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Por que não adota-se o carro a etanol amplamente ao invés do elétrico em substituição a gasolina?

mig29gsxr

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Estava aqui fazendo umas pesquisas, sobre o etanol ser de fonte vegetal, renovável, pode ser extraído de diversas fontes (cana de açúcar, beterraba, milho e batata). Se todos aderissem ao combustível vegetal, você mantém toda a infraestrutura de distribuição e abastecimento, a indústria de motores continuará produtiva.
Não entendo muito do assunto, mas pelo pouco que entendi, o biodiesel também é feito com o álcool em parte da composição (ou pelo menos como catalisador, se entendi superficialmente).
Algumas pesquisas dizem que o álcool deixa menos rastro de carbono que veículos elétricos, fora esses custos loucos com descarte de bateria e os metais tóxicos produzidos por baterias.
Em termos de política pública, faz sentindo, principalmente aqui no Brasil, promover o etanol e não o carro elétrico. Somos líderes nas tecnologias, temos ampla produção de cana... nosso país só se beneficiaria.
Tudo bem que os empresários de cana são uns filhas das putas, mas os das outras indústrias também são! No geral, percebo mais benefícios que negativas. Qual a opinião dos senhores?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
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Em grande escala teria que ver como conciliar a lavoura para combustíveis e alimentos e também há sempre uma vulnerabilidade por conta de clima, pragas e outros eventos adversos.

Acredito que tem tudo para dar m****.
 

tiagobronson

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Nós anos 80 o governo brasileiro teve está brilhante idéia chegando a ter 98% dos carros movidos a Etanol.
Tudo ia bem até o preço do açúcar dobrar no mercado internacional e todo mundo se viu obrigado a converter o carro a Gasolina.
essa que é a foda de depender de lavoura

e os eco chatos vão rasgar o cu na unha, com o tanto de terra que precisa ser utilizada pra produzir etanol, isso que nem entrei na questão das condições de trabalho do povo ali

mas o tal carro eletrico é uma grande mentira, nego acha que eletricidade cai do ceu, na Europa os cara queima carvão pra produzir energia eletrica, ou vão full nuclear, tipo a França

E ainda tem que aguentar o Macron dando lição de moral com a Amazonia depois kkkkk
 

mig29gsxr

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Falando sobre o carro elétrico, é bem isso que o bronson falou, hj as concessionárias não cobram pra carregar, mas mesmo nos wallbox de posto, não é barato, o equipamento é caro, a energia não é de graça, e as redes elétricas não conseguem suportar wallbox nos condomínios, já estamos sofrendo com apagões. Não dá para implementar aqui.
Os ecochatos já reclamam demais da gasolina, o etanol tem essa questão da lavoura, mas o proálcool não foi uma ideia ruim, apenas fora de seu tempo, hoje não tem essa de esquentar o carro pra sair, e com os motores flex e híbridos flex, o que já temos está preparado.
É simplesmente, buscar independência na ponta de um combustível mais renovável e sustentável, com custos muito menores de transição.
Falando a real, acho que se as empresas entrarem na onda elétrico full, essa história de baratear e massificar é lorota, vai acabar sendo igual no começo da indústria automotiva, só quem tem muita grana vai ter um carro novo, o resto vai ficar com carros de mais de 10 anos à combustão.
 

B.E.A.S.T

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Em termos de política pública, faz sentindo, principalmente aqui no Brasil, promover o etanol e não o carro elétrico. Somos líderes nas tecnologias, temos ampla produção de cana... nosso país só se beneficiaria.
Tudo bem que os empresários de cana são uns filhas das putas, mas os das outras indústrias também são! No geral, percebo mais benefícios que negativas. Qual a opinião dos senhores?

O que posso dizer é, a grande impressão, já com o pé na certeza que o Brasil NÃO FAZ NADA, NEM TENTA ser melhor que os outros.

A industria da cana de açucar está de olho no que paga mais em cada época: se exportar açucar para outros países, ou quando essa esta em baixa, nos servem o alcool.

Como já diz meu pai há decadas: "O dinheiro manda no mundo". E vai ser assim pra sempre.
Se querem vender eletricos mesmo que destruam vorazmente outras partes do planeta, assim será.

E a realidade aqui (talvez lá fora? ) é: assim como a invenção dos flex colocou gasolina e alcool praticamente no mesmo patamar de preço x consumo, a implantação dos eletricos vem fazendo o mesmo com o preço de carros convencionais.
 


viagem estrelar

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acho que só funciona se desvincular ao mercado externo.
porem o mercado externo ficará de olho e vai sacanear a investida.
 

