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A intenção sempre foi essa.Olha :
Você está contando 700 cores com essa técnica de transparência né?
- Maximum colors on-screen: 32,768 (using color arithmetic for transparency effects).
- Maximum colors per layer per scanline: 256.
Eai pessoal!! Não sei se estou perto do limite ainda, mas vejam como está:
Me aproveitei da transparência para criar mais cores, será que passou dos 250?
Sim a questão é sobre cores na saída tela, o efeito transparência deve burlar a CRAM do console.
A paleta mostra o que está sendo exibido na tela. As cores podem possuir mais ou menos iluminação o que é identificado no seu valor real pelo editor de paletas. Se a cor for transparente vai aparecer na paleta, exemplo.
Mas como o amigo Old School disse, isso pode ser burlado usando a técnica HAM que troca as cores dos layers usando o sinal da Scanline. Com isso a contagem tem que ser feita tela por tela capturada, a medida em que as cores são trocadas.
A paleta mostra o que está sendo exibido na tela. As cores podem possuir mais ou menos iluminação o que é identificado no seu valor real pelo editor de paletas. Se a cor for transparente vai aparecer na paleta, exemplo.
Mas como o amigo Old School disse, isso pode ser burlado usando a técnica HAM que troca as cores dos layers usando o sinal da Scanline. Com isso a contagem tem que ser feita tela por tela capturada, a medida em que as cores são trocadas.
É mas na imagem que você postou em referência a tela do hack de Mario World, aparentemente não existe essa distinção de cores transparentes.
tanta confusão gente, para algo bem simples.
Imagine um pintor....
Ele escolheu algumas cores básicas para fazer uma pintura
Com poucas cores ele conseguiu isso
As cores que o amigo lá escolheu são 118, esse é a base dele como pintor, mas quando você joga transparência e outros feitos de mesclagem de cor elas geram novas cores e outros valores. Ou seja é uma cor real porque a união daquelas camadas gerou uma cor nova e aquele pixel realmente tem um valor RGB diferente daquelas que ela usou como base.
É um conceito simples que está nos acompanha a séculos, sacou?
Então quando o Edinei fala que a tela tem 700 cores ela realmente tem, não importa se você usou 256 ou 30 para cria-las entendeu?
4k de cores no DK?Por isso que ao vivo o DKC tem 4096 cores na primeira fase,mas se olharmos tela por tela,veremos que ele tem um número igual ou menor a 256 cores.
Acusei de espalhar desinformação.Eu já entendi tudo.
O que eu não entendi foi o amigo edinei falando que o outro amigo estava desinformado.
Nenhum dos dois estão errados então.
As informações dos dois se complementam.
4k de cores no DK?
Já capturaram todas as fases do jogo e nunca acharam esse valor, se você for contar o valor que é contato pela saída de cores na tv em ntsc ou pal ae pode ser, mas neste caso todos os jogos ultrapassam e muito o valor real de cores gerados por eles.
Aparentemente não.
Mas,uma observação...
Cores transparentes não podem contar como "cores exibidas na tela" pelo que eu saiba.
Porque o limite de cores do SNES é 256.Certamente são 256 cores sem contar as transparentes.
Por isso que ao vivo o DKC tem 4096 cores na primeira fase,mas se olharmos tela por tela,veremos que ele tem um número igual ou menor a 256 cores.
Utilizando o trick das scanlines - chamado de HAM.
Mas aí é que tá meu amigo, isso já tá passando de uma discussão técnica (longe de ser às nisso), pra uma discussão semântica tipo, as cores a serem consideradas são as no momento em que o console gera na paleta, ou as com os efeitos de transparência ligados na saída da imagem?
Indo um pouco mais longe e sendo um pouco perpicaz, não acha no mínimo estranho afirmar que o console pode categoricamente exibir 4096 cores na tela e em outro momento bater a tecla que o limite de 256 cores não pode ser ultrapassado?
É mas na imagem que você postou em referência a tela do hack de Mario World, aparentementenão existe essa distinção de cores transparentes.
Não sei se tem relação,mas quando jogo DKC 1,na primeira fase,o background fica tremendo.
Utilizando o trick das scanlines - chamado de HAM.
Ou seja,contando uma tela só,nunca que vai exibir 4096,só acontece isso se pegarmos todas as telas com cores diferentes e juntá-las.
Existe sim. Você é que não observou direito, a ultima cor por exemplo (amarela) está com o efeito aplicado, note que ela está mais clara. A opção "Transparency" também esta marcada.
Eles aplicaram o efeito gradiente ao fundo e usaram o sinal da Scanline para trocar as cores dos layers.
Aqui um site que deu origem as discussões. http://www.racketboy.com/retro/super-nintendo-snes-games-that-pushed-the-limits-graphics-soun
Eu fiz a contagem das 4096 cores no tópico de Donkey Kong, quem quiser é só ir lá conferir.
Eu já vi esse link,muito boa as postagens desse site.Existe sim. Você é que não observou direito, a ultima cor por exemplo (amarela) está com o efeito aplicado, note que ela está mais clara. A opção "Transparency" também esta marcada.
Eles aplicaram o efeito gradiente ao fundo e usaram o sinal da Scanline para trocar as cores dos layers.
Aqui um site que deu origem as discussões. http://www.racketboy.com/retro/super-nintendo-snes-games-that-pushed-the-limits-graphics-soun
Eu fiz a contagem das 4096 cores no tópico de Donkey Kong, quem quiser é só ir lá conferir.
Vlw.Exatamente isso, manjou muito agora. Com essa postagem você fechou o tópico.
Sim mas cade?
Isso é que nem extraterreste, pessoal fala que faz mais ninguém prova que existe.
Já capturaram o jogo de cabo a rabo e nunca pegamos um valor nem sequer perto disso.
Eu quero acreditar, mas só falar e não mostrar que faz fica difícil.
Você quer que eu acredite que só existe uma cor amarelo trasnparente naquela tela?
E sobre esse lance de DK na boa já vi users anteriores com o mesmo perfil de postagem que o seu e que também coincidentemente citou o mesmo link sobre o assunto
Ué... então está explicado.Mas ele não disse que DKC exibe 4096 cores na tela se você capturar uma tela especificamente.Ele disse que é ao vivo que fica com 4096 cores,ou melhor,se você capturar todas as telas em que há trocas de cores.
Inclusive,olha essa parte do comentário dele:
"Mas como o amigo Old School disse, isso pode ser burlado usando a técnica HAM que troca as cores dos layers usando o sinal da Scanline. Com isso a contagem tem que ser feita tela por tela capturada, a medida em que as cores são trocadas."
É mas na imagem que você postou em referência a tela do hack de Mario World, aparentemente não existe essa distinção de cores transparentes.
Existe sim. Você é que não observou direito, a ultima cor por exemplo (amarela) está com o efeito aplicado, note que ela está mais clara. A opção "Transparency" também esta marcada.
Somando como simultâneas as cores de várias telas, cada qual com cores diferentes? Outra bobagem, já que não são simultâneas.Mas ele não disse que DKC exibe 4096 cores na tela se você capturar uma tela especificamente.Ele disse que é ao vivo que fica com 4096 cores,ou melhor,se você capturar todas as telas em que há trocas de cores.
Loucura total.Enfim, mistério resolvido. E falar para capturar as imagens em sequência e somar as cores é uma piada, sério.
Você quer que eu acredite que só existe uma cor amarelo trasnparente naquela tela?
E sobre esse lance de DK na boa já vi users anteriores com o mesmo perfil de postagem que o seu e que também coincidentemente citou o mesmo link sobre o assunto
Acho.Amigo,não é que existe apenas uma cor transparente naquele amarelho.Acho que se separarmos todas as cores daquele amarelo,pegando como exemplo,o número de cores aumentaria muito.
Resumindo,aquele amarelo mostrado na imagem do Warrior está com diversas cores transparentes "dentro de si".
Estou captando vossa mensagem...Você quer que eu acredite que só existe uma cor amarelo trasnparente naquela tela?
E sobre esse lance de DK na boa já vi users anteriores com o mesmo perfil de postagem que o seu e que também coincidentemente citou o mesmo link sobre o assunto
Acho.
Uma dica: em imagem com paleta indexada, a "cor transparente" é a que "desaparece".O "acho" é em relação ao número de cores transparentes que estão aplicadas naquele amarelo,porque eu não sei quantas exatamente são.
Muita confusão e desinformação.Galera, acho que já deu. Snes cospe cores pra caramba na tela, e isso já provamos por aqui, esqueça o mito de 4k de cores e outras lendas e bola pra frente.
Não sabe o que significa nem o que faz aquele campo Transparency ligado na hora de indexar cor!!!!!!!
E está querendo contar cor, falar como funciona o Photoshop? Caramba, não sabe do que fala mesmo.
Somando como simultâneas as cores de várias telas, cada qual com cores diferentes? Outra bobagem, já que não são simultâneas.
É a mesma lógica de pegar duas telas do Mega com um objeto cintilando e, considerando as duas, falar que está acontecendo uma transparência ali.
Ué... então está explicado.
Ele não exibe as 4096 cores, nem perto disso como eu tinha falado.
É simplesmente um truque de ótica, a mesma coisa acontece com alguns jogos de Amiga,
veja meu review do Agony do amiga por exemplo, o efeito de copper+flicker que eles usam é bem similar a isso,
eles programam cada linha para exibir uma cor diferente a cada refresh de tela,
como nossos olhos enxergam mais lento que isso para gente passa como se fosse uma coisa só.
Nno meu vídeo você vai notar que o fundo fica piscando porque na época o youtube era travado a 30frames,
então capava pela metade os quadros e ainda quebrava o refresh da tela.
Enfim, mistério resolvido. E falar para capturar as imagens em sequência e somar as cores é uma piada, sério.
In part 2 of this Amiga 500 video I add a second floppy drive to the system and then use NewTek's DigiPaint 3 paint program to demonstrate the Amiga's unique Hold And Modify or HAM graphics mode, which allowed all 4096 colors of the Amiga's palette to be displayed on screen simultaneously. Because of the trick used to display colors outside of the base screen mode's palette of 16 colors, HAM mode had an interesting side-effect known as "fringing," and this video demonstrates HAM fringes and explains what causes them.
Exatamente isso, manjou muito agora. Com essa postagem você fechou o tópico.Ou seja,contando uma tela só,nunca que vai exibir 4096,só acontece isso se pegarmos todas as telas com cores diferentes e juntá-las.
Beleza cara, você está certo. As cores estão na mesma imagem, na mesma tela em que acontece a mesclagem.
Loucura total. São simultâneas mas... não são. Estão em telas diferentes.Cada cor nova que aparece tem de ser contada em tela separada, se não a totalidade de cores nunca serão identificadas.
É a mesma lógica de pegar duas telas do Mega com um objeto cintilando e, considerando as duas, falar que está acontecendo uma transparência ali.
Isso mesmo, a cor branca que está presente na imagem.Uma dica: em imagem com paleta indexada, a "cor transparente" é a que "desaparece".
Muita confusão e desinformação.
Loucura total. São simultâneas mas... não são. Estão em telas diferentes.
Repito meu exemplo:
Pára com isso, cara. Chega parecer que está de brincadeira postando essas coisas.Isso mesmo, a cor branca que está presente na imagem.
Loucura total. São simultâneas mas... não são. Estão em telas diferentes.
Repito meu exemplo: