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Parece que TLOU2 não foi aquele "bom negócio" que se imaginava...

O Rei Rubro

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Quem lacra não lucra;
Por isso o jogo tem menos potencial de vendas que o tlou mesmo tendo qualidade

Na verdade tem mais né:

7/12 = 0,58
10/24 = 0,42
0,58X24= 13,92

Mas na real, pra quem não está iludido ou querendo se convencer, a questão não é vendas puras.

Mas se em 4 anos ainda não entenderam…nem vale a pena explicar mais.
 

Link_1998

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Um dos tópicos mais inúteis e também um dos mais imortais... Maldito beijo homo que causou toda revolta para criação desse câncer de tópico que nunca morre...
 

dsoon

Bam-bam-bam
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Galera, vocês tão falando de franquias multiplataformas como Red Dead Redemption 2, The Witcher 3, e até mesmo Resident Evil 4.
Vocês tão de brincadeira só pode.

RE4 literalmente é vendas pra 3 plataformas diferente.
 

REAL SNAKE

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Quem lacra não lucra;
Por isso o jogo tem menos potencial de vendas que o tlou mesmo tendo qualidade
Resta saber se a IP The Last of Us vai manter a relevância com o passar dos anos. RE está na estrada desde a década de 90, influenciou muitos títulos e segue importante no mercado. Já estamos no nono título numerado fora os spin offs e a franquia como um todo segundo dados de junho de 2023, já vendeu 142 milhões de cópias.

Vale mencionar que a Capcom está saudável no mercado e dias atrás aumentou o salário de seus funcionários


Já a Sony despediu de seu quadro, 900 funcionários de diversos estúdios

 
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MiojinDaFuriaInfinita

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Na verdade tem mais né:

7/12 = 0,58
10/24 = 0,42
0,58X24= 13,92

Mas na real, pra quem não está iludido ou querendo se convencer, a questão não é vendas puras.

Mas se em 4 anos ainda não entenderam…nem vale a pena explicar mais.
Coloca na sua conta também que saiu para 3 plataformas ao mesmo tempo e compara a base instalada potencial de vendas

Vendeu menos, não tem matemágica que mude;
 


O Rei Rubro

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Coloca na sua conta também que saiu para 3 plataformas ao mesmo tempo e compara a base instalada potencial de vendas

Vendeu menos, não tem matemágica que mude;

Eu sei que existe uma vertente que não entende de dinheiro que gosta desse dado que um é exclusivo e o outro não.

Mas não sei de onde que vocês tiraram a magia que isso muda a questão.

O USD gasto e o USD ganho e o tempo de retorno de investimento não muda porque um tem mais capilaridade e o outro não.

Muda para atingimento de resultado, mas o USD do exclusivo não vale 1,20 em relação ao 1,00 do multiplataforma.

Esse pensamento só corrobora para outra questão que uma galera também não gosta de escutar que é sobre: vale a pena atualmente manter uma exclusividade de um projeto com um Budget tão alto?

Há de se pensar.
 

dsoon

Bam-bam-bam
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Vamos chegar na página 200 hoje ainda hein, galera inventando cada loucura pra falar de TLOU.
 

Velho Lobo do Mar

Bam-bam-bam
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Seria melhor se no 2 a Ellie fosse sequestrada e levada pro outro lado do país e o Joel fosse atrás dela? Eu acho q seria mais interessante, o jogo original achei bom. Mas se fosse assim seria melhor kkkk
 

dsoon

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Seria melhor se no 2 a Ellie fosse sequestrada e levada pro outro lado do país e o Joel fosse atrás dela? Eu acho q seria mais interessante, o jogo original achei bom. Mas se fosse assim seria melhor kkkk
Joel não tem a mesma mobilidade de Ellie e Abby, ele não se esquiva. Gameplay com o Joel seria mais do mesmo, a gente controlando um velho de 58 anos pesadão.
Jogar com Ellie e Abby foi uma evolução. Poder deitar, se esquivar, pular muros.
No próprio gameplay do roguelite o Joel é limitado igual no 1.

Essa ideia seria uma repetição do primeiro, na questão do "road-movie". Uma jornada atravessando o país inteiro.
A ideia do 2 é bem melhor pra inovar, envolveu uma trama basicamente numa cidade inteira com idas e voltas, em 3 dias com duas perspectivas diferente (Ellie e Abby)
 

Link_1998

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Resta saber se a IP The Last of Us vai manter a relevância com o passar dos anos. RE está na estrada desde a década de 90, influenciou muitos títulos e segue importante no mercado. Já estamos no nono título numerado fora os spin offs e a franquia como um todo segundo dados de junho de 2023, já vendeu 142 milhões de cópias.

