Quase tive um treco ontem quando vi que a demo tinha saído na psn euroéia. Cheguei a criar uma conta lá pra caso a hora que chegasse em casa, ainda não estivesse disponível na psn brasileira, adicionaria mais uma conta ao meu ps4.
Mas eis que chego em casa à noite e o demo também está disponível por aqui.
Já no começo o jogo detecta o psvr e pergunta se quer mudar o modo de jogo. Fui direto no options e desliguei todas as opções de conforto (que são várias). Aí resolvi fazer o tutorial (apesar de ser galo velho de zoe e zoe2) pra ver como seria a diferença de jogabilidade no vr.
Achei BEM interessante por alguns motivos: Mesmo com todas opções de conforto desligadas, não tive problema algum com a movimentação ou orientação. Inclusive, achei até que a movimentação seria mais rápida e que haveria um período de adaptação por conta de dash e lock-on, mas não. O jogo tá com um passo bem tranquilo pra quem está acostumado com vr (mas também nunca tive problema com nenhum outro jogo vr).
A jogabilidade se mantém idêntica ao original, parece até que o fato de estarmos vendo a coisa toda de dentro do cockpit não afetou em nada a maneira de jogar. Joguei como sempre joguei o jogo antigo e não tive problemas.
Uma coisa interessante que fizeram foi colocar um modelo 3d do jehuty no hud, no canto superior direito da visão. Por ali você tem idéia de em que posição o orbital frame está, se está segurando algo, se está concentrando um burst shot e se existem inimigos próximos ou ao redor.
Único problema que vi (se é que caracteriza problema) é que ao olhar ao redor do cockpit, o corpo do Dingo não acompanha a movimentação da cabeça (como em gran turismo ou starblood arena) o que criaria uma sensação maior de imersão na coisa toda. Mas o jogo avisa várias vezes que "essa demo pode não representar de fato o produto final". Então pra um jogo que sai em setembro, tem tempo de sobra pra implementar perfumarias desse tipo.
No geral eu curti pacas, porque sou MUITO fã da série e tenho pirado bastante em jogos vr. Terminei primeiro vendo as cutscenes e sendo meio conservador e logo em seguida joguei de novo pulando cenas e descendo a porrada em geral. Dos dois jeitos foi tudo muito tranquilo. Achei, de fato, uma boa implementação de vr pra um jogo que ja tá velhinho (inclusive graficamente falando), mas implementação essa que vale a pena e vai me fazer jogar esse jogo mais uma vez.
Em tempo: Quem for jogar, não deixe de conferir o extra de "model viewer" e dar uma aproximada forte nos modelos 3d.