica.
Quem deseja, efetivamente, é sua mente. E a mente é a mestre em julgar e sofrer. Fico feliz caso isso aconteça, se não não.
O ser observador que você é, não deseja, ele dança a valsa da vida sem julgamentos.

Não tenho hábito de ler livros, mas esse me prendeu bastante...
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Jiddu Krishnamurti deveria estar na sua lista dos iluminados, ele é bacana tbm.

"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." Nunca esqueci dessa frase dele.
Olha outra parte interessante:

Krishnamurti was not wrong. It is possible for one to realize one’s true nature by simply recognizing the fact, but it is perhaps 1 in 100 million that is prepared for such a feat. For the rest of us, spiritual practices are useful tools to help us get up that mountain. Without them we are not prepared to make the journey.

Que diz simplesmente que alguns simplesmente se iluminam sozinhos. Há pessoas que atingem o nirvana olhando um riacho, brincando no lixo. Para a maioria, práticas espirituais são requeridas. O Osho também se 'auto-iluminou'. Do Buda é dito a mesma coisa.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
É, realmente são todos parecidos, parecem ter o mesmo olhar, aquela calma imperturbável, e uma introspecção que parece ser constante.

Sobre o experimento da Ganaji não achei nada, mas lembro de ter lido algo relacionado, é de um monge que ensina meditação em uma prisão? Pesquisei aqui e não achei nada sobre isso, acho que na época li isso foi numa sinopse de um documentário. Tiver algum link agradeço.

https://gangaji.org/Community/PrisonProgram/

A Gangaji (escrevi errado, sorry haha), que é uma mulher, simplesmente fez Satsangs em prisões dos EUA e incrivelmente 3 presos acordaram para a verdade. Incrível.
Um deles:
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Ja li que Jesus não foi foderoso desde sempre, ele era comum, mas passou vários anos estudando com monges.

E realmente ele desaparece em certa idade, dos 12 aos 30 se não me engano, depois retorna like a boss fazendo discursos e curando pessoas.
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Todo livro que acho, baixo e jogo na pasta, no final vou acumulando e nem leio nada, mas tenho milhares aqui sobre essas coisas. :brbr

Legal tambem foi a "morte" do Paramahansa Yogananda, ele pelo jeito sabia que iria morrer, ai do nada caiu não sei aonde, e bateu as botas. Só que o corpo dele ficou por dias sem o mínimo sinal de decomposição. Nada que eu possa provar, mas não duvido.

Tambem não podemos nos esquecer do Gandhi.
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Pra finalizar, pois to indo dormir, outra coisa que quando entendi achei bem foda, é que Cristo usava demonio/diabo pra se referir a matéria/máya/ilusão.

Ele descreve maya/demonio/ilusão como um demônio, um assassino e um mentiroso.
“O demônio ... foi um homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque nele não há verdade. Quando mente, fala do que lhe é próprio, porque é um mentiroso e o pai da mentira.” (João, 8:44).

“O diabo peca desde o princípio. O Filho de Deus manifestou-se com este propósito: destruir as obras do diabo.” (1 João, 3:8).

Destruir as obras do diabo = Sair da ilusão. Só que como somos criativos pra c***lho, criamos um ser do mal, com todos os defeitos humanos, e o inimigo mortal de Deus.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Eu também sou buscador e recomendo dois livros:

maha yoga - sarma
eu sou aquilo - maharaj

O primeiro é barato e o segundo é bem caro, mas vale o investimento.
Eu sou aquilo eu tenho aqui em casa, meus pais recomendaram.
Começarei a ler para ontem
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Pra finalizar, pois to indo dormir, outra coisa que quando entendi achei bem foda, é que Cristo usava demonio/diabo pra se referir a matéria/máya/ilusão.

Ele descreve maya/demonio/ilusão como um demônio, um assassino e um mentiroso.
“O demônio ... foi um homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque nele não há verdade. Quando mente, fala do que lhe é próprio, porque é um mentiroso e o pai da mentira.” (João, 8:44).

“O diabo peca desde o princípio. O Filho de Deus manifestou-se com este propósito: destruir as obras do diabo.” (1 João, 3:8).

Destruir as obras do diabo = Sair da ilusão. Só que como somos criativos pra c***lho, criamos um ser do mal, com todos os defeitos humanos, e o inimigo mortal de Deus.
Exato! As metáforas de Jesus foram fielmente e mentalmente interpretadas. Outra parábola interessante é aquela do cego.
«Chegaram a Jericó. Ao sair Jesus da cidade com seus discípulos e com uma grande multidão, estava sentado à beira da estrada um cego mendigo, chamado Bartimeu, filho de Timeu. Quando soube que era Jesus o Nazareno, começou a clamar: Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim! Muitos mandaram que se calasse, mas ele clamava ainda mais:Filho de Davi, tem compaixão de mim! Jesus parou e disse: Chamai-o. Chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a sua capa, de um salto levantou-se e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu tenha vista. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te curou.No mesmo instante recebeu a vista, e o foi seguindo pela estrada

Que seria justamente o 'acordar para a verdade'. Somos todos cegos. Nessa parábola, alguém 'viu'.

E muitos outros.
 
Topo Fundo