Vale mencionar que a Capcom está saudável no mercado e dias atrás aumentou o salário de seus funcionários


Já a Sony despediu de seu quadro, 900 funcionários de diversos estúdios


Se seguir as ideias de franquias da Naughty Dog a relevância acaba no terceiro, quando ela vai encerrar a franquia e fazer outra coisa. Só resta agora ela se reerguer depois desse delírio coletivo de GAAS que soprou na Sony...
 

Link_1998

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Eu sei que existe uma vertente que não entende de dinheiro que gosta desse dado que um é exclusivo e o outro não.

Mas não sei de onde que vocês tiraram a magia que isso muda a questão.

O USD gasto e o USD ganho e o tempo de retorno de investimento não muda porque um tem mais capilaridade e o outro não.

Muda para atingimento de resultado, mas o USD do exclusivo não vale 1,20 em relação ao 1,00 do multiplataforma.

Esse pensamento só corrobora para outra questão que uma galera também não gosta de escutar que é sobre: vale a pena atualmente manter uma exclusividade de um projeto com um Budget tão alto?

Há de se pensar.

"Farialimou" tanto que pisou na própria casca de banana. É claro que o U$ do exclusivo feito in house vale mais do que o U$ feito de forma multi plataforma; existe todo o custo extra de se publicar em outra plataforma que não seja a própria, valor que inclusive não é nem um pouco baixo.
 

rmrios

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Acho que para os que tinham um carinho mais emocional com o primeiro jogo ficaram mais irritados com essa sequência.

Já para o cara mais imparcial que deixou isso de lado teve uma experiência mais espetacular sem se ofender demais com os rumos obscuros da história.

Fora isso é uma experiência bem superior ao primeiro jogo e com bastante foco na exploração ... incrível que cada apartamento e área que vc entra é bem único e constantemente com novos detalhes.
Terminei o The Last 1 na época, mas não fiquei impressionado como o 2 me deixou, gostei do 1, mas o 2 elevou a parada em outro nível, tanto em detalhes dos cenários, personagens, IA, e pra mim o diferencial que é os controles, a movimentação do personagem... sem duvida isso faz outros jogos em terceira pessoa ficar uma geração atrás...
 

dsoon

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Terminei o The Last 1 na época, mas não fiquei impressionado como o 2 me deixou, gostei do 1, mas o 2 elevou a parada em outro nível, tanto em detalhes dos cenários, personagens, IA, e pra mim o diferencial que é os controles, a movimentação do personagem... sem duvida isso faz outros jogos em terceira pessoa ficar uma geração atrás...
Não é a toa que TLOU 2 tem o melhor combate/controles de um jogo já criado em terceira pessoa (shooter).
É o gameplay mais completo, imersivo e divertido.
Por isso fiquei triste com o cancelamento do multiplayer.
 

rmrios

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Não é a toa que TLOU 2 tem o melhor combate/controles de um jogo já criado em terceira pessoa (shooter).
É o gameplay mais completo, imersivo e divertido.
Por isso fiquei triste com o cancelamento do multiplayer.
Pois é, o Multiplayer do 1 era simples, mas joguei por um tempo, não entendi tambem porque deixaram de lado no 2...
 

Champion

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dsoon

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Pois é, o Multiplayer do 1 era simples, mas joguei por um tempo, não entendi tambem porque deixaram de lado no 2...
Joguei 3.000 horas do MP do 1. Uma parada simples, basicamente sem suporte, e era extremamente viciante. Muita gente joga até hoje.
Os caras inventaram de crescer o olho no projeto e fazer algo grande GaaS. Sendo que pra mim tivesse apenas um MP simples no lançamento do 2, parecido com o 1, já seria perfeito.
 

O Rei Rubro

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"Farialimou" tanto que pisou na própria casca de banana. É claro que o U$ do exclusivo feito in house vale mais do que o U$ feito de forma multi plataforma; existe todo o custo extra de se publicar em outra plataforma que não seja a própria, valor que inclusive não é nem um pouco baixo.

Bom…o in House voce não vai pagar os royalties da plataforma de publicação que não é sua, é verdade, mas também precisa tirar o dinheiro e bancar o projeto e esperar até isso voltar. Esse dinheiro daqui 2 anos não vai custar 1 USD. Vai te custar 1,10 USD - a grosso modo para ser fácil de você entender.

Este dinheiro que se vai (esperando que se retorne na quantia x e no tempo y) impacta diretamente no seu NOWC.

Não é uma conta via única igual já tentaram vender aqui. Há ganhos e perdas dependendo da opção.

Mas eu acho (acho) que não está se pagando não…porque margem operacional de 6% (Sony hoje) é um pouco…preocupante.

Era melhor não fazer nada e investir em outra coisa. Talvez em ações da Nintendo.
 