Phantasy Star

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Porque não tem como sustentar o mercado todo apenas com Etanol.

Sobre carro elétrico: maior estelionato da história atual. Tanto na justificativa de proteção ao ambiente (groselha pura) quanto no custo (patifaria insustentável).

Por causa das baterias?
 

Aldi

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Acredito que seja pela alta demanda de álcool que iria ter, sem a capacidade de produção, a não ser destruindo mais ainda a área verde e matando todo mundo torrado no aquecimento global.
 

viagem estrelar

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Acredito que seja pela alta demanda de álcool que iria ter, sem a capacidade de produção, a não ser destruindo mais ainda a área verde e matando todo mundo torrado no aquecimento global.
Afinal, perguntam os proprietários de automóveis flex: o etanol é ou não é mais limpo que a gasolina? Mas, ele também não emite o tal dióxido de carbono, o CO2 do efeito estufa, igual à gasolina? Sim,... - Leia mais em https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/o-etanol-e-um-combustivel-mais-limpo-que-a-gasolina/

pra mim , é só questão do mercado.
 

javagod

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Carro elétrico é inviável para muitos mercados e aplicações, isso todo mundo sabe; até os imbecis que impõem o carro elétrico, mas esses ou fingem que não sabem ou estão ganhando muito, poder e dinheiro, com a imposição.

Mas algumas vozes potentes estão tomando atitudes contrárias. Alemanha e Itália, na Europa, estão brigando pelo combustível sintético. E em outra abordagem, a Stellantis, que não é pouca coisa, está investindo em um novo motor a álcool.


Claro que a fatia do bolo diminuirá, mas parece que ainda há espaço para novos carros a combustão.
 

Darth_Tyranus

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O problema é que a indústria da cana de açúcar está na mão dos usineiros. São famílias ligadas à politica desde os tempos do Brasil colônia, possuíam fortes laços com a escravidão e até hoje influenciam fortemente em Brasília. É o que existe de mais podre e retrógrado no nosso país.

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Askeladd

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O problema é que a indústria da cana de açúcar está na mão dos usineiros. São famílias ligadas à politica desde os tempos do Brasil colônia, possuíam fortes laços com a escravidão e até hoje influenciam fortemente em Brasília. É o que existe de mais podre e retrógrado no nosso país.

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Resolveram o problema e deixaram 159 mil sem emprego.
Agora tem até ar condicionado, em breve nem de motorista vão precisar.



 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
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os hybridos são a melhor solucao em termos ambientais, especial se for usado alcool mesmo.

os eletricos tem o problema de que a fonte de energia provem (na maioria dos paises) de queima de combustivel, ou ate carvao em alguns casos, o que so piora a situacao.

o hybrido roda no combustivel , mas tem eficiencia muito mais alta, dando lá os seu 25/30 km /litro.
 

Soldado!

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Quanto mais tipos de motores diferentes, a gasolina, flex, etanol, diesel e elétrico, mais barato será cada um deles.

Concentrar em um tipo só é pedir pra tomar no rabo.

Eu também sou a favor dos híbridos.
 

madruguinha

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os hybridos são a melhor solucao em termos ambientais, especial se for usado alcool mesmo.

os eletricos tem o problema de que a fonte de energia provem (na maioria dos paises) de queima de combustivel, ou ate carvao em alguns casos, o que so piora a situacao.

o hybrido roda no combustivel , mas tem eficiencia muito mais alta, dando lá os seu 25/30 km /litro.
Perfeito, é a exatamente a minha opinião.
 

javagod

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Sobre essa questão da energia elétrica ser gerada por fontes poluentes, os fabricantes de automóveis elétricos estão cagando, para isso. A justificativa é: "estamos fazendo nossa parte, agora cobrem seus governos para prover energia limpa".
 

thiago_solid

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Os carros elétricos foram pensados para salvar o mundo e a humanidade....

enquanto isso, o mundo e a humanidade:

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]




É muito looby na indústria, com certeza existem meios de se produzir energia renovável, barata, sustentável e quem sabe infinita, mas ai não dá lucro, não compensa, então que continue a escravidão e exploração dos países pobres para manter as oligarquias. Nosso mundo é uma m****!
 

konata

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Os carros elétricos foram pensados para salvar o mundo e a humanidade....

enquanto isso, o mundo e a humanidade:

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É muito looby na indústria, com certeza existem meios de se produzir energia renovável, barata, sustentável e quem sabe infinita, mas ai não dá lucro, não compensa, então que continue a escravidão e exploração dos países pobres para manter as oligarquias. Nosso mundo é uma m****!

É triste ver o que a China e parte da europa fazem com esses países fodidos da África. Esse processo de mineração poderia muito bem ser modernizado, gerando empregos e aumentando a eficiência das minas. Mas, é muito mais barato escravizar esse povo sem perspectiva nenhuma de melhora.
 

HuezinXD

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O problema é que a indústria da cana de açúcar está na mão dos usineiros. São famílias ligadas à politica desde os tempos do Brasil colônia, possuíam fortes laços com a escravidão e até hoje influenciam fortemente em Brasília. É o que existe de mais podre e retrógrado no nosso país.

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Reforma agrária.
 

Alberon

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Usem etanol que é mais gostoso.
Diferente daquele álcool que é adicionado como aditivo na Gasolina (álcool anidro (puro) se não me engano), com porcentagem baixíssima de água (coisa de 0,5),
Já esse etanol, vem com quase 5% de água, esse sim deve fazer um bem danado nos componentes do motor.:viraolho








]


Biodiesel é outra porcaria, o mais irônico é que já vi esse velho do Vrum, elogiando o Etanol "vai lá usa, dá nada não, até limpa o motor".




Até o momento, não existe combustível a altura da gasolina e diesel (dos derivados do petróleo).

Fazem propaganda, que combustível tal não emite carbono, que não polui e coisa e tal, mas a parte que interessa, de não foder o motor do automóvel é obviamente omitida.
Mas usem etanol, os mecânicos agradecem.
 

Askeladd

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Usem etanol que é mais gostoso.
Diferente daquele álcool que é adicionado como aditivo na Gasolina (álcool anidro (puro) se não me engano), com porcentagem baixíssima de água (coisa de 0,5),
Já esse etanol, vem com quase 5% de água, esse sim deve fazer um bem danado nos componentes do motor.:viraolho








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Biodiesel é outra porcaria, o mais irônico é que já vi esse velho do Vrum, elogiando o Etanol "vai lá usa, dá nada não, até limpa o motor".




Até o momento, não existe combustível a altura da gasolina e diesel (dos derivados do petróleo).

Fazem propaganda, que combustível tal não emite carbono, que não polui e coisa e tal, mas a parte que interessa, de não foder o motor do automóvel é obviamente omitida.
Mas usem etanol, os mecânicos agradecem.


No nível Brasil não tem para onde fugir.
30% da gasolina é Álcool e água.
Se for nos postos mais baratinhos o percentual de álcool deve ser bem maior.
 

met-reload

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Existem linhas de pensamento que apontam o etanol "mais" sustentável do que o atual sistema de carros elétricos.
Para o Brasil, talvez fosse interessante, quem sabe isso viesse a movimentar economia.
 

konata

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GNV é um dos mais limpos que tem. Mas tem aqueles problemas já manjados como: perda de espaço no porta-malas, peso extra no eixo traseiro, perda de desempenho no motor, dano precoce nas velas... alguns dizem que o GNV também danifica o motor porque não tem algumas das propriedades lubrificantes da gasolina, mas aí já não sei se é verdade
 

lorenço

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Usem etanol que é mais gostoso.
Diferente daquele álcool que é adicionado como aditivo na Gasolina (álcool anidro (puro) se não me engano), com porcentagem baixíssima de água (coisa de 0,5),
Já esse etanol, vem com quase 5% de água, esse sim deve fazer um bem danado nos componentes do motor.:viraolho








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Biodiesel é outra porcaria, o mais irônico é que já vi esse velho do Vrum, elogiando o Etanol "vai lá usa, dá nada não, até limpa o motor".




Até o momento, não existe combustível a altura da gasolina e diesel (dos derivados do petróleo).

Fazem propaganda, que combustível tal não emite carbono, que não polui e coisa e tal, mas a parte que interessa, de não foder o motor do automóvel é obviamente omitida.
Mas usem etanol, os mecânicos agradecem.

esse negocio do diesel acho q o velho ta viajando. é pra isso q existem filtros.

na hilux q eu usava na empresa tinha 2 filtro de combustivel

se o sujeito não troca os filtros todos a cada troca de óleo aí tem q se ferrar mesmo
 

Freddie Mercury

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Para vocês terem uma ideia, com a nova legislação vigente desde janeiro deste ano (euro 6) para ônibus e caminhões a diesel já temos um resultado muito bom em termos de poluição, o ATS filtra quase todo o material particulado e o que sai pelo escapamento é ínfimo, mesmo assim as leis caminham para que esses veículos comerciais sejam elétricos.

Ou seja, essas decisões não são feitas com base na lógica, e sim no lobby de quem paga mais.
 

konata

Pior user da OS
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esse negocio do diesel acho q o velho ta viajando. é pra isso q existem filtros.

na hilux q eu usava na empresa tinha 2 filtro de combustivel

se o sujeito não troca os filtros todos a cada troca de óleo aí tem q se ferrar mesmo
Filtro do combustível + o catalisador ainda. Isso sem contar os motores modernos com turbinas, sendo a maioria, que reutiliza os gases.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
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Eu fico triste lendo esse tópico e vendo quanta sabedoria do passado não é conhecida pelos jovens de hoje. Deixa o tio Piga contar aqui pra vocês.

A 3000 anos atrás, os antigos egípcios tinham os melhores motores que a humanidade já viu. Era movido a qualquer matéria orgânica, gerava muitos empregos e tinha consciência social. Alguns exemplos:

Veículos de passeio:
download (1).jpeg
Veículos de carga:
download.jpeg

Navios e transatlânticos:
images (2).jpeg

A volta desses motores iriam resolver 95% dos nossos problemas atuais.

Falow e valew.
 

javagod

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Filtro do combustível + o catalisador ainda. Isso sem contar os motores modernos com turbinas, sendo a maioria, que reutiliza os gases.

O problema com o biodiesel vai além. Carro a óleo sempre foi mais trabalhoso que carro a gasolina ou álcool. Diesel sempre foi higroscópico (absorve água do ambiente) e biodegradável. Bactérias sempre atacaram o diesel e geraram borra.

Se o óleo circula rapidamente, não é estocado de forma descuidada por muito tempo, tudo bem. Mas os donos de veículos pesados sempre lidaram com a separação da água do combustível e com postos vendendo diesel degradado.

O que fazer, então, com um combustível problemático? Como tudo no Mandiocal (saúde a mandioca!), torná-lo mais problemático. Mais higroscópico. Mais biodegradável. Adicione biodiesel e consiga tudo isso! Essa m**** sequer é totalmente vegetal, possui 12% se gordura animal na composição. Bactérias formadoras de borra adoraram!

Soma-se a isso o fato da diminuição extrema do enxofre no diesel, tornando-o mais vulnerável às bactérias. Passou de 500 ppm para 10 ppm. Trouxe mais benefícios que malefícios, mas houve um efeito colateral indesejável.

Carro de passeio a diesel ainda está muito longe da tranquilidade que um carro a gasolina, até mesmo a álcool, garantem. Filtro DPF? Se não usar corretamente, não esquentar o suficiente para queimar o material particulado, entope, dá m**** e custa caro. Em ciclo urbano, ainda mais cidades pequenas, não atinge a temperatura certa. Precisa pegar estrada, rodar ali uns 30 minutos e deixar queimar. E dá que tipo de m****? Entope, aumenta a pressão interna do motor e pode até quebrar o motor. "Ah, existem produtos para ajudar a limpar o filtro". Existem. Mas uma hora, saturam. E quanto custam? Coisa de 10k, 20k, por aí vai. Por isso nego mete um downpipe e desvia o fluxo do filtro com frequência.

Sobre GNV. Sim, é um combustível mais seco e traz consequências ao motor, como desgaste prematuro de sedes de válvulas. Mas assim como álcool, alternar com alguns tanques de gasolina minimizam bem o problema. O problema, no Mandiocal, é outro. É a mandioca esperando para afundar bem fundo no cu do consumidor. Nós dependemos de importação de GNV. Quando era laureado como um combustível limpo, barato e vantajoso, era porque importávamos gás natural diretamente da Bolívia, por um gasoduto dedicado a isso. Bem, sabemos como são nossos países vizinhos, e há alguns anos a Bolívia resolveu empurrar a mandioca e cortar em 30% o fornecimento de gás para o Brasil. Desandou o angu.

Entendeu o problema? Não é tecnológico. É geopolítico.
 
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