O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Nintendo 64 superior ao PS1 - Jogos que mostram a força de um 64 bits

Status
Não está aberto para novas respostas.

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.075
Pontos
1.253
A maioria dos jogos da geração 128 bits ainda usava CGs, simplesmente porque a qualidade gráfica ainda não era tão boa para contar as histórias com gráficos in-game

Devil May Cry 1, 2 , 3, Ninja Gaiden, God of War 1 e 2, Resident Evil 4, Zero e Remake, Final Fantasy X, XI e XII, Kingdom Hearts, Fire Emblem, Onimusha 1, 2, 3, Mario Power Tennis, Fable, Burnout 3, Need for Speed Underground 1 e 2, Soul Calibur 2 e 3, Prince of Persia Sands of Time, Warrior Within e Two Thrones, F-Zero GX, X Men Legends 1 e 2, Mortal Kombat Armageddon, Shaolin Monks, TEkken 4 e 5, etc ,etc ,etc...

.... posso ficar páginas e páginas postando milhares de jogos da geração 128 bits que usam CGs ou FMVs.

Até jogos de PC de 2004/2005 como World of Warcraft, Age 3, GuildWars, WarHammer 4000, etc, entre outros ainda usam CGs


segundo os nintendistas, isso aqui é uma b*sta não é mesmo ??



ah é... esqueci, aí eles gostam, quando era uma das toneladas de CGs que tinha no gamecube, aí eles curtiam.... ma se é no Playstation aí o negócio é falar mal... ..... vcs são patéticos, sério.



Teria ficado muito melhor se fosse em CGs, a "narrativa" seria exatamente a mesma, só que com qualidade gráfica muito melhor.

e Metal Gear USA SIM arquivos de video FMV, aqueles briefings são arquivos de video por exmplo, e alguns pequenos videos de cut-scenes usam FMV (que só foram possíveis graças ao uso de CDs)

só pra citar um exemplo:



Engraçado que Shadow of the Colossus só usa cutscenes em tempo real,e tem uma das melhores narrativas já feitas nos videogames.

Engraçado que a série Metal Gear quase não utiliza CGs,mas tem uma das melhores histórias e narrativas nos videogames.

Dois jogos/séries que possuem histórias muito melhores que quase todos os jogos que você citou.

Sabe o que é mais engraçado?
São duas séries que ficaram conhecidas nos consoles da Sony.
Vai falar que sou nintendista agora ou vai continuar insistindo nessa besteira?

E legal que tem muito jogo aí com 0 de história ou com histórias fracas.

Não,sério : Mario Tennis,Burnout,NFS,MK? Conta outra.

O uso de CGs não é requisito para contar boas histórias,basta saber criar situações para a história,desenvolvimento de personagens,ambientação e outros quesitos.

Existem jogos que nem precisam mais de 5 telas de diálogo para contarem boas histórias, tipo o Super Metroid.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Hoje CG nem é necessária para contar histórias, mas segue sendo bem legal para lindas aberturas.

Dois exemplos:

www.youtube.com/watch?v=6lqn92SV1pQ


www.youtube.com/watch?v=9OFYafBIKiM

Deixa tudo mais lindo e simpático.

Me causa estranheza, nas gerações 128/32bits para baixo preferir algo ingame, com gráficos limitados. Por vezes no diálogo nem havia voz, mas barulhinhos. De todo modo, tem gosto para tudo neste mundo.

Isso era um show, dava orgulho de ligar a TV e curtir o clipe:

www.youtube.com/watch?v=sp5yXNqN--A

Nesta abertura aqui misturava CG com renderização em tempo real.

www.youtube.com/watch?v=1cujCb5wPKo
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.075
Pontos
1.253
Pessoal que fala mal das CG's ou é ista ou não viveu à época, era coisa de outro mundo no tempo que estourou Toy Story, você ter vídeos de qualidade semelhante em seu video game, quem nunca se assustou com o primeiro zumbi de Resident Evil?
Engraçado que em RE2 para N64 até compactaram as CG's no cartucho, um verdadeiro feito, estranho para um video game que segundo muitos tem potência gráfica suficiente para dispensar tal recurso...

