O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A desumanização do mercado de Tecnologia da Informação (TI)

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.206
Reações
32.593
Pontos
503
Sem novidades.

Um pequeno conselho é, enquanto não tiver quem sustentar, negócio é aproveitar a juventude e solteirice (dois ativos importantes) e enxugar despesas, poupar e buscar mais qualificações, construir um portfólio e melhorar seu networking.

Competição ''hard'' vai existir em qualquer lugar, em qualquer área, salvo se o sujeito for funça ou apadrinhado de político (mas ainda assim tem que trabalhar minimamente bem), só outro dia no Brasil.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
A verdade é que nós profissionais de TI somos meros pedreiros digitais.

Se é assim que você se enxerga e se porta é assim que será tratado.

Não passo por isso.

O mercado está dominado pelas consultorias que terceirizam o serviço de TI. O resultado:

* PJotização dos contratos. Agora temos menos empregos CLT e mais contratos PJ. Somos meros prestadores de serviço sem direito algum (sem férias, sem 13º, sem FGTS, sem carteira assinada, etc).

Conversa de quem adora teta de governo. Vá para o serviço publico.

Os "benefícios" são COBRADOS, parcialmente de você, parcialmente do seu empregador. Para contratar CLT, o patrão tem que necessariamente reduzir o potencial salário que paga aos funcionãrios, bem como reduzir seu quadro de funcionários.

A contratação PJ viabiliza para muitas empresas de porte pequeno e médio fazer negócios que seriam impossíveis caso só tivessem a CLT como opção. PJ recebe recebe salário maoir com menor custo e risco ao empregador. Sem esse modelo perderiam-se milhares de empregos.

Conheço muitas pessoas que SÓ ACEITAM trabalhar PJ e não querem nem ouvir falar de CLT. MUITOS.

E por fim, nos meus 15 anos de carreira: eu tenho uns 6 meses de trabalho sem carteira assinada. Todos os meus outros empregos foram CLT. Então você é que não anda procurando direito.

* Desumanização dos profissionais. Somos meros recursos nas empresas. Não somos humanos. Somos máquinas de resultados. Peças da engrenagem, facilmente substituíveis.

Conversa mole. Pode se aplicar em alguns casos. Se você não gosta, mude de emprego.

É engraçado ver o tanto de suporte Windows sem certificação, ou dev Java Junior reclamando exatamente de serem "substituiveis". É como ver um caixa do Mcdonald's reclamando que não é valorizado.

Cabe ao profissional se especializar ao ponto de se tornar indispensável no que faz. Se você só faz o básico que outras 3134734317 sabem fazer, óbvio que será facilmente substituivel.

* Deixamos de ser o centro dos negócios (se é que um dia já fomos) para ser uma área de suporte. "Chama la o menino da TI...".

Total confusão mental.

O TI não é centro de porra nenhuma. Cada empresa tem seu próprio negócio.

Se é uma petrolífera, o negócio é petróleo, não TI. Se é uma montodara de automoóveis, o negócio não é TI.

TI só é o "centro dos negócios" em empresas cujo negócio É TI. Se isso faz diferença pra você, vá trabalhar em empresas que vendem produtos e/ou serviços de TI.


* A demanda por conhecimento é cada vez maior. Não é incomum ver vagas pedindo candidatos que saibam 5 linguagens de programação, 3 bancos de dados, 3 sistemas operacionais, 2 idiomas e ainda tenham certificações caríssimas. Me pergunto aonde isso tudo vai parar.

Outra falácia burra.

Contratantes contratam o que encontram no mercado. Se fazem demandas absurdas, não encontram ninguem. Logo: logicamente um dos cenários abaixo acontecerá:

1. Candidatos aptos aparecerão e um deles ficará com a vaga. Logo, a exigência não era tão absurda como você pensava, e é você que está defasado;
ou
2. Nenhum candidato atenderá todos os requisistos, logo o contratante aceitará o que mais se aproxima, e demandará que ele aprenda o restante durante o trabalho.