Champion

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Joguei 3.000 horas do MP do 1. Uma parada simples, basicamente sem suporte, e era extremamente viciante. Muita gente joga até hoje.
Os caras inventaram de crescer o olho no projeto e fazer algo grande GaaS. Sendo que pra mim tivesse apenas um MP simples no lançamento do 2, parecido com o 1, já seria perfeito.

Sim, o Mp do 1 era muito bom, sem firulas, mas prendia a gente, lembro que quando joguei tinha uma parada de interação com o facebook, aí como o mp era interligado lá com as semanas para ganhar o troféu, quando o jogo dava noticia do acampamento não sei ao certo como fazia mas pegava o nome dos meus amigos do facebook e colocava como se eles estivessem no acampamento passando dificuldades etc... era bem legal esta parada também.
No 2 era só repetir a formula com algumas implementações, poderia colocar umas roupinhas e skins pra vender a parte se quisessem, mas o basico já estava no primeiro, mas quiseram inovar demais aí veio a fase Gaas do Jim Raio e tudo foi voltado pra este lado, no final foi tudo cancelado e a ND ainda teve que aceitar a submissão perante a Bungie recém-comprada deu tudo errado.
 

Link_1998

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Bom…o in House voce não vai pagar os royalties da plataforma de publicação que não é sua, é verdade, mas também precisa tirar o dinheiro e bancar o projeto e esperar até isso voltar. Esse dinheiro daqui 2 anos não vai custar 1 USD. Vai te custar 1,10 USD - a grosso modo para ser fácil de você entender.

Este dinheiro que se vai (esperando que se retorne na quantia x e no tempo y) impacta diretamente no seu NOWC.

Não é uma conta via única igual já tentaram vender aqui. Há ganhos e perdas dependendo da opção.

Mas eu acho (acho) que não está se pagando não…porque margem operacional de 6% (Sony hoje) é um pouco…preocupante.

Era melhor não fazer nada e investir em outra coisa. Talvez em ações da Nintendo.

Esse dinheiro muitas vezes tem retorno de diversas outras formas, como venda de consoles ( Para Sony e Nintendo somente, Microsoft se enforcou e subsidia até hoje ), crescer base de consoles, crescer consumo de assinatura na PSN, crescer vendas de próximos exclusivos, crescer vendas de games thirds, que trazem mais royalties... não é essa conta de padaria assim pra definir, em curto e principalmente em longo prazo, o retorno.

Enfim, melhor mesmo é deixar esses amadores investindo em fazer jogo do que seguir nossas opiniões especializadas; ganhar dinheiro com Casino empresarial, sem produzir nada, não vai encher meu armário de jogos. E ainda tenho a desconfiança que eles devem entender pelo menos um pouco mais o que fazem do que quem fica atrás do controle só imaginando como funciona tudo isso...
 
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O Rei Rubro

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Esse dinheiro muitas vezes tem retorno de diversas outras formas, como venda de consoles ( Para Sony e Nintendo somente, Microsoft se enforcou e subsidia até hoje ), crescer base de consoles, crescer consumo de assinatura na PSN, não é uma conta de padaria simples assim pra definir, em curto e principalmente em longo prazo o retorno.

Enfim, melhor mesmo é deixar esses amadores investindo em fazer jogo do que seguir nossas opiniões especializadas. Ainda tenho a desconfiança que eles devem entender pelo menos um pouco mais o que fazem do que quem fica atrás do controle...

Opa…com certeza eles entendem.

Por isso que eu entendo a atual preocupação dos últimos 3 manda chuvas sonistas sobre investimento X tempo de retorno. Não importa muito o negócio em si: Matematica financeira e gestão de negócios são relativamente iguais desde fabricar discos voadores até chinelos havaiana. A forma como vender sim…isso é intrínseco a cada tipo de produto. Mas esse também é um ponto deste tópico: um case de como não fazer uma base de clientes crescer. Porque convenhamos… base de clientes TLOU não cresceu. Acho que isso já é ponto comum.

E por seu último post, confirmando sua crença de que eles sabem o que estão fazendo…eles realmente precisam publicar na steam. E a Sony vai (paga) pagar royalties para a Steam. Porque capilaridade por mais que traga um custo fixo maior, é um custo fixo que só sai do bolso na venda. Dinheiro alocado a projeto…tem custo financeiro até ele voltar. Não existe essa fantasia que você pode esperar anos a fio para o dinheiro
Voltar. Os stakeholders não pensam desta forma. Somente os fãs.

E sim…o número de 6% de margem operacional, para quem entende, sabe que é arriscado. Não espanta a Sony estar buscando capilaridade e começar a reduzir os budgets daqui em diante.
 

firmino_666

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Pessoal comparando uma franquia de survival horror (resident evil) q é um gênero de NICHO com tlous, q pasmem, NÃO É SURVIVAL HORROR...um jogo q vende 20 milhões e sua sequência vender metade É FRACASSO...não tem o q discutir...se a sequência vende a metade, algo errado vc fez, e fica muito difícil pro estúdio ter a msm verba para um terceiro jogo...se vier, será com escopo e custo muito mais reduzidos
 

MiojinDaFuriaInfinita

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ryutorrent

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A matemática é algo muito implacável para ser ignorada.

Porem em prol de uma narrativa e se manter "certo" existem pessoas que a ignoram para viver em fábulas. E nesse meio tempo até o diretor do segundo jogo percebeu que não terá mais liberdade na ND para continuar com seus devaneios.
 

MiojinDaFuriaInfinita

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Qual Resident Evil vendeu mais de 20 milhões de cópias? no aguardo
Resident Evil 4 (all versions)20,288,067
 

REAL SNAKE

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Segundo a própria Capcom. Top 5 de ranking de RE's mais vendidos:
  1. Resident Evil 2 – 13,10 milhões;
  2. Resident Evil 7 – 12,70 milhões;
  3. Resident Evil 5 – 8,90 milhões;
  4. Resident Evil 6 – 8,90 milhões;
  5. Resident Evil Village – 8,70 milhões.
RE4 original ela separa as versões, mas mesmo se somarmos todas, temos 13.1 milhões em vendas, esse número que você postou está incorreto e para provar seguem os números divulgados pela própria Capcom:

 

MiojinDaFuriaInfinita

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Segundo a própria Capcom. Top 5 de ranking de RE's mais vendidos:
  1. Resident Evil 2 – 13,10 milhões;
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  3. Resident Evil 5 – 8,90 milhões;
  4. Resident Evil 6 – 8,90 milhões;
  5. Resident Evil Village – 8,70 milhões.
RE4 original ela separa as versões, mas mesmo se somarmos todas, temos 13.1 milhões em vendas, esse número que você postou está incorreto e para provar seguem os números divulgados pela própria Capcom:

Somei todas as versões do resident evil 4 e deu o meu numero; ou muito próximo desse; Não sei de onde você tirou 13 milhoes do seu link

6.4 + 1.3 + 1.6 + 2.0 + 2.3, + 2.8+ 3.1 = 19.5 (basicamente deve estar em 20 milhões já, do meu site acima porque saiu a notica que o remake vendeu 7 milhões e não 6.4)

Ou seja; Favor somar seu próprio site antes de dizer que ta errado
Resident Evil 4DL(PS3, Xbox 360)1.30
Resident Evil 4 Wii editionWii, DL2.00
Dec 2005Resident Evil 4PS22.30
Feb 2014Resident Evil 4: Ultimate HD EditionPC, DL2.80
Aug 2016Resident Evil 4PS4, Xbox One, DL3.10
Mar 2023Resident Evil 4PS4, PS5, XSX, PC, DL6.40
 
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Alucard_Players

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Segundo a própria Capcom. Top 5 de ranking de RE's mais vendidos:
  1. Resident Evil 2 – 13,10 milhões;
  2. Resident Evil 7 – 12,70 milhões;
  3. Resident Evil 5 – 8,90 milhões;
  4. Resident Evil 6 – 8,90 milhões;
  5. Resident Evil Village – 8,70 milhões.
RE4 original ela separa as versões, mas mesmo se somarmos todas, temos 13.1 milhões em vendas, esse número que você postou está incorreto e para provar seguem os números divulgados pela própria Capcom:

sabe o que e engracado , a gente sempre ouviu sobre o sucesso de Resident, afinal a capcom nao para de fazer tudo sobre ele ate restaurante

e so vendeu isso

ate Death Strading, com aquele jeito todo esquisito que vc so tem que andar e carregar uma mala, vendeu 10 milhoes
 

dsoon

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Resident Evil uma franquia de quase 30 anos, super conhecida, multiplataforma com esses números de vendas. E a galera reclamando dos 10 milhões de TLOU 2.
 

REAL SNAKE

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Somei todas as versões do resident evil 4 e deu o meu numero; ou muito próximo desse; Não sei de onde você tirou 13 milhoes do seu link
favor somar todos novamente;
6.4 + 1.3 + 1.6 + 2.0 + 2.3, + 2.8+ 3.1 = 19.5 (basicamente deve estar em 20 milhões já, do meu site acima porque saiu a notica que o remake vendeu 7 milhões e não 6.4)

Ou seja; Favor somar seu próprio site antes de dizer que ta errado
Resident Evil 4DL(PS3, Xbox 360)1.30
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Feb 2014Resident Evil 4: Ultimate HD EditionPC, DL2.80
Aug 2016Resident Evil 4PS4, Xbox One, DL3.10
Mar 2023Resident Evil 4PS4, PS5, XSX, PC, DL6.40
Você erroneamente está botando no balaio o 4 Remake que é um jogo diferente do original: Março de 23, 6,40 se refere ao Remake.
 
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