Ninguém tá dizendo que o recurso não tinha seu valor.

Eu reconheço a importância que teve,apenas não curto.

Sobre jogar na época ou não, a primeira vez que vi um PS1 foi em 2000,muito tempo depois de seu lançamento,mas aqui na minha região só fui ver PS2,jogos mais avançados de PC,e outros consoles,muito tempo depois (por volta de 2005).

Sim,e o fato de usar cartucho era um defeito grave pro N64.
Pouco armazenamento na época impossibilitou (e dificultou) uma tonelada de recursos para os desenvolvedores.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Engraçado que Shadow of the Colossus só usa cutscenes em tempo real,e tem uma das melhores narrativas já feitas nos videogames.

Engraçado que a série Metal Gear quase não utiliza CGs,mas tem uma das melhores histórias e narrativas nos videogames.

Dois jogos/séries que possuem histórias muito melhores que quase todos os jogos que você citou.

Sabe o que é mais engraçado?
São duas séries que ficaram conhecidas nos consoles da Sony.
Vai falar que sou nintendista agora ou vai continuar insistindo nessa besteira?

E legal que tem muito jogo aí com 0 de história ou com histórias fracas.

Não,sério : Mario Tennis,Burnout,NFS,MK? Conta outra.

O uso de CGs não é requisito para contar boas histórias,basta saber criar situações para a história,desenvolvimento de personagens,ambientação e outros quesitos.

Existem jogos que nem precisam mais de 5 telas de diálogo para contarem boas histórias, tipo o Super Metroid.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk

E quem aqui ta debatendo história ??? to falando do aspecto técnico

se voce gosta ou não da história de um jogo é totalmente gosto pessoal, to falando que a maioria dos jogos da geração 128 bits usavam arquivos de video (seja em forma de CG ou fmv). Isso numa geração que obviamente já tinha gráficos bem melhores pra fazer aberturas e cut-scenes que a geração 32bits.

A verdade é que só na geração xb360/PS3/ e PC de Doom3/HL2 pra frente é que ficaram aceitáveis fazer cutscenes com gráficos in-game, antes disso eram uma m**** total na grande maioria das vzs, sendo as CGs muito melhores.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.922
Reações
51.064
Pontos
1.003
Vocês estão levando isso tão a sério que nem estão entendendo o ponto principal de que não estamos criticando CG...
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.075
Pontos
1.253
E quem aqui ta debatendo história ??? to falando do aspecto técnico

se voce gosta ou não da história de um jogo é totalmente gosto pessoal, to falando que a maioria dos jogos da geração 128 bits usavam arquivos de video (seja em forma de CG ou fmv). Isso numa geração que obviamente já tinha gráficos bem melhores pra fazer aberturas e cut-scenes que a geração 32bits.

A verdade é que só na geração xb360/PS3/ e PC de Doom3/HL2 pra frente é que ficaram aceitáveis fazer cutscenes com gráficos in-game, antes disso eram uma m**** total na grande maioria das vzs, sendo as CGs muito melhores.

Vê se não distorce o discurso,pois foi você mesmo quem disse:

A maioria dos jogos da geração 128 bits ainda usava CGs, simplesmente porque a qualidade gráfica ainda não era tão boa para contar as histórias com gráficos in-game



"A qualidade gráfica ainda não era tão boa para contar historias com gráficos in-game".

Nisso eu mostrei jogos que provam o contrário, que CGs nunca foram necessárias pra contar boas histórias.

Falou nada mais nada menos o que todo mundo sabe : que a maioria deles utilizavam cutscenes.

