O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Jogos com melhores gráficos do SNES

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
Olha :
  • Maximum colors on-screen: 32,768 (using color arithmetic for transparency effects).
  • Maximum colors per layer per scanline: 256.
Você está contando 700 cores com essa técnica de transparência né?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Olha :
  • Maximum colors on-screen: 32,768 (using color arithmetic for transparency effects).
  • Maximum colors per layer per scanline: 256.
Você está contando 700 cores com essa técnica de transparência né?
A intenção sempre foi essa.

Eai pessoal!! Não sei se estou perto do limite ainda, mas vejam como está:

RhFDXah.png



Me aproveitei da transparência para criar mais cores, será que passou dos 250?
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
Sim a questão é sobre cores na saída tela, o efeito transparência deve burlar a CRAM do console. :kideia


A paleta mostra o que está sendo exibido na tela. As cores podem possuir mais ou menos iluminação o que é identificado no seu valor real pelo editor de paletas. Se a cor for transparente vai aparecer na paleta, exemplo.

color_palette_panel.jpg


Mas como o amigo Old School disse, isso pode ser burlado usando a técnica HAM que troca as cores dos layers usando o sinal da Scanline. Com isso a contagem tem que ser feita tela por tela capturada, a medida em que as cores são trocadas.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.341
Reações
105.533
Pontos
1.299
A paleta mostra o que está sendo exibido na tela. As cores podem possuir mais ou menos iluminação o que é identificado no seu valor real pelo editor de paletas. Se a cor for transparente vai aparecer na paleta, exemplo.

color_palette_panel.jpg


Mas como o amigo Old School disse, isso pode ser burlado usando a técnica HAM que troca as cores dos layers usando o sinal da Scanline. Com isso a contagem tem que ser feita tela por tela capturada, a medida em que as cores são trocadas.


É mas na imagem que você postou em referência a tela do hack de Mario World, aparentemente não existe essa distinção de cores transparentes. :kpensa

imagem03_zpsydlcdwgq.png
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
A paleta mostra o que está sendo exibido na tela. As cores podem possuir mais ou menos iluminação o que é identificado no seu valor real pelo editor de paletas. Se a cor for transparente vai aparecer na paleta, exemplo.

color_palette_panel.jpg


Mas como o amigo Old School disse, isso pode ser burlado usando a técnica HAM que troca as cores dos layers usando o sinal da Scanline. Com isso a contagem tem que ser feita tela por tela capturada, a medida em que as cores são trocadas.

Não sei se tem relação,mas quando jogo DKC 1,na primeira fase,o background fica tremendo.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
É mas na imagem que você postou em referência a tela do hack de Mario World, aparentemente não existe essa distinção de cores transparentes. :kpensa

imagem03_zpsydlcdwgq.png

Aparentemente não.
Mas,uma observação...
Cores transparentes não podem contar como "cores exibidas na tela" pelo que eu saiba.
Porque o limite de cores do SNES é 256.Certamente são 256 cores sem contar as transparentes.

Por isso que ao vivo o DKC tem 4096 cores na primeira fase,mas se olharmos tela por tela,veremos que ele tem um número igual ou menor a 256 cores.
 


Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
tanta confusão gente, para algo bem simples.

Imagine um pintor....
Ele escolheu algumas cores básicas para fazer uma pintura
tecnicas-de-pintura-em-tela2.jpg


Com poucas cores ele conseguiu isso
tecnicas-de-pintura-em-tela3.jpg


As cores que o amigo lá escolheu são 118, esse é a base dele como pintor, mas quando você joga transparência e outros feitos de mesclagem de cor elas geram novas cores e outros valores. Ou seja é uma cor real porque a união daquelas camadas gerou uma cor nova e aquele pixel realmente tem um valor RGB diferente daquelas que ela usou como base.
É um conceito simples que está nos acompanha a séculos, sacou?

Então quando o Edinei fala que a tela tem 700 cores ela realmente tem, não importa se você usou 256 ou 30 para cria-las entendeu?
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
tanta confusão gente, para algo bem simples.

Imagine um pintor....
Ele escolheu algumas cores básicas para fazer uma pintura
tecnicas-de-pintura-em-tela2.jpg


Com poucas cores ele conseguiu isso
tecnicas-de-pintura-em-tela3.jpg


As cores que o amigo lá escolheu são 118, esse é a base dele como pintor, mas quando você joga transparência e outros feitos de mesclagem de cor elas geram novas cores e outros valores. Ou seja é uma cor real porque a união daquelas camadas gerou uma cor nova e aquele pixel realmente tem um valor RGB diferente daquelas que ela usou como base.
É um conceito simples que está nos acompanha a séculos, sacou?

Então quando o Edinei fala que a tela tem 700 cores ela realmente tem, não importa se você usou 256 ou 30 para cria-las entendeu?

Eu já entendi tudo.

O que eu não entendi foi o amigo edinei falando que o outro amigo estava desinformado.
Nenhum dos dois estão errados então.
As informações dos dois se complementam.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Por isso que ao vivo o DKC tem 4096 cores na primeira fase,mas se olharmos tela por tela,veremos que ele tem um número igual ou menor a 256 cores.
4k de cores no DK?
Já capturaram todas as fases do jogo e nunca acharam esse valor, se você for contar o valor que é contato pela saída de cores na tv em ntsc ou pal ae pode ser, mas neste caso todos os jogos ultrapassam e muito o valor real de cores gerados por eles.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu já entendi tudo.

O que eu não entendi foi o amigo edinei falando que o outro amigo estava desinformado.
Nenhum dos dois estão errados então.
As informações dos dois se complementam.
Acusei de espalhar desinformação.

Primeiro fazendo entender que eram só 118 cores naquela tela.
Depois que photoshop "acrescenta cores à imagem" e "sempre muda o valor de cada cor".
Como disse, coisa de quem não sabe o que fala.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
4k de cores no DK?
Já capturaram todas as fases do jogo e nunca acharam esse valor, se você for contar o valor que é contato pela saída de cores na tv em ntsc ou pal ae pode ser, mas neste caso todos os jogos ultrapassam e muito o valor real de cores gerados por eles.

Utilizando o trick das scanlines - chamado de HAM.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.341
Reações
105.533
Pontos
1.299
Aparentemente não.
Mas,uma observação...
Cores transparentes não podem contar como "cores exibidas na tela" pelo que eu saiba.
Porque o limite de cores do SNES é 256.Certamente são 256 cores sem contar as transparentes.

Por isso que ao vivo o DKC tem 4096 cores na primeira fase,mas se olharmos tela por tela,veremos que ele tem um número igual ou menor a 256 cores.


Mas aí é que tá meu amigo, isso já tá passando de uma discussão técnica (longe de ser às nisso), pra uma discussão semântica tipo, as cores a serem consideradas são as no momento em que o console gera na paleta, ou as com os efeitos de transparência ligados na saída da imagem?

Indo um pouco mais longe e sendo um pouco perpicaz, não acha no mínimo estranho afirmar que o console pode categoricamente exibir 4096 cores na tela e em outro momento bater a tecla que o limite de 256 cores não pode ser ultrapassado?
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Utilizando o trick das scanlines - chamado de HAM.

Sim mas cade?
Isso é que nem extraterreste, pessoal fala que faz mais ninguém prova que existe.
Já capturaram o jogo de cabo a rabo e nunca pegamos um valor nem sequer perto disso.
Eu quero acreditar, mas só falar e não mostrar que faz fica difícil.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
Mas aí é que tá meu amigo, isso já tá passando de uma discussão técnica (longe de ser às nisso), pra uma discussão semântica tipo, as cores a serem consideradas são as no momento em que o console gera na paleta, ou as com os efeitos de transparência ligados na saída da imagem?

Indo um pouco mais longe e sendo um pouco perpicaz, não acha no mínimo estranho afirmar que o console pode categoricamente exibir 4096 cores na tela e em outro momento bater a tecla que o limite de 256 cores não pode ser ultrapassado?

Mas ele não disse que DKC exibe 4096 cores na tela se você capturar uma tela especificamente.Ele disse que é ao vivo que fica com 4096 cores,ou melhor,se você capturar todas as telas em que há trocas de cores.
Inclusive,olha essa parte do comentário dele:
"Mas como o amigo Old School disse, isso pode ser burlado usando a técnica HAM que troca as cores dos layers usando o sinal da Scanline. Com isso a contagem tem que ser feita tela por tela capturada, a medida em que as cores são trocadas."