* TI é gerenciar desastres. Sempre vai dar pau no sistema em pleno fim de semana. Basicamente, o profissional de TI não pode ter família nem convívio social. Tem que estar de plantão 24/7.

Acho que não é possível envelhecer nessa área. Vida de programador é curta. O estresse é demais. A qualidade de vida é zero.

Trabalhar com TI não se resume a suportar ambientes com disponibilidade 24/7. E setores que tem essa exigência criam escalas de trabalho. No fim do dia existem leis que proibem a empresa de colocar um funcionário nesse regime de escravidão que você descreveu. Não existe plantão 24/7 em cima de uma única pessoa.

Se seu patrão te OBRIGA a fazer isso, processe-o. Agora, se você tem uma escala bem organizada e sabe exatamente quando estará livre ou trabalhando...ou se e escalado apenas ocasionalmente, não minta com está fazendo.

O que eu canso de ver é sujeito querendo dinheiro de hora extra (recurso ALTAMENTE lucrativo nessa área), aceitando de bom grado e at´brigando pra acumular plantões, dobrando, triplicando o salário.....e depois de alguns meses o cara está reclamando que não tem mais vida, sendo que ele mesmo se colocou nessa situação e ainda usufrui dos enefícois.

Enfim, são ossos do ofício. Médicos também fazem plantões. Profissionais da área de abastecimento de energia elétrica também.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
103.007
Reações
230.473
Pontos
2.529
Então aqui em Blumenau é muito bom de trabalhar. Nunca sofri com quase nada disso. Só mais recentemente estão abusando um pouco de horas extras, mas acho que é porque meu gerente é meio burro e não sabe lidar bem com o calendário gregoriano :klolz
Bom saber, Rafael. Amanhã de manhã esteja na minha sala, você irá aproveitar bem os 67 dias restantes do ano.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
103.007
Reações
230.473
Pontos
2.529
Sobre o tópico, ao menos você ganha bem. Tem profissões que são totalmente desvalorizadas e ganham muito menos.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.788
Reações
16.116
Pontos
994
Acho que no mínimo o OP precisa mudar de emprego, e nem precisar ser fora da área de TI

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 


Lightwarrior8

Bam-bam-bam
Mensagens
2.155
Reações
2.848
Pontos
303
Resumidamente, eu fui trabalhar em um ecommerce (uma galera daqui do fórum comprou VGs com a gente na promos malucas que a direção fazia) e fui cuidar da parte de conteúdo e produtos.
A direção tava largando a empresa que trabalhava com essa parte de anuncios online e eu me ofereci pra fazer. Eu tinha um ligeiro conhecimento de Google Ads e Facebook Ads.
Alguns meses depois as minhas campanhas respondiam por uns 40% do faturamento.
aprendi muito enquanto trabalhava lá, hj faço a mesma coisa, mas num ambiente com menos pressão, boa parte do meu trabalho eu gerei rotinas pra automatizar, o Google Analytics me gera relatórios quase que automáticos. Passo boa parte do meu dia aqui no fórum e no Reddit.
Mês passado batemos recorde anual de faturamento e foi suave de acomodar na minha rotina.
Antes de soltar aquelas promobugs lembra da gente [emoji6][emoji38]

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.775
Reações
11.015
Pontos
1.479
  1. Abra uma consultoria então e terceirize os TI; ou
  2. Se especialize em ciência de dados. Sou da área de finanças e tenho pegado consultorias em ciência de dados (business inteligence, business analytics etc.)
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.363
Reações
35.768
Pontos
1.053
aqui na Telelixo a diretriz da empresa é "foco no negócio, não na tecnologia".
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
42.057
Reações
95.787
Pontos
2.179
TI vai ser substituído pela inteligência artificial.

A pessoa só vai precisar preencher um formulário para o código fonte sair na hora com toda sintaxe correta, ponteiros utilizados da forma mais eficiente possível, sem vazamento de memória, e etc.

:coolface

Se criassem uma IA tão inteligente ao ponto de aprender os requisitos malucos dos clientes e tirar algo de util de como esses requisitos chegam descritos para a gente, essa IA seria tão inteligente que se mataria.
 

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Mensagens
10.377
Reações
8.451
Pontos
389
Venho da área de Design Industrial. Média salarial baixa, condições de trabalho bem +-, longe pra c***lh0 de casa, 44h/semana, sem benefícios.

Defini que a meta de 2020 seria entrar na área de tecnologia, como Product Designer/UX Designer, que tem a média salarial bem maior, condições muito melhores, 40h/semana, benefícios melhores também.

Consegui antes do planejado, entrei em uma empresa de referência aqui em BH. Ainda me ofereceram um salário maior que a média salarial do cargo em BH.

Meu salário bruto aumentou 50%, o salário indireto (VR, Planos de saúde e odontológico, Vale Cultura etc, PL e PLR) aumentou mais de 800%. E isso tudo trabalhando menos ainda, na Savassi (uma das melhores regiões de BH), a 10 minutos de casa.

Eu não sei sua realidade, mas pra mim foi um salto muito grande. Melhorou praaaaa c***lh0.
 
Ultima Edição:

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.377
Reações
15.830
Pontos
503
Eles vivem num mundo de fantasia. No cronograma deles nada de ruim acontece. O carro de ninguem quebra, ninguem tem que levar esposa para o hospital, ninguem fica resfriado, e o mais surpreendente, na cabeça deles, os projetos que já estão em produção não dão problema.
Estudaram muita gestão de projetos, tiraram 10, mas ainda assim são burros.
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Melhor coisa da minha vida foi ter saído de TI, justamente por esses motivos aí.

Acho bizarro estagiário em programação já ter que manjar de diversas tecnologias, quando se deveria ser um cargo pra justamente aprender, mas só é assim porque a galera acha normal e OK.

Troquei de graduação e no segundo período já entrei numa empresa grande da área, 1 ano depois fui demitido e contratado pra uma empresa maior ainda, com um bom plano de carreira (normal da área).

TI pode ser bom, mas não aqui no Brasil.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.319
Reações
13.229
Pontos
364
Sonho da poha passar em um. Uma vez quase passei. Faltou acertar só UMA questão a mais.
Tá explicado.

Sinceramente, acho muito válido vc focar o máximo possível num concurso e sair dessa vida de TI em empresa privada (que busca lucro), dá pra ver que vc não tem absolutamente nada a ver com esse estilo de vida.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
TI vai ser substituído pela inteligência artificial.

A pessoa só vai precisar preencher um formulário para o código fonte sair na hora com toda sintaxe correta, ponteiros utilizados da forma mais eficiente possível, sem vazamento de memória, e etc.

:coolface
Já tem IA gerando "páginas" gráficas (tipo, uma pagina HTML + CSS ) a partir de um desenho do papel.

Para o OP:

Quanto mais a sua linguagem é "restrita", mais importante você é. Tipo, eu sou programador PHP, é uma linguagem que muitos sabem, logo serei fácil pra ser substituído. Só que eu sou prestativo quando o cliente não abusa e etc, e isso já é um fator de muito ex-clientes terem se "fidelizados" comigo, mesmo quando eu ficava meio "estressado". Não aguento mais ser explorado, não tenho filho e nem nada - ou seja, se eu sentir que estão me explorando: tento negociar ou pego fora da empresa.

Mas o que mais me dá ódio é a falta de compromisso em fazer reuniões regulares para falarmos sobre o projeto. Mas jamais vou perder meu fim de semana por causa de má gerenciamento de outros, não de graça.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.704
Reações
13.450
Pontos
1.189
Se é assim que você se enxerga e se porta é assim que será tratado.

Não passo por isso.



Conversa de quem adora teta de governo. Vá para o serviço publico.

Os "benefícios" são COBRADOS, parcialmente de você, parcialmente do seu empregador. Para contratar CLT, o patrão tem que necessariamente reduzir o potencial salário que paga aos funcionãrios, bem como reduzir seu quadro de funcionários.

A contratação PJ viabiliza para muitas empresas de porte pequeno e médio fazer negócios que seriam impossíveis caso só tivessem a CLT como opção. PJ recebe recebe salário maoir com menor custo e risco ao empregador. Sem esse modelo perderiam-se milhares de empregos.

Conheço muitas pessoas que SÓ ACEITAM trabalhar PJ e não querem nem ouvir falar de CLT. MUITOS.

E por fim, nos meus 15 anos de carreira: eu tenho uns 6 meses de trabalho sem carteira assinada. Todos os meus outros empregos foram CLT. Então você é que não anda procurando direito.



Conversa mole. Pode se aplicar em alguns casos. Se você não gosta, mude de emprego.

É engraçado ver o tanto de suporte Windows sem certificação, ou dev Java Junior reclamando exatamente de serem "substituiveis". É como ver um caixa do Mcdonald's reclamando que não é valorizado.

Cabe ao profissional se especializar ao ponto de se tornar indispensável no que faz. Se você só faz o básico que outras 3134734317 sabem fazer, óbvio que será facilmente substituivel.



Total confusão mental.

O TI não é centro de porra nenhuma. Cada empresa tem seu próprio negócio.

Se é uma petrolífera, o negócio é petróleo, não TI. Se é uma montodara de automoóveis, o negócio não é TI.

TI só é o "centro dos negócios" em empresas cujo negócio É TI. Se isso faz diferença pra você, vá trabalhar em empresas que vendem produtos e/ou serviços de TI.




Outra falácia burra.

Contratantes contratam o que encontram no mercado. Se fazem demandas absurdas, não encontram ninguem. Logo: logicamente um dos cenários abaixo acontecerá:

1. Candidatos aptos aparecerão e um deles ficará com a vaga. Logo, a exigência não era tão absurda como você pensava, e é você que está defasado;
ou
2. Nenhum candidato atenderá todos os requisistos, logo o contratante aceitará o que mais se aproxima, e demandará que ele aprenda o restante durante o trabalho.




Trabalhar com TI não se resume a suportar ambientes com disponibilidade 24/7. E setores que tem essa exigência criam escalas de trabalho. No fim do dia existem leis que proibem a empresa de colocar um funcionário nesse regime de escravidão que você descreveu. Não existe plantão 24/7 em cima de uma única pessoa.

Se seu patrão te OBRIGA a fazer isso, processe-o. Agora, se você tem uma escala bem organizada e sabe exatamente quando estará livre ou trabalhando...ou se e escalado apenas ocasionalmente, não minta com está fazendo.

O que eu canso de ver é sujeito querendo dinheiro de hora extra (recurso ALTAMENTE lucrativo nessa área), aceitando de bom grado e at´brigando pra acumular plantões, dobrando, triplicando o salário.....e depois de alguns meses o cara está reclamando que não tem mais vida, sendo que ele mesmo se colocou nessa situação e ainda usufrui dos enefícois.

Enfim, são ossos do ofício. Médicos também fazem plantões. Profissionais da área de abastecimento de energia elétrica também.

Obrigado. Me poupou de responder ao OP.

O problema é que nem sempre podemos dizer "não" quando temos contas a pagar e família para sustentar.

Se eu fosse solteiro, com 1KK investido no banco me rendendo juros todo mês, e morando com os pais, acho que ficaria mais desencanado e poderia escolher projetos bons.

Depois que você assume as responsabilidades da vida adulta fica muito mais difícil.

Cara, esse cenário de tranquilidade que você citou, para início de vida, é irreal. Está lhe faltando serenidade até para interpretar o que eu falei. Não sou a favor de postura suicida, mas também não morro por empresa abusiva e gerente incompetente. Se vou livrar o rabo de alguém, tem um preço; negocio, me resguardo e faço. Ou vou. Reserva financeira, uns seis meses de salário, servem para isso. Se estou na m****, me sujeito às condições até sair dessa situação. Isso é comum para a maioria das profissões.

Sobre vagas com exigências irreais, toda empresa faz isso. É o famoso "se colar, colou". A gente normalmente contrata alguém mais ou menos com o perfil desejado, passível de treinamento. Se é para uma função muito qualificada, que o camarada já chegue botando o pau na mesa, o recrutamento é bem mais direcionado.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
No direito, que é uma prostituição só, nunca me faltou trabalho por ser bom no que fazia. Hoje, se eu quiser voltar, tem nego que manda meia dúzia embora pra me encaixar.

É "só" você ser excelente no que faz.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.696
Reações
8.488
Pontos
303
A verdade é que nós profissionais de TI somos meros pedreiros digitais.

COLEGA, PARE DE RECLAMAR E TOME VERGONHA NA CARA!
Eu mesmo pouco mais de um ano depois de ser mandado embora migrei para a área da construção e posso te dizer: Um pedreiro tem mais raciocínio, força de vontade e maturidade do que muito "Menino do Computador".
Se você está virando um "Pedreiro Digital" (Coisa que nem no sentido simbólico não existe) é porque das duas uma: Ou você é preguiçoso demais para trabalhar com isso ou você é incapaz de raciocinar (leia-se: estudar informática).

* PJotização dos contratos. Agora temos menos empregos CLT e mais contratos PJ. Somos meros prestadores de serviço sem direito algum (sem férias, sem 13º, sem FGTS, sem carteira assinada, etc).


* A demanda por conhecimento é cada vez maior. Não é incomum ver vagas pedindo candidatos que saibam 5 linguagens de programação, 3 bancos de dados, 3 sistemas operacionais, 2 idiomas e ainda tenham certificações caríssimas. Me pergunto aonde isso tudo vai parar.

Basicamente, o profissional de TI não pode ter família nem convívio social.

Acho que não é possível envelhecer nessa área. Vida de programador é curta. O estresse é demais. A qualidade de vida é zero.

SE VOCÊ ESTÁ RECLAMANDO DE NÃO TER CLT, DE TER QUE SE GRADUAR E CERTIFICAR E PRINCIPALMENTE DE "Não poder ter familia nem ter convivio social e muito menos qualidade de vida", VOCÊ ESTÁ NA ÁREA ERRADA. MUDE-SE PARA O INTERIOR E VÁ FAZER UMA FACULDADE DE MEDICINA/BIOLOGIA/DIREITO/ECONOMIA/RECURSOS HUMANOS OU ENTÃO PRESTE UM CONCURSO PUBLICO PARA O BB/CEF/SABESP (ou o equivalente do seu estado)/PETROBRAS/POLICIA MILITAR/POLICIA FEDERAL.

Eu mesmo moro em uma cidade do interior de SP cuja maioria dos empregos são no meio burocrático, e o resto em cirurgia plástica e biologia (+ farmácia).
Anos atras aqui mesmo tinha uma quantia razoavel de vagas, do começo da década as empresas migraram para SP e as consultorias da capital cuidaram dos recursos da minha cidade. Agora se a pessoa quiser ficar aqui ou ela pega um fretado para trabalho/estágio (coisas que muitos não podem fazer por X motivos) ou ela muda de área/curso.

Como sou de uma família não muito favorecida e eles sempre foram contra eu estudar na área e MEU MÉDICO, QUE TRATA DO MEU CASO DESDE OS 18 ANOS, ME PROIBIU DE CONTINUAR ESTUDANDO NESSA ÁREA POIS DESENVOLVI COMPLICAÇÕES MENTAIS, FÍSICAS e problemas sociais e problemas dentro do meu antigo emprego. Meu médico e minha psicóloga me convenceram (leia-se: mandaram) que ano que vem ou eu iria atras de uma graduação no meio burocrático ou eu iria atrás de um concurso publico.

Aproveite que você ainda teve uma chance de chegar onde você chegou e ouça a TODOS que comentaram sobre seu post.

SE QUER CONTINUAR NA ÁREA, VAI TER QUE REALIZAR CONCESSÕES (E LIDAR COM AS CONSEQUÊNCIAS DELAS)
SE QUER TER ISSO TUDO QUE VOCÊ FALOU, VAI TER QUE TOMAR OUTRAS PROVIDENCIAS ASSIM COMO EU ESTOU TOMANDO.

O meu projeto/plano de estilo de vida é mais importante do que ter uma "profissão dos sonhos".

Agora faça a si mesmo uma pergunta: Qual padrão de vida deseja ?
Tendo isso respondido você estará mais seguro de qualquer decisão que tomará.

Agora se você vai ficar aí só choramingando, tudo bem, muita gente adora o "Conforto da Ignorância".
 
Ultima Edição:

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.040
Reações
15.906
Pontos
1.389
O interessante de TI é ver como a realidade é bem diferente pra cada um.

Eu efetivamente não gosto da área, e tenho a intenção de mudar, mas infelizmente ainda estou preso nessa m**** de atividade (programação).

Pra quem quer ficar, estude o que está mais em voga na sua região (por mais que você não goste). Se não tiver boas opções para trabalhar com TI onde você mora vá em busca de um lugar onde exista tais oportunidades pra você começar e se estabelecer, choramingar não vai resolver sua situação.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.335
Reações
12.136
Pontos
503
Maluco quase fez um dissertação pra virar funcionário público. :coolface

Tem muita gente na profissão errada e reclamando, vaza fora e vai ser feliz, eu acho ótimo que diminui a concorrência.
 

claudio182

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.922
Reações
7.146
Pontos
1.099
Antes fosse pedreiro...

Pedreiro ganha bem até pra quem não tem curso superior (não confundir com auxiliar de obra, servente, oreia seca).

Pedreiro tem trabalho sobrando. Escolhe onde, quando e quanto trabalhar.

Pedreiro praticamente faz seus horários, atrasa a obra e está cagando para o contratante.

Pedreiro pode mexer com as gostosas reais que passam rua, enquanto o TI no máximo consegue desbloquear um Xvideos da vida no servidor da empresa.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.696
Reações
8.488
Pontos
303
Antes fosse pedreiro...

Pedreiro ganha bem até pra quem não tem curso superior (não confundir com auxiliar de obra, servente, oreia seca).

Pedreiro tem trabalho sobrando. Escolhe onde, quando e quanto trabalhar.

Pedreiro praticamente faz seus horários, atrasa a obra e está cagando para o contratante.

Pedreiro pode mexer com as gostosas reais que passam rua, enquanto o TI no máximo consegue desbloquear um Xvideos da vida no servidor da empresa.

Pedreiro consegue casar, ter filhos melhores do que ele, ter netos, convivio social decente, etc...

Pedreiro estuda para se sintonizar com as mudanças do mundo (ou pelo menos da região)

Pedreiro (não todos) costuma ler livros (de qualidade) para ter um mindset decente.

Pedreiro não tem Facebook, nem Twitter, nem Instagram...
 

Menino do Computador

Habitué da casa
Mensagens
131
Reações
275
Pontos
63
Melhor coisa da minha vida foi ter saído de TI, justamente por esses motivos aí.

Acho bizarro estagiário em programação já ter que manjar de diversas tecnologias, quando se deveria ser um cargo pra justamente aprender, mas só é assim porque a galera acha normal e OK.

Troquei de graduação e no segundo período já entrei numa empresa grande da área, 1 ano depois fui demitido e contratado pra uma empresa maior ainda, com um bom plano de carreira (normal da área).

TI pode ser bom, mas não aqui no Brasil.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk

Você foi pra que área?
 

Menino do Computador

Habitué da casa
Mensagens
131
Reações
275
Pontos
63
Antes fosse pedreiro...

Pedreiro ganha bem até pra quem não tem curso superior (não confundir com auxiliar de obra, servente, oreia seca).

Pedreiro tem trabalho sobrando. Escolhe onde, quando e quanto trabalhar.

Pedreiro praticamente faz seus horários, atrasa a obra e está cagando para o contratante.

Pedreiro pode mexer com as gostosas reais que passam rua, enquanto o TI no máximo consegue desbloquear um Xvideos da vida no servidor da empresa.

 

Clums

Bam-bam-bam
Mensagens
393
Reações
1.008
Pontos
318
OP só criou tópico m**** na HM.
Veio bostejar aqui buscando validação.
 
Topo Fundo