Só que isso não é atestado de qualidade,muito menos quer dizer que é um requisito para contar histórias naquela geração.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk

 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.397
Reações
106.006
Pontos
1.299
Sobre jogar na época ou não, a primeira vez que vi um PS1 foi em 2000,muito tempo depois de seu lançamento,mas aqui na minha região só fui ver PS2,jogos mais avançados de PC,e outros consoles,muito tempo depois (por volta de 2005).

Então o seu parâmetro de comparação nunca será o mesmo que o meu ou de muitos que vivenciaram a transição dos 16 bits para os 32 bits.

Sim,e o fato de usar cartucho era um defeito grave pro N64.
Pouco armazenamento na época impossibilitou (e dificultou) uma tonelada de recursos para os desenvolvedores.Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk

O ponto é, você reconhece que o fato do PS ter CG's se constitui numa óbvia vantagem sobre o N64?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Então o seu parâmetro de comparação nunca será o mesmo que o meu ou de muitos que vivenciaram a transição dos 16 bits para os 32 bits.
Quando peguei o Saturn, vídeo ainda era coisa de videocassete. CD era meio novidade ainda também, muita gente ouvia fita e disco de vinil.Foi uma mudança de geração sem precedentes. Era tudo impressionante.


youtu.be/v-3kGq6RKYo?t=96

(peguei DOS só para ilustrar, não achei bom vídeo da versão console do Cyberia)
 
Ultima Edição:

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Não vou ler tudo porque não quero me estressar, mas pelo que aparenta alguns nintendistas estão falando que cgs não dão um aspecto ''magico'' e mais interessante ao enredo.
É pra rir mesmo
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.397
Reações
106.006
Pontos
1.299
É claro que reconheço.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk

E certamente que se o N64 tivesse mais espaço em mídia faria largo uso desse recurso.
O melhor de tudo as gerações 16/32/64 bits foram o que eu chamo de gerações heterogêneas, cada plataforma tinha suas forças e desvantagens, o que resultava em jogos únicos de console pra console, hoje é tudo tão padronizado...
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Vê se não distorce o discurso,pois foi você mesmo quem disse:



"A qualidade gráfica ainda não era tão boa para contar historias com gráficos in-game".

Nisso eu mostrei jogos que provam o contrário, que CGs nunca foram necessárias pra contar boas histórias.

Falou nada mais nada menos o que todo mundo sabe : que a maioria deles utilizavam cutscenes.

Só que isso não é atestado de qualidade,muito menos quer dizer que é um requisito para contar histórias naquela geração.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk

ve se não distorce VC , em que tópico vc está ???
Porque que começaram esse papo de CG ??

Ninguem é trouxa aqui não, todo mundo entendeu o propósito, e é disso que eu to falando.

Na geração 32/64 bits era FUNDAMENTAL poder usar CGs/FMVs, e TODO MUNDO na época ficava babando em coisas assim:


E todo mundo queria chegar no final dos jogos pra ver as "ceninhas/filminhos" dos jogos, tipo isso:



Não poder mostra isso era um put* ponto negativo, ESSE É O PONTO da discussão
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.570
Reações
2.611
Pontos
724
Teria ficado muito melhor se fosse em CGs, a "narrativa" seria exatamente a mesma, só que com qualidade gráfica muito melhor.

e Metal Gear USA SIM arquivos de video FMV, aqueles briefings são arquivos de video por exmplo, e alguns pequenos videos de cut-scenes usam FMV (que só foram possíveis graças ao uso de CDs)

só pra citar um exemplo:



o proprio video que postei tem alguns momentos de fmv como lançamento de bombas. Os créditos com imagens do Alasca também são filmes.
agora, quantos jogos dessa geração tem CGs tão cinemáticas quanto essa fmv que postei?
E lembre-se que nem todo mundo, quase ninguém aliás, fazia CGs como a Square.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Pra exemplificar melhor, essa é a diferença entre poder ou não poder usar CGs/fmvs

 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.446
Reações
33.945
Pontos
1.399
Hoje em dia CGs é só Square Enix, e de resto a única coisa que chama atenção são animações.