Ou seja,contando uma tela só,nunca que vai exibir 4096,só acontece isso se pegarmos todas as telas com cores diferentes e juntá-las.

É ou não é isso [user]Warrior of Light[/user] ?
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
É mas na imagem que você postou em referência a tela do hack de Mario World, aparentementenão existe essa distinção de cores transparentes. :kpensa

imagem03_zpsydlcdwgq.png


Existe sim. Você é que não observou direito, a ultima cor por exemplo (amarela) está com o efeito aplicado, note que ela está mais clara. A opção "Transparency" também esta marcada.

Não sei se tem relação,mas quando jogo DKC 1,na primeira fase,o background fica tremendo.

Eles aplicaram o efeito gradiente ao fundo e usaram o sinal da Scanline para trocar as cores dos layers.

Utilizando o trick das scanlines - chamado de HAM.


Aqui um site que deu origem as discussões. http://www.racketboy.com/retro/super-nintendo-snes-games-that-pushed-the-limits-graphics-soun

Eu fiz a contagem das 4096 cores no tópico de Donkey Kong, quem quiser é só ir lá conferir.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.341
Reações
105.533
Pontos
1.299
Existe sim. Você é que não observou direito, a ultima cor por exemplo (amarela) está com o efeito aplicado, note que ela está mais clara. A opção "Transparency" também esta marcada.

Eles aplicaram o efeito gradiente ao fundo e usaram o sinal da Scanline para trocar as cores dos layers.

Aqui um site que deu origem as discussões. http://www.racketboy.com/retro/super-nintendo-snes-games-that-pushed-the-limits-graphics-soun

Eu fiz a contagem das 4096 cores no tópico de Donkey Kong, quem quiser é só ir lá conferir.


Você quer que eu acredite que só existe uma cor amarelo trasnparente naquela tela?

E sobre esse lance de DK na boa já vi users anteriores com o mesmo perfil de postagem que o seu e que também coincidentemente citou o mesmo link sobre o assunto :kpensa
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
Existe sim. Você é que não observou direito, a ultima cor por exemplo (amarela) está com o efeito aplicado, note que ela está mais clara. A opção "Transparency" também esta marcada.

Eles aplicaram o efeito gradiente ao fundo e usaram o sinal da Scanline para trocar as cores dos layers.

Aqui um site que deu origem as discussões. http://www.racketboy.com/retro/super-nintendo-snes-games-that-pushed-the-limits-graphics-soun

Eu fiz a contagem das 4096 cores no tópico de Donkey Kong, quem quiser é só ir lá conferir.
Eu já vi esse link,muito boa as postagens desse site.


Exatamente isso, manjou muito agora. Com essa postagem você fechou o tópico. :kjoinha
Vlw.

Ah não,não quero que nenhum tópico desse tipo feche.

Sim mas cade?
Isso é que nem extraterreste, pessoal fala que faz mais ninguém prova que existe.
Já capturaram o jogo de cabo a rabo e nunca pegamos um valor nem sequer perto disso.
Eu quero acreditar, mas só falar e não mostrar que faz fica difícil.

Como eu disse no comentário acima,contando 1 frame sozinho,certamente ele não atinge 4096 cores,porém,contando seguidamente frame por frame,até que se encerre toda a troca de cores,o jogo realmente apresenta esse número absurdo.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
Você quer que eu acredite que só existe uma cor amarelo trasnparente naquela tela?

E sobre esse lance de DK na boa já vi users anteriores com o mesmo perfil de postagem que o seu e que também coincidentemente citou o mesmo link sobre o assunto :kpensa

Amigo,não é que existe apenas uma cor transparente naquele amarelho.Acho que se separarmos todas as cores daquele amarelo,pegando como exemplo,o número de cores aumentaria muito.
Resumindo,aquele amarelo mostrado na imagem do Warrior está com diversas cores transparentes "dentro de si".
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Mas ele não disse que DKC exibe 4096 cores na tela se você capturar uma tela especificamente.Ele disse que é ao vivo que fica com 4096 cores,ou melhor,se você capturar todas as telas em que há trocas de cores.
Inclusive,olha essa parte do comentário dele:
"Mas como o amigo Old School disse, isso pode ser burlado usando a técnica HAM que troca as cores dos layers usando o sinal da Scanline. Com isso a contagem tem que ser feita tela por tela capturada, a medida em que as cores são trocadas."
Ué... então está explicado.
Ele não exibe as 4096 cores, nem perto disso como eu tinha falado.
É simplesmente um truque de ótica, a mesma coisa acontece com alguns jogos de Amiga,
veja meu review do Agony do amiga por exemplo, o efeito de copper+flicker que eles usam é bem similar a isso,
eles programam cada linha para exibir uma cor diferente a cada refresh de tela,
como nossos olhos enxergam mais lento que isso para gente passa como se fosse uma coisa só.

Nno meu vídeo você vai notar que o fundo fica piscando porque na época o youtube era travado a 30frames,
então capava pela metade os quadros e ainda quebrava o refresh da tela.

Enfim, mistério resolvido. E falar para capturar as imagens em sequência e somar as cores é uma piada, sério.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
É mas na imagem que você postou em referência a tela do hack de Mario World, aparentemente não existe essa distinção de cores transparentes. :kpensa

imagem03_zpsydlcdwgq.png
Existe sim. Você é que não observou direito, a ultima cor por exemplo (amarela) está com o efeito aplicado, note que ela está mais clara. A opção "Transparency" também esta marcada.
:lolwtf:lolwtf

Não sabe o que significa nem o que faz aquele campo Transparency ligado na hora de indexar cor!!!!!!!

E está querendo contar cor, falar como funciona o Photoshop? Caramba, não sabe do que fala mesmo.

Mas ele não disse que DKC exibe 4096 cores na tela se você capturar uma tela especificamente.Ele disse que é ao vivo que fica com 4096 cores,ou melhor,se você capturar todas as telas em que há trocas de cores.
Somando como simultâneas as cores de várias telas, cada qual com cores diferentes? Outra bobagem, já que não são simultâneas.

É a mesma lógica de pegar duas telas do Mega com um objeto cintilando e, considerando as duas, falar que está acontecendo uma transparência ali.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
Você quer que eu acredite que só existe uma cor amarelo trasnparente naquela tela?

E sobre esse lance de DK na boa já vi users anteriores com o mesmo perfil de postagem que o seu e que também coincidentemente citou o mesmo link sobre o assunto :kpensa


Não tem apenas uma cor transparente. Tem várias como rosa, azul, amarelo, cinza, etc.

Sobre o site digite no Google "Donkey Kong 4096 colors" que ele vai ser um dos primeiros sites a aparecer. No tópico do Edinei (que eu li todo quando criei uma conta aqui) também foi citado esse site, pois é o único que cita informações técnicas importantes.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Amigo,não é que existe apenas uma cor transparente naquele amarelho.Acho que se separarmos todas as cores daquele amarelo,pegando como exemplo,o número de cores aumentaria muito.
Resumindo,aquele amarelo mostrado na imagem do Warrior está com diversas cores transparentes "dentro de si".
Acho.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Você quer que eu acredite que só existe uma cor amarelo trasnparente naquela tela?

E sobre esse lance de DK na boa já vi users anteriores com o mesmo perfil de postagem que o seu e que também coincidentemente citou o mesmo link sobre o assunto :kpensa
Estou captando vossa mensagem...
:kpensa
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Galera, acho que já deu. Snes cospe cores pra caramba na tela, e isso já provamos por aqui, esqueça o mito de 4k de cores e outras lendas e bola pra frente.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O "acho" é em relação ao número de cores transparentes que estão aplicadas naquele amarelo,porque eu não sei quantas exatamente são.
Uma dica: em imagem com paleta indexada, a "cor transparente" é a que "desaparece".
:kjoinha
Galera, acho que já deu. Snes cospe cores pra caramba na tela, e isso já provamos por aqui, esqueça o mito de 4k de cores e outras lendas e bola pra frente.
Muita confusão e desinformação.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
:lolwtf:lolwtf

Não sabe o que significa nem o que faz aquele campo Transparency ligado na hora de indexar cor!!!!!!!

E está querendo contar cor, falar como funciona o Photoshop? Caramba, não sabe do que fala mesmo.

Somando como simultâneas as cores de várias telas, cada qual com cores diferentes? Outra bobagem, já que não são simultâneas.

É a mesma lógica de pegar duas telas do Mega com um objeto cintilando e, considerando as duas, falar que está acontecendo uma transparência ali.

Beleza cara, você está certo. As cores estão na mesma imagem, na mesma tela em que acontece a mesclagem. Cada cor nova que aparece tem de ser contada em tela separada, se não a totalidade de cores nunca serão identificadas.

Ué... então está explicado.
Ele não exibe as 4096 cores, nem perto disso como eu tinha falado.
É simplesmente um truque de ótica, a mesma coisa acontece com alguns jogos de Amiga,
veja meu review do Agony do amiga por exemplo, o efeito de copper+flicker que eles usam é bem similar a isso,
eles programam cada linha para exibir uma cor diferente a cada refresh de tela,
como nossos olhos enxergam mais lento que isso para gente passa como se fosse uma coisa só.

Nno meu vídeo você vai notar que o fundo fica piscando porque na época o youtube era travado a 30frames,
então capava pela metade os quadros e ainda quebrava o refresh da tela.

Enfim, mistério resolvido. E falar para capturar as imagens em sequência e somar as cores é uma piada, sério.

A técnica se chama HAM e não é truque de ótica é mesclagem de cores ou color bleeding.

Usam o sinal de cada linha quando surge um update para fazer a troca de cores. Se fossem apenas uma ilusão de óptica as cores que são mescladas não apareciam na paleta. Aqui a contagem é feita do mesmo jeito, se quiser veja o vídeo:



Na descrição:
In part 2 of this Amiga 500 video I add a second floppy drive to the system and then use NewTek's DigiPaint 3 paint program to demonstrate the Amiga's unique Hold And Modify or HAM graphics mode, which allowed all 4096 colors of the Amiga's palette to be displayed on screen simultaneously. Because of the trick used to display colors outside of the base screen mode's palette of 16 colors, HAM mode had an interesting side-effect known as "fringing," and this video demonstrates HAM fringes and explains what causes them.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ou seja,contando uma tela só,nunca que vai exibir 4096,só acontece isso se pegarmos todas as telas com cores diferentes e juntá-las.
Exatamente isso, manjou muito agora. Com essa postagem você fechou o tópico. :kjoinha
Beleza cara, você está certo. As cores estão na mesma imagem, na mesma tela em que acontece a mesclagem.
Cada cor nova que aparece tem de ser contada em tela separada, se não a totalidade de cores nunca serão identificadas.
Loucura total. São simultâneas mas... não são. Estão em telas diferentes. :klolz

Repito meu exemplo:
É a mesma lógica de pegar duas telas do Mega com um objeto cintilando e, considerando as duas, falar que está acontecendo uma transparência ali.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
Uma dica: em imagem com paleta indexada, a "cor transparente" é a que "desaparece".
:kjoinha
Muita confusão e desinformação.
Isso mesmo, a cor branca que está presente na imagem.

imagem34_zpskfudhh7n.png

Loucura total. São simultâneas mas... não são. Estão em telas diferentes. :klolz

Repito meu exemplo:

Mas ali não é um objeto cintilando é a imagem trocando de cores, do mesmo jeito que foi mostrado no vídeo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Isso mesmo, a cor branca que está presente na imagem.
Pára com isso, cara. Chega parecer que está de brincadeira postando essas coisas.

imagem03_zpsydlcdwgq.png



Ali o aplicativo encontrou 117 cores. A 118ª cor não faz parte da tela, foi "gerada" para ser utilizada como transparência.

Não é nada pessoal, mas fica postando coisa errada.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
Ha agora que reparei,o que eu postei é loucura total então?
Vou nem falar o que você postou em outros tópicos.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.117
Reações
63.886
Pontos
1.253
O tópico não vai ir pra frente,por mim a discussão está encerrada.
 
Topo Fundo