Qualquer outra CG feita por qualquer empresa costuma ser até mesmo pior do que o próprio gráfico in-game.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.570
Reações
2.611
Pontos
724
Ninguém tá dizendo que o recurso não tinha seu valor.

Eu reconheço a importância que teve,apenas não curto.

Sobre jogar na época ou não, a primeira vez que vi um PS1 foi em 2000,muito tempo depois de seu lançamento,mas aqui na minha região só fui ver PS2,jogos mais avançados de PC,e outros consoles,muito tempo depois (por volta de 2005).

Sim,e o fato de usar cartucho era um defeito grave pro N64.
Pouco armazenamento na época impossibilitou (e dificultou) uma tonelada de recursos para os desenvolvedores.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
Povo tem dificuldade demais em interpretar e respeitar a opinião dos outros. Impressionante.
Eu cansei de defender o PS1 nesse mesmo tópico pra nego vir taxar de nintendista.

A diferença entre essas cutscenes de Metal Gear e as CGs da maioria desses jogos dessa época é que nelas se eu apertar start eu perco alguma coisa. Não "um rato virando monstro", "um zumbi comendo um homem" e etc.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.075
Pontos
1.253
O seu comédia, ve se não distorce VC
em que tópico vc está ???
Porque que começaram esse papo de CG ??

Ninguem é trouxa aqui não, todo mundo entendeu o propósito, e é disso que eu to falando.

Na geração 32/64 bits era FUNDAMENTAL poder usar CGs/FMVs, e TODO MUNDO na época ficava babando em coisas assim:


E todo mundo queria chegar no final dos jogos pra ver as "ceninhas/filminhos" dos jogos, tipo isso:



Não poder mostra isso era um put* ponto negativo, ESSE É O PONTO da discussão


Pelo amor de deus cara,tu nem consegue nem admitir o que tinha dito.
Estava escrito no seu comentário:

"
A maioria dos jogos da geração 128 bits ainda usava CGs, simplesmente porque a qualidade gráfica ainda não era tão boa para contar as histórias com gráficos in-game
".

Você estava se referindo aos jogos 128 bits,que a maioria usava porque " a qualidade gráfica não era tão boa pra contar histórias com gráficos in-game ".
Citei exemplos que provam o contrário.

Se não foi isso o que quis dizer,então eu peço desculpas,mas não ficou claro da forma que você falou.

Eu não comecei o papo, não sei a origem do assunto aqui.

Mas como questionaram sobre isso ser fundamental ou não na geração 32 bits,eu já falei também: era sim uma vantagem,e uma das grandes.
E consequentemente,uma grande desvantagem do N64.

Claro que a esmagadora maioria gostava de CGs,eu não estou questionando isso.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk

 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.075
Pontos
1.253
E certamente que se o N64 tivesse mais espaço em mídia faria largo uso desse recurso.
O melhor de tudo as gerações 16/32/64 bits foram o que eu chamo de gerações heterogêneas, cada plataforma tinha suas forças e desvantagens, o que resultava em jogos únicos de console pra console, hoje é tudo tão padronizado...

Sim,com certeza faria uso de CGs,assim como músicas com melhor qualidade sonora (não sei até que ponto, pois se não me engano ele não tinha chip de áudio dedicado),mais texturas,entre outros recursos.

Concordo plenamente,foi uma geração excelente em questão de hardware.


Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.145
Reações
4.669
Pontos
453
CGs eram legais sim na época, mas hoje eles envelheceram mal pra baralho, o exemplo do Final Fantasy 7 que postei na pagina passada mostra isso, nas CGs era uma coisa mais luxuosa e por outro lado nos gráficos in-game era outra bem pior, de um galã de novela na CG pra um bonequinho de Lego no in-game, tinha essa disparidade as vezes, hoje em dia vendo é tosco demais.

Olha que bonito esse CGs in-game da época, o gráfico que vc vê na CG é o mesmo que vc vê no gameplay.

 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.570
Reações
2.611
Pontos
724
Na geração seguinte já dava pra fazer umas cutscenes real time bem legais.
E é claro que um cara como Kojima já fazia, e bem. De novo.
Não sinto a menor falta de computação gráfica em nenhum Metal Gear.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Não há o que discutir sobre isso, o PST1 levava vantagem, não só por usar CD, o principal era a capacidade superior de decodificar vídeos que o concorrente Saturno não tinha, por exemplo.

Os jogos da Square ilustram bem a evolução do uso dos CGs.
No começo além de se usarem bastante FMV por falta de capacidade de fazer CG também se usava mais no início do jogos, para o jogador "entrar no clima", e porque era caro e não se tinha experiência em integrar o vídeo com o jogo de fato. Depois que começaram a usar mais também no meio dos jogos, para cenas de mais impacto e com carga emocional, para destacar esses momentos, e logo em seguida se observou que era possível fazer os dois ao mesmo tempo, pelo menos no PST1. A capacidade dele de decodificar os vídeos não interferia muito com os gráficos em tempo real, e dessa realização surgiu jogos como Parasite Eve e Fear Effect. A partir do PS2 se tornou mais uma opção do desenvolvedor, os gráficos já tinham bastante fidelidade mais ainda nem tanto, FFX é um bom exemplo disso. Se é possível usar uma CG bastante caprichada para a cena ter mais qualidade, por que não? Ao mesmo tempo há aqueles que mesmo podendo se recusam a usar para não misturar.

Mas enfim, de negativo só quando a CG é mal feita, nem todos tem a capacidade de fazer algo tão complexo com qualidade. Fora isso não há o que se criticar. Muitos jogos conseguiram ser muito bonitos e emocionantes com gráficos totalmente em tempo real, e daí? Foi a escolha do desenvolvedor, ele teve a capacidade de fazer, um não desmerece o outro.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.570
Reações
2.611
Pontos
724
É CLARO QUE O PS1 TEM VANTAGEM né ?
Se não quiserem fazer CG não fazem, se quiserem, fazem. No 64 eles nem tem a opção de fazer.

Qual envelheceu pior é debatível. No caso desse jogo tosco do Subzero ali mesmo que por ser ruim você já joga sem dar a mínima pra história acho até mais fácil ver as fotos e poder ler e avançar logo pra próxima foto do que alguma fmv ridícula de ator usando fantasia barata de ninja. Quando o fmv é bem feito é outro papo. E como eu já disse, CGs como as da Square estavam longe de ser maioria.

Enfim, melhor eu parar de não elogiar descaradamente o PS1 pra turminha me aceitar. :kista
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
1e01736b1b317447239386e6ed516c54.gif

:klol
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Povo tem dificuldade demais em interpretar e respeitar a opinião dos outros. Impressionante.
Eu cansei de defender o PS1 nesse mesmo tópico pra nego vir taxar de nintendista.

A diferença entre essas cutscenes de Metal Gear e as CGs da maioria desses jogos dessa época é que nelas se eu apertar start eu perco alguma coisa. Não "um rato virando monstro", "um zumbi comendo um homem" e etc.

Quem quer respeito tem que aprender a respeitar primeiro

Chegar se achando o dono da verdade falando um monte de besteira, falando mentiras, ou provocação pura (tipo o "EXPECTATIVA/REALIDADE" que postaram na outra página) não é respeitar ninguem.

É exatamente o OPOSTO alias. Respeitar os outros users é não se achar o dono da verdade, falar a VERDADE, e não ficar provocando/flameando como SEMPRE fazem.


E lembre-se que nem todo mundo, quase ninguém aliás, fazia CGs como a Square.

não, imagina.... :viraolho



















:kops
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Ta aí uma coisa que demorei pra descobrir. lol
No console é mais difícil de notar por causa da resolução e o Mario estar minúsculo na tela, mas no emulador se nota que o Mario fica bem lowpoly quando se afasta da câmera.
Esse mesmo truque bacana foi utilizado em F-Zero X pra manter os 60fps. Agora cada carro tinha uns 5 modelos diferentes:
 

JonattanAgra

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.788
Reações
1.782
Pontos
614
Mas gente, sério. levantar uma discussão sobre CG e FMV ser ruim/bom é meio passável.

Levem em conta a ÉPOCA em que foram usadas. Era a maneira que muitos games usavam para , justamente , passar a idéia de storytelling e até com algumas pegadas cinemátográficas, pois, justamente ou não achavam viavel usar as cenas in game/engines da época, ou queriam impactar o jogador com as cenas em questão, e covenhamos, muitos conseguiam.

Hoje, é ÓBVIO que soa datado, mas julguem na época. Inclusve até algumas coisas na época soavam bregas e "toscas" mas, muitos se salvavam sim. Levem como apenas um dos recursos usados para contar algo ao jogador, apesar das limitações gráficas.

Debater sbre o que era tosco ou não neste caso, é meio chover no molhado.

Claro que se tinham cenas muito bem construidas com apenas a engine dos jogos, citaram exemplos do Metal Gear Solid, cito aqui o Vagrant Story ( vulgo "dark souls " do play 1), em que as cenas eram puramente com a engine, e apenas dialogos em forma de balões de quadrinhos, e era do c***lh0. Mas existiram as cenas mescladas de CG com a engine do FF 8 do play 1, que eram sim muito impactantes para a época.

Não acho justo julgar tosquiçe as transições de CG/FMV em comparação ao que o game era.

Uma coisa é gosto pessoal, outra é desmerecer algo julgado apenas um recurso usado pra "cinematizar" um game.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu cansei de defender o PS1 nesse mesmo tópico pra nego vir taxar de nintendista.
Injustiça. Devia ser MetalGearista.
:coolface
Zoeira, hein. Creio que entendi seu ponto de vista, com ou sem CG, o talento é que faz a diferença entre uma narrativa ser épica ou ser medíocre.
Na geração seguinte já dava pra fazer umas cutscenes real time bem legais.
E é claro que um cara como Kojima já fazia, e bem. De novo.
Não sinto a menor falta de computação gráfica em nenhum Metal Gear.
Esse acima tá até bonito mesmo. O do primeiro ainda é tosco demais. O brilhante trabalho de direção ajuda, mas poderia ser muito melhor.

www.youtube.com/watch?v=_FfwuRyNv2c

Se a questão é a grande discrepância entre as CGs e os gráficos do jogo, bastava dosar a qualidade da CG. Por exemplo, no Nights as CGs eram bem melhores que os gráficos ingame sim, mas não tão melhores a ponto de grande conflito de visual. Os personagens e cenários seguiam bastante simplificados, mas com uma beleza impossível na renderização em tempo real. Algo desse tipo teria feito muito bem ao primeiro MetalGear.

www.youtube.com/watch?v=IgoHlqUeweM

Por mais que admire o trabalho dos desenvolvedores, e os respeite ao minimizar com seu talento os problemas impostos por limitações de hardware/projeto, sempre vou preferir o que considero o melhor resultado (mesmo que tenha sido mais fácil). Então, num caso como este abaixo, mil vezes a bela CG que os personagens deformados lowpoly.


www.youtube.com/watch?v=vKk9_oR2TIA


www.youtube.com/watch?v=3jlUCOnUjTw
Ta aí uma coisa que demorei pra descobrir. lol
No console é mais difícil de notar por causa da resolução e o Mario estar minúsculo na tela, mas no emulador se nota que o Mario fica bem lowpoly quando se afasta da câmera.
Esse mesmo truque bacana foi utilizado em F-Zero X pra manter os 60fps. Agora cada carro tinha uns 5 modelos diferentes:
Isso não acho defeito, mas otimização para os recursps da época. Tinha em jogo de PSX, também, como o Road Rash 3D.

O truque funcionava muito bem em baixa resolução, hoje no emulador incomoda.
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.075
Pontos
1.253
Isso não acho defeito, mas otimização para os recursos da época. Tinha em jogo de PSX, também, como o Road Rash 3D.

O truque funcionava muito bem em baixa resolução, hoje no emulador incomoda.

Na verdade isso de diminuir a quantidade de polígonos de acordo com a distância que os objetos estão existe até hoje.

É só pegar jogos de esporte tipo FIFA por exemplo ; no meio da partida isso fica mais nítido, ou então quando você vai ver um replay e chega perto dos jogadores,os polígonos vão se "formando".

Lógico, hoje é quase que imperceptível, mas ainda acontece.

Concordo que hoje em dia (usando emuladores ou em TVs maiores) a coisa fica feia em alguns jogos antigos.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
As CGs no PSX não serviam só para cenas. Nos Final Fantasies, por exemplo, elas são usadas como parte dos cenários também, e fica muito legal. Eram muito legais e impressionantes, também, as transições em tempo real de jogabilidade para CG do FFVIII. Se as cenas dos MGSs 2 e 3 são boas sem serem CGS, se fossem iam ser ainda melhores. Isso levando em consideração só as cenas em si, desconsiderando a transição delas para os gráficos do jogo e talz. É inegável que as cenas seriam melhores. Mas acho que dá pra ter um meio-termo, igual no FFXII, que tem algumas poucas cenas em CG, as cenas mais importantes apenas, e outras cenas muito bem feitas com a engine do jogo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Na verdade isso de diminuir a quantidade de polígonos de acordo com a distância que os objetos estão existe até hoje.

É só pegar jogos de esporte tipo FIFA por exemplo ; no meio da partida isso fica mais nítido, ou então quando você vai ver um replay e chega perto dos jogadores,os polígonos vão se "formando".

Lógico, hoje é quase que imperceptível, mas ainda acontece.

Concordo que hoje em dia (usando emuladores ou em TVs maiores) a coisa fica feia em alguns jogos antigos.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
Concordo.

Digo que não considero um defeito porque são games feitos para rodar em baixa resolução. Os objetos distantes eram desenhados com poucos pixels, então a transição entre lowpoly e objeto detalhado era quase imperceptível.

Olhos de águia para perceber algum problema neste carro:

youtu.be/TEKM0zv5nlo?t=92

O jogo foi feito para rodar assim e funciona bem, então é uso inteligente dos recursos disponíveis.

Já aqui, em HD, a mudança fica evidente demais.

youtu.be/6m7PB6hPCaM?t=95

A mudança do formato do objeto com a "resolução errada" salta às vistas e "vira um defeito", mas não era.
 
Ultima Edição:

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
LOD foi um dos "grande avanços" da época, permitindo os consoles aguentarem mais na tela e é usado até hoje.
Não é possível que irão começar a discutir isso e apontar como defeito.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.075
Pontos
1.253
Concordo.

Digo que não considero um defeito porque são games feitos para rodar em baixa resolução. Os objetos distantes eram desenhados com poucos pixels, então a transição entre lowpoly e objeto detalhado era quase imperceptível.

Olhos de águia para perceber algum problema neste carro:

youtu.be/TEKM0zv5nlo?t=92

O jogo foi feito para rodar assim e funciona bem, então é uso inteligente dos recursos disponíveis.

Já aqui, em HD, a mudança fica evidente demais.

youtu.be/6m7PB6hPCaM?t=95

A mudança do formato do objeto com a "resolução errada" salta às vistas e "vira um defeito", mas não era.

Boa comparação.

A única diferença,pra mim,é que alguns jogos usam isso excessivamente,outros sabem utilizar a técnica e disfarçar a parte gráfica.
Como eu não tenho TV de Tubo ou os consoles originais pra poder comparar,então acabo deixando essa questão de lado (não entro no mérito se X ou Y jogo sabe utilizar tal recurso).
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo